Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lá está, isto poderá ser verdade até certa altura, mas indicia que haverá ligeiras diferenças nas versões.
    No caso do meu, vem no compartimento do motor a indicação para usar óleo 0W30 A3/B4. No manual, vem como referi e não fala em qualquer norma da Ford para o caso do 1.6d.
    (link para o manual, no caso é model year 2010, pag 279 - https://myresources.volvocars.com/op...PT_tp10840.pdf)
    Editado pela última vez por joaopmsantos; 10 April 2014, 10:11.

    Comentário


      [apagar]

      Comentário


        Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
        Lá está, isto poderá ser verdade até certa altura, mas indicia que haverá ligeiras diferenças nas versões.
        No caso do meu, vem no compartimento do motor a indicação para usar óleo 0W30 A3/B4. No manual, vem como referi e não fala em qualquer norma da Ford para o caso do 1.6d.
        (link para o manual, no caso é model year 2010, pag 279 - https://myresources.volvocars.com/op...PT_tp10840.pdf)

        Vê a página 280....

        Tens lá a norma, que no caso é a 913-B... sendo que a mesma já foi suplantada pela 913-C e até já há a 913-D (que suplanta todas as anteriores).

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Não é a informação que disponho do chefe de oficina de uma oficina Ford. Aliás as palavras dele foram estas: "Ou tem um sistema ou tem outro". Reportando ao Eolys ou injecção extra de combustível. Podes controlar o consumo quando está a fazer a regeneração. No meu carro sobe 2 a 2.5 L/100 kms. No teu, isso não acontece. O Eolys baixa a temperatura do ciclo, mas está lá só para isso. Também fixa as partículas a incinerar, como um marcador. Eu nunca me debrucei muito sobre este sistema e isto é o pouco que apurei, pelo que não te posso adiantar mais.

          Fazendo fé nisto, e sabendo que existem outras razões para o nível do óleo subir (não me estou a referir passagem de anticongelante para o óleo), faço-te uma pergunta: qual é o percurso habitual do carro, e quantos kms/ano?
          Tive um 206 1.6 HDi 110cv FAP durante 7 anos, pouco mais de 140 mil Km. Fiz a revisão do FAP e levou o aditivo (Eolys, até vi as garrafas). Aquando das regenerações, era notório o aumento dos consumos e a consequente perda de "força" do motor. A própria PSA tinha um vídeo que explicava o ciclo de regeneração e mencionava tanto o Eolys como o débito de gasóleo, em simultâneo no mesmo sistema.

          Comentário


            Ah, e nunca tive aumentos do nível do óleo.

            Comentário


              [QUOTE=Ecoflex;1067875965

              Fazendo fé nisto, e sabendo que existem outras razões para o nível do óleo subir (não me estou a referir passagem de anticongelante para o óleo), faço-te uma pergunta: qual é o percurso habitual do carro, e quantos kms/ano?[/QUOTE]


              O carro faz à volta de 30K ano, no ano passado fez um pouco menos, creio 28K.

              Habitualmente anda em cidade, na maior parte dos dias faz cerca de 7 a 10 km. Percurso de ir para o trabalho e ir às compras.
              Outros dias tem tiradas de centenas de quilómetros com deslocações para Faro, Braga, Porto Etc...

              CumpS

              Comentário


                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Vê a página 280....

                Tens lá a norma, que no caso é a 913-B... sendo que a mesma já foi suplantada pela 913-C e até já há a 913-D (que suplanta todas as anteriores).
                nto, na pag. 280 estão a referir-se aos motores 2.0D. O 1.6 nesse quadro é o gasolina e não o 1.6D.

                Comentário


                  Ontem fui verificar a vareta e o óleo subiu pelo menos 3mm da marca que tinha quando foi mudado o óleo há 4 meses, o que não é mau, no ano passado por esta altura tive de mudar o óleo porque já ultrapassava a marca máxima da vareta.

                  CumpS

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                    A minha mulher tem um Volvo s40 1.6D. Apesar de fazer bastantes viagens, há dias/semanas em que só faz cidade.
                    Estou farto de mudar o óleo com frequência pois o gasóleo das regenerações interrompidas contamina-o.
                    Como está quase a chegar a fasquia dos 120K, altura em que a marca aconselha a substituição do dito, alguém sabe de uma casa de confiança para retirar e anular FAP entre Leiria e Viseu?
                    Já tenho conhecimento desta "http://www.fapoff.pt/" mas não queria ir a Setúbal de propósito.
                    Obrigado
                    Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                    Lá está, isto poderá ser verdade até certa altura, mas indicia que haverá ligeiras diferenças nas versões.
                    No caso do meu, vem no compartimento do motor a indicação para usar óleo 0W30 A3/B4. No manual, vem como referi e não fala em qualquer norma da Ford para o caso do 1.6d.
                    (link para o manual, no caso é model year 2010, pag 279 - https://myresources.volvocars.com/op...PT_tp10840.pdf)
                    De que ano é o carro em questão?

                    motores D4164T e D4162T, a marca recomenda Castrol Magnatec 5w30 A1 ou Castrol Edge Professional A5 0w-30

                    O que está a originar o aumento de nível de óleo é pouco provável que seja devido ao DPF.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                      Tive um 206 1.6 HDi 110cv FAP durante 7 anos, pouco mais de 140 mil Km. Fiz a revisão do FAP e levou o aditivo (Eolys, até vi as garrafas). Aquando das regenerações, era notório o aumento dos consumos e a consequente perda de "força" do motor. A própria PSA tinha um vídeo que explicava o ciclo de regeneração e mencionava tanto o Eolys como o débito de gasóleo, em simultâneo no mesmo sistema.
                      Como disse, foi a informação recolhida directamente na Ford, e até em concessionários diferentes. Verdade ou mentira....isso agora.

                      No CB notavas o aumento do consumo durante o ciclo?
                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                      Ah, e nunca tive aumentos do nível do óleo.
                      Boa

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post

                        O carro faz à volta de 30K ano, no ano passado fez um pouco menos, creio 28K.

                        Habitualmente anda em cidade, na maior parte dos dias faz cerca de 7 a 10 km. Percurso de ir para o trabalho e ir às compras.
                        Outros dias tem tiradas de centenas de quilómetros com deslocações para Faro, Braga, Porto Etc...

                        CumpS
                        A contaminação do óleo parece-me que pode advir dos percursos curtos, em que juntas a normal contaminação de combustível tipica deste uso, às regenerações interrompidas. Acabas por ser duplamente prejudicado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          A contaminação do óleo parece-me que pode advir dos percursos curtos, em que juntas a normal contaminação de combustível tipica deste uso, às regenerações interrompidas. Acabas por ser duplamente prejudicado.
                          Yop! Também concordo com a tua conclusão.

                          Ainda assim, oficinas de confiança entre Leiria e Viseu que façam eliminação de FAP/DPF ou manutenção dos mesmos, alguém conhece?


                          Obrigado.
                          Editado pela última vez por campos1; 10 April 2014, 16:03.

                          Comentário


                            Já agora aproveito o topico.
                            Oficinas na guarda para manutenção/anulação de faps??

                            Comentário


                              Bem, eu anular não anularia, faria a manutenção.

                              Manutenção pode fazer na marca ou nalguma oficina multimarcas. Quanto à anulação/remoção, qualquer casa de reprogramações (que saiba o que está a fazer) faz esse serviço bem feito. Pesquisem para ver qual é que está mais perto de vocês...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                A contaminação do óleo parece-me que pode advir dos percursos curtos, em que juntas a normal contaminação de combustível tipica deste uso, às regenerações interrompidas. Acabas por ser duplamente prejudicado.
                                o oleo cheira a quê?
                                cheira a gasóleo ou a anticongelante?

                                O ponto da injecção pode estar desajustado e o programa do ECU pode estar a necessitar de actualização - muito comum nesse motor nos modelos C30/S40/V50

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                  o oleo cheira a quê?
                                  cheira a gasóleo ou a anticongelante?

                                  O ponto da injecção pode estar desajustado e o programa do ECU pode estar a necessitar de actualização - muito comum nesse motor nos modelos C30/S40/V50
                                  Não sou eu, Draper

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                    Yop! Também concordo com a tua conclusão.

                                    Ainda assim, oficinas de confiança entre Leiria e Viseu que façam eliminação de FAP/DPF ou manutenção dos mesmos, alguém conhece?

                                    Obrigado.
                                    eu fiz em Valmaior, Albergaria.
                                    Bandeira e Bandeira

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                      o oleo cheira a quê?
                                      cheira a gasóleo ou a anticongelante?

                                      O ponto da injecção pode estar desajustado e o programa do ECU pode estar a necessitar de actualização - muito comum nesse motor nos modelos C30/S40/V50
                                      Gasóleo...e despesa


                                      PS: O meu CDTI faz 30K sem necessitar de me preocupar com o óleo. (Adivinhem, não tem DPF)


                                      CumpS

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Como disse, foi a informação recolhida directamente na Ford, e até em concessionários diferentes. Verdade ou mentira....isso agora.

                                        No CB notavas o aumento do consumo durante o ciclo?


                                        Boa
                                        Yah, no CB notava-se e bem. Em situações (e troços) onde fazia 4 e pouco passava a fazer acima de 7 sem problemas.
                                        Até nas médias dos depósitos se sentia porque, ao aproximar-se dos 120.000Km (manutenção do FAP), as regenerações eram mais frequentes. Chegava a fazer 3 ou 4 por depósito. Assim que levou o aditivo (já nem tinha) e a limpeza do filtro, ficou como novo. E por €160

                                        Comentário


                                          Agora com o Bravo não me chateio tanto, mas ainda se sente a regeneração a iniciar e ainda se nota algo nos consumos. Troquei o óleo uma vez porque apareceu o aviso no CB da degradação do óleo (não vi o nível), mas coincidiu com a altura da revisão, ou seja, não se degradou antes do tempo previsto.

                                          Comentário


                                            Boas.

                                            Alguém sabe de alguma casa na zona da Guarda que elimine fisica e eletronicamente o fap e que trabalhe como deve ser???
                                            Tenho uma coisa dessas a dar-me dores de cabeça e precisava de fazer umas perguntas.

                                            Comentário


                                              Ola.

                                              Bem parece que ninguém me soube responder mas eu já descobri uma.
                                              Estou num dilema.
                                              Tenho de orçamento um valor de 250 euros para remover o fap de uma peugeot 307 1.6 hdi com garantia no serviço, que fica tudo ok e tal e coisa.
                                              Ou seja o homem disse-me que a motores destes já fez a dita ´´operação`` a centenas deles (salvaguardando o abuso digo eu...) e garantiu-me que caso opte pela remoção do fap fica tal e qual como se não o tivesse de origem.
                                              E tenho também para limpeza do filtro e apenas caso dê para limpar um valor a rondar os 200 euros e sem qualquer tipo de garantia que passado algum tempo não volte a dar bronca.
                                              Eu estou muito inclinado para a remoção do fap o meu unico medo é mesmo a IPO.

                                              Que faço???

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por coelhoscp36 Ver Post
                                                Ola.

                                                Bem parece que ninguém me soube responder mas eu já descobri uma.
                                                Estou num dilema.
                                                Tenho de orçamento um valor de 250 euros para remover o fap de uma peugeot 307 1.6 hdi com garantia no serviço, que fica tudo ok e tal e coisa.
                                                Ou seja o homem disse-me que a motores destes já fez a dita ´´operação`` a centenas deles (salvaguardando o abuso digo eu...) e garantiu-me que caso opte pela remoção do fap fica tal e qual como se não o tivesse de origem.
                                                E tenho também para limpeza do filtro e apenas caso dê para limpar um valor a rondar os 200 euros e sem qualquer tipo de garantia que passado algum tempo não volte a dar bronca.
                                                Eu estou muito inclinado para a remoção do fap o meu unico medo é mesmo a IPO.

                                                Que faço???
                                                Se compraste um carro com FAP, sabias logo que podias despender dinheiro com esse componente... Eu não o tirava, fazia a sua manutenção. Quanto à IPO, de momento não têm capacidade para verificar os níveis de partículas, mas nunca se sabe o dia de amanhã.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                                  Se compraste um carro com FAP, sabias logo que podias despender dinheiro com esse componente... Eu não o tirava, fazia a sua manutenção. Quanto à IPO, de momento não têm capacidade para verificar os níveis de partículas, mas nunca se sabe o dia de amanhã.
                                                  Quando comprei a viatura e já a comprei usada nem tão pouco eu conhecia esse malfadado componente pois se conhecesse até poderia ter comprado uma viatura igual mas teria procurado uma sem fap e mesmo do ano da minha 2005 sairam carros com e sem fap logo.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por coelhoscp36 Ver Post
                                                    Quando comprei a viatura e já a comprei usada nem tão pouco eu conhecia esse malfadado componente pois se conhecesse até poderia ter comprado uma viatura igual mas teria procurado uma sem fap e mesmo do ano da minha 2005 sairam carros com e sem fap logo.
                                                    Pois, o mal de muita gente é estar mal informada sobre esse (dispendioso) componente.
                                                    Como já referi anteriormente, tentava fazer a sua manutenção, mas se realmente queres retirá-lo a IPO (ainda) não consegue chumbar (pelos motivos que mencionei no post anterior).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                                      Pois, o mal de muita gente é estar mal informada sobre esse (dispendioso) componente.
                                                      Como já referi anteriormente, tentava fazer a sua manutenção, mas se realmente queres retirá-lo a IPO (ainda) não consegue chumbar (pelos motivos que mencionei no post anterior).
                                                      Se a ideia é eliminar é arranjar uma forma de o retirar fisicamente e colocar um tubo no lugar do mesmo, guardá-lo, um dia mais tarde se a nivel de IPO for necessário, recoloca-se para o efeito! Atenção que além de anulação física há que ter lugar uma anulação eletrónica para evitar dissabores.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                        Se a ideia é eliminar é arranjar uma forma de o retirar fisicamente e colocar um tubo no lugar do mesmo, guardá-lo, um dia mais tarde se a nivel de IPO for necessário, recoloca-se para o efeito! Atenção que além de anulação física há que ter lugar uma anulação eletrónica para evitar dissabores.
                                                        Sim. O moço também referiu isso pois pelo que ele me disse anula todo o sistema do fap logo a centralina vai ´´pensar`` que a carrinha não tem fap.
                                                        Estou mesmo naquela de mandar 250 aérios ao ar e mandar o fap com as couves.
                                                        Essa coisa de colocar um tubo não sei se ele faz mas logo lhe pergunto, o rapaz disse-me que lhe saca o miolo e anula todos os sensores do sistema do fap.
                                                        O meu medo é mesmo só a IPO mas se por agora não há crise acho que vou mesmo avançar.
                                                        É que pagar 200 euros e ficar naquela de que esta coisa mais mês menos mês volta a dar-lhe a malina e depois são 200 euros pó galheiro e a vida está muito cara para mandar dinheiro para o lixo.
                                                        É que nós cá por casa até já temos medo de levar a carrinha para as voltas mais pikenas por causa da porcaria do fap.

                                                        Comentário


                                                          Só depende do tipo de trajectos que fazes: se fazes muita cidade ou percursos muito curtos, há bastante probabilidade de vires a ter novamente problemas com o FAP.

                                                          Comentário


                                                            Sim faço. Quando me calha levar o carro para o trabalho são +/- 10km para cada lado.
                                                            Ir buscar e levar a miuda à escola não chega a 1.5km por viagem e + as voltinhas normais cá de casa.
                                                            Tirando passeios e viagens desde a Guarda a Coimbra que agora por motivos privados de saude vão passar a ser de +/- 2 em 2 meses mas que alguns até deverão ser feitos de comboio são estes os meus percursos.
                                                            Eu nem me importava de fazer a manutenção do fap se me dessem uma garantia que poderia andar mais ou menos descansado por pelo menos dois anos sem grandes chatisses ou caso as houvesse que eram repadas sem custos mas o meu mecanico habitual não me dá por isso vi-me obrigado a virar-me para outro lado.

                                                            Comentário


                                                              Pois, com esses percursos é normal já teres tido chatices com o FAP.
                                                              O que ainda escapava um pouco eram as viagens de Guarda a Coimbra, mas como vais fazer cada vez menos vezes...

                                                              Garantia não te podem dar, pois acho que é considerada uma peça de desgaste. O desgaste é que pode ser relativo, relativamente ao tipo de percursos que cada um faz...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X