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    Stock ou não é tão relativo que o saxo vem de origem nitidamente com o débito "esganado" pois pode-se aumentar bastante sem fazer ponta de fumo... e o corsa A 1.5 TD "acaba" literalmente aos 180 do ponteiro (medidos no saxo) que deve corresponder a mais de 190 no corsa (corsa A é dos carros que mais erros têm no velocímetro)

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por telmauto

      Stock ou não é tão relativo que o saxo vem de origem nitidamente com o débito "esganado" pois pode-se aumentar bastante sem fazer ponta de fumo... e o corsa A 1.5 TD "acaba" literalmente aos 180 do ponteiro (medidos no saxo) que deve corresponder a mais de 190 no corsa (corsa A é dos carros que mais erros têm no velocímetro)
      Hum..tenho que ver que bomba tem o meu 106, se bem que o meu 106 o máximo que dá é os 175km/h, anda estrangulado...mas não tem a bomba mexida.

      Comentário


        Com bomba lucas é diferente, só numa casa de injecção-diesel.
        Com a bosch basta muita paciência para tirar os parafusos sem cabeça que apertam a tampa lateral, com martelo e ponteiro, desapertar a fêmea de batente com uma 13 e regular ao gosto. Pode-se montar depois a tampa com parafusos "normais".
        175 de ponteiro é de facto a velocidade de ponta em plano. A rapidez a arrancar, a maior facilidade a subir e a ponta a descer é que fazem a diferença... Quando os clios e ibizas 1.9d, corsas B-1.7D se encostam a subir é que funciona a 4.ª que eles não têm para deixá-los para trás... Já com ibizas e polos 1.9 SDI é uma corrida sem vencedor pois andam ela por ela durante dezenas de kms sem vantagem de nenhum... ora agora vais no cone de ar... ora agora vou eu...

        Comentário


          Grande falha minha num post destes n colocar o video do famoso ibiza TDI110

          http://www.joaomg.com/Artur/TDIRPM.wmv

          Vejam la q RPM faz e a facilidade.

          Cumps

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            citação:Originalmente colocada por Lino Marques

            Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
            Yep... Potência máxima às 5.000 rpm... E a entrada no red-line é à mesma rotação, mais coisa menos coisa...
            Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]




            citação:Originalmente colocada por Boxer

            Para dar mais uma achega, o 1.6 HDi 110cv tem o corte às 5.000rpm, mas
            só lá chega em 1ª, 2ª e 3ª. Em 5ª custa bastante passar das 4.250rpm e,
            mesmo assim, por esse altura já o 206 vai a dar os 210/215 (às 4 mil
            certas vai a 190).

            Mas o mais giro é que o corte deste motor parece o corte dum carro a
            gasolina: em vez de chegar ali e sentir-se uma súbita quebra de potência,
            não. Fica ali ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta com o ponteiro das RPM's todo
            epiléptico. Parece um Saxo Cup :D
            Curioso, no C4 do meu pai (com o mesmo motor) o Red Line é às 4500rpm e o corte pouco depois...

            Comentário


              [quote]citação:Originalmente colocada por fapoc

              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

              citação:Originalmente colocada por Lino Marques

              Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
              Yep... Potência máxima às 5.000 rpm... E a entrada no red-line é à mesma rotação, mais coisa menos coisa...
              Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]

              tão... nunca viste nenhum carro que desenvolva os cv todos ás 5000 ??? loool conheco alguns .. um deles é o PSA 1.5D....e já agora o Golf GTI ou TFSI ou T-FSI ou 2.0 T-FSI que tem 200cv, desenvolve a pot~encia máxima ás 5100 RPM.... acho isto ridículo num motor a gasolina que ainda por cima é de um desportivo...

              Comentário


                [quote]citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                citação:Originalmente colocada por fapoc

                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
                Yep... Potência máxima às 5.000 rpm... E a entrada no red-line é à mesma rotação, mais coisa menos coisa...
                Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]

                tão... nunca viste nenhum carro que desenvolva os cv todos ás 5000 ??? loool conheco alguns .. um deles é o PSA 1.5D....e já agora o Golf GTI ou TFSI ou T-FSI ou 2.0 T-FSI que tem 200cv, desenvolve a pot~encia máxima ás 5100 RPM.... acho isto ridículo num motor a gasolina que ainda por cima é de um desportivo...
                Poderá ser ridiculo, mas poderá manter essa potência por mais rpm's

                Comentário


                  [quote]citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                  citação:Originalmente colocada por fapoc

                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                  citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                  Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
                  Yep... Potência máxima às 5.000 rpm... E a entrada no red-line é à mesma rotação, mais coisa menos coisa...
                  Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]

                  tão... nunca viste nenhum carro que desenvolva os cv todos ás 5000 ??? loool conheco alguns .. um deles é o PSA 1.5D....e já agora o Golf GTI ou TFSI ou T-FSI ou 2.0 T-FSI que tem 200cv, desenvolve a pot~encia máxima ás 5100 RPM.... acho isto ridículo num motor a gasolina que ainda por cima é de um desportivo...
                  Poderá ser ridiculo, mas poderá manter essa potência por mais rpm's
                  Sim mas não deve ter tanta graça como ir até ás 7000 de um VTS ou 8000 de um Tipo-R

                  Comentário


                    Claro que o PSA 1.5D acima das 5.000 rpm já vai a perder potência, o que não significa perda de tempo pois ao trocar "cai" mais perto do regime de pot. máxima....

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por ruymoreira

                      citação:Originalmente colocada por eDiX



                      ;)
                      eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
                      o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
                      Então esse corsa ficou com o ponteiro de RPM +/- assim ?

                      [img]uploaded/paulinhuu/20068193100_CorsaMarado.jpg[/img]

                      Comentário


                        Bom, antes de mais rpm sem potência n faz sentido... Sem dúvida q os motores "velhinhos" diesel de pré-câmara possuiam inerentemente um maior poder rotativo q os modernos DI.
                        Então o Isuzu 1.5 é uma lenda neste campo...

                        Q tal uma destas unidades a atingir o regime de potência máximo às 5.130RPM e a fazer 6500RPM...?
                        Ver para crer: http://img96.imageshack.us/img96/589...dmodmdlrj7.jpg

                        Comentário


                          5500 corolla 2.0d +-

                          Comentário


                            Sem conta rotações?? É preciso ter ouvido!!!

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                              ja tive um video de um tdi que fazia 6000 rpm e a pot max andava pelas 5000
                              Passa a 2 que eu conheço, um de andar nele, outro de ver "vídeos"...

                              Comentário


                                e dps dizem que os turbos partem

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por GJP

                                  e dps dizem que os turbos partem
                                  Exacto...

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por telmauto

                                    Sem conta rotações?? É preciso ter ouvido!!!
                                    O meu não tem taquímetro mas eu sei a que rotações já andou!
                                    A marca anúncia a sua velocidade máxima, no ponto em que a potência é máxima. A partir daí começa a decair a potência debitada!
                                    Logo o meu, eles anunciam 167Km/h @ 4400rpm's e eu já meti ele a 195km/h.
                                    Fazendo as contas dá 5138rpm's.
                                    O meu não tem taquímetro. É como disses-te, "é preciso ter ouvido!"

                                    Comentário


                                      Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
                                      Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
                                      As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                        Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
                                        Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
                                        As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
                                        nem por isso... não te esqueças que há carros que desenvolvem a potência máxima ás 3500 RPM... logo iriam chegar ás 7000 com 0 cv ?? :D:D

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                          Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
                                          Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
                                          As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
                                          nem por isso... não te esqueças que há carros que desenvolvem a potência máxima ás 3500 RPM... logo iriam chegar ás 7000 com 0 cv ?? :D:D
                                          Caro user

                                          Já viu uma curva de potência?

                                          Eu tava a falar das rpm´s ma´ximas, e creio ser esse o caminho q o tópico levou.
                                          N percebo o q quis dizer? enganou-se ca citação?

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                            Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
                                            Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
                                            As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
                                            nem por isso... não te esqueças que há carros que desenvolvem a potência máxima ás 3500 RPM... logo iriam chegar ás 7000 com 0 cv ?? :D:D
                                            Caro user

                                            Já viu uma curva de potência?

                                            Eu tava a falar das rpm´s ma´ximas, e creio ser esse o caminho q o tópico levou.
                                            N percebo o q quis dizer? enganou-se ca citação?
                                            cada vez os red-lines começam mais cedo...

                                            Comentário


                                              Começam mais cedo?
                                              Mas quem lhe disse isso?
                                              Mas estamos a comparar o quÊ?
                                              É q arranja-se já uma foto de um merc a diesel dos anos 70 ca red line nas 3200 rpm!

                                              Comentário


                                                Antigamente havia a distinção entre o motor diesel lento e rápido, sendo este aplicado nas viatura de turismo. Começou tudo salvo erro com o Mercedes 180D.

                                                Comentário


                                                  em jeito de teste levei o motor da Mazda 6 de 143cv às 5.000rpm (vermelho) em 2ª foi com relativo à vontade, mas duvido que lá vá em 6ª ou mesmo em 5ª... a potência máxima é atingida às 3.500rpm

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                    Começam mais cedo?
                                                    Mas quem lhe disse isso?
                                                    Mas estamos a comparar o quÊ?
                                                    É q arranja-se já uma foto de um merc a diesel dos anos 70 ca red line nas 3200 rpm!
                                                    Quantos diesel começam o red-line nas 5000 RPM ? e há 10 anos atras==??

                                                    Comentário


                                                      Dcpe lá!
                                                      Mas creio q há aqui uma falta de comunicação!
                                                      O q eu digo desde o principio é q, há 30 anos um motor diesel faziam 3000rpm no máximo.
                                                      Hje em dia fazem 5000 ou mais, e com o evoluir dos materiais, se calhar daqui a uns anos fazem 7000 rpm.
                                                      Qto Às suas afirmações/questões, mesmo q um motor atinja a sua potência máxima Às 3500 rpm e faça 7000 isto n quer dizer q a sua potência vá cair para zero. Caso ainda n saiba, tenho tdo o gosto em explicar-lhe pq é q na curva de potência a partir de certa altura há uma inflexão na curva.
                                                      Se os red lines cda vez começam mais cedo? se calhar sim, mas eu estava a falar das rotações máximas, mas creio q isso é uma consequência dos próprios sistemas de injecção e da sobrealimentação.
                                                      Qtos diesel começam o red line Às 5000 rpm´s? N faço ideia, aquele c q ando começa Às 4500, e já andei em vários q nem mostravam a red line. Há 10 anos atrás, teríamos casos diferentes, pois um motor de injecção indirecta deverá em principio apresentar uma red line mais baixa q um de injecção directa. Já agora n percebo o porquÊ desta obsessão ca red line, num diesel n dá gosto nenhum, qto mto serve pá rpm cair menos qdo trocar de caixa.

                                                      E já agra, até q enfim q alguém fala de motores diesel rápidos e lentos, pq pelo q aprendi, estes motores começam qse a ser um ciclo misto.

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                                                        citação:Originalmente colocada por ruicalcada

                                                        A minha Navara faz 5.000.
                                                        Red line também às 5.000?

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                                                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                                          citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                          ja tive um video de um tdi que fazia 6000 rpm e a pot max andava pelas 5000
                                                          Passa a 2 que eu conheço, um de andar nele, outro de ver "vídeos"...

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                                                            citação:Originalmente colocada por Boxer

                                                            citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                                            Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
                                                            O 1.6 HDi de 110cv sei, de fonte segura, que as faz :D
                                                            O meu pai possui um Mercedes C250 Diesel (94) xega com bastante facilidade as 5200rpm, daí pra frente entra em redline, e apesar de pouco aconselhavel ja xegou perto das 5600rpm..

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