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    o gajo ta doidinho para khe tirarema corda para arrastar o carro

    Comentário


      Não me parece...

      Esta pista é lixada, tem ali uma sequência de curvas rápidas, na tv nem sempre se nota isso, aquela zona ja tem um historial de despistes.

      Comentário


        Originalmente Colocado por chefanoe Ver Post
        Não me parece...

        Esta pista é lixada, tem ali uma sequência de curvas rápidas, na tv nem sempre se nota isso, aquela zona ja tem um historial de despistes.
        Le Mans não me parece lixada... Nurburgring parece lixada

        Comentário


          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
          Le Mans não me parece lixada... Nurburgring parece lixada
          Deves querer dizer Nordschleife... São pistas diferentes, cada uma com o seu grau de dificuldade. Já fiz algumas corridas em simracing em ambas, e prefiro Le Mans, e não é por ser mais fácil.. Mas como já disse, são incomparáveis. Nordschleife tem quase 23 km, enquanto Le Mans tem quase 14km. Muitas mais curvas e variadas..

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
            Deves querer dizer Nordschleife... São pistas diferentes, cada uma com o seu grau de dificuldade. Já fiz algumas corridas em simracing em ambas, e prefiro Le Mans, e não é por ser mais fácil.. Mas como já disse, são incomparáveis. Nordschleife tem quase 23 km, enquanto Le Mans tem quase 14km. Muitas mais curvas e variadas..
            O Nordschleife, é uma das partes do Nurburgring.
            Não comparar os 23Kms do Green Hell com Le mans, não tem nada a ver ao nível de exigência de pilotos e máquinas. Para o meu entendimento, deve ser um dos circuitos mais exigentes do mundo, depois vêm LeMans, Spa, Suzuka e por aí fora.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
              O Nordschleife, é uma das partes do Nurburgring.
              Não comparar os 23Kms do Green Hell com Le mans, não tem nada a ver ao nível de exigência de pilotos e máquinas. Para o meu entendimento, deve ser um dos circuitos mais exigentes do mundo, depois vêm LeMans, Spa, Suzuka e por aí fora.
              Nurburgring (pista de F1) é que é parte do Nordschleife. Há 2 versões de Nordschleife: a que se pode percorrer no dia-a-dia, e a da corrida de 24h que aproveita parte da pista de Nurburgring Certamente que é cansativo, porque enquanto dás 2 voltas em Nordschleife, dá-se uma em Le Mans. Passa-se menos pelos mesmos sítios, e de uma volta para a outra as condições são diferentes.

              Comentário


                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                Nurburgring (pista de F1) é que é parte do Nordschleife. Há 2 versões de Nordschleife: a que se pode percorrer no dia-a-dia, e a da corrida de 24h que aproveita parte da pista de Nurburgring Certamente que é cansativo, porque enquanto dás 2 voltas em Nordschleife, dá-se uma em Le Mans. Passa-se menos pelos mesmos sítios, e de uma volta para a outra as condições são diferentes.

                Nurburgring

                E não seria só pelos kms, como as zonas sem escapatórias, piso irregular, zonas lentas mais exigentes, and so on...
                Editado pela última vez por Cobra; 13 June 2009, 20:38.

                Comentário




                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post


                    Aquele mapa é de 1949... E esse?

                    Comentário


                      Audi #1 nas boxes...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Andree Ver Post
                        Audi #1 nas boxes...
                        Paragem de rotina, até ver...

                        O Domingos Piedade a cascar nas quebras de fiabilidade, dos homens da frente

                        dale home

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          Aquele mapa é de 1949... E esse?

                          Já está a ficar um pouco off-topic , mas segundo: Nürburgring  -  Race track Nordschleife, é a pista das 24h

                          Fazemos assim, temos os 2 razão e não se fala mais nisso

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                            Já está a ficar um pouco off-topic , mas segundo: Nürburgring* - *Race track Nordschleife, é a pista das 24h

                            Fazemos assim, temos os 2 razão e não se fala mais nisso
                            Fechado

                            O Domingos Piedade, parece que lançou meio mundo na competição mundial
                            Mas dá gosto ouvi-lo falar.

                            Comentário


                              Pessoal, uma dúvida:

                              Porquê tantas frentes mudadas? (não estão partidas pelo que vejo)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                Pessoal, uma dúvida:

                                Porquê tantas frentes mudadas? (não estão partidas pelo que vejo)
                                Os Audi trocaram muito de início porque os pilotos não estavam satisfeito com a carga que tinham na frente e mudavam para ver se resolviam o problema. De resto não tenho visto mais ninguém a trocar..

                                Comentário


                                  Afinações de carga aerodinâmica, os audi estavam com a frente mais solta mudaram as frentes antes de anoitecer para dar mais carga, agora há noite os peugeot também mudaram para equilibrar melhor os chassis já que de noite podem usar os pneus macios.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                    Pessoal, uma dúvida:

                                    Porquê tantas frentes mudadas? (não estão partidas pelo que vejo)

                                    Estão a ver qual fica melhor nas fotografias.

                                    Agora a serio os pilotos queixaram-se que os Audi estavam a sair muito de frente e eles estão a experimentar frentes com soluções aerodinamicas diferentes.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                      Os Audi trocaram muito de início porque os pilotos não estavam satisfeito com a carga que tinham na frente e mudavam para ver se resolviam o problema. De resto não tenho visto mais ninguém a trocar..
                                      É que tinha visto também os Peugeot mudarem, por isso surgiu a dúvida.

                                      O fmcr já respondeu.

                                      Originalmente Colocado por fmcr Ver Post
                                      Afinações de carga aerodinâmica, os audi estavam com a frente mais solta mudaram as frentes antes de anoitecer para dar mais carga, agora há noite os peugeot também mudaram para equilibrar melhor os chassis já que de noite podem usar os pneus macios.

                                      Comentário


                                        Tive que sair por uns minutos e perdi essa parte...

                                        Comentário


                                          É possível que a chuva chegue mais cedo do que se esperava.

                                          Ah, e o carro do Monteiro bateu de novo, desta vez com o Senna... :/
                                          Editado pela última vez por Andree; 13 June 2009, 22:35.

                                          Comentário


                                            Se começar a chover vai ser melhor para os audi, assim vão poder usar a maior carga aerodinâmica melhor contra a maior velocidade de ponta dos peugeot, depois tem-se que jogar com os erros dos pilotos e a falta de visibilidade ao ultrapassar outros concorrentes, vai ser interessante.

                                            Comentário


                                              Oi? Chuva? Está prevista chuva?? Isso seria interessante

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                Nurburgring (pista de F1) é que é parte do Nordschleife. Há 2 versões de Nordschleife: a que se pode percorrer no dia-a-dia, e a da corrida de 24h que aproveita parte da pista de Nurburgring Certamente que é cansativo, porque enquanto dás 2 voltas em Nordschleife, dá-se uma em Le Mans. Passa-se menos pelos mesmos sítios, e de uma volta para a outra as condições são diferentes.

                                                viva! nao acho que seja como dizes. Nordschleife é a parte antiga do circuito, com 22km. Tambem havia outra parte (Sudschleife) mas foi demolida para se construir o circuito onde actualmente os F1 andam.

                                                nas 24h de nurburgring sao usadas ambas as pistas, pelo que uma volta é bem mais longa e dificil que em le mans. No entanto, os carros mais rapidos nas 24nurburgring sao os GT3 RSR, que sao de uma classe "menor" em lemans - os carros de topo em lemans sao mais rapidos, o que torna uma volta mais cansativa tambem

                                                Comentário


                                                  Neste momento, o carro de Lamy (9º) está a 1 minuto e seis segundos do primeiro carro que tem as mesmas voltas de atraso ao líder da corrida, que está em (7º) o audi nº 15.

                                                  Só resta esperar algum azar de terceiros para subir mais lugares na tabela.


                                                  EDIT: O carro do Lamy já está em 7º!
                                                  Editado pela última vez por JapunaTT; 14 June 2009, 00:33.

                                                  Comentário


                                                    Interessante a transmissão da Eurosport (já era de esperar)

                                                    Ando é um bocado "à nora" sobre o que se passou até aqui.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                      Interessante a transmissão da Eurosport (já era de esperar)

                                                      Ando é um bocado "à nora" sobre o que se passou até aqui.
                                                      Ca vai um "pequeno" resumo.........

                                                      24H Le Mans – 9ª Hora: Peugeot ainda lidera
                                                      Data: 13/06/2009 23:19

                                                      Foto: ACO / DRA Peugeot continua no primeiro lugar das 24 Horas de Le Mans, estando Marc Gené uma vantagem de duas voltas sobre Tom Kistensen.

                                                      Apesar de manter-se na luta pela vitória, a Audi está a ter uma prova bastante difícil, dado que, neste momento, tem apenas um R15 TDI capaz de lutar pelas posições cimeiros, dado que Luca Luhr abandonou com o carro número dois depois de um despiste a alta velocidade na Curva Porsche.

                                                      Kristensen continua em boa posição para vencer uma vez mais Le Mans, mas rodeado de Peugeot sofrerá uma forte pressão por parte dos pilotos dos carros franceses. Marc Gené mantém um ritmo consistente e cuidado, ao passo que Franck Montagny mantém um andamento infernal, na tentativa de recuperar o segundo lugar perdido para o Audi devido a uma paragem para trocar o capot dianteiro.

                                                      O carro de Pedro Lamy continua a realizar a sua recuperação e roda já no décimo posto a cinco voltas do líder. O ORECA AIM onde pontifica Tiago Monteiro mantém-se também a subir na classificação e roda já no décimo terceiro lugar.

                                                      Por seu lado, o Pescarolo Judd que é co-pilotado por João Barbosa continua a realizar uma prova notável e é agora o sétimo classificado, estando Christophe Tinseau ao volante do carro de Henry Pescarolo.

                                                      Entre os LMP2 é agora o Porsche RS Spyder que lidera, detendo uma vantagem de duas voltas sobre o carro semelhante do Team Goh. Nos GT2 os Ferrari dominam confortavelmente, liderando o 430 GT da Risi Competizione o GT semelhante da JMW Motorsport, estando o melhor dos Porsche, o da IMSA Performance, a mais de uma volta do primeiro da classe. O Ferrari F430 GT de Manuel Rodrigues mantém-se no décimo posto entre os GT2, rodando no trigésimo nono lugar da geral.

                                                      O Corvette número sessenta e três da equipa oficial, pilotado actualmente por Antonio Garcia, comando entre os carros de GT1.

                                                      24H Le Mans – 6ª Hora: Problemas para o líder (20.16)
                                                      A Peugeot teve problemas de transmissão no carro que liderava a corrida, tendo Sebastien Bourdais permanecido nas boxes durante cerca de nove minutos. No entanto, a marca francesa continua no primeiro lugar com o 908 HDi número nove.

                                                      O carro número oito tem vindo a dominar completamente as 24 Horas de Le Mans, mas no final da sexta hora Sebastien Bourdais entrou nas boxes com problemas de transmissão na roda traseira direita, o que obrigou a equipa francesa a rever todo este componente, atrasando-se o suficiente para descer ao sexto lugar.

                                                      Alex Wurz subiu ao primeiro lugar, seguido do Audi R15 TDI de Dindo Capello, Lucas Luhr e Benoit Treluyer, detendo uma vantagem de para o primeiro carro germânico. Pedro Lamy, por seu lado, voltou aos comandos do seu carro, figurando actualmente no décimo sétimo posto a sete voltas do líder, imediatamente atrás do Oreca AIM pilotado por Tiago Monteiro.

                                                      O Audi R15 TDI número três teve problemas técnicos e encontra-se na boxe há já bastante tempo, tendo vindo a afundar-se na classificação.

                                                      Depois do despiste de Stephane Ortelli, o carro número dez da ORECA tem vindo a subir na classificação, rodando actualmente no décimo sexto posto. Pior sorte teve o carro de do Quifel-ASM Team que abandonou em consequência de um despiste de Miguel Pais de Amaral.

                                                      João Barbosa encontra-se ao volante do Pescarolo Judd oficial e, com uma prestação bastante consistente, encontra-se à porta do top-ten, tendo vindo a recuperar tempo a Soheil Ayari que pilota o melhor dos Oreca AIM.

                                                      Entre os LMP2 a Porsche continua a dominar com o Spyder RS do Team Goh a liderar o carro semelhante do Team Essex. Já na GT2 a marca de Estugarda foi ultrapassada pela Ferrari, depois de ter tido problemas no 997 da IMSA Performance e no da Flying Lizards. A Risi Competizione lidera agora a classe, sendo seguido pelos F430 GT da AF Corse e da JMW Motorsport, sendo o Porsche de Raymond Narac o melhor 997, estando o piloto da IMSA Performance a mais de dois minutos do de Mika Salo, o líder. Manuel Rodrigues roda agora no quadragésimo primeiro posto, o décimo na classe.

                                                      Entre os GT1 os Corvette oficiais continuam a dominar, sendo Jan Magnussen o líder com mais de uma volta de avanço para Olivier Gavin.

                                                      24H Le Mans - 3ª Hora: : Peugeot continua domínio (17.19)
                                                      A Peugeot continua a dominar em Le Mans, mantendo-se o 908 HDI número oito no comando com uma volta de vantagem sobre o carro semelhante com o número nove. O protótipo em que pontifica Lamy está agora em recuperação.

                                                      Os carros franceses estão a imprimir um ritmo alucinante, inalcançável para os Audi R15, rodando consistentemente a mais de dois segundos dos 908. Franck Montangy mantém-se no carro número oito, estando, para já, ao abrigo de qualquer ataque germânico, dado que detém mais de uma volta de vantagem sobre Allan McNish, o melhor dos Audi.

                                                      Marc Gené roda no segundo o lugar a mais de dois minutos do líder, não sofrendo, também, qualquer pressão por parte dos homens da Audi.

                                                      Entre os portugueses, João Barbosa vê agora o seu Pescarolo nas mãos de Bruce Jouanny, que mantém o carro francês no décimo primeiro lugar. Tiago Monteiro teve grandes motivos para se preocupar, uma vez que Stephane Ortelli saiu de pista, quando estavam decorridas quase duas horas de prova. Apesar da espectacularidade do acidente, o francês conseguiu regressar às boxes, passando o testemunho a Bruno Senna que figura actualmente no vigésimo posto.

                                                      O Peugeot de Pedro Lamy tem vindo a recuperar, assumindo-se regularmente como o carro mais rápido em pista e roda agora, pelas mãos de Nicolas Minassian, no trigésimo primeiro lugar. O Ginetta Zytek do Quifel-ASM Team está também no modo de recuperação, depois de um problema de alimentação de gasolina logo na primeira hora, e está a efectuar tempos semelhantes aos dos Porsche que lideram entre os LMP2. No entanto, o carro da equipa portuguesa figura neste momento na quinquagésima posição a oito voltas do protótipo do Team Essex.

                                                      O Corvette C6.R número sessenta e três da Corvette Racing mantém-se no comando dos GT1, ao passo que na GT2 é agora o Porsche 997 da Flying Lizzards que assume o primeiro lugar da classe com dois segundos de vantagem sobre o carro semelhante da IMSA Performance. O melhor dos Ferrari é o carro pilotado por Pierre Kaffer que ostenta o terceiro posto a quase cinquenta segundos de Jorg Bergmeister.

                                                      O Ferrari F430 GT número noventa e nove, co-pilotado por Manuel Rodrigues, apresenta-se no quadragésimo terceiro lugar, o nono posto da classe.

                                                      24H Le Mans - 1ª Hora: Peugeot na frente com azar de Lamy (15.29)
                                                      A Peugeot iniciou as 24 Horas de Le Mans a dominar a corrida, mas já viu Pedro Lamy atrasar-se consideravelmente, quando está disputada uma hora de corrida.

                                                      Os carros de Sochaux assumiram rapidamente o comando das operações assim que Luca Cordero di Montezemolo, o presidente da Ferrari, deu início à mítica prova de endurance francesa, monopolizando os três primeiros lugares, seguidos pelos Audi R15 TDI e pelos Aston Martin LMP1.

                                                      Franck Montagny liderou Pedro Lamy e Alex Wurz, exibindo qualquer um dos três um andamento que os Audi eram incapazes de alcançar. No entanto, aquando das primeiras paragens nas boxes as coisas não correram bem aos franceses, com consequências para as cores lusas.

                                                      Pedro Lamy, que rodava nos calcanhares de Franck Montangy, foi mandado sair das boxes quando estava a chegar o Peugeot da Pescarolo pilotado por Jean Christophe Bouillon. O francês tocou ligeiramente no pneu traseiro esquerdo do carro do português, furando o Michelin. Lamy foi obrigado a dar uma volta completa ao circuito de Le Mans com um furo danificando severamente o 908 e atrasando-se bastante na classificação.

                                                      O Safety-Car entrou em pista para limpar os detritos do carro francês, tendo algumas equipas trocados os pilotos dos seus carros, mas Franck Montagny manteve a liderança, frente aos dois melhores Audi – o de Allan Mcnish e o de Mike Rockenfeller.

                                                      A Audi também já viu um dos seus carros atrasar-se bastante, dado que Alex Premat saiu de pista em Indianapolis, vendo-se obrigado a uma passagem forçada pelas boxes.

                                                      Entre os LMP2 é o Porsche do Team Essex que lidera, enquanto que o Ginetta Zytek da Quifel ASM team está bastante atrasado, rodando num distante quinquagésimo segundo luga a nove voltas do líder da classe. Guy Smith foi obrigado a parar por 30 minutos devido a uma maleita mecânica (pressão da gasolina), entretanto resolvida pelos púpilos de António Simões.

                                                      O carro de Tiago Monteiro, que será o terceiro piloto a tomar o volante do Oreca AIM, roda no décimo primeiro lugar pelas mãos de Stephane Ortelli, ao passo que Christophe Tinseau mantém o Pescarolo Judd oficial, que divide com João Barbosa, no oitavo lugar.

                                                      Jan Magunssen lidera confortavelmente nos GT1, contrastando com a guerra aberta que se vive na GT2. Neste momento, Patrick Long lidera com o Porsche 997 da IMSA Performance com pouco mais de cinco segundos de vantagem sobre o Ferrari 430 GT da JMB Racing pilotado por Christophe Bochut, companheiro de equipa de Manuel Rodrigues. Jaime Melo, no carro de Maranello da Risi Competizione, também já passou pelo comando.

                                                      Jorge Girão
                                                      Sportmotores.com

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                                                        Os meus parabéns aos comentadores portugueses da emissão da Eurosport.
                                                        Conseguem prender os espectadores à emissão. Tenho é que ir dormir senão ficava pela noite dentro a assistir à prova

                                                        Comentário


                                                          Ouvir comentários como os do Eurosport é outra coisa.

                                                          Além dos 2 comentadores residentes que sabem, e muito da poda, têm os convidados que tb sabem. Até os Domingos Piedade, que manda sempre umas bocas foleiras, vale a pena ouvir.
                                                          São mtas histórias de qm anda naquela vida há mtos anos.

                                                          Tão horas a falar, mas com histórias interessantes.
                                                          Mesmo qd só está um dos 2 residentes é sempre a debitar informção boa.

                                                          Alguém ouviu a história que o Piedade conotu do Senna em 85 na inauguração do novo nurburing? E ainda lhe bateu com o carro.

                                                          Comentário


                                                            Eu sei é que tenho que ir dormir e não consigo parar de ver a emissão

                                                            Comentário


                                                              O Peugeot da Pescarolo bateu forte o piloto estar preso dentro do carro, dá impressão que foi na curva Dunlop

                                                              Comentário

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