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Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008
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Originalmente Colocado por - Ver PostEdit: Já vi que sim...
Que tal fazer uma lista das entidades que estão autorizadas a fazer isto conforme o DL?
para não falar que se quiser legalizá-las nem os centros de inspecção, nem a dgv sabem o que fazer.....impossivel para já a legalização.
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Poste qual o €???
Paulo,
São 200€ aprox. para os 5 vidros (óculo traseiro, laterais e portas traseiras)...
Depois são mais 90 e tal euros para a inspecção B (para já porque daqui a algum tempo serão 20 e poucos euros...) e mais algum para o averbamento no DUA...
Enfim, a pensar bem estou a achar muito dinheiro para ficar com vidros mais escuros atrás...é certo que fica mais giro e que diminui a temperatura no interior mas...mas....tenho que pensar bem nisto!
Um abraço,
JC_STILO
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MUITO IMPORTANTE
Para quem tem películas:
"Está em vigor" a campanha dos 250€. Desde o início do ano até ao momento, já foram apreendidos muitos carros, aplicadas MUITAS mais multas no valor de 250€, pelo facto de terem películas.
A pessoa que montou as minhas, nestes últimos dias, em vez de montar películas, retirou-as de 43!!! automóveis.
A tal inspecção B obrigatória para averbamento, não existe, ie, até à data de ontem, não existe nenhum centro de inspecção autorizado para averbamento das mesmas.
O conselho do momento, dado pelos profissionais do ramo é: retirem-nas.
Neste país infelizmente as coisas funcionam assim, tinha sido "bom de mais" tamanha abertura para a mudança da lei.
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É mesmo muito engraçado. Estava bom de mais para ser verdade. Tinham que complicar as coisas. Poderiam começar a multar com 250 euros depois de estar tudo resolvido e as pessoas terem como andar de maneira legal. Sem falar, que soube de fonte segura, que nessa fase de transição os centros de inspeção periodica tem ordem para passarem os carros que possuam peliculas, o que é uma coisa sem logica tendo em conta que nos multam em 250 euros. Estima-se cerca de 1 mes para que saia a resolução e finalmente fique tudo Ok.
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Nada de novidades e se calhar nem as vamos ter brevemente.
Aguarda uns tempos, até que haja alguma luz ao fundo do túnel.
Telefonei para o Laboratório de Tecnologia Automóvel e confirmaram-me que tinha saído a legislação, mas a regulamentação não, ao bom estilo tuga.
Ou seja, já se pode efectivamente montar as tais películas homologadas, com a gravação da homologação feita a laser na própria película, de x em x espaço, mas depois não há como averbá-las no livrete, porque simplesmente ainda não existem centros de inspecção com autoridade para tal. Até dia 31 de Dezembro a multa por ter películas era de 30 a 150€ (cobrada pelo mínimo), agora é de 250€ com direito a possível apreensão do veículo.
Em Lisboa recomendava-te, no Porto não conheço nada.
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Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver PostValdemar películas, em Linda-a-Velha.
Se quiseres o num tlm passo-to por PM.
Sim, aconselho-te a esperar.
Presumo que tenhas experiência com eles, são pessoas honestas? Fazem um bom trabalho com cuidado?
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Segundo o IMTT essa regulamentação vai levar cerca de um mês para sair.Quanto ao número de homologação ainda não esta muito claro se será realmente o numero de homologação normal ou se terá que ser um numero fornecido pelo IMTT (salvo erro). Isso da gravação ser de X em X cm é mesmo muito chato para trabalhar, mas por enquanto a lei não especifica como devem ser feitas as gravações, apenas dizem que tem que ser de maneira indelevel, ou seja, que não possa ser apagada. Para esse efeito existem as chancelas que marcam em relevo, podendo ser utilizadas no momento da aplicação, evitando que se perca material.Em Lisboa tão bem servidos com o Valdemar, no norte tem a minha (do meu pai na verdade ). Acho que não fiz publicidade ao falar isso, mas se entenderem como publicidade por favor, podem editar.
Oque acho uma palhaçada é facto de andarem a multar em 250 euros sem ainda termos oportunidade de andarmos legais, que multem em 250 euros quem andar fora da regulamentação quando ja estiver tudo certo.Mas é sempre assim, a puxar para o lado deles e sem atitudes logicas.
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Originalmente Colocado por rafaelbr Ver PostSegundo o IMTT essa regulamentação vai levar cerca de um mês para sair.Quanto ao número de homologação ainda não esta muito claro se será realmente o numero de homologação normal ou se terá que ser um numero fornecido pelo IMTT (salvo erro). Isso da gravação ser de X em X cm é mesmo muito chato para trabalhar, mas por enquanto a lei não especifica como devem ser feitas as gravações, apenas dizem que tem que ser de maneira indelevel, ou seja, que não possa ser apagada. Para esse efeito existem as chancelas que marcam em relevo, podendo ser utilizadas no momento da aplicação, evitando que se perca material.Em Lisboa tão bem servidos com o Valdemar, no norte tem a minha (do meu pai na verdade ). Acho que não fiz publicidade ao falar isso, mas se entenderem como publicidade por favor, podem editar.
Oque acho uma palhaçada é facto de andarem a multar em 250 euros sem ainda termos oportunidade de andarmos legais, que multem em 250 euros quem andar fora da regulamentação quando ja estiver tudo certo.Mas é sempre assim, a puxar para o lado deles e sem atitudes logicas.
onde á a tua?
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Speedy
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Ja agora aproveito para deixar aqui um mail que recebi em resposta a umas perguntas a um agente autorizado .
"
Boa tarde Sr. *********,
Como Agente Autorizado da Sotérmica – LLUMAR- na zona do Algarve - Faro, ou seja mais perto de sua zona, foi-nos reencaminhado o seu e-mail para facilitar futuros contactos e serviços.
Vou tentar ser o mais clara possível na tentativa de esclarecer todas as suas dúvidas por sim colocadas.
Em relação aos limites legais da película é o seguinte:
ü O Factor de transmissão tem que ser igual ou superior a 75% no pára-brisas e 70% nos vidros à frente do pilar B, do pilar B para trás (do condutor para trás) pode ser qualquer %, logo poderei dizer que a única película legal para o pára-brisas e vidros à frente do pilar B é a Safety Film, que é uma película de segurança.
Em relação ao processo de legalização é o seguinte:
ü Depois de aplicada a película nós, Termolight, passamos ao cliente um Certificado de Instalação que serve para apresentar no Centro de Inspecção Automóvel( inspecção B) para que este, depois de inspeccionar a película e se certificar que está tudo correcto, carimbe e assine.
ü Com o Certificado de Instalação devidamente carimbado e assinado dirigimo-nos à DGV para proceder ao pedido de averbamento da alteração de característica, que é a aplicação da película.
Mas neste momento há uma enorme lacuna que não nos deixa avançar com este processo que é o facto dos centros de inspecção automóvel(inspecção B) ainda não estarem aptos para realizar a inspecção às películas. O problemas está a ser resolvido, e esperamos que para muito breve( fim do mês de Janeiro) já esteja tudo a funcionar a 100%.
Para qualquer outro esclarecimento adicional não hesite em nos contactar.
Atentamente,
Sandra Moreira."
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver PostDesculpa? Para quem não tem a sorte de ter carros com os vidros fumados de origem como o teu GTC, é útil. O GTC tem os vidros fumados, quanto a mim, na percentagem certa. Querias mais?
(isto para o caso de estares a confundir com os veiculos que trazem os vidros traseiros escurecidos de origem)
Não queria, como até tenho..
Tenho pelicula (nivel 2 / 35%) ou seja a 2ª mais clarinha.
A nivel 1 é tão clara que nem vale a pena por e deve rondar prai os 50%
Agora imagina 70% é o vidro completamente normal.Editado pela última vez por waxo; 17 January 2008, 11:09.
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Originalmente Colocado por waxo Ver PostMas o GTC não tras vidros escurecidos, nem tem sequer isso como opção!
(isto para o caso de estares a confundir com os veiculos que trazem os vidros traseiros escurecidos de origem)
Não queria, como até tenho..
Tenho pelicula (nivel 2 / 35%) ou seja a 2ª mais clarinha.
A nivel 1 é tão clara que nem vale a pena por e deve rondar prai os 50%
Agora imagina 70% é o vidro completamente normal.
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Atrás é mais à vontade. Os da frente (laterais) são 70% de luz transmitida!! ou seja 30% de ''escurecimento... É praticamente igual aos vidros de origem. Dá apenas um leve tôm.
Mas é preciso lembrar que a maior parte dos carros hoje em dia já vem de fabrica com uma pequena % de escurecimento!! Por isso, 30% a somar ao que já têm, nem deve ficar nada mal. Não fica aquele vidro escuro, mas fica com um tom mais interessante.
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Originalmente Colocado por foo Ver PostCalma, mas os valroes que eles dão não são mais ao contrário? Se tens pelicula nivel 2, escure em 35%, ou seja deixa passar 65% de luz, ou não? Portanto essa pelicula seria legal para as laterais da frente.
Apenas acrescento ao leve tom que ele falou, um 'muito' leve tom.
Para se ter uma melhor percepção da percentagem que será legal (70%),
os vidros escurecidos atrás que vêm de origem em certos carros, devem rondar os 30%/40% (não sei precisar).Editado pela última vez por waxo; 17 January 2008, 15:21.
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Aqui fica o Artigo.
Artigo 24.º
Factor de transmissão
O factor de transmissão regular das amostras de vidro,
com película colorida afixada do lado interior, medido de fora para dentro, não deve ser:
a) Inferior a 75 % para os pára -brisas;
b) Inferior a 70 %, no caso de vidros não destinados
a pára -brisas, à frente do pilar B.
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Tens o factor de transmissão e o factor de "escurecimento"
em que escurecimento = 1 - transmissão
Portanto se o de transmissão for 70%, o de "escurecimento" será 30%. Acho que era isso que estava a tentar dizer, se bem que tambem ainda estou um bocado confuso!
Se de origem alguns carros trazem esses 30% de escurecimento (70% de transmisssao), então pelo menos à frente pode-se ter igual! O meu carro atrás acho que trás algo do genero, e não é assim tão claro quanto isso!
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Originalmente Colocado por waxo Ver PostAqui fica o Artigo.
Artigo 24.º
Factor de transmissão
O factor de transmissão regular das amostras de vidro,
com película colorida afixada do lado interior, medido de fora para dentro, não deve ser:
a) Inferior a 75 % para os pára -brisas;
b) Inferior a 70 %, no caso de vidros não destinados
a pára -brisas, à frente do pilar B.
Ou seja, terá que haver uma transmissão SUPERIOR a 70%.
Tem que passar mais de 70% de Luz.
Em relação a dizeres que 70% não é tão claro como isso, ok.. é a tua opinião.
A pelicula mais clara do mercado, que se mete nos carros é 50% (nivel 1), estas têm que ser superiores a 70%
..
Editado pela última vez por waxo; 17 January 2008, 17:02.
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