Meu mecânico tem uma experiência nada pequena: 40 anos no ramo. E todo carro que lhe meto nas mãos, ele só coloca óleo mineral. O último foi um Alfa Romeo 164. O que acham disso?
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Originalmente Colocado por Tonhovsk Ver PostMeu mecânico tem uma experiência nada pequena: 40 anos no ramo. E todo carro que lhe meto nas mãos, ele só coloca óleo mineral. O último foi um Alfa Romeo 164. O que acham disso?
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Originalmente Colocado por RuiDCruz Ver PostNem mais, Motronic.
Tonhovsk, faz um teste simples: mede a temperatura do óleo em funcionamento. Se em alguma circunstância ultrapassar os 110ºc, o mineral passou a ser lixo.
Hoje em dia qualquer motor provoca temperaturas no óleo superiores a 120ºC
Mas alguns fabricantes recomendam tanto o óleo mineral quanto o sintético, ou o semi-sintético.
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Julgo salvo erro que desde que cumpra com as normas SAE que o motor pede, não faz grande diferença se é sintético ou mineral (provavelmente só na questão da duração do óleo, mineral estraga-se mais depressa).
O que o sintético tem é que com uma qualidade de produto semelhante, cumpre normais mais abrangentes. Por exemplo (para ser sincero não sei bem como funcionam as normas, se maior é mais ou menos) um certo óleo mineral é 10W40, e o equivalente sintético é 5W50. Isto porque a baixas temperaturas o óleo mineral fica demasiado viscoso para cumprir a norma "5W", e a altas decompõe-se e não consegue portanto cumprir a norma "50".
Se um mineral conseguir ser 5W50, está implícito que mesmo sendo mineral, consegue lubrificar nestas condições, e não haverá problema. Só que para fazer um óleo mineral cumprir 5W50 ele provavelmete tem que levar muitos aditivos, e passa tecnicamente a ser semi-sintético.Editado pela última vez por SRLA; 10 May 2010, 19:18.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostNão evoluio no tempo e ficou a trabalhar como o fazia a 20 anos atras.
Precisamente o que pensei em postar
Há 40 anos atrás não havia motores 2L diesel a fazer 200cv +, nem V10 5L biturbo gasolina na frente duma station-wagon..
Nas mecânicas modernas os minerais "queimam" mais facilmente e mesmo que a exigência do motor não seja a maior, é mais barato mas dura menos. Só acho algum sentido (esquecendo a questão do valor de aquisição de um mineral vs sintético/semi-sintético) que estes por norma possuem uma viscosidade elevada e assim colmatam em certa medida algumas folgas que motores muito rodados possam ter.
Eu acredito que esse mecânico ainda ache que os sintéticos são demasiado caros para o que fazem em relação aos minerais, mas para desvanecer essas dúvidas é só olhar para as classificações API que estes últimos conseguem em relação a qualquer mineral e assim por mim os minerais ficam na prateleira, sempre
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Originalmente Colocado por After Ver PostÓbvio que ele mete óleo mineral em tudo, assim ganha no óleo e no arranjo posterior pelos estragos causados pelo motor andar com óleo mineral, é sempre a facturar, ou bombear como dizia o outro.
E fiquei tb a perceber porque é que aquele era o gajo com mais serviço na área...os carros cá de casa desde que deixaram de lá ir, começaram a funcionar bem melhor e a avariar bem menos.Editado pela última vez por paulo27; 10 May 2010, 22:07.
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Um familiar meu, tb comprou um carro novo, e durante a garantia levou sp á marca... levou sp 5w40, entretanto, dps passou a ir a um mecanico conhecido de á vários anos da familia, que meteu sp 10w40(quando o recomendado para o carro, era um 5w40/B4), ora, surgiu um problema num dos bancos, e o carro acabou por fazer a revisão dos 100.000km na marca... colocaram cmo é óbvio, o 5w40, faltavam 3 mil km para a revisão(20.000km), e o carro deu aviso de óleo nivel minimo... esse meu familiar ficou f%d$d# com o carro, e imaginem, com a Peugeot, porque o carro com o 10w40 nc bebeu óleo, e foi preciso ir á Peugeot para isso acontecer... daahhhh!!
Eu como n tenho condições para mudar o óleo, opto por ir a uma Roady, escolho o óleo que quero, e vejo o que eles vão fazendo... que por acaso, de momento estão com uma boa promoção para o Mobil1 5w40(39.90€), tenho que ir lá mudar.
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Bem... O Teu mecânico quer é ganhar mais uns trocos!
Os óleos sintéticos surgiram com o intuito de substituir os óleos minerais, sendo que estes têm caracteristicas melhoradas face aos outros. Os minerais são os óleos que se obtêm da "natureza", do Golfo do México ou da Pensilvânia, com mais ou menos tratamento e refinamento, já os óleos minerais são criados por processos químicos em laboratório e visam ter especificações de acordo com a sua utilização. Tipo, a viscosidade pode ser controlada e o índice de viscosidade, que mede a alteração da viscosidade do óleo em função da temperatura, também pode ser alterado, sendo que nos óleos sintéticos é maior, e quanto maior for menos varia a viscosidade com a temperatura.
Óleos para a industria automóvel, que eu saiba até só se usa sintéticos, porque óleos minerais é do século passado..
Não deixes meter essa treta no carro!! Isso não é uma britadeira!! lol
Cumprimentos
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bem, ainda por cima oleo mineral para esse maquinao.o grande alfa 164... para esse carro o oleo recomendado e um 5w40 da selenia. por isso por mineral nesse carro era estar mesmo a entregar a alma ao criador... meu deus, alguns mecanicos estao mesmo a precisar de uma formaçao complementar na actualizaçao da mecanica. acho que sempre se ouviu dizerem e tem razao " o barato sai rato" por isso e que acredito que nenhuma marca de qualquer coisa vai por um produto no mercado sem ter um certificado de qualidade, e se e caro e porque tem valor para tal coisa... nao seguir as recomendaçoes do fabricante e melhor deixar o carro na garagem.
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Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Postno saxo já meti sintético e já meti mineral. Claro que há que ter atenção pq o mineral vai à vida mais depressa, ao fim de 7500 kms mudo. Com o sintetico anda 20 mil sem perder a cor
Muito sucintamente um óleo sintético ou semi-sintético tem uma capacidade detergente bastante superior aos minerais e um "upgrade" pode fazer com que muitos detritos acumulados em zonas de menor pressão/atrito no motor sejam limpos e criem borras, entupindo o filtro e chupador de óleo.
Pode parecer excesso de zelo mas nesses casos eu aconselho uma muda de filtro e óleo num intervalo muito mais curto quando se passa de mineral para sintético (vamos supor 2000 km) e daí em diante fazer as trocas nos intervalos padrão. Um mecânico cujo interesse é manter a saúde dos motores terá um discurso similar a este e não "bora lá espetar mineral em tudo para daqui a uns meses ter cá o carro de novo"
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Originalmente Colocado por zarizard Ver Postbem, ainda por cima oleo mineral para esse maquinao.o grande alfa 164... para esse carro o oleo recomendado e um 5w40 da selenia. por isso por mineral nesse carro era estar mesmo a entregar a alma ao criador... meu deus, alguns mecanicos estao mesmo a precisar de uma formaçao complementar na actualizaçao da mecanica. acho que sempre se ouviu dizerem e tem razao " o barato sai rato" por isso e que acredito que nenhuma marca de qualquer coisa vai por um produto no mercado sem ter um certificado de qualidade, e se e caro e porque tem valor para tal coisa... nao seguir as recomendaçoes do fabricante e melhor deixar o carro na garagem.
O índice de viscosidade depende da amplitude de temperaturas a que o motor estará sujeito e não significa que seja dogmático aplicar óleo dentro dessa gama, sendo que a marca é muito mais arbitrária
Um pequeno segredo, no que toca a "recomendaçoes do fabricante": principalmente em gamas de veículos de trabalho ou para utilizações mais específicas alguns fabricantes recomendam óleos com viscosidades bastante baixas (recordo-me de meter passado pelas mãos uma Bedford em que se recomendava 5W 20 ou 0W 20, consoante o mercado) para assim minimizar fricções internas e conseguir um consumo de combustível marginalmente mais baixo.
Para o utilizador essa diferença é irrisória, mas numa frota de dezenas, centenas ou até milhares veículos de trabalho, essas diferenças mínimas vão resultar num conjunto de valores que serão mais baixos que ter tudo a trabalhar a óleos de maior viscosidade.
Tal como nos dias de hoje a média de emissões de CO2 de uma gama de carros é mais que uma mera estatística ou manobra de marketing mas um factor que influencia grandemente imposto, os consumos médios sempre foram um factor determinante na escolha de um carro e ainda mais para empresas que compram frotas, desde ligeiros a articulados de 40 toneladas.
Assim o índice de viscosidade recomendado pelo fabricante deve ler levado em consideração como uma base para a escolha e não como uma obrigação, sendo que a marca tem tudo que ver com parcerias entre empresas e é totalmente aleatória na escolha. Para a GRANDE maioria dos carros e sua utilização se quisermos ser simples na escolha ou se os conhecimentos forem parcos, deve-se apostar num óleo com a viscosidade dentro do recomendado e de marcas de renome, assim raramente se falha. Para um carro com constantes arranques a frio e que circula em trajectos curtos como acontece nas cidades, um 10W para o nosso clima de Inverno enquadra-se quase sempre. Se quisermos e/ou soubermos mesmo do assunto já podemos entrar a matar nos valores dos standards de qualidade (os muito importantes API; JASO, etc) já teremos uma outra longa história
Para terminar e entrando especificamente no óleo metido nesse 164, deixa-me deixar aqui os meus 2 cêntimos de anos no assunto (talvez não os 40 do sujeito que deu origem ao tópico): quanto mais velho o Alfa e cansado o motor, mais espesso o óleo!
Os 164 V6 tanto 12v ou 24v são na essência o V6 Dino (arquitectura antiga portanto) e com poucos quilómetros/boa compressão levam bem o 5W 40 semi-sintético, mas tanto estes como os twin-cam com o anos em cima começam a gostar mais de 20W ou até mesmo 30W se estiverem muito cansados. Um 20W 40 nas mecânicas Fiat/Lancia/Alfa-Romeo antigas é o ideal, tendo apenas que se ter mais atenção e deixar aquecer bem!
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Óleo mineral em carros com menos de 12-15 anos praticamente já não se usa nem se justifica, quer seja pela diferença de qualidade enorme seja pela pequena diferença de preço. Dizer, como já li por aqui, que a diferença entre um óleo mineral e um semi-sintético/sintético é apenas que o mineral se gasta mais rápido é um disparate completo.
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Esse assunto é altamente polêmico. Tenho feito uma pequena pesquisa na web e lido as respostas deste tópico, confesso que ainda não estou convencido de nada.
Aos fabricantes parece que interessa que o público não seja esclarecido, talvez para que os consumidores, na dúvida, acabem optando pelo caríssimo óleo sintético.
Pra começar, precisaríamos saber o que significam realmente as siglas 5W40, 20W50, etc. Alguém aí tem um link para uma boa matéria a respeito?Editado pela última vez por Tonhovsk; 11 May 2010, 23:23.
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