Boas!!!
Pessoal, o meu novo automóvel é um Skoda Octávia TDI 110cv de 1999 (comprado no concessionário e com todas as revisões feitinhas na marca...Quem mo vendeu foi uma pessoa de inteira confiança, pois é meu familiar)...Troquei-o pelo meu velhinho e lindo CITROÊN AX GTI...[8]
Logicamente que o Octávia não tem o arranque explosivo do AX GTI...
Gostaria que o meu "novo diesel" tivesse um pouco mais de vivacidade...Ora não querendo eu recorrer a Ships ou Repros (com medo de dar cabo do motor), será k com a adopção de um bom "FILTRO DE AR" faria com que as "Performances" melhorassem substâncialmente? E qual o seu preço? [:X]
Agradeço a opinião de quem já tenha experiência nestas "andanças"...
Obrigado! ;)
qualquer alteraçao que faças, até um mero filtro, está a por em maior risco a integridade do motor.
é errado pensar que por ser chip (ou barco, como lhe chamas:D) vai estragar mais.
o que é bem feito nao estraga. o que é mal feito, estraga. até um mero filtro!
o problema é que muitas das alteraçoes que por ai andam, principalmente chips, sao feitas por quem tem como primeira prioridade a moda: potencia, binario, fama, etc.
quem percebe do assunto normalmente nao tem fama nos "circulos" mais comuns. nem boa nem má, não tem. tem fama noutros meios...
Eu pessoalmente não aconselho muito esses filtros xpto se a fiabilidade for prioridade, por um motivo muito lógico se o filtro te deixa admitir mais ar na admissão logo em principio admitirá mais impurezas, ainda por cima dizem que são laváveis :S eu não confio agora admito que exista quem tenha opiniões contrarias mas era coisa que dificilmente faria num carro meu...
Já respondi a um tópico destes ( http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=91500 ) e a minha opinião mantém-se:
O filtro melhora mas não faz milagres e aconselho-te a seres tu a fazer a sua manutensão.
Tenho uma box no meu 1.6TDCI e estou muitíssimo satisfeito...recomendo vivamente.Se optares por uma, exige garantia e pede para fazer um « teste drive ».
Um filtro tipo os K&N, para aplicar na caixa do original, é uma boa aposta se a sua manutenção for cuidada, i.e., se houver cuidado com a sua limpeza.
Poderás notar uma melhoria na resposta do motor, e um motor mais cheio a altas rotações, mas nada de especial.
Quanto à continuidade da fiabilidade do motor, não é posta em causa, pelo contrário, o motor agradece, mas é necessário ter em atenção a devida manutenção do filtro.
Tenho uma Punto TD com cerca de 340 000kms e apliquei um filtro destes à mais de 100 000kms. Até ao momento estou muito satisfeito.
Podem-me perguntar, se estes filtros são tão bons porque razão não equipam os automóveis logo de origem e eu tenho uma resposta muito simples e facilmente compreensível: por causa da manutenção.
Regra geral, as pessoas são descuidadas na manutenção dos seus veículos e os filtros de papel duram mais porque não tapam tão facilmente, só que não têm recuperação, têm que ir para o lixo. Ora, os filtros tipo K&N tapam mais depressa devido à capacidade superior de retenção de particulas, o que obriga a uma manutenção mais cuidada.
Espero ter-me feito entender ;).
Boas,
Os filtros de ar não originais nos TDI´s podem danificar o MAF.
Além disso, quase que não irias notar diferenças no rendimento antes e após a instalação.
Podes no entanto fazer outra alteração para melhorar o caudal/qualidade do ar para no motor. Através da anulação mecânica ou electrónica da válvula EGR, conseguirias introduzir "melhor" ar e logo melhorar a performance do motor e a sua longevidade. Sentirias algumas diferenças especialmente em baixas.
Se não souberes: Válvula EGR - é uma válvula de recirculação de gases previamente queimados que volta a entrar no circuito de admissão. Por ser um ar mais saturado, a mistura ar/combustível irá ser menos rica.
A EGR tem um funcionamento inversamente proporcional à rotação do motor: ao ralentim trabalha em máximo em carga máxima, por naturais necessidades de mais ar, trabalho mínimo/nulo.
Existem relatos de aumentos de consumo após anulação da válvula EGR e de um fumo mais preto a ser expelido pelo escape.
Agora se queres um aumento de potência a sério - reprogramação equilibrada e em consonância com o hardware, km´s e utilização que gostas de fazer.
Boas,
Os filtros de ar não originais nos TDI´s podem danificar o MAF.
Além disso, quase que não irias notar diferenças no rendimento antes e após a instalação.
Podes no entanto fazer outra alteração para melhorar o caudal/qualidade do ar para no motor. Através da anulação mecânica ou electrónica da válvula EGR, conseguirias introduzir "melhor" ar e logo melhorar a performance do motor e a sua longevidade. Sentirias algumas diferenças especialmente em baixas.
Se não souberes: Válvula EGR - é uma válvula de recirculação de gases previamente queimados que volta a entrar no circuito de admissão. Por ser um ar mais saturado, a mistura ar/combustível irá ser menos rica.
A EGR tem um funcionamento inversamente proporcional à rotação do motor: ao ralentim trabalha em máximo em carga máxima, por naturais necessidades de mais ar, trabalho mínimo/nulo.
Existem relatos de aumentos de consumo após anulação da válvula EGR e de um fumo mais preto a ser expelido pelo escape.
Agora se queres um aumento de potência a sério - reprogramação equilibrada e em consonância com o hardware, km´s e utilização que gostas de fazer.
Cumps
Invisible
Errado... a EGR está fechada quando o acelerador está pressionado a fundo pelo que forçar o fecho da EGR não melhora as performances de um carro, piorando as emissões de gases poluentes.
Boas,
Os filtros de ar não originais nos TDI´s podem danificar o MAF.
Além disso, quase que não irias notar diferenças no rendimento antes e após a instalação.
Podes no entanto fazer outra alteração para melhorar o caudal/qualidade do ar para no motor. Através da anulação mecânica ou electrónica da válvula EGR, conseguirias introduzir "melhor" ar e logo melhorar a performance do motor e a sua longevidade. Sentirias algumas diferenças especialmente em baixas.
Se não souberes: Válvula EGR - é uma válvula de recirculação de gases previamente queimados que volta a entrar no circuito de admissão. Por ser um ar mais saturado, a mistura ar/combustível irá ser menos rica.
A EGR tem um funcionamento inversamente proporcional à rotação do motor: ao ralentim trabalha em máximo em carga máxima, por naturais necessidades de mais ar, trabalho mínimo/nulo.
Existem relatos de aumentos de consumo após anulação da válvula EGR e de um fumo mais preto a ser expelido pelo escape.
Agora se queres um aumento de potência a sério - reprogramação equilibrada e em consonância com o hardware, km´s e utilização que gostas de fazer.
Cumps
Invisible
Errado... a EGR está fechada quando o acelerador está pressionado a fundo pelo que forçar o fecho da EGR não melhora as performances de um carro, piorando as emissões de gases poluentes.
Qual é o interesse de medir performances se não estiveres com o acelerador no fundo? Se ele não andar com prego a fundo e quiser que o carro ande mais, então carrega mais... [}]
Bom...Pelas vossas sugestões (ás quais eu vos agradeço), a adopção de um novo "Filtro de Ar" é dinhe$ro deitado ao lixo né...
E que o melhor seria submter o motor a uma REPRO (que sinceramente não sei mt bem o que é, sou um leigo nessas coisas)... [8]
Um nosso amigo ha pouco sugeriu fazer uma "REPRO levezinha" numa boa casa k elevaria o motor sem problemas a uns espetaculares 140Cv...
Existe de facto uma conceituada casa a poucos kms de minha casa (a LUSO-DIESEL DE PAREDES)...
Ora o meu carro está aparentemente mecânicamente impecável (visto ter as revisões todinhas feitas na marca) né...Mas ele já tem 160 mil e tal kms...Não será arriscado? (Confesso ter muito medo como devem compreender, porque o carro tem garantia)...
Ah! Convém dizer-vos que não sou pessoa de andar sempre de prego a fundo!!! Muito pelo contrário! Até costumo andar bem "nas calmas" só "estico" o carro quando as circunstâncias assim o exigem... :D
Será essa tal "REPRO levezinha" uma boa opção?
Normalmente, essas casas costumam dar garantia?
Quanto custará fazer uma tal "REPRO levezinha" $$$?
Agradeço as vossas mais sinceras sugestões...
Muito Obrigado! ;)
Eu tenho 140cvs ( de origem são 110 )no motor da CMax, á custa duma box adicional e de um filtro de caixa K&N e gastei cerca de 400 Euros !
Ah, mantenho a garantia !
Se precisares de mais pormenores diz, até porque a box foi montada numa Oficina em Paredes...
SANSONIX7, já vi que és de cá da minha zona, fixe... [:X]
Sou novo neste forum (por isso não sei mt bem manuseá-lo lá mt bem)...Aparece no "mirc" para falarmos, pode ser?
SANSONIX7 diz-me o teu nick e em que canal queres conversar um bocadinho ácerca dessa Box ok...
Obrigadão! ;)
SANSONIX7, já vi que és de cá da minha zona, fixe... [:X]
Sou novo neste forum (por isso não sei mt bem manuseá-lo lá mt bem)...Aparece no "mirc" para falarmos, pode ser?
SANSONIX7 diz-me o teu nick e em que canal queres conversar um bocadinho ácerca dessa Box ok...
Obrigadão! ;)
Bom...Pelas vossas sugestões (ás quais eu vos agradeço), a adopção de um novo "Filtro de Ar" é dinhe$ro deitado ao lixo né
Dinheiro deitado ao lixo não é, provavelmente vais poupar nas revisões porque o filtro passa a ser lavável e não descartável, mas tens mesmo de te lembrar de o manter.
Agora se a espectativa é aumentar a potência, então esquece.
Quanto à reprogramação, dificilmente conseguirás uma garantia, mas mesmo com os quilómetros do teu carro, se for feito num local com provas dadas, e se explicares os teus objectivos, que é um pouco mais de potencia sem perca significativa de fiabilidade, és capaz de ter bons resultados.
Qual é o interesse de medir performances se não estiveres com o acelerador no fundo? Se ele não andar com prego a fundo e quiser que o carro ande mais, então carrega mais... [}]
Sansoni7 ? Deixaste msg no "PM" ...que significa essa sígla? P´ró Mail? lol Explica melhor ok.... [8]
Força ppl! Tou a curtir as vossas opiniões...Continuem!
Obrigadão! ;)
Posso garantir-te que era da opinião que a simples mudança
de filtro não trazia ganhos consideráveis até ter avançado
para a mudança e substituição do filtro de origem por um da
K&N. A diferença foi evidentemente notória do dia para a noite.
O carro parece outro.
Cumpts.
Sansoni7 ? Deixaste msg no "PM" ...que significa essa sígla? P´ró Mail? lol Explica melhor ok.... [8]
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Obrigadão! ;)
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