Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já na década de 90, ouvi da boca de um trabalhador da Mercedes alemã que não era preciso fazer rodagem, já vinha "de fábrica". Pelo sim, pelo não, se comprasse um carro novo, não me custava cumprir os cuidados iniciais.
    Mas uma coisa é certa, mesmo nós tendo cuidado, os carros quando saem da linha de montagem levam uma esfrega... é até ao red line... Quando fazem o desembarque, é a mesma coisa... Quem lá trabalha, está-se pouco marimbando para os carros. Não são deles. Se ninguém lhes disser nada, é "curtir" cada carro que lhes passa pela mão. Claro que também é diferente fazer isso em 2 Km ou em 15000. De qualquer forma, levar um motor 0Km ao redline não deve dar muita saúde. É o civismo e a responsabilidade que há.
    Editado pela última vez por Zell; 04 February 2008, 13:32.

    Comentário


      Boa tarde pessoal!!

      Pois eu apesar de não perceber nada de motores e do seu fabrico, penso o seguinte: Um motor é montado numa fábrica, para passar nos testes de qualidade devem ser testados. Esses testes não acredito que sejam so ate as 3500rpm nos gasolina, nos gasóleo nem sei até quantas 2000rpm? 1500? A essas rotações será que testam os carros verdadeiramente? Devem ser muitas vezes até a redline e isso num motor que nem 1km tem será que causa danos?

      A impressão que fico é que ninguem sabe bem o que faz a rodagem pelo menos do motor e não encontrei nada em concrecto e devidamente fundamentado que comprove os beneficios da rodagem. Apenas aqueles conselhos de "faz uma boa rodagem, para mais tarde não haver problemas". Mas pronto não convém arriscar né? Cá em casa até hoje não fiz rodagens e os carros estão impecáveis! E como é em relação aos carro em que se faz test drive?

      No manual do carro refere para ter cuidado nos primeiros 1000kms para evitar arranques c acelerador a fundo e acelerações rápidas. Evitar travagens a fundo nos primeiros 300kms, não rebocar atrelados e não mudar o óleo até à altura indicada no plano de manutenção.

      Pelo sim pelo não vale a pena seguir as recomendações, embora comigo tenha feito algumas excepções.

      Comps a todos

      Comentário


        Também vou adquirir brevemente um novo veículo e este assunto interessa-me bastante.

        Deixo aqui um texto que encontrei pelo Google...

        "Rodagem ao carro

        Entende-se por período de rodagem a fase de início de utilização de um motor. O tratamento que lhe é dado pelo utilizador neste período pode vir a ter efeitos directos no seu rendimento ao longo de toda a sua vida útil, assim como na sua durabilidade.


        O rigor construtivo, a precisão com que os motores são concebidos e a eficácia dos lubrificantes foram permitindo menos preocupações com a rodagem. Mas nos últimos anos, as coisas têm mudado um pouco, devido ao enorme aumento da complexidade tecnológica e aos maiores esforços a que alguns componentes passaram a estar sujeitos, principalmente no caso dos motores turbodiesel.

        As peças do motor são desenhadas segundo rigorosas especificações em relação a medidas e tipo de material utilizado. Mas mesmo assim, não ficam perfeitas. É certo que essas imperfeições obedecem a margens de tolerância, mas precisarão sempre de se acoplar mutuamente durante os primeiros quilómetros. Esta é a fase em que todos os elementos da mecânica passam por um determinado desgaste controlado que elimina as pequenas imperfeições e as superfícies de contacto se vão adaptando entre si. Dado que é a própria fricção que elimina gradualmente estas imperfeições, exigem-se alguns cuidados que salvaguardem uma boa adaptação das peças, sem esforços exagerados.

        Embora não seja possível determinar com rigor quanto dura cada rodagem, há factores que se conhecem com segurança. Nos primeiros mil quilómetros, o óleo tem que ter qualidade e há que evitar regimes de rotação elevados, evitando passar as 3500 rpm nos motores a gasolina e as 2500 rpm nos Diesel. Não se deve acelerar o motor solto (com o carro parado) e muito menos puxar por ele antes de ter atingido a temperatura de serviço, embora este conselho seja válido para toda a vida do motor, em especial se estiver equipado com um turbo. Também não é conveniente rodar a rotações demasiado baixas, que esforçam o motor. Não conduza abaixo das 1500 rpm a direito e muito menos nas subidas. O motor deve ser utilizado na faixa ideal de utilização, que no caso dos Diesel ronda as 2000 rpm e nos gasolina acima das 3500 rpm. Também deve deixar a caravana ou o reboque em casa, pelo menos até que o carro tenha 5.000 quilómetros.

        Aconselhamos a que se faça uma mudança de óleo e respectivo filtro após os primeiros 1.500 a 2.500 quilómetros num motor novo, para que se retirem todas as partículas metálicas produzidas pela rodagem. É importante verificar o nível de óleo a cada 500 km, pois os motores novos têm alguma tendência para consumir lubrificante.

        Merece um alerta especial a regra dos trinta segundos: nunca se deve desligar um motor com turbo logo após a imobilização do veículo. Ou seja, se acabou de estacionar, deixe o motor no ralenti durante meio minuto, no mínimo, para que a turbina (turbo) seja devidamente lubrificada enquanto afrouxa e arrefece. Deve ter especial atenção nas situações em que o motor faz mais esforço, como acontece nas auto-estradas. Se a meio destas entrar na estação de serviço, nunca desligue de imediato o motor.

        Depois da rodagem inicial entra-se na segunda fase, que vai até aos 5.000 km e que consiste em soltar um pouco mais o motor, mas ainda com alguns cuidados. Devem continuar os cuidados a frio, tal como a regra dos 30 segundos, mas agora há que começar a puxar um pouco mais. Desta fase depende o rendimento posterior do carro. Assim, a partir dos 2.500 km, há que ir puxando gradualmente pelas rotações, em parcelas de 500 rpm a cada mil quilómetros. Por exemplo, aos 3.000 km, os Diesel podem ir tocando nas 3000 rpm, aos 4.000 km podem ser puxados até às 3500 rpm e aos 5.000 km podem ir às 4000 rpm. Nos a gasolina, o regime pode ir subindo um pouco mais, mas sem tocar no red-line antes dos 5.000 quilómetros. Também é importante não rodar durante longos períodos à mesma rotação. Se fizer uma viagem longa, conduza normalmente, com as normais variações de ritmo.

        A rodagem poderá considerar-se completa em torno dos 10 mil quilómetros, situação em que o consumo de óleo já deve ser mínimo e o rendimento deve ser o desejado. Uma boa rodagem terá efeitos benéficos sobre a caixa de velocidades, mas também sobre as correias do motor, cujo principal inimigo são as mudanças súbitas de rotação, nas acelerações ou reduções.

        Os travões também precisam de rodagem. Todo o raciocínio descrito em relação ao “acamar” das peças do motor e caixa é válido para as pastilhas, discos, calços e tambores. Há que evitar travagens bruscas ou demasiado prolongadas, para não sobreaquecer os componentes enquanto estes ainda não estão devidamente adaptados. Em carros novos há o perigo de “vidrar” as pastilhas quando são sobreaquecidas ainda muito novas.
        Os próprios discos são mais sensíveis quando novos e podem sofrer empenos (ovalizar) ou até quebrar-se quando sofrem choques térmicos. Por exemplo, quando a roda passa por uma zona alagada logo após uma descida longa em que os travões foram muito solicitados e vêm quentes.

        Fazer uma rodagem cuidada ao seu carro não é difícil, não custa dinheiro e só traz vantagens."

        Fonte: Autohoje (via Forum QQ)


        As minhas principais dúvidas prendem-se com o arranque e com o desligar do carro.

        - Na questão do desligar, chega fazermos os últimos quilómetros a rotações baixas para o turbo nao desparar?

        - No arranque, o que é a temperatura de serviço? E a ideia é a mesma, ou seja, tentar que o turbo nao dispare nos primeiros quilómetros até atingir essa temperatura?

        Bom tópico

        Comentário


          Originalmente Colocado por Hugo RSF Ver Post
          Também vou adquirir brevemente um novo veículo e este assunto interessa-me bastante.

          Deixo aqui um texto que encontrei pelo Google...

          "Rodagem ao carro

          Entende-se por período de rodagem a fase de início de utilização de um motor. O tratamento que lhe é dado pelo utilizador neste período pode vir a ter efeitos directos no seu rendimento ao longo de toda a sua vida útil, assim como na sua durabilidade.


          O rigor construtivo, a precisão com que os motores são concebidos e a eficácia dos lubrificantes foram permitindo menos preocupações com a rodagem. Mas nos últimos anos, as coisas têm mudado um pouco, devido ao enorme aumento da complexidade tecnológica e aos maiores esforços a que alguns componentes passaram a estar sujeitos, principalmente no caso dos motores turbodiesel.

          As peças do motor são desenhadas segundo rigorosas especificações em relação a medidas e tipo de material utilizado. Mas mesmo assim, não ficam perfeitas. É certo que essas imperfeições obedecem a margens de tolerância, mas precisarão sempre de se acoplar mutuamente durante os primeiros quilómetros. Esta é a fase em que todos os elementos da mecânica passam por um determinado desgaste controlado que elimina as pequenas imperfeições e as superfícies de contacto se vão adaptando entre si. Dado que é a própria fricção que elimina gradualmente estas imperfeições, exigem-se alguns cuidados que salvaguardem uma boa adaptação das peças, sem esforços exagerados.

          Embora não seja possível determinar com rigor quanto dura cada rodagem, há factores que se conhecem com segurança. Nos primeiros mil quilómetros, o óleo tem que ter qualidade e há que evitar regimes de rotação elevados, evitando passar as 3500 rpm nos motores a gasolina e as 2500 rpm nos Diesel. Não se deve acelerar o motor solto (com o carro parado) e muito menos puxar por ele antes de ter atingido a temperatura de serviço, embora este conselho seja válido para toda a vida do motor, em especial se estiver equipado com um turbo. Também não é conveniente rodar a rotações demasiado baixas, que esforçam o motor. Não conduza abaixo das 1500 rpm a direito e muito menos nas subidas. O motor deve ser utilizado na faixa ideal de utilização, que no caso dos Diesel ronda as 2000 rpm e nos gasolina acima das 3500 rpm. Também deve deixar a caravana ou o reboque em casa, pelo menos até que o carro tenha 5.000 quilómetros.
          E depois? Posso pôr o óleo dos rissóis com extrato de camarão?

          Em que é que ficamos? Evitar passar das 3500 ou andar sempre acima disso (gasolina)?

          Fica o alerta para as imprecisões do texto.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Hugo RSF Ver Post
            As minhas principais dúvidas prendem-se com o arranque e com o desligar do carro.

            - Na questão do desligar, chega fazermos os últimos quilómetros a rotações baixas para o turbo nao desparar?

            - No arranque, o que é a temperatura de serviço? E a ideia é a mesma, ou seja, tentar que o turbo nao dispare nos primeiros quilómetros até atingir essa temperatura?

            Bom tópico
            1 - Acho que é evitar usá-lo nos últimos km e depois esperar 30s antes de desligar.

            2 - Acho que é a mesma coisa: esperar um pouco que as peças do turbo lubrifiquem antes de arrancar e depois andar com ritmo moderado até se atingir a temperatura ideal.

            Outra coisa: não sei se é em todos os carros mas lembro-me de ler, neste caso falavam de um Ibiza TDI, que por exemplo, ligar-desligar-ligar o carro algumas vezes era mau. Não me recordo bem mas acho que havia uma resistência na história.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
              E depois? Posso pôr o óleo dos rissóis com extrato de camarão?

              Em que é que ficamos? Evitar passar das 3500 ou andar sempre acima disso (gasolina)?

              Fica o alerta para as imprecisões do texto.
              A parte de andar acima das 2000 rpm contraria o manual de instruções da Audi, que para condução económica recomenda mudar de caixa até às 2000 rpm...

              Comentário


                Rodagem até aos 10.000kms????!!!
                Mas que é isso?? Entao para pessoas que fazem 10/15 mim kms por ano só dps de um ano é que gozava o carro?? Para mim não. Tenho cuidado com o carro, mas por enquanto ainda é ele que me tem de servir. Além disso as garantias servem para alguma coisa. No meu caso no stand disseram-me para ir lá so aos 20.000kms hahahaha. E tenho a garantia e manutenção do durante 5 anos por isso...é aproveitá-la para essas coisas.
                Gostava d ver quando esses artigos foram colocados. Ou em que estudos são baseados, até podem ser baseados em artigos com mais de 10 anos.

                Não sei, mas talvez em carros turbinados seja necessário um maior cuidado na rodagem, em atmosféricos talvez não seja tanto.

                Em relação ao arranque, normalmente espero sempre que a temperatura atinja o ponto em que quando o motor já está aquecido costuma estar, ou entao vou andando a 20km/h durante cerca de 5 ou 7 minutos, que onde moro me permite. Penso que esse deve ser o maior cuidado que se deve ter sempre com o carro, não só na rodagem. Outro cuidado que tenho é em não andar na reserva, que por experiência própria sei que causa danos no motor. No meu anterior carro tive inclusivé de ir várias vezes ao mecânico internar o carro loll.

                Cmps a todos

                Comentário


                  Para variar um pouco da corrente do discurso, deixo aqui um site interessante para visitarem.

                  Nunca mais me esqueço do antigo Clio 1.2 do Pratas, igual ao meu anterior carro, que soava e puxava de maneira diferente (para melhor). A diferença é que enquanto o meu tinha tido uma rodagem como o fabricante recomenda, o dele tinha sido conduzido sem compromissos desde o quilómetro zero.

                  E conheço mais exemplos similares.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                    Para variar um pouco da corrente do discurso, deixo aqui um site interessante para visitarem.

                    Nunca mais me esqueço do antigo Clio 1.2 do Pratas, igual ao meu anterior carro, que soava e puxava de maneira diferente (para melhor). A diferença é que enquanto o meu tinha tido uma rodagem como o fabricante recomenda, o dele tinha sido conduzido sem compromissos desde o quilómetro zero.

                    E conheço mais exemplos similares.

                    Já tinha visto esse site, apesar de se tratar de motores de motas não deixa de ser bastante interessante. É totalmente contra o saber popular hehee Ficamos sem saber quem tem a razão do seu lado.

                    Cmps

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                      Ficamos sem saber quem tem a razão do seu lado.

                      Cmps
                      É essa a ideia deste tópico, chegarmos a uma conclusão mais ou menos generalistas e mais ou menos fiáveis.

                      Quanto ao texto que coloquei, como referi a fonte é do site AutoHoje, que eu tenho como um site fidedigno e respeitável...


                      Relativamente ao turbo é que ainda não percebi uma coisa:

                      Mas o problema de desligar rapidamente o carro não é o oleo não ter tempo de sair do turbo?

                      Se assim for, basta que nos ultimos km não se atinjam rotações elevadas e não é preciso esperar os 30seg. Ou estou a ver mal o filme?
                      Editado pela última vez por Hugo RSF; 05 February 2008, 15:07.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Hugo RSF Ver Post
                        É essa a ideia deste tópico, chegarmos a uma conclusão mais ou menos generalistas e mais ou menos fiáveis.

                        Quanto ao texto que coloquei, como referi a fonte é do site AutoHoje, que eu tenho como um site fidedigno e respeitável...


                        Relativamente ao turbo é que ainda não percebi uma coisa:

                        Mas o problema de desligar rapidamente o carro não é o oleo não ter tempo de sair do turbo?

                        Se assim for, basta que nos ultimos km não se atinjam rotações elevadas e não é preciso esperar os 30seg. Ou estou a ver mal o filme?
                        Desligas o carro e a circulação do óleo termina. Logo o turbo vai continuar a rodar até para sem lubrificação!

                        Comentário


                          Os motores levam a tal "pré-rodagem" de fábrica até para passarem nos testes mas a rodagem de um carro compõem-se de uma série de órgãos e líquidos que têm que passar a "aprender" a viver em conjunto. Posto isto, eu sou dos que segue o que as marcas recomendam e todas recomendam rodagem!!!

                          Comentário


                            Eles fazem a "rodagem" apenas ao motor. E nem é bem rodagem porque o objectivo deles é ver se o motor tem alguns defeitos que tenham de ser corrigidos. Já li isso há algum tempo. O que o vendedor do último carro cá de casa disse foi que, actualmente não é preciso tanto cuidado e durante tanto tempo como dantes. Mas aconselhava a fazer durante pelo menos 700 kms. Outra coisa que ele disse foi, quando quisermos puxar pelo carro, termos o cuidado de o fazer em subidas. Assim o motor ganha força e não fica solto nem perde potência. Outra coisa que também aconselham é, em todos os carros que tenham turbo, ao ligar e desligar o carro, esperar pelo menos 5 segundos antes de iniciar a marcha ou desligar o motor respectivamente. Desta maneira os fluídos que circulam no motor e principalmente no turbo não ficam lá retidos, faz muito bem aomotor e ajuda a minimizar as dolorosas visitas às garagens.
                            Cumps
                            Editado pela última vez por jo4santos; 05 February 2008, 14:45.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jo4santos Ver Post
                              Outra coisa que ele disse foi, quando quisermos puxar pelo carro, termos o cuidado de o fazer em subidas. Assim o motor ganha força e não fica solto nem perde potência.
                              Nunca tinha ouvido falar nisso!!!
                              Mas era só na rodagem certo?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                                Nunca tinha ouvido falar nisso!!!
                                Mas era só na rodagem certo?
                                Penso que sim, aliás, era muito bom se funcionasse sempre.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por i-andrec
                                  o mecânico disse para não me preocupar com a rodagem
                                  Mecânico que diz isso é porque não percebe o que anda a fazer no mundo dos carros, se calhar nunca percebeu...

                                  Originalmente Colocado por afilipecf Ver Post
                                  eu penso que uma boa rodagem ainda é essencial, mas se o vendedor diz que nao é preciso
                                  Outro...se o vendedor diz isso então não é de confiar. Também é melhor ir "pescar" para outras águas porque vendedor de carros não é o forte dele.
                                  Não comprem carros a vendedores que digam isso pff...

                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Como te respondi no outro tópico, os vendedores muitas vezes metem os pés pelas mãos.

                                  O manual do carro tem instruções precisas sobre a rodagem, certo ?
                                  Não passar de x rotação até y kms, e depois ir aumentando.

                                  Ninguém sabe melhor do motor do que quem o fez, e ignorar a rodagem é um erro a meu ver.

                                  Por um lado essa de virem rodados de fábrica é absurda. Se atenderes a que as rodagens demoram uns milhares de kms, vê só o tempo (Custo) que isso não representaria para o fabricante.

                                  O carro tem tempo para ser espreguiçado. Em novo é a pior coisa que se pode fazer.
                                  Tudo dito period.
                                  A rodagem de um carro é como as fundações de uma casa. Se forem bem feitas a casa vai durar muitos anos e dar poucos ou nenhuns problemas. Ao contrário...começam mais cedo.

                                  Comentário


                                    Será que não conseguimos chegar a um mínimo de consenso quanto a este assunto?

                                    Ok, cada marca terá no manual (creio e espero eu) como deve ser feita a rodagem, mas haverá certamente questões genéricas para todos os carros, não?! A questão do arranque e do desligar por exemplo...

                                    Ainda não percebi totalmente, mas eu sou parvo nisto de automóveis.

                                    Afinal serve ou não começarmos a marcha ou fazer os últimos km antes de desligar a rotações que não façam disparar o turbo, para este problema deixar de ser... um probolema?!


                                    E a questão da troca de óleo nos primeiros 2000km?

                                    Como leigo faz-me algum sentido, na medida em que sei que os carros novos tem lubrificações de fábrica e partículas das peças que são soltas nos primeiros km e passam para o óleo, ora se não o trocamos estamos a "consporcar" o óleo, ou não?!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                      Para variar um pouco da corrente do discurso, deixo aqui um site interessante para visitarem.

                                      Nunca mais me esqueço do antigo Clio 1.2 do Pratas, igual ao meu anterior carro, que soava e puxava de maneira diferente (para melhor). A diferença é que enquanto o meu tinha tido uma rodagem como o fabricante recomenda, o dele tinha sido conduzido sem compromissos desde o quilómetro zero.

                                      E conheço mais exemplos similares.
                                      Desse site gostei particularmente desta frase:

                                      "There's a very small window of opportunity to get the rings to seal really well ... the first 20 miles !! "

                                      Ora bem, a maioria dos carros novos antes de chegar às mãos so clientes já é capaz de ter levado este tipo de tratamento

                                      Comentário


                                        isto é mesmo daquelas coisas que mais vale fazer e nao ser preciso do que nao fazer e afinal estraga.
                                        O que custa andar alguns km com mais calma? sera assim tao dificil?
                                        se ja vier com a rodagem nao é mais rodagem que vai fazer mal, e senao vier fica com ela feita e pronto.
                                        Em algo que custa milhares de euros eu prefiro jogar pelo seguro.

                                        Comentário


                                          no manual do toyota vem la como fazer a rodagem

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                            Desligas o carro e a circulação do óleo termina. Logo o turbo vai continuar a rodar até parar sem lubrificação!
                                            o turbo nunca pára quando o motor está ligado, por isso qual é a diferença?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                              o turbo nunca pára quando o motor está ligado, por isso qual é a diferença?
                                              Não entendi? É lógico que o turbo não pára quando o carro está ligado...mas a lubrificação para quando desligo o carro, certo? E neste processo o "turbo" ainda roda...mas em seco (praticamente).

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                o turbo nunca pára quando o motor está ligado, por isso qual é a diferença?
                                                Não percebo grande coisa de mecânica mas pela ideia que tenho a diferença é que se não tens a mesma circulação de oleo (por o motor parar) então o turbo acaba por fazer o spindown quente e com maior atrito (logo, desgaste) por a lubrificação ser menor. Ao fim de vários anos talvez faça a diferença em termos de durabilidade... maybe.

                                                Comentário


                                                  mas se o turbo nunca pára quando está ligado, não é por ficarem 1 minuto ou 15 minutos parados que o turbo vai deixar de rodar "em seco" quando o desligarem.
                                                  a única coisa que interessa é aguardar um pouco (ou fazer condução mais suave antes de parar) para o turbo arrefecer um pouco, mas isto só é relevante quando estiveram a forçar muito o motor e o turbo aquece bastante.

                                                  Comentário


                                                    O essencial em qualquer carro turbo é o cuidado ao ligar e desligar o motor. Isso, antes de tudo é o que mais pode influenciar a vida do turbo, em rodagem e fora dela.

                                                    Nos meus carros nunca fiz rodagem, apenas tive o cuidado de não fazer acelerações rapidas nos primeiros tempos.
                                                    Posso informar que nenhum deles teve algum problema e nenhum deles consome qualquer lubrificante ou liquido refrigerante.

                                                    As rodagens são excelentes para as marcas não terem problemas de garantias durante o periodo de duração desta.

                                                    Comentário


                                                      Outra coisa, penso k nos Lótus se durante as 1ªs centenas de kilómetros se se passar de umas determinadas rotações se perde a garantia. Acho que têm sensores no carro. Já ouvi falar disto, mas se alguém por aí souber confirmar!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jo4santos Ver Post
                                                        Outra coisa, penso k nos Lótus se durante as 1ªs centenas de kilómetros se se passar de umas determinadas rotações se perde a garantia. Acho que têm sensores no carro. Já ouvi falar disto, mas se alguém por aí souber confirmar!
                                                        Hoje em dia grande parte das novas gerações de centralinas regista varios limites maximos atingidos pelo motor, como rotação, velocidade e temperatura.
                                                        Podem conter imensos dados em memoria.

                                                        Comentário


                                                          É por isso que não percebo esta questão do turbo e volto a perguntar:

                                                          fazer os primeiros ou útimos km de uma viagem em rotações baixas para o turbo não disparar não terá o mesmo efeito pretendido?

                                                          Comentário


                                                            Não percebo nada de mecânica mas penso que durante a rodagem se for feita maioritáriamente com uma condução calma, mas com algumas aceleradelas valentes pelo meio, ou seja uma condução normal para a maioria, penso que não tem quaisquer consequências para o motor.
                                                            Agora fazer os primeiros kms sempre a fundo, que acho que ninguem anda sempre assim é que trará algumas consequências para a máquina.
                                                            Os cuidados que tenho com o motor do carro são os que tenho sempre ou seja deixar o motor aquecer sempre antes de arrancar.

                                                            Cmps

                                                            Comentário


                                                              Estás 5 minutos parado para o carro aquecer?

                                                              O carro aquece melhor em andamento, desde que em ritmos calmos é assim que deve ser..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X