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Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

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    Estou numa situação agridoce: estou a ajudar um amigo a resolver uns problemas e a fazer manutenção no carro dele, nos tempos livres/fim de semana.
    O carro é um Polo 6n1, 1.4 8v de 60cv. De interiores e chapa está bom, mas precisa de algumas coisas para ficar "em dia" na mecânica.

    Um dos pontos onde se está a atacar é o circuito de refrigeração.
    O ponto em que conheci o carro foi: vaso de expansão sem líquido nenhum, forrado a ferrugem. Ao atestar ao fim de um tempo mandava água fora. Todos os tubos crocantes.
    Temperatura sobe e fica nos 90 (nem sei como). Ventilador dispara normal.

    Drenei um completo lodo e atestei com água destilada. Mas comportava-se sempre da mesma forma. Por isso uma semana depois voltei a drenar e tudo que era tubo de refrigeração saiu fora. Metade completamente obstruídos!
    Nunca lidei com tanto naco de ferrugem. Desobstruí tudo e lavei. Ficaram bons, sem nenhum dano e borracha com aspecto "saudável".
    Termostato todo cravado de ferrugem, que mais tarde descobri que não abria!

    Ponto da situação: Tubagens todas limpas, sem termostato (vou pôr um novo esta semana). Atestado com água destilada a nível.

    - Ligo o carro, com a tampa do vaso aberta/pousada, para começar a sangrar e a água parece não circular (antes como estava também não o fazia, mas não liguei por causa dos tubos). Acelera-se às 2500 e corre um pouco pelo tubo de retorno (para comparação, corre a mesma quantidade que o meu carro, que é semelhante, ao relanti).

    - Aquece normal e estabiliza a temperatura. Mas a certo ponto o nível da água começa a subir (por vezes sai um pouco ou não, depende). Desliga-se e ouve-se ar e o nível baixa outra vez. Se deixar a trabalhar chega ao ponto de disparar a ventoinha e tudo ok nesse ponto.


    Como é lógico já estou com macacos na cabeça e estou a pensar em dois problemas aqui: Bomba de Água danificada/"solta", que não faz circular o líquido como devia e Passagem de Compressão para o circuito de refrigeração.

    Estamos a falar de um carro de baixo valor, que quando entra na mesa abrir cabeça e tudo o que vem atrás, a decisão iria ser vender o carro, muito provavelmente.
    O carro não gasta óleo por aí além, faz consumos bons (7L em percursos curtos citadinos). Isto com um óleo que nem sei qual é e que foi trocado há mais de um ano (já o avisei dos períodos kms/tempo e opções do que pode levar).


    Tendo em conta os sintomas, qual é a vossa opinião do que os causará? Não sei se me está a escapar alguma coisa.
    Que "estratégia" escolhiam para tentar solucionar os problemas? (ou, em vez disso, desistir do carro)

    Eu sou da opinião de lhe fazer umas mudas até sair água com bom aspecto, ver a bomba de água e depois meter liquido refrigerante e deixar andar. Se ele seco e com ferrugem aguentou sempre "bem", com este avanço só teria de se portar melhor digo eu,...
    Mas como o carro não é meu e estou a lidar com alguém com poucos conhecimentos de mecânica, não quero levar ninguém a tomar uma decisão errada.


    Isto de ajudar amigos e começar a descobrir podres (e ter de os dizer, quando até à data o carro "esteve sempre ok"), tem muito que se lhe diga
    Editado pela última vez por bernardoR; 17 October 2016, 03:56.

    Comentário


      Essa bomba já não deve ter pás. Desmonta e vê.

      Comentário


        Convém substituir a bomba de agua.
        E não era mau pensado tirares o radiador fora para limpar e ver se está entupido.

        A ferrugem pelo que vejo vai ser difícil de tirar, vai lavando e colocando produtos de limpeza próprios para o efeito e renovando a agua até ficar limpa.

        Comentário


          Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
          Estou numa situação agridoce: estou a ajudar um amigo a resolver uns problemas e a fazer manutenção no carro dele, nos tempos livres/fim de semana.
          O carro é um Polo 6n1, 1.4 8v de 60cv. De interiores e chapa está bom, mas precisa de algumas coisas para ficar "em dia" na mecânica.

          Um dos pontos onde se está a atacar é o circuito de refrigeração.
          O ponto em que conheci o carro foi: vaso de expansão sem líquido nenhum, forrado a ferrugem. Ao atestar ao fim de um tempo mandava água fora. Todos os tubos crocantes.
          Temperatura sobe e fica nos 90 (nem sei como). Ventilador dispara normal.

          Drenei um completo lodo e atestei com água destilada. Mas comportava-se sempre da mesma forma. Por isso uma semana depois voltei a drenar e tudo que era tubo de refrigeração saiu fora. Metade completamente obstruídos!
          Nunca lidei com tanto naco de ferrugem. Desobstruí tudo e lavei. Ficaram bons, sem nenhum dano e borracha com aspecto "saudável".
          Termostato todo cravado de ferrugem, que mais tarde descobri que não abria!

          Ponto da situação: Tubagens todas limpas, sem termostato (vou pôr um novo esta semana). Atestado com água destilada a nível.

          - Ligo o carro, com a tampa do vaso aberta/pousada, para começar a sangrar e a água parece não circular (antes como estava também não o fazia, mas não liguei por causa dos tubos). Acelera-se às 2500 e corre um pouco pelo tubo de retorno (para comparação, corre a mesma quantidade que o meu carro, que é semelhante, ao relanti).

          - Aquece normal e estabiliza a temperatura. Mas a certo ponto o nível da água começa a subir (por vezes sai um pouco ou não, depende). Desliga-se e ouve-se ar e o nível baixa outra vez. Se deixar a trabalhar chega ao ponto de disparar a ventoinha e tudo ok nesse ponto.


          Como é lógico já estou com macacos na cabeça e estou a pensar em dois problemas aqui: Bomba de Água danificada/"solta", que não faz circular o líquido como devia e Passagem de Compressão para o circuito de refrigeração.

          Estamos a falar de um carro de baixo valor, que quando entra na mesa abrir cabeça e tudo o que vem atrás, a decisão iria ser vender o carro, muito provavelmente.
          O carro não gasta óleo por aí além, faz consumos bons (7L em percursos curtos citadinos). Isto com um óleo que nem sei qual é e que foi trocado há mais de um ano (já o avisei dos períodos kms/tempo e opções do que pode levar).


          Tendo em conta os sintomas, qual é a vossa opinião do que os causará? Não sei se me está a escapar alguma coisa.
          Que "estratégia" escolhiam para tentar solucionar os problemas? (ou, em vez disso, desistir do carro)

          Eu sou da opinião de lhe fazer umas mudas até sair água com bom aspecto, ver a bomba de água e depois meter liquido refrigerante e deixar andar. Se ele seco e com ferrugem aguentou sempre "bem", com este avanço só teria de se portar melhor digo eu,...
          Mas como o carro não é meu e estou a lidar com alguém com poucos conhecimentos de mecânica, não quero levar ninguém a tomar uma decisão errada.


          Isto de ajudar amigos e começar a descobrir podres (e ter de os dizer, quando até à data o carro "esteve sempre ok"), tem muito que se lhe diga
          Tens entrada de ar no sistema, que poderá advir de uma ou mais relas furadas, dá uma vista de olhos nisso e procura fugas...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            Essa bomba já não deve ter pás. Desmonta e vê.
            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
            Convém substituir a bomba de agua.
            E não era mau pensado tirares o radiador fora para limpar e ver se está entupido.

            A ferrugem pelo que vejo vai ser difícil de tirar, vai lavando e colocando produtos de limpeza próprios para o efeito e renovando a agua até ficar limpa.

            Hoje já fiz mais uma muda de água e troquei o termostato. Para já ficou acordado ir-se fazendo uma muda de água por semana e esperar até sair com aspecto "limpo".
            Productos de limpeza para ja vão ficar de parte, porque ainda pode limpar de mais e obrigar a uma intervenção extra.
            Bem melhor do que antes está, com a água a sair cada vez com menos borras, por isso vai-se andando com calma e vai-se vendo.

            Desmontei também a capa da distribuição para dar uma vista de olhos e tudo me pareceu em bom estado, sem fugas. Mas sei que para além de poder estar sem as pás, também pode ser o caso de a poli ter desvulcanizado, por isso vou ter de desmontar e ver.
            Pelo sim pelo não vou ver preços do kit de distribuição completo, que para o tempo que vou lá perder e em comparação a comprar apenas a bomba de água, ao menos ficava logo tudo e não mexe mais.

            O comportamento manteve-se com o termostato novo: não se nota a água a circular, aquece normal, abre o termostato, fixa bem "nos 90" e dispara o ventilador. Em quente lá sobe o nível e ao desligar ouve-se ar e pressão no vaso.
            Em andamento temperatura estável.
            É caso para dizer que o sistema foi bem projectado. Até sem circulação de líquido faz bem a sua função! lol


            Originalmente Colocado por blu Ver Post
            Tens entrada de ar no sistema, que poderá advir de uma ou mais relas furadas, dá uma vista de olhos nisso e procura fugas...

            Ora aí está algo simples que nem me ocorreu! Vou dar uma vista de olhos, dentro do possível, porque o motor está com umas babas valentes e bastante sujo.
            A ideia é fazer uma lavagem ao motor no fim das tarefas, para ver tudo que é fugas de óleo e (se as houver) de anticongelante.
            Editado pela última vez por bernardoR; 18 October 2016, 04:03.

            Comentário


              Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
              Hoje já fiz mais uma muda de água e troquei o termostato. Para já ficou acordado ir-se fazendo uma muda de água por semana e esperar até sair com aspecto "limpo".
              Productos de limpeza para ja vão ficar de parte, porque ainda pode limpar de mais e obrigar a uma intervenção extra.
              Bem melhor do que antes está, com a água a sair cada vez com menos borras, por isso vai-se andando com calma e vai-se vendo.

              Desmontei também a capa da distribuição para dar uma vista de olhos e tudo me pareceu em bom estado, sem fugas. Mas sei que para além de poder estar sem as pás, também pode ser o caso de a poli ter desvulcanizado, por isso vou ter de desmontar e ver.
              Pelo sim pelo não vou ver preços do kit de distribuição completo, que para o tempo que vou lá perder e em comparação a comprar apenas a bomba de água, ao menos ficava logo tudo e não mexe mais.

              O comportamento manteve-se com o termostato novo: não se nota a água a circular, aquece normal, abre o termostato, fixa bem "nos 90" e dispara o ventilador. Em quente lá sobe o nível e ao desligar ouve-se ar e pressão no vaso.
              Em andamento temperatura estável.
              É caso para dizer que o sistema foi bem projectado. Até sem circulação de líquido faz bem a sua função! lol





              Ora aí está algo simples que nem me ocorreu! Vou dar uma vista de olhos, dentro do possível, porque o motor está com umas babas valentes e bastante sujo.
              A ideia é fazer uma lavagem ao motor no fim das tarefas, para ver tudo que é fugas de óleo e (se as houver) de anticongelante.
              Há carros onde a circulação para o vaso de expansão é mínima (muito pouca mesmo) e além disso só acontece quando o termostato está aberto (porque o tubinho está logo a seguir ao termostato).

              Pode ser o teu caso, tenta ver de onde vem esse tubinho.

              Há outros carros onde existe muita circulação sempre (seja a frio seja a quente). Mal se põe a trabalhar está sempre a entrar (e a sair) liquido no vaso expansão.

              E há outros onde o vaso de expansão só tem um tubo e por isso o nível sobe e desce conforme a temperatura aumenta ou diminui mas a circulação (entrada e saída de líquido) não existe porque não há entrada e saída.

              O ideal seria comparares com um carro exactamente igual que soubesses estar em bom estado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                Há carros onde a circulação para o vaso de expansão é mínima (muito pouca mesmo) e além disso só acontece quando o termostato está aberto (porque o tubinho está logo a seguir ao termostato).

                Pode ser o teu caso, tenta ver de onde vem esse tubinho.

                Há outros carros onde existe muita circulação sempre (seja a frio seja a quente). Mal se põe a trabalhar está sempre a entrar (e a sair) liquido no vaso expansão.

                E há outros onde o vaso de expansão só tem um tubo e por isso o nível sobe e desce conforme a temperatura aumenta ou diminui mas a circulação (entrada e saída de líquido) não existe porque não há entrada e saída.

                O ideal seria comparares com um carro exactamente igual que soubesses estar em bom estado.

                O carro em questão é um Polo 6N1, motor 1.4 AEX se quiseres ver uma imagem. O circuito é o típico VAG desta altura: vaso redondo com a saída em baixo e tubo fino de retorno/passagem de ar para sangrar a entrar de lado quase em cima nele.
                O termostato liga a lateral do motor à parte inferior do radiador. A saída para o tubo de retorno é antes do termostato, logo há sempre circulação de líquido por lá.

                Conheço relativamente bem este sistema porque tenho um motor 1.4 16v 75cv em casa desde 2001 e o meu carro tem o motor 1.6 AKL 101cv. No fundamental, são todos semelhantes.
                No 1.6 fiz-lhe no inicio deste ano um procedimento semelhante a este Polo, mas apenas por brio. Encontra-se limpo, sem nenhum resíduo, com tudo que é tubagens e vaso limpos.
                O g12+ circula com bastante fluxo, sempre no nível certo, ao relanti, desde frio a quente.

                Entretanto fui pesquisar pela bomba de água e pelo kit de distribuição. Reparei que, ao contrário do meu carro (que usa pás em plástico), as bombas de água para este motor do Polo usam pás metálicas.
                Por isso, à quantidade de ferrugem e tubos obstruídos que tinha, a bomba de água deve estar toda comida, sem pás.

                A bomba de água fica por 28€, o Kit completo por 64€. Vá lá que é um motor que sai barato nestas coisas. Como a correia que lá está tem 2 anos e ainda faltam 30.000 para ser preciso trocar, vou apresentar valores e ver o que o rapaz quer fazer.

                Depois resta ver a causa do ar da pressão do sistema.
                À medida que for metendo a unha no carro vou fazendo o ponto da situação.
                Tem sido engraçado nestas últimas semanas ir melhorando o carrito. Tenho uma galeria de Antes & Depois jeitosa do que se tem feito. É a chamada salvação de morte certa
                Editado pela última vez por bernardoR; 18 October 2016, 17:34.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                  O carro em questão é um Polo 6N1, motor 1.4 AEX se quiseres ver uma imagem. O circuito é o típico VAG desta altura: vaso redondo com a saída em baixo e tubo fino de retorno/passagem de ar para sangrar a entrar de lado quase em cima nele.
                  O termostato liga a lateral do motor à parte inferior do radiador. A saída para o tubo de retorno é antes do termostato, logo há sempre circulação de líquido por lá.

                  Conheço relativamente bem este sistema porque tenho um motor 1.4 16v 75cv em casa desde 2001 e o meu carro tem o motor 1.6 AKL 101cv. No fundamental, são todos semelhantes.
                  No 1.6 fiz-lhe no inicio deste ano um procedimento semelhante a este Polo, mas apenas por brio. Encontra-se limpo, sem nenhum resíduo, com tudo que é tubagens e vaso limpos.
                  O g12+ circula com bastante fluxo, sempre no nível certo, ao relanti, desde frio a quente.

                  Entretanto fui pesquisar pela bomba de água e pelo kit de distribuição. Reparei que, ao contrário do meu carro (que usa pás em plástico), as bombas de água para este motor do Polo usam pás metálicas.
                  Por isso, à quantidade de ferrugem e tubos obstruídos que tinha, a bomba de água deve estar toda comida, sem pás.

                  A bomba de água fica por 28€, o Kit completo por 64€. Vá lá que é um motor que sai barato nestas coisas. Como a correia que lá está tem 2 anos e ainda faltam 30.000 para ser preciso trocar, vou apresentar valores e ver o que o rapaz quer fazer.

                  Depois resta ver a causa do ar da pressão do sistema.
                  À medida que for metendo a unha no carro vou fazendo o ponto da situação.
                  Tem sido engraçado nestas últimas semanas ir melhorando o carrito. Tenho uma galeria de Antes & Depois jeitosa do que se tem feito. É a chamada salvação de morte certa
                  Se mudaram a correia há 2 anos atrás, não há a possibilidade de terem mudado também logo a bomba de água?

                  Se fosse esse o caso, mesmo com tanta ferrugem no sistema podia ser que ainda estivesse em condições.

                  Se tiverem só trocado a correia, o rolamento pode ter ficado esquecido e pode ser conveniente trocar também.

                  Se não há certezas do que foi trocado ou não, e apesar da correia só ter 2 anos, o ideal parece ser trocar tudo, ainda mais se o kit completo custa apenas 64 euros (a mão de obra é que pode encarecer o total).

                  Se ele pretende usar o carro mais uns anos então nem precisa pensar duas vezes sobre o que deve fazer.

                  Comprou o carro usado e vinha nesse estado de ferrugem, vaso expansão vazio, termostato bloqueado fechado, etc ou ficou assim por falta de manutenção e cuidado do actual dono?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    Se mudaram a correia há 2 anos atrás, não há a possibilidade de terem mudado também logo a bomba de água?

                    Se fosse esse o caso, mesmo com tanta ferrugem no sistema podia ser que ainda estivesse em condições.

                    Se tiverem só trocado a correia, o rolamento pode ter ficado esquecido e pode ser conveniente trocar também.

                    Se não há certezas do que foi trocado ou não, e apesar da correia só ter 2 anos, o ideal parece ser trocar tudo, ainda mais se o kit completo custa apenas 64 euros (a mão de obra é que pode encarecer o total).

                    Se ele pretende usar o carro mais uns anos então nem precisa pensar duas vezes sobre o que deve fazer.

                    Comprou o carro usado e vinha nesse estado de ferrugem, vaso expansão vazio, termostato bloqueado fechado, etc ou ficou assim por falta de manutenção e cuidado do actual dono?
                    Sei que mudou a correia porque tem dois autocolantes (perto da distribuição e outro na porta, onde alguns carros têm a pressão dos pneus) com a identificação da oficina, kms e data.
                    Para estar com o circuito naquele estado é sinal que foi troca de correia e pouco mais. Quem mete bomba de água ao menos lava o circuíto, ao ver tamanha quantidade de ferrugem.
                    Mas do lado de fora parece tudo com óptimo aspecto (correia, poli da bomba de água e tensor) e a correia está bem tensionada.

                    Sobre os preços vou ver o que ele diz, já que se está a organizar uma lista onde já estão amortecedores, casquilhos vários e material da comum revisão.
                    Estou a ajudá-lo nos tempos livres, por isso a mão de obra não entra nas contas. Vamos ver como lhe dá jeito ir gastando o €€.

                    O carro está assim desde que foi comprado, há quase ano e meio pelos pais, em cima de joelho, para fazer o trabalho de outro que queimou a junta e que como tinha muita coisa a rever, decidiram despachar.
                    Com a compra de um carro novo, o rapaz é que decidiu ficar com ele, já que a retoma era irrisória. Usa-o no normal trabalho-casa-voltinhas, bem como de serviço lá de casa.
                    Para tiradas grandes têm carros recentes, por isso este andou sempre nos percursos curtos e com a manutenção em função do que ia parecendo ser necessário.
                    Não entendo é como é que neste tempo sempre se manteve nos 90º e nunca deu problemas!

                    A utilização do carro irá sempre ser esta, por um período estimado de 2/3anos. Como a manutenção é barata, gasta pouco e está em num razoável bom estado, é um bom carro para toda a obra e percursos curtos, poupando os outros carros.


                    Ao inicio estava meio desmoralizado porque parecia que estava com muitas coisas "podres", mas com calma fiz-lhe ver que há muita coisa que com poucos €€ (mas muita pesquisa e mão de obra ) se consegue pôr o carro a fazer bem o seu papel.





                    Nota para todos, sobre o típico zé da esquina: este Polo está com o circuito da sofagem desligado da restante refrigeração. Radiador furado pensa-se logo. Para evitar grandes custos e parar o carro para sacar tablier e etc, desliga-se e anda-se sem quente até dar jeito. Até aqui tudo bem.

                    Mas o dono disse-me que o mecânico fez isso porque se queixaram que entrava água e nos tapetes fazia poça. Poderia ter a sua lógica, por ter o radiador furado, mas antes verificam-se as causas mais simples para haver acumulação de água. Lá eliminou e pelos vistos continuou a meter água mas já "não havia mais nada a fazer".

                    Qual não é o meu espanto quando sou com os escoamentos das portas todos tapados de terra e folhas, bem como a calha por baixo do vidro (onde tem o filtro de ar, motor das escovas,...) TODA FORRADA DE TERRA! Uns 3 cm de altura...
                    Estive 1h com um arame a desentupir as portas e a tirar mãos de terra e no fim a lavar a zona toda. Até agora, passados quase 2 meses, nunca mais sentiram humidade no carro.
                    Isto numa de brincadeira só para ver o filtro de habitáculo.

                    Lá se vai meter a mangueira nas tubagens da sofagem para ver se estão obstruídas(e lavar), se o radiador está ou não furado e, se estiver decente, voltar a ligar ao resto do circuito.
                    Anda-se sem o quente, que, nesta altura do ano, mais do que conforto, é um item de segurança, por preguiça de se tirar um plástico e olhar por debaixo das portas
                    Editado pela última vez por bernardoR; 19 October 2016, 03:18.

                    Comentário


                      Boas, alguém me sabe dizer como posso saber se o Fuchs Maintain Fricofin é G11 ou G12?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                        Boas, alguém me sabe dizer como posso saber se o Fuchs Maintain Fricofin é G11 ou G12?


                        Será G11.

                        Já agora:


                        Product Name
                        MAINTAIN FRICOFIN
                        Specifications / Approvals ASTM D 3306
                        ASTM D 4985
                        AFNOR NF R 15-601
                        BS 6580:2010
                        CUNA NC 956-16
                        SAE J1034, J814
                        CAT/MWM TR 0199-99-2091
                        DEUTZ DQC CA-14

                        JENBACHER TA 1000-0201
                        MAN 324 NF
                        MAN 324 NF PRITARDER
                        MB-APPROVAL 325.0
                        MTU MTL 5048
                        PN-C 40007:2000
                        VOITH TURBO 172.00225010
                        BMW N 600 69.0
                        BMW GS 94000
                        Recommendations DAF 74001
                        LIEBHERR TLV 035; TLV 23009 A
                        OPEL/GM B 040 0240
                        VW TL 774-C(G 11)




                        in: http://www.fuchslubricants.com/maintain-fricofin

                        Comentário


                          Ou:



                          http://www.generaloils.net/PI_MAINTAIN-FRICOFIN_e.pdf

                          Comentário


                            Muito obrigado nto

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                              Muito obrigado nto


                              Ora essa, é para isso que por cá andamos.

                              Comentário


                                Já agora, alguém é capaz de saber se o golden cruiser 1200 (era o que vinha quando saia de fábrica) é também g11?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                  Boas, alguém me sabe dizer como posso saber se o Fuchs Maintain Fricofin é G11 ou G12?
                                  Foi dito pelo NTO que é G11 e na ficha técnica que foi colocada (links) não fala nada sobre não ter siligatos por isso deve ter.

                                  Há situações onde os siligatos são prejudiciais, verifica se é o teu caso.

                                  Comentário


                                    Não encontrei nada sobre o tema, mas supostamente os silicatos não são benéficos?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                      Não encontrei nada sobre o tema, mas supostamente os silicatos não são benéficos?
                                      Em relação aos anticongelantes, os silicatos podem ser benéficos como podem ser prejudiciais. Vai depender do motor/sistema de refrigeração.

                                      Por exemplo na ficha técnica dos seguintes 3 anticongelantes é referido que não têm silicatos na sua formulação (e também não têm fosfatos, aminas, nitritos, nitratos, boratos, etc)

                                      http://www.iada.es/en/tds_glycogel-o...c-50-_9754.pdf

                                      https://www.motul.com/system/product...pdf?1474362466

                                      https://www.motul.com/system/product...pdf?1474362378

                                      Os OAT's não têm silicatos. Os hibridos são OAT's com uma pequena quantidade de silicatos e por aí fora.

                                      Há carros que devem utilizar os híbridos (com silicatos).

                                      O seguinte site tem muita informação boa para aprofundar conhecimentos sobre este tema.

                                      http://www.machinerylubrication.com/...t-fundamentals

                                      O ideal será respeitar o que o fabricante recomenda. Ele é quem sabe se os silicatos fazem bem ou não a determinado carro.

                                      Comentário


                                        Suzuki's após 1981 podem usar anticongelante do tipo OAT na cor que bem pretenderem (recomendo usar uma igual à anterior para não ficar castanho). Um anticongelante OAT normalmente está associado (por conhecimendo geral) às normas VW. Mais precisamente a TL 774 D/F que também conhecida por G12+ . Deve ser isento de silicatos.

                                        OAT = Organic Acid Technology

                                        Obviamente podes usar G12++ ou G13 que são retro-compatíveis.

                                        Comentário


                                          A unica coisa que sei relativamente ao anticongelante é que de origem era esse tal golden cruiser 1200 e que era g11, no próprio manual nao especifica nada a não ser a percentagem minima se anti congelante ser 50 50, mais nada

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                            A unica coisa que sei relativamente ao anticongelante é que de origem era esse tal golden cruiser 1200 e que era g11, no próprio manual nao especifica nada a não ser a percentagem minima se anti congelante ser 50 50, mais nada
                                            A concentração é sempre 50%. O post anterior resume o que deves procurar

                                            As marcas recomendadas é conforme contratos..

                                            Comentário


                                              Obrigado pela ajuda!
                                              Li num forum online algo que me fez achar que afinal ainda não percebi nada disto:

                                              Division: Automotive
                                              Category: Technical

                                              Section Title: General Info
                                              TSB No. TS 02 01074

                                              SUBJECT: CORRECT COOLANT USAGE

                                              MODELS: ALL MODELS

                                              YEAR: 1986-2004

                                              There are three (3) basic types of coolant available in the market today. Ethylene Glycol Silicate Based, Ethylene Glycol Phosphate Based and Organic Acid Based. The color of the coolant has nothing to do with the actual base coolant and is only the dye added by the coolant manufacturer.

                                              The only way to properly identify the type of base coolant is to READ THE LABEL.

                                              For our new Verona and Forenza vehicles the proper coolant to use is the Ethylene Glycol Silicate Based coolant. The proper mis is 50/50 coolant to water* and in no case higher than 70/30. Concentrations greater then 70/30 coolant to water will cause overheating conditions.

                                              For all other Suzuki automotive products the proper coolant is the Ethylene Glycol Phosphate Based coolant. Again at a 50/50 coolant to water* mix not to exceed 70/30.

                                              *It is strongly recommended that either distilled water is used to mix with concentrated coolant or a "pre-mixed" coolant is used. This is especially important in areas where tap water has a lot of dissolved minerals (Hard Water). The presence of an abudance of dissolved minerals may cause the Silicates or Phosphates to drop out of suspension and cause cooling system malfunction. (ie Rapid seal wear, block corrosion, passage way and/or radiator blockage.)

                                              WARNING: DO NOT MIX DIFFERENT TYPES OF BASE COOLANTS. MIXING DIFFERENT BASE COOLANTS MAY RESULT IN ACCELERATED SEAL WEAR AND/OR THE POSSIBILITY OF SEVERE OVERHEATING AND EXTENSIVE ENGINE/AUTOMATIC TRANSMISSION DAMAGE.

                                              Comentário


                                                Os G12/G12+/G12++ e G13 podem ser usados em circuitos que originalmente venham com G11?

                                                Sei que do G12 para os mais recentes, são todos retro-compatíveis, mas como o G11 é azul, não sei até que ponto a regra se mantem...


                                                É para o caso do Polo de 96 (6N1) que falei mais acima. As mudas de água vão continuar, a bomba de água vai ser trocada, por isso quero já ir preparando o material com antecedência.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                                                  Os G12/G12+/G12++ e G13 podem ser usados em circuitos que originalmente venham com G11?

                                                  Sei que do G12 para os mais recentes, são todos retro-compatíveis, mas como o G11 é azul, não sei até que ponto a regra se mantem...


                                                  É para o caso do Polo de 96 (6N1) que falei mais acima. As mudas de água vão continuar, a bomba de água vai ser trocada, por isso quero já ir preparando o material com antecedência.
                                                  Sim podes usar G12+

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Sim podes usar G12+
                                                    E um "apenas" G12? Ando a ver a opção mais em conta, para depois de a água sair sem cor, andar lá meio ano para ver como fica a situação e depois levar algo em termos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                                                      E um "apenas" G12? Ando a ver a opção mais em conta, para depois de a água sair sem cor, andar lá meio ano para ver como fica a situação e depois levar algo em termos.
                                                      Usa algo com 50% de concentração e que siga uma norma para o teu carro, existem anticongelantes G12 50% a 12-15€ o que será mais do que suficiente para a viatura em questão.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                                                        E um "apenas" G12? Ando a ver a opção mais em conta, para depois de a água sair sem cor, andar lá meio ano para ver como fica a situação e depois levar algo em termos.
                                                        Se tiveres alguma roady por perto podes encontrar lá o krafft G12+ (rosa) 50% concentração em promoção (até 27 novembro) por 11,50euros/5 litros (está no folheto promocional)

                                                        http://www.krafft.es/es/automocion/p...olor:-violeta/

                                                        Se é adequado para o teu carro não sei, verifica as normas na ficha técnica. Mas como falaste em G12+ barato então esse pode ser adequado para ti.

                                                        Sendo só G12 encontravas mais barato com 50% concentração?

                                                        Esse que referi é rosa e indica na ficha técnica G12+ mas há igual só que em amarelo e é só G12. O preço é o mesmo, as restantes normas são iguais, acho que só não é considerado G12+ por causa da cor.

                                                        Por isso secalhar o G12 que possivelmente encontraste só não é G12+ por causa da cor e se não o misturares com restos antigos de G12+ (por causa das cores diferentes) deve servir para o carro.

                                                        Comentário


                                                          Boas pessoal qual a norma que um c4 1.6hdi de 2005 deve cumprir?

                                                          Tive que fazer um atesto com agua destilada pois estava ja abaixo do minimo.

                                                          Nao sei o que la anda so sei que é cor de rosa, foi metido aquando da mudança da distribuiçao e bomba de agua a 2 anos atrás na citroen.

                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            Deves ter fuga. Vê na bomba água.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                                              Boas pessoal qual a norma que um c4 1.6hdi de 2005 deve cumprir?

                                                              Tive que fazer um atesto com agua destilada pois estava ja abaixo do minimo.

                                                              Nao sei o que la anda so sei que é cor de rosa, foi metido aquando da mudança da distribuiçao e bomba de agua a 2 anos atrás na citroen.

                                                              Obrigado
                                                              Um liquido anticongelante OAT (G12 pex). Original é este:

                                                              Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                                              Deves ter fuga. Vê na bomba água.
                                                              HDI tem de babar pela bomba de água

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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