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    pois... pois... bioethanol:D:D

    falsificar combustivel deveria é dar 'cana'[}][}][}]

    Comentário


      citação:
      falsificar combustivel deveria é dar 'cana'
      Pois!! E qdo metem solvente da borracha!! Cambada de %$#&%"#.

      Comentário


        Não permite o uso de 100% biodiesel, ou até mesmo desta mistura 5%?

        citação:Originalmente colocada por ramer

        o 1.5 dci não permite a utilização do biodiesel.
        mas 5% de mistura qualifica o gasóleo como biodiesel?[:0]
        o gasoleo em Portugal tem sido mais zagoleo e ao que parece agora vai passar a virgoleo (vigarice; mistura com oleo virgem).:D

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por joaopmsantos

          Não permite o uso de 100% biodiesel, ou até mesmo desta mistura 5%?

          citação:Originalmente colocada por ramer

          o 1.5 dci não permite a utilização do biodiesel.
          mas 5% de mistura qualifica o gasóleo como biodiesel?[:0]
          o gasoleo em Portugal tem sido mais zagoleo e ao que parece agora vai passar a virgoleo (vigarice; mistura com oleo virgem).:D
          O meu cunhado tem um 1.5 dci e já andou com biodiesel 5% em França e não teve problema nenhum. Já agora onde é que está escrito que os dci não podem andar com biodiesel 5%, quanto ao que sei eles foram concebidos precisamente para poderem utilizar biodisel.

          Comentário


            Em 2002 era assim:

            "Germany produces over 800,000 tonnes of biodiesel a year; France, 120,000 tonnes and Italy, 125,000 tonnes. In 2002, total EU production was estimated at 1.1m tonnes."

            Vamos ser cobaias onde? Estamos é atrasados.

            Comentário


              Produção de biodiesel em França 2005: 500,000 MT (5 x mais que em 2002)

              Previsão para 2007: 950,000 MT (2 x mais que em 2005)

              Comentário


                Biodiesel capacity in Germany 2006

                Production capacity for biodiesel will rise in 2006 to over 2 million tonnes per year. With 1,900 sales points, equal to one in every ten public filling stations, biodiesel is the first alternative fuel to be available nationwide. The industry is expecting a surge in demand since the authorisation at the beginning of 2004 of a maximum 5% biodiesel admixture to conventional diesel fuel.

                http://www.ufop.de/1343.php

                Comentário


                  tentei esclarecer isto telefónicamente.
                  não consegui um parecer técnico.
                  ao que parece as limitações referem-se ao 100% biodiesel.
                  isto não invalida problemas nos motores actuais (entupimento dos injectores, etc).
                  este tipo de mistura não trás qualquer vantagem ao meio ambiente ou ao automóvel, antes pelo contrário. um carro com os injectores semi entupidos ou com uma mistura de combustão menos rica pode solicitar maiores acelarações para obtermos o rendimento a que estamos abituados. logo maior consumo e maior poluição.
                  o objectivo é essencialmente relacionado com o negócio, ficam todos a ganhar só perde que utiliza. mete nojo...[)]

                  Comentário


                    Sabem que em Portugal o que tem interesse é importar tudo,
                    não é produzir nada.
                    Ora, como 5% de biodiesel podia levar a haver produção
                    de biodiesel em Portugal, deixaram-se estar até ser obrigados
                    pela União Europeia... [8)][8)][8][8][8]

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por XlPower

                      Sabem que em Portugal o que tem interesse é importar tudo,
                      não é produzir nada.
                      Ora, como 5% de biodiesel podia levar a haver produção
                      de biodiesel em Portugal, deixaram-se estar até ser obrigados
                      pela União Europeia... [8)][8)][8][8][8]
                      Portanto não vamos ser cobaias... Somos uma cambada de velhos do restelo e estamos a ser ultrapassados por todos e por tudo...[8][8][8]






                      Comentário


                        Uma coisa eu vos aconselho: Tentem meter sempre no mesmo posto e peçam factura com os km's e matricula da viatura, porque segundo o que tenho lido o composto a usar não é muito estável e separa-se do gasoleo. Se isso acontecer lá vai o sistema de injecção à vida e depois os danos vão ser muito elevados nos motores (teoricamente tudo o sistema de injecção terá que ser mudado, visto que irá entupir e ficar bloqueado).

                        Agora Lumio, não se trata da questão de sermos velhos do restelo, como tu afirmaste, mas mais o provébio "Gato escaldado de água têm medo!". Porque nós sabemos o quanto as empresas que vendem e distribuem os combustíveis os adulteram (basta ler o que escrevi num tópico que criei, que deixo aqui o link para quem quizer ler:
                        http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=79447)

                        ;)

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por PSerra

                          Uma coisa eu vos aconselho: Tentem meter sempre no mesmo posto e peçam factura com os km's da viatura, porque segundo o que tenho lido o composto a usar não é muito estável e separa-se do gasoleo. Se isso acontecer lá vai o sistema de injecção à vida e depois os danos vão ser muito elevados nos motores (teoricamente tudo o sistema de injecção terá que ser mudado, visto que irá entupir e ficar bloqueado).

                          Agora Lumio, não se trata da questão de sermos velhos do restelo, como tu afirmaste, mas mais o provébio "Gato escaldado de água têm medo!". Porque nós sabemos o quanto as empresas que vendem e distribuem os combustíveis os adulteram (basta ler o que escrevi num tópico que criei, que deixo aqui o link para quem quizer ler:
                          http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=79447)

                          ;)
                          Usei esse proverbio para mostrar que não estamos a ser cobaias, mas para mostrar como estamos atrasados...

                          Em relação a isso já não digo nada[8][8][8]
                          Mas o biodiesel sem impostos comparado ao gasóleo sem impostostb, sai mais caro. Portanto não devem de ter vantagens em andar a fazer falcatruas com a % de BD. Ou seja, vão continuar a fazer como antes e como fizeram até hoje[8)]
                          Até ponho em dúvida se vão mesmo colocar os 5% em todo o diesel como os obrigam, ou se vai ser tanga

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Luimio
                            Usei esse proverbio para mostrar que não estamos a ser cobaias, mas para mostrar como estamos atrasados...

                            Em relação a isso já não digo nada[8][8][8]
                            Mas o biodiesel sem impostos comparado ao gasóleo sem impostostb, sai mais caro. Portanto não devem de ter vantagens em andar a fazer falcatruas com a % de BD. Ou seja, vão continuar a fazer como antes e como fizeram até hoje[8)]
                            Até ponho em dúvida se vão mesmo colocar os 5% em todo o diesel como os obrigam, ou se vai ser tanga
                            O problema é mesmo se passam dos 5% para valores mais elevados e se continuam a misturar água...

                            ;)

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por TURBO

                              citação:Originalmente colocada por Lagafe
                              *[u]Os transportes públicos são uma excelente medida alterantiva, um pequeno passeio pela europa central demonstra-o bem.</u>

                              Já agora qual é o teu motor e diz-me la se já foste a vw expor as tuas preocupações.
                              *Qual Europa Central? Hungria, Repúlica Checa, Roménia, Eslováquia, se for no Norte da Europa/Países Escandinavos ainda acredito;)
                              Não me referi os paises escandinavos de propósito, já que esses todos sabemos que são exemplares.
                              Precisas mesmo de viajar.
                              A europa central em si tem transportes públicos excelentes, o comunismo tinha de ter alguma vantagem.

                              Vivi um ano em Budapeste só tive saudades de ter carro quando saia à noite e estavam 15 graus negativos quando voltava para casa.
                              E fiz umas viagenzitas pelos outros paises e também não se andava nada mal, nomeadamente Praga.
                              Bem eu gostava de voltar a usufruir desses transportes e saborears os prazeres do leste...

                              já tens uma boa razão para viajares!

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por PSerra

                                citação:Originalmente colocada por Luimio
                                Usei esse proverbio para mostrar que não estamos a ser cobaias, mas para mostrar como estamos atrasados...

                                Em relação a isso já não digo nada[8][8][8]
                                Mas o biodiesel sem impostos comparado ao gasóleo sem impostostb, sai mais caro. Portanto não devem de ter vantagens em andar a fazer falcatruas com a % de BD. Ou seja, vão continuar a fazer como antes e como fizeram até hoje[8)]
                                Até ponho em dúvida se vão mesmo colocar os 5% em todo o diesel como os obrigam, ou se vai ser tanga
                                Mas aí a culpa não é da UE nem do biodiesel.
                                É mas é das gasolineiras que temos do governo por falta de fiscalização

                                O problema é mesmo se passam dos 5% para valores mais elevados e se continuam a misturar água...

                                ;)

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Luimio

                                  Mas aí a culpa não é da UE nem do biodiesel.
                                  É mas é das gasolineiras que temos do governo por falta de fiscalização
                                  Pois... mas quem se lixa é o Zé Povinho, ou não?!

                                  E muito sinceramente, o meu próximo carro vai ser a gasolina!


                                  ;)

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por PSerra

                                    citação:Originalmente colocada por Luimio

                                    Mas aí a culpa não é da UE nem do biodiesel.
                                    É mas é das gasolineiras que temos do governo por falta de fiscalização
                                    Pois... mas quem se lixa é o Zé Povinho, ou não?!

                                    E muito sinceramente, o meu próximo carro vai ser a gasolina!


                                    ;)
                                    e aí vão começar a misturar a gasolina com etanol.:D

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic
                                      e aí vão começar a misturar a gasolina com etanol.:D
                                      Precisamente por isso é que estou a equacionar a compra de um carro a gasolina (ou vou para GPL, ou para gasolinas com mistura de etanol).


                                      ;)

                                      Comentário


                                        pois eu já tenho 2, e estou á espera para ver o que acontece ao gaz natural e ao etanol e assim fazer a alteração.

                                        Comentário



                                          [/quote]

                                          1- O gasóleo, como dissete, é um derivado do petróleo, constituído por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos com propriedades bem definidas, como ponto de ebulição, densidade, viscosidade e outras. As impurezas são constituídas por compostos que não pertencem aos hidrocarbonetos, ou, pertencendo a estes, vão-lhe alterar as suas propriedades. O gasóleo é produto das últimas fracções da destilação do crude, ao contrário da gasolina que é produto das primeiras fracções. Grosso modo, o gasóleo, como o nome o sugere, pode ser já considerado como um óleo mineral, devido às suas propriedades físicas.

                                          2- Se foram divulgados, a abordagem foi breve e terá tido somente fins eleitoralistas e não pedagógicos. Somente uma pequena parte das pessoas tinha/tem acesso a documentos deste tipo. Deveria haver campanhas para sensibilizar o grande público, dando a conhecer os benefícios de determinads opções energéticas.

                                          3- Ironicamente, os 5% são o início de uma caminhada para um ambiente melhor. Mas o fim imediato, segundo me parece, não é esse. Trata-se de preservar as reservas de gasóleo, juntado-lhe uma percentagem de um produto quimicamente diferente. Isto, porque há uma excessiva procura de gasóleo e as reservas podem não cobrir, no futuro, esta procura.
                                          É ao governo, precisamente, que compete incentivar a compra de carros mais ecológicos. Este incentivo pode ser directo ou indirecto. Directo através de campanhas pedagógicas e posterior legislação. Indirecto, somente através de legislação.

                                          4- Os planos directores, neste campo, deverão ser da exclusiva responsabilidade do governo. Há que preservar uma riqueza importante: a da qualidade do meio ambiente. É, sem dúvida, um interesse nacional e, em sentido lato, universal.
                                          Quanto aos luxos dos carros mais poluentes, só se pode falar assim quando existirem várias opções energéticas disponíveis para o grande público, particularmente algumas que sejam, efectivamente, amigas do meio ambiente. Já começam a aparecer algumas soluções mais aceitáveis e viáveis, como sejam os carros híbridos. Mas, para mim, esta é somente meia solução. Neste campo, a poluição estará reduzida a zero quando forem utilizados motores eléctricos de grande autonomia e potência apreciável e motores a hidrogénio (ainda em estado de protótipo).
                                          Nos transportes públicos, concordo, pode e deve ser incentivado, para já, o uso do biodiesel em maior percentagem (B20 ou B50), através de motores adaptados para o efeito, até à percentagem máxima (B100), quando o biodiesel estiver disponível em larga escala.

                                          5- O meu motor é o 1.9 TDI e já falei com a VW. Resposta: não está preparado para o biodiesel. Pode ser aceite uma mistura máxima de 5% de biodiesel no gasóleo. A dúvida que se põe é quais serão os efeitos a prazo do uso desta mistura para motores não homologados. Os motores homologados para o biodiesel tando podem usar gasóleo puro, como biodiesel puro (ou nas mais diversas misturas). Os outros (a quase totalidade) só estão homologados para o uso do gasóleo a 100% (é o caso do meu, por exemplo).
                                          [/quote]

                                          O gasóleo é produto das ultimas frações.
                                          Certíssimo é das menos refinadas e como tal é das últimas , ou mais baixa, das colunas de destilação.
                                          A gasolina pelo contrário é das primeiras, das mais acima nas mesmas colunas.
                                          Não preciso de dizer qual é mais refinado e puro pois não?
                                          Em todo caso deixo-te do link desenho da wikipedia que tem uns desenhos bem eloquentes e explicações bastante interessantes.
                                          Depois explica-me o que consideras um óleo mineral nomeadamente em comparação com a gasolina e queresone...

                                          http://en.wikipedia.org/wiki/Oil_refineries

                                          A pedagogia só interessa quando entra em contacto com o teu bolso. Até lá toda a gente estava-se a marimbar. É uma medida tão eleitoralista que até a comunicação social não prestou atenção. Talvez por haver medidas a tomar bem mais importantes que 5% de biodiesel. Talvez seja boa ideia todas as directrizes da UE terem uma boa campanha pedagógica para sensibilizar a população. Paga naturalmente pelos bolsos dos contribuintes.

                                          Vê lá que fantástica é a medida dos 5%! Poupa-se um pouco mais de combustível de modo que a sociedade não acabe já com as reservas mundiais e entre em colapso tão cedo e ainda aproveitamos e poluimos um pouco menos!!! É fabuloso!!!!

                                          Um luxo é um luxo deve ser pago e bem. E quando afecta a sociedade em geral ainda mais. Já agora o governo criava uns subsídios para incentivar a pesquisas de carros potentes, os económicos como poluem menso não interessa para nada.

                                          Claro que é muito bonito dizer que o biodiesel só não chega e precisamos de mais alternativas mais limpas. Mas o primeiro ponto passa pela redução das emissões. Será talvez mais sensato do que continuar a poluir excessivamente. Não é verde mas é um pouco menos negra que o 100% diesel.
                                          O indirecto é por vezes o meio mais eficaz de atingir os objectivos.

                                          Relativamente ao teu tdi sugiro que faças uma exposição à DECO.

                                          Comentário


                                            Não entendo uma coisa. Então se por essa Europa ja havia misturas do tipo B5, B20, B50 e B100, há bastantes anos, porque razão os carros europeus, precisamente, não vêm já preparados para o biodiesel? [:0] Será que só importam os que não estão preparados e os qua há no resto da Europa já estão preparados? Há coisas que eu não entendo[8][8][8][8][8]

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Lagafe


                                              O gasóleo é produto das ultimas frações.
                                              Certíssimo é das menos refinadas e como tal é das últimas , ou mais baixa, das colunas de destilação.
                                              A gasolina pelo contrário é das primeiras, das mais acima nas mesmas colunas.
                                              Não preciso de dizer qual é mais refinado e puro pois não?
                                              Em todo caso deixo-te do link desenho da wikipedia que tem uns desenhos bem eloquentes e explicações bastante interessantes.
                                              Depois explica-me o que consideras um óleo mineral nomeadamente em comparação com a gasolina e queresone...

                                              http://en.wikipedia.org/wiki/Oil_refineries

                                              A pedagogia só interessa quando entra em contacto com o teu bolso. Até lá toda a gente estava-se a marimbar. É uma medida tão eleitoralista que até a comunicação social não prestou atenção. Talvez por haver medidas a tomar bem mais importantes que 5% de biodiesel. Talvez seja boa ideia todas as directrizes da UE terem uma boa campanha pedagógica para sensibilizar a população. Paga naturalmente pelos bolsos dos contribuintes.

                                              Vê lá que fantástica é a medida dos 5%! Poupa-se um pouco mais de combustível de modo que a sociedade não acabe já com as reservas mundiais e entre em colapso tão cedo e ainda aproveitamos e poluimos um pouco menos!!! É fabuloso!!!!

                                              Um luxo é um luxo deve ser pago e bem. E quando afecta a sociedade em geral ainda mais. Já agora o governo criava uns subsídios para incentivar a pesquisas de carros potentes, os económicos como poluem menso não interessa para nada.

                                              Claro que é muito bonito dizer que o biodiesel só não chega e precisamos de mais alternativas mais limpas. Mas o primeiro ponto passa pela redução das emissões. Será talvez mais sensato do que continuar a poluir excessivamente. Não é verde mas é um pouco menos negra que o 100% diesel.
                                              O indirecto é por vezes o meio mais eficaz de atingir os objectivos.

                                              Relativamente ao teu tdi sugiro que faças uma exposição à DECO.
                                              O gasóleo, quimicamante, é constituído por uma mistura de vários hidrocarbonetos com pesos moleculares distintos. A gasolina também é uma mistura, embora tenha compostos de peso molecular mais baixo e, por isso, mais voláteis. O mais puro, quimicamente, é o éter de petróleo.

                                              Comercialmente, diz-se que um gasóleo é puro quando obedece a determinadas normas, nas quais entram vários factores, como o ponto de ebulição da mistura, a densidade, a viscosidade, a refracção, capacidade de detonação, etc., todos dentro de determinadas tolerâncias tabeladas.

                                              Do ponto de vista físico, assemelha-se a um óleo, na medida em que é pouco volátil (ao contrário da gasolina), untuoso ao tacto e com determinado grau médio de viscosidade que lhe dá algumas propriedades lubrificantes, embora não apropriadas para uso como lubrificante de motor.


                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                                Tendo em conta que:

                                                --&gt; O gasóleo puro é um hidrocarboneto (constituído só por carbono e hidrogénio)

                                                --&gt; O biodiesel é um éster, obtido pela reacção química de um álcool com um óleo vegetal contendo ácidos gordos. Pois bem, um éster tem, na sua molécula átomos de oxigénio que poderão originar reacções de oxidação. Ora, para um motor que não esteja preparado (homologado) para o biodiesel, é natural que o material que o constitui possa sofrer danos.

                                                Gostava (não só eu, mas todos nós) de ser esclarecido em relação a este assunto. Mas tudo foi feito no segredo dos deuses.
                                                Não haja dúvida que o António Ribeiro demonstra ter bastantes conhecimentos na matéria. Mas eu acho que está mais interessado em demonstrá-los aqui, do que participar activamente na discussão.

                                                O gasóleo, como os outros combustíveis derivados do petróleo, são misturas de hidrocarbonetos alifáticos (sabe o que quer dizer?) e aromáticos (?). Os ésters também são hidrocarbonetos, também têm uma cadeia de carbono com átomos de hidrogénio, e não só, ligados a essa cadeia.

                                                O gasóleo não é das últimas fracções a serem destiladas. A seguir ao gasóleo ainda vêm muitas mais. Grande parte do gasóleo produzido provem ainda de processos de cracking de fracções de comprimento de cadeia superior e de reforming de fracções de cadeia inferior.


                                                Têm propriedades físicas e químicas características? Têm sim senhor.

                                                O biodiesel tem propriedades físicas próximas às de um gasóleo? Também...

                                                Tem noção do que é uma mistura a 5%? Não quero que me responda que são 5% disto e 95% daquilo. Tem noção, na realidade, se isso é muito ou pouco?

                                                Se calhar já meteu sem saber, gasóleo em bombas "esquisitas", com uma pureza a rondar os 95% ou menos....e o seu carro não se queixou.


                                                Sabe quais são os produtos da combustão dos ésteres? Os mesmos de qualquer hidrocarboneto: C, CO, CO2 (dependo a proporção da quantidade de O2 presente), H2O.

                                                Não haverá como produto da combustão, compostos com S, nomeadamente
                                                SO2 (dióxido de enxofre) que quando hidratado, com a água proviniente da combustão, passa a H2SO3 (ácido sulforoso), composto este que ataca as partes metálicas que constituem o motor.

                                                Só consigo ver vantagens na utilização do biodiesel. Só é pena chegar tão tarde e não se investir mais para diminuir o custo da sua produção.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                                  citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

                                                  Tendo em conta que:

                                                  --&gt; O gasóleo puro é um hidrocarboneto (constituído só por carbono e hidrogénio)

                                                  --&gt; O biodiesel é um éster, obtido pela reacção química de um álcool com um óleo vegetal contendo ácidos gordos. Pois bem, um éster tem, na sua molécula átomos de oxigénio que poderão originar reacções de oxidação. Ora, para um motor que não esteja preparado (homologado) para o biodiesel, é natural que o material que o constitui possa sofrer danos.

                                                  Gostava (não só eu, mas todos nós) de ser esclarecido em relação a este assunto. Mas tudo foi feito no segredo dos deuses.
                                                  Não haja dúvida que o António Ribeiro demonstra ter bastantes conhecimentos na matéria. Mas eu acho que está mais interessado em demonstrá-los aqui, do que participar activamente na discussão.

                                                  O gasóleo, como os outros combustíveis derivados do petróleo, são misturas de hidrocarbonetos alifáticos (sabe o que quer dizer?) e aromáticos (?). Os ésters também são hidrocarbonetos, também têm uma cadeia de carbono com átomos de hidrogénio, e não só, ligados a essa cadeia.

                                                  O gasóleo não é das últimas fracções a serem destiladas. A seguir ao gasóleo ainda vêm muitas mais. Grande parte do gasóleo produzido provem ainda de processos de cracking de fracções de comprimento de cadeia superior e de reforming de fracções de cadeia inferior.


                                                  Têm propriedades físicas e químicas características? Têm sim senhor.

                                                  O biodiesel tem propriedades físicas próximas às de um gasóleo? Também...

                                                  Tem noção do que é uma mistura a 5%? Não quero que me responda que são 5% disto e 95% daquilo. Tem noção, na realidade, se isso é muito ou pouco?

                                                  Se calhar já meteu sem saber, gasóleo em bombas "esquisitas", com uma pureza a rondar os 95% ou menos....e o seu carro não se queixou.


                                                  Sabe quais são os produtos da combustão dos ésteres? Os mesmos de qualquer hidrocarboneto: C, CO, CO2 (dependo a proporção da quantidade de O2 presente), H2O.

                                                  Não haverá como produto da combustão, compostos com S, nomeadamente
                                                  SO2 (dióxido de enxofre) que quando hidratado, com a água proviniente da combustão, passa a H2SO3 (ácido sulforoso), composto este que ataca as partes metálicas que constituem o motor.

                                                  Só consigo ver vantagens na utilização do biodiesel. Só é pena chegar tão tarde e não se investir mais para diminuir o custo da sua produção.
                                                  Não há dúvida, caro Tó Zé, que também tens conhecimentos químicos para abordar esta matéria.

                                                  Os produtos da combustão dos ésteres são basicamente os mesmos dos hidrocarbonetos (não contaminados). Considera-se que o CO2 libertado é "reciclavél", por ser proveniente de plantas e não ser fóssil. Contudo, estudos feitos, mostram que há uma diminuição da percentagem do monóxido de carbono e um aumento dos NOx. O biodiesel de soja, girassol, etc. tem a vantagem de ser biodegradável e é inócuo para a saúde.

                                                  O biodiesel, da família dos ésters, tem, quimicamente falando, radicais semelhantes às cadeias de hidrocarbonetos mas, ao contrário destes tem átomos de oxigénio na sua molécula, o que o torna quimicamente diferente. Daí as tubagens de borracha dos motores convencionais serem atacadas por ele, com as consequências danosas conhecidas: filtros entupidos, injectores "entupidos", etc..

                                                  A percentagem de 5% é, aparentemente, muito baixa. A curto prazo, um motor convencional de gasóleo nada sofrerá e o seu comportamento não se alterará visivelmente. Agora, a prazo - não sei quantificar - podem começar a aparecer os primeiros problemas. A proporção de biodiesel é pequena, mas está lá. Também temos que entrar em linha de conta com a qualidade do biodiesel, tendo em conta, quer a matéria prima, quer o rigor no processo de obtenção. Não me parece que o uso de óleo frito queimado para a obtenção do biodiesel seja um processo a ser eleito.

                                                  O biodiesel, no caso de motores já homologados, tem efeitos mais benéficos para estes do que o gasóleo. Como tem maior poder lubrificante que o gasóleo, protege melhor as peças que contacta do desgaste, "aderindo", inclusivamente, a elas: benefício aquando do arranque, principalmente.

                                                  Se tivesse sabido antes da intenção do governo, tinha pedido um carro homologado para o biodiesel e talvez até poupasse no IA, por se tratar de um motor ecológico.

                                                  Segundo tenho pesquisado, lá fora, em países europeus onde o biodiesel está mais divulgado, inclusive o B100 (100% de biodiesel), os carros têm dois depósitos: um para o gasóleo/Bx e outro para o B100, à semelhança do que se passa com a gasolina e o GPL.

                                                  Enfim, estou preocupado, pois o meu carro é novo (3 meses), não está homologado para o biodiesel e, se houver algum azar devido ao uso da mistura B5, espero que a marca não venha com este pretexto para cancelar a garantia.

                                                  Um abraço.

                                                  PS. Há aqui duvidas quanto à incorporação do biodiesel nos vários tipos de gasóleo. Pois bem, todos os gasóleos serão misturados com biodiesel, e não somente o "normal".

                                                  Comentário


                                                    citação:A percentagem de 5% é, aparentemente, muito baixa. A curto prazo, um motor convencional de gasóleo nada sofrerá e o seu comportamento não se alterará visivelmente. Agora, a prazo - não sei quantificar - podem começar a aparecer os primeiros problemas. A proporção de biodiesel é pequena, mas está lá. Também temos que entrar em linha de conta com a qualidade do biodiesel, tendo em conta, quer a matéria prima, quer o rigor no processo de obtenção. Não me parece que o uso de óleo frito queimado para a obtenção do biodiesel seja um processo a ser eleito.
                                                    O óleo de fritura não é usado sem que antes seja submetido a operações físicas de "limpeza". E depois temos de contar com o contolo rigoroso que será, evidentemente, realizado pelas gasolineiras antes de colocar o combustível no mercado.

                                                    Se fosse ao António não me preocuparia com os efeitos dos ésteres sobre as tubagens das linhas de combustível, pois estas são testadas para durar imensos anos (está mais que visto) e sob o efeito de combustíveis com elevado poder solvente. Alías, os materiais usados nas tubagens são inertes no que concerne ao contacto com os combustíveis.

                                                    E ainda, acho que as gasolineiras, nos seus departamentos de I&D, tiveram esse aspecto em linha de conta, antes de desenvolverem esta tecnologia a ponto de a porem no mercado.

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                                      citação:A percentagem de 5% é, aparentemente, muito baixa. A curto prazo, um motor convencional de gasóleo nada sofrerá e o seu comportamento não se alterará visivelmente. Agora, a prazo - não sei quantificar - podem começar a aparecer os primeiros problemas. A proporção de biodiesel é pequena, mas está lá. Também temos que entrar em linha de conta com a qualidade do biodiesel, tendo em conta, quer a matéria prima, quer o rigor no processo de obtenção. Não me parece que o uso de óleo frito queimado para a obtenção do biodiesel seja um processo a ser eleito.
                                                      O óleo de fritura não é usado sem que antes seja submetido a operações físicas de "limpeza". E depois temos de contar com o contolo rigoroso que será, evidentemente, realizado pelas gasolineiras antes de colocar o combustível no mercado.

                                                      Se fosse ao António não me preocuparia com os efeitos dos ésteres sobre as tubagens das linhas de combustível, pois estas são testadas para durar imensos anos (está mais que visto) e sob o efeito de combustíveis com elevado poder solvente. Alías, os materiais usados nas tubagens são inertes no que concerne ao contacto com os combustíveis.

                                                      E ainda, acho que as gasolineiras, nos seus departamentos de I&D, tiveram esse aspecto em linha de conta, antes de desenvolverem esta tecnologia a ponto de a porem no mercado.
                                                      Para a frente é que é o caminho. Mesmo estando apreensivo e visto ser um facto consumado (sem opções), tenho que pensar que tudo vai correr pelo melhor. Espero que respeitem as percentagens anunciadas e a qualidade do combustível. Se algo suceder, na altura se verá.

                                                      Comentário


                                                        O folhetim continua... Nunca tinha reparado na tampa de enchimento do gasóleo. Há lá uma etiqueta que diz expressamente para não usar biodiesel. Sucede o mesmo nos vossos carros?

                                                        Comentário


                                                          No manual do meu focus está esta informação.
                                                          Motor 1.8 TDDi

                                                          [img]uploaded/Bskyb/20066415754_Imagem.jpg [/img]

                                                          Mas será que os gasoleos ditos especiais tambem vão levar com os ditos 5%?

                                                          Comentário


                                                            Pois mas o meu nem sequer fala de biodiesel, panas diz que tem de ser um Diesel de alta qualidade com 48 de cetano ou mais...

                                                            Mas é um carro recente, de 2003...Já estou a ficar lixado!

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por Bskyb

                                                              No manual do meu focus está esta informação.
                                                              Motor 1.8 TDDi

                                                              [img]uploaded/Bskyb/20066415754_Imagem.jpg [/img]

                                                              Mas será que os gasoleos ditos especiais tambem vão levar com os ditos 5%?

                                                              Se é para todos...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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