acho que a ford tinha um motor experimental que atingia algo mais que 6500rpm mas que ainda não fazia sentido, possivelmente pq a banda de potencia nesse regime cairia demasiado. li isto algures... li li...
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RPM Maximas em Diesel
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citação:Originalmente colocada por fililipe
já algum tempo que tenho esta duvida, o porque de todos os carros a gasoleo, terem limite perto das 4500RPM, qual a razão mecanica para isto?
Que material é que estabelece essa limitação?
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citação:Originalmente colocada por Boxer
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
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citação:Originalmente colocada por cuica
Os diesel têm maior dificuldade em alcançar maiores rpm porque os seus componentes sao mais pesados (exemplo: conjunto biela+segmentos+biela: 0,9 kg (uno 1.4) e 1.4 (uno 1.7 d) sem cavilhas pq nao pesei).
Ao longo dos tempos os diesel tem vindo a evoluir e a aumentar o regime de trabalho, os primeiros mercedes acabavam nas 3000 e tal, os turbo diesel ja perto das 4500, 5000rpm e os common rail ja passam disso (materiais mais leves e melhores técnicas de construção).
Porque é q um diesel consegue manter melhor a velocidade na autoestrada? Porque a inércia dos componentes internos "dura" mais que a inércia dos componentes mais leves de um gasolina equivalente.
Por exemplo, um E250 D faz pouco mais que 5200 rpm, enquanto que os CDI costumam ter o corte lá para as 5000 rpm (ou menos) e red-line ás 4600 aproximadamente.
Cumps.
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Speedy
citação:Originalmente colocada por eDiX
;)
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http://auto.howstuffworks.com/question399.htm
"Diesel engines, because of the weight and compression ratio, tend to have lower maximum RPM ranges than gasoline engines"
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citação:Originalmente colocada por Speedy
citação:Originalmente colocada por eDiX
;)
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Sem falar em carros stock k estao mto limitados , um TDI110 so cm uma repro ja sem mtas limitaçoes consegue bater nas 6mil rpm em velocidades mais baixas.
Pequenas afinaçoes e faz 5500 cm alguma facilidade....agr se faz potencia dps das 4500 ja é difrente.
Mas por exemplo as valvulas no motor n sao "cruzadas" cmo as dos otto logo ha ali uma "perda" de tempo.
A valvula de admisao tem de abrir mais cedo , o gasoleo ser injectado mais cedo e mais depressa(mas ser bem pulverizado) e a valvula de escape (ou 2) tem de abrir a tempo de n interferir cm o proximo ciclo.
Agr , cm estas afinaçoes o forte do motor diesel desaparece e perde as famosas baixas e torna se um motor poupo "pratico".
Resumindo , penso k se o objectivo for so fazer RPM o diesel deve xegar aos 7000rpm ou ate mais , mas se o objectivo é ter potencia aserio nessa zona .... sera mais forte se tiver mais em baixas.
Cumps
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citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_
Julgo que os Diesel antigos faziam mais rpm, pelo menos nalguns casos.
Por exemplo, um E250 D faz pouco mais que 5200 rpm, enquanto que os CDI costumam ter o corte lá para as 5000 rpm (ou menos) e red-line ás 4600 aproximadamente.
Cumps.
cumps
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Qualquer HDI chega ás 5000 RPM, embora o regime de potencia máxima seja ás 4000.... Mas também é giro ouvir um 1.5D, por ex a puxar até ás 5000.. pois os antigos Diesel sem injecção, que desenvolviam a potencia máxima ás 5000, eram mesmo bacanos..Lembor-me do antigo Xsara 1.5D cá de casa, que a partir das 4000 parecia que tinha outro motor... e foi até as 5300 RPM.. enkuando que os CDI, HDI, TDI, etc.. morrem ás 4200
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citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_
Julgo que os Diesel antigos faziam mais rpm, pelo menos nalguns casos.
Por exemplo, um E250 D faz pouco mais que 5200 rpm, enquanto que os CDI costumam ter o corte lá para as 5000 rpm (ou menos) e red-line ás 4600 aproximadamente.
Cumps.
Além do mais eu falei genéricamente, o meu corsa d tb consegue dar mais rpm que um punto jtd mas isso nao quer dizer q seja regra.
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Em relação aos diesel mercedes atmosfericos e injecção indirecta de a 10 anos atrás a sua grande vantagem era terem uma cabeça de 16V(os primeiros motores diesel 16V) o que permitiam terem uma gama de rotações elevada.
Dado que com o Turbo entra mais ar comprimido na camara de combustão o que faz que mais quantidade de gasoleo necessite de mais tempo para detonar...
Mas honestamente para que levar o diesel a essas rpm nunca foi o seu forte além de já não ter rendimento nenhum é um desperdicio de combustivel,destruição da mecanica e um aumento estupido de poluição.
Quem quer rpm deixem para quem sabe fazer motores otto como a Honda, BMW,Alfa.
Eu pessoalmente gosto mais do diesel, da disponibilidade do motor nas baixas no uso do dia a dia.Embora não digo não ao prazer das altas num otto de vez em quando.Mas infelizmente ter um diesel para o dia a dia e um bom otto para o fim de semana não é para todos, porque honestamente entre um otto de 65cv e um diesel de 65cv vou claramente para o diesel além do factor economia, a falta de binário nas baixas é gritante e passamos a vida na caixa de velocidades.
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citação:Originalmente colocada por Darth Vader
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por eDiX
;)
Cumps Citro4EVER
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citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira
Não, a própria combustão.
O ciclo diesel é completamente diferente do ciclo otto (dos motores a gasolina).
A diferença é que um motor só interessa explorar perto do regime em que a eficiência é máxima e no caso dos motores diesel isso acontece a baixa rotação. Não interessa nada aumentar a rotação pq ele simplesmente não chega lá, uma vez que começa a perder rendimento.
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Para dar mais uma achega, o 1.6 HDi 110cv tem o corte às 5.000rpm, mas
só lá chega em 1ª, 2ª e 3ª. Em 5ª custa bastante passar das 4.250rpm e,
mesmo assim, por esse altura já o 206 vai a dar os 210/215 (às 4 mil
certas vai a 190).
Mas o mais giro é que o corte deste motor parece o corte dum carro a
gasolina: em vez de chegar ali e sentir-se uma súbita quebra de potência,
não. Fica ali ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta com o ponteiro das RPM's todo
epiléptico. Parece um Saxo Cup :D
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citação:Originalmente colocada por Nightwisher
Sou só eu que não acho grande piada fazer muitas rpm? [8)]
mudanças, mas não com frequência e nunca até ao red-line.
Sei como se comporta o meu no red-line porque, da única vez que o levei
lá, foi por distracção.
Agora, num carro com motor a gasolina... quanto mais RPM's, melhor.
No 33 era raro não levar uma mudança às 7 mil.
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