Penso que o António Félix da Costa já merece um tópico só para ele, esperemos que faça muitas páginas pois será sinal que atingiu o seu maior objectivo.
E mais uma vitória para Da Costa... deixou o 2º a 55 segundos.
A notícia de ontem em português...
António Félix da Costa impressiona na F3 Cup
Português deixou o segundo mais rápido a mais de... nove segundos
28/10/2012 em Velocidade
António Félix da Costa não tira o pé do acelerador. O jovem piloto português garantiu este sábado a «pole position» para a última prova do campeonato F3 Cup, no circuito inglês de Snetterton, deixando o segundo mais rápido a mais de… nove segundos!
Aos comandos de um Dallara-Volkswagen, usado por Jazeman Jaafar no campeonato inglês de F3 de 2011, o jovem piloto português exibiu-se ao melhor nível, apesar das más condições da pista, assinando o melhor tempo da sessão (2.08.494s), deixando o segundo mais rápido, Chris Dittmann, a 9,115s. Kevin Korjus foi o terceiro mais rápido, a 9,946s de Félix da Costa.
A participação do piloto português nesta prova visa tornar-se elegível para o Grande Prémio de Macau em F3. Félix da Costa já tinha sido confirmado para a mítica prova, mas as regras da mesma sublinham que os participantes têm de ter realizado pelo menos uma corrida na categoria, durante a temporada em vigor.
F3 Cup - Snetterton 300:
1. Antonio Felix Da Costa, Carlin, (Inv) 2.08.494s
2. Chris Dittmann, Chris Dittmann Racing, (Trophy) +9.115s
3. Kevin Korjus, Double R, (Inv) +9.946s
4. Louis Hamilton-Smith, (Cup) +12.041s
5. Mark Harrison, Magic Motorsport (Cup) +13.701s
6. James Abbott, Lanan Racing (Cup) +14.492s
7. Chris Needham, (Cup) +14.643s
8. Stuart Wiltshire, Mark Bailey Racing (Cup) +15.271s
9. Tristan Cliffe, Omicron Motorsport (Cup) +16.599s
10. Jeremy Timms, Chris Dittmann Racing (Trophy) +17.489s
1. Antonio Felix Da Costa, Carlin (Inv) 9 laps
2. Tristan Cliffe, Omicron Motorsport (Cup) +37.912s
3. James Abbott, Lanan Racing (Cup) +41.615s
4. Chris Needham, (Cup) +47.987s
5. Mark Harrison, Magic Motorsport (Cup) +49.024s
6. David Scott, Chris Dittmann Racing (Cup) +56.893s
7. Neil Harrison, Magic Motorsport (Cup) +1.29.619s
8. Dave Karaskas, (Trophy) +1.38.891s
9. Neil Robinson, Mark Bailey Racing (Cup)+1.41.793s
10. Stuart Wiltshire, Mark Bailey Racing (Cup)+1.42.390s
11. Frank Thomas, Mark Bailey Racing (Cup) +1.56.157s
12. Philip Austin, (Trophy) +1.56.521s
13. James Ledamun, (Trophy) +2.07.459s
14. Tony Bishop, Omicron Motorsport (Cup) +1 lap
15. Juan Serda, (Masters) +1 lap
Além de Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, Christian Horner ainda vê o jovem português Antônio Felix da Costa como uma possível alternativa para a equipe principal. "Os três são verdadeiros talentos", declarou o dirigente da Red Bull.
O mais provável é o Webber pendurar o capacete no final da próxima época e Ricciardo ou Vergne serem promovidos à equipa principal. A vaga restante na Toro Rosso fica para o AFC.
Como prometido, aqui esta a primeira foto nos bastidores do meu teste! Tudo pronto para amanhã...
Partilhem a pagina, se chegarmos aos 10,000 voces e que escolhem a foto!
No final da primeira série de voltas, num total superior a 30 voltas efetuadas ao traçado de 5,5 km da Marina de Yas, nos Emirados Árabes Unidos, António Félix da Costa obteve o segundo tempo mais rápido, em 1m42,717s.
Refira-se que este tempo foi obtido «com pneus velhos, isto é, pneus médios já com muitas voltas em cima», e com o carro «bastante pesado, configurado para fazer diversas experiências no set-up», disse ao Autohoje fonte próxima do piloto. Além disso, de acordo com o que o Autohoje apurou, parte das primeiras saídas para a pista foram realizadas com sensores montados no RB8 que habitualmente pertence a Mark Webber, como de resto a fotografia aqui publicada ajuda a ilustrar. Quando se roda em pista com os sensores, roda-se a velocidade estabilizada e sem tocar a velocidade máxima.
O melhor tempo obtido pelo piloto português ficou a um décimo de segundo do melhor tempo da manhã, marcado por Kevin Magnussen, que está a testar com a McLaren-Mercedes, mas não se sabendo em que condições o estará a fazer (se, por exemplo, terá o carro menos pesado ou pneus em melhor estado). O certo é que António Félix da Costa rodou, por exemplo, ao mesmo nível do líder do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, Sebastian Vettel, quando o alemão fez 1m42.430s no final de uma série de voltas durante o segundo Treino Livre para o GP de Abu Dhabi, com um RB8 relativamente pesado (em simulação de corrida) e pneus médios usados.
Na sessão da tarde continuará o programa de trabalho para António Félix da Costa, na evolução de peças e soluções novas para o Red Bull. Os melhores tempos do português só deverão aparecer, porém, no dia de amanhã, quando puder rodar com o carro mais leve e configurado para a obtenção de tempos mais rápidos.
ABU DHABI F1 YOUNG DRIVER TEST 1.º dia – período da manhã
1.º Kevin Magnussen McLaren MP4-27 1:42.651 40v 2.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA Red Bull RB8 1:42.717 33v 3.º Nicolas Prost Lotus E20 1:45.318 27v 4.º Robin Frijns Sauber C31 1:45.878 36v 5.º Luiz Razia Toro Rosso STR7 1:46.793 35v 6.º Giedo van der Garde Caterham CT01 1:48.193 32v
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA COM O 2º MELHOR TEMPO NO TESTE DE FÓRMULA 1 YOUNG DRIVER, EM ABU DHABI
Depois do Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1 no passado fim-de-semana, a Red Bull Racing F1 regressou hoje ao circuito Yas Marina para o Young Driver Test 2012. António Félix da Costa, piloto Red Bull Junior Team, esteve ao volante do RB8, no primeiro dos três dias de testes marcados.
Num teste que teve lugar durante o dia, ao contrário da corrida do fim-de-semana passado, que decorreu em condições de dia e noite, a equipa dividiu o tempo em pista entre trabalho mecânico durante a manhã e aerodinâmica durante a tarde. O plano de trabalho foi cumprido na integra, com António Félix da Costa a completar 79 voltas ao circuito Yas Marina.
No final do teste, António disse: “Foi a primeira vez que guiei o Red Bull RB8 num teste oficial, com pneus iguais aos que se usam na F1, num circuito a sério e… Wow! No início talvez estivesse um pouco ansioso, mas em última analise, os pedais e o volante estão no sítio do costume. Há muito para aprender, principalmente com todos os botões no volante, mas depois de uma ou duas sessões já me senti confortável com tudo isso. Acho que tivemos um bom dia”.
António Félix da Costa está de volta à acção amanhã ao volante do Red Bull RB8, sendo que 5ª será o piloto Robin Frijns ao volante, vencedor da World Series by Renault 3.5.
Tempos Young Driver Test / Abu Dhabi – 1º Dia:
1. Kevin Magnussen, McLaren, 1m 42.661s, 40 Voltas
2. Antonio Felix da Costa, Red Bull, 1m 42.717s, 79 Voltas
3. Gary Paffett, McLaren, 1m 43.407s, 44 Voltas
4. Robin Frijns, Sauber, 1m 43.775s, 78 Voltas
5. Nicolas Prost, Lotus, 1m 44.194s, 55 Voltas
6. Luiz Razia, Toro Rosso, 1m 44.691s, 67 Voltas
7. Giedo van der Garde, Caterham, 1m 45.936s, 57 Voltas
Foi bom, é sempre uma boa experiência e grande prazer guiar para uma equipa campeã do Mundo, e espero tambem com o carro Campeão. Acho que foi um bom dia para a equipa e para mim. Mal sai do carro, havia muitos sensores a funcionar, é bom pois significa que estamos a puxar e a evoluir o carro. De manha não fizemos 1º tempo por meia décima de segundo. Não sabemos em que condições as outras equipas estavam, mas nós estavamos abaixo do que o carro pode fazer, por isso estou contente com o trabalho desenvolvido. Quero agradecer a todos o apoio incrivel, é espantoso ver tanta gente a apoiar-me! Obrigado! Amanhã de volta à acção!
Comentário