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DICAS para uma boa "RODAGEM"????

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

    ler o manual de instruções no capitulo "RODAGEM".
    incrivelmente fácil, não é?
    Tu e este tipo de respostas...[|)]...se ele veio perguntar é porque ficou com dúvidas e/ou o manual é pouco explicito;)
    Bem, como se trata de um motor diesel, creio que nao deves puxar mt por ele nos 1ºs Km ( tipo nao passar das 2500 rpm ), deves deixar o carro ligado cerca de 30s, 1 minuto para o turbo afrouxar com a lubrificação correcta, deves esperar pelo aquecimento do motor para poderes puxar um pouco mais por ele, isto mais ou menos até aos 2000 km. A partir daí deves ir puxando gradualmente, até ás 3000 rpm, 3500 rpm. A rodagem deve ficar completa por volta dos 5000 km;)

    ( No que eu me tiver enganado avisem :D:D )

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

      ler o manual de instruções no capitulo "RODAGEM".
      incrivelmente fácil, não é?
      Tu e este tipo de respostas...[|)]...se ele veio perguntar é porque ficou com dúvidas e/ou o manual é pouco explicito;)
      Bem, como se trata de um motor diesel, creio que nao deves puxar mt por ele nos 1ºs Km ( tipo nao passar das 2500 rpm ), deves deixar o carro ligado cerca de 30s, 1 minuto para o turbo afrouxar com a lubrificação correcta, deves esperar pelo aquecimento do motor para poderes puxar um pouco mais por ele, isto mais ou menos até aos 2000 km. A partir daí deves ir puxando gradualmente, até ás 3000 rpm, 3500 rpm. A rodagem deve ficar completa por volta dos 5000 km;)

      ( No que eu me tiver enganado avisem :D:D )
      É isso mesmo;), mas resumidamente deves seguir uns pequenos pontos obrigatorios:

      -Nunca puxar com ele a frio

      -Deixar 1 minuto o motor ligado antes de o desligar

      -Puxar gradualmente até mais ou menos aos 2000 ou 3000 kms embora a rodagem só termine mesmo mais tarde. Ou seja: ex. até aos 1000 km não passas das 2500, depois nos segundos 1000 não passas das 3500 e nos terceiros mil puxas gradualmente o resto.

      cumps

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        #33
        A minha opinião é a seguinte:

        - Pensar no carro com alguém que costuma ser sedentário e vai começar a fazer desporto. Ou seja fazer as coisas progressiva e gradualmente.

        - Eu costumo ter cuidados essencialmente nos primeiros 1.000 km. Ou seja num diesel não ultrapassar frequentemente as 2.500/3.000 rpm e num otto as 3.500/4.000

        - Deixar os carros irem aquecendo já em andamento sem fazer acelerações bruscas e tentar fazer um arrefecimento activo, ou seja abrandar o ritmo pouco antes de chegar ao destino.

        P.S.: O arrefecimento de que tanto se fala nos turbos, aplica-se mais numa situação em que viajamos a bom ritmo em AE e paramos, de repente, numa Estação de Serviço. Convém deixar o carro trabalhar 30 a 60 s ao ralenti.

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por v7



          P.S.: O arrefecimento de que tanto se fala nos turbos, aplica-se mais numa situação em que viajamos a bom ritmo em AE e paramos, de repente, numa Estação de Serviço. Convém deixar o carro trabalhar 30 a 60 s ao ralenti.

          Também tenho essa ideia v7 mas sempre ouvi dizer para o fazer sempre embora o ache desnecessário se por exemplo demorar-mos um ou dois minutos a estacionar na garagem (operação que ronda as 1000 - 1500 rpms) ou se no fim do nosso percurso tivermos um bocado em que circulamos devagar ou paramos nalguns semaforos na rua da casa.

          Cumps

          Comentário


            #35
            2.0sportup - acho que não devemos exagerar. Compramos os carrospara nos servir e não devemos nós tornar-nos escrevos dos carros.

            O.T. - Belo motor que tem o teu carro ;):D

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por v7

              2.0sportup - acho que não devemos exagerar. Compramos os carrospara nos servir e não devemos nós tornar-nos escrevos dos carros.

              O.T. - Belo motor que tem o teu carro ;):D
              Primeiros 1000kms não ultrapassar as 2500rpm (também não ir a uma velocidade e rotações constantes) também não ter uma 5ª ou 4ª nas 1500rpm (ou rotações baixas) depois dos 1000 puxar até 3000rpm (entre 1000 e 2000km), após 2000kms até aos 3000kms até 3500rpm, e assim sucessivamente.

              Outra nota importante, depois de algum esforço ou longas viagens não desligar logo o carro, deixar uns 30 segundos a trabalhar travado para uma melhor conservação do turbo.


              Boa sorte com a nova máquina e não te esqueças das fotos

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por v7

                2.0sportup - acho que não devemos exagerar. Compramos os carrospara nos servir e não devemos nós tornar-nos escrevos dos carros.

                O.T. - Belo motor que tem o teu carro ;):D
                Claro mas como eu adoro carros e quando os compro também compro com o coração, é-me dificil ver o factor carro apenas como meio de transporte;). Às vezes até fico lixado comigo mesmo quando chego ao fim de um sabado ou domingo e apercebo-me que perdi o dia a lavar e aspirar e a "pintelh*r:D" o carro. Mas pronto, no fundo até gosto de cuidar do pópó.

                O.T. isso do motor é a ser ironico e a falar mal dele ou é mesmo a dizer bem? Não percebi[8)]. EDIT: não tens um motor destes também?;)

                Cumps

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

                  citação:Originalmente colocada por v7

                  2.0sportup - acho que não devemos exagerar. Compramos os carrospara nos servir e não devemos nós tornar-nos escrevos dos carros.

                  O.T. - Belo motor que tem o teu carro ;):D
                  Primeiros 1000kms não ultrapassar as 2500rpm (também não ir a uma velocidade e rotações constantes) também não ter uma 5ª ou 4ª nas 1500rpm (ou rotações baixas) depois dos 1000 puxar até 3000rpm (entre 1000 e 2000km), após 2000kms até aos 3000kms até 3500rpm, e assim sucessivamente.

                  Outra nota importante, depois de algum esforço ou longas viagens não desligar logo o carro, deixar uns 30 segundos a trabalhar travado para uma melhor conservação do turbo.


                  Boa sorte com a nova máquina e não te esqueças das fotos
                  Tá prometido....

                  2ª vai ser pedida a matricula e terça o tipo do stand disse que me entregava a maquina....

                  Assim que tiver o bixo saco umas fotos e posto aqui....

                  Já agora em termos de fiabilidade de motores diesel da Mitsubishi posso ficar descansado??

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por satrmml

                    citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

                    citação:Originalmente colocada por v7

                    2.0sportup - acho que não devemos exagerar. Compramos os carrospara nos servir e não devemos nós tornar-nos escrevos dos carros.

                    O.T. - Belo motor que tem o teu carro ;):D
                    Primeiros 1000kms não ultrapassar as 2500rpm (também não ir a uma velocidade e rotações constantes) também não ter uma 5ª ou 4ª nas 1500rpm (ou rotações baixas) depois dos 1000 puxar até 3000rpm (entre 1000 e 2000km), após 2000kms até aos 3000kms até 3500rpm, e assim sucessivamente.

                    Outra nota importante, depois de algum esforço ou longas viagens não desligar logo o carro, deixar uns 30 segundos a trabalhar travado para uma melhor conservação do turbo.


                    Boa sorte com a nova máquina e não te esqueças das fotos
                    Tá prometido....

                    2ª vai ser pedida a matricula e terça o tipo do stand disse que me entregava a maquina....

                    Assim que tiver o bixo saco umas fotos e posto aqui....

                    Já agora em termos de fiabilidade de motores diesel da Mitsubishi posso ficar descansado??
                    Cuidado com as acelerações a frio também. Trata bem do motor agora que serás recompensado no futuro e também no consumo do oleo. Vai tendo atenção ao consumo do oleo nos primeiros 7000-8000kms pode ser normal gastar um pouco no incio

                    Depois já sabes ... queremos fotos da máquina

                    Boa sorte e muitos e bons kms para ti ;)

                    Comentário


                      #40
                      Simplesmente, anda com calma e não passes muito das 2500rpm... Não queiras ver o q é que ela dá pata a fundo nem a velocidade máxima ainda...

                      depois de cerca dos 4000km, começa a puxar por ela progressivamente, mas quando ela estiver bem quente...

                      Qualquer que seja a idade do carro, nunca puxes por um carro a frio...

                      Comentário


                        #41
                        O que é Fazer uma boa rodagem?

                        Ao longo dos tempos ouço sempre dizerem á e tal avariou ou tá assim porque foi uma rodagem mal feita......

                        Mas afinal o que é fazer uma rodagem do motor novo bem feita?
                        Com especial indicação de causa-consequência do tipo fizestes isso agora dá isto..........

                        Comentário


                          #42
                          REPOST

                          Comentário


                            #43
                            Como fazer a rodagem a um carro novo??

                            Boas...

                            Qual a maneira mais indicada de fazer a rodagem a um carro novo??

                            O que fazer??

                            A velocidade??

                            As rotações??

                            Como engrenar as mudanças?Se existe alguma maneira especial??

                            Quantos quilometros??

                            O que eu sei,é o que todos dizem.andar devagar os primeiros km, fazer cerca de 1000 km a baixa rotação,etc...

                            Mas com os novos motores a gasoleo deve-se proceder da mesma maneira??
                            É estas duvidas que tenho...


                            Obrigado a todos...

                            Comentário


                              #44
                              Boas... Esta é a minha ideia de uma rodagem correcta para um motor diesel turbinado:


                              --------------------------------------------------------------------------------


                              Nos primeiros 5000kms, manter um andamento calmo e nada de acelerações bruscas especialmente em mudanças baixas.
                              Evitar passar acima das 2500RPM.

                              Muito cuidado com as temperaturas!!! Com ele frio nada de passar das 2500RPM!!!

                              Muito cuidado também com as reduções nos primeiros tempo... Evitar!

                              Quando chegares aos 5000kms vai aumentando o ritmo progressivamente, não o espremas todo de uma vez...

                              De vez em quando convém levá-lo lá "acima" à velocidade máxima nem que seja por uns breves segundos só para soltar bem o motor.

                              Deixa-o habituar-se às rotações altas.

                              NOTA FINAL MUITO IMPORTANTE: Marco quando chegares aos 10000kms +/- começa a controlar bem o nível do óleo. Quando ele atingir o mínimo, evita acrescentar, é melhor fazer logo uma muda de óleo e filtro.

                              Comentário


                                #45
                                nd de puxar a frio e essencialmente nunca acelerar a fundo. tenho feito isso nunca tive problemas com o motor

                                Comentário


                                  #46
                                  Rodagem - Motor a Gasolina

                                  Ok, amanhã chega a minha nova Seat Altea, motor 1.4 a gasolina. Reuni estas informações pela própria Autohoje:



                                  "Embora não seja possível determinar com rigor quanto dura cada rodagem, há factores que se conhecem com segurança.

                                  - Nos primeiros mil quilómetros, o óleo tem que ter qualidade e há que evitar regimes de rotação elevados, evitando passar as 3500 rpm nos motores a gasolina


                                  [u]Certo, nada de acelerar bruscamente e evitar ir acima das 3500 rpm.</u>

                                  - Não se deve acelerar o motor solto (com o carro parado) e muito menos puxar por ele antes de ter atingido a temperatura de serviço

                                  [u]Nada a dizer tb, faz sentido</u>

                                  - Também não é conveniente rodar a rotações demasiado baixas, que esforçam o motor. Não conduza abaixo das 1500 rpm a direito e muito menos nas subidas. O motor deve ser utilizado na faixa ideal de utilização, nos gasolina acima das 3500 rpm.


                                  [u]Agora aqui é que não percebo... Então ali em cima diz que não é bom passarmos das 3500 rpm e aqui já diz que o ideal é rodar acima das 3500 rpm? Como ficamos? É que, tomando como exemplo o meu Punto, se vou acima das 3000 rpm o carro já vai com alto esforço. Claro que agora poderá ser diferente, mas não percebo mto bem este paradoxo: Ali em cima - Abaixo das 3500, aqui, ideal acima das 3500...</u>

                                  - Aconselhamos a que se faça uma mudança de óleo e respectivo filtro após os primeiros 1.500 a 2.500 quilómetros num motor novo, para que se retirem todas as partículas metálicas produzidas pela rodagem. É importante verificar o nível de óleo a cada 500 km, pois os motores novos têm alguma tendência para consumir lubrificante.

                                  Depois da rodagem inicial entra-se na segunda fase, que vai até aos 5.000 km e que consiste em soltar um pouco mais o motor, mas ainda com alguns cuidados.

                                  A partir dos 2.500 km, há que ir puxando gradualmente pelas rotações, em parcelas de 500 rpm a cada mil quilómetros.
                                  Por exemplo, a gasolina, o regime pode ir subindo, mas sem tocar no red-line antes dos 5.000 quilómetros. Também é importante não rodar durante longos períodos à mesma rotação. Se fizer uma viagem longa, conduza normalmente, com as normais variações de ritmo.

                                  A rodagem poderá considerar-se completa em torno dos 10 mil quilómetros, situação em que o consumo de óleo já deve ser mínimo e o rendimento deve ser o desejado. "







                                  De resto penso que está tudo percebido. Algumas recomendações para além do que está aqui escrito?


                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    10.000km em rodagem!?
                                    vai lá vai! :D

                                    se bem que há alguns que aos 100.000km ainda estão em rodagem (dizem). [}]

                                    Comentário


                                      #48
                                      Eu confesso que sou um bocado tapado no que toca às rodagens... No meu megane, fiz 6000km sem passar das 2500rpm (terror!), conforme dizia no manual, e raramente fazia ultrapassagens para não ter que fazer força no pe direito. Conduzia só com o sapato encostado... Muito mau...

                                      O que vejo desses textos é que o essencial será andar entre as 2000 e as 3000rpm, nada de acelerações fortes. Tudo muito suavezinho, andar preferencialmente em estrada (e em cidade, com pouco transito) utilizando todas as relações de caixa.

                                      Será que tem grande influência na duração do carro, o seguimento escrupuloso destes passos? Confesso que não sei (tenho medo de experimentar o contrário, também...)

                                      cumps

                                      Comentário


                                        #49
                                        Mas colin, magano a gasolina tb?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Nao. A diesel. Desculpa n ter dito

                                          Mas era só uma breve introdução para a minha crença (de que falo no 2º parágrafo)

                                          Comentário


                                            #51
                                            Pois :-)


                                            A mim o que me faz confusão é a tal situação do texto, que se calhar até é uma gralha.. A parte do "acima-abaixo das 3500 rpm"

                                            Comentário


                                              #52
                                              Deve ser gralha, com certeza.

                                              Mas o certo é que o carro, quando nos chega às mãos, já deu voltinhas de teste à saída da fábrica. Mau mesmo é se deu voltinhas na mão de vendedores (ou alguém dos stands) sem cuidadinho nenhum... Anda um gajo a fazer uma rodagem cuidada e se calhar não vale a pena...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Na revista deviam querer dizer: "nos gasolina acima das 2500 rpm.", mas se calhar enganaram-se.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Então o ideal é andar smp com o ponteiro a mover-se entre as 2500 e as 3500 rpm?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    pa se vais tar preocupado com as rotações até aos 5mil tas feito. Nem curtes o carro.

                                                    Olha o meu só fiz rodagem até aos mil km's (e mesmo assim ia puxando um bcd pelas rpm's, para ele ficar solto), e até agora ainda n deu probs (vai com 5mil km's, se bem que agora leva um tratamento nas rotações que sff ^^ )

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu voto nisso. acima das 2000, abaixo das 3500.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Então o básico mesmo é:

                                                        - Rotações entre 2000/2500 e 3500
                                                        - Mudança de óleo aos 1500 kms sensivelmente

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Sim, e a partir aí dos 1500 / 2000 km vais subindo nas rotações.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Bah, anda à vontade, só não o espremas a frio.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              eu nao mudei o óleo... nas rotaçoes fui com calma, mas tb sem ser religiosamente. a verdade é que nao me faz muita diferença às 3500 já vou acima dos 120 [}][}]

                                                              o mais importante é deixar as coisas assentarem sem stresses, nao puxar a frio, nao levar primeiras mudanças ao red-line, etc

                                                              Comentário

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