288.000km só com Elf Turbo Diesel 10W40 de 15kkm em 15kkm
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Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostRealmente, cada caso é um caso.
As do meu Megane de 105cv (2009), com 137000kms e óleo mudado de 30 em 30 mil, estavam boas.
O facto de existirem várias opções de motor, dentro do 1.5 dci, com óleos e planos de revisão diferentes, também, a meu ver, não ajuda em nada a que não haja erros aquando da mudança de óleo.
Para quem faz a revisão em casa, terá que se informar devidamente e de fonte fiável, qual o tipo de óleo e plano de revisão para o seu veiculo. A melhor fonte aqui é sempre o manual do veículo.
Mesmo para quem deixa esse trabalho por conta de outrem, profissional neste caso, que serão a maioria em principio, faz sempre sentido validar que o óleo colocado e o prazo de substituição está a ser feito de acordo com manual.
Digo isto pois infelizmente até hoje ainda não encontrei nenhum caso de uma oficina em Portugal que se tivesse responsabilizado em danos num motor, devido a terem colocado um óleo que não era o recomendado pela marca.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostAs situações que tenho conhecimento de problemas de capas de biela nesse motor, podem-se ligar normalmente à utilização de óleo não recomendado ou mudado fora de tempo.
O facto de existirem várias opções de motor, dentro do 1.5 dci, com óleos e planos de revisão diferentes, também, a meu ver, não ajuda em nada a que não haja erros aquando da mudança de óleo.
Para quem faz a revisão em casa, terá que se informar devidamente e de fonte fiável, qual o tipo de óleo e plano de revisão para o seu veiculo. A melhor fonte aqui é sempre o manual do veículo.
Mesmo para quem deixa esse trabalho por conta de outrem, profissional neste caso, que serão a maioria em principio, faz sempre sentido validar que o óleo colocado e o prazo de substituição está a ser feito de acordo com manual.
Digo isto pois infelizmente até hoje ainda não encontrei nenhum caso de uma oficina em Portugal que se tivesse responsabilizado em danos num motor, devido a terem colocado um óleo que não era o recomendado pela marca.
A partir dai, passaram a ser feitas por mim e levou sempre o recomendado ELF SXR 5W40.
Na ultima, aquando da troca das capas, optei pelo Castrol Edge Titanium 5W40, tendo sido no entanto o mecânico a mudar.
Filtro sempre mudado!
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Conheço uma Mégane II 105 de 2006 que agora pelos 170.000 Km as capas cederam...
Entretanto, o Clio II 1.5 dCi de 2001 que está cá em casa desde 2002 já mudou muita coisa (está a menos de 700 Km de atingir a mítica marca dos 300.000 Km) mas as capas ainda são as de origem.
Até aos 210.000 Km mudava o óleo a cada 30.000 Km (na marca) e levava o ELF 10W40. Agora anda a 5W40 "rasco" e continua a rolar (toc toc toc na madeira).
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Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
288.000km só com Elf Turbo Diesel 10W40 de 15kkm em 15kkm
De referir que é o motor 1.5 dci 110, no qual, supostamente, o problema teria sido resolvido.Editado pela última vez por jacshotmail; 22 November 2016, 21:21.
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Originalmente Colocado por steevegt Ver PostAs situações que tenho conhecimento de problemas de capas de biela nesse motor, podem-se ligar normalmente à utilização de óleo não recomendado ou mudado fora de tempo.
(...)
É uma debilidade de concepção destes motores. Um calcanhar de aquiles.
A questão é que na Renault é assumido que aos xx kms do motor Y trocam-se os bronzes.
Depois repara que os condutores de 1.5 dcis não serão (estatisticamente) mais negligentes que os restantes. E nos restantes motores, usando óleos desadequados isso não acontece (acontecem outras coisas por vezes piores, mas isso agora não interessa).
Plenamente de acordo contigo quanto à iliteracia no que toca aos óleos por parte da maioria dos mecânicos/oficinas. No entanto, como sabes, temos um caminho longo a percorrer nestas questões. Por cá os sábios e os "auto-intitulados" andam juntos e as suas opiniões valem muitas vezes o mesmo
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostConheço uma Mégane II 105 de 2006 que agora pelos 170.000 Km as capas cederam...
Entretanto, o Clio II 1.5 dCi de 2001 que está cá em casa desde 2002 já mudou muita coisa (está a menos de 700 Km de atingir a mítica marca dos 300.000 Km) mas as capas ainda são as de origem.
Até aos 210.000 Km mudava o óleo a cada 30.000 Km (na marca) e levava o ELF 10W40. Agora anda a 5W40 "rasco" e continua a rolar (toc toc toc na madeira).
Há algum sintoma que se possa saber que as bielas precisam de ser trocadas?
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostQue acontece quando cedem, motor no lixo certo?
Há algum sintoma que se possa saber que as bielas precisam de ser trocadas?
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Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
288.000km só com Elf Turbo Diesel 10W40 de 15kkm em 15kkm
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Originalmente Colocado por JonhyFull Ver PostEsse óleo, para além de não ser o recomendado para o carro, não suporta tanta quilometragem. Depois admiram-se que os bronzes cedem. Os motores em si já não prestam, já deram mais do que provas da falta de qualidade na confeção do motor, então a usar óleo não recomendado, e a ultrapassar limites de quilometragem... epah
(retirado do manual de um 1.5dci de 2004)
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Originalmente Colocado por JonhyFull Ver PostEsse óleo, para além de não ser o recomendado para o carro, não suporta tanta quilometragem. Depois admiram-se que os bronzes cedem. Os motores em si já não prestam, já deram mais do que provas da falta de qualidade na confeção do motor, então a usar óleo não recomendado, e a ultrapassar limites de quilometragem... epah
Associar o tipo de óleo ao desgaste de capas de bielas é um erro difundido que tarda em mudar. O desgaste das bielas ocorre por defeito de concepção das capas da bielas, seja no material utilizado, seja no dimensionamento das peças.
Até aos 270.000 Km usei sempre 10W40 e mudava a cada 30.000 Km e aos 300.000 Km as capas ainda são as de origem.
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O uso de um oleo de qualidade inferior leva SEMPRE a níveis de desgaste mais elevados, na forma de metal presente no oleo em ppm.
A única razão pela qual os problemas não são superiores é devido ao maior consumo de oleo (elevado NOACK), é necessário reatestar mais frequentemente repondo os níveis de aditivos.
No entanto a quantidade de metais está sempre a aumentar.
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Originalmente Colocado por Illusion Ver PostO uso de um oleo de qualidade inferior leva SEMPRE a níveis de desgaste mais elevados, na forma de metal presente no oleo em ppm.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO óleo ELF 10W40 (seja o Competition ST / STi, TurboDiesel ou Evolution 700ST / STi) é um óleo preconizado pela Renault e capaz de fazer 30.000 Km entre cada mudança de óleo. Este mesmo óleo também é vendido sob a marca TOTAL (Quartz 7000 e Quartz 7000 Energy), normalmente uns euros mais barato.
Associar o tipo de óleo ao desgaste de capas de bielas é um erro difundido que tarda em mudar. O desgaste das bielas ocorre por defeito de concepção das capas da bielas, seja no material utilizado, seja no dimensionamento das peças.
Até aos 270.000 Km usei sempre 10W40 e mudava a cada 30.000 Km e aos 300.000 Km as capas ainda são as de origem.
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Originalmente Colocado por XtraLong Ver PostNão é recomendado?
(retirado do manual de um 1.5dci de 2004)
Tenho medo de mudar para síntetico 5W40 por um Cotech da Renault , muitas vezes assistiu a carros que após mudarem de 10W40para 5W40, passado pouco tempo, o motor foi de vela ...
Dai o meu receio....
Já agora e tendo em conta que o Elf Evolution 700 Turbo Diesel 10W40 parece que foi descontinuado, que outro óleo dentro 10W40 (não tem problema o preço ) , posso por em alternativa para um Megane II 100cv DCI 2004, quase com 300Kkm.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostA marca preconiza que se façam mudanças de óleo a cada 30 mil kms com o 10W40?
O único entrave para que tal não aconteça deve-se ao tipo de utilização dada ao veículo, isto é, caso seja um uso mais severo, aconselham períodos entre revisões mais curtos.
Originalmente Colocado por WD40 Ver PostNo meu é só 10W40 e vai continuar.
Tenho medo de mudar para síntetico 5W40 por um Cotech da Renault , muitas vezes assistiu a carros que após mudarem de 10W40para 5W40, passado pouco tempo, o motor foi de vela ...
Dai o meu receio....
Já agora e tendo em conta que o Elf Evolution 700 Turbo Diesel 10W40 parece que foi descontinuado, que outro óleo dentro 10W40 (não tem problema o preço ) , posso por em alternativa para um Megane II 100cv DCI 2004, quase com 300Kkm.
Se pretendes manter-te no 10W40 e com o mesmo óleo, podes comprar:
- ELF Evolution 700 ST;
- ELF Evolution 700 STi;
- TOTAL Quartz 7000;
- TOTAL Quartz 7000 Energy.
O óleo é exactamente o mesmo, as diferentes designações são meramente devido a acordos comerciais que há entre as marcas ELF e TOTAL com alguns fabricantes.
E é o mesmíssimo óleo vendido anteriormente como ELF 10W40 TurboDiesel.
Ou seja, o ELF 10W40 ST vem indicado como óleo OEM para a Renault (embora também dê para alguns MB), o STi vem indicado para uso universal; o TOTAL Quartz 7000 vem indicado apenas para a PSA Automobiles (Peugeot e Citroën) e o 7000 Energy vem indicado para uso universal.
De ressalvar que o óleo vendido sob a marca TOTAL costuma ser mais barato que o vendido com o rótulo ELF, sendo o Quartz 7000 Energy o mais barato deles todos (o que se poupa dá para comprar o filtro de óleo!).
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Já tinha mirado esse Total Quatz 7000, como o meu não tem filtro partículas e nem é do grupo PSA.....acho que vai ser o substituto .
Já agora , por curiosidade,qual a diferença entre o Elf Evolution 700 ST e o STi ?
E se ganhar "coragem" para por um sintetico 5W40, qual um que poderias indicar ??
Obrigado desde já .
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostSim.
O único entrave para que tal não aconteça deve-se ao tipo de utilização dada ao veículo, isto é, caso seja um uso mais severo, aconselham períodos entre revisões mais curtos.
Podes mudar para um 5W40 sem problemas. Não vai alterar nada, muito menos criar ou aumentar o consumo de óleo.
Se pretendes manter-te no 10W40 e com o mesmo óleo, podes comprar:
- ELF Evolution 700 ST;
- ELF Evolution 700 STi;
- TOTAL Quartz 7000;
- TOTAL Quartz 7000 Energy.
O óleo é exactamente o mesmo, as diferentes designações são meramente devido a acordos comerciais que há entre as marcas ELF e TOTAL com alguns fabricantes.
E é o mesmíssimo óleo vendido anteriormente como ELF 10W40 TurboDiesel.
Ou seja, o ELF 10W40 ST vem indicado como óleo OEM para a Renault (embora também dê para alguns MB), o STi vem indicado para uso universal; o TOTAL Quartz 7000 vem indicado apenas para a PSA Automobiles (Peugeot e Citroën) e o 7000 Energy vem indicado para uso universal.
De ressalvar que o óleo vendido sob a marca TOTAL costuma ser mais barato que o vendido com o rótulo ELF, sendo o Quartz 7000 Energy o mais barato deles todos (o que se poupa dá para comprar o filtro de óleo!).
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