Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cuidado com o Turbo!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Aproveito para agradecer as excelentes explicações aqui postadas! Já agora gostaria também de saber se, com a introdução dos sistemas auto start-stop (como nos bmw mais recentes, por exemplo), estes veúclos já trazem algum sistema que lubrifique o turbo no caso de o veículo se imobilizar rapidamente após o motor vir em carga considerável.

    Cumprimentos

    Comentário


      #32
      bem,conheço um homem que faz isso ao estacionar. dá sempre uma "meia" aceleradela. lol
      nao sei pra quê!

      em relaçaoao turbo, eu ia sempre a dar pau (150 pra cima) no meu TDI durante uns 20 ou 30 minutos, depois seguia por uma estrada nacional a andar bem também. chegava ao local pra estacionar, estacionava e desligava logo. um amigo meu dizia-me que isso fazia mal e que ia ter problemas com o turbo. eu comecei a preocupar-me e desligo sempre o carro depois de ele estar a trabalhar uns 30seg no mínimo, por vezes mais. vou chegando ao local em desaceleraçaoou sem fazer muito esforço, fecho os vidros, pego no telemóvel, vejo a média ou o gasóleo que resta e só depois desligo.

      Comentário


        #33
        o meu irmao tem um HDI. aquilo é um 1.4, nao tem turbo. na PUG aconselharam a descansar o motor também, pois apesar de nao ter turbo tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas. deixar o carro a trabalhar mais uns segundos mal nao faz, isso é verdade.

        em relaçao aos botoes START como o 177cv da BMW nao posso dizer nada. já experimentei um e aquilo até se desliga nos semáforos se tirarmos o pé da embraiagem. será benéfico um carro quente desligar-se assim e ligar-se 20 ou 30seg depois?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          o meu irmao tem um HDI. aquilo é um 1.4, nao tem turbo. na PUG aconselharam a descansar o motor também, pois apesar de nao ter turbo tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas. deixar o carro a trabalhar mais uns segundos mal nao faz, isso é verdade.

          em relaçao aos botoes START como o 177cv da BMW nao posso dizer nada. já experimentei um e aquilo até se desliga nos semáforos se tirarmos o pé da embraiagem. será benéfico um carro quente desligar-se assim e ligar-se 20 ou 30seg depois?

          Desde que seja HDI é turbo.

          Comentário


            #35
            E esta hein?

            http://www.bankspower.com/tech_TD-fact-Fiction.cfm

            Mais abaixo em "Myth #7" temos:

            You have to let a turbo-diesel idle for two minutes before you shut it off. FACT
            This is a current myth that has a basis of fact stemming from many years ago. It also has a kernel of truth regarding today’s turbocharged gasoline engines that operate at higher peak exhaust temperatures than turbo-diesels. In the early days of turbochargers, the turbo shaft was supported by a babbitt bearing that could seize, or even melt, if the engine was shut off immediately after sustained boost conditions where the turbocharger would “heat soak”. A two minute cool down at idle allowed the turbocharger to dissipate any remaining spinning inertia, and the oil circulation cooled the bearing and prevented oil “coking” in the bearing area. Turbochargers haven’t used babbitt bearings for over 30 years, and today’s oils resist coking. Synthetic oils won’t coke, period. With a turbocharged gas engine, it’s still good insurance to let the engine idle for 30 seconds to a minute to allow the turbo or turbos to dissipate any inertia and to cool the bearing area to prevent oil coking, especially if the engine has been worked hard just prior to shut-down. Of course, using quality synthetic oil eliminates this potential coking problem.

            Today’s turbo-diesels are a different story. There is really no reason to “cool down” a turbo-diesel these days, but you won’t hurt anything by doing it either. You can still find people who swear you have to do it, but the myth is fading. Maybe they just like to sit and listen to the radio.

            Comentário


              #36
              Cuidado!

              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
              E esta hein?

              http://www.bankspower.com/tech_TD-fact-Fiction.cfm

              Mais abaixo em "Myth #7" temos:

              You have to let a turbo-diesel idle for two minutes before you shut it off. FACT
              This is a current myth that has a basis of fact stemming from many years ago. It also has a kernel of truth regarding today’s turbocharged gasoline engines that operate at higher peak exhaust temperatures than turbo-diesels. In the early days of turbochargers, the turbo shaft was supported by a babbitt bearing that could seize, or even melt, if the engine was shut off immediately after sustained boost conditions where the turbocharger would “heat soak”. A two minute cool down at idle allowed the turbocharger to dissipate any remaining spinning inertia, and the oil circulation cooled the bearing and prevented oil “coking” in the bearing area. Turbochargers haven’t used babbitt bearings for over 30 years, and today’s oils resist coking. Synthetic oils won’t coke, period. With a turbocharged gas engine, it’s still good insurance to let the engine idle for 30 seconds to a minute to allow the turbo or turbos to dissipate any inertia and to cool the bearing area to prevent oil coking, especially if the engine has been worked hard just prior to shut-down. Of course, using quality synthetic oil eliminates this potential coking problem.
              Today’s turbo-diesels are a different story. There is really no reason to “cool down” a turbo-diesel these days, but you won’t hurt anything by doing it either. You can still find people who swear you have to do it, but the myth is fading. Maybe they just like to sit and listen to the radio.
              O carro do meu pai é um "today's turbo-diesel" e vem explicitamente escrito no manual que tem que deixar entre 20 a 120 segundos, conforme as condições de utilização.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                O carro do meu pai é um "today's turbo-diesel" e vem explicitamente escrito no manual que tem que deixar entre 20 a 120 segundos, conforme as condições de utilização.
                Mete um scan disso aqui, para desmisitificar algumas ideias...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                  Mete um scan disso aqui, para desmisitificar algumas ideias...
                  No fim de semana, quando for a casa, procuro e ponho. Até tinha uma tabela, do género: velocidade superior a 80km/h ---- 20 segundos; velocidade superior a 160km/h ---- 120 segundos; etc.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por HC Ver Post
                    Aproveito para agradecer as excelentes explicações aqui postadas! Já agora gostaria também de saber se, com a introdução dos sistemas auto start-stop (como nos bmw mais recentes, por exemplo), estes veúclos já trazem algum sistema que lubrifique o turbo no caso de o veículo se imobilizar rapidamente após o motor vir em carga considerável.

                    Cumprimentos
                    Isto é uma questao pertinente! Penso que o novo 120d de 177cv vem com esse sistema. Imaginemos que vams na autoestrada a 210 durante 200km's. Paramos de repente numa area de serviço, pomos o carro em ponto morto e este deliga... Como é que se pode fazer o turbo time rneste caso?!

                    Comentário


                      #40
                      Mas será mesmo um mito?

                      Estaremos todos nós enganados?

                      Em busca da verdade, querem-se explicações técnicas... será que há motores em que isso é necessário, e outros em que não? Metam scans dos manuais a indicar que se deve aguardar um pouco com o carro ligado antes de desligar... para ajudar a desmistificar

                      Aqui o Passat TDI 90cv não refere nada disso no manual...

                      EDIT: Afinal o manual deste Passat TDI 90 cv fala que deve manter-se ao ralenti depois de condução prolongada ou "dura".
                      http://forum.autohoje.com/showpost.p...3&postcount=43
                      Editado pela última vez por Jarod; 03 October 2007, 14:21.

                      Comentário


                        #41
                        Nos Auris/Corolla, o manual diz claramente para esperar entre 30seg a 120seg em ralenti, antes de desligar o motor do carro, isto mediante a condução praticada.
                        Os construtores estão errados???... não me parece, pois não têm interesse nenhum em que fiquemos 1 ou 2 minutos à espera para desligar o carro... o único interesse será mesmo evitar danificar um componente durante a garantia, e ai o prejudicado seria o próprio construtor, pois teria que assumir as despesas de reparação.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                          É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha ) e atinge temperaturas elevadíssimas!

                          Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas.

                          Tanto quanto já li, o turbo pode atingir 150.000rpm e não apenas as 30.000 que referes. Há turbos com rolamentos (mais robustos) e outros que não têm.

                          Cuidados a observar (nos turbo-diesel):

                          -Não puxar acima das 2.500rpm antes de atingir a temperatura normal;
                          -Não permanecer no limite máximo da rotação mais de 2 a 3 minutos;
                          -Aguardar pelo menos 1 minuto ao ralenti após uma viagem.


                          Isto porque o turbo atinge temperaturas da ordem dos 850ºC (ou até mais) e sem o ar a ajudar a arrefecer e sem óleo a circular, lá se vai... daí só se dever desligar após algum tempo para o deixar arrefecer um pouco e manter a lubrificação durante esse tempo.

                          Comentário


                            #43
                            Bem malta aqui está uma prova:



                            Desculpem lá o inglês, mas o carro foi importado.
                            In "Manual VW Passat TDI 90 cv, 1996".

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              o meu irmao tem um HDI. aquilo é um 1.4, nao tem turbo. na PUG aconselharam a descansar o motor também, pois apesar de nao ter turbo tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas. deixar o carro a trabalhar mais uns segundos mal nao faz, isso é verdade.

                              em relaçao aos botoes START como o 177cv da BMW nao posso dizer nada. já experimentei um e aquilo até se desliga nos semáforos se tirarmos o pé da embraiagem. será benéfico um carro quente desligar-se assim e ligar-se 20 ou 30seg depois?
                              Mas tu estas a falar a sério?????' Se isso não tem turbo vai à Peugeot exigir que o montem..............

                              Comentário


                                #45
                                epa, vocês não dão hipotese

                                vá, vá .. HDI não tem T na sigla .. tem desculpa

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  o meu irmao tem um HDI. aquilo é um 1.4, nao tem turbo. na PUG aconselharam a descansar o motor também, pois apesar de nao ter turbo tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas. deixar o carro a trabalhar mais uns segundos mal nao faz, isso é verdade.

                                  em relaçao aos botoes START como o 177cv da BMW nao posso dizer nada. já experimentei um e aquilo até se desliga nos semáforos se tirarmos o pé da embraiagem. será benéfico um carro quente desligar-se assim e ligar-se 20 ou 30seg depois?

                                  Piada do ano?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                    Desde que seja HDI é turbo.
                                    x2... um HDI sem turbo? não conheço...

                                    Comentário


                                      #48
                                      eu não conheço, mas se tirares o turbo ao HDI .... fica um HDI sem turbo!




                                      ... não teve piada

                                      Comentário


                                        #49
                                        Voltanto à questão inicial...

                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        Bem malta aqui está uma prova:



                                        Desculpem lá o inglês, mas o carro foi importado.
                                        In "Manual VW Passat TDI 90 cv, 1996".
                                        Quanto à questão "HDI tem ou não turbo", abram um tópico próprio sff!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu costumo deixar o carro a trabalhar um pouco depois de andar algum tempo em AE... Até acontece às vezes ser o único pacóvio nas estaçoes de serviço ali com o carro a trabalhar durante 1 minuto mais ou menos, mas prefiro assim, a lubrificação do turbo parece-me bastante importante já que prolonga e muito a vida deste componente, mas secalhar só pensa nisso quem fica sem ele depois de uma nuvem branca a sair pelo escape... Enfim!

                                          Os novos BMW com esse sistema esquisito não sei como funcionam, mas a ideia de desligarem assim que se coloca em ponto morto faz-me alguma confusão. Deve haver um modo de desligar isso, não acham? Senão como vai ser nas IPO? O gajo diz: "Acelere...!" e nós respondemos: "Não posso, desligou..."


                                          PS: o motor 1.4hdi da PSA tem turbo!

                                          Comentário


                                            #51
                                            acho que já foi tudo explicado. falta só (eu) perceber se é para todos os turbinados ou só para os diesel com turbo.
                                            tmb ouvi dizer que não convem deixar aquecer o carro, estando este parado. deve smp aquecer em andamento


                                            P.S- mais "grave" que dizer que não tem turbo, é dizer: "tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas"
                                            hehe
                                            queres ver que lançaram um Hdi com compressor!


                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                              acho que já foi tudo explicado. falta só (eu) perceber se é para todos os turbinados ou só para os diesel com turbo.
                                              tmb ouvi dizer que não convem deixar aquecer o carro, estando este parado. deve smp aquecer em andamento


                                              P.S- mais "grave" que dizer que não tem turbo, é dizer: "tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas"
                                              hehe
                                              queres ver que lançaram um Hdi com compressor!


                                              É para todos os turbinados...

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                                ...tmb ouvi dizer que não convem deixar aquecer o carro, estando este parado. deve smp aquecer em andamento...

                                                É verdade, não se deve aquecer um carro ao ralenti, mas sim em andamento. Sempre com muita paciencia, não forçar, e mal o carro esteja nos 90ºC ja se pude fazer uso do Turbo como nós gostamos

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  ó pá, sei lá se tem turbo ou nao. o meu irmao disse que nao tinha, que foiu o gajo da peugeot que lhe disse isso. eu é que adivinho se tem ou nao?

                                                  o homem disse que tinha uma peça parecida com o funcionamento do turbo. só e mais nada, mas que devia descansar o motor.

                                                  o meu pai é um 1.9D da volvo. quer dizer que tem turbo? o 320d tem turbo? eu no outro dia disse que sim, o meu cunhado diz que nao. nao percebo nada!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    se um 1.4hdi de 68cv tem turbo, vou ali e já volto. qualquer dia até um picanto 1.1 tem!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      se um 1.4hdi de 68cv tem turbo, vou ali e já volto. qualquer dia até um picanto 1.1 tem!
                                                      LOL

                                                      tão... se o 1.4Tdi de 75cv's, pq raio o Hdi não pode ter?
                                                      e sim, o 1.1crdi tmb tem turbo... vê lá que até é de Geometria Variavel e tudo

                                                      P.S- sim, 320d tmb tem turbo
                                                      assim como os Cdi, Dci e por ai fora

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Boas, caditonuno, para te ajudar a compreender, é mais ou menos assim: a partir de 2002, 2003 todos os carros diesel vendidos novos têm turbo! Seja BMW 320d, Citroen c3 1.4hdi, Volvo V50 1.6d, Golf TDI, Mercedes C220 CDI, etc... E não há planos para se voltarem a fabricar motores atmosféricos diesel no futuro, pelo menos para já! Quanto aos carros mais antigos, todos os turbodiesel estão identificados com TD ou DT, ou TDI, ou TURBO, etc, já que antes não era tão vulgar andar na rua com um carro sobrealimentado.

                                                        Cumps e espero ter-te elucidado

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          ah, é que eu fiquei confuso também por causa de falarem de turbos e turbinados. é o mesmo, certo?


                                                          entao o 1.4hdi tem turbo. o homem se calhar é que quis dizer um tipo de turbo diferente ou o meu irmao nao percebeu, nao?

                                                          se pensar bem o 1.4TDI tem turbo, pois é igual ao meu 1.9TDI. sao ambos TDI. lol

                                                          podia era ser um turbo mais básico.

                                                          thanks, samuca. é de users assim que o fórum precisa e nao de quem atire mais pedras.

                                                          em relaçao à pergunta do HC no início da página, que explicaçoes arranjas/arranjam?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                            Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo ... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.
                                                            era para "limpar " o carburador é mais um mito que outra coisa

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Boas,

                                                              qd chego de uma viagem que andei bem, só desligo o carro ao final de uns 5 minutos, e qd tou na AE a andar bem e quero parar numa estação de serviço para colocar gasoleo, abrando uns 10 minutos antes da paragem ate aos 90/100km/h, para qd chegar á estação e não ficar muito tempo á espera para desligar o carro.

                                                              Quanto ao ligar o carro qd tá frio e ficar á espera até que aqueça, é burrice, os diesel´s de agora, aqueçem mais rapido se começarem logo a andar, devagarinho a trocar mudanças até aquecer bem.

                                                              Abraço

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X