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    #61
    não à turbos mais ou menos basicos (tirandos os TGV/sem TGV)
    existem turbos maiores, e turbos mais pequenos

    pedro_samuca, isso não é bem assim
    lembro-me p.e. dos SDI, existe o 2.0Sdi

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
      Boas, caditonuno, para te ajudar a compreender, é mais ou menos assim: a partir de 2002, 2003 todos os carros diesel vendidos novos têm turbo! Seja BMW 320d, Citroen c3 1.4hdi, Volvo V50 1.6d, Golf TDI, Mercedes C220 CDI, etc... E não há planos para se voltarem a fabricar motores atmosféricos diesel no futuro, pelo menos para já! Quanto aos carros mais antigos, todos os turbodiesel estão identificados com TD ou DT, ou TDI, ou TURBO, etc, já que antes não era tão vulgar andar na rua com um carro sobrealimentado.

      Cumps e espero ter-te elucidado
      Ainda existem carros a diesel novos sem turbo, mas sao pouco comuns... normalmente as empresas com grandes frotas costumam ter ibizas ou/e golf's ou/e Polos com motor SDI em vez de ser o TDI.

      Abraço

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
        eu desligo logo, quero lá saber!
        Um amigo meu tb......até lixar um Fiesta TDCi e uma carrinha megane DCi......depois lá aprendeu....

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          ó pá, sei lá se tem turbo ou nao. o meu irmao disse que nao tinha, que foiu o gajo da peugeot que lhe disse isso. eu é que adivinho se tem ou nao?

          o homem disse que tinha uma peça parecida com o funcionamento do turbo. só e mais nada, mas que devia descansar o motor.

          o meu pai é um 1.9D da volvo. quer dizer que tem turbo? o 320d tem turbo? eu no outro dia disse que sim, o meu cunhado diz que nao. nao percebo nada!
          É só malta entendida no assunto...........

          Comentário


            #65
            O gajo da peugeot nao era muito fino eheheh

            Todos os carros que referiu possuem turbo ... Penso que já nao se fabriquem motores atmosféricos para carros ligeiros .

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
              O gajo da peugeot nao era muito fino eheheh

              Todos os carros que referiu possuem turbo ... Penso que já nao se fabriquem motores atmosféricos para carros ligeiros .
              Fabricam... Os SDI.

              Abraço

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                não à turbos mais ou menos basicos (tirandos os TGV/sem TGV)
                existem turbos maiores, e turbos mais pequenos

                pedro_samuca, isso não é bem assim
                lembro-me p.e. dos SDI, existe o 2.0Sdi

                Isso não é verdade... Não existem carros a diesel a venda, novos, com motores atmosféricos! Talvez em termos de datas, posso ter-me enganado porque os últimos diesel atmosféricos foram os SDi, com injeccção directa, da VW e os 1.5D PSA e não tenho a certeza de quando deixaram de ser vendidos cá em Portugal, mas actualmente são TODOS turbo , pelo menos cá por terras lusitanas!

                Cumps

                Comentário


                  #68
                  Acho que já está visto que depois de viagens longas ou condução puxada, convém deixar o carro que tenha turbo ligado um tempo antes de desligar.

                  Espero é por justificações que contrariem isto... até agora nada.

                  Comentário


                    #69
                    O meu carro é a gasolina, não tem turbo e o vendedor disse-me para esperar sempre um bocadinho antes de desligar o carro, por causa da ventoinha, até tá escrito no manual da carro, acho eu.

                    Quanto a esperar para desligar em carros com turbo, penso que seja por uma questão de que o turbo ainda está em rotação e precisa da lubrificação para parar em condições. Quanto maior for o esforço mais tempo tem de se esperar até desligar o carro.



                    Abraços

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                      Acho que já está visto que depois de viagens longas ou condução puxada, convém deixar o carro que tenha turbo ligado um tempo antes de desligar.

                      Espero é por justificações que contrariem isto... até agora nada.
                      Não esperes porque não há

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                        É verdade, não se deve aquecer um carro ao ralenti, mas sim em andamento. Sempre com muita paciencia, não forçar, e mal o carro esteja nos 90ºC ja se pude fazer uso do Turbo como nós gostamos
                        Quando pego num carro que está parado há muito tempo, tipo um mês, deixo trabalhar ao relanti um minuto. Há problema em faze-lo?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                          Quando pego num carro que está parado há muito tempo, tipo um mês, deixo trabalhar ao relanti um minuto. Há problema em faze-lo?
                          Não, até fazes bem em fazê-lo Até te digo mais, eu esperaria até mais tempo, porque um mês sem trabalhar é bastante tempo, mas isto claro que depende das condições em que o carro esteve, na rua é muito diferente de estar numa garagem protegido de humidades e altas temperaturas...

                          Cumps

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                            Não, até fazes bem em fazê-lo Até te digo mais, eu esperaria até mais tempo, porque um mês sem trabalhar é bastante tempo, mas isto claro que depende das condições em que o carro esteve, na rua é muito diferente de estar numa garagem protegido de humidades e altas temperaturas...

                            Cumps
                            É em garagem. Não deixo mais porque ainda faço um bocado de percurso a descer, sem esforço para o motor.

                            Isto neste tempo. Quando as temperaturas são baixas deixo no minimo 2 minutos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                              Isso não é verdade... Não existem carros a diesel a venda, novos, com motores atmosféricos! Talvez em termos de datas, posso ter-me enganado porque os últimos diesel atmosféricos foram os SDi, com injeccção directa, da VW e os 1.5D PSA e não tenho a certeza de quando deixaram de ser vendidos cá em Portugal, mas actualmente são TODOS turbo , pelo menos cá por terras lusitanas!

                              Cumps
                              dou o braço a torcer... mas se estivermos a falar de ligeiros de passageiros (e em Portugal!)

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                dou o braço a torcer... mas se estivermos a falar de ligeiros de passageiros (e em Portugal!)
                                ok, ok... eu lá fora também não sei mas parece-me pouco provavel!

                                E mesmo cá em Portugal, veículos de mercadorias, deixa lá ver: Toyota Hiace tem, Ford Transit tem, Iveco Daily tem, grupo PSA tem, Mitsubishi's Canter's e afins têm, VW tem, Opel tem, Mercedes tem... Não me devem faltar muitos mais!
                                Mas tudo bem, tiveste uma atitude muito positiva ao dares o braço a torcer

                                Cumps

                                Comentário


                                  #76
                                  Existem HDi e CDi sem turbo

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                    Existem HDi e CDi sem turbo
                                    Exemplos, se faz favor

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                      Exemplos, se faz favor

                                      Cumps

                                      O 1.4 HDi do 107 e o 160 CDi do classe A Já nem falo dos Cdi dos smarts

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                        O 1.4 HDi do 107 e o 160 CDi do classe A Já nem falo dos Cdi dos smarts
                                        Estás enganado, incuindo os smarts , o único que fiquei com dúvidas foi o 107 por só ter 54cv, mas penso que também tem...

                                        cumps

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                          O 1.4 HDi do 107 e o 160 CDi do classe A Já nem falo dos Cdi dos smarts
                                          o 160 tem um KKK
                                          o Hdi não consegui ver


                                          pedro_samuca, a Caddy tem disponivel o 2.0SDI
                                          e la fora vende-se o Golf 2.0SDI
                                          o Ibiza 6L chegou a ter o 1.9SDI (até ser substituido pelo 1.4TDI)

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                            o 160 tem um KKK
                                            o Hdi não consegui ver


                                            pedro_samuca, a Caddy tem disponivel o 2.0SDI
                                            e la fora vende-se o Golf 2.0SDI
                                            o Ibiza 6L chegou a ter o 1.9SDI (até ser substituido pelo 1.4TDI)
                                            Epá, lá fora não garanto... falo de cá!

                                            O HDI tem:
                                            Peugeot / 107 1.4 HDi Urban 3p
                                            Cilindrada (cm3) -> 1.398
                                            Alimentación -> Diesel: Gasóleo
                                            Inyección: Directa Raíl común
                                            Control de inyección: Electrónico
                                            Compresor: Turbo
                                            Intercooler: NO

                                            Pode ser comprovado em: http://motor.terra.es/motor/contacto...fm?id=MOT29474

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #82
                                              mas a Caddy vende-se cá!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                                mas a Caddy vende-se cá!
                                                É verdade sim senhor... Há que saber admitir, mas deve ser a única! E também não sei se será por muito tempo visto que é um motor que já não compensa muito...

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por PauloMartins Ver Post
                                                  O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
                                                  Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.

                                                  Cumps,
                                                  Paulo
                                                  Eles dizem isso em nome do ambiente e não necessariamente por ser o mais correcto. Eu acho que depende dos dias (temperatura) e dos carros.
                                                  Eu no Astra é ligar e arrancar, no Subaru já espero mais um pouco.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    calma, que eu ao menos sei que os motores SDI existiram no bloco 1.9. tinham 64cv e nunca avariavam.omiuto ainda anda aí. as empresas gostavam dele e tinham muitos ibizas com esse motor. principalmente ibizas.

                                                    eu sei também o que é uma centralina e pra que serve! lol

                                                    nao sabia era que o 2.0 também tinha esse motor (sdi).

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Eu tinha QUASE a certeza absoluta que os SDI não tinham turbo... mas posso estar enganado... no entanto como isto me está a deixar intrigado vou tentar obter certezas.

                                                      Abraços

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Claro... um SDI com turbo chama-se TDI e vice-versa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Pessoal, no carro do meu pai vêm duas advertências. Uma na pála anti-encadeamento do lado do condutor e outra no manual. As fotos foram tiradas com o telemóvel, daí a qualidade delas:

                                                          DSC00074.JPG

                                                          DSC00075.jpg

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                                                            #89
                                                            nada que um turbo timer nao resolva

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                                                              #90
                                                              Já agora pergunto, ao ligar um carro (gasolina turbo) convem fazer alguma coisa antes de seguir viagem ? Ou é só mesmo acelarar devagar até atingir a temperatura ideal ?

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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