Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É um escândalo optar por um carro a Gasolina?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Em veículos de passageiros, seja de que combustível for, o IVA do combustível não é dedutível, total ou parcialmente.
    Já para não falar na tributação autónoma.


    Estes fiscalistas são do caraças.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Braz Ver Post
      E em manutenção, quanto se gastará a mais? E a diferença de preço entre os dois?
      E a maior facilidade em vender um diesel?

      E para teres uma ideia,o meu diesel, com 305000km, só teve uma intervenção especifica de ser diesel que foi a troca da EGR. Portanto essa questão da manutenção......

      Comentário


        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Diz respeito á utilização, ou seja, a combustível, reparações, etc.
        Não é Vanquish. A utilização não corresponde ao combustível.

        Lê o número 1 todo do artigo e vais perceber perfeitamente o enquadramento do mesmo.

        Outra fonte: Guia Fiscal PwC 2013: IVA: Deduções
        Exclusões
        Não é dedutível o IVA relativo a despesas respeitantes a:
        • Viaturas de turismo, barcos de recreio, helicópteros, aviões, motos e motociclos;
        • Combustíveis das viaturas automóveis, com exceção do gasóleo, gases de petróleo liquefeitos (GPL), gás natural e biocombustíveis, cujo imposto é dedutível na proporção de 50 %;

        Comentário


          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          A minha opinião: um bom motor a gasolina é indiscutivelmente uma motorização nobre, pelo silêncio, pela ausência de vibrações, pela linearidade e pela faixa de utilização. Faz-me um bocado impressão entrar num Audi A4 ou A6 a diesel e sentir vibrações e barulho de tractor...
          Concordo com a primeira frase.

          Mas quanto á segunda... das duas uma, ou nunca entraste num A4/A6 TDI, ou entraste num avariado.


          etc. etc. etc.




          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
          Boas.

          Abro este tópico de uma temática bastante controversa que é o combustível automóvel...

          O que se passa, é que ultimamente vejo muita gente crucificada por optar por carros movidos a Gasolina.

          No outro dia num jantar de familia, intervi que durante a tarde tinha estado a ver um Opel Corsa OPC Nurburgring Edition, e que se tivesse dinheiro suficiente, neste momento o carro que me preenchia era um Vw Polo GTI.
          O que é que eu fui dizer, os meus pais cairam logo em cima de mim, dizendo que era louco, e que não sustentavam as minhas "parvoíces dos carros", e que me ofereceram o primeiro carro com a premissa das minhas deslocações terem baixo custo (É um Seat Ibiza 1.4 TDI).
          E que com as minhas voltas (faço entre 20 a 25 mil kms por ano) ia ser um gasto estúpido.
          O meu tio (que tem um Audi A4 TDI) disse que precisava de crescer um bocado Que se queria algo com mais potência, existem boas opções Diesel.
          Comentei o mesmo com uma amiga minha que tem um carro a gasolina, e disse que eu era estúpido, pois ela está desejosa de trocar de carro por um Diesel.

          O mesmo já vi aqui no Fórum. Quando alguém compra um carro "espigado" a gasolina, é bastante felicitado por não ir pela tendência e "remar contra a maré".

          Concluindo: Nos dias de hoje é possível ter um carro a gasolina? É incomportável? Eu sou sincero, não faço ideia de como é andar com um carro a gasolina diariamente, nem sei os gastos que isso trás, pois sempre tive Diesel ... Terão razão estes conhecidos meus?

          Qual é a vossa experiência?

          Foi apenas um "desabafo".
          Cpts,
          Gonçalo.




          Muita gente compra um carro a gasolina, usado, baratinho (por ser a gasolina) e pensa no "ah, depois com a diferença, dá para andar muitos kmt's de gasolina".... arrepende-se e mal possa, troca logo por uma a gasóleo...





          Não, não é boa ideia, a menos que tenhas o carro só para ir á missa... nem a híbrido compensa...







          (é claro que sei que vou ser mais que criticado, mas é a verdade)
          Editado pela última vez por ElementZ; 14 February 2013, 19:43.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
            Não é Vanquish. A utilização não corresponde ao combustível.

            Lê o número 1 todo do artigo e vais perceber perfeitamente o enquadramento do mesmo.

            Outra fonte: Guia Fiscal PwC 2013: IVA: Deduções
            Vocês baralharam-me...

            Tu tás a dizer que a comprar um Audi A4 numa empresa, não podes deduzir o iva na compra? E que podes deduzir 50% do gasóleo gasto nesse A4?

            E o Vanquish está a dizer que não há direito à dedução de iva em nenhuma delas?

            Certo?
            Editado pela última vez por Cyfer; 14 February 2013, 20:06.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
              Concordo com a primeira frase.

              Mas quanto á segunda... das duas uma, ou nunca entraste num A4/A6 TDI, ou entraste num avariado.


              etc. etc. etc.










              Muita gente compra um carro a gasolina, usado, baratinho (por ser a gasolina) e pensa no "ah, depois com a diferença, dá para andar muitos kmt's de gasolina".... arrepende-se e mal possa, troca logo por uma a gasóleo...





              Não, não é boa ideia, a menos que tenhas o carro só para ir á missa... nem a híbrido compensa...







              (é claro que sei que vou ser mais que criticado, mas é a verdade)

              tenho um hibrido e faço consumos de 5.5 a 6 em ritmos normais(nao andar a pastar) e 7 litros em ritmos elevados. Acho muito bom quando falamos de um 1.5 com cerca de 125 a 130cv.
              São opiniões e há que respeitá-las
              Agora que a diferença de um otto para um diesel dá para muita gasolina isso ninguém pode negar, juntando a manutenção que também é mais em conta.

              Comentário


                Originalmente Colocado por roberts Ver Post
                tenho um hibrido e faço consumos de 5.5 a 6 em ritmos normais(nao andar a pastar) e 7 litros em ritmos elevados. Acho muito bom quando falamos de um 1.5 com cerca de 125 a 130cv.
                São opiniões e há que respeitá-las
                Agora que a diferença de um otto para um diesel dá para muita gasolina isso ninguém pode negar, juntando a manutenção que também é mais em conta.
                Depende dos trajectos... e os consumos depende de pé para pé... o meu pai num 320d faz 5,9l/100, eu faço 8l/100 num 123d Coupe...

                Quanto a diferença de um otto para um diesel... depende... se for para as mesmas performances, as diferenças são nulas, ou a gasolina é mais caro! Agora se for de um 1.2 a gasolina para um 2.0 a gasóleo... como muita gente compara... não...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                  Vocês baralharam-me...

                  Tu tás a dizer que a comprar um Audi A4 numa empresa, não podes deduzir o iva na compra? E que podes deduzir 50% do gasóleo gasto nesse A4?

                  E o Vanquish está a dizer que não há direito à dedução de iva em nenhuma delas?

                  Certo?
                  Sim, é isso. 50% do valor do IVA suportado no combustível.

                  E numa A4 TDI, claro.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                    Depende dos trajectos... e os consumos depende de pé para pé... o meu pai num 320d faz 5,9l/100, eu faço 8l/100 num 123d Coupe...

                    Quanto a diferença de um otto para um diesel... depende... se for para as mesmas performances, as diferenças são nulas, ou a gasolina é mais caro! Agora se for de um 1.2 a gasolina para um 2.0 a gasóleo... como muita gente compara... não...

                    compare um 1.4I TSI de 160cv com um 2.0I TDI de 140cv e veja qual é o mais barato. É apenas um exemplo,veja a diferença.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                      Sim, é isso. 50% do valor do IVA suportado no combustível.

                      E numa A4 TDI, claro.
                      Sim, o TDI percebi!


                      Então tu tens razão, e ele não!


                      Mas a Audi TDI, depois tem tributação autonóma, que se a empresa tiver prejuizo vai upa upa...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                        Sim, o TDI percebi!


                        Então tu tens razão, e ele não!


                        Mas a Audi TDI, depois tem tributação autonóma, que se a empresa tiver prejuizo vai upa upa...
                        Em relação à tributação autónoma existem vários factores a ter em conta.

                        Basicamente todos os encargos das viaturas ligeiras ou mistas contabilizados como gastos na contabilidade estão sujeitos a TA, mas as taxas variam:

                        tributação autónoma (1)
                        Descrição 2013 2012
                        Encargos com viaturas ligeiras de passageiros ou mistas (2) (3) 10% / 20% 10% / 20%
                        (1)As taxas de tributação autónoma são elevadas em 10% quanto aos sujeitos passivos que apresentem prejuízo fiscal no período de tributação a que respeitem quaisquer dos factos tributários referidos.
                        (2) Depreciações, rendas ou alugueres, seguros, despesas com manutenção e conservação, combustíveis e impostos incidentes sobre a sua posse ou utilização.
                        (3) Para viaturas adquiridas antes e até 31 de Dezembro de 2009, consultar Guia Fiscal de 2009. A taxa é elevada para 20% nos casos em que as despesas respeitem a viaturas ligeiras de passageiros ou mistas cujo custo de aquisição seja superior a:
                        - 40.000€, relativamente a viaturas adquiridas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2010;
                        - 30.000 € relativamente a viaturas adquiridas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011 (o limite é elevado para 45.000 € relativamente a viaturas elétricas);
                        - 25,000 € relativamente a viaturas adquiridas a partir de 1 de Janeiro de 2012 (o limite é elevado para 50.000 € relativamente a viaturas elétricas).
                        Guia Fiscal PwC 2013: IRC: Taxas: Tributação autónoma

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por roberts Ver Post
                          compare um 1.4I TSI de 160cv com um 2.0I TDI de 140cv e veja qual é o mais barato. É apenas um exemplo,veja a diferença.
                          E a diferença de consumos? E o amior valor de retoma do tdi? É que comprar carro é um negócio ruinoso, portanto há que tentar minimizar as perdas....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            E a diferença de consumos? E o amior valor de retoma do tdi? É que comprar carro é um negócio ruinoso, portanto há que tentar minimizar as perdas....
                            não sei se percebeu, mas estavam a falar que entre um otto e um diesel com a mesma potencia as diferenças seriam nulas. 2000 a 3000€ de diferença é muito dinheiro. A juntar a uma manutenção cara dos novos disel´s com faps e egrs e o diabo a quatro.
                            E eu que estive comprador de um mito 1.6 com fap, onde é que eu tinha a cabeça...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por roberts Ver Post
                              não sei se percebeu, mas estavam a falar que entre um otto e um diesel com a mesma potencia as diferenças seriam nulas. 2000 a 3000€ de diferença é muito dinheiro. A juntar a uma manutenção cara dos novos disel´s com faps e egrs e o diabo a quatro.
                              E eu que estive comprador de um mito 1.6 com fap, onde é que eu tinha a cabeça...
                              Mas onde é que as diferenças são nulas? o diesel é mais caro na compra, mas bem mais barato na utilização. Eu num sci 2.0tdi fiz sem grande dificuldade 4.9 aos 100. A tal manutenção dos diesel mais cara (eu em 305000km só coloquei uma peça especifica de ser diesel) tem de ser comparada a maior complexidade dos modernos otto a gasolina. Portanto é mesmo fazer contas aos quilómetros e cada um ver o que lhe é mais vantajoso.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                E a maior facilidade em vender um diesel?

                                E para teres uma ideia,o meu diesel, com 305000km, só teve uma intervenção especifica de ser diesel que foi a troca da EGR. Portanto essa questão da manutenção......
                                Pensei que estávamos a falar de carros actuais... Como eu referi atrás, Diesel's actuais, deixaram de ser baratos na manutenção.

                                Quanto à facilidade em vender um Diesel, não concordo. A oferta, neste momento é tanta!!!! Mas tanta, que se calhar tens mais dificuldade...

                                Comentário


                                  Aqui está mais um maluco, também possuo um carro a gasolina! E também prefiro, de longe, conduzir um otto!

                                  Acho que a conversa deste tópico varia muito, pois depende de MUITAS variáveis. No meu caso o porquê de comprar um carro a gasolina?! Simplesmente porque com o dinheiro que queria gastar ia comprar um carrito fraco se quisesse um diesel, assim comprei um carro que, se fosse a diesel não tinha guito para comprar. Pago mais uns 20e de combustível por mês? Sim, mas há pessoas que gastam mais a fumar (matarem-se). Alem disso tenciono colocá-lo a GPL assim que tiver oportunidade ($$$).

                                  Ou seja, neste caso aproveitei me da desvalorização dos carros a gasolina, comprei uma Octavia 1.6 de 2007 por 7500€. Se a quiser vender daqui a 4 ou 5 anos não me dão nada? Não, mas não a tenciona vender.

                                  Depois há uma situação, as pessoas hoje em dia vão mais para os diesel, na minha opinião, pelo preço do gasóleo! Ou melhor, pelo preço da gasolina que é estupidamente alto! É uma poupança fácil... Eu vou às bombas atestar o meu diesel e pago 60€, tu vais atestar o teu otto e são 80€! Epa isto conta muito! E compreendo perfeitamente quem o faz. Alem disso, para quem não faz muitos kms (mas pelo menos uns 10 mil por ano), desde que essa pessoa não venda o carro passado 3 ou 4 anos, acaba por compensar o dinheiro investido, nem que seja ao fim de 8 anos! Mas compensa! Ou seja, isto varia muito...

                                  Depois as questões das revisões e avarias nos diesel serem mais frequentes e mais caras...epa há exemplos desses como também há o inverso! Isto não é uma ciência exata..

                                  Agora, se me pedirem opinião sobre um carro a diesel para fazer menos de 10 mil por ano também acho uma estupidez obviamente.

                                  Cumps!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    Mas onde é que as diferenças são nulas? o diesel é mais caro na compra, mas bem mais barato na utilização. Eu num sci 2.0tdi fiz sem grande dificuldade 4.9 aos 100. A tal manutenção dos diesel mais cara (eu em 305000km só coloquei uma peça especifica de ser diesel) tem de ser comparada a maior complexidade dos modernos otto a gasolina. Portanto é mesmo fazer contas aos quilómetros e cada um ver o que lhe é mais vantajoso.
                                    Concordo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                      Concordo com a primeira frase.

                                      Mas quanto á segunda... das duas uma, ou nunca entraste num A4/A6 TDI, ou entraste num avariado.


                                      etc. etc. etc.


                                      Muita gente compra um carro a gasolina, usado, baratinho (por ser a gasolina) e pensa no "ah, depois com a diferença, dá para andar muitos kmt's de gasolina".... arrepende-se e mal possa, troca logo por uma a gasóleo...

                                      Não, não é boa ideia, a menos que tenhas o carro só para ir á missa... nem a híbrido compensa...

                                      (é claro que sei que vou ser mais que criticado, mas é a verdade)

                                      Por acaso ja andei num A4 (em bom estado) e sentia as vibraçoes na manete por exemplo, tambem so senti ai. Nao posso falar a gasolina porque infelizmente, um A4 a gasolina consegue ser mais raro que um F458 Italia (ironia)

                                      Quanto ao resto, é simples: ha muita gente que nao consegue, va-se la saber porque, fazer contas. Depois sai asneira, podera

                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      E a diferença de consumos? E o amior valor de retoma do tdi? É que comprar carro é um negócio ruinoso, portanto há que tentar minimizar as perdas....
                                      La esta, depende dos km e do tempo que se quiser estar com o carro. Podemos estar aqui 1 ano a discutir, mas vai sempre depender do que disse. É fazer as contas correctas as coisas, ja deste o teu exemplo, e no teu caso claramente que Diesel é mais compensador. Mas posso dar o exemplo do meu pai, faz menos de 8000km por ano, so aqui da para ver que Diesel é uma ideia disparatada no minimo

                                      Nao tenhas duvidas que quem fizer entre 10.000km por ano, e quiser o carro por 10 anos, o Otto tem mais vantagem.

                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Mas onde é que as diferenças são nulas? o diesel é mais caro na compra, mas bem mais barato na utilização. Eu num sci 2.0tdi fiz sem grande dificuldade 4.9 aos 100. A tal manutenção dos diesel mais cara (eu em 305000km só coloquei uma peça especifica de ser diesel) tem de ser comparada a maior complexidade dos modernos otto a gasolina. Portanto é mesmo fazer contas aos quilómetros e cada um ver o que lhe é mais vantajoso.
                                      Mais barato na utilizaçao depende, mete um Diesel a fazer poucos km em percursos citadino, muitos deles nem da para aquecer o motor, e depois ves o FAP a dar de si, teres de gastar dinheiro em ''passear o bicho'', mudanças de oleo ou teres no limite de mudar o FAP. Ai a utilizaçao fica claramente mais cara.

                                      O Diesel, como motor e os seus componentes, têm vantagem para fazerem ''papa km'', comprar Diesel a pensar que se vai poupar na bomba, que depois rende mais na venda, é ter problemas. Os Otto actuais, mesmo com os seus defeitos, aguentam mais facilmente este tipo de tratamentos que os Diesel.

                                      E ainda estou para ver um Otto realmente problematico, falo destes novos Turbinadors. Os 1.4 TSI têm realmente problemas... problemas esses que ja vinham do passado porque de resto...
                                      Editado pela última vez por Drifter; 14 February 2013, 21:22.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                        Pensei que estávamos a falar de carros actuais... Como eu referi atrás, Diesel's actuais, deixaram de ser baratos na manutenção.

                                        Quanto à facilidade em vender um Diesel, não concordo. A oferta, neste momento é tanta!!!! Mas tanta, que se calhar tens mais dificuldade...
                                        Assim como os otto actuais passaram a ter tantas ou mais coisas para avariar ou poder dar problemas. Já tenho bem mais de 1 milhão de quilómetros feitos com diesel e otto e olha que nunca vi essa diferença de manutenção entre diesel e otto. Mas devo ser eu que tenho sorte com os carros....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                          Assim como os otto actuais passaram a ter tantas ou mais coisas para avariar ou poder dar problemas. Já tenho bem mais de 1 milhão de quilómetros feitos com diesel e otto e olha que nunca vi essa diferença de manutenção entre diesel e otto. Mas devo ser eu que tenho sorte com os carros....
                                          Provavelmente...
                                          Para não me repetir, basta leres o meu post na primeira página.

                                          Comentário


                                            Já tive quatro carros a gasolina e dois a gasoleo e a diferença é grande, a gasolina gasta-se com muito mais faciliidade. Quem tiver um andamento comedido a andar num carro a gasolina poderá fazer bons consumos mas comparativamente nota-se a diferença.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                              Concordo com a primeira frase.

                                              Mas quanto á segunda... das duas uma, ou nunca entraste num A4/A6 TDI, ou entraste num avariado.


                                              etc. etc. etc.










                                              Muita gente compra um carro a gasolina, usado, baratinho (por ser a gasolina) e pensa no "ah, depois com a diferença, dá para andar muitos kmt's de gasolina".... arrepende-se e mal possa, troca logo por uma a gasóleo...

                                              Não, não é boa ideia, a menos que tenhas o carro só para ir á missa... nem a híbrido compensa...

                                              (é claro que sei que vou ser mais que criticado, mas é a verdade)
                                              Eu tenho um 2.0tdi e infelizmente não está estragado, o som é mesmo o de um tractor.

                                              Tu és daquelas pessoas que fazem o Gmigas abrir este tópico, quem te ouvir falar parece que os motores a gasolina são um bicho papão.

                                              Quanto ao híbrido, continuas com a tua saga, eu já te tentei explicar noutros tópicos que não é bem como tu pintas a historia dos híbridos..

                                              Deves ter quota parte numa empresa que comercializa Diesel apenas, só pode.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                Já tive quatro carros a gasolina e dois a gasoleo e a diferença é grande, a gasolina gasta-se com muito mais faciliidade. Quem tiver um andamento comedido a andar num carro a gasolina poderá fazer bons consumos mas comparativamente nota-se a diferença.
                                                É o que eu penso também, a grande diferença nos motores a gasolina (mesmo os actuais), é que estes toleram muito menos abusos do pé direito que os motores diesel.

                                                A diferença de consumos entre otto e diesel, por exemplo a rodar a 160 em AE será bastante mais acentuada que a 80 numa estrada nacional.

                                                Mas claro, cada caso é um caso, não se pode analizar assim de um modo tão geral as coisas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post

                                                  Muita gente compra um carro a gasolina, usado, baratinho (por ser a gasolina) e pensa no "ah, depois com a diferença, dá para andar muitos kmt's de gasolina".... arrepende-se e mal possa, troca logo por uma a gasóleo...





                                                  Não, não é boa ideia, a menos que tenhas o carro só para ir á missa... nem a híbrido compensa...







                                                  (é claro que sei que vou ser mais que criticado, mas é a verdade)
                                                  A matematica é problema cronico do sistema de ensino Portugues.

                                                  Comentário


                                                    E que tal um Nismo ?

                                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...-e-outros.html

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                                      A matematica é problema cronico do sistema de ensino Portugues.

                                                      Não é matemática.

                                                      É o "primeiro poupar, depois gastar"...

                                                      Comentário


                                                        Falar em custos de manutenção mais favoráveis nos diesel, é não ver o que está à frente dos olhos. Start/Stop's, EGR's, FAP's e Turbos (partilhado com os otto). Querem mais problemas que estes? E não me venham falar de consumos de 5 litros nos diesel, como se fossem algo facílimo de se atingir! Depende e muito dos percursos e da maneira de conduzir! Quando tinha a Mazda 6 era IMPOSSÍVEL fazer menos de 7! IMPOSSíVEL! Com o IS faço 9.5/10 com facilidade! Para quem faz kms normais, os consumos são uma falsa questão, o pessoal ainda tem aquela mania que o diesel valem a pena quando se vai à bomba! Porreiro, mas se virmos o custo superior na compra em relação ao OTTO, 85% das pessoas não justificam em kms a compra do Diesel. O Diesel é moda! Felizmente abri os olhos! E tenho exemplos bem próximos de amigos! Focus 1.8 TDCI de Maio de 2003
                                                        (comprado novo), vai fazer agora 100 mil kms! Suzuki Swift de 2008 (comprado em 2010) vai fazer agora...20 mil kms. O meu caso, Astra H 1.7 CDTI comprado novo em Outubro de 2004m, vendido em Dezembro de 2010 com 92000 kms. Mazda 6 MZR-CD de 2008 (usada), vendida com mais 9000 kms em cima passado 1 ano! E há mais mas não sei as quilometragens certas!

                                                        Comentário


                                                          Tá bem... tanto choradinho... comprem um carro a gasolina então...

                                                          Comentário


                                                            Para o dia-a-dia diria motor diesel pois geralmente têm mais binário mais cedo, o que a baixas rotações é simpático. De preferência um motor de 6 cilindros, para não ser tanto tractor.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                                                              Tá bem... tanto choradinho... comprem um carro a gasolina então...
                                                              Tanto choradinho que vieste aqui fazer. Até chegaste ao ponto de dizer, abarcando tudo e todos (cheira-me que nem leste o tópico como deve de ser), que só para ir à missa

                                                              Compra lá o fumarolas então...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X