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Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
Posso avançar com um exemplo, cá por casa já passou um Alfa 146 1.4 Twin Spark com o famoso problema do variador de fase e, usando o Selénia, o variador quase nunca dava sinal, com outro (cheguei a usar Mobil1), era dia sim-dia não que o variador dava o grilar por aparente falta de lubrificação "imediata".
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Trabalho a meio.
Cenário do campo de batalha:
É este rolamento (rolamento de entrada) que já não aparenta ser o de origem (é de rolos, quando de origem é de esferas), o que me leva a crer que a caixa de velocidades já deve ter sido aberta.
Tirando o íman com alguma "nhanha" que é normal; os carretos estão todos impecáveis:
E cheira-me que o culpado do barulho "diesel" são estes rolamentos:
(rolamentos da engrenagem hipóide)
E por fim, este anel de sincronismo, é normal ter estes dentes:
Agora resta montar o kit de rolamentos novos.
Tenho fortes suspeitas, que o que está a matar estes rolamentos é o óleo 75w85.
A Wolf e a Fuchs, para estas caixas já só recomendam o 75w80 GL4+.
Editado pela última vez por Johnny25; 28 November 2022, 20:18.
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celio
Podes crer... Isto das caixas tem que se lhe diga... Diria quase que acaba por ser mais complexo que o óleo de motor.
É que depois um gajo pesquisa as normas da Fiat para as caixas, e NADA. Não há informação nenhuma.
eblase
Obrigado, mas que conjunto? Rolamentos? Caixa completa?
jogador
Obrigado
E sim, amador... E muito teimoso.
Os € não abundam, por isso um gajo tem que fazer por si...
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Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Postcelio
Podes crer... Isto das caixas tem que se lhe diga... Diria quase que acaba por ser mais complexo que o óleo de motor.
É que depois um gajo pesquisa as normas da Fiat para as caixas, e NADA. Não há informação nenhuma.
eblase
Obrigado, mas que conjunto? Rolamentos? Caixa completa?
jogador
Obrigado
E sim, amador... E muito teimoso.
Os € não abundam, por isso um gajo tem que fazer por si...
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostAgora que vim ao computador e o ecrã é maiorzito (49"), vi com mais atenção e chego à conclusão que essa caixa já foi mexida e deves rever TUDO.
ps: a cor do interior da caixa não augura nada de bom.
Obrigado por todas as tuas ajudas!
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Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
O que te diz o instinto no que possa estar danificado nesta caixa?
Obrigado por todas as tuas ajudas!
O instinto diz que foi do óleo! 😂
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Originalmente Colocado por celio Ver Posteu posso estar muito errado até porque nunca vi muitas caixas abertas ao vivo , mas dá a sensação que essas peças estão muito arredondadas ou seja , dá a sensação que há muito desgaste nas peças .
uma boa lavadela nessas peças também ajudava a perceber melhor o estado delas digo eu .
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Como escrito à tempos atrás, fica aqui o balanço da seguinte intervenção num Renault 1.2 16v de 2008, feita numa oficina multimarcas.
Trabalhos realizados:
- revisão anual (óleo e filtros)
- distribuição e correia acessórios e afins
- antena (rádio com ruído)
- Rolamento traseiro
- IPO (paga em MO)
- Lavagem cortesia - interior e exterior (teoricamente oferta mas vem na conta da MO) 😗
885€ com IVA.
Venham de lá os vosso comentários.
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celio
A sério? eu até achei que os dentes era o que melhor se aproveita. Não há marcas, não há mudanças metidas à cão.
Pelo que vi, parece ser feitio (não serem aguçados)... Mas não sei
Clubman1d
Não me digas isso
Por acaso a informação que me deram é que pode parecer muita coisa, que só depois de uma bela limpeza é que conseguimos ver o estado real da coisa. A sujidade e o óleo mascaram muita coisa.
Mas onde entreguei a caixa para orçamentar a reparação (não tenho prensa para a fazer), as primeiras impressões foram:
Rolamentos/chumaceira dos cardans de transmissão KO (riscados).
Dois dentes do diferencial marcados (não aparenta ser nada de grave).
Rolamentos do veio de entrada a morrer (um com inicio, e outro com muita folga horizontal).
Aguardo prognóstico, mas de 300€ não baixa... Fiat na virgem e não corras...
O que me preocupou foi o interior da caixa tão escuro, e o óleo quando sai, sai claro.
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Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Postcelio
A sério? eu até achei que os dentes era o que melhor se aproveita. Não há marcas, não há mudanças metidas à cão.
Pelo que vi, parece ser feitio (não serem aguçados)... Mas não sei
Clubman1d
Não me digas isso
Por acaso a informação que me deram é que pode parecer muita coisa, que só depois de uma bela limpeza é que conseguimos ver o estado real da coisa. A sujidade e o óleo mascaram muita coisa.
Mas onde entreguei a caixa para orçamentar a reparação (não tenho prensa para a fazer), as primeiras impressões foram:
Rolamentos/chumaceira dos cardans de transmissão KO (riscados).
Dois dentes do diferencial marcados (não aparenta ser nada de grave).
Rolamentos do veio de entrada a morrer (um com inicio, e outro com muita folga horizontal).
Aguardo prognóstico, mas de 300€ não baixa... Fiat na virgem e não corras...
O que me preocupou foi o interior da caixa tão escuro, e o óleo quando sai, sai claro.
já a escuridão e sujidade não me admira nada pois quase nunca vi uma caixa desmontada e limpa por dentro, pode ser contaminação do desgaste normal das peças ou mesmo axidação do oleo .
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Originalmente Colocado por celio Ver Post
lá está , eu posso estar errado pois não tenho experiencia em desmontar e ver peças da caixa de velocidades , mas certamente com boa limpeza das peças se deve avaliar melhor a coisa .
já a escuridão e sujidade não me admira nada pois quase nunca vi uma caixa desmontada e limpa por dentro, pode ser contaminação do desgaste normal das peças ou mesmo axidação do oleo .
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