Originalmente Colocado por Tonhovsk
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Há quem acompanhe a evolução, e há quem como alguém aqui já apresentou o exemplo, se ponha em bicos de pés, barriga para fora, estique os suspensórios e diga "já ando há 40 anos nisto". Confesso que é uma figura com piada e que muito se vê por aí
Os óleos sintéticos são melhores em tudo em relação aos minerais. Geralmente é assim que acontece quando se verifica uma evolução, pois de outra maneira não o seria. São mais limpos, duram bastante mais tempo mantendo as suas propriedades optimas, conseguem maiores amplitudes de temperatura de funcionamento, etc etc. O que se traduz num motor em óptimas condições por muito mais tempo, sem necessidade de andar a tapar buracos com minerais, sobretudo em motores mais recentes com menores tolerâncias de folgas
O motores evoluíram e os óleos tb evoluíram. O que era há 40 anos atrás, já não o é na actualidade, e é por aí que nos devemos seguir e não por bitaites de quem pensa que ainda sabe. As especificações e recomendações dos fabricantes estão lá, é só segui-las.
A minha carripana com +222.000kms sempre levou e ainda leva Mobil1 5w50 sintético. Na ultima revisão o mecânico meteu um semi-sintético qq 10w40 lá dos bidons dele, pq não viu as embalagens na bagageira junto à da valvulina... nem me ligou a perguntar. Resultado: teve que despejar e meter o mesmo de sempre, pq o consumo do óleo, continua o mesmo que quando tinha 20.000kms, pelo que não há necessidade de andar a tapar buracos nem a meter óleos mais espessos.
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