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    Falta saber se com a estrada da Porsche, não sai a Audi (agora que pertencem as duas ao universo VW).

    Comentário


      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
      Falta saber se com a estrada da Porsche, não sai a Audi (agora que pertencem as duas ao universo VW).
      Se fosse para apostar, eu dizia que o grupo fica com a VW no WRC, a Porsche nos protótipos e a Audi na F1 a partir de 2014. No entanto, ainda esta semana o Adrian Newey dizia que os motores 4 cilindros não foram avante devido ao recuo da Audi na intenção de entrar na F1. Mas não me admirava que em 2014 estivessem lá na mesma.

      Comentário


        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
        Falta saber se com a estrada da Porsche, não sai a Audi (agora que pertencem as duas ao universo VW).
        Regresso da Porsche a Le Mans: A reacção da Audi

        30 Jun 2011 // Hugo Ribeiro // Um Comentário

        As batalhas Audi vs Porsche fizeram história no ALMS em 2007 e 2008. IMAGEM: © ALMS

        A Audi, numa curta nota de imprensa, já reagiu ao anunciado regresso da Porsche a Le Mans com um LMP1 em 2014:
        Esta é uma decisão da Porsche, decisão essa na qual a Audi não está envolvida. A Audi rejubila com a perspectiva de enfrentar um novo e forte oponente em Le Mans e no novo FIA Sportscar World Championship. A entrada da Porsche na classe LMP1 é uma mostra clara do poder de atracção que os sport-protótipos exercem.
        "Rejubilo" à parte, a questão passa agora por perceber até que ponto o Grupo Volkswagen irá admitir que duas das suas marcas estejam a competir na mesma classe e no mesmo campeonato. Ambos os responsáveis da Audi e da Porsche já admitiram anteriormente não encontrarem aí qualquer problema, desde que apostem em tecnologias diferentes. Ou seja: partindo do principio que a Porsche manter-se-á fiel aos motores a gasolina e aos flat-6, mesmo que a estes se junte um sistema híbrido como o do Porsche 911 GT3 R Hybrid, resta à Audi a continuação da aposta nas motorizações diesel, com ou sem sistemas híbridos como apoio.
        Em termos competitivos, o sucesso é garantido. Quem acompanhou o ALMS em 2007 e 2008 certamente se recordará dos quentes confrontos em pista (e a escaldar fora dela) entre a Audi e a Penkse — equipa apoiada pela Porsche — pelo que, para além da rivalidade comum entre marcas, há ainda o bónus extra de ambas pertencerem ao mesmo grupo automóvel. O programa de endurance da Audi em torno do actual R18 tem duração estimada até ao final da temporada de 2013, pelo que em 2014, com o ACO a promover nova revisão dos regulamentos, um novo projecto terá necessariamente de surgir, a menos que a casa-mãe, a Volkswagen AG, vete a continuação da Audi em Le Mans.
        Parece que não e ainda bem :D

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          Ainda bem que assim é.

          Porque assim, além das actuais Audi e Peugeot, nos próximos anos está prevista a entrada da Acura (Honda), Toyota, Mazda e Porsche de forma oficial... o que tornaria LM um dos melhores campeonatos do mundo de automobilismo!

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            A edição de 2011 segunda a Audi

            Comentário


              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
              Ainda bem que assim é.

              Porque assim, além das actuais Audi e Peugeot, nos próximos anos está prevista a entrada da Acura (Honda), Toyota, Mazda e Porsche de forma oficial... o que tornaria LM um dos melhores campeonatos do mundo de automobilismo!
              Parece qie há a acrescentar a isso, a Jaguar.

              Pelo menos a TATA, já pediu para os seus técnicos analisarem o envolvimento do regresso da Jaguar, às 24H de Le Mans.

              Jaguar de retour au Mans ?



              Après Toyota, Mazda et Porsche, un autre grand nom de l’endurance est évoqué à propos du Mans. C’est Autosport qui le rapporte dans son édition de cette semaine: Tata Motors a lancé une évaluation pour un retour de Jaguar en catégorie Sport Prototypes avec les 24 heures du Mans au programme.


              Selon Autosport le principe est acquis, la catégorie aussi: ce sera en LMP1. Reste à déterminer la période: on peut penser que le constructeur attendra 2014 et le changement de règlement comme Porsche. L’hebdo anglais suppute également que Jaguar pourrait faire appel à Nick Wirth, récemment remercié par Marussia Virgin Racing, pour l’étude en question. Wirth a une expérience récente du LMP1 avec HPD aux Etats-Unis et pourrait être opérationnel rapidement. Une autre possibilité est d’étendre l’association avec Williams pour l’instant limitée à la mise en production de la C-X75. C’est Williams qui avait mené le programme de sport prototype pour BMW quand la marque bavaroise a remporté les 24 heures du Mans en 1999 avec la V12 LMR.
              Jaguar est un des constructeurs les plus titrés au Mans, s’y étant imposé 7 fois entre 1951 et 1990. La participation du constructeur dans la catégorie reine garantit toujours la présence d’un fort contingent britannique, ce qui ne peut que plaire à l’ACO.

              La renaissance du championnat du monde d’endurance n’en finit plus d’attirer les grands noms et si toutes les autos évoquées se retrouvent effectivement en piste la compétition sera de toute beauté. Mais attention, historiquement le succès des Sports Prototypes fait de l’ombre à la F1, et inversement, et les deux catégories repartiront d’une quasi-feuille blanche en même temps en 2014. Ce sera un challenge pour la FIA qui va devoir gérer les deux séries sans se faire accuser de favoriser l’une ou l’autre…


              in: Jaguar de retour au Mans ? | le blog auto

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                Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                Se fosse para apostar, eu dizia que o grupo fica com a VW no WRC, a Porsche nos protótipos e a Audi na F1 a partir de 2014. No entanto, ainda esta semana o Adrian Newey dizia que os motores 4 cilindros não foram avante devido ao recuo da Audi na intenção de entrar na F1. Mas não me admirava que em 2014 estivessem lá na mesma.
                A Lamborghini na F1 é que era.

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                  Acho que esta noticia se insere bem aqui neste topico:

                  Bancadas grátis nas 6 Horas do Estoril



                  Bancadas grátis nas 6 Horas do Estoril

                  O Circuito do Estoril está prestes a receber as 6 Horas do Estoril, última prova da época 2011 das Le Mans Series, nos próximos dias 23 a 25 de Setembro. O prestigiado campeonato internacional que faz rodar em vários traçados de todo o mundo protótipos produzidos de acordo com os regulamentos das míticas 24 Horas de Le Mans está de volta ao traçado do Estoril depois da primeira visita em 2001 e são vários os argumentos para o público marcar presença no circuito ao longo de todo o fim-de-semana.

                  Além da possibilidade de ver em acção alguns dos automóveis tecnicamente mais desenvolvidos de todo o mundo, o público vai contar com entrada gratuita nas Bancadas A e B do Circuito do Estoril ao longo dos três dias da prova e também na Bancada E nos dias 24 e 25 de Setembro.
                  No entanto, quem quiser ver de perto tudo o que se passa fora de pista e ficar a conhecer os pilotos inscritos, pode optar pelo ingresso de Paddock para sábado e domingo por apenas 15 euros, sendo que a entrada para crianças até aos dez anos é gratuita desde que acompanhadas de um adulto com bilhete válido.
                  Para tal, o público terá apenas de se dirigir à Loja do Circuito (por baixo da Bancada A) nos dias 24 e 25 de Setembro para adquirir o ingresso, ou efectuar a reserva antecipada do mesmo através do mail dep.comercial@circuito.estoril.pt.

                  Mas quem adquirir o ingresso de Paddock não terá apenas direito a ver como são os bastidores de uma grande competição internacional, já que só os detentores deste bilhete terão direito a participar no Pit Walk e a visitar a sessão de autógrafos onde poderão contactar directamente com os pilotos. Ambas as acções têm lugar no domingo, com os pilotos a poderem ser encontrados junto aos camiões das suas equipas para o autógrafos entre as 10h30 e as 11h00, enquanto o Pit Walk se desenrola entre as 11h30 e as 12h00 (última entrada até às 11h50). Contudo, é de salientar que o Pit Walk pode, por decisão da Direcção de Corrida e por motivos de força maior, ser encurtado, ou cancelado.
                  Mesmo sem a participação da nossa ASM,não deixa de ser uma óptima oportunidade para ver estas belas maquinas ao vivo.

                  Comentário


                    Mais interessante que a própria LMS, talvez seja a prova do Classic Endurance Racing. Carros de outros tempos.

                    Comentário


                      Toyota confirma participação em Le Mans já em 2012, em principio com um hibrido.

                      Toyota confirma su retorno a Le Mans

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                        Toyota confirma participação em Le Mans já em 2012, em principio com um hibrido.

                        Toyota confirma su retorno a Le Mans
                        No meio de tanta má noticia, cá está algo que deve alegrar pelo menos os entusiastas das 4 rodas!!



                        Comentário


                          Vamos la ver se teremos uma luta a 3

                          Comentário


                            A Peugeot está nesta semana no Estoril a fazer testes privados com 908, especula-se com uma versao hibrida e a testar pneus Michelin com pista molhada.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                              A Peugeot está nesta semana no Estoril a fazer testes privados com 908, especula-se com uma versao hibrida e a testar pneus Michelin com pista molhada.
                              Será electrico + hdi?

                              Comentário


                                ILMC: Peugeot testou híbrido no Estoril
                                Data: 15/10/2011 08:00

                                Alexander Wurz, Nicolas Minassian e Stephane Sarrazin estiveram esta semana no Circuito do Estoril a testar o Peugeot 908 Diesel e a versãoo híbrida do mesmo protótipo que tem sido desenvolvida de uma forma muito discreta.

                                "Nós estivemos a testar alguns desenvolvimentos a curto e longo termo nos carros que vamos usar na corrida final na China e no próximo ano. É o normal processo de desenvolvimento ao longo da temporada da nossa equipa, principalmente antes de um corrida", disse fonte da Peugeot Sport ao SportMotores.com.



                                Entre várias outras coisas, a Peugeot experimentou um LMP1 a Diesel que já preparado para obedecer às novas regras impostas pela organização de Le Mans, no que toca à capacidade do depósito de combustível e aos novos restritores que têm dimensões mais pequenas para o ano nos motores a diesel.

                                A Peugeot também esteve a testar entre nós o 908 Hybrid4 que utiliza um sistema baseado no princípio da recuperação da energia cinética da viatura durante as fases de travagem e da sua restituição nas fases de aceleração. A energia assim disponibilizada permite uma melhoria significativa do rendimento do grupo moto propulsor.

                                Após a apresentação do 908 HYbrid4, com a sua carroçaria branca, como novidade mundial no Salão de Genève, em Fevereiro, a Peugeot Sport pensava participar numa prova até final da temporada de resistência de 2011 com este LMP1. Contudo, a mesma fonte da marca que o piloto luso Pedro Lamy representou confirmou-nos que "este carro não irá à última corrida em Zhuhai."

                                Os pilotos da marca francesa tiveram ainda a possibilidade de testar a capacidade de resposta dos pneus a condições atmosféricas adversas. Para tal, os técnicos da Michelin, presentes no Circuito do Estoril desde o princípio da semana "encharcaram" a pista sujeitando máquinas e homens a testes limite em piso molhado, em condições de aderência aparentemente iguais.

                                Sportmotores.com

                                Comentário


                                  Ontem estiveram no Estoril, estas máquinas e mais algumas..........





                                  Editado pela última vez por JapunaTT; 29 October 2011, 00:05.

                                  Comentário


                                    Agora que isto estava a ficar mais animado, a Peugeot vai-se embora:

                                    Peugeot suspende programa para Le Mans


                                    Numa péssima notícia para os adeptos das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot anunciou hoje a suspensão com efeitos imediatos do seu programa desportivo de velocidade, com a marca gaulesa a justificar esta sua decisão pela conjuntura bastante difícil vivida na Europa.



                                    A marca gaulesa anunciou hoje o final do seu envolvimento nas competições de resistência, invocando razões económicas. A marca de Sochaux preferiu concentrar os seus esforços a cem por cento nas vendas automóveis em 2012, tendo preferido concentrar recursos no lançamento de novos produtos para 2012.

                                    A equipa havia ganho a primeira temporada do Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) no ano passado, prevendo-se para este ano um grande duelo com a Audi e também com a Toyota no novo Mundial de Endurance e, sobretudo, nas 24 Horas de Le Mans.

                                    Contudo, a severa crise financeira à escala global e a quebra nas vendas automóveis 'atiraram' a Peugeot para fora das competições de resistência.


                                    Ler mais: Peugeot suspende programa para Le Mans - Autosport.pt
                                    Peugeot suspende programa para Le Mans - Autosport.pt


                                    Acaba por ser uma saída pela porta pequena. A única vitória em Le Mans acaba por saber a pouco face ao investimento da Peugeot. Esperemos que a Toyota atinja rapidamente um nível interessante de competividade para os Audi não andarem a correr sozinhos até chegar a Porsche.

                                    Comentário


                                      Se Audi vs Peugeot já sabia a pouco, então Audi vs Audi... A Toyota com certeza não terá ainda andamento para lutar com eles. Mas surpreende-me o retorno da Toyota neste contexto a que o Japão também não está completamente imune. Quanto ao investimento da Peugeot, é assim mesmo... há quem invista e não chegue a ganhar uma única vez. Fica a curiosidade de saber como seria o novo Peugeot.

                                      Comentário


                                        Esta doi, ainda que aquando da saída da Peugeot Portugal dos Rallies eu não auspiciasse nada de bom não esperava a desistência da Team Peugeot Total, se ainda fosse uma estrutura novata que estivesse a dar os primeiros passos ainda se percebia agora uma equipa experiente e competitiva manda-se assim para o lixo com o argumento que isto está mau? Para isso acabem com todo o desporto automóvel então! Porque quer dizer está mau está mau mas os modelos novos não param de nascer...

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                                            Pode ser que a Peugeot use o dinheiro para fazer uns carritos mais bonitos, porque desde os 206 que eles me parecem todos iguais

                                            Tenho pena é do Lamy, mas ele sendo um dos melhores pilotos em endurance facilmente arranjará um bom lugar numa equipa de topo. Ai se fosse alemão ou francês Lamy...

                                            Comentário










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                                                gostava que a mazda fizesse um regresso deste género mas wankel claro

                                                Comentário




                                                  Comentário


                                                    Ao inicio parecia o metro a arrancar, mas depois até se tornou interessante.

                                                    Comentário


                                                      será que o motor eléctrico só vai ser usado no arranque e em curvas mais lentas?

                                                      Comentário


                                                        A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
                                                        È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
                                                        Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
                                                        Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
                                                          A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
                                                          È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
                                                          Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
                                                          Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.
                                                          Desse ponto de vista a F1 também não deveria existir...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                                            Desse ponto de vista a F1 também não deveria existir...
                                                            Por esse ponto de vista não deveria existir competição automóvel quase nenhuma porque mesmo esses "baseados em carro de série" na maior parte das vezes pouco mais que os faróis têm em comum.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
                                                              A FIA para mim deveria olhar para o futuro da modalidade e deveria impedir os protótipos de competir, qual a lógica desta classe??? esbanjar cerca de 70 milões de euros para correr com um carro destes?
                                                              È certo que exprimentam novas tecnologias e novas inovações técnicas mas as marcas tambem o podem fazer em carros derivados de série.Para mim estes protótipos são uma autentica aberração ainda mais com o clima de crise que se vai vendo sentido por todo o lado...
                                                              Carros derivados de série onde quase os podessemos ver quase todos os dias nas nossas estradas é que era... aliás um pouco como era nos anos 60, onde se podia comprar um Porsche num stand e correr com ele numa prova, claro que os tempos são outros, mas não seria nada impossível de se realizar e de certeza haveria o dobro ou triplo de marcas envolvidas a nível oficial.
                                                              Com esta realidade não irá ser só a Peugeot a dizer o adeus aos protótipos num futuro próximo quanto a mim.
                                                              Aberração foi o que tu escreveste.
                                                              Em clima de crise? Se as marcas não gastarem o dinheiro no desporto automóvel achas que o vão gastar a comprar comida para pessoas? Vê se percebes de uma vez por todas que o que está em causa no desporto motorizado de mais alto nível não é quem faz o melhor produto para o consumidor mas sim a imagem vencedora da marca.
                                                              A culpa de não haver mais marcas prende-se com a mesmas, achas que é fácil haver 8 marcas a competir a investirem milhões para no final apenas uma ganhar e as outras ficarem vistas com perdedoras? A ter que derreter milhões criam um trófeu da marca que é da maneira que ganha sempre a mesma marca.
                                                              Porque achas que a Audi ascendeu tão rapidamente a uma imagem de tecnologia e qualidade? Grupo B, Le-Mans e DTM.

                                                              Apesar de os motores usados em competição não se assemelharem em mesmo nada aos de estrada essa imagem de vencedores e de "know-how" é plantada no subconsciente das pessoas, e como essa imagem está presente no subconsciente coletivo eles reservam-se ao direito de te cobrar um valor mais elevado. Valor esse que depois vai ser usado para investir nestas competições e campanhas para promover a imagem da marca. Aquele folclore todo é pago pelas pessoas que compram carros da marca. Mas com mais ou menos dinheiro todas as marcas têm projetos motorsport.
                                                              Editado pela última vez por THESEXPISTOL; 29 January 2012, 15:50.

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