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Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci

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    288.000km só com Elf Turbo Diesel 10W40 de 15kkm em 15kkm

    Comentário


      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Realmente, cada caso é um caso.

      As do meu Megane de 105cv (2009), com 137000kms e óleo mudado de 30 em 30 mil, estavam boas.
      As situações que tenho conhecimento de problemas de capas de biela nesse motor, podem-se ligar normalmente à utilização de óleo não recomendado ou mudado fora de tempo.

      O facto de existirem várias opções de motor, dentro do 1.5 dci, com óleos e planos de revisão diferentes, também, a meu ver, não ajuda em nada a que não haja erros aquando da mudança de óleo.

      Para quem faz a revisão em casa, terá que se informar devidamente e de fonte fiável, qual o tipo de óleo e plano de revisão para o seu veiculo. A melhor fonte aqui é sempre o manual do veículo.
      Mesmo para quem deixa esse trabalho por conta de outrem, profissional neste caso, que serão a maioria em principio, faz sempre sentido validar que o óleo colocado e o prazo de substituição está a ser feito de acordo com manual.
      Digo isto pois infelizmente até hoje ainda não encontrei nenhum caso de uma oficina em Portugal que se tivesse responsabilizado em danos num motor, devido a terem colocado um óleo que não era o recomendado pela marca.

      Comentário


        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        As situações que tenho conhecimento de problemas de capas de biela nesse motor, podem-se ligar normalmente à utilização de óleo não recomendado ou mudado fora de tempo.

        O facto de existirem várias opções de motor, dentro do 1.5 dci, com óleos e planos de revisão diferentes, também, a meu ver, não ajuda em nada a que não haja erros aquando da mudança de óleo.

        Para quem faz a revisão em casa, terá que se informar devidamente e de fonte fiável, qual o tipo de óleo e plano de revisão para o seu veiculo. A melhor fonte aqui é sempre o manual do veículo.
        Mesmo para quem deixa esse trabalho por conta de outrem, profissional neste caso, que serão a maioria em principio, faz sempre sentido validar que o óleo colocado e o prazo de substituição está a ser feito de acordo com manual.
        Digo isto pois infelizmente até hoje ainda não encontrei nenhum caso de uma oficina em Portugal que se tivesse responsabilizado em danos num motor, devido a terem colocado um óleo que não era o recomendado pela marca.
        No meu caso, fez revisões na marca até aos 43000kms, onde espero que lhe tenham colocado o recomendado 5W40. Comprei-o em concessionário oficial, com 6 meses e 15000kms, supostamente com a revisão feita, pelo que fiz a seguinte dai a +-28000kms. Desde então, foi sempre de 30 em 30k, sendo que na ultima me estiquei até aos 34k...

        A partir dai, passaram a ser feitas por mim e levou sempre o recomendado ELF SXR 5W40.

        Na ultima, aquando da troca das capas, optei pelo Castrol Edge Titanium 5W40, tendo sido no entanto o mecânico a mudar.

        Filtro sempre mudado!

        Comentário


          Conheço uma Mégane II 105 de 2006 que agora pelos 170.000 Km as capas cederam...

          Entretanto, o Clio II 1.5 dCi de 2001 que está cá em casa desde 2002 já mudou muita coisa (está a menos de 700 Km de atingir a mítica marca dos 300.000 Km) mas as capas ainda são as de origem.

          Até aos 210.000 Km mudava o óleo a cada 30.000 Km (na marca) e levava o ELF 10W40. Agora anda a 5W40 "rasco" e continua a rolar (toc toc toc na madeira).

          Comentário


            Originalmente Colocado por WD40 Ver Post


            288.000km só com Elf Turbo Diesel 10W40 de 15kkm em 15kkm
            As minhas estavam assim com 150.000km.
            De referir que é o motor 1.5 dci 110, no qual, supostamente, o problema teria sido resolvido.
            Editado pela última vez por jacshotmail; 22 November 2016, 21:21.

            Comentário


              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              As situações que tenho conhecimento de problemas de capas de biela nesse motor, podem-se ligar normalmente à utilização de óleo não recomendado ou mudado fora de tempo.
              (...)
              .

              É uma debilidade de concepção destes motores. Um calcanhar de aquiles.

              A questão é que na Renault é assumido que aos xx kms do motor Y trocam-se os bronzes.

              Depois repara que os condutores de 1.5 dcis não serão (estatisticamente) mais negligentes que os restantes. E nos restantes motores, usando óleos desadequados isso não acontece (acontecem outras coisas por vezes piores, mas isso agora não interessa).

              Plenamente de acordo contigo quanto à iliteracia no que toca aos óleos por parte da maioria dos mecânicos/oficinas. No entanto, como sabes, temos um caminho longo a percorrer nestas questões. Por cá os sábios e os "auto-intitulados" andam juntos e as suas opiniões valem muitas vezes o mesmo

              Comentário


                P_20161017_000347.jpg

                Vw 1.9 Tdi Bxe, 150.000 Km, não são só os renaults

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Conheço uma Mégane II 105 de 2006 que agora pelos 170.000 Km as capas cederam...

                  Entretanto, o Clio II 1.5 dCi de 2001 que está cá em casa desde 2002 já mudou muita coisa (está a menos de 700 Km de atingir a mítica marca dos 300.000 Km) mas as capas ainda são as de origem.

                  Até aos 210.000 Km mudava o óleo a cada 30.000 Km (na marca) e levava o ELF 10W40. Agora anda a 5W40 "rasco" e continua a rolar (toc toc toc na madeira).
                  Que acontece quando cedem, motor no lixo certo?

                  Há algum sintoma que se possa saber que as bielas precisam de ser trocadas?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                    [ATTACH]139094[/ATTACH]

                    Vw 1.9 Tdi Bxe, 150.000 Km, não são só os renaults
                    VW 1.9 TDi BLS 140.000 km

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                      VW 1.9 TDi BLS 140.000 km

                      Antes de um Renault tive um Seat Leon II com motor BLS 1.9 TDI e já me tinham aconselhado mudar os bronzes por ser um problema destes motores.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                        Que acontece quando cedem, motor no lixo certo?

                        Há algum sintoma que se possa saber que as bielas precisam de ser trocadas?
                        Geralmente vai o motor para o lixo

                        Prevenção é a melhor arma.



                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Que acontece quando cedem, motor no lixo certo?

                          Há algum sintoma que se possa saber que as bielas precisam de ser trocadas?
                          Quando ouves o barulho, já é tarde. Mas caso não se use mais o veículo, ainda há possibilidade de com a troca das capas se evitar a destruição do motor.

                          Comentário


                            Boas pessaoal,

                            A partir de que ano e que os motores dci já não trazem o problema das capas das bielas?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
                              Boas pessaoal,

                              A partir de que ano e que os motores dci já não trazem o problema das capas das bielas?
                              Basicamente desde que passou a ter as potências de 70, 90 e 110.

                              Comentário


                                Antes diziam que os motores de 105cv já não davam problemas, com o tempo e os km também vieram a ter os 110cv são os mais recentes é natural que haja menos casos mas não creio que se possa excluir que também tenham esse problema.

                                Comentário


                                  As capas nos DCi mais recentes já vêm com ponto de fixação e não rodam como as anteriores, acabando por obstruir o canal de lubrificação.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Na ultima, aquando da troca das capas, optei pelo Castrol Edge Titanium 5W40, tendo sido no entanto o mecânico a mudar.
                                    Apenas por curiosidade, notou alguma diferença com o Castrol em relação ao ELF?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por WD40 Ver Post


                                      288.000km só com Elf Turbo Diesel 10W40 de 15kkm em 15kkm
                                      Esse óleo, para além de não ser o recomendado para o carro, não suporta tanta quilometragem. Depois admiram-se que os bronzes cedem. Os motores em si já não prestam, já deram mais do que provas da falta de qualidade na confeção do motor, então a usar óleo não recomendado, e a ultrapassar limites de quilometragem... epah

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                        VW 1.9 TDi BLS 140.000 km

                                        [IMG]http://s10.postimg.org/69m5p94kp/capbiel.jpg[IMG]
                                        Bem melhores que as do WD40.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JonhyFull Ver Post
                                          Esse óleo, para além de não ser o recomendado para o carro, não suporta tanta quilometragem. Depois admiram-se que os bronzes cedem. Os motores em si já não prestam, já deram mais do que provas da falta de qualidade na confeção do motor, então a usar óleo não recomendado, e a ultrapassar limites de quilometragem... epah
                                          Não é recomendado?



                                          (retirado do manual de um 1.5dci de 2004)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JonhyFull Ver Post
                                            Esse óleo, para além de não ser o recomendado para o carro, não suporta tanta quilometragem. Depois admiram-se que os bronzes cedem. Os motores em si já não prestam, já deram mais do que provas da falta de qualidade na confeção do motor, então a usar óleo não recomendado, e a ultrapassar limites de quilometragem... epah
                                            O óleo ELF 10W40 (seja o Competition ST / STi, TurboDiesel ou Evolution 700ST / STi) é um óleo preconizado pela Renault e capaz de fazer 30.000 Km entre cada mudança de óleo. Este mesmo óleo também é vendido sob a marca TOTAL (Quartz 7000 e Quartz 7000 Energy), normalmente uns euros mais barato.

                                            Associar o tipo de óleo ao desgaste de capas de bielas é um erro difundido que tarda em mudar. O desgaste das bielas ocorre por defeito de concepção das capas da bielas, seja no material utilizado, seja no dimensionamento das peças.

                                            Até aos 270.000 Km usei sempre 10W40 e mudava a cada 30.000 Km e aos 300.000 Km as capas ainda são as de origem.

                                            Comentário


                                              O uso de um oleo de qualidade inferior leva SEMPRE a níveis de desgaste mais elevados, na forma de metal presente no oleo em ppm.

                                              A única razão pela qual os problemas não são superiores é devido ao maior consumo de oleo (elevado NOACK), é necessário reatestar mais frequentemente repondo os níveis de aditivos.

                                              No entanto a quantidade de metais está sempre a aumentar.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                O uso de um oleo de qualidade inferior leva SEMPRE a níveis de desgaste mais elevados, na forma de metal presente no oleo em ppm.
                                                Isso é verdade se tiveres dois motores usando 10W40 e 5W40 (por exemplo) e fazerem EXACTAMENTE a mesma utilização. Ou seja, em banco de ensaios até és capaz de provar alguma coisa, na prática não porque o desgaste não depende única e exclusivamente do óleo e de muitos factores alheios a este.

                                                Comentário


                                                  Venho aqui só dizer que, mandei mudar as capas esta semana que passou, num dci com 375.000Km.

                                                  M.O. + peças + filtros + óleo = 175 paus.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    O óleo ELF 10W40 (seja o Competition ST / STi, TurboDiesel ou Evolution 700ST / STi) é um óleo preconizado pela Renault e capaz de fazer 30.000 Km entre cada mudança de óleo. Este mesmo óleo também é vendido sob a marca TOTAL (Quartz 7000 e Quartz 7000 Energy), normalmente uns euros mais barato.

                                                    Associar o tipo de óleo ao desgaste de capas de bielas é um erro difundido que tarda em mudar. O desgaste das bielas ocorre por defeito de concepção das capas da bielas, seja no material utilizado, seja no dimensionamento das peças.

                                                    Até aos 270.000 Km usei sempre 10W40 e mudava a cada 30.000 Km e aos 300.000 Km as capas ainda são as de origem.
                                                    A marca preconiza que se façam mudanças de óleo a cada 30 mil kms com o 10W40?

                                                    Comentário


                                                      Eu nem com 5W40 no meu carro ( uso 10W40 , Megane II DCI 2004 100cv), faria 30kkm.....

                                                      Para mim 11kkm no maximo , filtro e óleo , tudo mudado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                                        Não é recomendado?



                                                        (retirado do manual de um 1.5dci de 2004)
                                                        No meu é só 10W40 e vai continuar.

                                                        Tenho medo de mudar para síntetico 5W40 por um Cotech da Renault , muitas vezes assistiu a carros que após mudarem de 10W40para 5W40, passado pouco tempo, o motor foi de vela ...

                                                        Dai o meu receio....

                                                        Já agora e tendo em conta que o Elf Evolution 700 Turbo Diesel 10W40 parece que foi descontinuado, que outro óleo dentro 10W40 (não tem problema o preço ) , posso por em alternativa para um Megane II 100cv DCI 2004, quase com 300Kkm.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          A marca preconiza que se façam mudanças de óleo a cada 30 mil kms com o 10W40?
                                                          Sim.

                                                          O único entrave para que tal não aconteça deve-se ao tipo de utilização dada ao veículo, isto é, caso seja um uso mais severo, aconselham períodos entre revisões mais curtos.


                                                          Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
                                                          No meu é só 10W40 e vai continuar.

                                                          Tenho medo de mudar para síntetico 5W40 por um Cotech da Renault , muitas vezes assistiu a carros que após mudarem de 10W40para 5W40, passado pouco tempo, o motor foi de vela ...

                                                          Dai o meu receio....

                                                          Já agora e tendo em conta que o Elf Evolution 700 Turbo Diesel 10W40 parece que foi descontinuado, que outro óleo dentro 10W40 (não tem problema o preço ) , posso por em alternativa para um Megane II 100cv DCI 2004, quase com 300Kkm.
                                                          Podes mudar para um 5W40 sem problemas. Não vai alterar nada, muito menos criar ou aumentar o consumo de óleo.

                                                          Se pretendes manter-te no 10W40 e com o mesmo óleo, podes comprar:
                                                          - ELF Evolution 700 ST;
                                                          - ELF Evolution 700 STi;
                                                          - TOTAL Quartz 7000;
                                                          - TOTAL Quartz 7000 Energy.

                                                          O óleo é exactamente o mesmo, as diferentes designações são meramente devido a acordos comerciais que há entre as marcas ELF e TOTAL com alguns fabricantes.

                                                          E é o mesmíssimo óleo vendido anteriormente como ELF 10W40 TurboDiesel.

                                                          Ou seja, o ELF 10W40 ST vem indicado como óleo OEM para a Renault (embora também dê para alguns MB), o STi vem indicado para uso universal; o TOTAL Quartz 7000 vem indicado apenas para a PSA Automobiles (Peugeot e Citroën) e o 7000 Energy vem indicado para uso universal.

                                                          De ressalvar que o óleo vendido sob a marca TOTAL costuma ser mais barato que o vendido com o rótulo ELF, sendo o Quartz 7000 Energy o mais barato deles todos (o que se poupa dá para comprar o filtro de óleo!).

                                                          Comentário


                                                            Já tinha mirado esse Total Quatz 7000, como o meu não tem filtro partículas e nem é do grupo PSA.....acho que vai ser o substituto .

                                                            Já agora , por curiosidade,qual a diferença entre o Elf Evolution 700 ST e o STi ?

                                                            E se ganhar "coragem" para por um sintetico 5W40, qual um que poderias indicar ??

                                                            Obrigado desde já .

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              Sim.

                                                              O único entrave para que tal não aconteça deve-se ao tipo de utilização dada ao veículo, isto é, caso seja um uso mais severo, aconselham períodos entre revisões mais curtos.




                                                              Podes mudar para um 5W40 sem problemas. Não vai alterar nada, muito menos criar ou aumentar o consumo de óleo.

                                                              Se pretendes manter-te no 10W40 e com o mesmo óleo, podes comprar:
                                                              - ELF Evolution 700 ST;
                                                              - ELF Evolution 700 STi;
                                                              - TOTAL Quartz 7000;
                                                              - TOTAL Quartz 7000 Energy.

                                                              O óleo é exactamente o mesmo, as diferentes designações são meramente devido a acordos comerciais que há entre as marcas ELF e TOTAL com alguns fabricantes.

                                                              E é o mesmíssimo óleo vendido anteriormente como ELF 10W40 TurboDiesel.

                                                              Ou seja, o ELF 10W40 ST vem indicado como óleo OEM para a Renault (embora também dê para alguns MB), o STi vem indicado para uso universal; o TOTAL Quartz 7000 vem indicado apenas para a PSA Automobiles (Peugeot e Citroën) e o 7000 Energy vem indicado para uso universal.

                                                              De ressalvar que o óleo vendido sob a marca TOTAL costuma ser mais barato que o vendido com o rótulo ELF, sendo o Quartz 7000 Energy o mais barato deles todos (o que se poupa dá para comprar o filtro de óleo!).
                                                              Então sendo assim o ELF tem as normas PSA e o Total tem as normas RN?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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