Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    1 duvida: o sistema de refrigeração é estanque ne? Isto é, não é suposto ir perdendo liquido, mesmo que pouco.
    Ou pode acontecer sem significar anomalia?
    Pode perder algum evaporado pela valvula de pressao mas muito pouco tipo 100ml a cada 10.000kms

    ​​​​​​Mais que isso deve haver fuga...

    Eu andei 100k com uma fuga, gastava tipo 500ml a cada 10k e achava que era normal até que ficou pior e descobri donde é... agora não gasta nada

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      1 duvida: o sistema de refrigeração é estanque ne? Isto é, não é suposto ir perdendo liquido, mesmo que pouco.
      Ou pode acontecer sem significar anomalia?
      Sim, é um circuito "fechado", em milhares de KM pode ocorrer um descida miníma derivado há pressão elevada da temperatura e até talvez a alguma evaporação, mas uma vez resposta a diferença durará mais uns milhares de KM (tipo uma variação entre o Min. e Max.)

      Agora se reportes a nível e passado alguns km descer uma quantidade assinalável pode andar com avaria ou Fuga.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        1 duvida: o sistema de refrigeração é estanque ne? Isto é, não é suposto ir perdendo liquido, mesmo que pouco.
        Ou pode acontecer sem significar anomalia?
        É estanque,MAS existe sempre uma variação de pressão no vaso de expansão,ou no próprio radiador dependendo do sistema e no cado de um vado de expansão a partir de uma certa pressão esta vai aliviar e deixar "sair" esta pressão sobre a forma de pequenos vapores,e a cada x de mil de km podes ter que acrescentar 100/200 ml a título de exemplo.

        No sitema de válvula de pressão existente no radiador tens um vaso de compensação (veículos japoneses em geral para teres uma ideia),em que essa pressão alivia nesse vaso ou vai "buscar" com a depressão o que necessita quando o circuito arrefece.

        Neste caso a tampa do radiador está lá para aliviar a pressão em caso de urgência.

        Mas porque perguntas,o teu nível baixou muito?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Master7 Ver Post

          deixo um uplad de um log de ontem num excerto em Autoestrada, com 16 graus ambiente , tocou ali nos 100 no coolant com velocidade de 140km/h

          coolant.png?1695638823.png
          Completamente normal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

            essas coisas acabam por me baralhar ainda mais.
            pelo que percebo esse protect C12+ (ravenol) é OAT sem silicas tal como o UP e o G12, mas o G12+ diz que é OAT mas com mistura de silicas dai eu dizer que é um hibrido.
            Em geral Si-OAT e OAT atualmente são misciveis entre eles sem nenhum stress,por vezes o banal G12 é que não deve ser misturado com G12+,G12++,mas ao contrário poderás fazer.

            Isto porque o G12 de base tem uma duração de vida alcalina mais baixa do que os outros.

            O mais fácil é usar o original,ou uma referência/produto que seja da mesma técnologia.

            Um circuito concebido para OAT podes usar Si-OAT à vontade.

            Em caso de dúvida é lavar o circuito previamente antes de mudar o anticongelante.

            Vou-te dar um exemplo banal.

            Mercedes e Renault.

            Na Renault usam um OAT,na Mercedes Si-OAT e o motor é o mesmo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por mok Ver Post

              Pode perder algum evaporado pela valvula de pressao mas muito pouco tipo 100ml a cada 10.000kms

              ​​​​​​Mais que isso deve haver fuga...

              Eu andei 100k com uma fuga, gastava tipo 500ml a cada 10k e achava que era normal até que ficou pior e descobri donde é... agora não gasta nada
              Meio litro a cada 10kkm nunca é normal,fuga,ou falha do sistema de depressão do circuito,ver mesmo defeito no vaso de expansão/depressão.

              Comentário


                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                Meio litro a cada 10kkm nunca é normal,fuga,ou falha do sistema de depressão do circuito,ver mesmo defeito no vaso de expansão/depressão.
                era um pequeno "radiador" que aquece o ar que vai a valvula PCV, como era por tras do motor e muito lento nunca me apercebi até que começou a perder mais e dar mais nas vistas

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  E qual é o problema mesmo? Há motores que andam a 105 mas marcam 90. Outros que marcam 90 e andam a 75.
                  Era para esclarecimento porque este motor tem a fama de aquecimento



                  Não sabia desse pormenor, alguem sabe como podemos ver se o nosso carro precisa de ser purgado com software ou pode ser manualemente ?
                  Eu tenho o software mas nunca la vi nada do liquido de refrigeraçao

                  Comentário


                    Não me façam rir

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Master7 Ver Post

                      Era para esclarecimento porque este motor tem a fama de aquecimento



                      Não sabia desse pormenor, alguem sabe como podemos ver se o nosso carro precisa de ser purgado com software ou pode ser manualemente ?
                      Eu tenho o software mas nunca la vi nada do liquido de refrigeraçao
                      Sim é preciso.

                      Esses carros usam uma bomba de água elétrica que nem trabalha quando o carro está mesmo frio
                      A mesma precisa ser acionada eletricamente para fazer purga, além disso o enchimento inicial ser feito primeiro vaco ao sistema, sendo o próprio vaco a sugar o liquido para o seu interior do circuito.

                      Comentário


                        Sabem me dizer se no 1.0 ecoboost é preciso recorrer ao software ?

                        Já agora em baixo do radiador tenho este bujão, escuso de recorrer ao método antigo de tirar a mangueira?

                        coolant.jpg

                        Comentário


                          Pode usar esse dreno para esvaziar. O resto depende de que versão EcoBosta é o motor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Pode usar esse dreno para esvaziar. O resto depende de que versão EcoBosta é o motor.
                            Não fales mal do meu motor 😂 (Ecoboom ) .
                            Ao contrário de alguns colegas com o mesmo motor, o meu ainda não me deu problemas e deve ser o mais carregado em CV, vamos la ver até quando.

                            O meu é a versao com o turbo na frente , sem aquelas modernices do mild hybrid

                            Comentário


                              Caros Colegas,

                              Que anticongelante recomendam para um Opel Kadett C 1.2N, de 1977? (radiador de cobre) Faz pouquíssimos km por ano, presentemente tem o sistema de arrefecimento com água destilada para fazer uma limpeza, mas quero voltar a encher com anticongelante para tentar não deixar avançar com a corrosão.

                              Obrigado

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                Caros Colegas,

                                Que anticongelante recomendam para um Opel Kadett C 1.2N, de 1977? (radiador de cobre) Faz pouquíssimos km por ano, presentemente tem o sistema de arrefecimento com água destilada para fazer uma limpeza, mas quero voltar a encher com anticongelante para tentar não deixar avançar com a corrosão.

                                Obrigado
                                G12,muda a cada 2 anos.

                                Comentário


                                  Obrigado!

                                  aprofundando um pouco: orgânico ou inorgânico? o radiador ainda é dos de cobre, bloco de ferro fundido. Tenho lido muita coisa mas não chego a um consenso.

                                  Alguma marca com boa relação qualidade custo?

                                  Comentário




                                    Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                    Obrigado!

                                    aprofundando um pouco: orgânico ou inorgânico? o radiador ainda é dos de cobre, bloco de ferro fundido. Tenho lido muita coisa mas não chego a um consenso.

                                    Alguma marca com boa relação qualidade custo?
                                    Boas,todos os G12 são orgânicos.

                                    Nesses radiadores e blocos motores em casta de ferro fundido o que interessa é respeitar as mudas do anticongelante,geralmente 2 anos / 30-40kkm.

                                    Também poderias utilizar um G11 com silicatos mas não vale a pena,o G12 até é melhor no que toca a "limpar" alguma corrosão já presente.

                                    Marca acessivel de qualidade tens a Febi-Bilstein.

                                    Podes comprar puro (embalagem de 1.5 litros) e diluir a 50/50.

                                    Ainda o ano passado comprei três em loja física,paguei praticamente 7€ a embalagem.

                                    Comentário


                                      Ok, vou optar então por um G12, até talvez mesmo esse da Febi que consigo a bom preço.

                                      Gostava de ir mantendo este carro da melhor forma possível, com alguns restauros que está a precisar, pois tem um elevado valor sentimental.

                                      Muito obrigado

                                      Comentário


                                        Força com esse projeto.

                                        Por descargo de consciência verifica a bomba de água e termostato,sobretudo se já alguma corrosão andou nesse motor.

                                        Comentário


                                          Pois...alguma corrosão tem, bomba de água é nova, e atualmente anda sem termostato até perceber se está a aquecer demasiado no quadrante por avaria da sonda de temperatura (já comprada, à espera de tempo para a conseguir trocar) ou se preciso mesmo de mudar a junta da cabeça por a mesma ter apodrecido com o tempo (não levou nenhum escaldão até à data, está em casa à muito anos, logo a ser algo no bloco será a junta apodrecida, apesar de não ter mistura de água no óleo ou vice versa).

                                          O anticongelante vai entrar após verificar se com mudança do sensor de temperatura estabiliza o aquecimento. Se não estabilizar só vou meter anticongelante com a mudança da junta.

                                          Comentário


                                            Vê também se o radiador não possa estar entupido.

                                            Comentário


                                              Já foi visto e todo limpo por dentro, com umas palhetas próprias. Segundo a pessoa que o limpou (que trabalha numa empresa especializada em radiadores) não está a 100% mas não é razão para chegar perto do vermelho em dias quentes, principalmente sem ter termostato montado. Desconfio mesmo do sensor de temperatura (até pelas medições que fiz com um multímetro), espero agora nos fins de semana alargados de Dezembro verificar isso.

                                              Comentário


                                                collant.jpg

                                                Boas malta , alguem sabe onde consigo comprar o M97B57-A2 ?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                                                  collant.jpg

                                                  Boas malta , alguem sabe onde consigo comprar o M97B57-A2 ?
                                                  Compra diretamente na Ford.

                                                  Se tiveres acesso a material Motorex,será o M 3.1 .

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                    Compra diretamente na Ford.

                                                    Se tiveres acesso a material Motorex,será o M 3.1 .
                                                    Só vou fazer a manutenção em casa, não sou profissional.
                                                    Será uma nova norma da ford , nao encontro nada aftermarket
                                                    Editado pela última vez por Master7; 24 November 2023, 11:15.

                                                    Comentário


                                                      Assim à mão tens o Prestone Universal amarelo que cobre essa norma também.

                                                      Mas anticongelante não é caro,vais à Ford e compras o deles da Motorcraft.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                        Assim à mão tens o Prestone Universal amarelo que cobre essa norma também.

                                                        Mas anticongelante não é caro,vais à Ford e compras o deles da Motorcraft.
                                                        Eu estou a fazer esta troca preventiva, por ter o carro com mais potencia , aconselhas a adicionar o mocool ?
                                                        motul-mocool-500ml-912x1000.jpg

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Master7 Ver Post

                                                          Eu estou a fazer esta troca preventiva, por ter o carro com mais potencia , aconselhas a adicionar o mocool ?
                                                          motul-mocool-500ml-912x1000.jpg
                                                          Não,não aconselho,não serve a nada e não se deve adicionar ao anticongelante.

                                                          Esse tipo de produto só é bom para motores que fazem circuito em que seja obrigatório o motor trabalhar sem anticongelante para evitar em caso de acidente que o solo fique escorregadio.

                                                          Esse aditivo serve justamente a ajudar a que as calorias do motor sejam dicipadas mais rapidamente.

                                                          Num anticongelante a que o mínimo de mistura esteja nos 33%,que é o mínimo obrigatório para que proteja eficazmente o circuito de arrefecimento e motor isso já é feito automáticamente.

                                                          Uma mistura a 40/50% é o ideal para qualquer motor em clima sul europeu e europeu central.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                            Não,não aconselho,não serve a nada e não se deve adicionar ao anticongelante.

                                                            Esse tipo de produto só é bom para motores que fazem circuito em que seja obrigatório o motor trabalhar sem anticongelante para evitar em caso de acidente que o solo fique escorregadio.

                                                            Esse aditivo serve justamente a ajudar a que as calorias do motor sejam dicipadas mais rapidamente.

                                                            Num anticongelante a que o mínimo de mistura esteja nos 33%,que é o mínimo obrigatório para que proteja eficazmente o circuito de arrefecimento e motor isso já é feito automáticamente.

                                                            Uma mistura a 40/50% é o ideal para qualquer motor em clima sul europeu e europeu central.
                                                            Há ok ,obrigado pela dica, estava a ver porque muitas vezes tenho o meu liquido a 100 graus, imagino a temperatura do bloco deve estar um pouco mas, e era para ver baixava para os 90ºs , acontece mais quando vou em autoestrada a subir a com bons andamentos.
                                                            Pelo menos o watterwetter nos watercooler baixa alguma coisa a temperatura de admissao
                                                            Editado pela última vez por Master7; 24 November 2023, 17:55.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Master7 Ver Post

                                                              Só vou fazer a manutenção em casa, não sou profissional.
                                                              Será uma nova norma da ford , nao encontro nada aftermarket


                                                              A Kroon por exemplo tem.


                                                              https://www.kroon-oil.com/en/catalog...t-sp-14-/8225/



                                                              Mas como o PSoares referiu, tentaria ver directamente na Ford.
                                                              Editado pela última vez por nto; 25 November 2023, 06:37.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X