é assim até não á muitos anos havia carros que não traziam filtro do ar um que veio agora do pé para a mão foram ao inicio ford escort mkI,
mas tambem houve outras marcas.
ja que se fala em filtros de ar gstava de ter a minha duvida esclarecida...
filtro de ar cónico que beneficios traz, inconvenientes...perde garantia de fabrica?estava a pensar em montar num bmw 120d
tanto quanto sei, o ser a carb ou a injecçao nao faz diferença nenhuma para o caso, ja que o que está em causa é a entrada de impurezas pelo ar, nao pelo combustivel.
Eu conheço alguém que andou uns dias sem filtro do ar, e por sinal em zonas poeirentas, sem lhe acontecer nada. O veículo em questão era uma Mitsubishi Canter.
tanto quanto sei, o ser a carb ou a injecçao nao faz diferença nenhuma para o caso, ja que o que está em causa é a entrada de impurezas pelo ar, nao pelo combustivel.
As impurezas do ar passam pelo filtro e este tem ligação directa ao carburador.
Um exemplo disso é quando se tem um carro a carburador parado durante muito tempo, existe quem abra a panelinha que contém o filtro e deite um pouco de combustível no carburador, já que este está mesmo por baixo do filtro.
Eu utilizei um kn no meu antigo carro Uno 45 s e senti uma melhor subida de rotação e depois como acelarava o mesmo melhorei os consumos dado que em cidade eu com 30 litros fazia 520 Km e comecei a fazer 550 Km no meu carro actual civic aerodeck 1.5 vtec aconteceu exactamente o mesmo antes andava com uma média de 6,2 e passei agora para 5,9 em cidade porque em estrada aberta já consegui fazer 5
também fiquei admirado, mas andei sempre com o econo ligado, que por aquilo que li trabalha a 12V e faz uma mistura diferente e desta forma consegue consumos muito bons, acelarador muito leve e pronto consegui ( a marca anuncia 4.8 a 90Km/h) e como de lisboa ao algarve as subidas não são nada de especial.
Pois é, não sei se se recordam pois há uns tempos atrás
postei aqui sobre o meu 2.0 TS que parece que estava
abafado em altas rotações o que não era nada normal.
Ainda perguntei aqui se o filtro de ar por não ser o de
origem poderia ter alguma influência, ao que me disseram
que não. Estavam completamente enganados. O tal filtro da
concorrência, não só estava retorcido com 6 meses de uso
como cortava quase toda a potência do motor em altas.
Optei por montar um K&N de caixa e a diferença posso
dizer-vos que é do dia para a noite. Parece que ganhei
cerca de 50 Cv sem exagero. O motor sobe com uma
linearidade iompressionante, o que não acontecia antes.
Desde a MAF a diversos componentes, foram sugeridas uma
série de diagnósticos, sem nunca se ter dado importância a
este componente tão importante no funcionamento de um motor.
Desde já deixo o meu conselho: Verifiquem o estado do filtro de ar.
Desde já o meu muito obrigado por todos os conselhos.
Cumpts.
É normal sendo o que tu tinhas uma fossa e o k&n ser de qualidade...
mas olha que nao é assim em todos os carros...
o meu faz recuperaçoes muito melhor com o filtro de origem...
com o k&n faz 20s dos 60kmh aos 80kmh em 5ª
e com o de origem faz 11s...
a minha 4ª com k&n nao cortava e ia ali sem evoluir a 175kmh e com o filtro de origem corta aos 180kmh 6500rpm...
É normal sendo o que tu tinhas uma fossa e o k&n ser de qualidade...
mas olha que nao é assim em todos os carros...
o meu faz recuperaçoes muito melhor com o filtro de origem... com o k&n faz 20s dos 60kmh aos 80kmh em 5ª
e com o de origem faz 11s...a minha 4ª com k&n nao cortava e ia ali sem evoluir a 175kmh e com o filtro de origem corta aos 180kmh 6500rpm...
[:0][:0][:0][:0][:0]
acho que vou ja mandar um mail ao pessoal da competição....que anda a usar os filtros errados [}]
É normal sendo o que tu tinhas uma fossa e o k&n ser de qualidade...
mas olha que nao é assim em todos os carros...
o meu faz recuperaçoes muito melhor com o filtro de origem... com o k&n faz 20s dos 60kmh aos 80kmh em 5ª
e com o de origem faz 11s...a minha 4ª com k&n nao cortava e ia ali sem evoluir a 175kmh e com o filtro de origem corta aos 180kmh 6500rpm...
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acho que vou ja mandar um mail ao pessoal da competição....que anda a usar os filtros errados [}]
ha muito filtro que so faz e' barulho...
Sao raros os que dao um incremento de potencia real, e nao "psicologico". E esses nao sao baratos.
Comprei uma vez um K&N de caixa para o meu Terrano, a pior compra que alguma vez fiz, o carro aspirava muito mais que o filtro aguentava, até que certa altura sofreu o efeito vacuo, o filtro comecou a "encolher" até que partiu o local onde aperta (o filtro é daqueles redondos que sao apertados com um parafuso pelo meio)
É normal sendo o que tu tinhas uma fossa e o k&n ser de qualidade...
mas olha que nao é assim em todos os carros...
o meu faz recuperaçoes muito melhor com o filtro de origem... com o k&n faz 20s dos 60kmh aos 80kmh em 5ª
e com o de origem faz 11s...a minha 4ª com k&n nao cortava e ia ali sem evoluir a 175kmh e com o filtro de origem corta aos 180kmh 6500rpm...
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acho que vou ja mandar um mail ao pessoal da competição....que anda a usar os filtros errados [}]
grandes recuperaçoes que se faz nas competiçoes...
e carros de 300cvs nao tem problemas em keimar na boa...
agora um 1.4 de 75cvs,no meu caso abafava mesmo...
tou a falar por experiencia e nao dos amigos dos meus amigos...
Mas vocês estão a falar de filtros de caixa certo? Parem de confundir filtros de caixa com "admissões directas" ou filtros cónicos.
EXACTO O MEU ERA UM FILTRO CONICO...
Pronto, assim já é diferente, não confudas quem lê o tópico! O problema é que o pessoal compra um filtro cónico, instala-o onde calha e depois quer milagres, mas esquecem-se que muitas vezes onde estão a colocar o filtro estão a levar ar quente para dentro do motor...
Um filtro de caixa não aumenta a potência como muitos dizem ai, simplesmente o carro não perde rendimento porque o filtro está limpo. É o mesmo que trocar o filtro de caixa de cartão / papel regularmente, o carro não perde rendimento.
São tão bons, tão bons, que as marcas devem ser estúpidas em continuar a usar os filtros tradicionais...
Quando vais fazer uma revisão o que é mais fácil?
A) Tirar um filtro e por outro, cobrar mão de obra e filtro novo
B) Tirar o filtro, lavar e deixar secar, depois lubrificar e voltar a colocar na caixa.
É normal sendo o que tu tinhas uma fossa e o k&n ser de qualidade...
mas olha que nao é assim em todos os carros...
o meu faz recuperaçoes muito melhor com o filtro de origem... com o k&n faz 20s dos 60kmh aos 80kmh em 5ª
e com o de origem faz 11s...a minha 4ª com k&n nao cortava e ia ali sem evoluir a 175kmh e com o filtro de origem corta aos 180kmh 6500rpm...
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acho que vou ja mandar um mail ao pessoal da competição....que anda a usar os filtros errados [}]
grandes recuperaçoes que se faz nas competiçoes...
e carros de 300cvs nao tem problemas em keimar na boa...
agora um 1.4 de 75cvs,no meu caso abafava mesmo...
tou a falar por experiencia e nao dos amigos dos meus amigos...
oh xcuz, mas vê lá uma coisa..........tás me a dizer que com o filtro passaste de uma recuperação de 20 segundos para uma de 11segundos nas mesmas condições???
É normal sendo o que tu tinhas uma fossa e o k&n ser de qualidade...
mas olha que nao é assim em todos os carros...
o meu faz recuperaçoes muito melhor com o filtro de origem... com o k&n faz 20s dos 60kmh aos 80kmh em 5ª
e com o de origem faz 11s...a minha 4ª com k&n nao cortava e ia ali sem evoluir a 175kmh e com o filtro de origem corta aos 180kmh 6500rpm...
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acho que vou ja mandar um mail ao pessoal da competição....que anda a usar os filtros errados [}]
grandes recuperaçoes que se faz nas competiçoes...
e carros de 300cvs nao tem problemas em keimar na boa...
agora um 1.4 de 75cvs,no meu caso abafava mesmo...
tou a falar por experiencia e nao dos amigos dos meus amigos...
oh xcuz, mas vê lá uma coisa..........tás me a dizer que com o filtro passaste de uma recuperação de 20 segundos para uma de 11segundos nas mesmas condições???
sim tou...
a minha 4ª é que da velocidade maxima,em 5ª o carro desce de 180 pa 170 =(...
ou seja é muito "grande" mesmo,a caixa tá mal escalonada...
e em 5ª demorei 20s a fazer 60-80kmh
e no mesmo sitio com o de origem fiz 11s...
por exemplo em 3ª a 60kmh o carro evolui melhor com o de origem...
o carro abafava com o k&n...
atençao que meter 2ª e puxar paí a 60\70kmh o carro com k&n tinha mais força,mas recuperaçoes e abaixo das 2000\2500rpm o carro nao puxava logo...
é um 1.4 motor opel rei...com 75cvs...
por exemplo numa nubira la da rua puseram um k&n mas maior que o normal conico tb,mas mais "redondo",tava num VTi '93,e a nubira tem motor 1.6 106cvs,e em recta dava 170kmh =( abafava...
tive um amigo meu que tinha um filtro cónico Green e dizia que conseguia melhores arranques mas tinha menos velocidade de ponta.
o problema deve ser geral:não se pode ter tudo:D
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