Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alternador VW Passat

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alternador VW Passat

    Viva, tenho um VW Passat 1.6 TD de 1993 (B3) e desde que me lembro cada vez que ponho o carro a trabalhar, o ponteiro das rotações só sai do zero para as 900 rpm depois de lhe dar um cheirinho de acelerador. Caso meta simplesmente a trabalhar sem acelerar este não se move, ficando sempre no zero.

    Mas agora ao rodar a chave para a posição antes de fazer o carro pegar, a luz do alternador não acende e caso meta o carro a trabalhar o conta rotações não se mexe. Nem que acelere a fundo não sai do zero.

    O que tenho feito para solucionar o problema é dar umas pancadinhas com a mão no tablier até a luz do alternador acender e só depois ponho o carro a trabalhar, de seguida dou-lhe o tal cheirinho de acelerador e lá fica ao ralenti às 900 rpm, ficando a funcionar normalmente. Acontece que ultimamente por mais pancadas que dê é difícil fazer funcionar a luz. Não sei se será algum mau contacto no tablier ou algum problema no alternador.

    Alguém é capaz de me ajudar?

    #2
    Penso que será mau contacto, a minha bmw qd a vendi estava assim tambem, qd lhe dava uma pancada seca no tablier ficava tudo bem. O ponteiro do gasoleo ficava a zero de repente, E as vezes uma luz ou outra não apagava.
    Tira o quadrante fora e limpa o pó.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MarceloN Ver Post
      Penso que será mau contacto, a minha bmw qd a vendi estava assim tambem, qd lhe dava uma pancada seca no tablier ficava tudo bem. O ponteiro do gasoleo ficava a zero de repente, E as vezes uma luz ou outra não apagava.
      Tira o quadrante fora e limpa o pó.
      Obrigado MarceloN. Nunca desmontei um quadrante. É simples? Se me pudesses dar umas dicas e cuidados que devo ter agradecia.

      Comentário


        #4
        Cada carro tem a sua especificidade, mas em principio terás 3 ou 4 parafusos grandes e depois com uma chave de fendas e com cuidado puxas o quadrante. Mas leva a um mecânico, se nunca fizes-te isso é melhor não arriscares até porque se partires o vidro do quadrante lá se vai o trabalho por agua abaixo.
        Ou então faz como eu, deixa andar, isso não influencia nada o andamento do carro

        Comentário


          #5
          No meu caso influencia. Porque se a luz do alternador não acender ao inicio, apagando depois com o carro a trabalhar, o alternador não carrega a bateria. Já fiz o teste com um multímetro e sem o conta rotações a funcionar a bateria não é carregada. Logo, sempre que vou andar de carro tenho de andar lá à martelada. Às vezes até tenho vergonha

          Comentário


            #6
            Vai ao mecânico então... não arrisques ficar sem luzes, ou sem escovas num dia de chuva.

            Comentário


              #7
              Obrigado pela ajuda MarceloN. Se calhar no fim de semana tento desmontar o quadrante a ver no que dá Vou tentar não inventar e se não conseguir logo o levo a um electricista.

              Comentário


                #8
                eu apostava no alternador ai sim deves ter um problema...

                cumps

                Comentário


                  #9
                  Hoje à hora de almoço tive um tempinho e desmontei o quadrante, limpei tudo e voltei a montar. Aparentemente o problema da luz do alternador não acender ao dar à chave está resolvido. Só que continua a não apagar depois do carro estar a trabalhar. Só ao acelerar um bocadinho é que apaga e começa então o conta rotações a funcionar.

                  Alguma ideia para isto?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lffs Ver Post
                    Hoje à hora de almoço tive um tempinho e desmontei o quadrante, limpei tudo e voltei a montar. Aparentemente o problema da luz do alternador não acender ao dar à chave está resolvido. Só que continua a não apagar depois do carro estar a trabalhar. Só ao acelerar um bocadinho é que apaga e começa então o conta rotações a funcionar.

                    Alguma ideia para isto?
                    Sim! se a luz fica acesa é porque há um prob e o alternador não esta a func ou pelo menos a energia não chega onde deve. Esse conta rpm deve funcional ligado ao alternador, estilo aqueles do IPO que ligam à bateria do carro

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                      Sim! se a luz fica acesa é porque há um prob e o alternador não esta a func ou pelo menos a energia não chega onde deve. Esse conta rpm deve funcional ligado ao alternador, estilo aqueles do IPO que ligam à bateria do carro
                      É verdade, enquanto a luz está acesa não está a chegar energia vinda do alternador, isso já tinha testado. E o conta rotações também funciona ligado ao alternador, pois uma vez partiu a correia do alternador e então o carro andava sem conta rotações.

                      Agora como é que eu posso resolver este problema? Porque é que só depois de lhe dar um cheirinho de aceleração depois de o por a trabalhar é que a luz do alternador apaga?

                      Deixem-me só referir que pelo que me lembro isto já acontece há uns 5 anos e as baterias não me duram muito. A última que lhe meti sei que ao fim de 1 ano e meio foi à vida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lffs Ver Post
                        É verdade, enquanto a luz está acesa não está a chegar energia vinda do alternador, isso já tinha testado. E o conta rotações também funciona ligado ao alternador, pois uma vez partiu a correia do alternador e então o carro andava sem conta rotações.

                        Agora como é que eu posso resolver este problema? Porque é que só depois de lhe dar um cheirinho de aceleração depois de o por a trabalhar é que a luz do alternador apaga?

                        Deixem-me só referir que pelo que me lembro isto já acontece há uns 5 anos e as baterias não me duram muito. A última que lhe meti sei que ao fim de 1 ano e meio foi à vida.
                        so uma ideia... poderás ter a correia do alternador com folga... faz barulho?

                        Comentário


                          #13
                          Acho que não tem folga. Já na outra que tinha acontecia o mesmo. Não sei se isto é defeito ou feitio...

                          Comentário


                            #14
                            como disse apostaria no alternador... plo que descreves parece me mais problema num modulo que esta da parte de fora do alternador, o nome tecnico sei que nao é modulo..mas é uma especie de caixa preta que esta da parte oposta a poli ou seja atras..nao sei se me faço entender...isso tem um nome qualquer tipo modulo de tensao é o que regula a tensao que o alternador envia para a bateria...é essa peça que me refiro a funçao dela é essa limitar a intensidade de carga enviada pelo alternador a bateria se estiver a enviar demais a bateria vai se num instante, se enviar pouca imagiana o esforço da bateria quando o carro anda de luzes ligadas...conclusao nao ha bateria que aguente...

                            julgo que o nome seja regulador de tensao mas nao tenho a certeza e é isso que deve tar marado quanto ao facto de so enviar carga quando das o primeiro toque no acelarador a explicaçao é simples esse regulador nao reconhece a baixa rotaçao que o alternador esta em movimento dai nao enviar carga a bateria mas assim que a rotaçao eleva um pouco é como se estivesse preso e se soltasse, como se levasse um choque, e ai fica a trabalhar normalmente.

                            como disse de inicio apostaria no alternador e como descreves mais pormenorizadamente quase de certeza que o problema esta no Regulador de Tensão.

                            cumps
                            Editado pela última vez por RicardoClemente; 26 March 2010, 00:33.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                              como disse apostaria no alternador... plo que descreves parece me mais problema num modulo que esta da parte de fora do alternador, o nome tecnico sei que nao é modulo..mas é uma especie de caixa preta que esta da parte oposta a poli ou seja atras..nao sei se me faço entender...isso tem um nome qualquer tipo modulo de tensao é o que regula a tensao que o alternador envia para a bateria...é essa peça que me refiro a funçao dela é essa limitar a intensidade de carga enviada pelo alternador a bateria se estiver a enviar demais a bateria vai se num instante, se enviar pouca imagiana o esforço da bateria quando o carro anda de luzes ligadas...conclusao nao ha bateria que aguente...

                              julgo que o nome seja regulador de tensao mas nao tenho a certeza e é isso que deve tar marado quanto ao facto de so enviar carga quando das o primeiro toque no acelarador a explicaçao é simples esse regulador nao reconhece a baixa rotaçao que o alternador esta em movimento dai nao enviar carga a bateria mas assim que a rotaçao eleva um pouco é como se estivesse preso e se soltasse, como se levasse um choque, e ai fica a trabalhar normalmente.

                              como disse de inicio apostaria no alternador e como descreves mais pormenorizadamente quase de certeza que o problema esta no Regulador de Tensão.

                              cumps
                              pois se for isso pode te fritar o sistema eléctrico

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                pois se for isso pode te fritar o sistema eléctrico
                                exactamente, se carrega a bateria bem a partida as escovas estarao boas mas essa parte em q a luz acende e nao envia carga a bateria ai ja ia mais para o tal regulador de tensao

                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá RicardoClemente.

                                  Será esta a peça: Regulador del alternador para VOLKSWAGEN Passat III 1.6 TD Berlina 80cv a precio de descuento en Oscaro

                                  Se sim, isto é fácil de substituir? Se me pudesses dar umas dicas de como fazer agradecia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lffs Ver Post
                                    Olá RicardoClemente.

                                    Será esta a peça: Regulador del alternador para VOLKSWAGEN Passat III 1.6 TD Berlina 80cv a precio de descuento en Oscaro

                                    Se sim, isto é fácil de substituir? Se me pudesses dar umas dicas de como fazer agradecia.
                                    Não mudes coisa nenhuma, arriscaria a dizer que é crónico nas Passat's. Tanto a do meu avô de 91 como a do meu tio de 94 (bastante diferentes, aposto que as conheces de vista ) fazem isso aquando do arranque. O ponteiro não sai do zero e a luz não apaga enquanto não derem um cheiro de acelerador.

                                    Sempre te fez isso seguramente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Não mudes coisa nenhuma, arriscaria a dizer que é crónico nas Passat's. Tanto a do meu avô de 91 como a do meu tio de 94 (bastante diferentes, aposto que as conheces de vista ) fazem isso aquando do arranque. O ponteiro não sai do zero e a luz não apaga enquanto não derem um cheiro de acelerador.

                                      Sempre te fez isso seguramente.
                                      Sinceramente, não sei se sempre fez, mas não me lembro de ter trabalhado como deve ser.

                                      E há outra coisa que acontece. A frio depois de lhe dar o toque no acelerador para apagar a luz do alternador fica tudo bem, mas depois a quente enquanto está ao ralenti a luz do alternador acende a meio gás. Isto é, acende com luz muito fraca e se acelerar ou accionar alguma coisa eléctrica, a luz apaga por completo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        discordo, problema cronico??? entao temos um carro e temos de nos habituar a ter a luz do alternador acesa....passado uns meses acende a do air bag...é cronico..deixa se andar passado um ano temos o quadrante que mais parece uma arvore de natal....bem é tudo cronico deixa andar se as luzes avisadoras la estao pa alguma coisa servem...e alguma coisa querem dizer quando acendem se acendem é porque algo nao esta bem....

                                        sinceramente nao tenho muitos conhecimentos de electricidade mas essa peça que ai apresentas é muito parecida a que me refiro...bem de qualquer forma se no teu alternador por fora nao ves nada parecido entao teras de abrir o alternador ....isso nao é preciso nenhum curso mas para tirares a poli por exemplo da trabalho e nao sei se sem a ajuda de um saca a consegues tirar....para nao arriscares a toa vai a um electricista e pede uma opiniao explicas o que se passa e ouves outra opiniao nao custa nada e ele certamente nao te vai levar dinheiro nenhum pedes apenas a opiniao, da parte de fora do alternador no teu carro ve se ves algo parecido a isso eu quase tenho a certeza que a peça que me refiro esta no exterior do alternador. ..se sim e for igual a essa isso nao tem ciencia nenhuma para trocar. ja agora de que zona do pais és?
                                        Editado pela última vez por RicardoClemente; 27 March 2010, 03:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É assim, são carros bastante diferentes e fazem todos o mesmo, e o alternadores deles está optimo..

                                          Se quiseres gastar dinheiro nisso, então força.

                                          Comentário


                                            #22
                                            RicardoClemente, sou de Lisboa, mais propriamente de Benfica.

                                            Pauliteiro, o que me levou a preocupar com esta questão foi o facto de ter visto noutro fórum a seguinte mensagem:

                                            "Tambem quando a ligava, ficava acessa a luz da bateria, so qd acelerava um pouco apagava, 3 dias depois queimou o alternador ( ja o meu amigo me tinha dito que essa luz era o alternador e para me ir preparando), dito e feito, la se foi o alternador (40€ e ficou resolvido)."

                                            E o preço dessa peça bate certo com o que o RicardoClemente diz. Liguei para uma loja ontem e o preço que me disseram dessa peça era de 32 euros + IVA.

                                            Obrigado aos dois.

                                            Comentário


                                              #23
                                              quanto a dicas para reparar ou substituir, nao sei se te poderei ajudar é assim se nao ves essa peça ca fora do alternador algo parecido com isso que me mostraste é porque é dentro mas continuo a achar que essa peça estara algures da parte de tras do alternador onde ligam os fios se nao veres uma peça parecida a olho nu entao a parte de tras deve ter uma tampa plastica ....devera estar debaixo dessa tampa plastica primeiro tiras o alternador para fora e depois tenta tirar essa tampa da parte de tras e ver se consegues achar algo parecido a isso nao ha de ser dificil, quanto a substituiçao..bem a partida é tirar uma e colocar a outra tem dois parafusos que fixam a peça e depois conecta la onde a velha esta é veres como esta colocada a velha e basta apenas trocar...sem ver é a unica dica que te posso dar ....o mais certo é bastar tirar essa tal tampa plastica porque tenho quase a certeza que o regulador esta na parte de tras ou seja oposta a poli onde trabalha a correia.

                                              claro quando uma luz acende nao podemos partir do principio que é cronico depois em vez de uma simples e barata reparaçao arranja se uma complicada e cara....mas cada um faz como quer, uma coisa é certa se as luzes avisadoras existem por algum motivo elas la estao...oleo,bateria etc...se acendem algo nao esta bem..mas é so a minha opiniao.


                                              cumps e boa sorte..(isso nao é dificil!)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já encontrei a peça. Está completamente acessível através do capot. Encaixa na parte de trás do alternador e pelo que vi deve ser só tirar a velha e meter a nova.

                                                Já agora gostava de saber se é possível testar esse regulador de tensão a ver se realmente está bom ou não e assim só comprava se este estivesse realmente estragado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já troquei o regulador de tensão do alternador e o problema continua

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    e eu k tenho a bateria com dois elementos queimados
                                                    tive de meter outra mas a luz nao apaga é alternador onde arranjar um?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bateasa Ver Post
                                                      e eu k tenho a bateria com dois elementos queimados
                                                      tive de meter outra mas a luz nao apaga é alternador onde arranjar um?
                                                      Em sucatas por exemplo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bateasa Ver Post
                                                        e eu k tenho a bateria com dois elementos queimados
                                                        tive de meter outra mas a luz nao apaga é alternador onde arranjar um?
                                                        Qual carro?

                                                        Verifica o preço novo, reparado e usado.

                                                        Eu recentemente pus um novo por mais 60€ que um da sucata e por menos 90€ que um recondicionado , e por menos 224€ que o que me queriam vender na oficina.

                                                        Foram dois dias de buscas, mas surtiu efeito.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X