Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por draper Ver Post
    Atenção que o tempo de vida médio de um FAP é 150.000km (uns muito menos, principalmente de fizerem muita cidade) e os preços são bem mais altos que 900€...

    Esta semana um amigo meu que tem um Mazda 5 e vai ter de fazer a troca de DPF, recebeu um orçamento de 2360€+IVA
    Esse orçamento não é mau, já vi pior na Mazda e para o mesmo carro. Quanto ao tempo de vida médio de um FAP, acho que é dificil (ainda) fazer qualquer estimativa, mas com a informação actual a ser passada correctamente aos proprietários, e com as correcçõs que supostamente fazem com os anos, deveria ser bem mais que 150 mil Kms.

    Esse teu amigo já tentou uma casa de FAPs para tentarem recuperar o mesmo? Custa-lhe uns 300 €, sensivelmente.

    O preço dos FAPs "cá fora" é bem menor aos da marca, não seria mau pedir orçamentos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por draper Ver Post
      ...Esta semana um amigo meu que tem um Mazda 5 e vai ter de fazer a troca de DPF, recebeu um orçamento de 2360€+IVA

      Fazia melhor em o retirar de vez, e era muito mais barato...

      (isto se for o motor 2.0d, como o meu)

      Comentário


        Obrigado NTO, por acaso já tinha visto esse filme, mas o carro em questão é uma 308SW e parece-me que o deposito é mesmo no fim do carro e tá um parafuso na mala, não sei é se é para desapertar aquilo do chassis.

        Comentário


          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
          Obrigado NTO, por acaso já tinha visto esse filme, mas o carro em questão é uma 308SW e parece-me que o deposito é mesmo no fim do carro e tá um parafuso na mala, não sei é se é para desapertar aquilo do chassis.
          Eu no meu caso, à cerca de 1 mês estive a fazer a revisão dos 120mil (num 308 de 2007) e estivemos a ver se era necessário encher o reservatório do liquido FAP, mas como o "novo" liquido é de côr clara e o de origem era de um tom avermelhado (e depois de falar com o fornecedor desse "novo" liquido), decidimos não misturar os liquidos e só quando aquele acabar é que volto a encher o reservatório (que leva aí uns 3l-4l).

          Quanto à sua localização, é bastante fácil (pelo menos no carro 308) ter acesso ao reservatório. O mesmo está localizado na parte traseira do veiculo do lado do condutor, seguro por uma "braçadeira" metálica (que está segura por uns "encaixes rápidos", não eram parafusos!), dentro de uma "caixa" também metálica (ou plástico rijo, não tenho certeza) com uns 30cmX25cm. Dentro dessa caixa está um saco (tipo aqueles das transfusões de sangue ou do soro) que é o reservatório propriamente dito. Tudo isto pode e deve ser feito com o veiculo numa fossa para se ter mais espaço de trabalho.....

          Espero ter ajudado...

          Comentário


            Estou positivamente "#$%"#$ com o FAP do meu Focus!!!

            Por volta dos 120 mil Km começou a acusar problemas, a falhar regenerações e fazê-las frequentemente.
            Consegui aguentá-lo até aos 160 mil e depois troquei-o por um novo na Ford!

            Agora, passados 80 mil Km foi novamente à vida, não faz nenhuma regeneração e na Ford dizem que tenho que o trocar!!
            Era o que faltava pagar mais 1000 euros por uma "#$"#$ de um filtro... prefiro vender o carro!

            Alguém consegue partilhar comigo se dá para tirar o filtro ou recomendar alguma loja de filtros recondicionados?

            Estou farto desta porra...

            Comentário


              Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
              Estou positivamente "#$%"#$ com o FAP do meu Focus!!!

              Por volta dos 120 mil Km começou a acusar problemas, a falhar regenerações e fazê-las frequentemente.
              Consegui aguentá-lo até aos 160 mil e depois troquei-o por um novo na Ford!

              Agora, passados 80 mil Km foi novamente à vida, não faz nenhuma regeneração e na Ford dizem que tenho que o trocar!!
              Era o que faltava pagar mais 1000 euros por uma "#$"#$ de um filtro... prefiro vender o carro!

              Alguém consegue partilhar comigo se dá para tirar o filtro ou recomendar alguma loja de filtros recondicionados?

              Estou farto desta porra...
              És de que zona do país? Já agora, o filtro de partículas do teu Focus é com ou sem manutenção (de que ano é o carro?)?

              Comentário


                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                És de que zona do país? Já agora, o filtro de partículas do teu Focus é com ou sem manutenção (de que ano é o carro?)?

                Sou do Porto.
                O meu filtro é com manutenção e o Focus é de 2006.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                  Estou positivamente "#$%"#$ com o FAP do meu Focus!!!

                  Por volta dos 120 mil Km começou a acusar problemas, a falhar regenerações e fazê-las frequentemente.
                  Consegui aguentá-lo até aos 160 mil e depois troquei-o por um novo na Ford!

                  Agora, passados 80 mil Km foi novamente à vida, não faz nenhuma regeneração e na Ford dizem que tenho que o trocar!!
                  Era o que faltava pagar mais 1000 euros por uma "#$"#$ de um filtro... prefiro vender o carro!

                  Alguém consegue partilhar comigo se dá para tirar o filtro ou recomendar alguma loja de filtros recondicionados?

                  Estou farto desta porra...
                  Conheço um Sr. que a cada 15 dias tem de visitar a oficina Ford para fazer uma regeneração forçada. Faz uma utilização 100% cidade.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por draper Ver Post
                    Conheço um Sr. que a cada 15 dias tem de visitar a oficina Ford para fazer uma regeneração forçada. Faz uma utilização 100% cidade.
                    Isso tem um nome

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                      Estou positivamente "#$%"#$ com o FAP do meu Focus!!!

                      Por volta dos 120 mil Km começou a acusar problemas, a falhar regenerações e fazê-las frequentemente.
                      Consegui aguentá-lo até aos 160 mil e depois troquei-o por um novo na Ford!

                      Agora, passados 80 mil Km foi novamente à vida, não faz nenhuma regeneração e na Ford dizem que tenho que o trocar!!
                      Era o que faltava pagar mais 1000 euros por uma "#$"#$ de um filtro... prefiro vender o carro!

                      Alguém consegue partilhar comigo se dá para tirar o filtro ou recomendar alguma loja de filtros recondicionados?

                      Estou farto desta porra...
                      Já agora, qual é a utilização que dás ao carro?

                      Em Aveiro existe uma casa especializada em FAPs, mas não sei o nome. Quer-me parecer que não deve ser dificil de a encontrar, até porque a fama persegue-a, e não deve haver muitas casas deste tipo (ainda). Eles recebem o FAP, fazem para lá um conjunto de manobras e cobram-se de 250 €. Quem já usou este serviço, recomenda-o. Eu, felizmente ainda não tive problemas com o meu FAP, mas se tiver, devo procurá-los. Podes inclusivé enviar por transportadora e eles fazem o retorno.

                      Comentário


                        Deixo aqui um dos sites (alguns....) que existem sobre o assunto e que "limpam" os filtros de partículas de forma a serem novamente montados e usados!

                        http://filtroparticulas.com

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Curiosamente no Kia nunca notei nada de diferente (ruído, cheiro, etc...) no carro que possa indicar uma regeneração.

                          Alguém sabe como notar uma regeneração nos CRDI?

                          O que eu notei no meu, durante o 2.º ano, foi que de vez em quando o carro deixava de puxar.
                          Parecia que perdia força. No concessionário ligavam-o ao PC e dava erro no sensor do filtro de partículas.
                          Fazia-se a regeneração e mudava-se o óleo e uns 2 ou 3 meses depois ficava igual.
                          Depois soube que em portugal os concessionários metem óleo nos kia com FAP que não é indicado para carros com FAP e deixei de fazer as revisões nos concessionários da kia.
                          Nunca mais o carro deu sinal de ter o FAP entupido.
                          Em andamento não dá para perceber facilmente as regenerações e eu nunca me apercebi de nenhuma.
                          Actualmente faço percursos diários de 22 kms+/- (2 x por dia) em estradas nacionais sem grande trânsito, (normalmente velocidades entre os 50 nas zonas mais lentas e 100 nas mais rápidas) e na maior parte das vezes com 1 ou 2 paragens apenas em todo o percurso (semáforos).
                          Deve ser o suficiente para ele regenerar sozinho.
                          Mas tenho medo que aquele ano em que o carro andou com óleo "trocado" possa ter dado origem a num futuro próximo ter de trocar o FAP do kia... num concessionário falaram-me que fica em mais de 1500 €...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Já agora, qual é a utilização que dás ao carro?

                            Em Aveiro existe uma casa especializada em FAPs, mas não sei o nome. ...
                            humm... será a Tecnauto? (que é uma Bosch Car SErvice)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                              Sou do Porto.
                              O meu filtro é com manutenção e o Focus é de 2006.
                              Vai à Repro4, que é no Porto, que eles resolvem-te esse problema de vez.
                              Eu fiz no meu, aqui em Lisboa e fiquei satisfeito.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
                                Vai à Repro4, que é no Porto, que eles resolvem-te esse problema de vez.
                                Eu fiz no meu, aqui em Lisboa e fiquei satisfeito.
                                Pois...Estive foi a reparar que deixa vestígios! Um bom Inspector descobre isso

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                  humm... será a Tecnauto? (que é uma Bosch Car SErvice)
                                  Não faço ideia do nome da casa....

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Pois...Estive foi a reparar que deixa vestígios! Um bom Inspector descobre isso
                                    Os vestígios que deixa penso que são "só" o possível aumento de partículas. Pelo que tenho visto mesmo em termos visuais não há muita diferença, pois acho que colocam um FAP mas sem qualquer função no lugar do anterior, que penso até que é o mesmo que vem na viatura, só lhe tirar o filtro interno propriamente dito.

                                    Conforme me foi dito pela JC-Motosport (Famões-Odivelas), e passo a citar "A anulação electrónica do filtro de partículas consiste em, reprogramar a unidade de comando para que esta não contemple as regenerações e a gestão deste sistema, passando assim a actuar como uma viatura sem filtro de partículas. O controle de emissões de gases de escape pelos centros de inspecção podem ou não ser problemáticos, dependendo de quem inspecionar a viatura. Um inspector mais atento, poderá verificar que a quantidade de gases de escape que a viatura produz, está dentro dos valores para uma viatura a diesel com turbo ( máximo 3 m-1 ), mas não está de acordo com as viaturas equipadas com filtros de particulas."

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por reveal Ver Post
                                      Os vestígios que deixa penso que são "só" o possível aumento de partículas. Pelo que tenho visto mesmo em termos visuais não há muita diferença, pois acho que colocam um FAP mas sem qualquer função no lugar do anterior, que penso até que é o mesmo que vem na viatura, só lhe tirar o filtro interno propriamente dito.

                                      Conforme me foi dito pela JC-Motosport (Famões-Odivelas), e passo a citar "A anulação electrónica do filtro de partículas consiste em, reprogramar a unidade de comando para que esta não contemple as regenerações e a gestão deste sistema, passando assim a actuar como uma viatura sem filtro de partículas. O controle de emissões de gases de escape pelos centros de inspecção podem ou não ser problemáticos, dependendo de quem inspecionar a viatura. Um inspector mais atento, poderá verificar que a quantidade de gases de escape que a viatura produz, está dentro dos valores para uma viatura a diesel com turbo ( máximo 3 m-1 ), mas não está de acordo com as viaturas equipadas com filtros de particulas."
                                      Pois o que não dizem é que a partir de 01/07/2008 o valor passou para 1.5... é so vender.

                                      Comentário


                                        E mais ainda no Certificado de Matricula deve vir o campo particulas __________ gr/km que nos FAP é algo como 0.0010...

                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...el-dua-11.html

                                        http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...ts/Modelo9.pdf

                                        Comentário


                                          O meu DUA refere 0 g/km de partículas. Isto é mesmo possível?

                                          Comentário


                                            Claro, é por isso que se chama filtro de particulas

                                            Comentário


                                              Está visto que num futuro próximo as inspeções vão começar a ter estes dados do DUA em consideração

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
                                                Está visto que num futuro próximo as inspeções vão começar a ter estes dados do DUA em consideração
                                                Eu acho que já está a acontecer. Na IPO do meu, no início de abril, dei conta que deram muita atenção a isso, mas como o FAP continua lá e tem estado a funcionar bem. Ouvi um inspetor dizer a outro, ao passar, "Esse é com filtro, não é?" tendo o que estava a fazer a inspeção respondido "Sim, nota-se logo nos valores.". Foi logo ao início, quando estavam a verificar os gases de escape. Se foi conversa ocasional ou não, não sei, mas pareceu-me que estão atentos.

                                                Comentário


                                                  Todas as pessoas (com conhecimento) que falam sobre os FAP, dizem que os centros de inspecção ainda não têm máquina que permita medir o nível de partículas emitidas nos gases do espace. Apenas medem CO2. Como os níveis de CO2 não foram alterados por ser retirado o FAP, e na boa.
                                                  Não há conhecimento de algum veículo que tenha reprovado na IPO por ter retirado o FAP.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
                                                    Todas as pessoas (com conhecimento) que falam sobre os FAP, dizem que os centros de inspecção ainda não têm máquina que permita medir o nível de partículas emitidas nos gases do espace. Apenas medem CO2. Como os níveis de CO2 não foram alterados por ser retirado o FAP, e na boa.
                                                    Não há conhecimento de algum veículo que tenha reprovado na IPO por ter retirado o FAP.
                                                    É uma questão de tempo.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
                                                      Todas as pessoas (com conhecimento) que falam sobre os FAP, dizem que os centros de inspecção ainda não têm máquina que permita medir o nível de partículas emitidas nos gases do espace. Apenas medem CO2. Como os níveis de CO2 não foram alterados por ser retirado o FAP, e na boa.
                                                      Não há conhecimento de algum veículo que tenha reprovado na IPO por ter retirado o FAP.

                                                      LOOL precisamente o teste que fazem desde sempre é medir a opacidade, e tu vens dizer que apenas medem o CO2?

                                                      Sim as gazadas que se dão são exactamente para isso.

                                                      Nota-se que essas pessoas têm um elevado nível de conhecimento.

                                                      Comprovar que o motor está quente e em condições mecânicas adequadas.A temperatura do motor deve estar a cerca de 80ºC, ou no mínimo equivalente. Se devido
                                                      à configuração do veículo, tal medição é impraticável, a temperatura normal de
                                                      funcionamento do motor poderá ser determinada por outras medidas, por exemplo
                                                      mediante o funcionamento do ventilador do motor.
                                                      Comprovar que todos os equipamentos que consumam energia (ar condicionado, luzes,
                                                      etc.) estão desligados.
                                                      Efectuar 2 a 3 acelerações para limpeza do sistema de escape, da seguinte forma: acelerar
                                                      rapidamente, mas de forma gradual, não violentamente, até obter o valor máximo do motor
                                                      (velocidade de corte), largando de imediato o acelerador de modo que o motor regresse ao
                                                      ralenti.
                                                      Inserir o tubo flexível sobre o tubo de escape do veículo.
                                                      Os cinco valores de opacidade obtidos nas acelerações são expressos em m-1
                                                      .
                                                      Para motores de ignição por compressão, com a transmissão em ponto morto além de
                                                      aquecimento em marcha lenta, acelerar o motor desde o ralenti até à velocidade de corte e
                                                      efectuar as medições de opacidade, de acordo coma as indicações do nº II nº 3, verificando
                                                      os respectivos limites

                                                      Para começar cada ciclo de aceleração, o pedal do acelerador deve ser accionado a fundo
                                                      gradualmente e com rapidez (isto é, em menos de 1 segundo), embora sem violência, a fim
                                                      de obter o máximo da bomba de injecção.
                                                      Durante cada ciclo de aceleração, o motor deve alcançar a velocidade de corte da bomba
                                                      injectora ou, nos veículos de transmissão automática, a velocidade especificada pelo
                                                      fabricante.
                                                      Se não estiver disponível a informação da velocidade de corte da bomba injectora, 2/3 da
                                                      velocidade de corte antes de soltar o acelerador.
                                                      O valor indicador do ensaio é obtido pela média dos três valores mais próximos dos cinco
                                                      encontrados

                                                      http://www.aneia.pt/files/manual.pdf
                                                      Editado pela última vez por Illusion; 02 May 2013, 12:35.

                                                      Comentário


                                                        2.6. Valores limite

                                                        Veículos com motor diesel de aspiração natural registados pela primeira vez antes de
                                                        01/07/2008: 2,5 m
                                                        -1.


                                                        Veículos com motor diesel sobrealimentados registados pela primeira vez antes de

                                                        01/08/2008:3,0 m
                                                        -1


                                                        Veículos registados depois de 01/07/2008: 1,5 m-1

                                                        Comentário


                                                          Filtro de Partículas





                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
                                                            Todas as pessoas (com conhecimento) que falam sobre os FAP, dizem que os centros de inspecção ainda não têm máquina que permita medir o nível de partículas emitidas nos gases do espace. Apenas medem CO2. Como os níveis de CO2 não foram alterados por ser retirado o FAP, e na boa.
                                                            Não há conhecimento de algum veículo que tenha reprovado na IPO por ter retirado o FAP.
                                                            Nos IPO tem maquina para "ler" a opacidade do fumo ou a quantidade de particulas em suspenção
                                                            Até á bem pouco tempo o único IPO que tem maquina de leitura da massa e da densidade das partículas era o do Poço do Bispo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                              A melhor maneira de evitar os altos custos de manutenção das FAP's é de vez em quando ir á estrada e dar uma "esfrega" para limpar a acumulação de particulas no filtro.

                                                              Não há nada pior que o para-arranca e o transito de cidade
                                                              E isto funciona mesmo?
                                                              É que ontem andei em autoestrada quase 100 Km e as luzes não apagaram e o carro não passava das 3000 rpm...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X