Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Circuito da Boavista
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Foto: Nelson Garrido
"É definitivo. Ao contrário do que aconteceu no passado recente, não haverá carros do Mundial de Turismo a circular nas ruas do Porto em 2015. Nesta quarta-feira, a Câmara do Porto confirmou que não foi possível reunir a verba necessária junto do instituto Turismo de Portugal para organizar uma prova que é pontuável para o WTCC.
"Apesar de a Câmara Municipal do Porto, através da sua empresa municipal, Porto Lazer EM, ter garantido aos organizadores a montagem de toda a logística relativa ao circuito (como sempre fez), ao contrário do habitual, o Turismo de Portugal não aceitou pagar ao Eurosport uma campanha publicitária naquele canal internacional de televisão, o que garantiria a inscrição da prova no calendário FIA-WTCC", explicam os responsáveis autárquicos, em comunicado.
Em causa estaria uma quantia a rondar os 650 mil euros destinados ao pagamento “dos fees de organização exigidos por qualquer um dos promotores internacionais", como o PÚBLICO já havia noticiado, em Julho passado. Ou seja, ao Turismo de Portugal era solicitado "que comprasse uma campanha de spots publicitários no canal de televisão Eurosport", explicou a assessoria de imprensa do município. Como contrapartida, o WTCC manter-se-ia em Portugal, já que a autarquia assumiria as restantes despesas (cerca de dois milhões de euros).
Depois de reiterar a irredutibilidade do Governo no "corte total de apoios do Turismo de Portugal a provas de automobilismo", o município presidido por Rui Moreira garante que procurou outras fontes de financiamento "sem, contudo, ter obtido garantias de que estavam garantidas a qualidade e a sustentabilidade do circuito".
De acordo com as estimativas feitas no final da edição de 2007, por exemplo, o impacto económico da prova terá atingido os 88 milhões de euros, contabilizando essencialmente o impacto mediático do evento, que atingiu então mais de 450 milhões de casas em 42 países de cinco continentes. Mas, para o município, o balanço cifrou-se num prejuízo real de 317 mil euros (custos de 4,63 milhões contra proveitos de 4,31 milhões). Para a edição de 2015, Rui Moreira tinha previsto receitas a rondar os quatro milhões de euros.
Ao perder esta etapa do calendário do WTCC, Portugal fica ainda mais deserto de competições motorizadas de dimensão internacional, já que deixou recentemente de organizar um dos grandes prémios do Mundial de motociclismo de velocidade e há muitos anos que está afastado do circo da Fórmula 1.
O corte no financiamento estatal às provas automobilísticas também se estende ao Rali de Portugal. De resto, na última edição da revista do Automóvel Club de Portugal é lamentada a decisão: "O Rally de Portugal, que todos os anos traz mais de 350 mil turistas ao país, e que no ano passado gerou um retorno económico de 101,734 milhões de euros, vai ficar sem o apoio do Governo, uma decisão que os factos e a matemática tornam incompreensível", pode ler-se."Em Porto não vai contar com o Circuito da Boavista em 2015 - PÚBLICO
Comentário
-
Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostEu nem é propriamente pelo WTCC em si mesmo.
Algumas outras provas para mim eram superiores.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostSó possíveis em virtude da exposição mediática e de impacto financeiro via um campeonato FIA (WTCC), no circuito da Boavista era idêntico à actuação da F1 no circuito do Estoril que captava toda uma série de iniciativa motorizada durante o GP.
Mas na prática na Boavista "há" corridas com veículos mais rápidos e mais espectaculares do que os WTCC.
Claro que o WTCC tem é um staff à volta da corrida muito maior do que as outras corridas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostCom a actual configuração técnica dos carros de turismo do WTCC?, quais?
https://www.youtube.com/watch?v=3tUk...AwuMFYbJPWy1aA
Mais espectaculares: vários. Não esquecer os melhores clássicos Portugueses
https://www.youtube.com/watch?v=XMwB...AwuMFYbJPWy1aA
https://www.youtube.com/watch?v=EEF0...AwuMFYbJPWy1aA
https://www.youtube.com/watch?v=0w2r...AwuMFYbJPWy1aAEditado pela última vez por gtabarth; 20 October 2014, 00:18.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostTalvez a espectacularidade pela diferença de época, na questão tecnológica actual duvido da superioridade do GT em pista para o campeonato da FIA.
A questão é que o WTCC era cartaz para o circuito da Boavista e restante actividade nacional motorizada.
Sport Protótipos actual.
Estes dois campeonatos têm tempos na casa 1:57 e 1:58.
Baixam de 2 minutos na Boavista!
WTCC, melhores 2:07.
Temos clássicos Portugueses que ficam muito bem numa corrida WTCC.
Comentário
-
Este ano não há fusão entre Sport-Protótipos, GT e Turismo no CNV?, no conjunto nacional tenho muita dúvida em relação à actual configuração técnica do WTCC em circuito, a corrida ao armamento arrancou via construtor e FIA no campeonato.
Há um cartaz de diferente categoria e época ( e preferência), no entanto a questão de fundo é o cartaz que fica vazio sem a exposição mediática de uma prova internacional.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostHá um cartaz de diferente categoria e época ( e preferência), no entanto a questão de fundo é o cartaz que fica vazio sem a exposição mediática de uma prova internacional.
Não disse o contrário.
O WTCC é a "figura de cartaz".
Depois nas dezenas de provas, não quer dizer que toda a gente tenha como favorita essa prova.
Têm normalmente os menos aficionados... mas... um banal 11º lugar do Tiago Monteiro, retirou logo o interesse à maioria desses "adeptos curiosos".
Para mim o WTCC não é a prova mais interessante de todas.
Comentário
-
-
Originalmente Colocado por oruisilva Ver PostQuando e onde se vai realizar a vigília ?
Sábado, 6 de Dezembro
às 15:00 - 21:30
Vamos mostrar a nossa insatisfação pela não organização do Mitico Circuito da Boavista - a data poderá sofrer alteração.
Destinado a todos os pilotos que já fizeram o circuito da Boavista, todas as pessoas que já trabalharam para os sucessos das edições, adeptos do desporto, etc... Vamos fazer uma grande moldura para verem que somos muitos e estamos indignados. Não somos contra nada nem ninguém. Somos simplesmente a favor do circuito.
Em breve serão dadas mais novidades...
Comentário
-
Prova do Mundial de Turismos entra na vaga da Boavista.
"O circuito de Vila Real vai acolher uma etapa do Mundial de Turismos (WTCC) a partir do próximo ano e durante três anos, preenchendo no calendário a vaga deixada pela prova que se realizava no circuito da Boavista. Esta foi suspensa por decisão da Câmara do Porto, na sequência do corte nos apoios recebidos do Turismo de Portugal, algo que não lhe permitia manter a organização de uma etapa orçada em perto de três milhões de euros.
De 10 a 12 de Julho do próximo ano, a prova irá realizar-se no circuito, tendo Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, indicado que " internacionalizar o circuito era um dos objectivos da Câmara e da FPAK para os próximos anos. A oportunidade surgiu e não podia perder-se, graças ao esforço de todas as entidades envolvidas".
Em declarações recentes, o líder camarário admitira interesse na prova, apontando um retorno para a região "na ordem dos cinco milhões de euros".
Depois de uma reunião com elementos da Federação (FPAK), do Eurosport Events e dos promotores da etapa, foi tomada a decisão que engloba obras já previstas no circuito (pista e boxes) no valor de 600 mil euros, deste modo antecipando a internacionalização programada para 2016/17 com a disponibilidade de argumentos financeiros, técnicos e de segurança."Em Vila Real acolhe WTCC | Económico
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário