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Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares

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    #31
    Neste link em baixo após escolher o modelo do Punto, aparecem as caracteristicas do Fiat Punto TD 70, de motor, prestações, travões, caixa, dimensões, etc. o geral do carro.

    Punto PT - O Portal do Fiat Punto em Portugal

    Apenas um exemplo "motor"

    Nº cilindros, disposição 4, em linha
    Diâmetro x curso (mm) 82,6 x 79,2
    Cilindrada (cm3) 1698
    Relação de compressão 20,3:1
    Potência máx. CEE: kW (Cv) às r.p.m. 51(69) 4500
    Binário máx. CEE: Nm (kgm) às r.p.m. 134 (13,7) 2500

    Prestações:

    Velocidade Máxima 163 Km/h
    Acelerações (0 - 100 Km/h) 14,8 s
    Consumos (Urbano/Extra-urbano/Combinado) 8,4 / 4,9 /6,2
    Emissões de escape CO2 164 g/km

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
      Nesse caso se apalparam o tubo, e ele não mostrou sinal de querer ''encher'' é porque não faz mesmo pressão. Pode ser a válvula que faz trabalhar o turbo que esteja danificada, e se encontrares um carro igual, e poderes trocar, já ficas a saber se é disso ou não. O carro em 5ª deve largar muito fumo preto.
      2 fotos com 2 componentes e uma seta vermelha que identifica o local em questão!

      1ª. uma válvula com 2 tubos, un dos quais vem do turbo e encontrava-se fora e com uma frisura, fou substituído e o carro ficou com mais potencia!



      Esta 2ª. foto é o tubo que devia fazer pressão ao turbo (dizem...)

      Ficheiros anexados
      Editado pela última vez por Marcus; 20 August 2011, 13:59. Razão: rectificar uma imagem

      Comentário


        #33
        E o outro tubo ao lado desse que estava roto, está bom? Segue esses tubos e vê onde vão dar.
        Olha que não é o tubo que faz pressão ao turbo, mas sim ao contrário.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
          E o outro tubo ao lado desse que estava roto, está bom? Segue esses tubos e vê onde vão dar.
          Olha que não é o tubo que faz pressão ao turbo, mas sim ao contrário.
          Qual a finalidade desses 2 tubos e desta válvula ou electroválvula?

          Também e já agora, existe alguma maneira de ver (despistagem) sem qualquer medição, se o Turbo estará bom e o problema ser de outro componente ou tubo danificado?
          Editado pela última vez por Marcus; 20 August 2011, 15:10.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
            Qual a finalidade desses 2 tubos e desta válvula ou electroválvula?

            Também e já agora, existe alguma maneira de ver (despistagem) sem qualquer medição, se o Turbo estará bom e o problema ser de outro componente ou tubo danificado?
            Não te sei dizer. Não conheço o motor nem o turbo em questão. Mas pelo menos um tubo dessa electrovalvula deve ligar ao servo freio não?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
              Não te sei dizer. Não conheço o motor nem o turbo em questão. Mas pelo menos um tubo dessa electrovalvula deve ligar ao servo freio não?
              Sim o segundo tubo vai ligar ao servo freio.

              Comentário


                #37
                Mas de facto é uma pena ficar com este carro em OFF, está totalmente estimado e em muito bom estado, tirei umas fotos agora para dar a perceber o porquê de teimar em reparar o turbo e estar aqui a pedir opiniões!









                Ficheiros anexados
                Editado pela última vez por Marcus; 20 August 2011, 17:52.

                Comentário


                  #38
                  Com os sintomas que descreves,esse turbo simplesmente não fazia boost,por isso dúvido que a causa maior sejam fugas nas tubagens.

                  Pessoalmente,parece-me ser o actuador do turbo.Eu mandava desapertar isso e mandava testar o actuador numa casa de turbos.

                  Se tens estima no carro,aproveitava já que estava desapertado,e mandava limpar e calibrar,e tens turbo para outros 300k.

                  Isso não está a fumar muito quando afundas o pedal?

                  Comentário


                    #39
                    Após hoje andar numa de pseud tecnico, tirei uns tubos, voltei a colocar, puxei um pouco por ele e mesmo agora, voltei a fazer um teste (atenção que nada percebo)!

                    Pedi á mulher para acelarar até ás 4000 / 4500 rpm, apertando eu com os dedos esse turbo grosso do turbo (foto em cima) e até ás 3500 (+-) está mole o tubo, quando chega ás 4000 fica mais duro o tubo e ás 4500 ainda fica mais duro.

                    Interrogo, será esse o tubo que pode ajudar a indicar se o TURBO tem pressão?

                    Quanto ir a seevice Bosch, existe um a cerca de 40 kms, mas só marcam serviço para final do mês de Setembro, aqui na provincia funciona assim.

                    Não deita fumo quando se acelera, nem preto nem branco (pelo menos isso).

                    O tubo em questão que falo é este na foto de baixo com a seta vermelha:



                    Obrigado

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                      Após hoje andar numa de pseud tecnico, tirei uns tubos, voltei a colocar, puxei um pouco por ele e mesmo agora, voltei a fazer um teste (atenção que nada percebo)!

                      Pedi á mulher para acelarar até ás 4000 / 4500 rpm, apertando eu com os dedos esse turbo grosso do turbo (foto em cima) e até ás 3500 (+-) está mole o tubo, quando chega ás 4000 fica mais duro o tubo e ás 4500 ainda fica mais duro.

                      Interrogo, será esse o tubo que pode ajudar a indicar se o TURBO tem pressão?

                      Quanto ir a seevice Bosch, existe um a cerca de 40 kms, mas só marcam serviço para final do mês de Setembro, aqui na provincia funciona assim.

                      Não deita fumo quando se acelera, nem preto nem branco (pelo menos isso).

                      O tubo em questão que falo é este na foto de baixo com a seta vermelha:



                      Obrigado
                      Rapaz,se o carro não empurra em condições é porque o turbo não faz pressão.Andares a apalpar tubos,não te vai levar a conclusão nenhuma,porque o boost que o turbo gera sem estar em carga é marginal.Ou seja com o carro desengatado,por muito que aceleres,a pressão é residual.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                        Rapaz,se o carro não empurra em condições é porque o turbo não faz pressão.Andares a apalpar tubos,não te vai levar a conclusão nenhuma,porque o boost que o turbo gera sem estar em carga é marginal.Ou seja com o carro desengatado,por muito que aceleres,a pressão é residual.
                        "evoluzione" mais uma vez obrigado.

                        Essa de andar apertar tubos, foi o que vi "N" de mecânicos fazerem neste carro, não vi algum a colocar um manómetro de pressão ou usar um PC com software para fazer qualquer teste de potência.

                        O carro agora consegue chegar aos 100 kms/h com facilidade, mas não se sente o turbo a activar. Só que necessitava deste carro para levar uns dias e não tenho conseguido solução alguma, isto aqui na provincia. Para o levar a Lisboa propositadamente apenas para fazer um teste, são cerca de 140 kms para cada lado e tenho receio com este calor de andar com o carro sem turbo ou (?) e possa danificar mais algum e ainda chegar a Lisboa e ser um mês de férias, não conseguir.

                        Essa seria uma questão que gostava de colocar. Andar com o carro assim, poderá causar danos graves?

                        Obrigado e desculpe ser repetitivo.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                          Após hoje andar numa de pseud tecnico, tirei uns tubos, voltei a colocar, puxei um pouco por ele e mesmo agora, voltei a fazer um teste (atenção que nada percebo)!

                          Pedi á mulher para acelarar até ás 4000 / 4500 rpm, apertando eu com os dedos esse turbo grosso do turbo (foto em cima) e até ás 3500 (+-) está mole o tubo, quando chega ás 4000 fica mais duro o tubo e ás 4500 ainda fica mais duro.

                          Interrogo, será esse o tubo que pode ajudar a indicar se o TURBO tem pressão?

                          Quanto ir a seevice Bosch, existe um a cerca de 40 kms, mas só marcam serviço para final do mês de Setembro, aqui na provincia funciona assim.

                          Não deita fumo quando se acelera, nem preto nem branco (pelo menos isso).

                          O tubo em questão que falo é este na foto de baixo com a seta vermelha:



                          Obrigado
                          Com o carro parado o turbo não gera pressão, devido a uma válvula que está permanentemente aberta (wastegate). Agora, essa válvula pode, por algum motivo, estar sempre aberta mesmo com o carro em movimento e o turbo assim nunca liga convenientemente.

                          EDIT: Em princípio não haverá problema em andares com o veículo assim.
                          Editado pela última vez por Movyk; 20 August 2011, 22:13.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Com o carro parado o turbo não gera pressão, devido a uma válvula que está permanentemente aberta (wastegate). Agora, essa válvula pode, por algum motivo, estar sempre aberta mesmo com o carro em movimento e o turbo assim nunca liga convenientemente.

                            EDIT: Em princípio não haverá problema em andares com o veículo assim.
                            Se o dizes é porque é assim, não percebo é que os mecânicos sempre usaram esse processo de ver a pressão apertando esse tubo largo em baixo no turbo!

                            Essa válvula wastegate, não é uma que sai um tubo por cima e vai ligar a uma electro válvula que entram 2 tubos (um deles vai inclusivé ligar ao servo freio) uma válvula redonda e que sai um tubo com 1 cm e vai enfiar esse tubo de borracha?

                            Comentário


                              #44
                              O actuador da wastegate tem este aspecto genérico:



                              Há muita coisa que muito mecânico faz que não lembra nem ao menino jesus...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                O actuador da wastegate tem este aspecto genérico:



                                Há muita coisa que muito mecânico faz que não lembra nem ao menino jesus...
                                Pela descrição feita,é exactamente esta peça a causa de não teres pressão de turbo,que penso que até se veja na foto onde apontas para o tal tubo que andaste a apertar.

                                Podes perfeitamente contactar uma casa de turbos pelo telefone e enviar o material pelo correio.è um procedimento bastante usual.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                  Pela descrição feita,é exactamente esta peça a causa de não teres pressão de turbo,que penso que até se veja na foto onde apontas para o tal tubo que andaste a apertar.
                                  Será esta peça em baixo o actuador da wastegate ?


                                  Ficheiros anexados

                                  Comentário


                                    #47
                                    Pela foto parece que sim. Não tens um pequeno tubo preto que liga da parte fria do turbo, a wastegate?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                      Pela foto parece que sim. Não tens um pequeno tubo preto que liga da parte fria do turbo, a wastegate?
                                      Esse tem um tubo que sai para uma electrovalvula que fica em cima do motor e onde esta também tem outro tubo que vai ligar ao servo freio!

                                      Encontrei numa foto que tirei por baixo do carro, que deduzo ser este o "actuador da wastegate", fica por baixo do turbo, tem um tirante comprido.





                                      Ficheiros anexados

                                      Comentário


                                        #49
                                        Esse tubo que assinalei a verde está em bom estado?


                                        Uploaded with ImageShack.us

                                        Isso parece que tem uma fuga de oleo por ai...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                          Esse tubo que assinalei a verde está em bom estado?


                                          Uploaded with ImageShack.us

                                          Isso parece que tem uma fuga de oleo por ai...
                                          Sim tem vestigios de óleo por baixo, isso reparei eu agora quando levantei o carro para tirar umas fotos, (devia ter aqui uma "fossa" ou um "elevador"), mesmo não é muito, digo eu, mas já alguém e há algum tempo que não posso precisar, colocou esse tubo novo bem com o tubro grosso que vai ao Turbo. Tem aspecto de serem novos e até as braçadeiras também são novas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            O tubo que vai do turbo a electrovalvula faz vácuo? Agora não tenho a certeza, mas acho que se meteres o carro a trabalhar e desligares esse tubo, o tubo tem de estar a fazer vácuo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Esse tubo que está "babado de óleo" vem ligar aqui ao turbo e tem muito bom aspecto (parece novo) visto por cima e com uma braçadeira nova. Em baixo é que se nota algum óleo!


                                              Ficheiros anexados

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                O tubo que vai do turbo a electrovalvula faz vácuo? Agora não tenho a certeza, mas acho que se meteres o carro a trabalhar e desligares esse tubo, o tubo tem de estar a fazer vácuo.
                                                Tirei esse tubo e não está a fazer vácuo (visto sem manómetro, apenas a olho nu e mãos). Deduzo que te refiras a este?

                                                Este era o tal tubo que tinha uma frisura e andava semi-saído ou mesmo solto. Foi colocado e incrivél que pareça o carro teve outro comportamento, começou a passar dos 100 kms/h, como foi dito no tópico inicial.


                                                Editado pela última vez por Marcus; 21 August 2011, 12:01.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Acho que é esse. Mas experimenta o que vai do servo freio ate a valvula.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                    Acho que é esse. Mas experimenta o que vai do servo freio ate a valvula.
                                                    Tirei esse tubo do servo freio que vai á valvula e também não tem vácuo algum.

                                                    Mas fiz agora umas conduções curtas, porque aqui na "aldeia" não dá para esticar mais, mas em 4ª velocidade chegou relativamento rápido aos 100 kms/h ás 3200 rpm, não meti a 5ª. por não ter estrada para isso e também por motivos de segurança.

                                                    Mas em todo o caso isso não quer dizer que seja com auxilio do turbo mas sim apenas do motor normal?

                                                    Obg

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      mas a bomba de óleo não deve estar a 100%, porque quando o carro está parado um mês ou mais, é necessário deixar ficar o carro a trabalhar uns minutos até a bomba de travões ficar com pressão, (bateria) já tem mais de 2 anos, mas com o tempo parado por vezes é necessário carregar a bateria 12 horas, etc.

                                                      O meu está no mesmo estado.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Quando este ficar operacional na parte do Turbo, além de outras e muitas, coisas que vou alterar uma é colocar um manómetro de turbo!

                                                        Mas se ficar com este assunto resolvido a muito curto prazo e sem gastar muitos €€€!

                                                        Se não conseguir vai para um dos armazéns que o meu pai tem, leva 4 "perguiças" e por lá fica.


                                                        Obg
                                                        Editado pela última vez por Marcus; 21 August 2011, 14:26. Razão: texto e ortografia

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                                          Tirei esse tubo do servo freio que vai á valvula e também não tem vácuo algum.

                                                          Mas fiz agora umas conduções curtas, porque aqui na "aldeia" não dá para esticar mais, mas em 4ª velocidade chegou relativamento rápido aos 100 kms/h ás 3200 rpm, não meti a 5ª. por não ter estrada para isso e também por motivos de segurança.

                                                          Mas em todo o caso isso não quer dizer que seja com auxilio do turbo mas sim apenas do motor normal?

                                                          Obg
                                                          Esse tubo penso que devia fazer vácuo... a não ser que esteja entupido. A mecânicos que metem uma esfera num tubo de vácuo que vai ao turbo. Acho que deve ser esse tubo. Vê se o tubo não esta entupido.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                            Esse tubo penso que devia fazer vácuo... a não ser que esteja entupido. A mecânicos que metem uma esfera num tubo de vácuo que vai ao turbo. Acho que deve ser esse tubo. Vê se o tubo não esta entupido.
                                                            Ok, obrigado, mas tiro o tubo da valvula (foto da valvula com 2 tubos em baixo) ?
                                                            Mas é a valvula que manda pressão para o servo freio e se for o caso basta tirar o tubo do servo freio?
                                                            ou tiro o tubo da valvula?

                                                            Sendo assim é o tubo com anilha de cor branca? porque o tubo com anilha amarela vai ligar a uma outra valvula junto ao turbo!



                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Não sei qual é. Mas um deles tem de fazer vácuo se não estou enganado. E é o que vem do servo freio. Se não fizer vácuo a saída do servo freio, tens o servo freio com problemas

                                                              Comentário

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