Anúncio

Collapse
No announcement yet.

McLaren punida com multa e perca de pontos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
    Estão tão conhecedor de F1 que nem te lembraste que o Senna teve um épisodio semelhante:
    http://www.youtube.com/watch?v=LLCFXlON_qw

    PS- Só agora é que vi que já tinha sido postado anteriormente este video.
    A cena a que me refiro passou-se numa corrida, não num warm-up (numa corrida queria ver se o Senna parava), e é bem anterior a essa. Lembro-me que o carro estava a arder com labaredas e não a deitar fumo, e o piloto não conseguia saír.
    Isso não muda a opinião que eu tenho do Senna. Era demasiado ganacioso e acabou por morrer por causa disso.

    Comentário


      http://www.elpais.com/graficos/depor...pepudep_1/Ges/

      Comentário


        Tá excelente!

        Comentário


          Originalmente Colocado por gil vilanova Ver Post
          A cena a que me refiro passou-se numa corrida, não num warm-up (numa corrida queria ver se o Senna parava), e é bem anterior a essa. Lembro-me que o carro estava a arder com labaredas e não a deitar fumo, e o piloto não conseguia saír.
          Isso não muda a opinião que eu tenho do Senna. Era demasiado ganacioso e acabou por morrer por causa disso.

          O Senna era mais do que um simples piloto da Fórmula 1, as multidões que movia para a F1 , um grande senhor sem dúvida.

          Nas corridas era feroz, não gostava de perder. Duvido que algum piloto sentisse as corridas e os carros como ele.


          Não morreu pela ganância, morreu foi por ser melhor que os outros.
          Há gente que não consegue lidar com isso.

          Para mim o Senna foi um Senhor.

          Comentário


            Revelas uma concepção do termo Senhor muito particular...

            Se há coisa que Senna por certo não foi na F1 foi um Senhor.

            Comentário


              O 8.8 e 9.3 do documento da FIA explicam e justificam completa e claramente as consequências do processo. Permitem também observar, uma vez conjugados, o elevado preço que a FIA pagou (o dar imunidade a quem ostensivamente merecia punição) para obter as provas advindas dos pilotos.

              http://www.fia.com/resources/documen...ion_130907.pdf

              Comentário


                Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                Revelas uma concepção do termo Senhor muito particular...

                Se há coisa que Senna por certo não foi na F1 foi um Senhor.
                O Senna foi um dos melhores pilotos de todos os tempos.

                Mas ao longo da sua carreira, não foi nenhum santo, creio que as pessoas idealizam o seu percurso de forma um pouco "cor de rosa"

                Comentário


                  Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                  O Senna foi um dos melhores pilotos de todos os tempos.

                  Mas ao longo da sua carreira, não foi nenhum santo, creio que as pessoas idealizam o seu percurso de forma um pouco "cor de rosa"
                  "Um pouco"!!!!! Quaquaqua.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                    Revelas uma concepção do termo Senhor muito particular...

                    Se há coisa que Senna por certo não foi na F1 foi um Senhor.
                    o que eu me ri com isto sobretudo sabendo que o senhor ZEN venera o SHUMI.....
                    Esse sim o verdadeiro senhor.... (NOT)
                    Editado pela última vez por Bernie; 16 September 2007, 17:26.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por gil vilanova Ver Post
                      Era demasiado ganacioso e acabou por morrer por causa disso.
                      Esta frase é completamente idiota não existe outro termo.

                      E não venhas com a história da coluna de direcção, a não ser que critiques os pilotos que queiram melhorar as performances dos seus carros nem se sabe ao certo se era isso pois o Senna queixou-se várias vezes de se sentir apertado dentro do williams.
                      Se tens alguma dúvida e antes que digas mais asneiradas aconcelhava-te a ler o processo sobre o acidente fatal do Senna.
                      Editado pela última vez por Bernie; 16 September 2007, 17:32.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                        Esta frase é completamente idiota não existe outro termo.

                        E não venhas com a história da coluna de direcção, a não ser que critiques os pilotos que queiram melhorar as performances dos seus carros nem se sabe ao certo se era isso pois o Senna queixou-se várias vezes de se sentir apertado dentro do williams.
                        Se tens alguma dúvida e antes que digas mais asneiradas aconcelhava-te a ler o processo sobre o acidente fatal do Senna.
                        Teve azar de estar no sitio errado na hora errada, aconteceu com ele como aconteceu com muitos outros, e como vai voltar a acontecer no futuro.

                        Comentário


                          Ainda se anda aqui à volta de algo que é mais claro que a água... é incrivel.
                          Há elementos deste fórum que passam a vida a chamar os ferraristas de fanáticos mas que depois andam com umas palas nos olhos que até faz confusão ao cérebro.

                          Não vale a pena estar outra vez a ir buscar as histórias todas do passado pq há casos claros em todas as equipas de topo da F1 e por isso mais vale falarmos do presente.

                          Assim sendo o tema presente é a espionagem da McLaren e penso que ng tem dúvidas agora que realmente a McLaren foi apanhada com a boca na botija. Não quero dizer que as outras não façam o mesmo ou pior, mas basicamente não se tem sabido e desta vez correu mesmo mal para os lados da equipa de Ron Dennis.

                          Havendo essa prova de espionagem deixa de ter interesse se alguem beneficiou com isso, porque logo a primeira actividade é ilegal. É o mesmo que alegar que qdo alguém assalta outra pessoa ou uma casa não pode ser preso caso não beneficie do que roubou... Assim a malta que era apanhada depois de roubar uma bomba de gasolina ou um banco não podia ir presa a menos que já tivesse gasto parte do dinheiro. No mínimo ridículo.

                          A McLaren foi apanha. Tinha informação confidencial. É algo ilegal. Existe provas que até os pilotos tinham ou tiveram acesso a essa informação ilegal. Teve e bem de ser punida! Penso que até poderia ter sido mais punida do que foi, mas a bem do espectáculo confesso que prefiro assim.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                            o que eu me ri com isto sobretudo sabendo que o senhor ZEN venera o SHUMI.....
                            Esse sim o verdadeiro senhor.... (NOT)
                            São perfeitamente comparáveis, ambos fizeram as suas asneiras, algumas das quais, bem "grossas". Não há que endeusar um e não o outro.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                              São perfeitamente comparáveis, ambos fizeram as suas asneiras, algumas das quais, bem "grossas". Não há que endeusar um e não o outro.
                              Claramente.
                              Agora acho no minimo contraditório o Zen criticar o Senna por tudo e por nada e depois endeusar o Shummi nos seus discursos pseudo moralistas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                Claramente.
                                Agora acho no minimo contraditório o Zen criticar o Senna por tudo e por nada e depois endeusar o Shummi nos seus discursos pseudo moralistas.
                                O q n falta ai é quem faça precisamente o contrário.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                  Claramente.
                                  Agora acho no minimo contraditório o Zen criticar o Senna por tudo e por nada e depois endeusar o Shummi nos seus discursos pseudo moralistas.
                                  Só vi o Zen a criticar o Senna, não tenho seguido as suas discussões sobre o assunto em relação ao shumi

                                  Mas o contrário é que acontece, talvez numa proporção de 10 para 1.

                                  A sua morte contribui largamente para a memória que temos dele, ficam as coisas boas, esquecemos as coisas más, é na verdade, um piloto que deixou e ainda hoje, deixa saudades. Mas lá por esquecermos as suas "asneiras", não quer dizer que não tenham existido. Esse esquecimento é perfeitamente natural em quem pouco, ou nada segue F1.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                    Esta frase é completamente idiota não existe outro termo.

                                    E não venhas com a história da coluna de direcção, a não ser que critiques os pilotos que queiram melhorar as performances dos seus carros nem se sabe ao certo se era isso pois o Senna queixou-se várias vezes de se sentir apertado dentro do williams.
                                    Se tens alguma dúvida e antes que digas mais asneiradas aconcelhava-te a ler o processo sobre o acidente fatal do Senna.
                                    Nota-se logo à partida que desconheces a causa do acidente do Senna. Qual coluna de direcção partida? Se visses menos novelas e passasses a ver programas como o "Segundos Fatais" do National Geografic Channel talvez soubesses mais um pouco e então, talvez sim, deixasses tu, de ter tiradas idiotas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por gil vilanova Ver Post
                                      Nota-se logo à partida que desconheces a causa do acidente do Senna. Qual coluna de direcção partida? Se visses menos novelas e passasses a ver programas como o "Segundos Fatais" do National Geografic Channel talvez soubesses mais um pouco e então, talvez sim, deixasses tu, de ter tiradas idiotas.
                                      Com este último post demonstraste ignorancia em larga escala o que não me espanta minimamente vindo de ti
                                      Em vez de dedicares o teu tempo a veres programazinhos de TV faz como eu e faz pesquisas sobre o assunto:

                                      Treze anos depois, o Supremo Tribunal de Itália anunciou hoje a absolvição de Patrick Head, Director-Técnico da Williams, no processo relativo à morte de Ayrton Senna, a 1 de Maio de 1994.

                                      Como se sabe, o alegado crime de homicídio prescreveu em 2005, mas o Ministério Público italiano havia recorrido da sentença então proferida, o que protelou o caso até agora. O tribunal confirmou no entanto a culpa de head, embora tenha optado por não condenar o inglês.

                                      Segundo o acórdão "modificações incorretamente desenhadas e executadas causaram a quebra da barra da direção do monoposto em que Senna perdeu a vida", podia-se ler. O Tribunal negou ainda uma solicitação de Head, que alegou não ter existido negligência. Finalmente foi hoje oficialmente encerrada uma das mais negras páginas da história da F1.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                        Com este último post demonstraste ignorancia em larga escala o que não me espanta minimamente vindo de ti
                                        Em vez de dedicares o teu tempo a veres programazinhos de TV faz como eu e faz pesquisas sobre o assunto:

                                        Treze anos depois, o Supremo Tribunal de Itália anunciou hoje a absolvição de Patrick Head, Director-Técnico da Williams, no processo relativo à morte de Ayrton Senna, a 1 de Maio de 1994.

                                        Como se sabe, o alegado crime de homicídio prescreveu em 2005, mas o Ministério Público italiano havia recorrido da sentença então proferida, o que protelou o caso até agora. O tribunal confirmou no entanto a culpa de head, embora tenha optado por não condenar o inglês.

                                        Segundo o acórdão "modificações incorretamente desenhadas e executadas causaram a quebra da barra da direção do monoposto em que Senna perdeu a vida", podia-se ler. O Tribunal negou ainda uma solicitação de Head, que alegou não ter existido negligência. Finalmente foi hoje oficialmente encerrada uma das mais negras páginas da história da F1.
                                        Com que então os trabalhos da National Geografic não têm credibilidade para ti? Deves ser alguma espécie de génio para o afirmares. O que tem credibilidade é a tua versão, que deve ter sido lida com a mesma imparcialidade com que lês o relatório do caso McLaren.
                                        Para tua informção, este programazito é realizado com base na investigação oficial. Não inventa o que não existe. Tem declarações dos responsaveis da Williams, da FIA e de investigadores que devem perceber mais do que tu sobre o assunto.

                                        Passo a explicar.
                                        Segundo a investigação, a coluna de direcção não partiu. A possibilidade disso ter acontecido nasce da visualização das imagens do cockpit em que se vê os leds do volante a fazerem um movimento irregular. Ou seja, o volante parece fazer um movimento descontrolado para os lados.
                                        Explicação: todos os F1 fazem isso. É apenas o resultado das forças exercidas sobre a direcção.

                                        Causa do acidente.
                                        Uma das formas de fazer um F1 andar mais depressa é baixar a sua suspensão o mais possível, só que isso tem um limite. Tem que passar ar por baixo do carro para que este se mantenha em pista. O que aconteceu foi que o Senna afinou o carro nos limites para poder acompanhar o Benetton de Schumacher, e o carro estava a bater no chão. Por isso se vêm umas fagulhas por baixo do carro, momentos antes do acidente (vê-se claramente nas imagens da tv). Ou seja, o carro deixou de ter ar a passar debaixo do chassis e quando isso acontece passa a estar fora de controlo e plana sem obedecer a movimento nenhum. Por isso ele saíu a direito sem possibilidade dopiloto virar o veículo. O azar foi ter acontecido naquela curva. Ia acontecer em qualquer ponto do circuito, mas aconteceu naquele para azar do piloto.

                                        Por esta razão eu digo que o Senna morreu por causa da ganância. Tinha feito uma enorme pressão para ir para a Williams durante todo o ano anterior, porque estes eram os melhores carros (no ano anterior tinha sido boicotado pelo Mansel) e queria ter o melhor carro. Para se azar nesse ano os melhores carros já não eram os Williams mas sim os Benettons com o Schumacher. Na ânsia de acompanhar o andamento do Shummie cometeu um erro terrível que lhe custou a vida e terminou com a carreira de um dos melhores pilotos de todos os tempos.

                                        Peço desculpa pelo longo texto, mas espero que assim as pessoas entendam a minha posição e aconselho a quem puder, a visualização desse excelente trabalho de uma reconhecida e credível sociedade científica (já deu na RTP2) pois é assim que nos instruímos, e não a ler da forma que queremos relatórios ou acordãos de tribunais, sabe-se lá quais eles são e de onde vêm.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por gil vilanova Ver Post
                                          Com que então os trabalhos da National Geografic não têm credibilidade para ti? Deves ser alguma espécie de génio para o afirmares. O que tem credibilidade é a tua versão, que deve ter sido lida com a mesma imparcialidade com que lês o relatório do caso McLaren.
                                          Para tua informção, este programazito é realizado com base na investigação oficial. Não inventa o que não existe. Tem declarações dos responsaveis da Williams, da FIA e de investigadores que devem perceber mais do que tu sobre o assunto.

                                          Passo a explicar.
                                          Segundo a investigação, a coluna de direcção não partiu. A possibilidade disso ter acontecido nasce da visualização das imagens do cockpit em que se vê os leds do volante a fazerem um movimento irregular. Ou seja, o volante parece fazer um movimento descontrolado para os lados.
                                          Explicação: todos os F1 fazem isso. É apenas o resultado das forças exercidas sobre a direcção.

                                          Causa do acidente.
                                          Uma das formas de fazer um F1 andar mais depressa é baixar a sua suspensão o mais possível, só que isso tem um limite. Tem que passar ar por baixo do carro para que este se mantenha em pista. O que aconteceu foi que o Senna afinou o carro nos limites para poder acompanhar o Benetton de Schumacher, e o carro estava a bater no chão. Por isso se vêm umas fagulhas por baixo do carro, momentos antes do acidente (vê-se claramente nas imagens da tv). Ou seja, o carro deixou de ter ar a passar debaixo do chassis e quando isso acontece passa a estar fora de controlo e plana sem obedecer a movimento nenhum. Por isso ele saíu a direito sem possibilidade dopiloto virar o veículo. O azar foi ter acontecido naquela curva. Ia acontecer em qualquer ponto do circuito, mas aconteceu naquele para azar do piloto.

                                          Por esta razão eu digo que o Senna morreu por causa da ganância. Tinha feito uma enorme pressão para ir para a Williams durante todo o ano anterior, porque estes eram os melhores carros (no ano anterior tinha sido boicotado pelo Mansel) e queria ter o melhor carro. Para se azar nesse ano os melhores carros já não eram os Williams mas sim os Benettons com o Schumacher. Na ânsia de acompanhar o andamento do Shummie cometeu um erro terrível que lhe custou a vida e terminou com a carreira de um dos melhores pilotos de todos os tempos.

                                          Peço desculpa pelo longo texto, mas espero que assim as pessoas entendam a minha posição e aconselho a quem puder, a visualização desse excelente trabalho de uma reconhecida e credível sociedade científica (já deu na RTP2) pois é assim que nos instruímos, e não a ler da forma que queremos relatórios ou acordãos de tribunais, sabe-se lá quais eles são e de onde vêm.
                                          Nem sei para que é que se andou a investigar durante imensos anos a morte do Senna se a National Geographic já tinha resolvido o caso.

                                          A tua opinião é irrelevante tal como a minha factos são factos se tu és adepto de teorias da conspiração é contigo agora por em causa a decisão de um tribunal que levou anos a investigar e que teve acesso a provas que mais ninguém teve por um programa de TV, cada um é burrinho á sua maneira, cada um acredita no que quer.
                                          Editado pela última vez por Bernie; 17 September 2007, 00:45.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por gil vilanova Ver Post
                                            Com que então os trabalhos da National Geografic não têm credibilidade para ti? Deves ser alguma espécie de génio para o afirmares. O que tem credibilidade é a tua versão, que deve ter sido lida com a mesma imparcialidade com que lês o relatório do caso McLaren.
                                            Para tua informção, este programazito é realizado com base na investigação oficial. Não inventa o que não existe. Tem declarações dos responsaveis da Williams, da FIA e de investigadores que devem perceber mais do que tu sobre o assunto.

                                            Passo a explicar.
                                            Segundo a investigação, a coluna de direcção não partiu. A possibilidade disso ter acontecido nasce da visualização das imagens do cockpit em que se vê os leds do volante a fazerem um movimento irregular. Ou seja, o volante parece fazer um movimento descontrolado para os lados.
                                            Explicação: todos os F1 fazem isso. É apenas o resultado das forças exercidas sobre a direcção.

                                            Causa do acidente.
                                            Uma das formas de fazer um F1 andar mais depressa é baixar a sua suspensão o mais possível, só que isso tem um limite. Tem que passar ar por baixo do carro para que este se mantenha em pista. O que aconteceu foi que o Senna afinou o carro nos limites para poder acompanhar o Benetton de Schumacher, e o carro estava a bater no chão. Por isso se vêm umas fagulhas por baixo do carro, momentos antes do acidente (vê-se claramente nas imagens da tv). Ou seja, o carro deixou de ter ar a passar debaixo do chassis e quando isso acontece passa a estar fora de controlo e plana sem obedecer a movimento nenhum. Por isso ele saíu a direito sem possibilidade dopiloto virar o veículo. O azar foi ter acontecido naquela curva. Ia acontecer em qualquer ponto do circuito, mas aconteceu naquele para azar do piloto.

                                            Por esta razão eu digo que o Senna morreu por causa da ganância. Tinha feito uma enorme pressão para ir para a Williams durante todo o ano anterior, porque estes eram os melhores carros (no ano anterior tinha sido boicotado pelo Mansel) e queria ter o melhor carro. Para se azar nesse ano os melhores carros já não eram os Williams mas sim os Benettons com o Schumacher. Na ânsia de acompanhar o andamento do Shummie cometeu um erro terrível que lhe custou a vida e terminou com a carreira de um dos melhores pilotos de todos os tempos.

                                            Peço desculpa pelo longo texto, mas espero que assim as pessoas entendam a minha posição e aconselho a quem puder, a visualização desse excelente trabalho de uma reconhecida e credível sociedade científica (já deu na RTP2) pois é assim que nos instruímos, e não a ler da forma que queremos relatórios ou acordãos de tribunais, sabe-se lá quais eles são e de onde vêm.
                                            Se há alguém aqui que é burro, ignorante e mal educado, esse alguém és tu. O que te faz pensar eu vou perder tempo contigo? Não há ninguém mais ignorante do que aquele que não quer aprender.
                                            Continua no teu pobre horizonte a olhar para a parede de ignorância que puseram á tua frente. Podes ir fazer queixa à tua mãezinha que não me incomoda.
                                            Não voltarei a incomodar-me contigo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                              Oh meu amigo, caem todos em cima porque é a Mclaren , se fosse ao contrário não tenhas a mínima dúvida que não era assim.
                                              por acaso é MESMO ao contrário. se fosse com a Ferrari, caia o carmo e a trindade.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por gil vilanova Ver Post
                                                Se há alguém aqui que é burro, ignorante e mal educado, esse alguém és tu. O que te faz pensar eu vou perder tempo contigo? Não há ninguém mais ignorante do que aquele que não quer aprender.
                                                Continua no teu pobre horizonte a olhar para a parede de ignorância que puseram á tua frente. Podes ir fazer queixa à tua mãezinha que não me incomoda.
                                                Não voltarei a incomodar-me contigo.
                                                Tu a falares de educação?
                                                Que irónico.....
                                                Ainda bem que tive a possiblidade de contribuir para o teu fraco conhecimento desportivo.

                                                Cump.

                                                Comentário


                                                  Tenham calma!

                                                  Por acaso, lembro-me de ver esse documentário, mas um documentário não se pode sobrepor a uma decisão de um tribunal.

                                                  Um documentário não é mais do que um trabalho jornalístico, e se conhecem o estilo americano de fazer documentários, o estilo sensasionalista está sempre na ordem do dia.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                    Tenham calma!

                                                    Por acaso, lembro-me de ver esse documentário, mas um documentário não se pode sobrepor a uma decisão de um tribunal.

                                                    Um documentário não é mais do que um trabalho jornalístico, e se conhecem o estilo americano de fazer documentários, o estilo sensasionalista está sempre na ordem do dia.
                                                    Completamente de acordo.
                                                    Irrita-me é que eu falo na direcção do carro, quase me chama burro por isso, eu mostro-lhe o acordão final do tribunal Italiano e ele remata com o "National Geografic".

                                                    Já agora é NATIONAL GEOGRAPHIC.
                                                    Editado pela última vez por Bernie; 17 September 2007, 00:49.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                      Squire, não estou com paciência para te responder, só te vou dizer uma coisa. A discussão deste tópico teve início antes da saída do acórdão ao público, algumas notícias vieram a revelar-se verdadeiras, outras não.

                                                      O assunto com o excalibur tem um contexto muito bem definido, mas claro, esqueceste essa parte e só falaste do que bem entendeste.

                                                      O assunto de "não é relevante" também tem um contexto, mas mais uma vez, onde está?

                                                      Se não gostas do que escrevo, em vez de fazeres uma coleção de quotes seguidas sem nexo e sem indicação temporal, faz outra coisa qualquer.
                                                      Agora para alem da irrelevância é a desculpa do "sem contexto"...

                                                      Não consegues fazer uma argumentação séria?

                                                      Continuo á espera de uma resposta decente, visto teres pedido o mesmo a outra pessoa.

                                                      Tens de te dar ao respeito se o queres tambem.

                                                      Comentário


                                                        Pessoalmente, acredito mais na teoria do fundo do carro muito baixo, que na da direcção do carro, independentemente da decisão do tribunal.

                                                        (mas isto é off-topic)
                                                        Editado pela última vez por Real; 17 September 2007, 12:34.

                                                        Comentário


                                                          http://www.f1-live.com/f1/en/headlin...17145209.shtml

                                                          Para quem pudesse ter dúvidas... são as afirmações do presidente da FIA, presente na audiência, em posse das evidências.

                                                          "They argued: 'how can you give the World Champion's cup to someone who may have had an unfair advantage over other drivers?'" he said on BBC Radio 5 Live's Sportsweek programme.

                                                          "There will always be a question mark over it, there has to be, because nobody knows how big an advantage they had from that."
                                                          E ele é britânico....

                                                          Comentário


                                                            Tal como ele diz, ninguém sabe. Se começarmos a condenar toda a gente na base de suspeitas, este mundo ficaria num lindo estado.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                              Tal como ele diz, ninguém sabe. Se começarmos a condenar toda a gente na base de suspeitas, este mundo ficaria num lindo estado.

                                                              Lê outra vez com mais atenção: ele diz que não sabe quão grande possa ser a vantagem, mas que houve vantagem houve.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X