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Mini Cooper S parado há quase 6 anos.

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    #31
    Sendo assim, a correia, que faz movimentar o compressor, convem que seja mudada!

    Não esquecer de também vazar o depósito da gasolina que tem, porque a gasolina que está lá dentro já não está boa!

    Se ela passado algum tempo começa a perder propriedades, então anos...!

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      #32
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Lê-se com cada coisa!

      Mesmo que o carro não tivesse o valor sentimental que tem (e que eu compreendo completamente), isto é o cúmulo do exagero dos teóricos que pouco mais sabem do que leram (e frequentemente no local errado).

      Tendo este carro estado parado numa garagem, e partindo do princípio que esta não seja anormalmente húmida, não há grandes motivos para preocupações.

      Eu trocaria os líquidos todos (óleos, anticongelante, etc) por uma questão de fazer um "reset" à manutenção do carro e saber que a esse nível tudo está novo.

      No entanto, este carro não pode ter grandes problemas por ter estado parado, porque não esteve parado ao relento, sujeito a enormes variações de temperaturas e humidades, que degradam não só os líquidos como as próprias borrachas que os transportam.

      O estar parado numa garagem não elimina o factor tempo, mas elimina o factor de ciclos de aquecimento/arrefecimento, que qualquer pessoa compreende que não é o ideal numa perspectiva global.
      Não vamos dizer que estar parado o seja, mas qualquer pessoa que efectivamente mexa nos automóveis (especialmente em veículos nestas condições) vê que muitos componentes continuam impecáveis, e alguns substancialmente melhores do que de outro carro da mesma idade que tenha feito 150.000 km nestes 5 anos.

      Resumindo, eu verificaria o nível de óleo do motor e anticongelante antes de o colocar a trabalhar, dava à chave e saia com o carro, de preferência com a substituição dos líquidos já programada.

      A própria substituição dos líquidos, ao ser feita por quem minimamente saiba alguma coisa do assunto, leva a outras análises.
      Se for substituído o óleo dos travões (por exemplo), acaba por serem verificadas as pastilhas (dado que habitualmente se tem de tirar as rodas), bem como as suspensões, etc.

      O mesmo se aplica ao mudar os restantes líquidos, onde se vai analisando o estado (nem que seja aparente) das tubagens e afins.

      Também concordo com a substituição da distribuição, não tanto porque acredite que seja uma necessidade absoluta, mas porque o seu custo de substituição é baixo quando comparado com o custo de uma eventual falha.

      Claro que o carro pode ter algum pequeno problema, ou pelos 5 anos de idade que tem a mais, ou porque algum componente falhou neste tempo (por diversos motivos), mas eu não tinha qualquer medo face a um carro destes.
      Ok, deste a opinião e fundamentaste... Mas... E os pneus?
      Tanto tempo parados na mesma posição não ficam ovalizados?
      Além de que devem ter ficado trilhados por terem vazado

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        #33
        Assim de repente, conforme já foi dito...

        - Trocar todos os liquidos (incluí aí a valvulina da caixa);
        - Trocar pneus, certamente estão ovalizados;
        - Verificar lubrificações de direcção (dentro dos foles) se estão secas;
        - Verificar tubagens (se possiv€l substituir as do circuito de refrigeração);
        - Também lubrificar todas as peças móveis: fechaduras, dobradiças, molas diversas... mesmo dentro das portas lubrificar o sistema eléctricos dos vidros, idem nos espelhos);
        - Bateria e correias que possam existir;
        - Atestar com um depósito de boa gasolina e não seria mau um aditivo de limpeza nesse depósito.

        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
        É uma pena,mas carro que eu soubesse que esteve parado seis anos,não o ia querer nem dado.
        Mesmo depois de substituir o principal,essa hibernação prelongada vai-se manifestar quando voltar à estrada,e um dos males foi ele não ter sido preparado inicialmente para essa imobilização.
        Pronto, acabas de mandar para a sucata grande parte dos clássicos existentes no planeta!

        É cada uma, estás bem a ver o que escreveste?

        Comentário


          #34
          Obrigado pessoal, não esperava que existisse tanta gente com vontade de ajudar e quase tudo com bons coselhos

          Comentário


            #35
            Os conselhos estão dados

            Depois da parte mecânica, e tendo o carro valor sentimental para ti, podias investir num detalhe...para ficar como novo

            Comentário


              #36
              Está tudo dito. Depois nao te esqueças das fotos

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ribbit Ver Post
                Está tudo dito. Depois nao te esqueças das fotos

                Claro vou fazer um fotolog desde o 1º contacto na garagem todo sujo e depois quando o for buscar com descrição do que fizeram e posto aki... Provavelmente só em janeiro é que vou ter acesso ao carro... Mas esperem por noticias hehe

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Creatinas Ver Post
                  Claro vou fazer um fotolog desde o 1º contacto na garagem todo sujo e depois quando o for buscar com descrição do que fizeram e posto aki... Provavelmente só em janeiro é que vou ter acesso ao carro... Mas esperem por noticias hehe
                  Ja agora umas duvidas? se o carro é de 2003 e o teu pai faleceu no ano a seguir, como é possivel ter feito 50000km nesse tempo? UM D nao era mais viavel? O teu pai era "piloto de pericias e rally"? Podes aprofundar?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                    Ja agora umas duvidas? se o carro é de 2003 e o teu pai faleceu no ano a seguir, como é possivel ter feito 50000km nesse tempo? UM D nao era mais viavel? O teu pai era "piloto de pericias e rally"? Podes aprofundar?
                    Sinceramente não vejo qual a impossibilidade de fazer 50.000km num ano (ou até menos).

                    Quanto à viabilidade da aquisição de um "D", é claro que em termos de custos de combustivel, teria ficado mais barato, mas claro que isso vai de cada um e do que pretende.

                    Ainda há por aí gente a fazer bons quilómetros em carros a gasolina.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Sinceramente não vejo qual a impossibilidade de fazer 50.000km num ano (ou até menos).

                      Quanto à viabilidade da aquisição de um "D", é claro que em termos de custos de combustivel, teria ficado mais barato, mas claro que isso vai de cada um e do que pretende.

                      Ainda há por aí gente a fazer bons quilómetros em carros a gasolina.
                      50000km num a gasolina? Ainda para mais num ano? Esta historia nao me cheira bem mas estou á espera que o user responda ás minhas duvidas.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        Assim de repente, conforme já foi dito...

                        - Trocar todos os liquidos (incluí aí a valvulina da caixa);
                        - Trocar pneus, certamente estão ovalizados;
                        - Verificar lubrificações de direcção (dentro dos foles) se estão secas;
                        - Verificar tubagens (se possiv€l substituir as do circuito de refrigeração);
                        - Também lubrificar todas as peças móveis: fechaduras, dobradiças, molas diversas... mesmo dentro das portas lubrificar o sistema eléctricos dos vidros, idem nos espelhos);
                        - Bateria e correias que possam existir;
                        - Atestar com um depósito de boa gasolina e não seria mau um aditivo de limpeza nesse depósito.


                        Já agora acrescento:
                        Verificar o sistema de escape e possiveis pontos de corrosão, normalmente surgem nas tubagens e panelas em carros parados muitos anos.

                        Acho que o user deverá de facto confiar na competencia da oficina que irá efectuar a profunda revisão, pois certamente não deixarão de verificar e passar ao lado de todos estes pontos importantes que referimos.

                        Comentário


                          #42
                          Não sou a pessoa indicada para te ajudar porque pouco entendo.

                          Só te quero dar os parabéns pela bela maquina, e que cuides dela.

                          Aparece aqui - www.MiniSpirit.com

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                            50000km num a gasolina? Ainda para mais num ano? Esta historia nao me cheira bem mas estou á espera que o user responda ás minhas duvidas.
                            LOL, como se o user devesse explicações...

                            Lê-se cada uma.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                              50000km num a gasolina? Ainda para mais num ano? Esta historia nao me cheira bem mas estou á espera que o user responda ás minhas duvidas.
                              Isso agora é que está aí um problema, o carro ter feito 50K Km num ano .

                              Implicam com tudo, apre ...

                              Já agora, quem és tu para duvidar?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                Ja agora umas duvidas? se o carro é de 2003 e o teu pai faleceu no ano a seguir, como é possivel ter feito 50000km nesse tempo? UM D nao era mais viavel? O teu pai era "piloto de pericias e rally"? Podes aprofundar?
                                Por favor

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                  Isso agora é que está aí um problema, o carro ter feito 50K Km num ano .

                                  Implicam com tudo, apre ...

                                  Já agora, quem és tu para duvidar?


                                  Creatinas, é melhor responderes ao interrogatório, tens a SS à pega e veio de para-quedas...
                                  Como se não chegasse duvidar do carro ainda quer saber sobre o falecido.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Pois é,todos dão conselhos evidentes.Bateria,pneus,etc.etc.
                                    Mas ainda ninguém se debruçou sobre o mais importante nesta situação de imobilização prolongada,que é o motor e principalmente a cabeça das valvulas,que há muinto deixaram de ver lubrificação,e a que resta é uma pelicula seca na melhor das hipóteses.
                                    A cabeça das válvulas teria que ser tirada e limpa,e o motor movido à mão depois de ser preparado para tal.
                                    Sem estes cuidados não lhe vejo um grande futuro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                      50000km num a gasolina? Ainda para mais num ano? Esta historia nao me cheira bem mas estou á espera que o user responda ás minhas duvidas.
                                      Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                      Ja agora umas duvidas? se o carro é de 2003 e o teu pai faleceu no ano a seguir, como é possivel ter feito 50000km nesse tempo? UM D nao era mais viavel? O teu pai era "piloto de pericias e rally"? Podes aprofundar?
                                      Alguns comentários são completamente necessários, e desagradáveis.

                                      Por que razão devemos duvidar das pessoas?

                                      Qual é o problema de ter um carro a gasolina para fazer muitos km's? Quem pode, e quem gosta compra.

                                      Sinceramente.....

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                        50000km num a gasolina? Ainda para mais num ano? Esta historia nao me cheira bem mas estou á espera que o user responda ás minhas duvidas.
                                        tens de começar a ler com mais atenção, talvez desaparecessem algumas dúvidas. ora lê lá com calma o primeiro post deste tópico. decerto chegarás à conclusão que não foram 50000kms num ano, mas e se fossem, isso afectava-te em quê?
                                        ao autor do post desejo boa sorte com a máquina.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                          50000km num a gasolina? Ainda para mais num ano? Esta historia nao me cheira bem mas estou á espera que o user responda ás minhas duvidas.
                                          Para que é isto?

                                          Dass...



                                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                          Pois é,todos dão conselhos evidentes.Bateria,pneus,etc.etc.
                                          Mas ainda ninguém se debruçou sobre o mais importante nesta situação de imobilização prolongada,que é o motor e principalmente a cabeça das valvulas,que há muinto deixaram de ver lubrificação,e a que resta é uma pelicula seca na melhor das hipóteses.
                                          A cabeça das válvulas teria que ser tirada e limpa,e o motor movido à mão depois de ser preparado para tal.
                                          Sem estes cuidados não lhe vejo um grande futuro.
                                          À partida numa oficina profissional, devem ter esses cuidados, ou não?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Desculpem lá mas nao posso ter as minhas duvidas? Faltei ao respeito ao user ou á memoria do pai? O user disse que o carro(2003) tem 50000km e que pertencia ao pai falecido em 2004. A viatura esteve parada desde 2005 o que faz entao uma media de +-25000km por ano. Fazer 25000km num ano num otto é muita fruta e daí a minha duvida- o que nao falta é topicos de pessoal que faz milhares km por ano e é aconselhado a compra diesel.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                              Desculpem lá mas nao posso ter as minhas duvidas? Faltei ao respeito ao user ou á memoria do pai? O user disse que o carro(2003) tem 50000km e que pertencia ao pai falecido em 2004. A viatura esteve parada desde 2005 o que faz entao uma media de +-25000km por ano. Fazer 25000km num ano num otto é muita fruta e daí a minha duvida- o que nao falta é topicos de pessoal que faz milhares km por ano e é aconselhado a compra diesel.
                                              "O que é que as calças têm a ver com o cú?"
                                              E qual é o propósito de saber o porquê de ele andar ou deixar de andar?
                                              Se a pessoa que compra um carro, tem amor por motores a gasolina, não vai comprar um tractor de certeza. Compra um motor em que se ouça a rotação.
                                              Se gasta mais ou deixa de gastar, cada um sabe de si.

                                              Eu faço muitos quilómetros, e ando a gasolina. Aliás, agora só ando a gasolina ao ligar o carro, mas que raio têm os outros a ver com a minha escolha?
                                              Não me dá grande gozo conduzir diesel, gosto de gasolina. Acabou.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                "O que é que as calças têm a ver com o cú?"
                                                E qual é o propósito de saber o porquê de ele andar ou deixar de andar?
                                                Se a pessoa que compra um carro, tem amor por motores a gasolina, não vai comprar um tractor de certeza. Compra um motor em que se ouça a rotação.
                                                Se gasta mais ou deixa de gastar, cada um sabe de si.

                                                Eu faço muitos quilómetros, e ando a gasolina. Aliás, agora só ando a gasolina ao ligar o carro, mas que raio têm os outros a ver com a minha escolha?
                                                Não me dá grande gozo conduzir diesel, gosto de gasolina. Acabou.
                                                Calma lá rapaz.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por RuiFigueiredo Ver Post
                                                  Desculpem lá mas nao posso ter as minhas duvidas? Faltei ao respeito ao user ou á memoria do pai? O user disse que o carro(2003) tem 50000km e que pertencia ao pai falecido em 2004. A viatura esteve parada desde 2005 o que faz entao uma media de +-25000km por ano. Fazer 25000km num ano num otto é muita fruta e daí a minha duvida- o que nao falta é topicos de pessoal que faz milhares km por ano e é aconselhado a compra diesel.
                                                  25000km num otto é muito fruta? Depende do ponto de vista!
                                                  O que para uns é muito, para outros não!
                                                  25000km por ano meto eu no carro e não me parece muito! É um 1.6 otto!

                                                  Ouve um user, com um golf IV, 1.4 de 98, meteu-lhe mais de 500000km.
                                                  Isto em 11 anos! Data do post!

                                                  Eu não sei se ele aínda anda, mas fazendo as contas, o carro estava a fazer mais de 45000km por ano!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    Pois é,todos dão conselhos evidentes.Bateria,pneus,etc.etc.
                                                    Mas ainda ninguém se debruçou sobre o mais importante nesta situação de imobilização prolongada,que é o motor e principalmente a cabeça das valvulas,que há muinto deixaram de ver lubrificação,e a que resta é uma pelicula seca na melhor das hipóteses.
                                                    A cabeça das válvulas teria que ser tirada e limpa,e o motor movido à mão depois de ser preparado para tal.
                                                    Sem estes cuidados não lhe vejo um grande futuro.
                                                    Seja o que for necessário o carro em questão vale bem o esforço. Tu para dizeres que não pegavas em nenhum carro que tenha estado parado 6 anos é porquê afinal, porque está arrumado ou porque dá trabalho?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Boa sorte para esta "ressuscitação" tanto pelo carro em causa, como pelo tremendo significado simbólico que tem.
                                                      Desejo, muito sinceramente, que a oficina onde o carro seja coolocado faça um trabalho á altura, e desejo também (assim como outros users, pelo que já aqui li) que se faça um "diário" de acontecimentos, pois deverá ser bastante interessante de seguir.
                                                      Venha de lá esse reboque para o transportar á oficina e começem os trabalhos de desmontagem.

                                                      P.S. - No fim, que não sobrem muitas peças... (estava a brincar como é óbvio).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                        Ok, deste a opinião e fundamentaste... Mas... E os pneus?
                                                        Tanto tempo parados na mesma posição não ficam ovalizados?
                                                        Além de que devem ter ficado trilhados por terem vazado
                                                        Os pneus julgo ser uma das coisas de primeira análise, por diversos motivos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Só acrescentaria mais 1 intervenção necessária e 2 opcionais:

                                                          1 - Retirar o cárter para o limpar correctamente assim como o sugador e respectiva rede.

                                                          2 - (opcional) Retirar a cabeça e mudar os vedantes de válvulas, que possivelmente estão completamente arruínados.

                                                          3 - (opcional) Abrir o compressor e limpá-lo.

                                                          Regista-te no fórum dos Minis, tens lá autênticos apaixonados, e muitos deles fazem a manutenção ao seu próprio carro, certamente obterás boas indicações do que fazer e quem o poderá fazer com a melhor relação custo/eficiência.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            Só acrescentaria mais 1 intervenção necessária e 2 opcionais:

                                                            1 - Retirar o cárter para o limpar correctamente assim como o sugador e respectiva rede.

                                                            2 - (opcional) Retirar a cabeça e mudar os vedantes de válvulas, que possivelmente estão completamente arruínados.

                                                            3 - (opcional) Abrir o compressor e limpá-lo.

                                                            Regista-te no fórum dos Minis, tens lá autênticos apaixonados, e muitos deles fazem a manutenção ao seu próprio carro, certamente obterás boas indicações do que fazer e quem o poderá fazer com a melhor relação custo/eficiência.
                                                            E se ele for de Lisboa ou do Norte nem precisa levar o carro à BMW.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                              E se ele for de Lisboa ou do Norte nem precisa levar o carro à BMW.
                                                              Nem mais.

                                                              Levar este carro á BMW será apenas para gastar € desnecessariamente, e muito provavelmente com uma intervenção de muito menor qualidade.

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