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Onde rectificar discos de travão
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Originalmente Colocado por After Ver Post
Gostaria mesmo de saber é como é que destemperas os discos de travão levando-os ao torno/rectificadora?!?
Se me explicares, agradeço.
Não precisas é de colocar o let me google for you.
Saberás com certeza explicar por palavras tuas.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostGostaria mesmo de saber é como é que destemperas os discos de travão levando-os ao torno/rectificadora?!?
Se me explicares, agradeço.
Não precisas é de colocar o let me google for you.
Saberás com certeza explicar por palavras tuas.
Mais um vez podias ter ido ao google procurar que ficavas a perceber o que era...
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Originalmente Colocado por HugoCabral6 Ver PostSe for feito de maneira correcta não destempera os discos.(Com liquido de refrigeração, durante o procedimento de tornear)
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Originalmente Colocado por After Ver PostDestemperar tem a ver com mudança brusca de temperatura, dependendo da pastilha que usam para rectificar quando vão ao torno pode destemperar os discos, em carros com ABS não aconselho de todo, já experimentei duas vezes e nunca ficou bom.
Mais um vez podias ter ido ao google procurar que ficavas a perceber o que era...
- "destemperar" não é nenhuma alteração brusca de temperaturas. É sim um método de tornar um aço mais macio e de fácil maquinagem através de alguns passos, sendo que um deles é levar o mesmo a uma certa temperatura específica (dependendo do tipo do aço) e nem sequer é uma alteração de temperatura brusca.
- Segundo a tua teoria da "destempera", então todos os discos que sofrem uma travagem brusca estão automaticamente condenados a este fenómeno já que muitos discos, em muitas travagens, chegam às várias centenas de graus Celsius.
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Originalmente Colocado por Cessna Ver PostAcho que estão um bocado desactualizados nesse processo de rectificação de discos. Vi à bem pouco tempo como é que se fazia e não há cá altas temperaturas nem parecido. É por o disco a rodar num aparelho que tem uma espécie de "agulha" que desbasta devagarinho o disco até este ficar novamente direito. Isso de andar a submeter o disco a altas temperaturas deve ser da Idade Média...
Coloca-se o disco numa espécie de torno mecânico e fica sujeito á ferramenta de desbaste.
Nem sei se é mesmo necessário algum fluido de refrigeração.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostPois claro que sim.
Coloca-se o disco numa espécie de torno mecânico e fica sujeito á ferramenta de desbaste.
Nem sei se é mesmo necessário algum fluido de refrigeração.
Edit: nem é necessário tirar o disco do carro.
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Originalmente Colocado por After Ver PostDestemperar tem a ver com mudança brusca de temperatura, dependendo da pastilha que usam para rectificar quando vão ao torno pode destemperar os discos, em carros com ABS não aconselho de todo, já experimentei duas vezes e nunca ficou bom.
Mais um vez podias ter ido ao google procurar que ficavas a perceber o que era...
After, também não custa nada explicar.
Ainda o outro dia num tópico te disseram algo e tu próprio disseste que tinhas tido preguiça de procurar.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostAfter, também não custa nada explicar.
Ainda o outro dia num tópico te disseram algo e tu próprio disseste que tinhas tido preguiça de procurar.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostClaro que sim.
Strada - Percursos Urbanos e estradas de campo, pouca EN e quase nenhuma AE;
W202 - Percursos Urbanos, EN e AE, um pouco de tudo...
TD70 Van - muita AE e EN, circuito urbano e estrada de campo (com condução sempre de "faca nos dentes" nos ultimos 70k km).
Não conheço nenhum tipo de condução em que se consiga gastar (não falo em empenar) 2 pares de discos em 93k km.
Como curiosidade: as carruagens do metro do Porto vão regularmente à manutenção onde um equipamento dedicado mede o empeno ou desgaste dos discos e procede, in loco, à sua rectificação.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostEu sei o que é a têmpera, bem como "destemperar" e posso-te afirmar com segurança duas coisas:
- "destemperar" não é nenhuma alteração brusca de temperaturas. É sim um método de tornar um aço mais macio e de fácil maquinagem através de alguns passos, sendo que um deles é levar o mesmo a uma certa temperatura específica (dependendo do tipo do aço) e nem sequer é uma alteração de temperatura brusca.
- Segundo a tua teoria da "destempera", então todos os discos que sofrem uma travagem brusca estão automaticamente condenados a este fenómeno já que muitos discos, em muitas travagens, chegam às várias centenas de graus Celsius.
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Originalmente Colocado por After Ver PostQuando fazemos travagens bruscas em dias de chuva e depois passamos por dentro de poças de água arrefecendo os discos destempera-os ou tou a dizer uma grande asneira?
Empena-os devido à diferença de temperaturas (aka choque térmico).
No entanto, tal como te expliquei em cima, isto nada tem a ver com a (des)têmpera.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostEstás.
Empena-os devido à diferença de temperaturas (aka choque térmico).
No entanto, tal como te expliquei em cima, isto nada tem a ver com a (des)têmpera.
On topic: Não concordo com rectificação de discos.
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Originalmente Colocado por After Ver PostNão vou entrar em guerras, só digo que não concordo contigo, estás a confundir definições de "têmpera", "des-têmpera" e "revenimento".
Tu dizes que uma destempera é o acto de mudança brusca de temperaturas e eu é que estou errado e ainda por cima estou confundido relativamente aos processos de fabrico dos materiais?
Vai lá vai...
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Greetings!
Alguém sabe onde rectificar os discos em Lisboa ou arredores sem ser necessário os desmontar do carro?
No inicio do tópico o video demonstra uma máquina a fazer exactamente isso.
Parece que estas maquinetas já cá andam desde 1986.
Indicaram-me para ver no google 'serralharia mecânica' mas as empresas que aparecem nada anunciam sobre rectificar discos ou peças auto.
Alguém que já tenha rectificado indique estilo, 'Vai ao zé da esquina que custa tal e é rápido'.
ObrigadoEditado pela última vez por pgainf; 24 February 2012, 23:31.
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Originalmente Colocado por After Ver PostE qual é o termo técnico disso? Não será perder a tempera?
Com uma alteração brusca de temperatura então sim podem ficar temperados (e não destemperados) e no limite vidrados e aí não há pastilha que lhes agarre e os rectifique.
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A oficina onde costumo levar o carro, ja aconteceu rectificar discos e ja aconteceu meter discos novos, tudo dependeu do estado dos discos.
Quando foram rectificados, o mecanico mediu para ver se a expessura depois da rectificaçao estaria dentro dos parametros de segurança, caso não, mete novos! Ja usei rectificados e novos, nao notei diferença nenhuma! Ja lhe aconteceu aparecer carros com um disco ainda em condiçoes para ser rectificado e outro ja metia em causa a segurança do carro, nesse caso optou por meter 2 discos novos.
Não sou mecanico de carros, mas trabalho com maquinas industriais, ha pessoas que trabalham para ganhar o dinheiro, do genero "não é meu nem do meu pai, vai assim, o cliente nao nota", para fazer trabalhos desses mais vale estar quieto, isso não é trabalho! ha que escolher bem os sitios onde levamos os nossos carros.
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Originalmente Colocado por MDaniel Ver PostNão sei o termo técnico mas duvido seriamente que seja esse, o que sei é que os meus discos e presumo que os teus e da maioria do fórum são de ferro fundido e são no seu estado normal destemperados...moles.
Com uma alteração brusca de temperatura então sim podem ficar temperados (e não destemperados) e no limite vidrados e aí não há pastilha que lhes agarre e os rectifique.
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Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Postah valente
Nürburgring é já aqui ao lado.
Dispenso o gozo, um par de discos para o meu carro marca brembo custa 30 euros, troco os discos a cada duas mudas de pastilhas, conforme se ver que o disco está muito comido nem á segunda muda chega é logo trocado, andar a rectificar nunca fica bom, sei que se pode usar mas por muito bem que o disco fique bem desbastado existirão sempre algumas falhas.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostAlgo vai mal na tua avaliação do estado dos discos.
A título de exemplo, o meu W202 faz cerca de 150k km com o mesmo par de discos na frente, não ventilados. E o meu Punto TD 70 fez mais de 170k km com o mesmo jogo na frente...
A minha Strada fez 110k km com o mesmo par de discos... Há que defenda que por cada duas mudas de pastilhas deves mudar discos.
PGAINFO
Verifica se compensa mesmo rectificar, relativamente ao valor dispendido nuns discos novos.
Um par de discos custa 30 euros da brembo para o meu carro, rectificar custa 20 euros pelos preços aqui indicados por alguns users, acham que compensa poupar?
Não me parece.. fiquem vocês com os discos reusados.
Obvio que se vou arranjar logo como deve ser não vou andar a inventar.. para mais o preço do disco novo para recauchutado é minima e retificar não fica o mesmo.
ps: o meu carro não tem problema nenhum como já andaram a especular .. lol está perfeitamente equilibrado, quando vai para as revisões simplesmente olho para os discos e passo o dedo na superficie notando algumas irregularidades, os mecanicos tentam sempre dizer que os discos estão bons, estão bons para eles mas para mim não estão eu é que ando com o carro e não eles, continuam na sua lenga lenga e o diabo a sete, mas eu meto novo, e não me arrependo, quando me lembro de ir num veiculo de um colega que tambem tinha a mania de poupar nos travões nunca trocava discos, era sempre pastilhas novas apenas.. e por vezes quando era preciso travar a sério aquilo ouvia-se um ruido nos travões e certas vibrações, mesmo rectificando nunca fica bom... ele experimentou agora tambem troca os discos, menos vezes que no meu caso.. lolEditado pela última vez por Mannipulo; 25 February 2012, 09:04.
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Originalmente Colocado por After Ver PostNão discuto mais contigo, lamento.
Só acho absolutamente lamentável como é que existe gente que está errada e continua sem dar o braço a torcer.
Aqui não há subjectivismos. Não és tu nem eu que vamos inventar a teoria sobre a tempera.
Esta está definida e bem definida e o que tu afirmaste sobre ela é escandalosamente errado.
Das duas, uma:
- ou andas num curso onde falas deste assunto e passou-te ao lado e pensas que sabes;
- não andas nem nunca andaste e limitaste-te a procurar na internet.
Acho profundamente lamentável que tenhas amuado que nem uma Madalena arrependida.
Já outras pessoas te disseram que estavas errado, mas continuas na tua saga.
Cresce.
Se dizes a algum engenheiro mecânico ou de materiais que a destempera é um choque brusco de temperaturas, ele ri-se na tua cara.Editado pela última vez por MadDragon; 25 February 2012, 09:34.
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Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
Mas pronto, sou eu que estou errado, e pelos vistos o autor do livro também.
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Originalmente Colocado por MDaniel Ver PostNão sei o termo técnico mas duvido seriamente que seja esse, o que sei é que os meus discos e presumo que os teus e da maioria do fórum são de ferro fundido e são no seu estado normal destemperados...moles.
Com uma alteração brusca de temperatura então sim podem ficar temperados (e não destemperados) e no limite vidrados e aí não há pastilha que lhes agarre e os rectifique.
Daí que nem se coloca a questão dos discos ficarem vidrados por tempera.
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jorgemvo
Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostMas é uma alteração de temperatura por arrefecimento e não por aquecimento.
Daí que nem se coloca a questão dos discos ficarem vidrados por tempera.
Se fosse da zona Norte, arranjava-te um bom torneiro para isso. Mas tal como o Mannipulo disse, vê os preços para uns discos desses (Oscaro.com, mister-auto.pt, ou mesmo numa oficina Bosch, com material próprio deles), e se calhar não te compensa muito esta chatice toda... Se tiveres algum amigo mecânico, se calhar até só pagas o preço das peças e umas cervejas.
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