Originalmente Colocado por Fraga
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
POWER BOX. Tens? Satisfeito?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Movyk Ver PostEsta afirmação, comum entre os defensores de repros e outros que tais, é sempre de partir o coco a rir.Originalmente Colocado por Movyk Ver PostPortanto, as marcas que gastam milhões a projectar os motores, os sistemas de injecção e tudo mais, e que têm de cumprir requisitos de emissões, fazem pior que o reprogramador do bairro....que a única coisa que faz é aumentar o débito do combustível. Está certo...Originalmente Colocado por SRLA Ver PostNão esquecer que as marcas têm que cumprir normas de emissões e manter a fiabilidade/durabilidade, o chiptuner não.
Há motores que podiam ser mais eficientes se não fossem, por exemplo, as limitações de emissões de NOx (mistura mais pobre). Aliás lembro-me de ver um estudo a constatar que a eficiência dos Diesel rodoviários - que vinha a aumentar ano a ano - teve uma quebra quando entraram as últimas normas anti-poluição. E depois há a zona de utilização do motor, a situação a que a esmagadora maioria dos relatos de redução de consumos se refere é quando pegam num motor fraquito em baixas, aumentam substancialmente o binário nesses regimes e assim o condutor onde antes passava em 3ª agora pode passar em 4ª.
Mas é verdade que a teoria da repro para os consumos é uma tanga, de certeza que quem fizesse repros só para consumos, sem diferença na performance, ia num instante à falência Isso é um bónus, a cereja no topo do bolo, não acontece com todos e mesmo quando acontece não é nenhuma diferença abismal.Originalmente Colocado por CarlosXX Ver PostPara rir é pessoas que escrevem não sabendo do que estão a falar
Eu já trabalhei no ramo automóvel e, trabalhei com repros e power box. Tinhamos alguns clientes, que só se preocupavam, na redução de consumo.
Até posso dar um exemplo: num Opel astra GTC de 15o cv, no computador de bordo com e sem power box, fazia diferença de 1 litro (condução em cidade). Claro esta que andar a fundo, aumentava... mas a emoção era outra (era outro carro) e então com o botão sport ligadoOriginalmente Colocado por Fraga Ver PostTenho uma powerbox no Laguna III 2.0 dCi. Passou (supostamente) de 150 para 170cv, e de 340 para 380Nm.
Não notei grande diferença no coice ou força do carro, notei sim que usa menos a caixa (é Auto), e tem melhores retomas de velocidade.
Quantos aos consumos gasta talvez menos 0,5l... não mais que isso.
Custou 170€ numa casa em Matosinhos.
Pergunto isto porque quando vem a palavra aumento no que respeita a potencia e binario ,associo logo a uma maior entrada de combustivel para obter esse mesmo aumento.
Deduzo que haja outros parametros a ter em conta como a gestao do turbo e outras coisas...
Mas a ideia que tenho é que esse gasto inferior de combustivel que alguns apregoam ,devera acontecer somente em situações muito especificas(dentr da faixa de rotações do binario maximo aliado a Velocidades por ex:AE 90/100kmh) e a ideia que tenho é que fora isso e sendo solicitado a potencia/binario extra, entra em accão o maior volume de combustivel a ser "descarregado"!
Comentário
-
Originalmente Colocado por CarlosXX Ver PostQuando trabalhei no ramo automóvel, também por lá apareciam "artistas" que julgavam que uma box ou repro, ia reparar os problemas do carro. A tua caixa já tinha problemas, com alguns "abusos" cedeu, tão simples como isto. O fiat punto gt, com repro, derretia logo a embraiagem, houve casos do carro ficar logo no banco de ensaios. Tinha de ser trocada pela marca xpto (não me lembro qual) e por ali não dava + problemas.
Disse que a caixa deu de si com a power box, depois foi só tirá-la(à Pbox) e deixei de ter problemas. Nem foi preciso arranjar coisa nenhuma.
A parte dos artistas foi mais uma que não percebi, mas está-se bem!
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fraga Ver PostTenho uma powerbox no Laguna III 2.0 dCi. Passou (supostamente) de 150 para 170cv, e de 340 para 380Nm.
Não notei grande diferença no coice ou força do carro, notei sim que usa menos a caixa (é Auto), e tem melhores retomas de velocidade.
Quantos aos consumos gasta talvez menos 0,5l... não mais que isso.
Custou 170€ numa casa em Matosinhos.
É, portanto, mais um milagre da "multiplicação"....
Comentário
-
Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver PostAlguém com algum conhecimento mecanico me pode explicar como é que com um aumento de potencia e correspondente aumento de binário ,se possam obter consumos inferiores !?
Pergunto isto porque quando vem a palavra aumento no que respeita a potencia e binario ,associo logo a uma maior entrada de combustivel para obter esse mesmo aumento.
Deduzo que haja outros parametros a ter em conta como a gestao do turbo e outras coisas...
Mas a ideia que tenho é que esse gasto inferior de combustivel que alguns apregoam ,devera acontecer somente em situações muito especificas(dentr da faixa de rotações do binario maximo aliado a Velocidades por ex:AE 90/100kmh) e a ideia que tenho é que fora isso e sendo solicitado a potencia/binario extra, entra em accão o maior volume de combustivel a ser "descarregado"!
Aliás, essas "estórias" põe em causa, as leis mais elementares da física...
É como dizes, só se diminui o consumo se se andar a "pastar"; senão....
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostNão é preciso ser mecânico para saber que isso é impossível; basta perceber minimamente de física...
Aliás, essas "estórias" põe em causa, as leis mais elementares da física...
É como dizes, só se diminui o consumo se se andar a "pastar"; senão....
PS: Mas de qualquer das formas, o parâmetro que pode optimizar os consumos não é alterado numa reprogramação vulgar em que o objectivo é apenas ganhar os "primeiros" cavalos a partir da programação original
Comentário
-
Originalmente Colocado por Movyk Ver PostEsta afirmação, comum entre os defensores de repros e outros que tais, é sempre de partir o coco a rir.
potencia,eu vivo na Suica e aqui como na Alemanha italia etc a box é muito usada em portugal .....enfim sabemos sempre mais ai ai ai.........
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostNão é preciso ser mecânico para saber que isso é impossível; basta perceber minimamente de física...
Aliás, essas "estórias" põe em causa, as leis mais elementares da física...
É como dizes, só se diminui o consumo se se andar a "pastar"; senão....
Tu gostas muito de dizer baboseiras em vez de tentares realmente perceber o que se passa e então emitir juízos com algum fundamento.
Passo a explicar, este ganho é sim possível mas em certas e determinadas condições. Se souberes analisar um gráfico potência/binário consegues perceber que o ganho pode ser obtido conduzindo dentro de certos regimes e velocidades. Como é óbvio, fora deles, estás a consumir mais.
Portanto, é possível obter ganhos e basta pensares em carros com mais motor em certos trajectos vs menos motor para os perceberes. Consegues?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nbz Ver PostO problema é que a física não tem nada a ver com isto. Falas muito de física então diz-me que leis elementares da física é que se aplicam a motores térmicos Diesel e Otto.
Tu gostas muito de dizer baboseiras em vez de tentares realmente perceber o que se passa e então emitir juízos com algum fundamento.
Passo a explicar, este ganho é sim possível mas em certas e determinadas condições. Se souberes analisar um gráfico potência/binário consegues perceber que o ganho pode ser obtido conduzindo dentro de certos regimes e velocidades. Como é óbvio, fora deles, estás a consumir mais.
Portanto, é possível obter ganhos e basta pensares em carros com mais motor em certos trajectos vs menos motor para os perceberes. Consegues?
se for uma fraude como muitos dizem aqui no forum näo teria tantos clientes estamos a falar da Alemanha
aqui pra estes lados näo funciona o diz que diz.....
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nbz Ver PostO problema é que a física não tem nada a ver com isto. Falas muito de física então diz-me que leis elementares da física é que se aplicam a motores térmicos Diesel e Otto.
Tu gostas muito de dizer baboseiras em vez de tentares realmente perceber o que se passa e então emitir juízos com algum fundamento.
Passo a explicar, este ganho é sim possível mas em certas e determinadas condições. Se souberes analisar um gráfico potência/binário consegues perceber que o ganho pode ser obtido conduzindo dentro de certos regimes e velocidades. Como é óbvio, fora deles, estás a consumir mais.
Portanto, é possível obter ganhos e basta pensares em carros com mais motor em certos trajectos vs menos motor para os perceberes. Consegues?
Nao é preciso ir muito longe, tu tens um 308 com o novo 1.6 HDI 112cv certo? Entao deves saber que para este motor ganhou 2cv, diminui, ainda significativamente o consumo e a poluiçao, a PSA nao lhe fez uma repro - injectores sao diferentes, passou de 16v para 8v, a gestao esta melhorada para conjugar as alteraçoes, penso que o turbo tambem é novo e mais eficientes. Nao foi com um repro que melhoraram o motor.
Nao é com uma repro que um 1.6 TDI de 90cv passa para 105cv.
Se aumenta-se a potencia, aumenta-se os consumos, é tao simples quanto isto. Mesmo na faixa de utilizaçao ideal, o consumo sera maior porque foi mexido no sistema de debito para o carro ter mais força nessa faixa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostA bold nao faz muito sentido, tal como dizes, mais motor, nao é com uma repro...
Nao é preciso ir muito longe, tu tens um 308 com o novo 1.6 HDI 112cv certo? Entao deves saber que para este motor ganhou 2cv, diminui, ainda significativamente o consumo e a poluiçao, a PSA nao lhe fez uma repro - injectores sao diferentes, passou de 16v para 8v, a gestao esta melhorada para conjugar as alteraçoes, penso que o turbo tambem é novo e mais eficientes. Nao foi com um repro que melhoraram o motor.
Nao é com uma repro que um 1.6 TDI de 90cv passa para 105cv.
Se aumenta-se a potencia, aumenta-se os consumos, é tao simples quanto isto. Mesmo na faixa de utilizaçao ideal, o consumo sera maior porque foi mexido no sistema de debito para o carro ter mais força nessa faixa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nbz Ver PostEu não digo o contrário mas também te garanto que esse aumento permite circular em situações idênticas em menor esforço em relação ao que era anteriormente. Menos passagem de caixas, melhores recuperações. Ao fim ao cabo provavelmente acabará por compensar em situações especificas, como disse.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostNão é preciso ser mecânico para saber que isso é impossível; basta perceber minimamente de física...
Aliás, essas "estórias" põe em causa, as leis mais elementares da física...
É como dizes, só se diminui o consumo se se andar a "pastar"; senão....
Como referi é muitas vezes possível aumentar (ligeiramente) a eficiência de um motor de forma generalizada. Nos Diesel modernos há sempre coisas a funcionar com a intenção de reduzir as emissões que acabam por prejudicar a eficiência, e os motores Otto vêm quase sempre optimizados para combustíveis mais fracos que aqueles que vão mesmo usar. Mas tirando esse aumento geral (que nunca será muito pronunciado), o que se pode traduzir mesmo em reduções notórias é passar a utilizar o motor num regime diferente, onde é mais eficiente.
Um motor turbodiesel é normalmente mais eficiente às 1750 rpm a fundo que às 2500 a 70% de acelerador, por exemplo (a diferença entre fazer uma subida em 4ª ou em 3ª). Mas um motor mais pequeno pode muito bem não aguentar ir às 1750, não tem força e mesmo com o pedal colado em baixo vai a perder velocidade. Depois de uma repro pode já ter potência/binário suficiente para se aguentar a esse regime e portanto poder funcionar numa situação de maior eficiência.Editado pela última vez por SRLA; 20 February 2013, 20:16.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Crysis Ver PostMas se perceberes um pouco de termodinâmica até podes acreditar que é possível reduzir consumos !! mas em contra partida prejudicando o nível de CO2 emitido.
PS: Mas de qualquer das formas, o parâmetro que pode optimizar os consumos não é alterado numa reprogramação vulgar em que o objectivo é apenas ganhar os "primeiros" cavalos a partir da programação original
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nbz Ver PostO problema é que a física não tem nada a ver com isto. Falas muito de física então diz-me que leis elementares da física é que se aplicam a motores térmicos Diesel e Otto.
Tu gostas muito de dizer baboseiras em vez de tentares realmente perceber o que se passa e então emitir juízos com algum fundamento.
Passo a explicar, este ganho é sim possível mas em certas e determinadas condições. Se souberes analisar um gráfico potência/binário consegues perceber que o ganho pode ser obtido conduzindo dentro de certos regimes e velocidades. Como é óbvio, fora deles, estás a consumir mais.
Portanto, é possível obter ganhos e basta pensares em carros com mais motor em certos trajectos vs menos motor para os perceberes. Consegues?
Baboseiras, hein?!...
Mas, mostra lá os gráficos para eu analisar!
Comentário
-
Originalmente Colocado por zx300 Ver PostEu fui buscar a minha racechipbox a Estugarda diretamente à casa mäe e é uma empresa conceituada
se for uma fraude como muitos dizem aqui no forum näo teria tantos clientes estamos a falar da Alemanha
aqui pra estes lados näo funciona o diz que diz.....
Na Alemanha não à burlas nem publicidade enganosa...
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostEntão, mais potência, mais binário e menos consumo?!
É, portanto, mais um milagre da "multiplicação"....
Por exemplo entre os 90-120 km/h, o consumo instantâneo regista valores mais baixos desde que tem a box.
Claro que se acelerar a fundo o carro vai gastar ainda mais do que gastava.
Mas no geral a média terá baixado cerca de meio litro. O carro faz muita estrada e auto-estrada.
Originalmente Colocado por Crysis Ver PostCom pouco mais tinhas feito uma reprogramação ! E ai sim, tinhas os 170cv e 380Nm.. porque com a box nem 10cv deves ter ganho.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostQuem perceber minimamente de física também entende o conceito de eficiência, um motor não é só entra porca e sai chouriço, sempre na mesma dose...se a eficiência sobe, a performance aumenta e/ou o consumo diminui.
Como referi é muitas vezes possível aumentar (ligeiramente) a eficiência de um motor de forma generalizada. Nos Diesel modernos há sempre coisas a funcionar com a intenção de reduzir as emissões que acabam por prejudicar a eficiência, e os motores Otto vêm quase sempre optimizados para combustíveis mais fracos que aqueles que vão mesmo usar. Mas tirando esse aumento geral (que nunca será muito pronunciado), o que se pode traduzir mesmo em reduções notórias é passar a utilizar o motor num regime diferente, onde é mais eficiente.
Um motor turbodiesel é normalmente mais eficiente às 1750 rpm a fundo que às 2500 a 70% de acelerador, por exemplo (a diferença entre fazer uma subida em 4ª ou em 3ª). Mas um motor mais pequeno pode muito bem não aguentar ir às 1750, não tem força e mesmo com o pedal colado em baixo vai a perder velocidade. Depois de uma repro pode já ter potência/binário suficiente para se aguentar a esse regime e portanto poder funcionar numa situação de maior eficiência.
A eficiência pode aumentar ligeiramente e manter o consumo; agora diminuir?!...
Claro que o FAP, etc, diminui a eficiência, mas, não é com repros e boxes que se tirar o FAP fora...
Além de que, o fabricante já optimizou a eficiência para aquele "hardware" original, por isso...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fraga Ver PostJá foi aqui falado, num certo regime o motor esforça-se menos para manter a velocidade, resultando num consumo menor.
Por exemplo entre os 90-120 km/h, o consumo instantâneo regista valores mais baixos desde que tem a box.
Claro que se acelerar a fundo o carro vai gastar ainda mais do que gastava.
Mas no geral a média terá baixado cerca de meio litro. O carro faz muita estrada e auto-estrada.
Pouco mais? Andei a ver algumas casas e nenhuma fazia abaixo dos 350€.
E, a andar na cidade no pára-arranca?!Editado pela última vez por ASAS; 20 February 2013, 20:37.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostSe aumenta o C02 é porque diminuiu a eficiência da combustão, logo....
Originalmente Colocado por ASAS Ver Post"A termodinâmica (do grego θερμη, therme, significa "calor"[Ref. 1] e δυναμις, dynamis, significa "potência") é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume..."
Baboseiras, hein?!...
Mas, mostra lá os gráficos para eu analisar!
Eu vou parar de ler o que escreves...Mostra-me lá as formulas básicas da física para provar o que dizes. É que já não é a primeira vez que enuncias a física para te justificares sem que realmente digas algo de jeito.
Os gráficos não te preciso de mostrar, estão nos sites das tais reprogramações e powerbox's.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostNão sei como é que tu estás.... mas, não podes olhar para ti, e pensar que são todos burros....
Os burros falam sem conhecer nöo é o meo caso.. O teu näo sei tens uma box destas ??? Pois............
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nbz Ver PostQuê? Desde quando é que a eficiência da combustão se mede pelo CO2 libertado?
Huh?
Eu vou parar de ler o que escreves...Mostra-me lá as formulas básicas da física para provar o que dizes. É que já não é a primeira vez que enuncias a física para te justificares sem que realmente digas algo de jeito.
Os gráficos não te preciso de mostrar, estão nos sites das tais reprogramações e powerbox's.
Comentário
-
Originalmente Colocado por zx300 Ver PostTu é que és o esperto eu falo de factos concretos eu tenho uma box dessas na minha Audi 2.7 tdi e sem bem as difrencas
Os burros falam sem conhecer nöo é o meo caso.. O teu näo sei tens uma box destas ??? Pois............
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostSó vendo as curvas de potencia e binário, mas, acho esse meio litro muito optimista....
E, a andar na cidade no pára-arranca?!
Mas em pára-arranca até acredito que gaste mais. Para ganhar velocidade os consumos devem ser iguais ou pouco superiores, apenas para manter velocidades é que podemos notar melhorias nos consumos.
Comentário
-
Alguma ingenuidade por aqui é favor…
Meus amigos, uma box ou repro (bem feitas) em carros turbo, resulta num ganho de 25 a 35 cv.
As diferenças são notórias…
Dou aqui um exemplo que se passou comigo ao volante: O Opel astra GTC de 150 cv, totalmente de origem, fez um pico, com outro carro e perdeu. Na semana a seguir, com power box na mesma estrada a pisar em 2ª, o outro carro nem agua bebeu…
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fraga Ver PostNão te sei dizer porque vivo fora do Porto e é raro lá ir. O Laguna só faz praticamente estrada e auto-estrada, e sempre a andar.
Mas em pára-arranca até acredito que gaste mais. Para ganhar velocidade os consumos devem ser iguais ou pouco superiores, apenas para manter velocidades é que podemos notar melhorias nos consumos.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário