Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dakar 2020_2021

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    Por outro lado esta história de terem todos motos com motores e capacidades idênticas e sem grandes possibilidades de velocidade de ponta superiores faz, com que a meu ver, o piloto tenha de andar mais vezes no limite pois sabe que não há como recuperar. Não digo que foi isso que aconteceu. Enquanto que numa mota mais possante pode controlar mais o ritmo e apertar onde se sente mais à vontade com as 450 aquilo limita bastante poder recuperar mais "à frente" pois é virtualmente impossível.
    Seja como for existem "n" mortes no Dakar desde o seu início e se hoje em dia a grande maioria vê como mais uma coisa na net, a verdade é que sempre foi e é a prova mais dura que existe em TT a nível mundial e por algum motivo continua a ser assim.
    Desde os primórdios que existem viaturas roubadas em que se pediam resgates, trilhos em que se saísse do mesmo a probabilidade de existir uma mina terrestre era grande, etc, etc e isso nunca afastou estes homens desta aventura.
    Tal como o próprio criador desta aventura que morreu em plena prova, etc, etc... existem tantas variáveis.
    Uns verdadeiros heróis quem se propõe participar nestas aventuras.
    Isso levaria no limite a um Grupo B das motas.

    Quanto mais potência tiverem disponível, mais vão usar. É essa a natureza da competição... E naquela caso, para vir a fazer 4º com aquela mota, devia vir mesmo "de faca nos dentes".

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      A equipa refere Lesões "graves na cabeça, pescoço e coluna" terão sido a causa da morte.

      Hoje não houve etapa para motos.
      A Equipa do Paulo abandonou o DAKAR
      https://www.jn.pt/desporto/equipa-de...-11701181.html

      "Toda a equipa Hero está em profundo luto após a morte trágica do nosso piloto Paulo Gonçalves no domingo. Com um imenso respeito pelo nosso falecido colega, a Hero não vai continuar a sua participação no Rali Dakar de 2020", pode ler-se numa publicação na conta da marca indiana na rede social Twitter."

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
        Isso levaria no limite a um Grupo B das motas.

        Quanto mais potência tiverem disponível, mais vão usar. É essa a natureza da competição... E naquela caso, para vir a fazer 4º com aquela mota, devia vir mesmo "de faca nos dentes".
        Não estou de acordo. Acho que seria muito mais doseável o andamento.

        Comentário


          #94
          Acho que ali na equação toda, a mota/andamento é o que pesa menos.
          O Dakar é navegação, destreza física e fiabilidade.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            Não estou de acordo. Acho que seria muito mais doseável o andamento.
            Se sabes que o teu adversário vai ter disponível 220 km/h (ou outra velocidade máxima) no local onde o Paulo Gonçalves morreu, é óbvio que os vais usar. O teu objectivo é ganhar, não é só chegar ao fim... Este é o mindset daqueles 10 primeiros.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
              Acho que ali na equação toda, a mota/andamento é o que pesa menos.
              O Dakar é navegação, destreza física e fiabilidade.
              Já o disse anteriormente. Não estou associar uma coisa à outra.
              Assisti à partida do DAKAR 2006 que saiu de Lisboa e onde o Paulo participou pela 1º vez nesta prova.
              Basta ver anos a fios de imagens e de quedas para ver que é tudo uma questão de sorte.
              Aliás o Paulo com as quedas até já diziam que ele era de borracha, pois corria sempre bem
              Agora a relação mota/andamento é uma equação importante que não podes tirar da equação.
              Mas não sou nenhum expert na matéria. É apenas a minha opinião.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Se sabes que o teu adversário vai ter disponível 220 km/h (ou outra velocidade máxima) no local onde o Paulo Gonçalves morreu, é óbvio que os vais usar. O teu objectivo é ganhar, não é só chegar ao fim... Este é o mindset daqueles 10 primeiros.
                Só se tiveres numa situação taco a taco, coisa que acontece apenas entre 2 ou 3 adversários no máximo no top 5, pois daí para baixo já começas a ter diferenças de tempo substanciais.
                Aliás ficou bem evidente isto com o Alonso a esbardar-lhe-se logo nas primeiras etapas.
                Se o Dakar fosse só andar a fundo...

                Comentário


                  #98
                  Um relato de dar um nó no estômago

                  "Toby Price é o atual campeão do Dakar nas motos. Foi o primeiro a chegar junto de Paulo Gonçalves após o acidente que viria a ser fatal para o português. O australiano publicou, esta segunda-feira, um texto nas redes sociais contando como tentou ajudar o português, que acabou por falecer no deserto, durante a 7.ª etapa. Foi o piloto da KTM quem deu o alerta, recebeu as equipas médicas e ajudou a colocar o corpo de Paulo Gonçalves dentro do helicóptero. "Tinha sido o primeiro a chegar até junto dele e queria ser o último a sair", escreveu Price, desolado, num dia em que motos e quads não foram para a estrada, em homenagem a 'Speedy Gonçalves'.

                  Eis o post completo:


                  "A etapa de ontem começou bem, a bom ritmo, estava a sentir-me bem na moto. O Paulo saiu para a etapa uns cinco minutos antes de mim e o pior aconteceu. Cheguei a uma pequena duna e vi um piloto caído, era o Paulo.


                  Pensei logo no pior, sabia que era sério. Pedi ajuda o mais rápido possível e coloquei-o de lado (nessa altura pareceu-me ainda mais sério). Voltei a pedir ajuda, nesta fase o Ctefan Svitko chegou e tentou ajudar-me como pôde.


                  O primeiro helicóptero chegou, o Luc Alphand estava também a tentar ajudar e quando o helicóptero médico aterrou, eles já estavam a tentar reanimá-lo. Os médicos colocaram-se ao nosso lado e fizeram o que puderam.


                  Ajudámos a descarregar o equipamento médico, a guiar os restantes pilotos para longe daquele cenário terrível. Todos demos o nosso máximo, mas já não havia nada a fazer.


                  Ajudei a levá-lo para o helicóptero, era o que devia fazer. Tinha sido o primeiro a chegar junto dele e queria ser o último a sair.


                  Vamos sentir falta do teu sorriso e das tuas gargalhadas no bivouac, Speedy.


                  Os meus últimos 250 km da etapa foram duros, estou desidratado de tanto chorar.


                  Neste momento não estou interessado no resultado, não quero saber.


                  Os nossos pensamentos estão com a família e os amigos, hoje não vamos disputar a etapa 8, pela mota número 8, em respeito pela família, pelos amigos e pela perda do nosso herói.


                  Obrigado a todos pelas mensagens de apoio que nos chegaram de todo o mundo, especialmente de Portugal. Nós somos humanos e isto não é apenas uma corrida. Abdicaria de todas as minhas vitórias para ter alguns
                  in:https://tribunaexpresso.pt/revista-d...-de-resultados
                  "

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                    Só se tiveres numa situação taco a taco, coisa que acontece apenas entre 2 ou 3 adversários no máximo no top 5, pois daí para baixo já começas a ter diferenças de tempo substanciais.
                    Aliás ficou bem evidente isto com o Alonso a esbardar-lhe-se logo nas primeiras etapas.
                    Se o Dakar fosse só andar a fundo...
                    Parece-me que continuas a não contemplar o factor "competição", e toda a envolvente/mística da prova.

                    As capacidades técnicas entre os da frente são bastante similares, seja em termos de navegação, técnica, resistência... No fim do dia são os pequenas decisões/azares, e a mota (potência, afinação, fiabilidade), que fazem a diferença.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      Já o disse anteriormente. Não estou associar uma coisa à outra.
                      Assisti à partida do DAKAR 2006 que saiu de Lisboa e onde o Paulo participou pela 1º vez nesta prova.
                      Basta ver anos a fios de imagens e de quedas para ver que é tudo uma questão de sorte.
                      Aliás o Paulo com as quedas até já diziam que ele era de borracha, pois corria sempre bem
                      Agora a relação mota/andamento é uma equação importante que não podes tirar da equação.
                      Mas não sou nenhum expert na matéria. É apenas a minha opinião.
                      No ano passado abandonou o dakar com um traumatismo craniano.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Parece-me que continuas a não contemplar o factor "competição", e toda a envolvente/mística da prova.
                        As capacidades técnicas entre os da frente são bastante similares, seja em termos de navegação, técnica, resistência... No fim do dia são os pequenas decisões/azares, e a mota (potência, afinação, fiabilidade), que fazem a diferença.
                        Sinceramente não sei o que queres dizer com isso.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Sinceramente não sei o que queres dizer com isso.
                          O que já disse anteriormente, aquele pessoal está ali para ganhar. E para isso usará toda a potência que tiver disponível.

                          A única hipótese que vejo é prever que os pilotos "atrasados" possam anular, durante X km, o limitador de velocidade. Mal comparado, como o contrário do lastro que existia no DTM.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            O que já disse anteriormente, aquele pessoal está ali para ganhar. E para isso usará toda a potência que tiver disponível.

                            A única hipótese que vejo é prever que os pilotos "atrasados" possam anular, durante X km, o limitador de velocidade. Mal comparado, como o contrário do lastro que existia no DTM.
                            Acho que ninguém tem dúvidas disso.

                            Comentário


                              As motas atuais já são mais "limitadas" que no passado, ou melhor, mais "especificas".

                              Longe vão os tempos da LC8, que por acaso nem eram muitos que andavam com ela (Só o grande Meoni venceu com ela), da Elephant 900, super Teneré, AT, e por aí fora.
                              Mesmo as 650/690 já desapareceram à uns anos.
                              Ainda no ano passado andava no Eco Race uma CRF 1000 e se não me engano ficou bem longe do primeiro lugar, pois potência e velocidade máxima não é tudo.


                              Esta etapa 7 é que foi tudo menos típica em relação aos hábitos dos últimos anos. Extremamente rápida e propícia a velocidades muito elevadas durante muito tempo.
                              Segundo as informações que passaram alguns carros fizeram a prova a mais de 120 km/h.de velocidade média, sendo que os camiões mais rápidos entrariam no top 10.
                              Se não me engano os camiões estão limitados a 150 km/h, o que demonstra o quão absurda e atípica foi esta fatal etapa.
                              Mas é isto o Dakar, sempre foi e sempre será. A malta pedia o Dakar outra vez em África, foram mais para o lado mas voltaram algumas das características mais perigosas (não necessariamente duras, porque nisso a América do Sul era fortíssima).

                              É duro, muito dura a perda de alguém que nos diz muito e que é um estandarte da competição. Poderia ter sido o van Beveren na queda do outro dia, mas calhou ao nosso Speedy, como amanhã pode calhar a outro qualquer.
                              A quente todos ficam em baixo com esta situação, mas amanhã ou na pior das hipóteses no próximo ano, vão querer lá voltar e lutar para dar o máximo como se não houvesse amanhã, tal como o Paulo fazia sempre.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                As motas atuais já são mais "limitadas" que no passado, ou melhor, mais "especificas".

                                Longe vão os tempos da LC8, que por acaso nem eram muitos que andavam com ela (Só o grande Meoni venceu com ela), da Elephant 900, super Teneré, AT, e por aí fora.
                                Mesmo as 650/690 já desapareceram à uns anos.
                                Ainda no ano passado andava no Eco Race uma CRF 1000 e se não me engano ficou bem longe do primeiro lugar, pois potência e velocidade máxima não é tudo.


                                Esta etapa 7 é que foi tudo menos típica em relação aos hábitos dos últimos anos. Extremamente rápida e propícia a velocidades muito elevadas durante muito tempo.
                                Segundo as informações que passaram alguns carros fizeram a prova a mais de 120 km/h.de velocidade média, sendo que os camiões mais rápidos entrariam no top 10.
                                Se não me engano os camiões estão limitados a 150 km/h, o que demonstra o quão absurda e atípica foi esta fatal etapa.
                                Mas é isto o Dakar, sempre foi e sempre será. A malta pedia o Dakar outra vez em África, foram mais para o lado mas voltaram algumas das características mais perigosas (não necessariamente duras, porque nisso a América do Sul era fortíssima).

                                É duro, muito dura a perda de alguém que nos diz muito e que é um estandarte da competição. Poderia ter sido o van Beveren na queda do outro dia, mas calhou ao nosso Speedy, como amanhã pode calhar a outro qualquer.
                                A quente todos ficam em baixo com esta situação, mas amanhã ou na pior das hipóteses no próximo ano, vão querer lá voltar e lutar para dar o máximo como se não houvesse amanhã, tal como o Paulo fazia sempre.
                                O ano passado não me recordo, mas há uns 3 anos, se não estou em erro, andou no Eco Race o Paolo Ceci com uma Africa Twin e se não ganhou, andou sempre perto da frente.

                                Vantagens e desvantagens têm todas, mas aqueles gajos da frente querem é potencia.

                                Comentário


                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    As motas atuais já são mais "limitadas" que no passado, ou melhor, mais "especificas".

                                    Longe vão os tempos da LC8, que por acaso nem eram muitos que andavam com ela (Só o grande Meoni venceu com ela), da Elephant 900, super Teneré, AT, e por aí fora.
                                    Mesmo as 650/690 já desapareceram à uns anos.
                                    Ainda no ano passado andava no Eco Race uma CRF 1000 e se não me engano ficou bem longe do primeiro lugar, pois potência e velocidade máxima não é tudo.


                                    Esta etapa 7 é que foi tudo menos típica em relação aos hábitos dos últimos anos. Extremamente rápida e propícia a velocidades muito elevadas durante muito tempo.
                                    Segundo as informações que passaram alguns carros fizeram a prova a mais de 120 km/h.de velocidade média, sendo que os camiões mais rápidos entrariam no top 10.
                                    Se não me engano os camiões estão limitados a 150 km/h, o que demonstra o quão absurda e atípica foi esta fatal etapa.
                                    Mas é isto o Dakar, sempre foi e sempre será. A malta pedia o Dakar outra vez em África, foram mais para o lado mas voltaram algumas das características mais perigosas (não necessariamente duras, porque nisso a América do Sul era fortíssima).

                                    É duro, muito dura a perda de alguém que nos diz muito e que é um estandarte da competição. Poderia ter sido o van Beveren na queda do outro dia, mas calhou ao nosso Speedy, como amanhã pode calhar a outro qualquer.
                                    A quente todos ficam em baixo com esta situação, mas amanhã ou na pior das hipóteses no próximo ano, vão querer lá voltar e lutar para dar o máximo como se não houvesse amanhã, tal como o Paulo fazia sempre.



                                    Os camiões estão limitados há muitos anos a 150km/h... para não acontecer o que aconteceu há muitos anos... um DAF a ultrapassou o Peugeot 405T 16 a mais de 200km/h...




                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      (Só o grande Meoni venceu com ela)
                                      que curiosamente também morreu no seu 13º dakar.

                                      Comentário


                                        Uma das últimas se não foi a última....do dia de ontem...

                                        https://www.instagram.com/p/B7RRdaSJ...=10slh4i2xcyvw

                                        Comentário


                                          E ainda por cima, que bela foto!!...

                                          Comentário


                                            Comentário


                                              Ainda sobre as 450. Tive oportunidade de dar uma voltinha numa há alguns atrás chegada há pouco do Dakar. não interessa o nome do piloto...
                                              Numa reta em terra batida com bom piso marcou 150, mas dava BEM mais. Eu é que não tive coragem...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                Aqui fica uma descrição dessas DAF...


                                                https://www.razaoautomovel.com/2017/...er-dakar-geral

                                                Como diz o jornalista, adora ter visto a cara do Ari Vatanen.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Ainda sobre as 450. Tive oportunidade de dar uma voltinha numa há alguns atrás chegada há pouco do Dakar. não interessa o nome do piloto...
                                                  Numa reta em terra batida com bom piso marcou 150, mas dava BEM mais. Eu é que não tive coragem...
                                                  Provavelmente levarão algum restritor para o Dakar...

                                                  Para quem quiser uma, o Megre pôs a dele à venda há poucos dias.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Os camiões estão limitados há muitos anos a 150km/h... para não acontecer o que aconteceu há muitos anos... um DAF a ultrapassou o Peugeot 405T 16 a mais de 200km/h...




                                                    Essa cena é mítica.

                                                    Mas é para não acontecer o que aconteceu ao outro camião Daf de 88 ou 89, salvo erro, que ficou virado ao contrário e matou o mecânico e copiloto.

                                                    Apesar de não ser a categoria mais interessante em termos de competição, ver esses monstros a correr é sempre espetacular, além da engenharia da coisa.
                                                    Este ano parece quase um passeio para eles.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                      que curiosamente também morreu no seu 13º dakar.
                                                      Não sabia desse pormenor.

                                                      13, o número do azar...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Ainda sobre as 450. Tive oportunidade de dar uma voltinha numa há alguns atrás chegada há pouco do Dakar. não interessa o nome do piloto...
                                                        Numa reta em terra batida com bom piso marcou 150, mas dava BEM mais. Eu é que não tive coragem...
                                                        Li algures que atualmente atingem 180/190km/h.
                                                        Há uns anos, ainda na Argentina, lembro-me de passarem esses dados e mostra as velocidades atingidas de 170 km/h.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                          Essa cena é mítica.

                                                          Mas é para não acontecer o que aconteceu ao outro camião Daf de 88 ou 89, salvo erro, que ficou virado ao contrário e matou o mecânico e copiloto.

                                                          Apesar de não ser a categoria mais interessante em termos de competição, ver esses monstros a correr é sempre espetacular, além da engenharia da coisa.
                                                          Este ano parece quase um passeio para eles.



                                                          Foi no mesmo ano e local... em que outro camião da DAF andou às cambalhotas...

                                                          Comentário




                                                            Até me arrepio todo...
                                                            (ponham o som no máximo)

                                                            Comentário


                                                              https://www.autosport.pt/todooterren...a-dos-motores/

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X