Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qualquer óleo mineral serve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
    Esse assunto é altamente polêmico. Tenho feito uma pequena pesquisa na web e lido as respostas deste tópico, confesso que ainda não estou convencido de nada.

    Aos fabricantes parece que interessa que o público não seja esclarecido, talvez para que os consumidores, na dúvida, acabem optando pelo caríssimo óleo sintético.

    Pra começar, precisaríamos saber o que significam realmente as siglas 5W40, 20W50, etc. Alguém aí tem um link para uma boa matéria a respeito?
    Não? Então sofres do mesmo problema que o teu mecânico.

    Há quem acompanhe a evolução, e há quem como alguém aqui já apresentou o exemplo, se ponha em bicos de pés, barriga para fora, estique os suspensórios e diga "já ando há 40 anos nisto". Confesso que é uma figura com piada e que muito se vê por aí

    Os óleos sintéticos são melhores em tudo em relação aos minerais. Geralmente é assim que acontece quando se verifica uma evolução, pois de outra maneira não o seria. São mais limpos, duram bastante mais tempo mantendo as suas propriedades optimas, conseguem maiores amplitudes de temperatura de funcionamento, etc etc. O que se traduz num motor em óptimas condições por muito mais tempo, sem necessidade de andar a tapar buracos com minerais, sobretudo em motores mais recentes com menores tolerâncias de folgas

    O motores evoluíram e os óleos tb evoluíram. O que era há 40 anos atrás, já não o é na actualidade, e é por aí que nos devemos seguir e não por bitaites de quem pensa que ainda sabe. As especificações e recomendações dos fabricantes estão lá, é só segui-las.


    A minha carripana com +222.000kms sempre levou e ainda leva Mobil1 5w50 sintético. Na ultima revisão o mecânico meteu um semi-sintético qq 10w40 lá dos bidons dele, pq não viu as embalagens na bagageira junto à da valvulina... nem me ligou a perguntar. Resultado: teve que despejar e meter o mesmo de sempre, pq o consumo do óleo, continua o mesmo que quando tinha 20.000kms, pelo que não há necessidade de andar a tapar buracos nem a meter óleos mais espessos.

    Comentário


      #32
      Muitos dos motores mais recentes tem de levar óleos específicos, sob pena de poder causar danos ao motor e a outros componentes.
      Em alguns casos, nem mesmo um bom óleo 100% sintético pode ser suficiente bom para esses motores.
      Há que ter muita atenção ás especificações dos óleos.

      Comentário


        #33
        bem o alfa romeo 164 alias pelo enorme motor v6 que tem e pelos 220 cavalos que devita, um oleo 20w40 so iria queimar mais o motor... agora se me disseres que o carro tem folgas nas juntas e os segmentos ja tao a gripar, ai sim um oleo bem espesso e o melhor aliado, porque tenho um ax e um 33 retificados que andam com sintetico e nem pinga bebem. agora e ter abilidade para abrir um motor e a oportunidade que tenho de o meu mecanico dar-me as chaves e o elevador a oficina e tratar do carro... mas esse alfa bem estimadinho e com as mudanças certinhas, oleo sintetico e o ideal... cumprimentos

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
          Esse assunto é altamente polêmico. Tenho feito uma pequena pesquisa na web e lido as respostas deste tópico, confesso que ainda não estou convencido de nada.

          Aos fabricantes parece que interessa que o público não seja esclarecido, talvez para que os consumidores, na dúvida, acabem optando pelo caríssimo óleo sintético.

          Pra começar, precisaríamos saber o que significam realmente as siglas 5W40, 20W50, etc. Alguém aí tem um link para uma boa matéria a respeito?
          Como já disseram, vai ao tópico dos óleos, estuda por ti o assunto

          5W 40 e afins é a amplitude de temperaturas de funcionamento e tem relação directa com a viscosidade. Para este factor tens a classificação SAE e tens 2 números pois 95% das pessoas utiliza óleos multiviscosos, ou seja, para Verão e Inverno. O "W" significa winter e classifica a sua viscosidade mínima para o inverno, o número seguinte dá-te a sua viscosidade máxima a quente, ou seja para o Verão

          Depois há as classificações de qualidade, sendo que há muito mais siglas. Lá atrás referi a classificação API que é quase sempre menosprezada mas é tão ou mais importante que a SAE

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por zarizard Ver Post
            bem o alfa romeo 164 alias pelo enorme motor v6 que tem e pelos 220 cavalos que devita, um oleo 20w40 so iria queimar mais o motor... agora se me disseres que o carro tem folgas nas juntas e os segmentos ja tao a gripar, ai sim um oleo bem espesso e o melhor aliado, porque tenho um ax e um 33 retificados que andam com sintetico e nem pinga bebem. agora e ter abilidade para abrir um motor e a oportunidade que tenho de o meu mecanico dar-me as chaves e o elevador a oficina e tratar do carro... mas esse alfa bem estimadinho e com as mudanças certinhas, oleo sintetico e o ideal... cumprimentos
            - Nenhum 164 teve um "enorme" V6, tinha um 2000 TB e várias versões dos 3000. Muitos dos que se vêm hoje nos classificados são os 4 em linha
            - Nenhum motor no 164 "devita" 220 cavalos
            - Quanto ao óleo, não sei que santidade és no que toca a conhecimento e experiência em carros e muito menos nos motores antigos 4L TS de corrente e V6 Alfa mas não poderás estar mais errado em relação a um 20W 40 queimar estes motores. Aliás, se apanhares um 164 nos dias de hoje e desde que não esteja nas últimas, este vai gostar certamente de um decente semi-sintético 20W 40, isso é que é o ideal!

            Comentário


              #36
              Fiz uma pequena pesquisa no Google e achei coisas interessantes. Amanhã terei novidades, hoje já não dá mais tempo. Pena que o Deathownsyou foi banido, que doideira!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por DeathOwnsYou Ver Post
                - Nenhum 164 teve um "enorme" V6, tinha um 2000 TB e várias versões dos 3000. Muitos dos que se vêm hoje nos classificados são os 4 em linha
                - Nenhum motor no 164 "devita" 220 cavalos
                - Quanto ao óleo, não sei que santidade és no que toca a conhecimento e experiência em carros e muito menos nos motores antigos 4L TS de corrente e V6 Alfa mas não poderás estar mais errado em relação a um 20W 40 queimar estes motores. Aliás, se apanhares um 164 nos dias de hoje e desde que não esteja nas últimas, este vai gostar certamente de um decente semi-sintético 20W 40, isso é que é o ideal!
                20w?? É um exagero, demasiado espesso. Só se for para matar o motor em dias mais frios.

                Comentário


                  #38
                  Se alguém meter o carro no mecânico, cliente esse que está habituado a trocas de óleo de 20 em 20 mil km´s e o mecânico colocar lá para dentro óleo mineral, quer dizer que o dono vai andar com um óleo mineral durante 20mil km´s?

                  Ou os suspensórios informa, que a troca é de 10 em 10 (se é que dure), ou de 5 em 5, para ir buscar mais guito?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                    20w?? É um exagero, demasiado espesso. Só se for para matar o motor em dias mais frios.
                    Aliás, quando comprei o 146 Boxer, o anterior dono fez-lhe uma "revisão" antes de o vender. Como vi o garrafão de 5L de óleo mineral 15w40 Norauto atrás do banco do pendura, o carro esteve parado 2 semanas e só andou para ir para a oficina da marca fazer uma revisão em condições e levar o óleo recomendado.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por DeathOwnsYou Ver Post
                      Cuidado com essas trocas entre sintéticos e minerais pois muitas das vezes por ingenuidade de quem troca o óleo isso causa mais males do que o que se pode pensar.

                      Muito sucintamente um óleo sintético ou semi-sintético tem uma capacidade detergente bastante superior aos minerais e um "upgrade" pode fazer com que muitos detritos acumulados em zonas de menor pressão/atrito no motor sejam limpos e criem borras, entupindo o filtro e chupador de óleo.

                      Pode parecer excesso de zelo mas nesses casos eu aconselho uma muda de filtro e óleo num intervalo muito mais curto quando se passa de mineral para sintético (vamos supor 2000 km) e daí em diante fazer as trocas nos intervalos padrão. Um mecânico cujo interesse é manter a saúde dos motores terá um discurso similar a este e não "bora lá espetar mineral em tudo para daqui a uns meses ter cá o carro de novo"
                      eu sei disso quando o saxo era relativamente novo metia sempre o óleo sintético recomendado pela Citroen. Agora como o motor (1.4 gasolina) já deve ter uns 260 mil kms e um consumo de óleo que já me obriga a re-atestar se fizer a muda de 20 mil em 20 mil kms (óleo sintético), preferi meter um óleo mineral (claro que nada de óleos da marca Norauto ou Continente) que dura 7500 kms e não me obriga a atestar antes dos 7500 kms.

                      Outro exemplo, comprei um 205 GTI e reconstruí o motor todo( levou camisas, segmentos, bronzes, cabeça rectificada e vedantes de válvulas novos, etc, etc) . Na Peugeot disseram que podia meter óleo sintético desde os zero kms, mas não acho boa idéia e é um desperdício de dinheiro, pois o carro nem 5 mil kms por ano anda.

                      Claro que nos carros modernos é outra coisa, devido ás temperaturas elevadas que os motores atingem no seu interior, não convém ter um óleo que comece a fritar muito cedo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                        eu sei disso quando o saxo era relativamente novo metia sempre o óleo sintético recomendado pela Citroen. Agora como o motor (1.4 gasolina) já deve ter uns 260 mil kms e um consumo de óleo que já me obriga a re-atestar se fizer a muda de 20 mil em 20 mil kms (óleo sintético), preferi meter um óleo mineral (claro que nada de óleos da marca Norauto ou Continente) que dura 7500 kms e não me obriga a atestar antes dos 7500 kms.

                        Outro exemplo, comprei um 205 GTI e reconstruí o motor todo( levou camisas, segmentos, bronzes, cabeça rectificada e vedantes de válvulas novos, etc, etc) . Na Peugeot disseram que podia meter óleo sintético desde os zero kms, mas não acho boa idéia e é um desperdício de dinheiro, pois o carro nem 5 mil kms por ano anda.

                        Claro que nos carros modernos é outra coisa, devido ás temperaturas elevadas que os motores atingem no seu interior, não convém ter um óleo que comece a fritar muito cedo.
                        Tanto para um caso como para o outro, existe o meio termo chamado semi-sintético.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                          Aliás, quando comprei o 146 Boxer, o anterior dono fez-lhe uma "revisão" antes de o vender. Como vi o garrafão de 5L de óleo mineral 15w40 Norauto atrás do banco do pendura, o carro esteve parado 2 semanas e só andou para ir para a oficina da marca fazer uma revisão em condições e levar o óleo recomendado.
                          Quem te garante que não era o que ele usava habitualmente? Nesse caso, o mal está feito.

                          Comentário


                            #43
                            bem so para responder a tua resposta, ja retifiquei dois motores, um ax monoponto de 1000 de cilindrada e um ALFA ROMEO 33 1.5 de carburador duplo dellorto de 40cm... e e assim... kando se gasta num carro oleo 20w40 que e espesso, e porque o carro ja tem as juntas com folga, ou os segmentos ja tao gastos por ter mt quilometros, agora se nada disso tiver apontado, oleo sintetico e o melhor... os alfa romeos sao carros muito nervosos e que tem grandes rotaçoes, e o que eles querem e andar e puxar por eles senao começam a melindrar... nao tenho experiencia com twin sparks, mas como a 95 sem chumbo e muito seca as velas começam a ganhar carvao e fazem com que o carro nao ande certo... e mais.... para andar a trocar de 5.000 em 5.000 mil quilometros mais vale deixar o carro em casa e andar de mota... ou menos nao troca de oleo... por experiencia so meto 20w 40 quando o carro anda a gastar oleo, ou entao o carro anda poucos quilometros, senao e tudo sintetico... muito obrigada e boa tarde...

                            Comentário


                              #44
                              Não acredito que um mecânico que trabalha á 40 anos na profissão ponha mineral porque está desactualizado...


                              Um mecânico com 40 anos de serviço sabe bem porque é que mete sempre mineral em vez do recomendado: porque lhe sai mais barato.


                              E depois o barato sai caro: mas para ele é tinto, sai caro é ao dono do carro!

                              Comentário


                                #45
                                ora nem mais... e por isso que quem faz as obras aos meu bolides sou eu... e mais nada... oleo so entra la no bujao sintetico... e ate agora andou bem, mesmo o ax, que nem se queixa de nada, e nem mama uma pinga de oleo...ta novo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                  Não acredito que um mecânico que trabalha á 40 anos na profissão ponha mineral porque está desactualizado...


                                  Um mecânico com 40 anos de serviço sabe bem porque é que mete sempre mineral em vez do recomendado: porque lhe sai mais barato.


                                  E depois o barato sai caro: mas para ele é tinto, sai caro é ao dono do carro!
                                  O dono da oficina parece-me um sujeito bem honesto. Acho que ele acredita, respaldado pela experiência, que os minerais dão conta do recado, que há pouca diferença para os sintéticos, que as possíveis vantagens que estes têm não compensam o maior investimento.

                                  Outra coisa: os carros que lá levei são um tanto antigos, um Peugeot 405 e o Alfa 164, ambos de 1995, à gasolina.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                    Outra coisa: os carros que lá levei são um tanto antigos, um Peugeot 405 e o Alfa 164, ambos de 1995, à gasolina.
                                    Para esses carros, o mineral chega e sobra.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Para esses carros, o mineral chega e sobra.
                                      Quanto ao 405 não posso falar, mas meter mineral num 164 é mesmo estar a pedi-las...

                                      Se a marca diz que é o Selenia semi-sintético 10W40 o recomendado, começar a colocar mineral em vez desse só mesmo para rebentar com o motor...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                                        O dono da oficina parece-me um sujeito bem honesto. Acho que ele acredita, respaldado pela experiência, que os minerais dão conta do recado, que há pouca diferença para os sintéticos, que as possíveis vantagens que estes têm não compensam o maior investimento.
                                        (...)
                                        Vais-me desculpar mas eu não acredito que um mecânico com 40 anos de experiência diga uma barbaridade dessas, porque acredita que é mesmo assim o correcto.





                                        Eu não sou mecânico, e pela minha parca experiência de mecânica auto, apesar de ter apenas pouco mais de 12 anos, já percebi bem o que acontece a um motor que, por ex, deveria ter levado com semi-sintético 10W40, e a dada altura começou a levar com mineral...

                                        E são apenas 12 anos de experiência caseira...


                                        Por isso mesmo é que eu não acredito.

                                        Se eu em 12 anos, vi o que ja vi em motores que passaram a andar com mineral, como é que um mecânico profissional em 40 de serviço diário não sabe?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                                          eu sei disso quando o saxo era relativamente novo metia sempre o óleo sintético recomendado pela Citroen. Agora como o motor (1.4 gasolina) já deve ter uns 260 mil kms e um consumo de óleo que já me obriga a re-atestar se fizer a muda de 20 mil em 20 mil kms (óleo sintético), preferi meter um óleo mineral (claro que nada de óleos da marca Norauto ou Continente) que dura 7500 kms e não me obriga a atestar antes dos 7500 kms.
                                          Sintético ou semi-sintético num Saxo é para fazer no máximo 15.000 km.

                                          Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                                          Outro exemplo, comprei um 205 GTI e reconstruí o motor todo( levou camisas, segmentos, bronzes, cabeça rectificada e vedantes de válvulas novos, etc, etc) . Na Peugeot disseram que podia meter óleo sintético desde os zero kms, mas não acho boa idéia e é um desperdício de dinheiro, pois o carro nem 5 mil kms por ano anda.
                                          Mas o conselho da Peugeot foi o melhor para o carro em questão, ainda mais se faz poucos quilómetros, convém colocar um óleo que aguente bem a passagem do tempo.

                                          E para casos como esse, recomenda-se mudas anuais.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Um bom mecânico não pensa que sabe, um bom mecânico coloca o material recomendado para cada carro/motor. Os fabricantes é que têm de saber o que é melhor!
                                            Esse é o dos grandes problemas, é os que pensam que sabem mas não sabem nada, e os que só querem intrujar...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                              Esse é o dos grandes problemas, é os que pensam que sabem mas não sabem nada, e os que só querem intrujar...
                                              É uma das razões que me fazem confiar no meu mecânico, ele diz que nessas coisas quem sabe é quem fez o motor e leva o que a marca disser que tem que levar. E o que ele não sabe não mexe ou pelo menos não tenta aprender usando o meu carro como cobaia

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Sintético ou semi-sintético num Saxo é para fazer no máximo 15.000 km.



                                                Mas o conselho da Peugeot foi o melhor para o carro em questão, ainda mais se faz poucos quilómetros, convém colocar um óleo que aguente bem a passagem do tempo.

                                                E para casos como esse, recomenda-se mudas anuais.
                                                melhor porquê? quando os peugeot 205 saíram havia óleos sintéticos? E se havia não era para estes carros de certeza. Também há bons óleos minerais, e é o óleo mineral que a peugeot recomenda pro 1600 GTi que eu ponho, não é por ser mineral que já não presta Cada óleo pertence à sua era, se no caso do nosso amigo um óleo sintético é exigido para o motor do seu Alfa, o contrário também pode acontecer, não faltam casos de pessoas que meteram óeo sintético em carros antigos e o motor... berrou, como se costuma dizer.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Vais-me desculpar mas eu não acredito que um mecânico com 40 anos de experiência diga uma barbaridade dessas, porque acredita que é mesmo assim o correcto.





                                                  Eu não sou mecânico, e pela minha parca experiência de mecânica auto, apesar de ter apenas pouco mais de 12 anos, já percebi bem o que acontece a um motor que, por ex, deveria ter levado com semi-sintético 10W40, e a dada altura começou a levar com mineral...

                                                  E são apenas 12 anos de experiência caseira...


                                                  Por isso mesmo é que eu não acredito.

                                                  Se eu em 12 anos, vi o que ja vi em motores que passaram a andar com mineral, como é que um mecânico profissional em 40 de serviço diário não sabe?


                                                  E o que foi que você viu, Baiones? Esse tipo de experiência é o que todos procuramos nos foruns. Conta pra gente!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Só uma pequena achega.

                                                    Os óleos sintéticos são (naturalmente) melhores do que os minerais, até pelo facto de resistirem mais (e daí também o aumento de intervalo entre revisões).

                                                    Mas quando alguém falou em evolução, convém não esquecer que os sintéticos evoluíram (e continuam e evoluir), mas os minerais também.

                                                    O Mobil 1 (100% sintético) que era vendido em 1994 quando eu o meti no motor do meu clio tem especificações API inferiores a um Castrol GTX actual (mineral).

                                                    Considero que nestas questões existe sempre um ponto a reter:

                                                    - cumprir sempre as especificações que o fabricante pede.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Os óleos minerais são aconselhados para motores antigos e cansados.

                                                      Colocar um óleo sintético moderno num motor antigo e cansado, pode ser pior a emenda que o soneto, pois o que vai acontecer é que muito provavelmente, ao fim de poucos kms, já não tenha óleo nenhum no motor.

                                                      O poder detergente do óleo sintético, limpa todos os resíduos existentes nos segmentos, o que pode ocasionar que as folgas deixem de estar estanques e deixem passar o óleo sintético, que é muito mais fino.

                                                      Já vi um R5 levar com óleo sintético e ao fim de poucas horas já não ter óleo nenhum no motor, pois este tinha saído todo pelas folgas dos segmentos, que entretanto ficaram limpas e abertas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Um dos grandes senãos dos oleos minerais é também a "nhanha" que ele deixa lá dentro...


                                                        Já vi tanto motores FIRE FIAT e Boxer Alfa Romeo abertos, uns que usaram oleo mineral, e outros onde sempre foi usado o recomendado pela marca, e nos onde passou a ser usado mineral havia muito mais residos em todo o lado, incluido acumulados no carter, aleḿ de maior desgaste interno...

                                                        Os consumos eram sempre maiores quando se usava o mineral em vez do recomendado, bem como a suavidade do motor...



                                                        Para compararem o desgaste :

                                                        Com 150.000 kms um Boxer 1.3 sempre assistido com o recomendado, se precisava de 0,1L a cada 20.000 era muito, e se o carro era esticado até mais não...


                                                        Já o Boxer 1.7 com 70.000 kms que comprei, que andava com oleo mineral, assim que levou com o recomendado, ficou a gastar 1L de 30W40 por cada 100Kms...

                                                        O semi-sintético fez logo aparecerem as folgas todas, e o desgaste deste aos 70.000 kms era estupidamente maior que o do 1.3 aos 150.000...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          Um dos grandes senãos dos oleos minerais é também a "nhanha" que ele deixa lá dentro...


                                                          Já vi tanto motores FIRE FIAT e Boxer Alfa Romeo abertos, uns que usaram oleo mineral, e outros onde sempre foi usado o recomendado pela marca, e nos onde passou a ser usado mineral havia muito mais residos em todo o lado, incluido acumulados no carter, aleḿ de maior desgaste interno...
                                                          Falamos de que quilometragens em média?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Falamos de que quilometragens em média?
                                                            Como assim?


                                                            Nos Boxer foi como expliquei em cima...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                              Para compararem o desgaste :

                                                              Com 150.000 kms um Boxer 1.3 sempre assistido com o recomendado, se precisava de 0,1L a cada 20.000 era muito, e se o carro era esticado até mais não...


                                                              Já o Boxer 1.7 com 70.000 kms que comprei, que andava com oleo mineral, assim que levou com o recomendado, ficou a gastar 1L de 30W40 por cada 100Kms...

                                                              O semi-sintético fez logo aparecerem as folgas todas, e o desgaste deste aos 70.000 kms era estupidamente maior que o do 1.3 aos 150.000...
                                                              Baiones, desculpe mas sua comparação não é justa, você comparou dois carros diferentes, embora ambos sejam Boxer. O 1.7 poderia estar com folgas no motor devido a outras razões que não apenas pelo simples facto de ter usado óleo mineral.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X