Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Olá Draper.

    Sinceramente eu testei com o voltimetro e não fiquei muito convencido!

    Meti a primeira vez deu 0.02 depois meti outras vezes ia para os 0.30 e 0.20 e ia descendo!!!

    Não percebi o porquê!

    Mas o que é que o motul tem que o Iada não tem draper?

    Muito obrigado

    Comentário


      Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
      Em 1998 acho que só existia ainda o G12.
      Depois este foi cancelado e substituido pelo G12+. Depois o G12+ foi mais uma vez cancelado e substituido pelo G12++ e agora o G12++ foi mais uma vez substituido pelo G13.
      Até podes ter um motor dos inicios dos anos 90 que utilizava G11 (que foi cancelado e subsituido pelo G12) que em 2013 se fores à VW com o liquido azul eles limpam aquilo muito bem (porque o G11 não se pode misturar com os outros) e metem G13.
      Conclusão, as "normas" do G13 excedem as normas dos produtos anteriores, por isso não há mal nenhum (muito pelo contrário) em colocar G13.
      Quanto à água da torneira, acredito que os G's todos tenham produtos na sua composição para anular esses efeitos. Os concessionários usam água da toneira e vês milhares de carros a andar pelas estradas sem dar chatices. Mais uma vez o meu livro de instruções não fala em não utilizar água da torneira.
      Mas volto a dizer, prevenir não custa e eu também prefiro água destilada, mas utilizar água da torneira com os G's xpto não têm mal. Agora água da torneira pura sem mais nada ai sim...
      Vê nos posts anteriores e vê a tabela da aplicabilidade dos G's em função do ano. Poderás ver que eles não são substituíveis nem retro-activos.

      Nunca se deve usar água da torneira. Os anticongelantes não têm nenhum produto na composição para anular 'esses efeitos'...

      Por ' milhares de carros a andar pelas estradas sem dar chatices' não quer dizer que estejam bem.
      Originalmente Colocado por AntonioSa Ver Post
      Draper, mais uma ajuda por favor,eu tive uma fuga de agua num tubo do radiador e na opel depois de reparar meteram agua da torneira mais anticongelante opel,eu não sou a favor de usar agua da torneira e como tinha comprado anticongelante opel estou a pensar deixar andar este fim de semana e depois trocar ou tirar já e só meter agua destilada para lavar e ando dois ou três dias e depois tiro a agua, faço a mistura com agua destilada 50%.Se fosse você como fazia?Muito obrigado.
      eu NÃO deixava pôr água da torneira! Eu optava por mudar...
      Originalmente Colocado por LuiggiStradale Ver Post
      Olá Draper.

      Sinceramente eu testei com o voltimetro e não fiquei muito convencido!
      Meti a primeira vez deu 0.02 depois meti outras vezes ia para os 0.30 e 0.20 e ia descendo!!!
      Não percebi o porquê!
      Mas o que é que o motul tem que o Iada não tem draper?
      Muito obrigado
      O teu anticongelante está bom! Essas variações de valores são normais face à grandeza que se está a medir e ao tipo de aparelho.
      O motul não tem que o Iada não tem... apenas prefiro Motul!

      Comentário


        Originalmente Colocado por draper Ver Post
        Vê nos posts anteriores e vê a tabela da aplicabilidade dos G's em função do ano. Poderás ver que eles não são substituíveis nem retro-activos.

        Nunca se deve usar água da torneira. Os anticongelantes não têm nenhum produto na composição para anular 'esses efeitos'...

        Por ' milhares de carros a andar pelas estradas sem dar chatices' não quer dizer que estejam bem.


        eu NÃO deixava pôr água da torneira! Eu optava por mudar...

        O teu anticongelante está bom! Essas variações de valores são normais face à grandeza que se está a medir e ao tipo de aparelho.
        O motul não tem que o Iada não tem... apenas prefiro Motul!
        Estás a falar de que tabela, desta?


        Então estás a dar-me razão. Se o horizontal representar o liquido que trás de fábrica e o vertical representar o liquido de reatesto (usei o google translate), fica assim:

        -Se veio com G11 de fábrica, pode-se misturar com G11; não se pode misturar com G12; pode-se misturar com G12+ e G12++ ficando a mistura castanha.

        -Se veio com G12 de fábrica, pode-se misturar com G12, G12+ e G12++.

        -Se veio com G12+ de fábrica, pode-se misturar com G12+ e G12++.

        -Se veio com G12++ de fábrica, apenas se pode misturar com G12++.

        O G13 deve seguir a mesma linha de raciocinio. Logo existem liquidos que se podem misturar entre si. Encontras opiniões concordantes com a minha. Pesquisando no google por exemplo:

        Clube Golf Portugal • Ver Tópico - g12 vs g13 ???
        Clube Golf Portugal • Ver Tópico - G12 -> G12++

        Quanto ao facto de os produtos serem substituiveis, é claro que são substituiveis.

        Se fores a uma secção de peças de um concessionário e pedires G12, ao carregarem nisso o ETKA vai dizer que a peça foi cancelada e para usar como substituto G12+. Se carregarem no G12+ o ETKA vai dizer que a peça foi cancelada e para usar o G12++ como substituto.

        Finalmente ao carregar-se no G12++ o ETKA vai indicar que a peça foi cancelada e para usar como substituto o G13.

        Quanto à água, mais uma vez digo que eu pelo menos no meu livro de instrucções não encontro nada a dizer que é expressamente proibido reatestar com água da torneira, talvez nos manuais mais recentes isso venha indicado.

        Quanto às propriedades dos G's (isto é só para não estar a dizer o comboio todo ), eles devem funcionar como o Calgon para as máquinas de lavar roupa. Tu usas água da torneira na máquina de lavar roupa e o Calgon protege as tubagens. Os G's devem ter compostos que fazem exactamente a mesma coisa.

        Quem estiver genuinamente preocupado pode entrar em contacto com a SIVA/VW sobre este assunto.

        No fim de tanta conversa, volto a deixar mais uma vez esta informação. No outro dia na VW deram-me um preço por litro de G13 de 5,09€ + IVA. Com 10% de desconto, fica a 5,63€ por litro, 36 centimos por litro mais caro que o descontinuado G12++ vendido pela Texoleo.

        Contudo, penso que estes valores são para consumo interno do concessionário, logo só o conseguem se realizarem o serviço no concessionário. Se vocês aparecerem lá com um garrafão de 5L e disserem que querem 5L de G13 não sei se vão buscar ao bidão e vos vendem isto, devem "empurrar-vos" para as garrafas de 1,5L.

        Comentário


          A tabela é essa mas a tradução está errada


          Sobre o efeito calgon e a compatibilidade não vou falar mais...

          A SIVA envia-te este folheto (https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...47244034,d.ZWU) e mandam-te contactar o concessionário.
          Vais ao concessionário, está lá atrás do balcão um 'Zé Manel' que te responde:
          - Éh Pá! Nos temos e usamos é este do bidon... isso normas... pá! Nos usamos este! Fica a 5,63€/L...

          Os VW Gxx estão todos aí no mercado e nenhum foi cancelado.

          Comentário


            Voces sabem o que um mecânico disse á minha colega acerca do anticongelante? Que nao estamos num país frio e que se pode usar agua... E meteu para la agua da torneira!!! Eu disse-lhe que o melhor seria trocar de mecanico senao qualquer dia iria ter despesas... Nao me enganei muito... A uns dias queixou-se que o carro andava a ficar vazio no vazo de expansao, olhei por baixo do carro e com este desligado a quase 8 horas estava a pingar da zona da bomba de agua.
            So posso agradecer este tipo de topicos porque deixei-lhe este topico para ela ver que muitas das vezes os mecanicos nao sao assim tao serios e nao acreditar no que alguns dizem...

            Comentário


              Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
              Voces sabem o que um mecânico disse á minha colega acerca do anticongelante? Que nao estamos num país frio e que se pode usar agua... E meteu para la agua da torneira!!! Eu disse-lhe que o melhor seria trocar de mecanico senao qualquer dia iria ter despesas... Nao me enganei muito... A uns dias queixou-se que o carro andava a ficar vazio no vazo de expansao, olhei por baixo do carro e com este desligado a quase 8 horas estava a pingar da zona da bomba de agua.
              So posso agradecer este tipo de topicos porque deixei-lhe este topico para ela ver que muitas das vezes os mecanicos nao sao assim tao serios e nao acreditar no que alguns dizem...


              Mas o mecânico foi sério... para a carteira dele.

              Comentário


                Para um Punto II 1.2 de 60cv a Texoleo tem algum Motul que cumpra as normas da Fiat ou só Paraflu?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                  Para um Punto II 1.2 de 60cv a Texoleo tem algum Motul que cumpra as normas da Fiat ou só Paraflu?
                  Qual a vantagem do Motul?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                    Para um Punto II 1.2 de 60cv a Texoleo tem algum Motul que cumpra as normas da Fiat ou só Paraflu?

                    Por exemplo:


                    Motul Inugel G12 Rosa Long Life 5LT - TEXOLEO.com

                    Comentário


                      Boas,pessoal.Estou com um problema,e agradecia se alguem me pode dar alguma dica.Hà um ano atràs,mais ou menos tive um problema com a bomba de água do meu Opel Astra Caravan Cosmo 1.4 a gasolina.Mudei a bomba e tudo bem,o carro trabalhava na boa.Aproveito para dizer que este carro tem 84.000 km e cerca de 8 anos.Acontece que como isto neste Pais està uma treta a nivel de trabalho e fui trabalhar pró estrangeiro,e vinha a Portugal de 3 em 3 meses.A minha patroa que nao tem carta,dava á chave uma vez por semana para o motor bulir um bocado.Quando em Abril deste ano vim definitivamente,é que reparei que nao tinha água no deposito de refrigeraçao de novo.Pus liquido verde de novo,que è da marca SWAG alemao,e fui dar um giro de mais ou menos 10 km.Para minha surpresa jà nao tinha àgua nenhuma outra vez.O carro pega à primeira,nao deita fumo branco,a água no deposito nao tem vestigios de ferrugem,nèpia.Isto dá-me cabo da carola.Nos ultimos dias reparei que o carro quando ligo a igniçao pela primeira vez no dia,as rotaçoes ficam nas 1200,e espero um minuto mais ou menos até descer para as 800 e sò depois arranco.Hoje pus liquido verde de novo até ao nivel máximo e dei uma volta ao quarteirao e quando abro a capom vi que qualquer coisa tinha esguichado,mas nao consigo ver de onde sai,nem mangueiras furadas nem nada que se pareça.Reparei que o motor aquece muito rápidamente,e isto se andar com o carro prái 1km,fica muitissimo quente.Desculpem là o testamento,mas eu nao percebo nada de mecânica,e ainda por cima agora estou a engrossar a lista de desempregados deste Pais.Agradecia se me pudessem ajudar.Muito obrigado.

                      Comentário


                        No meu Puntarolas TD70 utilizo o IADA Orgânico 50% e é quase ao mesmo preço do Motul.
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Para um Punto II 1.2 de 60cv a Texoleo tem algum Motul que cumpra as normas da Fiat ou só Paraflu?

                        Comentário


                          "O teu anticongelante está bom! Essas variações de valores são normais face à grandeza que se está a medir e ao tipo de aparelho.
                          O motul não tem que o Iada não tem... apenas prefiro Motul!"

                          Olá mais uma vez draper

                          Então mas o multimetro é mais fiavel que o testador?

                          A 100% ele já não estará pois já não marca os -35 do manual!

                          Nas especificações do paraflu up diz lá ph 8!

                          http://flcf.onion.it/commonfile/eng/...1_stec_ENG.pdf

                          Outra confusão:

                          Então mas o motul e Iada são g12++? o paraflu up também é?

                          O paraflu 11 é de que classe uma vez que é inorganico!

                          Possa, se a água não era mais simples;)

                          Bem hajam

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                            Se essa reparação foi feita na Opel eu fazia o seguinte. Primeiro ia ler o livro de instruções, especialmente a parte da manutenção. Se quando se fala em atestar de liquido de refrigeração o manual for explicito em não usar água da torneira, vais à Opel e reclamas com eles.

                            Se o livro não disse nada, eu deixava-me estar quieto. O liquido da Opel, assim como o das outras marcas já têm compostos anti-ferrugem na sua composição.
                            O que o livro do opel astra diz é o seguinte:no caso se descer o nível acrescente liquido anti-gelo.Se este não estiver disponível,encha com água potável limpa,como substituto serve água destilada.Muito obrigado pela ajuda.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por militaoleon Ver Post
                              Boas,pessoal.Estou com um problema,e agradecia se alguem me pode dar alguma dica.Hà um ano atràs,mais ou menos tive um problema com a bomba de água do meu Opel Astra Caravan Cosmo 1.4 a gasolina.Mudei a bomba e tudo bem,o carro trabalhava na boa.Aproveito para dizer que este carro tem 84.000 km e cerca de 8 anos.Acontece que como isto neste Pais està uma treta a nivel de trabalho e fui trabalhar pró estrangeiro,e vinha a Portugal de 3 em 3 meses.A minha patroa que nao tem carta,dava á chave uma vez por semana para o motor bulir um bocado.Quando em Abril deste ano vim definitivamente,é que reparei que nao tinha água no deposito de refrigeraçao de novo.Pus liquido verde de novo,que è da marca SWAG alemao,e fui dar um giro de mais ou menos 10 km.Para minha surpresa jà nao tinha àgua nenhuma outra vez.O carro pega à primeira,nao deita fumo branco,a água no deposito nao tem vestigios de ferrugem,nèpia.Isto dá-me cabo da carola.Nos ultimos dias reparei que o carro quando ligo a igniçao pela primeira vez no dia,as rotaçoes ficam nas 1200,e espero um minuto mais ou menos até descer para as 800 e sò depois arranco.Hoje pus liquido verde de novo até ao nivel máximo e dei uma volta ao quarteirao e quando abro a capom vi que qualquer coisa tinha esguichado,mas nao consigo ver de onde sai,nem mangueiras furadas nem nada que se pareça.Reparei que o motor aquece muito rápidamente,e isto se andar com o carro prái 1km,fica muitissimo quente.Desculpem là o testamento,mas eu nao percebo nada de mecânica,e ainda por cima agora estou a engrossar a lista de desempregados deste Pais.Agradecia se me pudessem ajudar.Muito obrigado.



                              O melhor, seria colocar o circuito sobre pressão, para ver onde é que possa haver uma fuga.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                Vê nos posts anteriores e vê a tabela da aplicabilidade dos G's em função do ano. Poderás ver que eles não são substituíveis nem retro-activos.

                                Nunca se deve usar água da torneira. Os anticongelantes não têm nenhum produto na composição para anular 'esses efeitos'...

                                Por ' milhares de carros a andar pelas estradas sem dar chatices' não quer dizer que estejam bem.


                                eu NÃO deixava pôr água da torneira! Eu optava por mudar...

                                O teu anticongelante está bom! Essas variações de valores são normais face à grandeza que se está a medir e ao tipo de aparelho.
                                O motul não tem que o Iada não tem... apenas prefiro Motul!
                                Eu sempre meti mistura 50% com água destilada,pensei sempre que era o melhor.Muito obrigado.

                                Comentário


                                  Aproveito par pedir a ajuda dos "experts" na matéria.
                                  O meu carro tem 4 anos e 70.00 kms (kia cee'd 1.6crdi).
                                  Apenas tive de repor liquido no 1.º verão, em que desceu atá ao mínimo e comprei uma embalagem de 1 lt na norauto.
                                  Recentemente vi num programa da tv que esse liquido devia ser mudado todos os anos.
                                  Acham que deva mudar?
                                  O liquido que lá está continua com a mesma cor (verde) que tinha quando o carro era novo.
                                  Se for melhor mudar, que liquido devo meter?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LuiggiStradale Ver Post
                                    Olá mais uma vez draper
                                    Então mas o multimetro é mais fiavel que o testador?
                                    A 100% ele já não estará pois já não marca os -35 do manual!
                                    Nas especificações do paraflu up diz lá ph 8!
                                    http://flcf.onion.it/commonfile/eng/...1_stec_ENG.pdf
                                    Outra confusão:
                                    Então mas o motul e Iada são g12++? o paraflu up também é?
                                    O paraflu 11 é de que classe uma vez que é inorganico!
                                    Possa, se a água não era mais simples;)
                                    Bem hajam
                                    O voltímetro dá uma 'imagem' da tendência a ocorrer corossão galvânica. Ou seja quando o antigel deixa de fazer a seu função protectora da corrosão.
                                    O Testador dá o valor para um determinada % concentração a temp. de congelação.

                                    Quanto aos outros assuntos: 'isso é que aí vai uma confusão!!!'
                                    Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                    Aproveito par pedir a ajuda dos "experts" na matéria.
                                    O meu carro tem 4 anos e 70.00 kms (kia cee'd 1.6crdi).
                                    Apenas tive de repor liquido no 1.º verão, em que desceu atá ao mínimo e comprei uma embalagem de 1 lt na norauto.
                                    Recentemente vi num programa da tv que esse liquido devia ser mudado todos os anos.
                                    Acham que deva mudar?
                                    O liquido que lá está continua com a mesma cor (verde) que tinha quando o carro era novo.
                                    Se for melhor mudar, que liquido devo meter?
                                    O intervalo de mudança do liq. anticongelante é definida pelo fabricante. O que diz o teu manual?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                      O intervalo de mudança do liq. anticongelante é definida pelo fabricante. O que diz o teu manual?
                                      Ainda não consultei o manual mas como o carro ainda está na garantia então as mudanças do liquido devem estar previstas nas revisões programadas.
                                      Se assim é vai ficar lá até o trocarem na revisão ou até acabar a garantia, depois disso sou eu que faço as revisões e logo troco. Obrigado.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                        A tabela é essa mas a tradução está errada


                                        Sobre o efeito calgon e a compatibilidade não vou falar mais...

                                        A SIVA envia-te este folheto (https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j...47244034,d.ZWU) e mandam-te contactar o concessionário.
                                        Vais ao concessionário, está lá atrás do balcão um 'Zé Manel' que te responde:
                                        - Éh Pá! Nos temos e usamos é este do bidon... isso normas... pá! Nos usamos este! Fica a 5,63€/L...

                                        Os VW Gxx estão todos aí no mercado e nenhum foi cancelado.
                                        Primeiro de tudo deixa-me dizer que não estou a argumentar contigo só para ser do contra. Costumo ler os teus posts, especialmente ali no tópico dos óleos e és uma pessoa que sabe do que fala, mas tenho 99,9% de certeza que neste caso estás enganado.

                                        A tabela está mal traduzida? Então tu mesteste uma em inglês em que a linha horizontal desta (com os anos) significa o liquido posto de fábrica, e na linha vertical tens os reatestos e o vermelho e o verde significa se os vários liquidos podem ser misciveis entre eles ou não.

                                        A unica diferença entre a tua tabela e a minha é que uma está em alemão e a outra em inglês. Por isso, a minha interpretação está correcta, ou seja:
                                        -Se veio com G11 de fábrica, pode-se misturar com G11; não se pode misturar com G12; pode-se misturar com G12+ e G12++ ficando a mistura castanha.

                                        -Se veio com G12 de fábrica, pode-se misturar com G12, G12+ e G12++.

                                        -Se veio com G12+ de fábrica, pode-se misturar com G12+ e G12++.

                                        -Se veio com G12++ de fábrica, apenas se pode misturar com G12++.
                                        Quanto à água da torneira, como já disse anteriormente, o livro do meu carro diz que em caso de necessidade e de não se ter liquido anti congelante, diz para usar água, ! Não está lá explicito que tem de ser água destilada.

                                        Quanto ao efeito Calgon, basta ler o primeiro post:
                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                        Lembrem-se, o GLICOL é e executa as seguintes funções :

                                        - ARREFECE
                                        - LUBRIFICA
                                        - ANTI CORROSIVO
                                        - ANTI CALCÁRIO e INCRUSTAÇÕES
                                        Logo desde que estejam dentro das percentagens recomendadas, minima de 40% e máxima de 60%, podem usar água da torneira que não têm mal.

                                        Contudo, apesar de não fazer mal utilizar água da torneira, eu acho que mais vale prevenir do que remediar e eu pessoalmente utilizava água destilada.

                                        Quanto ao dizeres que os vários liquidos anti-congelante da VW estão todos no mercado e nenhum foi cancelado, isso também está errado e vou-te mostrar isso.

                                        Hoje em dia, com a internet, obter um EPC é facilimo. Dá muito jeito para fazer o "trabalho de casa", depois é só ir ao concessionário com as referências das peças e está a andar. Em alternativa, os P/N no ebay também dão muito jeito.

                                        Obter o ETKA da VW é facilimo, deve ser o EPC mais fácil de encontrar. O manual do meu carro (fui confirmar abocado de propósito) diz para utilizar o G12 A8D. Se eu for ao ETKA, já nem o encontro, só encontro o A8F.


                                        No fim de carregar neste produto (não liguem aos preços que estão errados. Umas coisas são mais caras, outras são mais baratas), aparece isto:


                                        Ora o G12 A8F foi cancelado em 01/08/2008 e o ETKA indica como substituto o G12 A8G. O que acontece quando se carrega nesse?


                                        Olha, foi cancelado em 01/08/2012 e o ETKA indica para utilizar como substituto o G13 A8J. No fim de carregar nesse...


                                        Ok, parece que é o actual. Não actualizo o ETKA ai à 2 meses, mas se levarem 4 anos como levaram mais ou menos até aqui este é o produto a utilizar.

                                        Concluindo, se vocês encontrarem G12, G12+ ou G12++ à venda (como a Texoleo vende o G12++), não pondo a qualidade do produto em causa, são produtos já descontinuados pela VW.

                                        O produto mais recente a utilizar é o G13, e não existe problema em misturar com G12++ por exemplo.

                                        Comentário


                                          Vamos lá abordar a questão de modo construtivo:

                                          - água da torneira serve para 'desenrascar' se numa urgência. Para uma duração duradoura e óptima do produto deve-se usar água destilada/desmineralizada.

                                          - O anticongelante é anticorrosivo. ANTI CALCÁRIO muito pouco e INCRUSTAÇÕES se elas já existirem não elimina (para isso usa-se um bom 'raditor cleaner'.

                                          - Logisticamente é mais fácil equipar toda uma rede de pós-venda com o mesmo produto (G13 - a ultima especificação), que haver diversidade (Gxx). As vantagens económicas são muito grandes por isso dizem 'cancelado e substituido').

                                          Comentário


                                            Ai já concordo contigo. A situação prevista no manual é uma situação de "desenrascanço".

                                            Mas eu agora quando acabarem os exames da faculdade queria tentar entrar em contacto com a VW na Alemanhã, posso também abordar essa questão.

                                            Comentário


                                              Vamos lá a ver se acerto.

                                              O iada 50%, o paraflu up e o motul inulgel são G12 certo!

                                              "UNE 26-361-88, VW TL 774D (G12) – Color pink., VW TL 774D (G12) (Excepto color) – Color yellow and blue"

                                              Qual a diferença do rosa para os outros?Do iada também há roxo e vermelho pelo menos. (azul não tenho certeza)

                                              O paraflu 11 será g11 como indica o nome?

                                              Então mas dos novos anticongelantes não recomendas nenhum draper?

                                              Agradecido como sempre Draper.

                                              Luiggi
                                              Editado pela última vez por LuiggiStradale; 02 June 2013, 18:17.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LuiggiStradale Ver Post
                                                Vamos lá a ver se acerto.
                                                O iada 50%, o paraflu up e o motul inulgel são G12 certo!
                                                "UNE 26-361-88, VW TL 774D (G12) – Color pink., VW TL 774D (G12) (Excepto color) – Color yellow and blue"
                                                Qual a diferença do rosa para os outros?Do iada também há roxo e vermelho pelo menos. (azul não tenho certeza)
                                                O paraflu 11 será g11 como indica o nome?
                                                Então mas dos novos anticongelantes não recomendas nenhum draper?
                                                Agradecido como sempre Draper.
                                                Luiggi
                                                Os VW TL 774x (Gxx) são para os motores do grupo VW
                                                O Paraflu é para motores do grupo fiat. Paraflu 11 não é Gxx.
                                                Paraflu 11:
                                                FIAT 9.55523, IVECO 18-1830,CONTRACTUAL TECHNICAL REF. N°I002.C00, CUNA NC 956-16, ASTM D 3306 Type 1, ASTM D 6210 Type 1-FF

                                                A cor é um modo fácil para distinguir os diversos tipos de anticongelantes quanto à sua concentração e propriedades.

                                                Comentário


                                                  O IADA também há em azul! Já vi na Roady!
                                                  Originalmente Colocado por LuiggiStradale Ver Post
                                                  Vamos lá a ver se acerto.

                                                  O iada 50%, o paraflu up e o motul inulgel são G12 certo!

                                                  "UNE 26-361-88, VW TL 774D (G12) – Color pink., VW TL 774D (G12) (Excepto color) – Color yellow and blue"

                                                  Qual a diferença do rosa para os outros?Do iada também há roxo e vermelho pelo menos. (azul não tenho certeza)

                                                  O paraflu 11 será g11 como indica o nome?

                                                  Então mas dos novos anticongelantes não recomendas nenhum draper?

                                                  Agradecido como sempre Draper.

                                                  Luiggi

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                    Qual a vantagem do Motul?
                                                    Saber que há na Texoleo e poder encomendar, nada mais. Eu até preferia Paraflu, mas isso deve ser ao preço de Ouro.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      O Paraflu não é azul?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        O Paraflu não é azul?

                                                        Comentário


                                                          Afinal é verde , obrigado Draper.

                                                          Então e aquele Motul rosa é indicado?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                            Os VW TL 774x (Gxx) são para os motores do grupo VW
                                                            O Paraflu é para motores do grupo fiat. Paraflu 11 não é Gxx.
                                                            Paraflu 11:
                                                            FIAT 9.55523, IVECO 18-1830,CONTRACTUAL TECHNICAL REF. N°I002.C00, CUNA NC 956-16, ASTM D 3306 Type 1, ASTM D 6210 Type 1-FF

                                                            A cor é um modo fácil para distinguir os diversos tipos de anticongelantes quanto à sua concentração e propriedades.
                                                            Então mas acertei ou não?

                                                            Ha, então o paraflu não é G!!!Então os carros que usam paraflu11 não devem usar Gxx ou podem?

                                                            Então quer dizer que eu só posso colocar liquido vermelho no meu carro visto usar paraflu up?

                                                            Não posso colocar pelo menos verde?hehe

                                                            Muitíssimo obrigado Draper.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LuiggiStradale Ver Post
                                                              Então mas acertei ou não?

                                                              Ha, então o paraflu não é G!!!Então os carros que usam paraflu11 não devem usar Gxx ou podem?

                                                              Então quer dizer que eu só posso colocar liquido vermelho no meu carro visto usar paraflu up?

                                                              Não posso colocar pelo menos verde?hehe

                                                              Muitíssimo obrigado Draper.

                                                              Cumps



                                                              Podes colocar um liquido que respeito a norma Fiat para o teu carro.

                                                              Sendo que os já por cá referidos da Motul, Iada e outros, para além de respeitar esta ou aquela norma G.. da VW, também respeita outras normas.

                                                              E dentro de essas outras que respeita, também respeita as normas da Fiat.

                                                              Portanto haverá que ver, se os mesmos respeitam a norma Fiat que a marca recomenda para o teu carro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X