Stock ou não é tão relativo que o saxo vem de origem nitidamente com o débito "esganado" pois pode-se aumentar bastante sem fazer ponta de fumo... e o corsa A 1.5 TD "acaba" literalmente aos 180 do ponteiro (medidos no saxo) que deve corresponder a mais de 190 no corsa (corsa A é dos carros que mais erros têm no velocímetro)
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RPM Maximas em Diesel
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citação:Originalmente colocada por telmauto
Stock ou não é tão relativo que o saxo vem de origem nitidamente com o débito "esganado" pois pode-se aumentar bastante sem fazer ponta de fumo... e o corsa A 1.5 TD "acaba" literalmente aos 180 do ponteiro (medidos no saxo) que deve corresponder a mais de 190 no corsa (corsa A é dos carros que mais erros têm no velocímetro)
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Com bomba lucas é diferente, só numa casa de injecção-diesel.
Com a bosch basta muita paciência para tirar os parafusos sem cabeça que apertam a tampa lateral, com martelo e ponteiro, desapertar a fêmea de batente com uma 13 e regular ao gosto. Pode-se montar depois a tampa com parafusos "normais".
175 de ponteiro é de facto a velocidade de ponta em plano. A rapidez a arrancar, a maior facilidade a subir e a ponta a descer é que fazem a diferença... Quando os clios e ibizas 1.9d, corsas B-1.7D se encostam a subir é que funciona a 4.ª que eles não têm para deixá-los para trás... Já com ibizas e polos 1.9 SDI é uma corrida sem vencedor pois andam ela por ela durante dezenas de kms sem vantagem de nenhum... ora agora vais no cone de ar... ora agora vou eu...
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Grande falha minha num post destes n colocar o video do famoso ibiza TDI110
http://www.joaomg.com/Artur/TDIRPM.wmv
Vejam la q RPM faz e a facilidade.
Cumps
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citação:Originalmente colocada por DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
citação:Originalmente colocada por Boxer
Para dar mais uma achega, o 1.6 HDi 110cv tem o corte às 5.000rpm, mas
só lá chega em 1ª, 2ª e 3ª. Em 5ª custa bastante passar das 4.250rpm e,
mesmo assim, por esse altura já o 206 vai a dar os 210/215 (às 4 mil
certas vai a 190).
Mas o mais giro é que o corte deste motor parece o corte dum carro a
gasolina: em vez de chegar ali e sentir-se uma súbita quebra de potência,
não. Fica ali ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta com o ponteiro das RPM's todo
epiléptico. Parece um Saxo Cup :D
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[quote]citação:Originalmente colocada por fapoc
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]
tão... nunca viste nenhum carro que desenvolva os cv todos ás 5000 ??? loool conheco alguns .. um deles é o PSA 1.5D....e já agora o Golf GTI ou TFSI ou T-FSI ou 2.0 T-FSI que tem 200cv, desenvolve a pot~encia máxima ás 5100 RPM.... acho isto ridículo num motor a gasolina que ainda por cima é de um desportivo...
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[quote]citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por fapoc
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]
tão... nunca viste nenhum carro que desenvolva os cv todos ás 5000 ??? loool conheco alguns .. um deles é o PSA 1.5D....e já agora o Golf GTI ou TFSI ou T-FSI ou 2.0 T-FSI que tem 200cv, desenvolve a pot~encia máxima ás 5100 RPM.... acho isto ridículo num motor a gasolina que ainda por cima é de um desportivo...
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[quote]citação:Originalmente colocada por J.Garcia
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por fapoc
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!Potência máxima às 5000rpm? Num diesel? [:0]
tão... nunca viste nenhum carro que desenvolva os cv todos ás 5000 ??? loool conheco alguns .. um deles é o PSA 1.5D....e já agora o Golf GTI ou TFSI ou T-FSI ou 2.0 T-FSI que tem 200cv, desenvolve a pot~encia máxima ás 5100 RPM.... acho isto ridículo num motor a gasolina que ainda por cima é de um desportivo...
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citação:Originalmente colocada por ruymoreira
citação:Originalmente colocada por eDiX
;)
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
[img]uploaded/paulinhuu/20068193100_CorsaMarado.jpg[/img]
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Bom, antes de mais rpm sem potência n faz sentido... Sem dúvida q os motores "velhinhos" diesel de pré-câmara possuiam inerentemente um maior poder rotativo q os modernos DI.
Então o Isuzu 1.5 é uma lenda neste campo...
Q tal uma destas unidades a atingir o regime de potência máximo às 5.130RPM e a fazer 6500RPM...?
Ver para crer: http://img96.imageshack.us/img96/589...dmodmdlrj7.jpg
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citação:Originalmente colocada por telmauto
Sem conta rotações?? É preciso ter ouvido!!!
A marca anúncia a sua velocidade máxima, no ponto em que a potência é máxima. A partir daí começa a decair a potência debitada!
Logo o meu, eles anunciam 167Km/h @ 4400rpm's e eu já meti ele a 195km/h.
Fazendo as contas dá 5138rpm's.
O meu não tem taquímetro. É como disses-te, "é preciso ter ouvido!"
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Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
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citação:Originalmente colocada por ESPRIT
Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
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citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por ESPRIT
Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
Já viu uma curva de potência?
Eu tava a falar das rpm´s ma´ximas, e creio ser esse o caminho q o tópico levou.
N percebo o q quis dizer? enganou-se ca citação?
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citação:Originalmente colocada por ESPRIT
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por ESPRIT
Há 30 anos as rpm de um diesel seriam 3000 no máx.
Se no meu curso À 30 anos alguém disesse q um diesel fazia 5000 rpm era chumbado!
As csas evoluem, com novos materiais e injecções de maior pressão e velas q qse funcionam cmo num gasolina e injecções q nca mais acabam n tarda mto fazem 7000.
Já viu uma curva de potência?
Eu tava a falar das rpm´s ma´ximas, e creio ser esse o caminho q o tópico levou.
N percebo o q quis dizer? enganou-se ca citação?
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Dcpe lá!
Mas creio q há aqui uma falta de comunicação!
O q eu digo desde o principio é q, há 30 anos um motor diesel faziam 3000rpm no máximo.
Hje em dia fazem 5000 ou mais, e com o evoluir dos materiais, se calhar daqui a uns anos fazem 7000 rpm.
Qto Às suas afirmações/questões, mesmo q um motor atinja a sua potência máxima Às 3500 rpm e faça 7000 isto n quer dizer q a sua potência vá cair para zero. Caso ainda n saiba, tenho tdo o gosto em explicar-lhe pq é q na curva de potência a partir de certa altura há uma inflexão na curva.
Se os red lines cda vez começam mais cedo? se calhar sim, mas eu estava a falar das rotações máximas, mas creio q isso é uma consequência dos próprios sistemas de injecção e da sobrealimentação.
Qtos diesel começam o red line Às 5000 rpm´s? N faço ideia, aquele c q ando começa Às 4500, e já andei em vários q nem mostravam a red line. Há 10 anos atrás, teríamos casos diferentes, pois um motor de injecção indirecta deverá em principio apresentar uma red line mais baixa q um de injecção directa. Já agora n percebo o porquÊ desta obsessão ca red line, num diesel n dá gosto nenhum, qto mto serve pá rpm cair menos qdo trocar de caixa.
E já agra, até q enfim q alguém fala de motores diesel rápidos e lentos, pq pelo q aprendi, estes motores começam qse a ser um ciclo misto.
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citação:Originalmente colocada por Boxer
citação:Originalmente colocada por Lino Marques
Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
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