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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

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    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Aumentos em lubrificantes? Estou chocado.


    [emoji23]
    Há aumentos em tudo.

    Mas aumentos de 50% não são justificáveis, são "já agora".

    Comentário


      Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
      A loja onde habitualmente compro o Wolf sofreu um aumento brutal!
      Antigamente 26€ chegavam para os 5l, e agora, passou para 38€


      E não gosto do comportamento do 3000AV.

      Se o carro estiver parado 2/3 dias, quando o meto a trabalhar, oiço logo o motor mais áspero.

      Vai voltar para o que estava.



      Pois, aumentou um bom bocado.

      Mas infelizmente é transversal a tudo... temos tudo mais caro.

      Comentário


        Agora com a guerra e a inflação até pode haver razão para aumentos, mas houve quem andasse a meter a mão no bolso das pessoas sem justificação, pois isto dos aumentos não é de agora

        Comentário


          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
          Agora com a guerra e a inflação até pode haver razão para aumentos, mas houve quem andasse a meter a mão no bolso das pessoas sem justificação, pois isto dos aumentos não é de agora


          Pois não é...

          Os aumentos já vinham do Covid... mas juntou-se logo de seguida a guerra e inflação.

          Comentário


            Mazda 2 (2012) 1.3 gasolina (82cv), 75W80 API GL4 é indicado para caixa?

            Comentário


              Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
              Mazda 2 (2012) 1.3 gasolina (82cv), 75W80 API GL4 é indicado para caixa?


              Sim.

              Comentário


                Fica só como curiosidade para ver as diferenças e do que muitas vezes referimos por cá.

                Ainda que não inclua viscosidade habituais usadas em terras "europeias", fica a ideia:



                Comentário


                  Aprovações OEM - Óleo de Motor Ligeiros

                  • Início
                  • Aprovações OEM - Óleo de Motor Ligeiros





                  BMW / MINI / ROLLS ROYCE

                  BMW SPECIAL OILS Aprovação para motores a gasolina e diesel anteriores a 1998.

                  BMW LONGLIFE-98 Aprovação para motores a gasolina e diesel a partir de 1998 até dezembro de 2006. Base ACEA A3/B3.

                  BMW LONGLIFE-01 Aprovação para motores a gasolina e diesel a partir de setembro de 2001. Base ACEA A3/B4.

                  BMW LONGLIFE-01 FE Aprovação para motores a gasolina a partir de 2001. Propriedades de economia de combustível. Indicado para o sistema BMW Valvetronic.

                  BMW LONGLIFE-04 Aprovação para motores a gasolina e diesel a parti de de 2004 e em diante com intervalos de mudança de óleo alargados, equipados com sistemas pós tratamento de gases de escape sejam catalisadores e/ou filtro de partículas a diesel. Base ACEA C3.

                  BMW LONGLIFE-12 Aprovação para alguns motores a gasolina e para os motores diesel Nx7K1, Nx7U1 e Nx7O1 a partir de 2013. Não recomendado para motores com 2 ou 3 turbos. Base ACEA C2. Não é compatível com aprovações anteriores.

                  BMW LONGLIFE-14+ Aprovação para motores a gasolina N20 e Bx8 a partir de 2014, apenas. Proibido o seu uso em motores a diesel. Base ACEA A1/B1´substituída pela ACEA A5/B5. Não é compatível com aprovações anteriores.

                  BMW LONGLIFE-17 FE Aprovação para motores com e sem GPF ou DPF baseada na ACEA C5. Viscosidade 0W20. Base ACEA C2. Não é compatível com aprovações anteriores.


                  FIAT / ABARTH / ALFA ROMEO / LANCIA / FERRARI / MASERATI / CHRYSLER / JEEP / DODGE

                  9.55535-D2 Aprovação para motores a diesel, base ACEA B3. Viscosidade 10W40 e 15W40.

                  9.55535-G1 Aprovação para motores a gasolina com propriedades de economia de combustível com base ACEA A3/B4. Viscosidade 0W30 e 5W30.

                  9.55535-G2 Aprovação para motores a gasolina standard com base ACEA A3. Viscosidade 10W40 e 15W40.

                  9.55535-H2 Aprovação para motores a gasolina de alta performance com intervalo de manutenção alargado. Viscosidade 5W40. Base ACEA A3.
                  9.55535-H3 Aprovação para motores a gasolina, base ACEA A3 especialmente indicado em motores ABARTH. Viscosidade 10W60.

                  9.55535-M2 Aprovação para motores a gasolina e diesel com intervalos alargados, base ACEA A3/B4. VIscosidade 0W40 e 5W40.

                  9.55535-N2 Aprovação para motores a gasolina e diesel turbo alimentados com intervalos alargados, base ACEA A3/B4. Viscosidade 5W40.

                  9.55535-S1 Aprovação para motores a gasolina e diesel com tratamento de gases de escape. Economia de combustível e intervalos de manutenção alargados. HTHS 2.9 - 3.5 mPas. Base ACEA C1/C2. Viscosidade 5W30.

                  9.55535-S2 Aprovação para motores a gasolina e diesel com tratamento de gases de escape. Economia de combustível e intervalos de manutenção alargados. Base ACEA C3. Viscosidade 5W40.

                  9.55535-GS1 Aprovação para motores a gasolina com base na especificação ACEA C2, mid-SAPS, de viscosidade 0W30.

                  9.55535-DS1 Aprovação para motores a diesel com base na especificação ACEA C2, mid-SAPS, de viscosidade 0W30.

                  9.55535-Z2 Aprovação para motores de alta performance a gasolina e diesel com intervalos de manutenção alargados. Base ACEA C3. Viscosidade 0W40 ou 5W40.
                  9.55535-CR1 Aprovação para motores a gasolina com base na ILSAC GF-5 ou API SN. Viscosidade 5W20.

                  FORD

                  M2C 912-A1 Aprovação para motores a gasolina e a diesel, excepto 1.9 TDI (FORD GALAXY) e 1.4 TDCI (FORD FIESTA).

                  M2C 913-A
                  Aprovação para motores a gasolina e a diesel lançados no mercado europeu. Tem por base a especificação ILSAC GF-2 e GF-3 e a ACEA A1-98 e B1-98 assim como requisitos adicionais da FORD. Substituída pela MC2 913-B.
                  M2C 913-B Aprovação para motores a gasolina e a diesel lançados no mercado europeu. Tem por base a especificação ILSAC GF-2 e GF-3 e a ACEA A1-98 e B1-98 assim como requisitos adicionais da FORD. Substituída pela MC2 913-C.
                  M2C 913-C Aprovação totalmente compatível com a anterior para motores de todos os veículos que exijam a 913-B ou A. Eficiência de combustível adicional. Resistência adicional ao bio-diesel.
                  M2C 913-D Aprovação para motores diesel, compatível com as aprovações anteriores (A, B e C), introduzida em 2012, especialmente os 2.2L – “Diesel Duratorq”- TDCI que equipam a FORD TRANSIT 2012.75 (Abril de 2012 em diante) e FORD RANGER. Excepto modelo FORD KA 2009 (agosto de 2008 em diante), FORD GALAXY 1995 (de fevereiro de 1995 a março de 2000) e FORD GALAXY 2000.75 (de abril de 2000 a fevereiro de 2006 com motor diesel 1.9L.) Os lubrificantes com esta aprovação suportam intervalos de manutenção alargados e estão preparados para serem usados juntamente com combustíveis biodiesel e com alto teor de enxofre.

                  M2C 917-A Aprovação em tudo semelhante à aprovação VW 505.01 cumprindo a ACEA A3/B4/C3. Para motores a gasolina da série do FORD KA e diesel das séries 1.9 TDI GALAXY.
                  M2C 917-D Aprovação para motores diesel sem DPF e com requisitos de economia de combustível.
                  M2C 925-A Aprovação para motores a gasolina e diesel. Utilizado nos modelos JAGUAR e LANDROVER. Equivalente à ACEA A1/B1, ACEA A5/B5 e ILSAC GF-3.

                  M2C 925-B Aprovação para motores a gasolina e diesel excepto as séries FORD KA. Graduação de viscosidade SAE 5W-20. Cumpre a ACEA A5/5. Pode ser utilizada a M2C 913-B em alternativa com SAE 5W30.

                  M2C 934-A Aprovação para motores diesel com DPF cumprindo a ACEA C1.

                  M2C 934-B Aprovação para motores diesel com DPF cumprindo a ACEA C1.

                  M2C 937-A Aprovação para motores utilizados no FORD FOCUS RS. Graduação de viscosidade SAE 0W40.

                  M2C 948-B Aprovação para motores 1.0L e 1.6L EcoBoost R. (excepto FORD KA, FOCUS ST e FOCUS RS). Supera a aprovação M2C 913-C. Tem por base a ACEA C2.

                  M2C 950-A Aprovação para motores utilizados no FORD FOCUS diesel 2.0L a partir de setembro 2014 e FORD MONDEO diesel 2.0L a partir de 2015 com uma viscosidade 0W30. Baseado na ACEA C2.


                  JAGUAR LAND ROVER

                  STJLR.03.5003 Aprovação idêntica à FORD M2C 913-D. Viscosidade SAE 5W30.

                  STJLR.03.5004 Aprovação idêntica à FORD M2C 925-B. Viscosidade SAE 5W20.

                  STJLR.03.5005 Aprovação idêntica à FORD M2C 934-B. Viscosidade SAE 5W30.

                  STJLR.03.5007 Aprovação idêntica à FORD M2C 950-A. Viscosidade SAE 0W30.

                  STJLR.51.5122 Aprovação específica JAGUAR LAND ROVER. Viscosidade SAE 0W20.


                  MERCEDES-BENZ / SMART / MAYBACH

                  MB-APPROVAL 226.5 Aprovação para motores a gasolina de 4 cilindros baseados na tecnologia RENAULT. Cumpre a especificação ACEA A3/B4. É equivalente à RN0700.

                  MB-APPROVAL 226.51 Aprovação para motores diesel OM 607 baseados em tecnologia RENAULT com filtro de partículas. Cumpre a ACEA C4. É equivalente à RN0720.

                  MB-APPROVAL 229.1 Aprovação para motores a gasolina e a diesel. Mais exigente que a ACEA A2-96 / A3-96 e B2-96 / B3-96.

                  MB-APPROVAL 229.3 Aprovação igual à 229.1, mas com intervalos de mudança de óleo alargados. (15.000km a 20.000km)

                  MB-APPROVAL 229.31 Aprovação igual à 229.3 mas para veículos equipados com filtros de partículas diesel.

                  MB-APPROVAL 229.5 Aprovação para motor de veículos com intervalos de mudança de óleo alargados (20.000km a 25.000km) e baixas emissões de partículas. Para veículos depois do ano 2002 e com indicador de serviço.

                  MB-APPROVAL 229.51 Aprovação igual à 229.51 mas para veículos equipados com filtros de partículas diesel e intervalos de mudança de óleo alargados.

                  MB-APPROVAL 229.52 Aprovação para motores BlueTec (OM642 com norma de emissões EURO VI). Alta exigência na estabilidade à oxidação e economia de combustível. Compatível com a anterior aprovação 229.51.

                  MB-APPROVAL 229.6 Aprovação para motores M270, M274 e M276 exclusivamente a gasolina. Melhoria de eficiência e maior economia de combustível. Base ACEA A5/B5. Esta especificação NÃO É COMPATÍVEL com as especificações anteriores.

                  MB-APPROVAL 229.71 Aprovação exclusivamente para motores a diesel OM654 com filtro de partículas nos modelos fabricados a partir de 2016. Maior eficiência de combustível, redução nas emissões de CO2. HTHS 2.6 a 2.9 cPas. Base ACEA C5. Esta especificação NÃO É COMPATÍVEL com as especificações anteriores. Viscosidade 0W20 e 5W20.


                  OPEL / SAAB / CHEVROLET

                  GM-LL-A-025 Aprovação para motores a gasolina, economia de combustível “Fuel Economy”. Intervalos de manutenção até 30 000km. Recomendado para veículos construídos antes de 2011.

                  GM-LL-B-025 Aprovação para motores a diesel, economia de combustível “Fuel Economy”. Intervalos de manutenção até 50 000km. Recomendado para veículos construídos antes de 2011.

                  dexos1™ Aprovação para motores a gasolina principalmente utilizados nos Estados Unidos da América e Canadá e motores FLEX na América Latina.

                  dexos2™ Aprovação para motores a gasolina e a diesel principalmente utilizados na Europa.

                  dexos1™ gen2 Aprovação para motores a gasolina. Protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (1200 rpm a 2700 rpm) (Low-Speed Pre-Ignition - LSPI) fenómeno em que a combustão do motor é feita fora de tempo.

                  OV 040 1547 Aprovação para motores a gasolina e diesel com reduzida viscosidade HTHS. Obrigatória para os motores LSQ, LWT, LE1, LE2 (MJ 2018 e seguintes), LFV (MJ 2018 e seguintes), LVL (apenas Euro 6D), LXO, LVM, LWQ, LWV, L3T e LXD.
                  PSA B71 2312 Aprovação para óleo de motor para todos os motores PSA "BlueHDi" equipados com SCR e AdBlue. Após aquisição pela PSA, indicado para motores a gasolina Euro 6 (p.ex. CORSA F).


                  PEUGEOT / CITRÖEN / DS AUTOMOBILES / OPEL / VAUXHALL

                  PSA B71 2290 Aprovação para óleo de motor com SAPS médio e baixo valor HTHS para veículos equipados com filtros de partículas. Para utilização em serviço de acordo com a ACEA C2, 5W30.

                  PSA B71 2294 / PSA B71 2300 Aprovação para óleo de base mineral com SAPS elevado, para motores com performance média de utilização em serviço (Nível 2 da PSA). De acordo com a ACEA A3/B3. SAE xW-40/50.

                  PSA B71 2296 Aprovação para óleo de motor com SAPS elevado para utilização em serviço de acordo com a ACEA A3/B4 ou A5/B5, no entanto também com mais baixo valor HTHS. SAE xW-30/40.

                  PSA B71 2297 Aprovação para óleo de motor com SAPS baixo para utilização em serviços de acordo com a ACEA C3. SAE xW-30/40.

                  PSA B71 2302 Aprovação para óleo de motor a gasolina para o mercado chinês e brasileiro.
                  PSA B71 2312 Aprovação para óleo de motor para todos os motores PSA "BlueHDi" equipados com SCR e AdBlue.

                  PSA B71 2010 Aprovação para óleo de motor com foco ainda mais concentrado na economia de combustível. Baseado na ACEA C5, SAE 0W20.


                  PORSCHE

                  A40 Aprovação para todos os motores PORSCHE a gasolina (Viscosidade 0W-40, 5W-40 e 5W50) e motores VW a gasolina sem serviço “Longlife”.

                  C30 Aprovação para todos os motores VW a gasolina com ou sem serviço “Longlife” e para todos os motores VW a diesel sendo idêntica à aprovação VW 504.00 / 507.00 . Viscosidade SAE 5W30.

                  C20 Aprovação em tudo idêntica à VW 508.00 / 509.00 . Estreada no PORSCHE MACAN R4. Excepto mercado chinês.

                  C40 Aprovação para óleo de motores a gasolina com filtro de partículas (GPF). Protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (Low-Speed Pre-Ignition - LSPI). Esta especificação NÃO É COMPATÍVEL com as especificações anteriores, portanto não as substitui. Viscosidade 0W40 e 5W40.

                  RENAULT / DACIA / NISSAN / SAMSUNG

                  RN0700 Aprovação para motores a gasolina atmosféricos. BAse ACEA A3/B4 ou A5/B5. Pode ser utilizado 5W30, 5W40 ou 10W40.

                  RN0710 Aprovação para motores diesel sem filtro de partículas e todos os motores a gasolina sobrealimentados. Base ACEA A3/B4 5W40.

                  RN0720 Aprovação para motores diesel dCi, equipados com filtro de partículas. Low SAPS. Bace ACEA C4 5W30 ou 5W40.
                  RN17 Aprovação para motores a gasolina sobrealimentados e com Filtro de Partículas (GPF) e diesel (atmosféricos e sobrealimentados) COM e SEM Filtro de Partículas (DPF) a partir de finais de 2018. É compatível com as aprovações RN700 e RN710. Não é compatível com a aprovação RN720. Base ACEA C3.
                  RN17 FE Aprovação para motores a gasolina e diesel sobrealimentados e com Filtro de Partículas (GPF ou DPF). Não é compatível nenhuma outra aprovação Renault (RN700, RN710, RN720, RN17, RN17 RSA). Economia de combustivel adicional até 3%. Base ACEA C5.
                  RN17 RSA Aprovação para motores a gasolina de alto rendimento Renault Sport e Renault Alpine.

                  VOLVO CARS

                  VCC RBS0-2AE Aprovação para óleo de motores a gasolina T5 (código de motor B42x) e a diesel D4 (código de motor D42x). Viscosidade SAE 0W20.


                  VW / SKODA / AUDI / SEAT / BENTLEY / LAMBORGHINI / BUGATTI

                  VW 500.00 Aprovação para óleo de motores a gasolina com a viscosidade 5W-X e 10W-X para motores construídos até 2000.

                  VW 501.01 Aprovação para óleo de alguns motores a gasolina.

                  VW 502.00 Aprovação para óleo, de baixa viscosidade, de motores a gasolina em condições de trabalho extremas. Não se aconselha o seu uso em intervalos de mudança variáveis. É a evolução das anteriores aprovações tornando desnecessária a sua referência.

                  VW 503.00 Aprovação para óleo de motores a gasolina com intervalos de mudança alargados (30.000km ou 2 anos) em veículos com o sistema WIV (serviço de extensão de intervalo). Supera os requisitos da aprovação 502.00.

                  VW 503.01 Aprovação específica para AUDI RS4, AUDI TT, AUDI S3, AUDI A8 6.0L V12 cujos modelos ultrapassam os 180cv com sistema WIV (serviço de extensão de intervalo até 30.000km ou 2 anos). Aprovação ultrapassada pela 504.00.

                  VW 504.00 Aprovação que substitui a 503.01 e a 503.00. Indicada para motores EURO IV. Base ACEA C3.

                  VW 505.00 Aprovação para óleo de motores a diesel com ou sem turbocompressor.

                  VW 505.01 Aprovação para óleo de motores a diesel com o sistema Injector-Bomba e para os motores V8 turbo com Commonrail com base na ACEA B4 5W40.

                  VW 506.00 Aprovação para óleo de motores diesel com intervalos de mudança de óleo ainda mais alargados (50.000km ou 2 anos). A mudança de óleo é indicada pelo indicador de serviço electrónico. HTHS 2,9 mPas com uma viscosidade 0W30.

                  VW 506.01 Aprovação para óleo de motores diesel especialmente desenvolvida para o sistema Injector-Bomba (PD) com intervalos de mudança de óleo mais alargados. (30.000km a 50.000km ou 2 anos). A mudança de óleo é indicada pelo indicador de serviço electrónico.

                  VW 507.00 Aprovação para óleo de motores diesel de emissões EURO IV a EURO VI com intervalo de mudança de óleo alargado e filtro de partículas. Também permite a utilização em veículos com o sistema Injector-Bomba (PD). Exclui-se o seu uso em motores V10, R5 e todos os veículos comerciais VW sem filtro de partículas cuja especificação correcta para estes casos é a 506.01. Base ACEA C3.

                  VW 508.00 Aprovação para óleo de motores a gasolina que requer um índice de viscosidade 0W20, desenvolvido para uma maior economia de combustível e com aditivos para o serviço alargado de mudança de óleo. Esta especificação NÃO É COMPATÍVEL com as especificações anteriores, portanto não as substitui. Desenvolvida para os motores 2.0L TFSI 187cv. Base ACEA C5.

                  VW 509.00 Aprovação para óleo de motores a diesel que requer um índice de viscosidade 0W20, desenvolvido para uma maior economia de combustível e com aditivos para o serviço alargado de mudança de óleo. Esta especificação NÃO É COMPATÍVEL com as especificações anteriores, portanto não as substitui. Desenvolvida para os motores 3.0L TDI CR 214cv. Base ACEA C5.
                  VW 511.00 Aprovação para óleo de motores a gasolina do grupo VW (Porsche, Lamborghini, Bentley) com filtro de partículas (GPF). Protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (Low-Speed Pre-Ignition - LSPI). Esta especificação NÃO É COMPATÍVEL com as especificações anteriores, portanto não as substitui. Viscosidade 0W40 e 5W40.
                  Actualizado a 2022.05.18







                  in: https://www.petromos.com/aprovacoes-...motor-ligeiros

                  Comentário


                    Excelente post, agora a titulo de curiosidade o meu fiesta usa norma Ford WSS-M2C948-B , mas quando vou a escolher tem oleos que é tambem compativel com STJLR.03.5004, ou seja são oleos pelo menos ACEA A1/B1 OU C5 , penso que a c5 seja a norma mais exigente de qualidade certo ?
                    Ou seja entre eu comprar um oleo xxxx 948-B ACEA C2 vs ACEA C5 é preferivel o c5 porque é de melhor qualidade certo ?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                      Excelente post, agora a titulo de curiosidade o meu fiesta usa norma Ford WSS-M2C948-B , mas quando vou a escolher tem oleos que é tambem compativel com STJLR.03.5004, ou seja são oleos pelo menos ACEA A1/B1 OU C5 , penso que a c5 seja a norma mais exigente de qualidade certo ?
                      Ou seja entre eu comprar um oleo xxxx 948-B ACEA C2 vs ACEA C5 é preferivel o c5 porque é de melhor qualidade certo ?

                      Para teres uma ideia...



                      https://www.oilclub.pl/index.php?thr...-30.804/page-2


                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                        Excelente post, agora a titulo de curiosidade o meu fiesta usa norma Ford WSS-M2C948-B , mas quando vou a escolher tem oleos que é tambem compativel com STJLR.03.5004, ou seja são oleos pelo menos ACEA A1/B1 OU C5 , penso que a c5 seja a norma mais exigente de qualidade certo ?
                        Ou seja entre eu comprar um oleo xxxx 948-B ACEA C2 vs ACEA C5 é preferivel o c5 porque é de melhor qualidade certo ?

                        Ou ainda:



                        Ferramenta de comparação de desempenho relativo para especificações do carro de passageiros - Aditivos de óleo do motor - The Lubrizol Corporation






                        Comentário


                          Bom dia Pessoal!

                          Está na altura de fazer a revisão ao meu W176 A180d de 2018... Como sempre vou fazer em casa, a única revisão que fez na Mercedes foi a primeira e de resto tenho sido sempre eu a fazer de 15000km em 15000km e desde aí que utilizo sempre o óleo Elf Full-Tech FE.

                          Queria vos perguntar a vossa opinião... mantenho o mesmo óleo? troco por outra marca? Acham que fiz uma boa escolha no óleo?

                          Pergunto isto porque onde compro normalmente as peças eles vendem óleo da marca Eurol e falaram me muito bem dele... não sei qual a vossa opinião? Conhecem ou fazia a troca?

                          Estou mais inclinado a manter o Elf e a experimentar o Eurol no outro carro cá de casa o Smart...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Goncelalo1 Ver Post
                            Bom dia Pessoal!

                            Está na altura de fazer a revisão ao meu W176 A180d de 2018... Como sempre vou fazer em casa, a única revisão que fez na Mercedes foi a primeira e de resto tenho sido sempre eu a fazer de 15000km em 15000km e desde aí que utilizo sempre o óleo Elf Full-Tech FE.

                            Queria vos perguntar a vossa opinião... mantenho o mesmo óleo? troco por outra marca? Acham que fiz uma boa escolha no óleo?

                            Pergunto isto porque onde compro normalmente as peças eles vendem óleo da marca Eurol e falaram me muito bem dele... não sei qual a vossa opinião? Conhecem ou fazia a troca?

                            Estou mais inclinado a manter o Elf e a experimentar o Eurol no outro carro cá de casa o Smart...


                            O ELF é uma boa opção, como outros que existem no mercado.

                            Tal como o EUROL, também é opção, desde que cumpra com a norma.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              O ELF é uma boa opção, como outros que existem no mercado.

                              Tal como o EUROL, também é opção, desde que cumpra com a norma.

                              O EUROL que é recomendado como mais aconselhado para o meu carro segundo a marca é o EUROL ELANCE 5W30 que tem como normas a MB 229.31, 229.51 e 229.52.

                              O ELF por exemplo cumpre a norma 226.51 que é a norma mercedes dedicada a carros com motores Renault.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Goncelalo1 Ver Post
                                O EUROL que é recomendado como mais aconselhado para o meu carro segundo a marca é o EUROL ELANCE 5W30 que tem como normas a MB 229.31, 229.51 e 229.52.

                                O ELF por exemplo cumpre a norma 226.51 que é a norma mercedes dedicada a carros com motores Renault.

                                Tens Eurol com a norma 226.51, por exemplo:


                                https://eurol.com/en/products/eurol-actence-5w-30/

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Tens Eurol com a norma 226.51, por exemplo:


                                  https://eurol.com/en/products/eurol-actence-5w-30/
                                  Sim esse também aparece como alternativa... Tem a norma 226.51 e a 229.51

                                  Mas é engraçado que no Computador de Bordo quando faço o reste ao service ele pergunta se utilizei o óleo com norma 229.31 mas no livro fala na 229.51

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Goncelalo1 Ver Post
                                    Sim esse também aparece como alternativa... Tem a norma 226.51 e a 229.51

                                    Mas é engraçado que no Computador de Bordo quando faço o reste ao service ele pergunta se utilizei o óleo com norma 229.31 mas no livro fala na 229.51


                                    Aquando do reset, dá para proceder à escolha entre um ou outro.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Aquando do reset, dá para proceder à escolha entre um ou outro.
                                      Olha não sabia! Quando fizer a revisão já vou ver isso. Agora a questão do óleo é que não sei mesmo o que faça... Se troco para o eurol se mantenho me fiel ao elf...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Goncelalo1 Ver Post
                                        Olha não sabia! Quando fizer a revisão já vou ver isso. Agora a questão do óleo é que não sei mesmo o que faça... Se troco para o eurol se mantenho me fiel ao elf...


                                        Se estás satisfeito com o ELF, é deixar estar. Só ficou "apontamento" que o EUROL irá cumprir em pleno na mesma.

                                        Comentário


                                          E voltou Wolf 5w40 para o GP. Pena o preço dos 38€ por 5l

                                          Motor suave, como novo.

                                          Não há qualquer ruído quando meto o carro a trabalhar após totalmente seco (vulgo 3 dias).

                                          Comentário


                                            As moléculas inteligentes dos óleos estão cada vez melhores e sufisticadas


                                            Estou a brincar ,até porque já usei Wolf e gostei bastante se não fosse o mobil esp ter um pouco mais de "ingredientes" essa era uma marca em que eu apostaria sem sombra de duvidas
                                            Editado pela última vez por celio; 06 July 2022, 04:54.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
                                              E voltou Wolf 5w40 para o GP. Pena o preço dos 38€ por 5l

                                              Motor suave, como novo.

                                              Não há qualquer ruído quando meto o carro a trabalhar após totalmente seco (vulgo 3 dias).


                                              Eu tenho "pena" que a WOLF/Champion não esteja mais amplamente disponível nas lojas. Tem bons produtos.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Eu tenho "pena" que a WOLF/Champion não esteja mais amplamente disponível nas lojas. Tem bons produtos.
                                                Idem!

                                                Têm um 5w50 para mota que aparenta ser um produto altamente!

                                                Comentário


                                                  Qual a norma e óleo que deve procurar para um motor 1.2 Puretech de 82 CV?

                                                  Obrigado.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por GreenArcher Ver Post
                                                    Qual a norma e óleo que deve procurar para um motor 1.2 Puretech de 82 CV?

                                                    Obrigado.
                                                    0w30 PSA B71 2312.

                                                    0W20 PSA B71 2110 se tiver GFAP.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por GreenArcher Ver Post
                                                      Qual a norma e óleo que deve procurar para um motor 1.2 Puretech de 82 CV?

                                                      Obrigado.
                                                      Também pode usar o dexos 1 gen 2 5w30 se for um Opel.

                                                      Comentário


                                                        Obrigado a ambos.

                                                        Comentário


                                                          Isto é tudo estranho porque o castrol usado pela ford nao tem norma acea , so tem api e pn e nao encontrei em lado nenhum

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                                                            Isto é tudo estranho porque o castrol usado pela ford nao tem norma acea , so tem api e pn e nao encontrei em lado nenhum


                                                            Tu é que fizeste a menção do ACEA C2 e C5... apenas coloquei para veres que não são bem iguais.
                                                            Editado pela última vez por nto; 07 July 2022, 10:18.

                                                            Comentário


                                                              Bom dia
                                                              Renault clio dci 05/2009 (SEM FAP) leva óleo com norma RN710 ou RN720?
                                                              Comprei agora e o anterior dono não tinha livro de instruções.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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