Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nível de desgaste destes pneus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
    Estudos há (curiosamente feitos pela Continental) onde fica patente que abaixo dos 3mm de piso a segurança fica seriamente comprometida.
    Sabes quais são os estudos menos isentos que podes ler sobre pneus?

    Os dos fabricantes dos mesmos.

    Qual é a finalidade de qualquer fabricante de pneus, num objectivo comum: zelar pela tua segurança ou zelar para que os seus accionistas continuem a ver o dinheiro a entrar?

    É que essa questão da profundidade mínima face aos avisadores não me parece ser tão linear quanto isso.
    Nos Michelin Exalto que tive antes destes GoodYear (os Exalto em 205/50R17), ao se aproximarem dos avisadores já se notava em "poças" maiores que a direcção chegava a dar algumas chicotadas, e isso é claramente um mau sinal.
    Ou seja, diria que aqueles avisadores até são colocados para algo tarde.

    No entanto, tenho para trás mais de 400.000 km ao volante (e naturalmente a gastar outros pneus), sem que nunca tenha notado uma deficiência de comportamento desse nível próximo dos avisadores.

    Para mim, a última palavra é dada pelo próprio feedback que o carro nos dá, e não é preciso bater numa parede para fazer a leitura do estado verdadeiro dos pneus.

    Outro factor importante é onde o carro circula. Se o carro anda sempre em cidade, o aquaplanning não é (nem de perto nem de longe) tão provável e perigoso quanto para um carro que faça muita AE.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
      O Angélico também parece que não se preocupava muito com o estado dos pneus,e todos vimos o resultado (desculpem o aparte)
      Nós desculpamos o aparte principalmente por ilustrar bem o que eu mencionei.

      A +250 km/h o comportamento de risco foram os pneus?

      Comentário


        #33
        Desde que se adeqúe a condução ao estado dos pneus n me parecem mt maus.

        No mês passado troquei uns que já estavam abaixo do limite legal, mas andava bem calminho e qd chovia parecia uma velhota a conduzir, nunca o carro me fugiu ou o ABS disparou.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Nós desculpamos o aparte principalmente por ilustrar bem o que eu mencionei.

          A +250 km/h o comportamento de risco foram os pneus?
          Segundo a GNR,os ditos pneus estariam assim a modos que como eu,(carecas)
          Vamos então rodar a essa velocidade,que não há-de ser nada.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Outro factor importante é onde o carro circula. Se o carro anda sempre em cidade, o aquaplanning não é (nem de perto nem de longe) tão provável e perigoso quanto para um carro que faça muita AE.
            De que cidade falas? Em Lisboa, a segunda circular é o festival dos lençóis de água. A IC19 vai pelo mesmo caminho. A cidade em si, é só lençóis de água. Avenida da República, Campo Grande, etc.

            Curiosamente, onde eu vejo menos lençóis é nas AEs, que possuem pisos de qualidade superior. Por exemplo, a A1 tem certas zonas em que tem um alcatrão formidável. Com chuva torrencial parece que está seco.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              De que cidade falas? Em Lisboa, a segunda circular é o festival dos lençóis de água. A IC19 vai pelo mesmo caminho. A cidade em si, é só lençóis de água. Avenida da República, Campo Grande, etc.

              Curiosamente, onde eu vejo menos lençóis é nas AEs, que possuem pisos de qualidade superior. Por exemplo, a A1 tem certas zonas em que tem um alcatrão formidável. Com chuva torrencial parece que está seco.
              Acho que o que o rca33 quiz dizer (e na minha opinião bem) é que a probabilidade de aquaplanning aumenta quanto maior é a velocidade a que circulas... à partida faz todo o sentido que andes mais rápido em autoestrada do que em cidade...

              Comentário


                #37
                Quanto mais largos forem os pneus,mais perigo de entrar em aquaplanning,e nesses sim,é bom que se substituam atempadamente.

                Comentário


                  #38
                  São os pneus largos e a pouca pressão que são prejudiciais ao aquaplanning.

                  Comentário


                    #39

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                      Segundo a GNR,os ditos pneus estariam assim a modos que como eu,(carecas)
                      Vamos então rodar a essa velocidade,que não há-de ser nada.
                      Desconhecia o factor de pneus carecas, mas ainda assim continuas a dar-me razão no raciocínio: não adequou a velocidade ao estado dos pneus.

                      Se 250 km/h já tem diversos riscos, andar com pneus carecas a essa velocidade é pedir o que depois se chama de "azar".

                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      De que cidade falas? Em Lisboa, a segunda circular é o festival dos lençóis de água. A IC19 vai pelo mesmo caminho. A cidade em si, é só lençóis de água. Avenida da República, Campo Grande, etc.

                      Curiosamente, onde eu vejo menos lençóis é nas AEs, que possuem pisos de qualidade superior. Por exemplo, a A1 tem certas zonas em que tem um alcatrão formidável. Com chuva torrencial parece que está seco.
                      O que coloquei a bold diz tudo:

                      - É precisamente por isso que em AE se torna mais perigoso. É que tu vais numa dessas zonas onde o alcatrão é formidável, e de repente estás numa zona de alcatrão longe do formidável, mas à mesma velocidade (mais alta).

                      2ª circular? - Limitada a 80 km/h por radares;

                      Centro de Lisboa? - Se fazes um aquaplanning ao ponto de ter um acidente, de certeza que não ias com o mínimo de cuidado;

                      IC19?
                      Tens em particular a curva para a esquerda a seguir ao Cacém (no sentido Lisboa-Sintra) que costuma fazer ali um lençol de água.

                      Ainda assim, com pneus nos avisadores (não é a gastar os avisadores) vais ter uma reacção na direcção que te vai aconselhar logo prudência, a menos que entres a 160 km/h e depois te espantes de ficar pregado em qualquer coisa dura na berma.

                      O condutor mais seguro não é forçosamente aquele que anda mais devagar ou o que tem o melhor carro/pneus, mas sim o que melhor adequa a velocidade aos diversos parâmetros (carro, pneus, estrada, condições climatéricas e de circulação, etc).

                      Mal começam as primeiras chuvas é ver os acidentes a sucederem-se, e ter ABS ou ESP pouco ou nada alterou isso.
                      Porquê? - Porque se o condutor não souber o que vai a fazer, não há sistema electrónico nenhum que contrarie as leis da física.

                      Comentário


                        #41
                        No sentido Aeroporto-Sintra não há um único radar na 2ª circular. Tens lençóis de água junto a Alvalade, em Benfica, no Aeroporto, etc. E para mim, 80km/h é mais que suficiente para se perder o controlo do veículo num lençol de água.

                        Se eu fizer um aquaplanning ao ponto de ter um acidente em Lisboa não ía com o mínimo cuidado? Para além da falta de modéstia, não vale a pena virares a cabeça ao prego: a culpa, em qualquer caso, é sempre da falta de cuidado, não é só em cidade. Mas também é culpa dos pneus em mau estado. A 50km/h é mais que suficiente para se perder o controlo à viatura com aquaplanning. Principalmente numa cidade que é muito congestionada e com pneus cansados.

                        Em alguns anos de carta nunca apanhei um lençol de água numa AE e todos os que apanhei (e não foram poucos) foi em nacionais e cidade. Claro que posso apanhar um em AE. E estou sempre cauteloso em relação a isso.

                        Agora, o que não posso concordar, é que digas que o estado dos pneus é menos importante em cidade, nomeadamente por causa dos lençóis de água. É um facto que eles abundam em cidade. Menos perigosos devido às menores velocidades, mas existem e provocam acidentes.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          No sentido Aeroporto-Sintra não há um único radar na 2ª circular...
                          Há sim, logo no final da A1, início da 2ª circular, junto às bombas da Galp. Esteve desligado durante uns tempos, mas já lá está montado outra vez.

                          (desculpem o off-topic, foi só para alertar)

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            No sentido Aeroporto-Sintra não há um único radar na 2ª circular. Tens lençóis de água junto a Alvalade, em Benfica, no Aeroporto, etc. E para mim, 80km/h é mais que suficiente para se perder o controlo do veículo num lençol de água.

                            Se eu fizer um aquaplanning ao ponto de ter um acidente em Lisboa não ía com o mínimo cuidado? Para além da falta de modéstia, não vale a pena virares a cabeça ao prego: a culpa, em qualquer caso, é sempre da falta de cuidado, não é só em cidade. Mas também é culpa dos pneus em mau estado. A 50km/h é mais que suficiente para se perder o controlo à viatura com aquaplanning. Principalmente numa cidade que é muito congestionada e com pneus cansados.

                            Em alguns anos de carta nunca apanhei um lençol de água numa AE e todos os que apanhei (e não foram poucos) foi em nacionais e cidade. Claro que posso apanhar um em AE. E estou sempre cauteloso em relação a isso.

                            Agora, o que não posso concordar, é que digas que o estado dos pneus é menos importante em cidade, nomeadamente por causa dos lençóis de água. É um facto que eles abundam em cidade. Menos perigosos devido às menores velocidades, mas existem e provocam acidentes.
                            Eu tenho os meus pneus à frente praticamente novos, mas ressequidos (datam de 2007, apesar de tudo), pois o carro esteve um ano e picos parado com a pressão normal (não estão ovalizados). Quando chove sinto logo a direcção a avisar que tou a ir em frente. A fazer rotundas é quando tenho mais cuidado pois sei o que lá tenho calçado.

                            Relativamente ao autor do tópico, se está a pensar trocar de pneus, que o faça ainda antes de começarem as chuvas, apesar de estes ainda não estarem em ponto rebuçado. Este verão tive um furo e precisei de trocar o eixo traseiro e, por infortúnio do destino, choveu no dia em que os troquei. Escusado será dizer que na primeira rotunda fui parar fora da estrada, e nem sequer ia depressa, lembro-me que ia a 20 em 2ª e mal comecei a contornar a dita lá vai ele que nunca mais o apanhas.

                            Agora respondendo ao quote que fiz, lembro-me que a certa altura do inverno passado estava eu a ir até ao Barreiro pela A2 e acreditem ou não, fiz aquilo desde a ponte até ao IC21 a 50, atrás do rebanho, pois aquilo estava um rio autêntico, de maneira que ia a sentir a direcção a fugir e a traseira a rabiar. Cheguei a levar com água dentro do carro, pois o pastor do rebanho passou a assapar e pimba, água entre o vidro e o chuvento.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por betel Ver Post
                              Há sim, logo no final da A1, início da 2ª circular, junto às bombas da Galp. Esteve desligado durante uns tempos, mas já lá está montado outra vez.

                              (desculpem o off-topic, foi só para alertar)
                              Olha que eu passei lá antes de ontem e estava desligado.

                              Aliás, custa-me a acreditar que o liguem com aquela limitação de velocidade de 60km/h.

                              Comentário


                                #45
                                Os pneus continental são dos melhores pneus do mercado, à chuva não há muitas marcas que os batam, por mim esses pneus, neste momento, e apesar de não estarem no pico de forma, não comprometem a segurança. Só por acaso, o autor do tópico tem alguma ideia quanto aos substitutos dos mesmo?

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X