Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deve-se aquecer o carro sempre antes de andar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Boas, antes eu tinha essa mania de deixar o carro aquecer porque tinha a ideia de que se andasse com ele era a mesma coisa que me levantar da cama e começar logo a correr , mas já percebi que não é assim; actualmente ja não o faço! Até porque, por curiosidade, se tentar aquecer o frontera 2.8 do meu pai com ele parado, mais vale ir a pé porque ele não aquece (a ventoinha é directa e a água está sempre a correr).

    Mas se pegar num carro que está há muito tempo sem trabalhar deixo-o ao ralenti 1 a 2 min...

    Cumps

    Comentário


      #32
      Olha, peguei hoje numa Focus Tdci que estava parada há uns 2 ou 3 meses. Nem 10 segundos aquilo esteve ao ralenti antes de arrancar com ela.


      Ainda não engalinho nada é com aqueles segundos ao ralenti antes de desligar os motores diesel... puxa... são demasiados anos e km de motores a gasolina.

      Comentário


        #33
        Em alguns carros, quando se tira a tampa por onde se mete o oleo vé-se bastantes partes do interior do motor, ou seja, o que quero dizer com isto é, se o carro tiver parado ha uma noite e tirarem essa tampa, vão ver que os componentes internos estão practicamente secos com uma finissima pelicula de oleo, e se fizerem o mesmo com o motor quente vão verificar que esses mesmos componentes estão banhados em oleo, assim acho que é facil de perceber quais as consequencias de arrancar logo com um carro frio.
        Não digo com isto para deixarem o carro a trabalhar 5 minutos, isso parece-me um exagero mas 45segundos a 1 minuto, não se perde nada e não faz mal, dá para por o cinto, ajustar a climatização, ligar o radio, fechar portao(quem tiver garagem), depois desta fase andar em regimes moderados aconselha-se, até ao veiculo atingir a temperatura de serviço ideal.
        Relativamente aos manuais do frabricante, eles estão-se "lixando" para as consequencias mecanicas(para eles se avariar é melhor mais entra nas oficinas$$), eles quando aconselham a aquecer em andamento estão apenas a tentar demonstrar preocupações ambientais e economicas(responsabilidade social tao em voga nas grandes organizações).

        Comentário


          #34
          E se fizerem uma paragem breve, por exemplo à espera de alguém, desligam o motor ou deixam-no ficar a trabalhar?

          Tenho a mania que, para a saúde do motor, mais vale deixá-lo a trabalhar do que parar o motor para o voltar a ligar daí a 3 ou 4 minutos.

          Comentário


            #35
            o motor nao sofre nada com as paragens. o q podera sofrer é o motor de arranque, nada mais.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
              E se fizerem uma paragem breve, por exemplo à espera de alguém, desligam o motor ou deixam-no ficar a trabalhar?

              Tenho a mania que, para a saúde do motor, mais vale deixá-lo a trabalhar do que parar o motor para o voltar a ligar daí a 3 ou 4 minutos.
              Com o motor ja quente e nessa situação convem desligar, pois o carro a trabalhar por longos periodos ao ralenti está a sofrer desgas-te, num diesel deve-se ter em conta um pequeno compasso de espera ate desligar por causa do turbo, principalmente quando se vem a praticar uma condução "viva" (2500 rpms»»4800rpms) ou apos longas viagens.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                , dá para por o cinto, ajustar a climatização, ligar o radio, fechar portao(quem tiver garagem), depois desta fase andar em regimes moderados aconselha-se, até ao veiculo atingir a temperatura de serviço ideal.
                Só costumo ligar o ar condicionado quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento. No verão custa um bocado porque apetecia pôr logo o fresquinho.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                  Só costumo ligar o ar condicionado quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento. No verão custa um bocado porque apetecia pôr logo o fresquinho.

                  Qual o motivo para fazer isso?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                    o motor nao sofre nada com as paragens. o q podera sofrer é o motor de arranque, nada mais.
                    E a bateria, no caso dos motores diesel?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                      Qual o motivo para fazer isso?
                      Sei lá, acho que assim não esforço a mecânica com o motor ainda frio.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                        Com o motor ja quente e nessa situação convem desligar, pois o carro a trabalhar por longos periodos ao ralenti está a sofrer desgas-te, num diesel deve-se ter em conta um pequeno compasso de espera ate desligar por causa do turbo, principalmente quando se vem a praticar uma condução "viva" (2500 rpms»»4800rpms) ou apos longas viagens.
                        Estou a falar de uma utilização em cidade, em que o carro está mais vezes ao rallenti do que propriamente a rolar.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                          Sei lá, acho que assim não esforço a mecânica com o motor ainda frio.
                          Não acho que vá esforçar a mecanica, qté porque o ac é independente do motor, tira-lhe potencia para se "alimentar", mas não vai desgastar.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                            Estou a falar de uma utilização em cidade, em que o carro está mais vezes ao rallenti do que propriamente a rolar.

                            Uma utilização em cidade pode ser bastante forçada para o motor com o para arranca, a fazer por vezes rotações elevadas, deve-se esperar uns segundos antes de desligar, agora se a espera por uma pessoa for uns 5 minutos acho que nao compensa ter o carro a trabalhar, a desgastar o motor e a carteira(combustivel).

                            Comentário


                              #44
                              Sempre ouvi dizer que se deve arrancar de imediato e ir conduzindo suavemente não ultrapassando as 2000rpm, consoante os motores, até atingir a temperatura normal de funcionamento. Quando isso acontecer, então fazer uma condução normal...

                              É o que sei...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                                Sempre ouvi dizer que se deve arrancar de imediato e ir conduzindo suavemente não ultrapassando as 2000rpm, consoante os motores, até atingir a temperatura normal de funcionamento. Quando isso acontecer, então fazer uma condução normal...

                                É o que sei...
                                Eu é assim que faço.

                                Comentário


                                  #46
                                  No que respeita a aguardar uns momentos antes de desligar o carro, no caso dos TDs, creio que só se justifica se o turbo tiver sido muito solicitado antes. Caso contrário, não penso que seja necessário.

                                  Abraço,

                                  NCR

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não é bem assim como dizem... Penso que foi no manual de uma Toyota Star Van (93-97) que li que se devia esperar pelo menos 20 segundos.

                                    Eu espero sempre 20/30 segundos antes de arrancar. Se for no inverno, com temperaturas baixas, talvez 1 minuto.

                                    Muito tempo ao relanti faz mal, mas arrancar logo...

                                    Comentário


                                      #48
                                      ligar, tempo de por o cinto etc e tal...tipo 10 15 segs e sigaaaa

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Killer_one Ver Post
                                        Em alguns carros, quando se tira a tampa por onde se mete o oleo vé-se bastantes partes do interior do motor, ou seja, o que quero dizer com isto é, se o carro tiver parado ha uma noite e tirarem essa tampa, vão ver que os componentes internos estão practicamente secos com uma finissima pelicula de oleo, e se fizerem o mesmo com o motor quente vão verificar que esses mesmos componentes estão banhados em oleo, assim acho que é facil de perceber quais as consequencias de arrancar logo com um carro frio.
                                        Não digo com isto para deixarem o carro a trabalhar 5 minutos, isso parece-me um exagero mas 45segundos a 1 minuto, não se perde nada e não faz mal, dá para por o cinto, ajustar a climatização, ligar o radio, fechar portao(quem tiver garagem), depois desta fase andar em regimes moderados aconselha-se, até ao veiculo atingir a temperatura de serviço ideal.
                                        Relativamente aos manuais do frabricante, eles estão-se "lixando" para as consequencias mecanicas(para eles se avariar é melhor mais entra nas oficinas$$), eles quando aconselham a aquecer em andamento estão apenas a tentar demonstrar preocupações ambientais e economicas(responsabilidade social tao em voga nas grandes organizações).
                                        Só agora li este post, está aqui tudo!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Boas tenho estado a ler os vossos posts, a minha situaçao tenho um citroen c4 1.4 90cv de 2006 a gasolina agora de inverno com as temperaturas demanha na minha zona de -2 -3g se deixo o carro aquecer 2 a 3m arranca normalmente e bem, mas se arrancar logo de seguida o carro começa a engasgar-se n vai abaixo mas o acelarador nao responde tao bem e chega a dar pinotes como se estivesse a ir abaixo mas em questao de segundos vai ao normal,o mesmo ocorre se tiver com o carro parado 8h ao frio e for arrancar de seguida se por exemplo saí demanha fui trabalhar das 8 ao 12h e for arrancar logo ele nao faz nada disso so com uma grande diferença de horas, ja prg a pessoas que trabalham com peças de carros, a mecanicos conhecidos e todos dizem que com este frio tenho mesmo de aquecer o carro. (se o aquecer 2 a 3m nada disto se sucede),eu acho esquesito tanto que tinha um opel vectra de 2004 1900 de 150cv e arrancava logo cm ele na boa e n notava nada, alguma sugestao?pois tenho este apenas ha 5meses e estou bocado preocupado apesar de os entendidos me assegurarem que nao e nada, mas gosto de mais opinioes
                                          Editado pela última vez por zemalveiro; 01 January 2015, 18:40.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Que óleo é que isso usa?
                                            A temperatura atinge os 90.C?

                                            Comentário


                                              #52
                                              o oleo nao sei so sei que e novo quando o comprei mudaram, e a temperatura e por riscas tem 6 o normal e ir ate as 3 mas demora um pouco ate subir temperatura ao normal

                                              Comentário


                                                #53
                                                o oleo nao sei so sei que e novo quando o comprei mudaram, e a temperatura e por riscas tem 6 o normal e ir ate as 3 mas demora um pouco ate subir temperatura ao normal, ja so em andamento e que vai com a temperatura ate meio

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por zemalveiro Ver Post
                                                  Boas tenho estado a ler os vossos posts, a minha situaçao tenho um citroen c4 1.4 90cv de 2006 a gasolina agora de inverno com as temperaturas demanha na minha zona de -2 -3g se deixo o carro aquecer 2 a 3m arranca normalmente e bem, mas se arrancar logo de seguida o carro começa a engasgar-se n vai abaixo mas o acelarador nao responde tao bem e chega a dar pinotes como se estivesse a ir abaixo mas em questao de segundos vai ao normal,o mesmo ocorre se tiver com o carro parado 8h ao frio e for arrancar de seguida se por exemplo saí demanha fui trabalhar das 8 ao 12h e for arrancar logo ele nao faz nada disso so com uma grande diferença de horas, ja prg a pessoas que trabalham com peças de carros, a mecanicos conhecidos e todos dizem que com este frio tenho mesmo de aquecer o carro. (se o aquecer 2 a 3m nada disto se sucede),eu acho esquesito tanto que tinha um opel vectra de 2004 1900 de 150cv e arrancava logo cm ele na boa e n notava nada, alguma sugestao?pois tenho este apenas ha 5meses e estou bocado preocupado apesar de os entendidos me assegurarem que nao e nada, mas gosto de mais opinioes

                                                  Será das velas?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Os carros são como as mulheres, não se empresta a ninguém e deve-se aquecer antes de andar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Tenho por hábito ligar o motor e deixar ao ralenti uns 10/15 segundos, o suficiente para que o óleo chegue às partes de cima e a bomba de óleo acabe de criar pressão no circuito, ao mesmo tempo que vou pondo o cinto e ligando o rádio (e também para ouvir um bocado aquele barulho típico que os motores a gasolina VAG fazem a frio, confesso que gosto). Depois é arrancar e andar calmamente, não passando das 2200 rpm no máximo dos máximos. Numa tentativa de minorar o "estrago" feito pelo arranque a frio, passei de um óleo 10W40 para um 5W40, mais fino.

                                                      A única situação em que o deixo mais tempo ao ralenti (1 minuto ou pouco mais) quando o ligo é quando o levo quando vou à minha avó, porque para sair tenho de subir uma rampa. Não é exageradamente inclinada, mas também já não é assim tão baixa. A ajudar, com o meu carro tenho de subir de marcha-atrás, porque já por várias vezes experimentei subir em primeira e de todas estas vezes o carro bate com o charrilhon no chão, por força de haver um solavanco no fim de subir a rampa. Subindo de marcha-atrás não bate, mas tenho de puxar mais o motor.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por gemeop Ver Post
                                                        Será das velas?
                                                        porque falhariam só a frio?

                                                        zemalveiro: bem vindo ao fórum, mas bota acentos e pontos finais nas frases se faz favor

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu aqueço sempre, espero um pouco até o relantin descer ás rpm normais de funcionamento.
                                                          E se tenho de sair, nem que seja para ir a um(s) sitio(s) perto ex 2 ou 3 km, faço sempre um percurso de modo a alcançar no minimo uns 10km e de preferencia ir com vários objetivos, ou juntá-los para numa saida os fazer.
                                                          Faço isto porque, usar um carro para fazer menos de 10km é um desperdicio e um desgaste desnecessário nunca compensado.
                                                          Ou em alternativa vou de bicicleta.


                                                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                          Verdade!

                                                          Até porque ao ralenti a frio o motor vibra muito mais que se for "em carga", e provocando mais desgaste dos vários componentes durante esse período.

                                                          O ideal é arrancar logo, com suavidade.

                                                          O motor vibra mais porque a mistura não é a adequada, o carro frio não consegue produzir uma mistura estanqueométrica ideal, isto porque os componentes que cedem os dados á centralina, sondas, catalisadores tambem estão frios.
                                                          Querias o quê uma mistura correta sem dados corretos dados pelos sensores, que o motor trabalhasse sem falhas sem acesso a informação ideal?
                                                          Essa vibração nada tem a ver com desgaste ou promoção de desgaste.
                                                          É certo que frio o oleo demora mais um tempo a chegar a todo o lado, mas é muito pior esforçar o motor sem que esse oleo esteja completamente espalhado, do que deixar o carro respirar por si até uma temperatura aceitável verificável mesmo no funcionamento do veiculo ao relantin.
                                                          Isso nota-se, liga-se o motor, está uns momentos a trabalhar com a rotação ligeiramente acima do relantin, quando essa rotação desce para o relantin normal, já se pode utilizar o veiculo em carga.
                                                          O motor até atinge primeiro a rotação normal a frio, do que a temperatura se começa a notar nos mostradores.
                                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 02 January 2015, 08:23.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                                            Esta duvida surge pois de manhã quando me despacho primeiro vou eu meter o mercedes a trabalhar.E aquilo nos dias de inverno faz aquele barulho de tractor todo old school (E 200D w124) , e passado 6 minutos começa a fazer o normal bruuu e sente-se ou seja é o sinal do motor estar quente...
                                                            Companheiro, qual é o óleo que tu tens nessa máquina?

                                                            Abraços!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Por acaso gostava de ter manómetro da temperatura do óleo. O único que tive era o Xsi e é incrível a disparidade entre o óleo e a água: se a água demora 10m a atingir a temperatura normal, o óleo demora mais outro tanto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X