Pela enésima vez, os problemas das capas das bielas podem-se manifestar como podem não se manifestar.
Não depende do modelo que tem o 1.5 dCi, não depende da versão do motor (65, 80, 100 e 105 cv), não depende do óleo utilizado, não depende dos quilómetros.
É um problema do tipo lotaria, pode calhar como pode não calhar. Simples.
Pela enésima vez, os problemas das capas das bielas podem-se manifestar como podem não se manifestar.
Não depende do modelo que tem o 1.5 dCi, não depende da versão do motor (65, 80, 100 e 105 cv), não depende do óleo utilizado, não depende dos quilómetros.
É um problema do tipo lotaria, pode calhar como pode não calhar. Simples.
Pela enésima vez, os problemas das capas das bielas podem-se manifestar como podem não se manifestar.
Não depende do modelo que tem o 1.5 dCi, não depende da versão do motor (65, 80, 100 e 105 cv), não depende do óleo utilizado, não depende dos quilómetros.
É um problema do tipo lotaria, pode calhar como pode não calhar. Simples.
Boa noite DeCeli
Tenho lido muitos textos teus mas este, estou em total desacordo contigo (lotaria) diz antes defeito de fabrica inadmissível ....
abraço
Boas
A minha opinião é o timing da injeção do combustível comando pelo ECU (centralina) que manda os bronzes superiores das bielas para o galheiro o pistão quando chega ao P.M.S. sofre uma forte pancada porque o timing está incorreto eventualmente por má informação do sensor da cambota
a maioria dos motores está correto felizmente para os proprietários ...seja da injeção ou não é inadmissível.
Editado pela última vez por veterano; 11 May 2014, 23:27.
Razão: completar
Boa noite DeCeli
Tenho lido muitos textos teus mas este, estou em total desacordo contigo (lotaria) diz antes defeito de fabrica inadmissível ....
abraço
Explica lá como é que acontece em carros de 2004 e não acontece com outros de 2001, com mais quilómetros. Por exemplo ?
Explica lá como é que acontece num carro com menos 2 meses para outro do mesmo ano e com menos quilómetros que o mais novo ?
Explica lá porque é que acontece com um 1.5 dCi de 80 e não acontece com um 1.5 dCi de 65 ou 100 cv ?
Uma coisa é certa, há desgaste no referido componente em certos carros, não em todos, há quem nunca mude e não tenha problemas e há quem os tenha e há quem se previne.
Ou seja, a avaria desse componente não é um dado adquirido, não é coisa que se possa dizer que todos os motores irão passar pelo mesmo, mesmo que tenham as capas de bielas "com defeito", cujo defeito é não estarem devidamente dimensionadas e poderem apresentar desgaste superior e que em nada está relacionado com o óleo.
Explica lá como é que acontece em carros de 2004 e não acontece com outros de 2001, com mais quilómetros. Por exemplo ?
Explica lá como é que acontece num carro com menos 2 meses para outro do mesmo ano e com menos quilómetros que o mais novo ?
Explica lá porque é que acontece com um 1.5 dCi de 80 e não acontece com um 1.5 dCi de 65 ou 100 cv ?
Uma coisa é certa, há desgaste no referido componente em certos carros, não em todos, há quem nunca mude e não tenha problemas e há quem os tenha e há quem se previne.
Ou seja, a avaria desse componente não é um dado adquirido, não é coisa que se possa dizer que todos os motores irão passar pelo mesmo, mesmo que tenham as capas de bielas "com defeito", cujo defeito é não estarem devidamente dimensionadas e poderem apresentar desgaste superior e que em nada está relacionado com o óleo.
Boas.
Isto não é totalmente assim: falta de manutenção e/ou não atempada bem como a não utilização do óleo recomendado poderão agravar/precipitar a situação. Não é o óleo que a origina mas pode fazê-la revelar-se com o tempo.
No meu caso, tenho uma Mégane II 1.5 DCI 105 cv de Abr de 2009 (das últimas) e troquei as capas preventivamente. Estavam impecáveis. É tipo lotaria, como dizes, agora o que é certo é que a manutenção adequada é o ideal.
No meu caso, tenho uma Mégane II 1.5 DCI 105 cv de Abr de 2009 (das últimas) e troquei as capas preventivamente. Estavam impecáveis. É tipo lotaria, como dizes, agora o que é certo é que a manutenção adequada é o ideal.
Se desde 2006 o componente foi alterado, mal seria que as unidades de 2009 padecessem do mesmo mal.
eu também conheço 2 casos de Qashqai (um deles até reportado aqui no FAH), e na oficina Mercedes Aveiro esta semana já deu entrada de um A180 CDI (motor k9k renô) com a mesma sina...
Espero que este motor seja rapidamente substituído no mercado pelo bem mais fiável 1.6dCi.
Explica lá como é que acontece em carros de 2004 e não acontece com outros de 2001, com mais quilómetros. Por exemplo ?
Explica lá como é que acontece num carro com menos 2 meses para outro do mesmo ano e com menos quilómetros que o mais novo ?
Explica lá porque é que acontece com um 1.5 dCi de 80 e não acontece com um 1.5 dCi de 65 ou 100 cv ?
Uma coisa é certa, há desgaste no referido componente em certos carros, não em todos, há quem nunca mude e não tenha problemas e há quem os tenha e há quem se previne.
Ou seja, a avaria desse componente não é um dado adquirido, não é coisa que se possa dizer que todos os motores irão passar pelo mesmo, mesmo que tenham as capas de bielas "com defeito", cujo defeito é não estarem devidamente dimensionadas e poderem apresentar desgaste superior e que em nada está relacionado com o óleo.
Boas
Não posso explicar...mas estou muito admirado ter acontecido num mercedes.
Editado pela última vez por veterano; 12 May 2014, 21:01.
Razão: correção
eu também conheço 2 casos de Qashqai (um deles até reportado aqui no FAH), e na oficina Mercedes Aveiro esta semana já deu entrada de um A180 CDI (motor k9k renô) com a mesma sina...
Espero que este motor seja rapidamente substituído no mercado pelo bem mais fiável 1.6dCi.
Boas
Tensa certeza que já acontece num mercedes? li algures que a mercedes antes de aplicar este motor fez alterações no volante e embraiagem
BOAS
A fabrica dos bronzes é a mesma para todos os motores RENAULT na minha opinião portanto não pode ser problema dos bronzes ...os bronzes inferiores não têm desgaste porquê? só os bronzes superiores é que vão a baixo acho que o ponto de injeção não está correto originando os pistões a sofrer uma forte pancada quando se dá a explosão porque a Centralina está a (calcular) mal talvez por má Informação do sensor.
A fábrica recebe as reclamações e continua a fabricar bronzes bons para alguns e maus para quem tem o pé Pesado, não pode ser.
Amigo DeCeli
O problema para mim não pode estar nos bronzes achas que a fabrica não está atenta ao problema...e continuava a fabricar bronzes de má qualidade eu não acredito. Dizes que aconteceu nos de 2004 e não nos de 2001...isso só prova que o problema está onde tu entenderes mas não nos bronzes.
abraço
Hoje fui à Renault comprar umas peças para uma kangoo e aproveitei para perguntar qual a principal razão para este problema das capas das bielas irem à vida, e o individuo disse que a principal causa era o óleo.
Ou seja, reduzir os intervalos das mudanças do mesmo e que o óleo cumpra as normas da Renault, ajuda bastante a reduzir o risco de isto acontecer.
Acabam de trocar as capas do meu 1.5 dci....aos 297.000km. Não por qualquer causa, mas sim porque tinha programado fazer isso na terceira mudança da correia de distribuição.
Segundo o meu mecânico, estavam ainda em bom estado. No final da semana coloco aqui imagens das mesmas.
Acabam de trocar as capas do meu 1.5 dci....aos 297.000km. Não por qualquer causa, mas sim porque tinha programado fazer isso na terceira mudança da correia de distribuição.
Segundo o meu mecânico, estavam ainda em bom estado. No final da semana coloco aqui imagens das mesmas.
este assunto preocupa-me e tenho o 1.5 de 90cv num megane 3
Faço 99% Auto Estrada, este ano estou com uma média de 109km/dia.
Muito raramente passo das 2500 rpm, com caixa de 5 dá 108 km/h de velocidade máxima.
O que nunca faço e isso é que dá cabo das cambotas/capas de biela, é acelerar fortemente em baixas (puxar pelo binário).
Um exemplo:
Vais com o cruise controle ligado na AE, desligas para passar a via verde, não reduzes, baixas para 60/70/80 e voltas a ligar o CC.
O carro acelera a fundo até a velocidade programada. Essa aceleração a fundo em rotações muito baixas é que rebentam, com um motor!
Hoje falei com um mecanico que trabalha na Renault e ele trocou as capas das bielas por percaução ao motor do carro dele. Com 192000 km, estas já tinham algum desgaste. Segundo ele me disse, não interessa se o 1.5 é de 80 ou 105 cv. Quando tem que acontecer, acontece.
E mais, ele muda o óleo a cada 10 000 km. A principal razão de isto acontecer, tem a haver com as "curas" que os motores levam. Quem anda mais nas calmas, a probabilidade de ter problemas neste aspecto é muito reduzido.
Hoje falei com um mecanico que trabalha na Renault e ele trocou as capas das bielas por percaução ao motor do carro dele. Com 192000 km, estas já tinham algum desgaste. Segundo ele me disse, não interessa se o 1.5 é de 80 ou 105 cv. Quando tem que acontecer, acontece.
E mais, ele muda o óleo a cada 10 000 km. A principal razão de isto acontecer, tem a haver com as "curas" que os motores levam. Quem anda mais nas calmas, a probabilidade de ter problemas neste aspecto é muito reduzido.
A principal razão é falha na concepção e fabrico dos componentes. Digam o que disserem...
O 105 cá de casa leva o mesmo tratamento dos outros carros, no entanto as capas saíram de lá no limite, aos 156k km.
Isso da EGR também me aconteceu.
Comprei uma nova feito campeão (a um tipo que vendia umas originais que "caiam das caixas") e saiu-me uma bela borrada.
Acabei por voltar a meter a original bem limpa com jato de areia, anda até hoje.
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