Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insp sem farois de nevoeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
    E tu estás a falar do que pensas ou do que sabes?As palas é um caso diferente.Até 92 era obrigatório ter palas nos carros.Logo,qualquer carro anterior a 92,que não apresentasse palas tinha razões para levar anotação.De certeza que o teu 205 era anterior a 92 e caso não fosse levaste anotação erradamente
    Nessa altura as palas era um acessório obrigatório em todos os carros.
    Eu tirei as palas ao corsa e,como é de 2000,passou sempre sem anotação.
    Tal como os faróis de nevoeiro que não são um acessório obrigatório,e com certeza não aparecem na lista de acessórios com que um carro é homologado,como acontece com a escova de trás,ao contrário das da frente.
    Lá está, eu sei que estou a falar do que penso, lol (pela forma como respondeste, pareceu-me que encaraste a minha forma como "à bruta", n era a intenção).
    O 205 era de 88, e disseram-me isso (que só n referi porque n me lembrava o ano até ao qual eram obrigatórias), e que tinha razões, tb achei, especialmente da segunda vez - é o tal atirar o barro à parede, pq até pensei que fosse birra do inspector. Mas por acaso, pensei que os faróis de nevoeiro mais depressa fizessem parte da lista de "obrigatórios" num carro que as palas...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
      Lá está, eu sei que estou a falar do que penso, lol (pela forma como respondeste, pareceu-me que encaraste a minha forma como "à bruta", n era a intenção).
      O 205 era de 88, e disseram-me isso (que só n referi porque n me lembrava o ano até ao qual eram obrigatórias), e que tinha razões, tb achei, especialmente da segunda vez - é o tal atirar o barro à parede, pq até pensei que fosse birra do inspector. Mas por acaso, pensei que os faróis de nevoeiro mais depressa fizessem parte da lista de "obrigatórios" num carro que as palas...

      Não te preocupes,secalhar o tom da minha resposta também "soou" mal
      Quanto aos acessórios obrigatórios,os faróis de nevoeiro atrás são obrigatórios,pelo menos um.Luzes de marcha atrás,igual,pelo menos uma do lado direito...Há muitos outros exemplos que caso falhem ou não estejam lá dão direito a anotação.Quanto a todos os outros podem ser desmontados à vontade.Até o espelho retrovisor do lado direito pode ser desmontado(acho que ainda não é obrigatório ter também do lado direito,mas se for corrijam-me à vontade)

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
        Não te preocupes,secalhar o tom da minha resposta também "soou" mal
        Quanto aos acessórios obrigatórios,os faróis de nevoeiro atrás são obrigatórios,pelo menos um.Luzes de marcha atrás,igual,pelo menos uma do lado direito...Há muitos outros exemplos que caso falhem ou não estejam lá dão direito a anotação.Quanto a todos os outros podem ser desmontados à vontade.Até o espelho retrovisor do lado direito pode ser desmontado(acho que ainda não é obrigatório ter também do lado direito,mas se for corrijam-me à vontade)
        As luzes de marcha-atrás não são obrigatórias, penso eu.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          As luzes de marcha-atrás não são obrigatórias, penso eu.
          Nem do lado direito?Penso que sim,nem que seja para sinalizar a manobra.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Se o botão tiver o símbolo a que se destina e acender outra coisa, então dá direito a infracção. Se for só um botão simples extra então não.
            Estou farto de procurar e não consigo encontrar onde estão as descrições dos itens a serem inspeccionados nas IPO. Devidamente descritos.

            Alguém sabe onde isso se pode encontrar?

            Comentário


              #36
              Tenho uma que bate isso tudo.

              O meu pai alterou a medida dos pneus do meu Skoda de 165/70R13 para 175/65/R13, só que ao analisar o Livrete na semana passada, constatei que a medida que está averbada é 175/60R13 e o carro passou todos estes anos na IPO e nunca ouvi uma única reclamação sobre isso.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                Nem do lado direito?Penso que sim,nem que seja para sinalizar a manobra.
                O objectivo da luz de marcha-atrás é o de iluminar a parte da rua atrás do veículo. O facto se servir para a sinalizar é secundário, por assim dizer. Aliás, basta ter que fazer marcha-atrás numa rua escura, sem iluminação, especialmente se for fora de uma localidade, para perceber bem a falta que a luz faz. E para desejar ter duas em vez de uma, como é o meu caso.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  O objectivo da luz de marcha-atrás é o de iluminar a parte da rua atrás do veículo. O facto se servir para a sinalizar é secundário, por assim dizer. Aliás, basta ter que fazer marcha-atrás numa rua escura, sem iluminação, especialmente se for fora de uma localidade, para perceber bem a falta que a luz faz. E para desejar ter duas em vez de uma, como é o meu caso.
                  Sem dúvida, concordo contigo.

                  Mas há por aí uma data de novos modelos em que as luzes de marcha atrás são umas luzinhas míniminimini.....

                  Comentário


                    #39
                    Os farois de nevoeiro ou farois suplementares são isso mesmo, farois suplementares,logo não são obrigados a existir por lei.
                    O carro só poderia ser chumbado, caso estivessem lá os farois de nevoeiro, e os mesmos apresentassem deficiência, partidos, fundidos.
                    O facto de ter manete funcional, apenas pode indicar uma pré-instalação no veiculo.Fazendo a analogia, se eu tirar o rádio ao meu carro, mas deixar lá a instalação, o carro vai ser reprovado?! para todos os efeitos alterei uma das caracteristicas funcionais e originais do veiculo.
                    Ainda em relação aos farois, em tempos passados, tive um patrol onde apliquei 4 farois suplementares na bull-bar. Ainda estava na instalação, pelo que não estavam ligados.O inspector pediu-me para os ligar, ao que eu respondi que os mesmos estavam desligados, e por isso não estavam funcionais. Na altura disseram-me, que estando os farois montados teria que os ter a funcionar, ou então teria que os tapar.
                    Não tendo estes farois suplementares montados, nada na lei obriga a sua existência.
                    Posto isto, e apesar do teu carro ter folha verde, foi incorrectamente notificado pela deficiência de grau um com que ficou registado.

                    Exemplo pratico: Em 1997, quando surgiu o 156, a versão base tinha os botões e instalação completa para os farois de nevoeiro, mas exteriormente eles não existem.Só vinham de serie na versão lusso e sport. Este carro não pode ser reprovado numa IPO.

                    Comentário


                      #40
                      Mais, estas dualidades apenas e só acontecem pela forma vaga como estão descritas as nossas leis.
                      a mesma lei pode ser interpretada de várias formas, não estando por isso claras.
                      As IPO´s à muito que deveria ser bem revistas, pois vejo carros a cair de pobre a passar nas inspecções (mesmo sem abonos pros inspectores) e vejo carros a serem reprovados por coisas minimas.

                      O meu pai, já teve uma hiace reprovada numa IPO por chassi demasiado sujo. Note-se que tava sujo, mas não pingava qualquer residuo. Ele no mesmo dia foi mandar lavar e parafinar o chassi à carrinha e voltou ao mesmo centro, mesmo inspector para fazer a re-inspecção... O gajo queria reprovar o carro, porque agora estava a pingar fluidos (a parafina ainda não tinha secado completamente).
                      Foi lá um 31...até que veio um suposto gerente, e mandou emitir prontamente a folha verde!

                      Comentário


                        #41
                        Em 2006 no 33, retirei os farois de nevoeiro, retirei o botão da consola, e fui com os buracos no parachoques.


                        Como não conseguiram imbirrar com nada, ficou chumbado com "saliências perigosas no parachoques da frente", relativo aos buracos...



                        fiz re-IPO com dois cartões pintados de vermelho colados com fita-cola e passou logo com distinção...



                        Não estive para me chatear, embora o devesse ter feito...

                        Comentário


                          #42
                          A "re-IPO" é cara?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por kaxias Ver Post
                            bem hoje fui à insp com o charuto

                            tenho o carro à uns meses e comprei-o com um dos farois de nevoeiro na bagageira

                            ainda o tentei montar antes da insp mas como dois dos apoios estavam partidos desmontei o outro e fui à inspeccao com dois buracos

                            a inspectora fez uma cara esquisita e perguntou pelos faróis.. fiz-me de desentendido e respondi que nao sabia e que já tinha comprado o carro assim, mas que segundo sabia não era iluminação obrigatória...

                            mostrou-me no painel de instrumentos que tinha manetes e luz para os farois e que constituia uma alteração ao veiculo, uma vez que o carro tinha sido fabricado com os mesmos....

                            julguei já estar a lutar por uma causa perdida mas insisti mais um pouco e lá veio a folhinha verde com "iluminação de nevoeiro frente deficiente" pra não me chumbar o carro. Ou seja, da próxima convem mesmo que lá estejam...
                            Eu já fiz inspecção ao meu Clio 3anos consecutivos sem os faróis de nevoeiro montados (um deles estava com o vidro estilhaçado e então tirava-os para ir à IPO) e nunca me questionaram, sequer, pelos faróis...

                            Comentário


                              #44
                              O meu carro tem os botanitos dos faróis de nevoeiro e se carrego lá, aparece no mostrador também. Mas, no parachoques da frente, não tem os buraquinhos pós faróis.
                              Agora vai todos os anos à inspecção e, na folha, não apresenta anomalia nenhuma.
                              E esta?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                Não te preocupes,secalhar o tom da minha resposta também "soou" mal
                                Quanto aos acessórios obrigatórios,os faróis de nevoeiro atrás são obrigatórios,pelo menos um.Luzes de marcha atrás,igual,pelo menos uma do lado direito...Há muitos outros exemplos que caso falhem ou não estejam lá dão direito a anotação.Quanto a todos os outros podem ser desmontados à vontade.Até o espelho retrovisor do lado direito pode ser desmontado(acho que ainda não é obrigatório ter também do lado direito,mas se for corrijam-me à vontade)
                                Pelo menos em 2001 quando tirei a carta não.
                                Lembro-me de numa das minhas primeiras aulas de condução o instructor ao ter reparado que eu numa manobra de estacionamento estava a usar o espelho do lado direito ter dito:

                                "Faça de conta que este espelho não está aqui. É para eu ver não é para si!"

                                O que na altura me deu uma enorme vontade de rir porque o tipo era um cromo de primeira. E a seguir de me ter dito isto ainda mexeu no espellho para eu não conseguir ver nada do lugar do condutor.

                                Sabendo eu como o gajo era aposto que era para ver gajas pelo espelho, já que o tipo não tinha qualquer problema em mandar uns piropos.

                                Quanto a reprovar ou levar anotações devido a algo que não é fundamental para a minha segurança ou dos outros parece-me parvo.

                                Então eu por exemplo com um cabrio se a capota estiver avariada e estiver sempre aberta ou fechada arrisco-me a ter chatices por causa disso?

                                Ou por exemplo o fecho da mala do carro estiver avariado e aquilo não der para abrir também levo anotação?

                                Não me admirava nada que essas anotações/reprovações fosse por embirração/interpretação duvidosa da lei.

                                Comentário


                                  #46
                                  Não ainda não é obrigatorio o espelho retrovisor do lado direito, a mim tambem implicaram com os farois de nevoeiro, mas por estes estarem lá e um estar a fazer mau contacto, muito rapidamente fui só dar uma raspadela no contacto enquanto ele verificava o resto e pedi-lhe para re-verificar, e sai de lá sem nenhuma anotação.
                                  Mas tambem me lembro de ele me dizer, que não é obrigatorio, mas se estão cá têm de funcionar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por kaxias Ver Post

                                    (...)
                                    a inspectora fez uma cara esquisita e perguntou pelos faróis.. fiz-me de desentendido e respondi que nao sabia e que já tinha comprado o carro assim, mas que segundo sabia não era iluminação obrigatória...

                                    mostrou-me no painel de instrumentos que tinha manetes e luz para os farois e que constituia uma alteração ao veiculo, uma vez que o carro tinha sido fabricado com os mesmos....

                                    julguei já estar a lutar por uma causa perdida mas insisti mais um pouco e lá veio a folhinha verde com "iluminação de nevoeiro frente deficiente" pra não me chumbar o carro. Ou seja, da próxima convem mesmo que lá estejam...
                                    Bom, desta discussão toda ressalta o facto que a inspectorA se estava a fazer ao bife: se ao de carne e SEM osso, se ao de papel é que já não sei, mas podes sempre lá ir averiguar.....

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                      A "re-IPO" é cara?
                                      Quase 7 Eur !

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                                        Bom, desta discussão toda ressalta o facto que a inspectorA se estava a fazer ao bife: se ao de carne e SEM osso, se ao de papel é que já não sei, mas podes sempre lá ir averiguar.....
                                        brincalhão....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Desenterrando ...


                                          Dada a data deste tópico, será que um carro passa na inspecção sem os faróis de nevoeiro montados e com os buracos dos mesmos abertos ??
                                          É que todos os anos tenho problemas com o raio dos faróis que nunca uso ! Devem ter um mau contacto algures, que mesmo arranjando quando chega ao centro podem não acender (ou seja tem passado à sorte).
                                          Depois estão sempre a partir-se e todos os anos lá ando a meter novos.
                                          Então se desse para os tirar e aparecer lá com os buracos, nem pensava duas vezes, ou então fazer umas tampas e meter naquilo
                                          Editado pela última vez por acca; 01 August 2014, 17:31.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                            Desenterrando ...


                                            Dada a data deste tópico, será que um carro passa na inspecção sem os faróis de nevoeiro montados e com os buracos dos mesmos abertos ??
                                            É que todos os anos tenho problemas com o raio dos faróis que nunca uso ! Devem ter um mau contacto algures, que mesmo arranjando quando chega ao centro podem não acender (ou seja tem passado à sorte).
                                            Depois estão sempre a partir-se e todos os anos lá ando a meter novos.
                                            Então se desse para os tirar e aparecer lá com os buracos, nem pensava duas vezes, ou então fazer umas tampas e meter naquilo
                                            Se tiver os buracos abertos nao passa.

                                            Tenta arranjar um plastico para os tapar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Era o que eu temia. Isso dos plásticos deve ficar muito evidente, vou experimentar. Mas mesmo assim vou tentar fazer umas tampas e meter naquilo, pinto de uma cor parecida e voilá

                                              Obrigado !

                                              Comentário


                                                #53
                                                Tive um problemas semelhante num charuto, recortei um plástico à medida e sempre passou. O carro era preto, e isso ajudava um bocado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                  Dada a data deste tópico, será que um carro passa na inspecção sem os faróis de nevoeiro montados e com os buracos dos mesmos abertos ??
                                                  É que todos os anos tenho problemas com o raio dos faróis que nunca uso ! Devem ter um mau contacto algures, que mesmo arranjando quando chega ao centro podem não acender (ou seja tem passado à sorte).
                                                  Depois estão sempre a partir-se e todos os anos lá ando a meter novos.
                                                  Então se bem entendi, arranjas os faróis de nevoeiro todos os anos e eles voltam a avariar?

                                                  A meu ver apenas podem ser duas opções: ou o sistema eléctrico dos FN é péssimo, ou quem os arranja não sabe o que está a fazer.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Já fiz umas tampas, pintei de preto e ficou um espectáculo .
                                                    O problema é que o circuito eléctrico dos faróis está exposto aos elementos porque falta uma cobertura (basicamente falta toda a blindagem inferior do carro e protecções) dai aquilo apanhar agua durante o inverno. O carro quando veio para as minhas mãos já vinha assim e sinceramente nunca me lembrei de tentar arranjar uma protecção para aquilo. Vou com o carro assim e depois logo vejo no que dá.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      vocês são uns brincalhões...... e que tal ler o que a lei diz relativamente aos faróis de nevoeiro à frente?!?!?!?

                                                      o uso de faróis de nevoeiro (FN) à frente é facultativo mas obedece a uma dependência de funcionamento que se não for respeitada, o carro chumba!

                                                      se o carro só tiver FN à frente, o de trás só acende em médios!
                                                      se o carro tiver à frente e a trás, já pode acender em mínimos.

                                                      se os da frente forem retirados, a instalação eléctrica tem de ser alterada para o de trás deixar de acender em mínimos e só passar a acender em médios!

                                                      é simples e um electricista jeitoso faz isso num piscar de olhos!

                                                      os buracos deixados pela eliminação dos FN da frente não são motivo de reprovação nem sequer são motivo para qualquer anotação!

                                                      são apenas buracos no para-choques!


                                                      agora larguem mazé as coisas que andam a fumar ou então metam mais tabaco nisso

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Se tiver os buracos abertos nao passa.

                                                        Tenta arranjar um plastico para os tapar.
                                                        Tas a falar a sério?

                                                        Só chumba se lá tiver os faróis e não acederem.... Os FN não são obrigatórios, logo, se lá tiver o buraco é apenas um buraco...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                          Tas a falar a sério?

                                                          Só chumba se lá tiver os faróis e não acederem.... Os FN não são obrigatórios, logo, se lá tiver o buraco é apenas um buraco...
                                                          Sim sério. O post anterior esta completamente errado. Se tiver faróis tem de ter os faróis a funcionar ou reprova.

                                                          Se tirarem os faróis tem de tapar com um plástico. Senão reprova

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                            Se tirarem os faróis tem de tapar com um plástico. Senão reprova


                                                            fonix..... leste a portaria da classificação das deficiências tipo 2 perdido de bêbado não foi?!?!?

                                                            não há nada escrito na lei que diga que aberturas em para-choques dê chumbo!!!

                                                            o único chumbo que há é por ter arestas agressivas e para isso o para-choques tem de estar feito num fanico!!!!!

                                                            'migo, larga as drogas!!!!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                              Sim sério. O post anterior esta completamente errado. Se tiver faróis tem de ter os faróis a funcionar ou reprova.

                                                              Se tirarem os faróis tem de tapar com um plástico. Senão reprova
                                                              E como é que sabem que tem FN? Que eu saiba não vem no DUA e é opção em muitos modelos.... Lê em condições o regulamento ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X