Pergunta estúpida (dos 250 mil euros):
-Como é que se nota durante a condução (ou mesmo em termos mecânicos, à vista desarmada), que a correia de distribuição, está boa para ser substituída?
O carro em questão é um Citroen Saxo 1.0 de 2000 com 95600 kms, e o dono de origem "não se lembra de ter mudado a correia", assim como, esse procedimento não consta na base de dados da concessão de oficinas da marca, onde o carro fez as revisões.
De qualquer forma irá ser mudada para o mês que vem, mas no entanto, gostava de saber por curiosidade.
Peço desculpa, se esta pergunta já apareceu antes.
Pergunta estúpida (dos 250 mil euros):
-Como é que se nota durante a condução (ou mesmo em termos mecânicos, à vista desarmada), que a correia de distribuição, está boa para ser substituída?
O carro em questão é um Citroen Saxo 1.0 de 2000 com 95600 kms, e o dono de origem "não se lembra de ter mudado a correia", assim como, esse procedimento não consta na base de dados da concessão de oficinas da marca, onde o carro fez as revisões.
De qualquer forma irá ser mudada para o mês que vem, mas no entanto, gostava de saber por curiosidade.
Peço desculpa, se esta pergunta já apareceu antes.
Muda a cada 10 anos ou 120 mil kms, o que ocorrer primeiro.
É também recomendado que em caso de o veículo funcionar em condições desfavoráveis que se substitua aos 90 mil kms em vez dos 120 mil.
Logo o ideal é na revisão deste ano darem uma olhadela na correia e verificarem a olho o seu estado. Se estiver com boa aparência muda para o ano.
Condições díficies são o reboque de caravanas, barcos, trânsito citadino com muito para arranca e mais algumas que não me lembro. Nos manuais vêm descrito o que são condições díficeis, é uma questão de procurar.
Condições díficies são o reboque de caravanas, barcos, trânsito citadino com muito para arranca e mais algumas que não me lembro. Nos manuais vêm descrito o que são condições díficeis, é uma questão de procurar.
Condições díficies são o reboque de caravanas, barcos, trânsito citadino com muito para arranca e mais algumas que não me lembro. Nos manuais vêm descrito o que são condições díficeis, é uma questão de procurar.
Cumprimentos.
Neste caso, é um carro que faz entre 80 a 90 por cento de cidade. Principalmente costuma ser usado no centro do Porto, onde pára-arrancas e subidas íngremes é o pão de cada dia.
EDIT: Ele foi à revisão no mês passado, e como se desconhece que a correia é ou não de origem (pelas razões referidas antes), recomendaram muda-la e vou aproveitar para fazer isso, antes de ele ir à inspecção, que é para o mês que vem.
Editado pela última vez por catalao; 06 August 2009, 11:41.
Neste caso, é um carro que faz entre 80 a 90 por cento de cidade. Principalmente costuma ser usado no centro do Porto, onde pára-arrancas e subidas íngremes é o pão de cada dia.
EDIT: Ele foi à revisão no mês passado, e como se desconhece que a correia é ou não de origem (pelas razões referidas antes), recomendaram muda-la e vou aproveitar para fazer isso, antes de ele ir à inspecção, que é para o mês que vem.
Neste caso acho que compensa jogar pelo seguro, dado que não se tem a certeza do que lá está. Além disso, como se tinha de trocar para o ano, acaba por não haver prejuízo.
O óleo em "bom estado" é mais importante no verão, inverno, ou é irrelevante?
Isto é, imaginemos no meu caso: tenho de mudar o óleo de 30 em 30 mil quilómetros. Supondo que o carro já tem o mesmo óleo há 27/28/29 mil km (não estando por isso nas melhores condições), o motor ressente-se mais sendo isto no inverno ou verão? Se for importante, considerar o óleo 100% sintético (e sim, é no meu caso, embora "só" tenha 25 mil km).
boas:
ando com uma duvida bastante geral...
como funciona a parte mecanica dos carros que liga o motor as rodas, as rodas a suspensao, a direcçao as rodas, etc.
qual a funçao dos semi-eixos, cardans, mangas de eixo, cinoblocos, casquilhos, etc?
como se ligam entre si estes componentes??
obrigado desde ja
O óleo em "bom estado" é mais importante no verão, inverno, ou é irrelevante?
Isto é, imaginemos no meu caso: tenho de mudar o óleo de 30 em 30 mil quilómetros. Supondo que o carro já tem o mesmo óleo há 27/28/29 mil km (não estando por isso nas melhores condições), o motor ressente-se mais sendo isto no inverno ou verão? Se for importante, considerar o óleo 100% sintético (e sim, é no meu caso, embora "só" tenha 25 mil km).
Vou dar a minha opinião que vale o que vale.
Óleo a fazer 30.000Km, mesmo sendo sintético, num carro meu? Nunca! Completamente fora de questão! No máximo faço metade disso, sendo comum mudá-lo aos 10.000. É curioso que o meu carro tem um controlo qualquer sobre a mudança do óleo que prevê cerca de 25.000Km. Chega sempre a zero antes dos 15.000Km.
Eu sei que os fabricantes de automóveis vêm agora com essa história das manutenções super-prolongadas, em especial o óleo. A VW até fala em 50 ou 60 mil Km
Teoricamente nenhum carro na garantia vai ter problemas com essa situação; o desgaste, em especial na cambota, só vai notar-se bem lá para a frente, mas essas mudas com toda essa quilometragem é simplesmente para arrumar com os motores! Estamos a entrar na era dos carros descartáveis , mas isso é só para quem pode, e os que podem trocam de carro ao fim de 4 ou 5 anos, senão menos!
Agora respondendo concretamente à questão do Verão/Inverno, a minha análise diz que o óleo ultrapassado fica mais grosso e consequentemente terá maior dificuldade em lubrificar os pontos mais difíceis. No verão, como aquece mais rápido, fica mais fluído, sendo que no Inverno terá maior dificuldade.
O renault laguna III 2.0 dCi tem corta corrente em caso de acidente? É que já estive a procura no manual e não diz nada!
Digo isto porque a Ford Focus 1.4 Mk2 dos meus pais tem
Edit: Ja agora, uma coisa que ainda não sei bem, como se faz o arranque a patinar as rodas?
Antes de arrancares, engranas 1ª velocidade , aceleras razoavelmente (depende um pouco de carro para carro e da potencia do motor) e largas a embraiagem à papo seco (bruscamente).
Dependo do piso (alcatrao, terra, etc) pode ser mais facil ou dificil fazeres esse patinanço.
Em terra/gravilha basta um toquezinho que patina logo.
Antes de arrancares, engranas 1ª velocidade , aceleras razoavelmente (depende um pouco de carro para carro e da potencia do motor) e largas a embraiagem à papo seco (bruscamente).
Dependo do piso (alcatrao, terra, etc) pode ser mais facil ou dificil fazeres esse patinanço.
Em terra/gravilha basta um toquezinho que patina logo.
Se tiveres uns pneus Sava patina em qualquer lado...
Então deixem ver se percebi
Carro: Renault Megane Societe (Igualzinho ao do avatar) 1.5 dCi 85cv Jante aço 15" de ferro pneus Michelin
Binario máximo as 1800 rpm (180 ou 200nm) salvo erro
Estrada: Alcatrão
1º Meto a primeira
2º Acelero mais ou menos até as 2000 rpm
3º Tiro a embraiagem rápido até a meio e acelero mais um bocado
Então deixem ver se percebi
Carro: Renault Megane Societe (Igualzinho ao do avatar) 1.5 dCi 85cv Jante aço 15" de ferro pneus Michelin
Binario máximo as 1800 rpm (180 ou 200nm) salvo erro
Estrada: Alcatrão
1º Meto a primeira
2º Acelero mais ou menos até as 2000 rpm
3º Tiro a embraiagem rápido até a meio e acelero mais um bocado
Assim?
Tenta :
Acelerar a fundo, não tirar o pé.
Largar a embraiagem.
Também podes não a largar toda para patinar mais tempo.
EDIT: Olha lá, esse carro tem controlo de tracção? É que se tem é mais complicado :P
Eu por acaso nunca acelarei a fundo em nenhum carro
Mas eu lembro uma vez que fiz patinar um bocado (apanhei um cagaço ) so que não sei como fiz, nem acelarei muito
Mas o meu pai consegue patinar as 1800 rpm não sei como ele faz : p
Não, o megane não tem controlo de tracção é o Societe Pack com Ar condicionado como extra
Alguém te saberá explicar isto melhor do que eu, mas no básico tu consegues fazer as rodas patinarem sempre que dês mais movimento do que a roda consegue transferir para o chão em termos de aderência. Como o fazes é que varia. Muitas vezes não precisas de muita aceleração se mantiveres a embraiagem um pouco abaixo (presa). Se o pavimento estiver com areia, molhado ou for de um tipo menos aderente também é mais fácil.
Agora se acelerares a fundo e não largares, prenderes um pouco a embraiagem e depois a largares de repente, é fácil e faz o efeito que pretendes. É ainda mais fácil de marcha-atrás (eu acho).
Mas gasta pneu <-- tenho de fazer este aviso
EDIT: Ah já agora; o ser mais fácil ou difícil também varia de carro para carro e da potência. Há carros em que o difícil é não patinar
Editado pela última vez por Torres; 24 September 2009, 13:41.
Eu não sei que carros é que o pessoal conduz por aqui pois não sei como é que isso se faz num M3 ou num Ford Mustang... Mas num 1.5 dci e em muitos outros se largares a embraiagem de uma vez só o mais certo é ficares no mesmo sitio porque o carro vai abaixo...
Pelos menos em asfalto limpo e seco. Claro que se for em terra, areia, piso molhado, etc podes ter hipótese.
Eu diria que para arrancar a queimar pneu não é preciso gastar tanto material nem dar tanto espectáculo ao levar o acelerador a fundo e embraiagem em cima de uma vê só, isto parte o carro todo.
Para isto não há formulas, é uma questão de tacto, às vezes até acontece em arranques normais mas "à justa" em cruzamentos, uma das rodas patinar ligeiramente. Basta que durante o ponto de embraiagem, assim que sinta ela a pegar acelerar bastante mais ao mesmo tempo que se larga a embraiagem mais rápido que o costume e sem medo, de forma progressiva.
Eu não sei para que queres fazer isso sinceramente mas se a ideia é aprender ao menos espera pela chuva e escolhe um sitio com algumas gravilha, assim aprendes mais depressa mas acima de tudo não dás cabo do carro, ou dás um pouco menos.
Eu não sei que carros é que o pessoal conduz por aqui pois não sei como é que isso se faz num M3 ou num Ford Mustang... Mas num 1.5 dci e em muitos outros se largares a embraiagem de uma vez só o mais certo é ficares no mesmo sitio porque o carro vai abaixo...
Pelos menos em asfalto limpo e seco. Claro que se for em terra, areia, piso molhado, etc podes ter hipótese.
Eu diria que para arrancar a queimar pneu não é preciso gastar tanto material nem dar tanto espectáculo ao levar o acelerador a fundo e embraiagem em cima de uma vê só, isto parte o carro todo.
Para isto não há formulas, é uma questão de tacto, às vezes até acontece em arranques normais mas "à justa" em cruzamentos, uma das rodas patinar ligeiramente. Basta que durante o ponto de embraiagem, assim que sinta ela a pegar acelerar bastante mais ao mesmo tempo que se larga a embraiagem mais rápido que o costume e sem medo, de forma progressiva.
Eu não sei para que queres fazer isso sinceramente mas se a ideia é aprender ao menos espera pela chuva e escolhe um sitio com algumas gravilha, assim aprendes mais depressa mas acima de tudo não dás cabo do carro, ou dás um pouco menos.
Ah sim senhor, bom conselho. Preocupado com o estragar o carro e diz ao moço para ir para a gravilha, que é para ter o carro todo picadinho das pedras a saltar contra o carro.
Ah sim senhor, bom conselho. Preocupado com o estragar o carro e diz ao moço para ir para a gravilha, que é para ter o carro todo picadinho das pedras a saltar contra o carro.
Tens razão, não queria dizer brita mas sim areia ou terra como se costuma formar ao fundo das ruas quando chove.
No entanto não invalida o resto do post.... Mas cada um faz o que entender com o carro claro.
Tens razão, não queria dizer brita mas sim areia ou terra como se costuma formar ao fundo das ruas quando chove.
No entanto não invalida o resto do post.... Mas cada um faz o que entender com o carro claro.
Se me perguntas se eu acho uma coisa bem feita, respondo-te imediatamente com um não (conto pelos dedos de uma mão as vezes que fiz o carro patinar). Mas ele pediu o como se faz e não se faz bem ou mal
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