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    #61
    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
    Baiones, desculpe mas sua comparação não é justa, você comparou dois carros diferentes, embora ambos sejam Boxer. O 1.7 poderia estar com folgas no motor devido a outras razões que não apenas pelo simples facto de ter usado óleo mineral.
    Posso-te garantir que os 150.000kms do 1.3 foram para aí 90% do tempo a dar o litro!

    Até antes de vir para as minhas mãos, quando ainda andava com o meu pai, fartava-se de andar a cheirar os 200...


    Sempre foi carro que levou bom andamento, mas sempre com oleo recomendado pela marca...



    O 1.7 "só difere" no tamanho dos cilindros, e nos jactos e venturi do carburador...


    Já tenho um historico de mais de 10 33, ja abri o motor a alguns, e ainda conservo 3 deles, acredita que por mais que estiques a corda, se lhe deres manutenção em condições é dificil queixar-se do motor...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Como assim?


      Nos Boxer foi como expliquei em cima...
      E nos Fiat?

      Quantos km tinham?

      Que óleo exactamente é que levaram e quando (com que intervalos entre mudas)?

      Onde estavam exactamente as borras?

      Comentário


        #63
        como ja disse e volto a dizer, nao se pode por oleos sinteticos quando o carro ja tem folga nos segmentos de tanta kilometragem e andamento ja que estes nao vedam bem o oleo... se nao gastar oleo o melhor e mesmo a recomendaçao do fabricante... agora claro que nos carros mais antigos como o meu ax pede-me para por um 15w50 ou um 15w40 com intervalos de mudanças de 5.000 em 5.000 mil quilometros. agora claro que nao lhe vou meter esse oleo porque nao me da comodidade ja que faço ciclos urbanos todos os dias entre sao joao da madeira e a minha casa e isso era estar sempre no mecanico a trocar de oleo. por isso a grande vantagem dos sinteticos e ter intervalos alargados de tempo de mudança e uma melhor viscosidade no motor, ja que lubrificam muito melhor... ja agora um aparte... quantos de voces estao aqui e percebem de mecanica? se muitos de voces percebem porque vao ao mecanico mudar o oleo? nao era melhor comprar o oleo que vos interessa e com um pouco de vagar muda-lo em casa? axo que se poupa mais dinheiro e poupa-se tempo. ou ate pedir ao vosso mecanico que eles deixem mudar? se ele e vosso amigo de certexa que vos ira deixar... mas de certeza que a vontade e pouco... e o que eu digo... se querem o vosso carro a andar no melhor tratem de fazer voces as coisas, e nao deixar para o mecanico fazer, ja que o tempo dele nao e o maior, e qualquer oleo que ele tenha la, nem que seja o mais fraco serve para ele, e no fim ele e que vos faz as contas... voces nem sabem que ele la pos, nem quanto exactamente custa? pensem bem nisso! as vezes o povo portugues e um pouco injenuo por causa de si mesmo... um abraço a todos

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
          Esse assunto é altamente polêmico. Tenho feito uma pequena pesquisa na web e lido as respostas deste tópico, confesso que ainda não estou convencido de nada.

          Aos fabricantes parece que interessa que o público não seja esclarecido, talvez para que os consumidores, na dúvida, acabem optando pelo caríssimo óleo sintético.

          Pra começar, precisaríamos saber o que significam realmente as siglas 5W40, 20W50, etc. Alguém aí tem um link para uma boa matéria a respeito?
          Aqui vai um link:
          Classificação dos óleos lubrific

          Ou então podes encontrar matéria sobre isso numa Sebenta de Tribologia.

          Cumprimentos.

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            #65
            Eu vi um velho a meter no seu adorado clio de 2000 1.2 oleo 20w50 galp ja que o mesmo estava em promoçao no continente

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              E nos Fiat?

              Quantos km tinham?

              Que óleo exactamente é que levaram e quando (com que intervalos entre mudas)?

              Onde estavam exactamente as borras?
              As borras estavam no carter.

              As mudas de oleo mineral não posso garantir, mas os papelinhos que lá vinham indicavam de 20 em 20k ...


              Salvo-erro tinha cerca de 120.000 kms.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                As borras estavam no carter.

                As mudas de oleo mineral não posso garantir, mas os papelinhos que lá vinham indicavam de 20 em 20k ...


                Salvo-erro tinha cerca de 120.000 kms.
                20.000 km com um óleo mineral?

                Ainda por cima em motores tão antigos?

                Assim é natural que tenha borras com fartura...

                Comentário


                  #68
                  A GM recomenda o seguinte no manual do Vectra 2005:

                  “Os tipos de óleo especificados são de classificação API-SJ, ou superior e de viscosidade:
                  • SAE 5W30
                  • SAE 15W40
                  • SAE 15W50
                  • SAE 20W40
                  • SAE 20W50

                  Troque o óleo a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente.”
                  Ou a cada 7.500 km ou 6 meses, se o veículo estiver sujeito a qualquer uma das condições severas de uso.

                  Vejam bem meus amigos, nenhuma, absolutamente nenhuma alusão ao óleo ser mineral ou sintético. E quanto à viscosidade, praticamente todas foram listadas, ou seja, as diferenças entre elas não são significativas.

                  Agora sei porque meu mecânico só usa o (muito mais econômico) óleo mineral.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                    O dono da oficina parece-me um sujeito bem honesto. Acho que ele acredita, respaldado pela experiência, que os minerais dão conta do recado, que há pouca diferença para os sintéticos, que as possíveis vantagens que estes têm não compensam o maior investimento.

                    Outra coisa: os carros que lá levei são um tanto antigos, um Peugeot 405 e o Alfa 164, ambos de 1995, à gasolina.
                    E o Pai Natal tb existe

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                      melhor porquê? quando os peugeot 205 saíram havia óleos sintéticos? E se havia não era para estes carros de certeza. Também há bons óleos minerais, e é o óleo mineral que a peugeot recomenda pro 1600 GTi que eu ponho, não é por ser mineral que já não presta Cada óleo pertence à sua era, se no caso do nosso amigo um óleo sintético é exigido para o motor do seu Alfa, o contrário também pode acontecer, não faltam casos de pessoas que meteram óeo sintético em carros antigos e o motor... berrou, como se costuma dizer.
                      Mais uma vez volta-se a bater na tecla "se antes era bom, pq não continua a ser".

                      Se assim fosse, ainda andávamos de carroça puxada por bois... ou não!! Pq raio se iria inventar a roda se antes se andava bem a pé??

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                        A GM recomenda o seguinte no manual do Vectra 2005:

                        “Os tipos de óleo especificados são de classificação API-SJ, ou superior e de viscosidade:
                        • SAE 5W30
                        • SAE 15W40
                        • SAE 15W50
                        • SAE 20W40
                        • SAE 20W50

                        Troque o óleo a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente.”
                        Ou a cada 7.500 km ou 6 meses, se o veículo estiver sujeito a qualquer uma das condições severas de uso.

                        Vejam bem meus amigos, nenhuma, absolutamente nenhuma alusão ao óleo ser mineral ou sintético. E quanto à viscosidade, praticamente todas foram listadas, ou seja, as diferenças entre elas não são significativas.

                        Agora sei porque meu mecânico só usa o (muito mais econômico) óleo mineral.
                        Vivemos numa democracia, pelo que podes lá meter o que quiseres... Quem ganha é o teu mecânico

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                          Vivemos numa democracia, pelo que podes lá meter o que quiseres... Quem ganha é o teu mecânico
                          Estás a dizer que se ele colocar um óleo mineral API SJ ou superior com a viscosidade indicada pelo fabricante ele vai matar o motor?

                          É que como sabes, um Castrol GTX hoje é um 15w50 com as especificações API SL (portanto cumprindo perfeitamente o que o fabricante pede) vai visitar mais o mecânico com problemas?

                          Queres elaborar a tua resposta?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver Post
                            A GM recomenda o seguinte no manual do Vectra 2005:

                            “Os tipos de óleo especificados são de classificação API-SJ, ou superior e de viscosidade:
                            • SAE 5W30
                            • SAE 15W40
                            • SAE 15W50
                            • SAE 20W40
                            • SAE 20W50

                            Troque o óleo a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente.”
                            Ou a cada 7.500 km ou 6 meses, se o veículo estiver sujeito a qualquer uma das condições severas de uso.

                            Vejam bem meus amigos, nenhuma, absolutamente nenhuma alusão ao óleo ser mineral ou sintético. E quanto à viscosidade, praticamente todas foram listadas, ou seja, as diferenças entre elas não são significativas.

                            Agora sei porque meu mecânico só usa o (muito mais econômico) óleo mineral.
                            Se isso é um manual para o Brasil, o índice de Inverno não fará muita diferença, pois nunca será posto à prova, não é?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                              melhor porquê? quando os peugeot 205 saíram havia óleos sintéticos? E se havia não era para estes carros de certeza. Também há bons óleos minerais, e é o óleo mineral que a peugeot recomenda pro 1600 GTi que eu ponho, não é por ser mineral que já não presta Cada óleo pertence à sua era, se no caso do nosso amigo um óleo sintético é exigido para o motor do seu Alfa, o contrário também pode acontecer, não faltam casos de pessoas que meteram óeo sintético em carros antigos e o motor... berrou, como se costuma dizer.
                              Não estou a dizer que o óleo mineral não presta.

                              Mas ter a certeza de que, com um motor rectificado como o do teu 205 GTi, não perderias nada colocar o sintético ou semi-sintético.

                              Quer se queira quer não, os óleos preconizados na altura, tal como agora, também são condicionados pela disponibilidade dos mesmos. Bem como o seu custo.

                              Eu uso óleo 100% sintético no Super5 com o motor Clèon e só o facto de o ter tornado mais suave e mais despachado na subida de rotação, já compensa.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                Se isso é um manual para o Brasil, o índice de Inverno não fará muita diferença, pois nunca será posto à prova, não é?
                                Verifica as temperaturas médias na zona mais a sul do Brasil...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Verifica as temperaturas médias na zona mais a sul do Brasil...
                                  Eu reformulo: para uma zona do Brasil. Dado que o clima não conhece fronteiras, deve haver diferenças de recomendações mesmo dentro de um país. É como nos EUA. Na Califórnia deve haver recomendações diferentes relativamente ao Alasca. Não sei como os fabricantes gerem as recomendações, porque um carro pode ser vendido novo num local e migrar para outro local com um clima diferente... contar com o bom senso e conhecimento do cliente também não será boa ideia.
                                  O que eu acho é que usar um 20W40 ou até 15W40 num clima como o nosso para um carro tão recente não é adequado. Tal como usar um 5W30 no mesmo carro se as temperaturas andam nos 20 graus para cima, chegando aos 45/50.
                                  Mas também não conheço a oferta a nível de óleos nesses países.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Estás a dizer que se ele colocar um óleo mineral API SJ ou superior com a viscosidade indicada pelo fabricante ele vai matar o motor?

                                    É que como sabes, um Castrol GTX hoje é um 15w50 com as especificações API SL (portanto cumprindo perfeitamente o que o fabricante pede) vai visitar mais o mecânico com problemas?

                                    Queres elaborar a tua resposta?
                                    Tu metes ou meterias no teu motor o óleo mais barato do mercado que cumpre as normas pedidas pelo fabricante?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                                      Tu metes ou meterias no teu motor o óleo mais barato do mercado que cumpre as normas pedidas pelo fabricante?
                                      Respondendo à tua pergunta, não vou para o mais barato nem para o mais caro, mas dou-te já dois exemplos que respondem à tua questão:

                                      Honda Civic 1.5 iLS VTEC de 1996 com 12x.000 km - Castrol GTX
                                      (o mecânico pensa que o meu carro leva óleo semi-sintético, e nunca levou);

                                      Honda CBR 1100xx (1100cc, 162cv, 11.000 rpm) - Castrol GTX;

                                      Em qualquer dos casos, o óleo excede os requisitos escritos nos manuais dos fabricantes.

                                      Audi A4 1.9 TDI - Castol Edge 5w30 VW 507.01 porque é o que a marca exige para método long-life.


                                      Resumindo, o que manda no que meto nos meus motores (há 20 anos) é o que o fabricante pede.

                                      Ah, já agora:

                                      Celica 1.6 STi de 1991 - 160.000 km, não faz a mínima ideia do que é óleo sem ser mineral desde o primeiro dia.

                                      Problemas destes motores todos juntos = zero.


                                      Se quiseres scans dos manuais de serviço (já nem falo dos de proprietário), é só dizeres.

                                      Mas já agora, era interessantíssimo descarregares os folhetos técnicos do Castrol GTX e do semi-sintético para analisarmos as diferenças no que realmente pode ser medido.
                                      É que eu já fiz isso, e fiquei a perceber porque é que têm a mesma classificação API...

                                      Mas lá está, o óleo mineral não serve para todos os motores. Eu jamais colocaria isso na Audi, porque o mínimo que o fabricante pede já tem normas específicas, e inventar nestas coisas não é muito comigo.
                                      Editado pela última vez por rca33; 20 May 2010, 20:35.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Respondendo à tua pergunta, não vou para o mais barato nem para o mais caro, mas dou-te já dois exemplos que respondem à tua questão:

                                        Honda Civic 1.5 iLS VTEC de 1996 com 12x.000 km - Castrol GTX
                                        (o mecânico pensa que o meu carro leva óleo semi-sintético, e nunca levou);

                                        Honda CBR 1100xx (1100cc, 162cv, 11.000 rpm) - Castrol GTX;

                                        Em qualquer dos casos, o óleo excede os requisitos escritos nos manuais dos fabricantes.

                                        Audi A4 1.9 TDI - Castol Edge 5w30 VW 507.01 porque é o que a marca exige para método long-life.


                                        Resumindo, o que manda no que meto nos meus motores (há 20 anos) é o que o fabricante pede.

                                        Ah, já agora:

                                        Celica 1.6 STi de 1991 - 160.000 km, não faz a mínima ideia do que é óleo sem ser mineral desde o primeiro dia.

                                        Problemas destes motores todos juntos = zero.


                                        Se quiseres scans dos manuais de serviço (já nem falo dos de proprietário), é só dizeres.

                                        Mas já agora, era interessantíssimo descarregares os folhetos técnicos do Castrol GTX e do semi-sintético para analisarmos as diferenças no que realmente pode ser medido.
                                        É que eu já fiz isso, e fiquei a perceber porque é que têm a mesma classificação API...

                                        Mas lá está, o óleo mineral não serve para todos os motores. Eu jamais colocaria isso na Audi, porque o mínimo que o fabricante pede já tem normas específicas, e inventar nestas coisas não é muito comigo.
                                        Se o óleo cumpre as normas porque não metes do mais barato?

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                                          #80
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          20.000 km com um óleo mineral?

                                          Ainda por cima em motores tão antigos?

                                          Assim é natural que tenha borras com fartura...
                                          E já agora o que achas melhor:

                                          - Oleo mineral de 5 em 5 mil

                                          - Oleo recomendado pela marca de 20 em 20 mil



                                          Eu continuo a preferir usar o recomendado de 20 em 20 mil .

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                                            #81
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Estás a dizer que se ele colocar um óleo mineral API SJ ou superior com a viscosidade indicada pelo fabricante ele vai matar o motor?

                                            É que como sabes, um Castrol GTX hoje é um 15w50 com as especificações API SL (portanto cumprindo perfeitamente o que o fabricante pede) vai visitar mais o mecânico com problemas?

                                            Queres elaborar a tua resposta?
                                            Mas se os sintéticos tb evoluiram, pq me hei-de render a minerais só pq estes já são melhorzinhos?

                                            Deste o exemplo do Mobil1, que um GTX mineral já excede as norma API de há 10 anos, mas um Mobil1 5w50 é hoje um API SM, para além das vantagens de ser 100% sintético. Está sempre em vantagem, talvez excepto no preço. Mas é preferível trocar mais vezes, ou alongar mais os intervalos de muda e estar o motor sempre a rodar com um oleo sempre superior? No fim das contas... secalhar até sai mais barato, e não me estou a referir a avarias, mas sim ao custo por km.

                                            E 15w50 pq? O motor já tem folgas? Os dias têm estado quentes, mas facilmente temos temperaturas de 0º e abaixo disso no nosso território.

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                              Mas se os sintéticos tb evoluiram, pq me hei-de render a minerais só pq estes já são melhorzinhos?

                                              Deste o exemplo do Mobil1, que um GTX mineral já excede as norma API de há 10 anos, mas um Mobil1 5w50 é hoje um API SM, para além das vantagens de ser 100% sintético. Está sempre em vantagem, talvez excepto no preço. Mas é preferível trocar mais vezes, ou alongar mais os intervalos de muda e estar o motor sempre a rodar com um oleo sempre superior? No fim das contas... secalhar até sai mais barato, e não me estou a referir a avarias, mas sim ao custo por km.

                                              E 15w50 pq? O motor já tem folgas? Os dias têm estado quentes, mas facilmente temos temperaturas de 0º e abaixo disso no nosso território.
                                              E desde quando é que um 15w50 não vai abaixo dos 0 graus?
                                              Vai pelo menos a 10 graus negativos.

                                              Quanto ao bold, eu coloco a questão ao contrário:

                                              - Será preferível fazer 10.000 km com um óleo bom, ou 20.000 com um excelente?

                                              É que como é fácil de ver, os óleos sofrem até com a sujidade que o próprio motor cria, bastando ver quanto tempo demora o óleo novinho a ficar preto num motor a gasolina (por exemplo).

                                              Mais ainda, foram feitos estudos por uma revista americana de motociclismo sobre diversos óleos, onde o Mobil1 estava incluído e demonstrou a sua superioridade a resistir ao desgaste (medido em laboratório depois de andar num carro e numa mota), mas muitos outros óleos intermédios tiveram resultados de deixar a pensar (quando comparados com óleos minerais supostamente piores)...

                                              No entanto, existem algumas explicações também para estas minhas opções do civic e da CBR, que têm que ver com o facto do civic andar sempre em ritmos muito calmos (nas mãos da minha mulher), e da mota acabar na prática por mudar o óleo ao fim de 3000 km por atingir o limite de tempo, sendo que nesta mota também é muito difícil andar sempre com muita rotação.

                                              Ou seja, são veículos com uma utilização pouco intensiva.

                                              Quanto ao motor ter folgas, nem entendo essa pergunta, porque o manual do fabricante especifica estas medidas de viscosidade.
                                              Será que eles vendem motores novos já com muitas folgas?

                                              Mas reforço sempre a questão de cumprir o que o fabricante pede.

                                              Colocar um óleo abaixo do que o fabricante pede para mim está fora de questão.

                                              Aliás, até no óleo de travões e anticongelante eu cumpro escrupulosamente o que o fabricante diz, e normalmente isso implica até gastar mais dinheiro.

                                              Não é muito por aí.

                                              Originalmente Colocado por After Ver Post
                                              Se o óleo cumpre as normas porque não metes do mais barato?
                                              Factor puramente psicológico de conhecer a marca e inspirar-me confiança.

                                              Também não compro nada da Mitsui ou coisas semelhantes.
                                              Editado pela última vez por rca33; 21 May 2010, 08:29.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Duplicado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  As cadeias de HC minerais partem-se por volta dos 115ºC perdendo o óleo as suas propriedades.

                                                  Cada um sabe de si, mas mede a temperatura.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                                    Factor puramente psicológico de conhecer a marca e inspirar-me confiança.

                                                    Também não compro nada da Mitsui ou coisas semelhantes.
                                                    Um óleo que diga lá que cumpra a norma tal é porque cumpre ou achas que não cumpre? Será que não será por óleos de marcas mais conhecidas terem outros aditivos melhores para os motores? Será que um 15w50 dará a mesma protecção a frio que um 10w40? Será que mesmo que a marca diga que um 15w40 dure 10 000km um 10w40 não durará o mesmo mas com melhor protecção? Será que o intervalo estipulado não terá a ver com a saturação do óleo em termos de sujidade e não apenas de propriedades?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      E desde quando é que um 15w50 não vai abaixo dos 0 graus?
                                                      Vai pelo menos a 10 graus negativos.
                                                      Vai vai... Mas qual é o que confere a melhor protecção necessária a essas temperaturas? o 15w ou o 0w?

                                                      Tb podemos dizer que um motor que trabalha com gasolina de 95, tb o pode fazer com de 91 octanas. Mas no caso do oleo o que está mais em causa é mesmo a protecção.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Caro amigo
                                                        Não concordo com o teu mecanico,reconheço que á 20 anos atras os oleos minerais eram os que se utilizavam para carros potentes e menos potentes,mas já nesse tempo havia oleo semi sintectico e 100% sintectico mas a maior parte das oficinas não tinham e os conhecimentos eram fracos; assim sendo o teu tecnico tem que se actualizar isto sem ofender o teu tecnico/mecanico

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                          Um óleo que diga lá que cumpra a norma tal é porque cumpre ou achas que não cumpre? Será que não será por óleos de marcas mais conhecidas terem outros aditivos melhores para os motores? Será que um 15w50 dará a mesma protecção a frio que um 10w40? Será que mesmo que a marca diga que um 15w40 dure 10 000km um 10w40 não durará o mesmo mas com melhor protecção? Será que o intervalo estipulado não terá a ver com a saturação do óleo em termos de sujidade e não apenas de propriedades?
                                                          Novamente remeto-te para quem fabricou os motores, e um deles até é um motor de elevado desempenho.

                                                          Em qualquer dessas alturas, já havia óleos sintéticos com fartura e com viscosidades muito menores do que as que o fabricante exige.

                                                          Então porque é que o fabricante do motor (não estamos a falar do mecânico da esquina ou do criador de marketing da marca de óleos) não escreveu logo no manual algo tão simples como "recomendamos a utilização de óleos sintéticos"?

                                                          Não é a mim que deves fazer essas perguntas, mas sim a quem efectivamente fabricou os motores, que é capaz de saber uma ou duas coisinhas sobre lubrificação dos mesmos.

                                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                          Vai vai... Mas qual é o que confere a melhor protecção necessária a essas temperaturas? o 15w ou o 0w?

                                                          Tb podemos dizer que um motor que trabalha com gasolina de 95, tb o pode fazer com de 91 octanas. Mas no caso do oleo o que está mais em causa é mesmo a protecção.
                                                          A que temperaturas? A 10 graus negativos?
                                                          Isso pode ser testado em laboratório, mas como eu nunca tive um carro meu em nenhuma temperatura próxima dos 10 graus negativos, não acho particularmente importante.
                                                          Muito mais importante parece-me ser a forma como tu conduzes o carro quando arrancas com ele a frio todos os dias.

                                                          Quanto à questão da gasolina, os fabricantes são muito claros.

                                                          Não saindo deste fabricante, o S2000 diz que tem de levar SC98 e só em último caso e como emergência é que pode levar 95.

                                                          O civic e a CBR falam em 95 octanas como o recomendado.

                                                          E é isso que estes motores bebem.

                                                          Colocar 91 octanas num motor destes seria contrariar o manual e o fabricante, e isso é precisamente o oposto do que eu disse.

                                                          Se um óleo 100% sintético é melhor? Sem dúvida.
                                                          Se é o mais adequado para estes motores? Não sei.

                                                          Mas acreditando no marketing (o mesmo dos óleos, curiosamente), toda a gente devia andar com os combustíveis topo de gama (os 98, diesel xpto, 95 xpto) porque têm os aditivos A+B+C que melhoram não só o consumo, como ainda reduzem o depósito de carvão nos motores (ou assim é vendida a ideia). Falamos da mesma publicidade que deixa a ideia de que com combustíveis mais baratos os motores vão ter todos problemas.

                                                          Tal como acontece nos óleos, respeito quem prefira meter óleo a preço de ouro dentro de um motor convencional, mas eu não partilho dessa visão das coisas.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Novamente remeto-te para quem fabricou os motores, e um deles até é um motor de elevado desempenho.

                                                            Em qualquer dessas alturas, já havia óleos sintéticos com fartura e com viscosidades muito menores do que as que o fabricante exige.

                                                            Então porque é que o fabricante do motor (não estamos a falar do mecânico da esquina ou do criador de marketing da marca de óleos) não escreveu logo no manual algo tão simples como "recomendamos a utilização de óleos sintéticos"?

                                                            Não é a mim que deves fazer essas perguntas, mas sim a quem efectivamente fabricou os motores, que é capaz de saber uma ou duas coisinhas sobre lubrificação dos mesmos.
                                                            A resposta a essa pergunta, já está no manual, onde a maioria e pelo menos aos que tenho tido acesso, referem pelo menos aquele tipo de oleo, o que nos leva a seguir a...

                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            A que temperaturas? A 10 graus negativos?
                                                            Isso pode ser testado em laboratório, mas como eu nunca tive um carro meu em nenhuma temperatura próxima dos 10 graus negativos, não acho particularmente importante.
                                                            Muito mais importante parece-me ser a forma como tu conduzes o carro quando arrancas com ele a frio todos os dias.
                                                            O tempo do deixar o carro aquecer meia hora já lá vai. Isso deve-se à evolução. Evolução na eficiência dos motores, cujo sistemas de alimentação lhes permitem rodar mesmo a frio sem grandes dificuldades, e pq tb os sistemas e óleos de lubrificação conseguem uma melhor protecção a frio, e aqui tal como quente, faz diferença um óleo adequado e de qualidade.

                                                            Um óleo para climas mais quentes, num clima frio, não consegue a lubrificação necessária, resultando em clindros riscados, segmentos desgastados, cambotas, bielas, etc etc etc.. Isto está mais que testado em laboratório, e daí existirem diversas viscosidades, que se adequem ao clima onde o motor maioritariamente rode.

                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Quanto à questão da gasolina, os fabricantes são muito claros.

                                                            Não saindo deste fabricante, o S2000 diz que tem de levar SC98 e só em último caso e como emergência é que pode levar 95.

                                                            O civic e a CBR falam em 95 octanas como o recomendado.

                                                            E é isso que estes motores bebem.

                                                            Colocar 91 octanas num motor destes seria contrariar o manual e o fabricante, e isso é precisamente o oposto do que eu disse.

                                                            Se um óleo 100% sintético é melhor? Sem dúvida.
                                                            Se é o mais adequado para estes motores? Não sei.
                                                            Mais uma vez são os valores mínimos. Meter 98 octanas num motor afinado para 95, não lhe faz mal nenhum, é como o óleo recomendado no manual. deve obedecer àquela norma ou exceder.

                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Mas acreditando no marketing (o mesmo dos óleos, curiosamente), toda a gente devia andar com os combustíveis topo de gama (os 98, diesel xpto, 95 xpto) porque têm os aditivos A+B+C que melhoram não só o consumo, como ainda reduzem o depósito de carvão nos motores (ou assim é vendida a ideia). Falamos da mesma publicidade que deixa a ideia de que com combustíveis mais baratos os motores vão ter todos problemas.

                                                            Tal como acontece nos óleos, respeito quem prefira meter óleo a preço de ouro dentro de um motor convencional, mas eu não partilho dessa visão das coisas.
                                                            Cada qual investe como achar melhor...

                                                            A questão do ter ou não problemas... depende. Depende se queremos manter um carro por muitos kms, ou trocá-lo ao fim de pouco tempo.

                                                            Por recomendação de muitos mecânicos, quando o meu carro fez 100.000, já devia estar a meter mineral ou semi-sintético. Mas a questão que eu coloquei foi: "Consome oleo? Não" Ora se não consome oleo, e tem compressão, não vejo pq deva meter minerais para tapar buracos, ou pq são um pouco mais baratos, e depois ter que trocar... cedo.

                                                            Aos 222.000kms consome tanto como aos 22.000, o que é... quase nada, como verifiquei hoje, que ao fim de 10.000 consumiu 0,1lt, num motor em que o óleo chega com facilidade aos 140º.
                                                            O óleo? Sempre Mobil1 5w50. É caro? 50€ 4lts, a trocar aos 15.000/20.000kms. Gasta-se mais no óleo, poupa-se nas mudas.


                                                            No meio destas contas, não sei quem é que anda a explorar mais o marketing. Se os fabricantes de óleos, se quem os muda...

                                                            Dizer à partida que qq óleo mineral serve, por muito bom que ele seja dentro da sua gama, pode ser um imenso erro, pois não se sabe se se está a falar de um motor desgastado, ou de um motor novo, que se pretende de muito boa saúde por muitos kms.
                                                            Editado pela última vez por AMR; 21 May 2010, 19:15.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Novamente remeto-te para quem fabricou os motores, e um deles até é um motor de elevado desempenho.

                                                              Em qualquer dessas alturas, já havia óleos sintéticos com fartura e com viscosidades muito menores do que as que o fabricante exige.

                                                              Então porque é que o fabricante do motor (não estamos a falar do mecânico da esquina ou do criador de marketing da marca de óleos) não escreveu logo no manual algo tão simples como "recomendamos a utilização de óleos sintéticos"?

                                                              Não é a mim que deves fazer essas perguntas, mas sim a quem efectivamente fabricou os motores, que é capaz de saber uma ou duas coisinhas sobre lubrificação dos mesmos.



                                                              A que temperaturas? A 10 graus negativos?
                                                              Isso pode ser testado em laboratório, mas como eu nunca tive um carro meu em nenhuma temperatura próxima dos 10 graus negativos, não acho particularmente importante.
                                                              Muito mais importante parece-me ser a forma como tu conduzes o carro quando arrancas com ele a frio todos os dias.

                                                              Quanto à questão da gasolina, os fabricantes são muito claros.

                                                              Não saindo deste fabricante, o S2000 diz que tem de levar SC98 e só em último caso e como emergência é que pode levar 95.

                                                              O civic e a CBR falam em 95 octanas como o recomendado.

                                                              E é isso que estes motores bebem.

                                                              Colocar 91 octanas num motor destes seria contrariar o manual e o fabricante, e isso é precisamente o oposto do que eu disse.

                                                              Se um óleo 100% sintético é melhor? Sem dúvida.
                                                              Se é o mais adequado para estes motores? Não sei.

                                                              Mas acreditando no marketing (o mesmo dos óleos, curiosamente), toda a gente devia andar com os combustíveis topo de gama (os 98, diesel xpto, 95 xpto) porque têm os aditivos A+B+C que melhoram não só o consumo, como ainda reduzem o depósito de carvão nos motores (ou assim é vendida a ideia). Falamos da mesma publicidade que deixa a ideia de que com combustíveis mais baratos os motores vão ter todos problemas.

                                                              Tal como acontece nos óleos, respeito quem prefira meter óleo a preço de ouro dentro de um motor convencional, mas eu não partilho dessa visão das coisas.
                                                              O facto de opinares leva a entender que percebes do assunto o que realmente não me parece, de todo! Não vou estender muito a conversa, poderia confrontar-te com muitos factos que provam que estas errado apenas te digo que em todos os carros cá de casa existem várias graduações que a marca deixa o cliente optar mas depois surge sempre um aviso a dizer que o recomendado é o 5w30, isto em 3 carros de 2 marcas diferentes.

                                                              Comentário

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