Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    PSA ORIGINAL como tem no inicio da pagina postado pelo eblase,Glysintin G30,Motul Inugel Long Life 50/50(verde ou rosa),Motul Optimal,Mannol G12,etc...
    Deves lavar o circuito antes de utilizar um novo anticongelante.

    Comentário


      Para a semana vou trocar o anticongelante à Mazda mesmo que seja aconselhado a cada 120 meses ou 200000km.
      Utilizarei o OEM da Mazda que é o FL22.
      Comprei 10 Litros,o circuito completo leva 9 ltr,lavando o circuito antes de lhe repôr o novo anticongelante.
      Teria outras opções como Glysintin G30,Motorex M 3.0,Motul Inugel Expert Ultra(concentrado),etc,mas teria que lavar o circuito mais vezes,e agora com as temperaturas negativas que se fazem sentir aqui não quero estar a perder muito tempo com isso.

      Comentário


        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
        PSA ORIGINAL como tem no inicio da pagina postado pelo eblase,Glysintin G30,Motul Inugel Long Life 50/50(verde ou rosa),Motul Optimal,Mannol G12,etc...
        Deves lavar o circuito antes de utilizar um novo anticongelante.
        O motul inugel long life 50/50 (verde ou rosa) não tem a norma PSA nem no rótulo nem na ficha técnica. Mesmo assim pode-se utilizar no Xantia de 1998 ou noutros citroen's?

        Comentário


          Genuine vs Fake Toyota Long Life Coolant


          http://www.jackyyong.com/wp/genuine-vs-fake-toyota-long-life-coolant

          Comentário


            Num forum recomendaram misturar este liquido com o liquido que o carro traz. Alguém conhece? É arriscado? Vale a pena? São 500ml.

            https://www.motul.com/system/product...pdf?1409831095

            Comentário


              Esse aditivo só serve para ajudar a arrefecer o sistema de refrigeração mais depressa,arriscado não penso que o seja,se vale a pena,acho que não,pois mesmo se o teu caso sobreaquece-se isto deveria-se a uma falha técnica,num componente(ou em vários) no motor,ou no sistema de arrefecimento,sendo que este aditivo pouco iria servir.
              Aditivos deste tipo só se utiliza para mais para aplicações de competição,e o que muita gente não sabe é que encurta o prazo de mudança do líquido de arrefecimento.Mal não fará,mas pensa a mudar o liquido de arrefecimento antecipadamente se o usares.
              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
              Num forum recomendaram misturar este liquido com o liquido que o carro traz. Alguém conhece? É arriscado? Vale a pena? São 500ml.

              https://www.motul.com/system/product...pdf?1409831095

              Comentário


                Após algumas idas ao mecânico que envolviam o circuito de refrigeração, fiquei com um liquido arco-íris da colocação de doses de líquidos diferentes. Aconselharam-me vivamente neste forum, em outro tópico, em limpar tudo e colocar um liquido 50/50 como deve ser e ficar descansado.
                Tento encontrar vídeos ou how-to de como renovar o liquido mas o carro não é muito comum e então pouco encontro. Não encontrei nenhuma sangradora, pelo menos á primeira vista.

                No manual diz o seguinte: especificação TL-VW 774 C (G11) pelo menos 40%. O carro é um Skoda Felicia 1.9D 1999.
                Convém reger-me por isto? se sim onde posso arranjar na zona de Vila Real? Ou um bom liquido 50/50 resolve o assunto?

                Comentário


                  Podes arranjar g12++ ou g13 online, ou numa grande superficie.

                  mas tens de tirar esse liquido e correr agua destilada duas vezes.


                  para tirar o liquido tiras a mangueira de baixo do radiador.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Podes arranjar g12++ ou g13 online, ou numa grande superficie.

                    mas tens de tirar esse liquido e correr agua destilada duas vezes.


                    para tirar o liquido tiras a mangueira de baixo do radiador.
                    Desligo a mangueira do fundo do radiador > deixo a água sair toda > ligo a mangueira > encho com agua destilada > ligo o carro e deixo correr até abrir termostato > volto a repetir o processo mais 1x > e por fim coloco o anticongelante.

                    Assim? É também recomendado abrir a sofagem no quente para correr por ali também?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                      Desligo a mangueira do fundo do radiador > deixo a água sair toda > ligo a mangueira > encho com agua destilada > ligo o carro e deixo correr até abrir termostato > volto a repetir o processo mais 1x > e por fim coloco o anticongelante.

                      Assim? É também recomendado abrir a sofagem no quente para correr por ali também?
                      Atenção à purga! Quando tirares a água tens de ter os parafusos abertos.
                      E quando encheres fechas quando eles começarem a deitar água fora.
                      De resto sim é isso e a sofagem é recomendado para circular o líquido pelo radiador da sofagem

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                        Desligo a mangueira do fundo do radiador > deixo a água sair toda > ligo a mangueira > encho com agua destilada > ligo o carro e deixo correr até abrir termostato > volto a repetir o processo mais 1x > e por fim coloco o anticongelante.

                        Assim? É também recomendado abrir a sofagem no quente para correr por ali também?
                        Sim é isso.

                        Da última vez deixas o depósito aberto até a ventoinha ligar.

                        E desligas.

                        Cuidado com as queimaduras.

                        Não precisas de ligar o aquecimento, o líquido passa sempre por lá.

                        Comentário


                          Vou ver o radiador do carro assim que tiver tempo, se vir que a coisa até se faz bem por lá, talvez ganhe coragem de o fazer xD. Se não se importarem depois ponho aqui umas fotos do local do radiador só pra ter a certeza que é aquilo.
                          O deposito cutuma ser de 5l? Para comprar água destilada suficiente.

                          Comentário


                            Tenho um opel vectra B 1.7TD que já anda á algum tempo com "Água da torneira" (não era eu a fazer a manutenção), e quero colocar tudo em condições.
                            Qual o anticongelante indicado e quais os procedimentos corretos para limpar o sistema que apresenta alguma ferrugem?
                            Colocar um daqueles aditivos tapa fugas(mesmo que não existam) é boa opção?

                            Para um Seat Ibiza 1.9 sdi o G13 original da vw serve?

                            Comentário


                              Para não abrir outro tópico vou aproveitar a boleia ...

                              Tenho um Ibiza PD130, já levou um motor novo e conta agora com cerca de 14000Km... notei que a água no deposito de expansão baixou do máximo para o mínimo assim do nada. Não aparece água no chão da garagem e o olho nu não consegui ver vertigios e pingos de anti congelante nas tubagens do motor. A única coisa que tenho a sensação de estar diferente é quando abro o capot com o motor quente ter um cheiro o liquido de refrigeração que aparentemente não me lembro de sentir anteriormente.

                              Alguém tem sugestões do que possa estar a acontecer?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                Tenho um opel vectra B 1.7TD que já anda á algum tempo com "Água da torneira" (não era eu a fazer a manutenção), e quero colocar tudo em condições.
                                Qual o anticongelante indicado e quais os procedimentos corretos para limpar o sistema que apresenta alguma ferrugem?
                                Colocar um daqueles aditivos tapa fugas(mesmo que não existam) é boa opção?

                                Para um Seat Ibiza 1.9 sdi o G13 original da vw serve?
                                O mais correcto será verificar no manual do carro porque aqui podem aparecer posts a indicar produtos que não são adequados.

                                Não havendo manual é tentar contactar a oficina opel.

                                Não sei qual o anticongelante adequado para o opel mas sei que existe anticongelante original opel e esse deverá ser adequado (mas convém verificar).

                                A limpeza fácil e barata é fazer algumas mudas só com água destilada (cuidado com as temperaturas negativas quando tiver só água).

                                Quando a água sair completamente limpa então colocar o anticongelante adequado.

                                Em relação à ferrugem, é fazer algumas mudas de água destilada, o que sair saiu, o que ficar ficou. Há casos que a água vai sair sempre ferrugenta por mais mudas que faças.

                                São casos em que a corrosão já iniciou e pouco ou nada mais há a fazer a não ser colocar anticongelante adequado que ao ter aditivos anticorrosivos deverão impedir que a corrosão continue.

                                Aditivos tapa fugas costumam ser má opção porque podem diminuir a secção interior dos canais/tubagens por onde passa o liquido e mais tarde pode haver problemas de aquecimento porque a quantidade de liquido que passa é menor.

                                Em relação ao seat a mesma coisa. Tenta confirmar no manual ou em alguma outra fonte credível. Há diferenças entre G12 e G13. O G12 é OAT e o G13 é si-OAT.

                                Além de em certos casos o G13 poder ser prejudicial (onde é necessário G12), o G13 costuma ser mais caro. São produtos diferentes.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por amcep Ver Post
                                  Para não abrir outro tópico vou aproveitar a boleia ...

                                  Tenho um Ibiza PD130, já levou um motor novo e conta agora com cerca de 14000Km... notei que a água no deposito de expansão baixou do máximo para o mínimo assim do nada. Não aparece água no chão da garagem e o olho nu não consegui ver vertigios e pingos de anti congelante nas tubagens do motor. A única coisa que tenho a sensação de estar diferente é quando abro o capot com o motor quente ter um cheiro o liquido de refrigeração que aparentemente não me lembro de sentir anteriormente.

                                  Alguém tem sugestões do que possa estar a acontecer?
                                  O motor é novo vindo da fábrica zero kms? Ou quando dizes novo é porque veio de outro carro e já era usado?

                                  Usas anticongelante com detector de fugas? Se sim será mais fácil detectar fugas. A fuga pode só acontecer com o motor quente quando a pressão aumenta.

                                  Quando tinhas o motor antigo o liquido de refrigeração era adequado, estava em bom estado e não havia vestigios de ferrugem no sistema?

                                  Verifica se no radiador principal tens lá pedras/brita/gravilha espetadas e se aparenta existir alguma fuga.

                                  Comentário


                                    Sim o motor é "0" Km, reconstruido. Foi comprado numa empresa de Sintra especialista na venda de motores, caixas de velocidades, blocos, cabeças, etc.

                                    O motor antigo sempre usou anti-congelante (G12) e não tinha ferrugem, agora o detector de fugas não sei o que é nem nunca usei. Vou verificar o radiador para ver se tem alguma pedrada ou micro furo, nem me tinha lembrado desse pormenor... é que estou a começar a ficar traumatizado com este carro em relação ao motor, custou uma pipa de massa e agora se algo não está bem é uma grande treta!!!!



                                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                    O motor é novo vindo da fábrica zero kms? Ou quando dizes novo é porque veio de outro carro e já era usado?

                                    Usas anticongelante com detector de fugas? Se sim será mais fácil detectar fugas. A fuga pode só acontecer com o motor quente quando a pressão aumenta.

                                    Quando tinhas o motor antigo o liquido de refrigeração era adequado, estava em bom estado e não havia vestigios de ferrugem no sistema?

                                    Verifica se no radiador principal tens lá pedras/brita/gravilha espetadas e se aparenta existir alguma fuga.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por amcep Ver Post
                                      Para não abrir outro tópico vou aproveitar a boleia ...

                                      Tenho um Ibiza PD130, já levou um motor novo e conta agora com cerca de 14000Km... notei que a água no deposito de expansão baixou do máximo para o mínimo assim do nada. Não aparece água no chão da garagem e o olho nu não consegui ver vertigios e pingos de anti congelante nas tubagens do motor. A única coisa que tenho a sensação de estar diferente é quando abro o capot com o motor quente ter um cheiro o liquido de refrigeração que aparentemente não me lembro de sentir anteriormente.

                                      Alguém tem sugestões do que possa estar a acontecer?
                                      Nitidamente têm uma fuga na zona do compartimento do motor, deve estar é a evaporar e não notas a a cair no chão.
                                      Tens de mandar ver isso...
                                      Editado pela última vez por DragonH; 19 January 2017, 19:30.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por amcep Ver Post
                                        Sim o motor é "0" Km, reconstruido. Foi comprado numa empresa de Sintra especialista na venda de motores, caixas de velocidades, blocos, cabeças, etc.

                                        O motor antigo sempre usou anti-congelante (G12) e não tinha ferrugem, agora o detector de fugas não sei o que é nem nunca usei. Vou verificar o radiador para ver se tem alguma pedrada ou micro furo, nem me tinha lembrado desse pormenor... é que estou a começar a ficar traumatizado com este carro em relação ao motor, custou uma pipa de massa e agora se algo não está bem é uma grande treta!!!!
                                        O anticongelante com detector de fugas é por exemplo o motul inugel longlife 50% verde ou rosa que tem aquela cor fluorescente e se houver fuga ficam vestígios.

                                        Quem usa só água e tem fugas não consegue descobrir nada porque a água evapora e não fica nenhum vestígio.

                                        Se o motor é reconstruido e afinal não é novo então pode ter fuga por exemplo na bomba de água por já ser velha.

                                        Caso o motor antigo tivesse vestígios de ferrugem no liquido de refrigeração então podia por exemplo o radiador da sofagem ter ficado podre e estar agora com fugas.

                                        Se o nível agora está no mínimo então convém adicionares um pouco de liquido igual ou água destilada e ficar alerta. O ideal será reparar o mais rapidamente as fugas para não correr o risco de o liquido desaparecer sem ninguem reparar e causar danos ao motor.

                                        Comentário


                                          Ora retomando a minha "situação". Fui a um mecânico de um colega meu tratar da mudança do anticongelante. Já o tinha comprado e tudo (G12+ 50/50). Tudo fixe. Chego lá, tiram a mangueira do radiador, deixam correr tudo bem, e depois frizo a questão de limpar o circuito com água destilada. Ao qual recebo a resposta de "àgua destilada? isso não se usa, nem se custuma lavar o circuito de refrigeração". E eu, pronto... insisti em querer limpar aquilo, porque já lá andavam vários anticongelantes, e que o circuito ainda tinha água do outro lado do termostato portanto iam-se misturar o novo e o que já lá estava. Voltaram a insistir que a água tinha saido toda, e que até estava boa e ta ta ta e eu pronto, como não me levam nada por se de um conhecido, deixei estar e eles lá me botaram o anticongelante G12+. Escusado será dizer, que dos 5L, apenas lá coube 2.5L.

                                          Pronto, deixaram o carro ligado uns tempos com a tampa aberta, aquilo foi recirculando e deitando algum ar para fora (não tem parafusos para sangrar) até estabilizar a um nivel.
                                          Entretanto fui embora, cheguei a casa, abri o capo, deixei ligado até a ventoinha disparar, e o nível do MAX não desceu mais, nem na viagem de volta a temperatura subia acima de 90º. Portanto presumo que neste carro a coisa está feita de maneira a nao ser preciso sangrar (presumo).

                                          As minhas questões agora são:
                                          • Mais vale agora acabar de limpar o resto do circuito com o G12+ e compro mais 5L da coisa e acabo por colocar fazendo a vez de limpar tudo com água destilada?
                                          • Disseram que como o carro é antigo, trocar anticongelante, ou limpar com água pode fazer abrir algumas fugas no sistema, isto é possível?
                                          • Se retira-se o anticongelante, passa-se com água destilada 2x, e no fim coloca-se o G12+ lembrei-me que nunca iria lá caber todo. Isto é, ao tirar a mangueira do radiador, ficam lá sempre 2,5L no resto do motor. Ou seja, ao adicionar o novo anticongelante no fim, depois de passar com água destilada, só iria conseguir colocar 2.5L. Porque o resto seria água destilada, o que ia diluir bastante a coisa.


                                          Agora já vi a fazerem com mais atenção, já me sinto também mais á vontade para o fazer este fds em casa.

                                          Comentário


                                            De que cor saiu a agua?

                                            Acho muito estranho apenas sair 2.5L visto que o sistema leva 6l
                                            Editado pela última vez por Illusion; 20 January 2017, 06:06.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                              De que cor saiu a agua?

                                              Acho muito estranho apenas sair 2.5L visto que o sistema leva 6l
                                              Saiu da cor que estava do depósito, meio roxo.
                                              O que reparei quando trocaram o termostato, foi que quando desligaram o cano antes dele, saiu a volta de 2.5 que foi o que aconteceu agr, quando tiraram o termostato fora, correram outros tantos litros fora. Portanto assumo que metade fica sempre de um lado do termostato.
                                              Nao faço ideia como funciona este carro. Posso colocar fotos se quiserem..



                                              Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

                                              Comentário


                                                Se ja saiu limpo desaperta entao os parafusos do termostato para tirar o ar e permitir ao resto do circuito sair a agua.

                                                Depois disso podes colocar então o G12+, até ao máximo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Se ja saiu limpo desaperta entao os parafusos do termostato para tirar o ar e permitir ao resto do circuito sair a agua.

                                                  Depois disso podes colocar então o G12+, até ao máximo.
                                                  Limpo como assim? Ele não me chegaram a limpar aquilo com água destilada, correram-me o anticongelante G12+ lá para dentro depois de sair o que lá tinha. E só lá coube 2.5L. Portano o resto do motor ainda tinha outros tantos de anticongelante antigo .
                                                  Ele ar não deve ter, já deixei aquilo correr 2x a ventoinha quando cheguei a casa e o nível baixou um pouco e não passou dai.

                                                  Comentário


                                                    Isso tem aí parafusos de sangramento que não estás a abrir e o líquido, pelo vácuo fica preso, se alguém tiver um manual de oficina poderá dizer onde ficam os parafusos

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                      Isso tem aí parafusos de sangramento que não estás a abrir e o líquido, pelo vácuo fica preso, se alguém tiver um manual de oficina poderá dizer onde ficam os parafusos
                                                      Só se for isso, já corri o motor e não encontro parafusos. Tenho de dar uma olhadela mais a fundo. A cena é que se levo a uma oficina mandam-me dar uma "volta" e voltam a fazer o mesmo de certeza, porque com a idade do carro não se estão para chatear com isso. A não ser talvez a uma oficina da marca, mas ai era chulado provavelmente. Também já procurei meio google e nada -.-. Teoricamente se abri-se os sangradores, e tira-se o tudo que liga ao radiador cá em baixo, todo o anticongelante iria sair certo, uns 5/6L.

                                                      Comentário


                                                        Procura em fóruns da VW ou da sKoda por alguém que tenha o manual que te indique

                                                        Comentário


                                                          Este modelo como a maioria dos carros da VW não tem sangradores

                                                          Comentário


                                                            Boa noite, alguém sabe como purgar um ford focus 1.8 tddi? E já agora, qual é o liquido adequado ?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                              Este modelo como a maioria dos carros da VW não tem sangradores
                                                              Como consigo então tirar a água toda? Já vi que desligar o tubo do fundo do radiador só manda metade cá para fora. Ou isso, ou o carro só usa 2,5L de anticongelante

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X