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Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

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    Tenho um Qashqai dci 110 de 2011 com 190.000kms e o motor é um relógio suiço. Revisões a cada 30.000km, óleo recomendado e não toca no óleo. O FAP também não dá sinal.

    Para mim, dos casos que conheço, o 1.5 dCi é o motor mais fiável do mercado, em baixa cilindrada. Tomara os outros motores Mercedes (200, 220, mas sobretudo 250) terem 1/3 da fiabilidade do Renault.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
      TB é verdade, contudo conheço vários q sempre cumpriram com tudo ate um caso de revisões cada 10.000km e mesmo assim o 1.5cdi Megane morreu aos +-/93milkm... Estou a falar de uma pessoa q é mecânico de profissão, referiu me q tinha houvido várias comentários nesse sentido mas tb de óleos de fracos e até revisões para lá do recomendado. Não esperava q igualmente TB fosse brincando com este tema pois tinha mt cuidado. Resultado, arranjou o carro andou mais algum tempo e despachou-o Renault 1.5 nem vê-los. Curiosamente no A160cdi que anda a esposa até ao momento zero problemas... Conta com +/-115milkm
      Mas esse 1.5 era de 105cv ou de 110?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Mas esse 1.5 era de 105cv ou de 110?
        O motor era o 105cv

        Comentário


          Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
          O motor era o 105cv
          OK.

          Comentário


            Já ouvi malta a dizer que trocou as capas e passado poucos quilómetros (+-15000km) o motor foi à vida... como é que se consegue provar que a falha foi por má reparação ou de outra coisa qualquer...
            Levando ao mecânico que fez a troca das capas, ele vai sempre dizer que a falha foi de outro componente para se esquivar. Imaginando que se consiga provar que a avaria foi por má reparação das capas, a oficina deveria ser responsável e fazer a reparação...

            Comentário


              Vai entrar um Nissan QashQai 1.5DCI sem FAP com capas a bater. Depois posto aqui qualquer coisa.

              Usou sempre 5W30/5W40

              Comentário


                E já agora faz a muda de 30 em 30 ou 15 em 15 mil ?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Vai entrar um Nissan QashQai 1.5DCI sem FAP com capas a bater. Depois posto aqui qualquer coisa.

                  Usou sempre 5W30/5W40

                  Comentário


                    Tá bonito!

                    A eterna questão: de que ano é o QQ?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                      Tá bonito!

                      A eterna questão: de que ano é o QQ?
                      É de 2007. +/-170000kms acho eu.

                      Comentário


                        E o ruído topava-se a léguas, ou só para quem estivesse batido nesses motores?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          E o ruído topava-se a léguas, ou só para quem estivesse batido nesses motores?
                          A dona percebeu que algo não estava bem. Se uma mulher detecta.....

                          Comentário


                            Ok, já devia parecer uma betoneira...

                            A chatice dos diesel (entre outras) é que são tão barulhentos que não deixam perceber facilmente o inicio destes sintomas. Às vezes até se ouve melhor levantado o carro no elevador com o motor a trabalhar.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Ok, já devia parecer uma betoneira...

                              A chatice dos diesel (entre outras) é que são tão barulhentos que não deixam perceber facilmente o inicio destes sintomas. Às vezes até se ouve melhor levantado o carro no elevador com o motor a trabalhar.
                              Como se consegue perceber qual o barulho?
                              O meu Clio 1.5 DCI tem neste momento 165.000km, será hora de as trocar?

                              Comentário


                                quando se mudam as capas e estas apresentam desgaste anormal, basta só trocar as capas ou tem de se fazer algum polimento à cambota para eliminar possíveis marcas de desgaste nesta?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
                                  quando se mudam as capas e estas apresentam desgaste anormal, basta só trocar as capas ou tem de se fazer algum polimento à cambota para eliminar possíveis marcas de desgaste nesta?
                                  ]
                                  Nos casos que conheço (e são alguns) nunca foi necessário tocar na cambota propriamente dita, mas isto vale o que vale, ou seja, pouco!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por pikota Ver Post
                                    Como se consegue perceber qual o barulho?
                                    O meu Clio 1.5 DCI tem neste momento 165.000km, será hora de as trocar?
                                    O ideal será sempre trocar preventivamente, ou seja, antes de qualquer ruído.

                                    Era importante saber o ano/geração desse teu Clio, porque houve uns mais problemáticos que outros. Dizem que a partir do ano X já não há problema... será 2009? Será 2010?

                                    Se for anterior a esses anos, muda e já... não ficas mais pobre e ficas descansado.

                                    (aquilo que eu queria dizer nesse post é que nos carros a gasolina qualquer alteração de ruído se percebe logo no início. Nos diesel só se percebe quando o problema está mais desenvolvido)

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Ok, já devia parecer uma betoneira...

                                      A chatice dos diesel (entre outras) é que são tão barulhentos que não deixam perceber facilmente o inicio destes sintomas. Às vezes até se ouve melhor levantado o carro no elevador com o motor a trabalhar.
                                      Originalmente Colocado por pikota Ver Post
                                      Como se consegue perceber qual o barulho?
                                      O meu Clio 1.5 DCI tem neste momento 165.000km, será hora de as trocar?



                                      Nos primeiros segundos. Depois fazia em andamento ou não conforme a carga. Ouvi o som e confirmei na hora

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Vai entrar um Nissan QashQai 1.5DCI sem FAP com capas a bater. Depois posto aqui qualquer coisa.

                                        Usou sempre 5W30/5W40
                                        O problema nunca foi do óleo. Mas sempre incriminaram o dito.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Nos primeiros segundos. Depois fazia em andamento ou não conforme a carga. Ouvi o som e confirmei na hora
                                          Bate mesmo, nota-se bem...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Vai entrar um Nissan QashQai 1.5DCI sem FAP com capas a bater. Depois posto aqui qualquer coisa.

                                            Usou sempre 5W30/5W40
                                            Só por curiosidade, quais foram os intervalos entre mudanças de óleo???

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                              Só por curiosidade, quais foram os intervalos entre mudanças de óleo???
                                              Olha outro mito...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                Nos casos que conheço (e são alguns) nunca foi necessário tocar na cambota propriamente dita, mas isto vale o que vale, ou seja, pouco!
                                                mas o facto dos apoios da cambota estarem riscados, leva a que risquem as capas novas e estas ao fim de menos tempo que as originais fiquei iguais (ou piores).


                                                Além de que retirar a cambota para polir é um cabo de trabalhos e € acrescido.

                                                Comentário


                                                  1.5 dci não pode ser para surdos. No vídeo do Eblase ouve-se bem o bater mas só entre os 3 e os 6 segundos depois calou-se. O barulho também é parecido com um trabalhar a 3 cilindros.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                                    1.5 dci não pode ser para surdos. No vídeo do Eblase ouve-se bem o bater mas só entre os 3 e os 6 segundos depois calou-se. O barulho também é parecido com um trabalhar a 3 cilindros.
                                                    Tem 175980kms e ainda faltava 6890kms para a revisão. A revisão era feita a cada 20000kms ou menos conforme o computador.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Tem 175980kms e ainda faltava 6890kms para a revisão. A revisão era feita a cada 20000kms ou menos conforme o computador.
                                                      Relativos poucos kms, tudo em dia e em ordem. Foi pena ter levado com esse fornecedor de capas de biela com que o grupo Renault montava os seus motores. Os que passam ao lado deste problema, provavelmente levaram com outro fornecedor destas peças e continua tudo normal como devia ser.

                                                      Comentário


                                                        O Megane ca de casa de 82cv, 2003 com 175mil vai agora mudar a a 2a distribuição e a conselho do mecânico vai agora mudar capas. Sempre levou o sxr 5w40, chegou a levar o equivalente da valvoline e nunca se queixou, nem gemeu nem gastou uma gota de óleo 😄.

                                                        Comentário


                                                          Depois tira fotos das capas.

                                                          Comentário


                                                            O ideal é trocar antes de ouvir barulhos porque depois disso é uma sorte dado que ao trocar por capas novas pode correr bem e ficar impecável como pode ser o oposto e a cambota necessitar de ser rectificada.

                                                            Comentário


                                                              Um amigo meu com Qashqai 1.5 dci 2011 aproveitou a mudança de óleo dos 160mil km, e mudou capas (portanto mudou óleo, filtro óleo, capas e junta cárter).
                                                              Apresentavam desgaste, estando duas já em estado avançado de degradação (já se sentia um tok-tok em certas situações).

                                                              Usa Galp R 5w30 desde sempre e muda a cada 20mil km.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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