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    #31
    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Se tiver valor sentimental arranja-o

    Caso contrario manda para abate e compra algo muito melhor , isso deve ser uma arrastadeira de todo o tamanho
    Bem a arrastadeira não me posso queixar muito não sou eu que o conduzo mas o meu pai também não é muito de acelarar só houve uma vez que se meteu a 160km na A1 e não queimou nada mas, também foi durante 40segundos ou assim.

    Valor sentimental pronto gostava de o ter mas se não for possível também não me importo

    O meu pai chegou a trocar o Citroen BX 1.9 por o Ax com cerca de 100.000km se não me engano era bastante confortável mas andava sempre a romper um tubo do óleo sabe-se lá porquê.

    Comentário


      #32
      A 160 isso ? jasus

      Se nao tens assim grande valor sentimental compravas um carro a gasolina que é melhor em tudo que isso , e consegues grandes negocios com melhores interiores , mais equipamento e claro esta muito melhor motor e muito mais agradavel

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por pingufanatiku Ver Post
        O meu pai chegou a trocar o Citroen BX 1.9 por o Ax com cerca de 100.000km se não me engano era bastante confortável mas andava sempre a romper um tubo do óleo sabe-se lá porquê.
        O 1.9D da PSA?
        É o tubo do óleo e quem sabe o do gasóleo, esses 1.9D são cá uns bebados.

        O 1.4D ser muito frágil mas lá económico era ele, montado no AX então...

        Comentário


          #34
          sou o feliz proprietário de um AX 1.4 cambiado a 1.5 , quando tinha o 1.4 (ainda não era meu mas já o conhecia) era junta atrás de junta

          faz isso na boa, e sim a caixa ficou

          speccy

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
            O 1.9D da PSA?
            É o tubo do óleo e quem sabe o do gasóleo, esses 1.9D são cá uns bebados.

            O 1.4D ser muito frágil mas lá económico era ele, montado no AX então...

            O meu pai não se queixava dos consumos do BX pq na altura penso que o gasóleo era barato

            Pois e é económico, faz consumos excelentes ( também a potência não é muita tem 50/52cv )

            A questão de mudar o motor ainda não tenho a certeza pois o dinheiro é pouco :P

            E não sei se vale a pena arranjar para depois acontecer o mesmo, ou ter problemas com o outro motor

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Se tiver valor sentimental arranja-o

              Caso contrario manda para abate e compra algo muito melhor , isso deve ser uma arrastadeira de todo o tamanho
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              A 160 isso ? jasus

              Se nao tens assim grande valor sentimental compravas um carro a gasolina que é melhor em tudo que isso , e consegues grandes negocios com melhores interiores , mais equipamento e claro esta muito melhor motor e muito mais agradavel
              Tu deves ter algum problema não? Levaste ratada de um carro a diesel foi?
              Para quem não faz muita AE chega e sobra este motor, pois o carro é muito leve.
              A versão 1.1 a gasolina num Saxo ou 106 não anda mais que o 1.5, e gasta o dobro.

              Mostra-me um carro a gasolina com um custo de utilização tão baixo como o de um 1.5D, já que és tão entendido na matéria.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                Tu deves ter algum problema não? Levaste ratada de um carro a diesel foi?
                Para quem não faz muita AE chega e sobra este motor, pois o carro é muito leve.
                A versão 1.1 a gasolina num Saxo ou 106 não anda mais que o 1.5, e gasta o dobro.

                Mostra-me um carro a gasolina com um custo de utilização tão baixo como o de um 1.5D, já que és tão entendido na matéria.

                Bem desta vez tenho de concordar com o MBFan.

                Para que que o meu pai vai comprar um carro a gasolina se ele quer um carro económico, ou seja, o Ax faz +/- 5l/100, para que comprar um a gasolina se o meu pai só faz o trabalho de dia-a-dia para coisas maior tem uma Nissan Cabstar 1.9D se não me engano de 1989 com cerca de 150.000km.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                  Tenho um familiar que comprou um 106 novo com esse motor, fez 20 mil kms (também é só menos um zero que esses tantos que conheces)


                  O 1.4D tem o conhecido problema de juntas.
                  Solução: Juntas tudo e mandas fora.
                  Sim e agora vamos pegar o teu exemplo e fazer dele lei?

                  Claro que tem o problema das juntas, mas há muitas unidades que não sofreram desse mal, até porque a 2ª geração do AX já tem vaso de expansão, menos mal.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    O preço que te vai custar mudar o motor (e alguns periféricos do mesmo) é um disparate e corre o risco de não ficar bem, já para não falar da hipótese de o motor não estar bom ou de poderes ter chatices numa futura inspeção.

                    O AX é miserável em segurança ativa e passiva. Compra logo um Saxo ou um 106 e manda o Ax para abate:

                    Por 1.500 euros já escolhes:
                    Citroën Saxo, Citroen - Carros Citroën Saxo no Standvirtual
                    Queres ver que no inicio dos anos 90 os concorrentes eram mais seguros ? E já agora espero que estejas a falar do 106 da época do saxo e não do 1º...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                      Se tiver valor sentimental arranja-o

                      Caso contrario manda para abate e compra algo muito melhor , isso deve ser uma arrastadeira de todo o tamanho
                      O objectivo destes carros não é ser rápido mas sim económicos.......

                      Que desespero esse da velocidade.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        A 160 isso ? jasus

                        Se nao tens assim grande valor sentimental compravas um carro a gasolina que é melhor em tudo que isso , e consegues grandes negocios com melhores interiores , mais equipamento e claro esta muito melhor motor e muito mais agradavel
                        Deixa-me adivinhar, a 160 é mais seguro um fiesta de 1992

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          O 1.9D da PSA?
                          É o tubo do óleo e quem sabe o do gasóleo, esses 1.9D são cá uns bebados.

                          O 1.4D ser muito frágil mas lá económico era ele, montado no AX então...
                          Sim, toda ou quase toda a gente que " conheci " deste e de outros fóruns e que tinha um 1.4D diziam que em nacionais se conseguia fazer abaixo dos 4L, tendo mesmo algumas pessoas dito que até à chegada do Smart e antes do Lupo 3L este AX era o mais económico do mercado.

                          Os 1.9D nas berlingo bebem 8L em cidade mas é um motor mesmo muito agradável, devido à sua linearidade.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                            Tu deves ter algum problema não? Levaste ratada de um carro a diesel foi?
                            Para quem não faz muita AE chega e sobra este motor, pois o carro é muito leve.
                            A versão 1.1 a gasolina num Saxo ou 106 não anda mais que o 1.5, e gasta o dobro.

                            Mostra-me um carro a gasolina com um custo de utilização tão baixo como o de um 1.5D, já que és tão entendido na matéria.
                            Não ligues ao que ele diz, não vale a pena. Não há paciência para fanboys.

                            O motor 1.1 montado no AX anda mesmo muito bem e dá ratada a muitos carros com mais motor.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Sim e agora vamos pegar o teu exemplo e fazer dele lei?

                              Claro que tem o problema das juntas, mas há muitas unidades que não sofreram desse mal, até porque a 2ª geração do AX já tem vaso de expansão, menos mal.
                              E dos teus será que podemos fazer deles lei?

                              Repara, se calhar nunca tiveste contacto com nenhum ou com mecanicos que tenham trabalhado neles.

                              Na minha zona recusavam-se a reparar esses motores! E o bloco em aluminio era de tal forma frágil que havia quem desse cabo da rosca ao apertar a cabeça ao bloco. Até me podem dizer que faz 1 milhão de kms, que tem o vaso de expansão assim ou assado isso que para mim é igual ao litro, não foi com mesinhas que ele foi lá porque já nasceu defeituoso, foi mal desenvolvido e por isso mesmo foi substituido.

                              Agora se me falares do 1.5D conheço quem chegou a ter uma frota deles e tomara muito motor aguentar o que eles aguentam.
                              Editado pela última vez por FernandoAc; 07 March 2013, 22:32.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                E dos teus será que podemos fazer deles lei?

                                Repara, se calhar nunca tiveste contacto com nenhum ou com mecanicos que tenham trabalhado neles.

                                Na minha zona recusavam-se a reparar esses motores! E o bloco em aluminio era de tal forma frágil que havia quem desse cabo da rosca ao apertar a cabeça ao bloco. Até me podem dizer que faz 1 milhão de kms, que tem o vaso de expansão assim ou assado isso que para mim é igual ao litro, não foi com mesinhas que ele foi lá porque já nasceu defeituoso, foi mal desenvolvido e por isso mesmo foi substituido.

                                Agora se me falares do 1.5D conheço quem chegou a ter uma frota deles e tomara muito motor aguentar o que eles aguentam.

                                Uhmm mas falando dos 1.5D são motores que já não tem esse tipo de problema certo ? Porque já são depois de 1994 estou certo ?

                                Mas, voltando à junta de cabeça reforçada, vale a pena meter uma ? Como é óbvio não vai solucionar o problema mas, quanto tempo deve durar ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Queres ver que no inicio dos anos 90 os concorrentes eram mais seguros ? E já agora espero que estejas a falar do 106 da época do saxo e não do 1º...
                                  Comentário perfeitamente desnecessário! Apples to apples, oranges, to oranges! Já agora o projeto do Ax é do meado da década de 80. O Saxo surgiu "apenas" uns 10 anos depois!!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Curiosamente o Saxo deriva da plataforma do 106 que por sua vez deriva da do AX. É melhor em termos de segurança, até porque já tinha equipamentos (Airbags, pre-tensores etc) que o AX nunca teve.

                                    Se a segurança passiva era fraca? Claro que era, assim como a de todos os concorrentes dos anos 80 / inicios de 90. Contudo a segurança activa até é bastante boa para a época. Curva muito bem, não é falso de reacções a curvar e mesmo a travar não era dos piores. Um Corsa A a travar era bem mais fraco.

                                    Comentário


                                      #48
                                      O 1.4D fazia consumos abaixo de 4 com o pé moderado, era um pequeno mosquito com um motor poupado.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tive um AX 1.5d Furio de 1995 e numa condução normal, fazia cerca de 5l/100. Só mesmo a abusar é que passava dos 5. Numa condução mais poupada, cheguei a fazer 1000kms com um depósito de 43 litros.

                                        Comentário


                                          #50
                                          MBFan

                                          Ratada de carros a diesel ?? Todos os dias

                                          Olha só para o teu mero discurso .... Só falas no raio da economia mais nada . Se calhar prefiro um carro com melhor espaço , conforto ... sim porque um carro engloba tudo isso e nao apenas e só o motor e o raio da economia !

                                          E por isso perguntei se era necessario diesel ... Já que muita boa gente como tu sabes e muitos saberao que querem é diesel e mais nada , pode eventualmente este ser o caso

                                          E sim esse motor é uma arrastadeira ideal para quem tem um orçamente diminuto e que queira unicamente consumos ! Porque quem vai para um ax destes nao vai pedir seguramente conforto , maus materiais etc etc

                                          Se calhar como nao é propriamente de valor sentimental se calhar arranjava um carro superior a um AX 1.4 D

                                          Nao sei porque da tua radiosa azia

                                          EscapeLivre

                                          Fiesta de 1992 ?? Onde foste buscar isso ?? looooooooool

                                          Mas até comento tal a tua enorme azia , em interiores bate o ax aos pontos e até de um 205
                                          Editado pela última vez por Miguelspc; 08 March 2013, 15:04.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Os Ax, pelos menos até ao restyling tinham cavidades nas portas para garrafas de 1,5. Para quem tinha um 1.4D dava sempre jeito.

                                            Uma vez fiz 400 km's num. A média deve ter sido abaixo dos 4L, porque não se podia passar dos 90km's/h, precisamente pelo aquecimento, e pelo meio, escolher as horas para entrar e sair de Lisboa, para não derreter no trânsito e ser notícia na rádio.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Eu não me metia a reparar isso, olha que o bloco do 1.4D é de aluminio e provavelmente precisa de ser faceado também, cabeça e bloco têm de ficar 5 estrelas caso contrário é quase certo que passado pouco tempo está no mesmo, esse motor é uma autêntica desgraça.
                                              Qualquer motor que seja reparado a nível de junta da cabeça, deverá ser sempre faceado. Para o trabalho ser e ficar bem feito !



                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Na minha zona recusavam-se a reparar esses motores! E o bloco em aluminio era de tal forma frágil que havia quem desse cabo da rosca ao apertar a cabeça ao bloco.
                                              Por algum motivo existem valores definidos para aperto de parafusos.


                                              Com estes dois exemplos, mostraste que os mecânicos da tua zona passam, ou pelo menos nas tuas palavras, por incompetentes...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Qualquer motor que seja reparado a nível de junta da cabeça, deverá ser sempre faceado. Para o trabalho ser e ficar bem feito !
                                                Por algum motivo existem valores definidos para aperto de parafusos.
                                                Com estes dois exemplos, mostraste que os mecânicos da tua zona passam, ou pelo menos nas tuas palavras, por incompetentes...
                                                Claro que devia, não se perde nada mas em motores resistentes com bloco de ferro fundido nem sempre é o que se faz e não é por isso que dão barraca.

                                                Quanto à segunda parte e mesmo sem saber a tua idade acho que não estou a errar se disser que ainda tú andavas de fraldas e já esses mecanicos "incompetentes" trabalhavam com chaves dinamométricas.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Claro que devia, não se perde nada mas em motores resistentes com bloco de ferro fundido nem sempre é o que se faz e não é por isso que dão barraca.

                                                  Quanto à segunda parte e mesmo sem saber a tua idade acho que não estou a errar se disser que ainda tú andavas de fraldas e já esses mecanicos "incompetentes" trabalhavam com chaves dinamométricas.
                                                  Nota-se... Se eu quiser, também aperto o parafuso até encostar e a seguir dou-lhe um quarto de volta. também dá e resulta segundo professores das cadeiras de engenharia mecânica. Mas daí a servir para toda e qualquer situação...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    facejamento, junta na espessura adequada ,chave dinamometrica, ordem especifica de apertar os parafusos e mais uns certos graus depois do aperto dinamometrico

                                                    isto para ser bem feito, mas mesmo assim não aguentam

                                                    speccy

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Nota-se... Se eu quiser, também aperto o parafuso até encostar e a seguir dou-lhe um quarto de volta. também dá e resulta segundo professores das cadeiras de engenharia mecânica. Mas daí a servir para toda e qualquer situação...


                                                      Acredito que eles facilitem, como facilitam noutros.
                                                      Só a titulo de exemplo da resistencia dos motores, cá por casa passou um 1108cc (Cléon?), que uma vez levou um calor tão grande por falta de manutenção e apesar do painel acender que nem uma arvore de natal a senhora que ia ao volante não quis saber, foi até colar. Arrefeceu, foi para o mecanico A TRABALHAR, levou uma reparação menor (não me lembro de pormenores mas posso perguntar) e ainda fez serviço de segundo carro anos. Volta e meia ficava com pouca àgua no vaso mas nunca deixou ninguém a pé.

                                                      Façam o mesmo com esse 1.4D, até o bloco derrete pró chão.

                                                      Edit: Tenho ideia que no 1108cc até a cabeça é de ferro, confirmas?
                                                      Editado pela última vez por FernandoAc; 08 March 2013, 16:37.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post


                                                        Acredito que eles facilitem, como facilitam noutros.
                                                        Só a titulo de exemplo da resistencia dos motores, cá por casa passou um 1108cc (Cléon?), que uma vez levou um calor tão grande por falta de manutenção e apesar do painel acender que nem uma arvore de natal a senhora que ia ao volante não quis saber, foi até colar. Arrefeceu, foi para o mecanico A TRABALHAR, levou uma reparação menor (não me lembro de pormenores mas posso perguntar) e ainda fez serviço de segundo carro anos. Volta e meia ficava com pouca àgua no vaso mas nunca deixou ninguém a pé.

                                                        Façam o mesmo com esse 1.4D, até o bloco derrete pró chão.

                                                        Edit: Tenho ideia que no 1108cc até a cabeça é de ferro, confirmas?
                                                        Podes querer o bloco deve parecer queijo

                                                        O único problema é o carro ter esse problema de juntas se não fosse isso era um carro excelente para quem procura consumos baixos (penso eu)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Já vi foi um caso de um senhor que tinha um 205 aqueceu, e o senhor na estação de serviço estava a mandar água para o bloco do motor penso que corria o risco de rachar o bloco estou certo ?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por pingufanatiku Ver Post
                                                            Podes querer o bloco deve parecer queijo

                                                            O único problema é o carro ter esse problema de juntas se não fosse isso era um carro excelente para quem procura consumos baixos (penso eu)
                                                            O AX 1.4D devia ser o económico de sempre aquando do lançamento, se não era pouco faltava! Uma pena o motor não corresponder em fiabilidade, mas o 1.5D também gasta pouco e dá muita confiança.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                              E dos teus será que podemos fazer deles lei?

                                                              Repara, se calhar nunca tiveste contacto com nenhum ou com mecanicos que tenham trabalhado neles.

                                                              Na minha zona recusavam-se a reparar esses motores! E o bloco em aluminio era de tal forma frágil que havia quem desse cabo da rosca ao apertar a cabeça ao bloco. Até me podem dizer que faz 1 milhão de kms, que tem o vaso de expansão assim ou assado isso que para mim é igual ao litro, não foi com mesinhas que ele foi lá porque já nasceu defeituoso, foi mal desenvolvido e por isso mesmo foi substituido.

                                                              Agora se me falares do 1.5D conheço quem chegou a ter uma frota deles e tomara muito motor aguentar o que eles aguentam.
                                                              Home, eu proprio te disse que os 1.4D foram problemáticos e em parte até por serem motores fracos, tinham até que andar quase sempre prego a fundo e isto é mesmo verdade, eu tive um me quem o teve sabe que anda mesmo pouco. Mas, as primeiras versões era bem mais problemáticas que as segundas.

                                                              Uma boa solução para esse motor é andar em França de aldeia para aldeia na La Provance , com temperaturas sempre abaixo dos 25º e em terreno plano, sem trânsito e sem carga

                                                              Comentário

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