Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    De que não vai dar asneira com o motor/centralina ou outro componente do carro...
    E se der?
    Eles assumem a reparação em garantia???

    Comentário


      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
      Já enviei 1 email para a TurboTec.

      Se não for muito caro quero desativar a FAP da minha Astra.

      Aquilo além de muito chato, estraga as médias do consumo....

      Será que dá só para desativar sem ser necessário tirar!?

      Quem souber de mais casas que façam o serviço na zona da grande Lisboa coloque aqui sff.
      Tens mesmo que remover o FAP porque ao desactivares só por via electronica,ele vai colmatar de tal forma que o motor vai deixar de poder expelir os gases e...parar!

      Comentário


        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
        Já enviei 1 email para a TurboTec.

        Se não for muito caro quero desativar a FAP da minha Astra.

        Aquilo além de muito chato, estraga as médias do consumo....

        Será que dá só para desativar sem ser necessário tirar!?

        Quem souber de mais casas que façam o serviço na zona da grande Lisboa coloque aqui sff.
        Pelo que tenho ouvido da turbotec, não tem sido grande coisa o que por lá fazem a nivel de reprogramações.
        Ve por exemplo a Check about e a PKE...

        De qualquer das maneiras tens de retirar fisicamente...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post
          Não, faço cerca de 15 mil...esses km que falei são os do meu dia a dia, ou seja 24km por dia, e às vezes ao fim de semana 160km por nacional. Isto é o que posso contar sempre, depois há outras deslocações "não programadas" o que faça com que em 2012 tenha feito 16 mil. Além disso faço conta de ficar com o carro que comprar pelo menos uns 7, 8, ou mais anos se for possível, por isso essa questão não se põe.

          A minha duvida foi apenas, para os tipos de percursos que faço se é muito provável vir a ter chatices de fap ou não, dado que no dia a dia são 8min de viagem de manha e outros 8 à tarde, ao fim de semana cerca de 1h para cada lado, também em nacional. As viagens de 1h em nacional irão servindo para a fap regenerar ou nem por isso?
          Pelo que disseste fazes cerca de 10Mil Kms/ano, mais as voltas. E o ano passado fartaste-te de dar voltas, 6mil Kms dá uma média de 500Kms extra por mês....é obra.

          Portanto, estás mesmo convencido para o diesel por causa da "durabilidade" do mesmo? Só te quero dizer que é mais mito que outra coisa, e para os teus percursos, diria que estás no limbo. Não são poucos Kms, mas também não são muitos. Há uns anos atrás nem te aconselharia o diesel, mas agora até aceito, mas daria sempre preferência a algo sem FAP, precisamente pelos 8min de cada vez, no dia-a-dia. Não dá tempo para o FAP regenerar (só regenera a quente e o tempo é variável, mas, por norma, não é inferior a 10 minutos).

          Ninguém te conseguirá dizer se terás ou não problema com o FAP.....as viagens em nacional certamente são uma boa noticia para o FAP, mas fico mais apreensivo com os percursos curtos, diariamente.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Pelo que disseste fazes cerca de 10Mil Kms/ano, mais as voltas. E o ano passado fartaste-te de dar voltas, 6mil Kms dá uma média de 500Kms extra por mês....é obra.

            Portanto, estás mesmo convencido para o diesel por causa da "durabilidade" do mesmo? Só te quero dizer que é mais mito que outra coisa, e para os teus percursos, diria que estás no limbo. Não são poucos Kms, mas também não são muitos. Há uns anos atrás nem te aconselharia o diesel, mas agora até aceito, mas daria sempre preferência a algo sem FAP, precisamente pelos 8min de cada vez, no dia-a-dia. Não dá tempo para o FAP regenerar (só regenera a quente e o tempo é variável, mas, por norma, não é inferior a 10 minutos).

            Ninguém te conseguirá dizer se terás ou não problema com o FAP.....as viagens em nacional certamente são uma boa noticia para o FAP, mas fico mais apreensivo com os percursos curtos, diariamente.
            Sem querer faltar ao respeito nem nada que se pareça, pois agradeço sempre a quem me ajuda, mas acho que não tens nada à ver com a minhas voltas, alem disso há dias que faço esse percurso de 12km 4x e no verão nas ferias para longe costumo sempre levar o carro e etc etc etc...acho que não há necessidade de explicar tim tim por tim tim as viagens que faço! Nem foi essa a minha dúvida. Parece que o pessoal aqui tá sempre à espera de poder dizer a alguém que vai comprar diesel por moda pois faz poucos kms e bla bla bla! E alem disso quando falei que queria ficar com o carro 8 anos ou mais era a querer mostrar que mesmo que fizesse poucos kms o carro a diesel ia sempre compensar a nível financeiro! Não a querer dizer que os diesel duram mais anos. Mais uma vez, estou a falar numa boa, espero que compreendas e não leves a mal

            Sobre o assunto em si, obrigado pela a ajuda, o meu medo é durante a semana...acho que me iria meter em sarilhos ($$$) e não tenho guito para esses sarilhos e se calhar vou mesmo procurar algo sem fap que é mais seguro!

            Comentário


              Compra o carro que quiseres com FAP ou sem FAP porque, o que interessa, é que gostes da compra que fizeste e que não te arrependas.
              Não consigo perceber qual é o mal de ter um carro a gasóleo para fazer 500Km por mês. Alguém me explique. Ou então, qual é o problema de comprar um diesel com FAP. Irá sempre ser vantajoso comprar um carro a gasóleo independentemente dos Km's. São mais poupados, normalmente, e o gasóleo custa menos. Pode dar mais despesa na manutenção? Sim por um simples motivo, tem mais partes móveis do que um motor atmosférico. Mas, quando tiveres problemas, se os tiveres, já reaveste o investimento e já poupaste no preço do combustível.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                Compra o carro que quiseres com FAP ou sem FAP porque, o que interessa, é que gostes da compra que fizeste e que não te arrependas.
                Não consigo perceber qual é o mal de ter um carro a gasóleo para fazer 500Km por mês. Alguém me explique. Ou então, qual é o problema de comprar um diesel com FAP. Irá sempre ser vantajoso comprar um carro a gasóleo independentemente dos Km's. São mais poupados, normalmente, e o gasóleo custa menos. Pode dar mais despesa na manutenção? Sim por um simples motivo, tem mais partes móveis do que um motor atmosférico. Mas, quando tiveres problemas, se os tiveres, já reaveste o investimento e já poupaste no preço do combustível.
                Eu aqui à uns tempos também pensava assim, mas depois meti me a ler e parece que é só problemas...principalmente nos motores a gasóleo modernos...e depois os valores de reparações e substituições de faps...dão me aqui um arrepiozinho...aiii.....

                Comentário


                  Tenho um 308 HDI 112CV FAP e só faz manutenção da FAP aos 250 ou 300k Km's segundo o Manual.
                  Manutenção em dia e umas esticadas de semana a semana para limpar o filtro e voilá.

                  Problemas há em todos os carros, é uma questão de sorte.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    E se der?
                    Eles assumem a reparação em garantia???
                    Como é óbvio dão-te a garantia que a alteração feita (anulação da EGR, remoção do miolo da FAP e alteração dos respectivos parâmetros na centralina) não é de todo prejudicial aos restantes componentes do automóvel. É essa garantia que levas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post
                      Sem querer faltar ao respeito nem nada que se pareça, pois agradeço sempre a quem me ajuda, mas acho que não tens nada à ver com a minhas voltas, alem disso há dias que faço esse percurso de 12km 4x e no verão nas ferias para longe costumo sempre levar o carro e etc etc etc...acho que não há necessidade de explicar tim tim por tim tim as viagens que faço! Nem foi essa a minha dúvida. Parece que o pessoal aqui tá sempre à espera de poder dizer a alguém que vai comprar diesel por moda pois faz poucos kms e bla bla bla! E alem disso quando falei que queria ficar com o carro 8 anos ou mais era a querer mostrar que mesmo que fizesse poucos kms o carro a diesel ia sempre compensar a nível financeiro! Não a querer dizer que os diesel duram mais anos. Mais uma vez, estou a falar numa boa, espero que compreendas e não leves a mal

                      Sobre o assunto em si, obrigado pela a ajuda, o meu medo é durante a semana...acho que me iria meter em sarilhos ($$$) e não tenho guito para esses sarilhos e se calhar vou mesmo procurar algo sem fap que é mais seguro!
                      Antes de te responder, digo-te já que também é para ler na boa, que é como escrevo

                      O meu comentário das voltas foi em tom de brincadeira, porque, por norma, voltas não representam 60% de aumento numa quilometragem anual. Não preciso, nem quero que me expliques onde as fazes, porque não tenho nada a ver com isso, como bem deste a entender. Nem sequer te perguntei sobre isso, só fiz o tal comentário. Da mesma forma que não percebi porque é que ficaste aborrecido com esse mesmo comentário.

                      Depois, a questão do diesel estar na moda, pouco ou nada me importa, mas costuma ter-se a tendência para se pensar que os carros a diesel duram mais. Se calhar até duram, mas não é significativo para caso (todos os motores têm obrigação de fazer 200/300mil Kms, por isso, no teu caso, nem se abordaria por aí - era isso que estava a tentar dizer). Esse mito foi criado há muito tempo, quando as coisas eram bem diferentes.

                      Eu não te disse que fazias poucos Kms, pois não?

                      Agora, em relação à questão em si: fazes bem em procurar sem FAP, sem dúvida. Mas estás a pensar que o diesel compensa por causa do consumo, por aquilo que me apercebi. Só terás que ter em consideração o custo de manutenção, que tende a ser maior nos diesel, assim como a probabilidade de algo avariar. São estatisticas e valem por aquilo que são. Na realidade, nem sei que carros estás a ver, nem tão pouco se são novos, usados, com 4 anos ou 8, etc, faz muita diferença nas questões que estamos a abordar.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                        Compra o carro que quiseres com FAP ou sem FAP porque, o que interessa, é que gostes da compra que fizeste e que não te arrependas.
                        Não consigo perceber qual é o mal de ter um carro a gasóleo para fazer 500Km por mês. Alguém me explique. Ou então, qual é o problema de comprar um diesel com FAP. Irá sempre ser vantajoso comprar um carro a gasóleo independentemente dos Km's. São mais poupados, normalmente, e o gasóleo custa menos. Pode dar mais despesa na manutenção? Sim por um simples motivo, tem mais partes móveis do que um motor atmosférico. Mas, quando tiveres problemas, se os tiveres, já reaveste o investimento e já poupaste no preço do combustível.
                        Eu até explicava, mas não me parece que estejas muito interessado em ouvir/ler. Ora repara:

                        Pela tua lógica ou opinião, o dinheiro para as avarias é equivalente à diferença de consumo poupado durante os Kms percorridos. Aceitando que sim, a vantagem é, então, zero. Diria, que até é pior, porque se o carro te avaria irá trazer-te incovenientes (o dia da avaria, os dias na oficina, os € poupados gastos todos de uma vez). Depois a 6000mil Kms/ano não irás poupar muito, em comparação com quem faz 4 ou 5 vezes mais. E tens ainda um valor maior a pagar na compra, que muito dificilmente será reavido numa venda futura. Já nem falo no seguro mais caro por causa do maior valor do carro, e dos (insignificantes) juros que podias ganhar com esse dinheiro extra.

                        Em relação ao FAP, há por aí tantos tópicos em que se fala nisso, que resumindo é isto: viagens curtas e percursos citadinos não são "amigos" do FAP, e podes entrar em despesas muito cedo.

                        No fim de contas é tudo muito relativo, pode ou não ter-se sorte com potenciais avarias. Mas toda a gente tem a sua opinião e esta é a minha.

                        P.S. conheço quem faça 30 mil Kms/ano num SL 350. Enfim, não há poblema nenhum nisso

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                          Tenho um 308 HDI 112CV FAP e só faz manutenção da FAP aos 250 ou 300k Km's segundo o Manual.
                          Manutenção em dia e umas esticadas de semana a semana para limpar o filtro e voilá.

                          Problemas há em todos os carros, é uma questão de sorte.
                          Ainda não tinha visto este post....

                          O FAP não se limpa com "esticadelas", ele entra em regeneração quando atinge determinados niveis de saturação. Se tiveres a sorte de isso ir acontecendo nessas viagens, então tudo poderá correr bem. Se, caso contrário, isso não acontecer, irão acontecer várias regenerações abortadas, o que, além de não ser bom para o FAP, irá levar à oficina. Primeiro para fazer uma regeneração forçada e depois, se isso continuar, pode levar à substituição do FAP.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                            Agora, em relação à questão em si: fazes bem em procurar sem FAP, sem dúvida. Mas estás a pensar que o diesel compensa por causa do consumo, por aquilo que me apercebi. Só terás que ter em consideração o custo de manutenção, que tende a ser maior nos diesel, assim como a probabilidade de algo avariar. São estatisticas e valem por aquilo que são. Na realidade, nem sei que carros estás a ver, nem tão pouco se são novos, usados, com 4 anos ou 8, etc, faz muita diferença nas questões que estamos a abordar.
                            Bem visto, essa das manutenções serem mais caras.. não tinha pensado nisso. Definitivamente vou esquecer um carro com fap.. Mas vou por um gasoleo à mesma, é que a gasolina o dinheiro é sempre a voar da carteira.. Porque é assim, eu tinha um Golf 2 GTD que me gastava muitíssimo pouco, entretanto rompeu se uma camisa ou mais camisas dos cilindros e ta encostado à boxe que já bem precisa de descanso, e eu de vez em quando ando com o carro do meu pai que é um 307 com motor a gasolina 1.4 16v 90cv, e apesar de conseguir fazer consumos de 6...6 e pouco, o que para o carro em questão acho que deve ser bom, 20e de gasolina naquilo não dá pra nada!! Andei quase 3 semanas nele e era sempre a gastar guito, agora ando com um ibiza de 94 com um 1.6tdi e ja voltei à minha zona de conforto lol Por isso quero mesmo um carro a gasóleo poupadinho

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Eu até explicava, mas não me parece que estejas muito interessado em ouvir/ler. Ora repara:

                              Pela tua lógica ou opinião, o dinheiro para as avarias é equivalente à diferença de consumo poupado durante os Kms percorridos. Aceitando que sim, a vantagem é, então, zero. Diria, que até é pior, porque se o carro te avaria irá trazer-te incovenientes (o dia da avaria, os dias na oficina, os € poupados gastos todos de uma vez). Depois a 6000mil Kms/ano não irás poupar muito, em comparação com quem faz 4 ou 5 vezes mais. E tens ainda um valor maior a pagar na compra, que muito dificilmente será reavido numa venda futura. Já nem falo no seguro mais caro por causa do maior valor do carro, e dos (insignificantes) juros que podias ganhar com esse dinheiro extra.

                              Em relação ao FAP, há por aí tantos tópicos em que se fala nisso, que resumindo é isto: viagens curtas e percursos citadinos não são "amigos" do FAP, e podes entrar em despesas muito cedo.

                              No fim de contas é tudo muito relativo, pode ou não ter-se sorte com potenciais avarias. Mas toda a gente tem a sua opinião e esta é a minha.

                              P.S. conheço quem faça 30 mil Kms/ano num SL 350. Enfim, não há poblema nenhum nisso
                              Então, agora diz-me uma coisa. Qualquer motor que faça percursos pequenos terá, teoricamente, mais problemas que qualquer motor que faça percursos maiores.

                              E não preciso de ser Engenheiro de Mecânica Automóvel (por acaso quase que sou), basta saber que ao fazer percursos curtos, o motor nunca irá atingir a temperatura ideal de funcionamento, ou melhor, atingirá eventualmente mas já terá percorrido quase todo o trajecto fora da mesma, os vários sistemas de óleo não atingirão as pressões ideais de trabalho e como tal, todos estes ficariam sem lubrificação ideal. Não precisa de ser um motora Diesel ou não, basta ser um motor. É o mesmo que com os atletas, maus aquecimentos = lesões.

                              Em relação ao preço, é irrelevante, nem sei como trazes isso à baila. Há carros a Diesel tão ou mais baratos que carros a Gasolina, ou vice-versa. Nem sequer é uma questão. Como tal, nem seguro nem selo são substanciais.

                              Em relação ao FAP, sem muito bem como funciona e como qualquer outro sistema, com a manutenção ideal, não terás qualquer problema. Se os tiveres, é uma questão de sorte. Aqui mais uma vez, podes ter problemas em qualquer motor, seja ele FAP ou não. Como disse anteriormente, motores a Diesel possuem mais componentes móveis que motores atmosféricos daí a menor "fiabilidade". Aliás nem se pode dizer fiabilidade mas para passar a minha ideia funciona.
                              Quando falei em esticadas estava-me a referir à obtenção dos parâmetros ideais para que o FAP entre em regeneração, que é uma certa temperatura dos gases de escape (intrinsecamente relacionados com a rotação do motor), etc.

                              Como tal, estes argumentos de Gasolina vs Diesel são paranóia na minha opinião. Não estamos a falar de motores a partir, ou correias a irem ao ar, estamos a falar de uma peça que tem uma manutenção específica como tantas outras, que pode avariar ou não.

                              Mas isto é a minha opinião, vale o que vale

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                Então, agora diz-me uma coisa. Qualquer motor que faça percursos pequenos terá, teoricamente, mais problemas que qualquer motor que faça percursos maiores.

                                E não preciso de ser Engenheiro de Mecânica Automóvel (por acaso quase que sou), basta saber que ao fazer percursos curtos, o motor nunca irá atingir a temperatura ideal de funcionamento, ou melhor, atingirá eventualmente mas já terá percorrido quase todo o trajecto fora da mesma, os vários sistemas de óleo não atingirão as pressões ideais de trabalho e como tal, todos estes ficariam sem lubrificação ideal. Não precisa de ser um motora Diesel ou não, basta ser um motor. É o mesmo que com os atletas, maus aquecimentos = lesões.

                                Em relação ao preço, é irrelevante, nem sei como trazes isso à baila. Há carros a Diesel tão ou mais baratos que carros a Gasolina, ou vice-versa. Nem sequer é uma questão. Como tal, nem seguro nem selo são substanciais.

                                Em relação ao FAP, sem muito bem como funciona e como qualquer outro sistema, com a manutenção ideal, não terás qualquer problema. Se os tiveres, é uma questão de sorte. Aqui mais uma vez, podes ter problemas em qualquer motor, seja ele FAP ou não. Como disse anteriormente, motores a Diesel possuem mais componentes móveis que motores atmosféricos daí a menor "fiabilidade". Aliás nem se pode dizer fiabilidade mas para passar a minha ideia funciona.
                                Quando falei em esticadas estava-me a referir à obtenção dos parâmetros ideais para que o FAP entre em regeneração, que é uma certa temperatura dos gases de escape (intrinsecamente relacionados com a rotação do motor), etc.

                                Como tal, estes argumentos de Gasolina vs Diesel são paranóia na minha opinião. Não estamos a falar de motores a partir, ou correias a irem ao ar, estamos a falar de uma peça que tem uma manutenção específica como tantas outras, que pode avariar ou não.

                                Mas isto é a minha opinião, vale o que vale
                                Na teoria são paranóia na prática encontras "n" exemplos (alguns neste mesmo forúm) que diesel com FP na cidade NÃO combina.

                                É que a mim não me apetece mudar de FP de 40 em 40mil km, não me dá j€ito.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  Na teoria são paranóia na prática encontras "n" exemplos (alguns neste mesmo forúm) que diesel com FP na cidade NÃO combina.

                                  É que a mim não me apetece mudar de FP de 40 em 40mil km, não me dá j€ito.
                                  Obviamente.
                                  Agora repara numa coisa, se fores a um fórum médico também encontras pacientes com doenças.

                                  Consegues ver onde vou com isto?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                                    Pelo que tenho ouvido da turbotec, não tem sido grande coisa o que por lá fazem a nivel de reprogramações.
                                    Ve por exemplo a Check about e a PKE...

                                    De qualquer das maneiras tens de retirar fisicamente...
                                    Sem querer estar a publicitar a casa em questão, de toda a gente que conheço e inclusivé eu que fiz lá uma repro, não tenho razão de queixa. Mas, quem tem uma casa aberta, é óbvio que tem clientes satisfeitos e outros nem tanto... e neste tyipo de serviços vê-se tanta gente a pedir o impossível e que apesar de aconselhados a não faze-lo, forçam a sua ideia de ir avante...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                      Já enviei 1 email para a TurboTec.

                                      Se não for muito caro quero desativar a FAP da minha Astra.

                                      Aquilo além de muito chato, estraga as médias do consumo....


                                      Será que dá só para desativar sem ser necessário tirar!?

                                      Quem souber de mais casas que façam o serviço na zona da grande Lisboa coloque aqui sff.


                                      Procedem a remoção física (miolo do fap) e electrónica (anulam na centralina). Se lhes pedires eles aconselham uma casa de escapes de confiança.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                        Obviamente.
                                        Agora repara numa coisa, se fores a um fórum médico também encontras pacientes com doenças.

                                        Consegues ver onde vou com isto?
                                        Quais são mesmo os sintomas num citadino otto ou diesel sem EGR/FP ao fim de uns milhares de kms?

                                        Acho que não é preciso dizer mais nada...

                                        Comentário


                                          Eu pergunto-te, quais são os sintomas de um Diesel FAP ao fim de milhares de km's.
                                          Responde-me por favor. É que deves ser o Deus da verdade absoluta

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                            Eu pergunto-te, quais são os sintomas de um Diesel FAP ao fim de milhares de km's.
                                            Responde-me por favor. É que deves ser o Deus da verdade absoluta
                                            Ao fim de uns milhares (poucos) de km em cidade com um diesel com FP, tens uma elevada probabilidade de andar a correr para a oficina com: FP saturado (2x aqui por casa), óleo contaminado nalguns sistemas (Opel/Mazda são os que conheço e os que me interessavem), onde tens 3 soluções; depois do problema aparecer passas a vida a ir ao concessionário para muda de óleo/filtro e forçar o FP a queimar ou vendes o automóvel ou tiras o miolo da FP.

                                            Repetindo-me não aconselho a ninguém um diesel com FP para deslocações curtas (cidade).

                                            O único Deus (teórico) que aqui vejo não sou eu...que já estou bem queimado com FP/EGRs e como tal tive de me informar acerca da experiência real das oficinas.

                                            Comentário


                                              Eu continuo a dizer...nos dias de hoje, é RIDÍCULO dar milhares de euros por um carro e ter problemas por andar devagar ou fazer viagens curtas...

                                              Só por arrasto, é por esta e por outras que "me passa ao lado" a situação do sector automóvel...Querem vender, façam carros bons e dêem boas garantias que não sejam só no papel......

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                Ao fim de uns milhares (poucos) de km em cidade com um diesel com FP, tens uma elevada probabilidade de andar a correr para a oficina com: FP saturado (2x aqui por casa), óleo contaminado nalguns sistemas (Opel/Mazda são os que conheço e os que me interessavem), onde tens 3 soluções; depois do problema aparecer passas a vida a ir ao concessionário para muda de óleo/filtro e forçar o FP a queimar ou vendes o automóvel ou tiras o miolo da FP.

                                                Repetindo-me não aconselho a ninguém um diesel com FP para deslocações curtas (cidade).

                                                O único Deus (teórico) que aqui vejo não sou eu...que já estou bem queimado com FP/EGRs e como tal tive de me informar acerca da experiência real das oficinas.
                                                O meu tio faz 100/150k km's anuais com o carro de trabalho (ele é técnico) e sempre teve carros com FAP. Deslocações de 5 km para ali, 5 para aqui, 10 para ali, tudo em cidade.
                                                Só tem problemas quando chega aos 200/250k que é normalmente quando troca de carro. Agora pergunto-te, também posso tirar daqui a conclusão que carros com FAP não dão problema nenhum?

                                                Eu próprio tenho um com FAP e faço só cidade. Raramente faço AE ou se fizer são 5 ou 10km's por dia. 0 Problemas.

                                                Comentário


                                                  Tenho um carro com FAP, faço mais de 50% dos kms em cidade e por enquanto não tenho tido problemas. Vamos ver lá mais para`a frente quando o carro tiver 150 ou 200 mil km. Por enquanto, o FAP não me afeta minimamete

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                    O meu tio faz 100/150k km's anuais com o carro de trabalho (ele é técnico) e sempre teve carros com FAP. Deslocações de 5 km para ali, 5 para aqui, 10 para ali, tudo em cidade.
                                                    Só tem problemas quando chega aos 200/250k que é normalmente quando troca de carro. Agora pergunto-te, também posso tirar daqui a conclusão que carros com FAP não dão problema nenhum?

                                                    Eu próprio tenho um com FAP e faço só cidade. Raramente faço AE ou se fizer são 5 ou 10km's por dia. 0 Problemas.
                                                    Podes pensar o que quiseres. O meu objectivo é apenas um, alertar para o possível problema e não é direccionado a ti (acredita quem quer, verifica quem estiver interessado).

                                                    Eu não tenho a menor dúvida que estatísticamente um carro (independentemente de ser diesel ou a gasolina) com FP tem maior probabilidade de dar problemas do que um sem ele em circuito exclusivo ou maioritário citadino.

                                                    Também não tenho razões para duvidar dos relatos que vou lendo, nem do volume de trabalho relativo a esta problemática ("manutenção" ou remoção do miolo de FP e anulação de EGR...e estou a falar de concessionários ou de oficinas normais, sem qualquer ligação a casas de reprogramações).
                                                    De tal ordem que os preços aqui mencionados andam bem inflacionados; por aqui (para já) a solução foram 300€ por 2 carros - FP/EGR, um com 40mil e tal km e outro com 170mil km.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                      O meu tio faz 100/150k km's anuais com o carro de trabalho (ele é técnico) e sempre teve carros com FAP. Deslocações de 5 km para ali, 5 para aqui, 10 para ali, tudo em cidade.
                                                      Só tem problemas quando chega aos 200/250k que é normalmente quando troca de carro. Agora pergunto-te, também posso tirar daqui a conclusão que carros com FAP não dão problema nenhum?

                                                      Eu próprio tenho um com FAP e faço só cidade. Raramente faço AE ou se fizer são 5 ou 10km's por dia. 0 Problemas.
                                                      Esse teu tio farta-se de trabalhar, a fazer cerca de 41 visitas diarias sem fim de semana e feriados e só com as deslocações de 10 km porque se forem de 5 podes dobrar as visitas. O senhor precisa de ferias

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                                        Esse teu tio farta-se de trabalhar, a fazer cerca de 41 visitas diarias sem fim de semana e feriados e só com as deslocações de 10 km porque se forem de 5 podes dobrar as visitas. O senhor precisa de ferias
                                                        Haja alguém que trabalhe para ter um salário neste país para fazer contra peso face aos parasitas do nosso país.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post
                                                          Bem visto, essa das manutenções serem mais caras.. não tinha pensado nisso. Definitivamente vou esquecer um carro com fap.. Mas vou por um gasoleo à mesma, é que a gasolina o dinheiro é sempre a voar da carteira.. Porque é assim, eu tinha um Golf 2 GTD que me gastava muitíssimo pouco, entretanto rompeu se uma camisa ou mais camisas dos cilindros e ta encostado à boxe que já bem precisa de descanso, e eu de vez em quando ando com o carro do meu pai que é um 307 com motor a gasolina 1.4 16v 90cv, e apesar de conseguir fazer consumos de 6...6 e pouco, o que para o carro em questão acho que deve ser bom, 20e de gasolina naquilo não dá pra nada!! Andei quase 3 semanas nele e era sempre a gastar guito, agora ando com um ibiza de 94 com um 1.6tdi e ja voltei à minha zona de conforto lol Por isso quero mesmo um carro a gasóleo poupadinho
                                                          O meu sogro tem um Golf II GTD com 800mil Kms, grande máquina. Só "abriu" o motor uma vez. Em 1994 ainda não havia tdis, acho eu. E o motor era o 1.9. Pelo menos é o que me lembro.....havia o 1.9d e o 1.9td.

                                                          Eu percebo a situação da poupança em consumo. O que te aconselho, para teres mais visibilidade (até porque estamos claramente em OFF-Topic neste particular), é abrires um tópico no Geral, com o orçamento que tens, e o tipo de carro que queres comprar. Assim podes ter mais ajuda certamente. Como nota, se vais comprar usado e com alguma idade, e dependendo do carro em si, faz todo o sentido comprares diesel.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                            Então, agora diz-me uma coisa. Qualquer motor que faça percursos pequenos terá, teoricamente, mais problemas que qualquer motor que faça percursos maiores.

                                                            Claro que sim. Mas isso é outra questão. Não podes fugir do teu quotidiano.
                                                            E não preciso de ser Engenheiro de Mecânica Automóvel (por acaso quase que sou), basta saber que ao fazer percursos curtos, o motor nunca irá atingir a temperatura ideal de funcionamento, ou melhor, atingirá eventualmente mas já terá percorrido quase todo o trajecto fora da mesma, os vários sistemas de óleo não atingirão as pressões ideais de trabalho e como tal, todos estes ficariam sem lubrificação ideal. Não precisa de ser um motora Diesel ou não, basta ser um motor. É o mesmo que com os atletas, maus aquecimentos = lesões.

                                                            Sim, sem dúvida, mas (sabes melhor que eu e não estou a ser irónico) quanto tempo mais demora um diesel a aquecer em comparação com um otto? Portanto não é bem a mesma coisa (em termos de desgaste) fazer pecursos de 10Kms num diesel ou num otto. Além de que, como dizes, há mais componentes sensiveis a avariar nos diesel.


                                                            Em relação ao preço, é irrelevante, nem sei como trazes isso à baila. Há carros a Diesel tão ou mais baratos que carros a Gasolina, ou vice-versa. Nem sequer é uma questão. Como tal, nem seguro nem selo são substanciais.

                                                            Atenção que para a mesma performance a diferença de preço não é assim tão irrevelevante. Reconheço que antigamente era muito maior, mas hoje cerca de 3000 €, para uma potência semelhante (depende dos casos, há mais e menos). O IUC e o seguro, é como dizes, uma diferença bem menor, que eu nem costumo ter em consideração para os modelos habituais, porque andam todos pela mesma "bitola".

                                                            Em relação ao FAP, sem muito bem como funciona e como qualquer outro sistema, com a manutenção ideal, não terás qualquer problema. Se os tiveres, é uma questão de sorte. Aqui mais uma vez, podes ter problemas em qualquer motor, seja ele FAP ou não. Como disse anteriormente, motores a Diesel possuem mais componentes móveis que motores atmosféricos daí a menor "fiabilidade". Aliás nem se pode dizer fiabilidade mas para passar a minha ideia funciona.
                                                            Quando falei em esticadas estava-me a referir à obtenção dos parâmetros ideais para que o FAP entre em regeneração, que é uma certa temperatura dos gases de escape (intrinsecamente relacionados com a rotação do motor), etc.

                                                            Concordo com tudo, e estás claramente dentro do assunto. Mas como disseste no outro post, poderias estar a induzir alguém em erro. Agora ficou mais explícito.

                                                            Como tal, estes argumentos de Gasolina vs Diesel são paranóia na minha opinião. Não estamos a falar de motores a partir, ou correias a irem ao ar, estamos a falar de uma peça que tem uma manutenção específica como tantas outras, que pode avariar ou não.

                                                            Não acredito que sejam assim paranóia como dizes, deves entender que não tenho ideias pré-concebidas, cada caso será um caso a analisar. Depende do carro em questão (ora vê um novo CR ou um saxo 1.5d ? - é muito diferente), os preços em causa, prazer de condução, etc.

                                                            Mas isto é a minha opinião, vale o que vale

                                                            Óbvio, e tem o seu valor, longe de mim tirar o valor a opinião de alguém
                                                            Tens a minha opinião a Azul

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                              Ao fim de uns milhares (poucos) de km em cidade com um diesel com FP, tens uma elevada probabilidade de andar a correr para a oficina com: FP saturado (2x aqui por casa), óleo contaminado nalguns sistemas (Opel/Mazda são os que conheço e os que me interessavem), onde tens 3 soluções; depois do problema aparecer passas a vida a ir ao concessionário para muda de óleo/filtro e forçar o FP a queimar ou vendes o automóvel ou tiras o miolo da FP.

                                                              Repetindo-me não aconselho a ninguém um diesel com FP para deslocações curtas (cidade).

                                                              O único Deus (teórico) que aqui vejo não sou eu...que já estou bem queimado com FP/EGRs e como tal tive de me informar acerca da experiência real das oficinas.
                                                              Já tem aconteceu mudar o FAP aos 40mil Kms?

                                                              Quais são os carros em questão, se não é indiscrição?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X