Se há uma coisa que eu aprendi com a prática de condução foi saber onde todas as rodas do carro pisam. De tal forma que sempre que tenho tempo de reacção consigo fazer tangentes aos buracos sem os pisar. Sei perfeitamente onde cada roda pisa e onde a colocar. Posso falhar, mas raramente acontece. Não estou aqui a envaidecer-me com as minhas capacidades, mas acho que um condutor com a mínima experiência devia perceber minimamente onde cada roda pisa. Mesmo que não seja com muita precisão, pelo menos que seja um cálculo o mais aproximado possíve. É que, caso contrário, o condutor é tudo menos hábil a conduzir e no caso específico da Ponte 25 de Abril não conseguir evitar o pedaço de rede tapada com asfalto da faixa do lado direito já é um pouco mau, já é falta de habilidade... é que aquilo não é tão apertado assim a ponto de não conseguir evitar. Eu consigo colocar o carro dentro da faixa da direita, precisamente entre o tracejado e a costura da rede tapada com asfalto e aí é que vos digo que é bem mais complicado acertar por ser verdadeiramente apertado (e também mais perigoso porque estamos a centimetro de invadir a faixa do meio e demasiado próximos do trânsito que lá circula).
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Alguém que se sinta pouco à vontade de circular na faixa esquerda da Pte. 25 Abril?
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Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostSe há uma coisa que eu aprendi com a prática de condução foi saber onde todas as rodas do carro pisam. De tal forma que sempre que tenho tempo de reacção consigo fazer tangentes aos buracos sem os pisar. Sei perfeitamente onde cada roda pisa e onde a colocar. Posso falhar, mas raramente acontece. Não estou aqui a envaidecer-me com as minhas capacidades, mas acho que um condutor com a mínima experiência devia perceber minimamente onde cada roda pisa. Mesmo que não seja com muita precisão, pelo menos que seja um cálculo o mais aproximado possíve. É que, caso contrário, o condutor é tudo menos hábil a conduzir e no caso específico da Ponte 25 de Abril não conseguir evitar o pedaço de rede tapada com asfalto da faixa do lado direito já é um pouco mau, já é falta de habilidade... é que aquilo não é tão apertado assim a ponto de não conseguir evitar. Eu consigo colocar o carro dentro da faixa da direita, precisamente entre o tracejado e a costura da rede tapada com asfalto e aí é que vos digo que é bem mais complicado acertar por ser verdadeiramente apertado (e também mais perigoso porque estamos a centimetro de invadir a faixa do meio e demasiado próximos do trânsito que lá circula).
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Ando em qualquer faixa, desde que esteja com trânsito fluido.
Na mais a esquerda sinto um ligeiro zig-zag e mais barulho, apenas isso. Por norma vou na faixa mais a direita, está mais vazia. Esta ponte não tinha só 2 faixas de rodagem de cada lado ? se sim, como alagaram a ponte ? ou basicamente encolheram as faixas de rodagem? é que são um bocado estreitas.
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Para mim é de evitar sempre circular na faixa da esquerda, seja que tipo de condições climatéricas for. É claro que com o piso molhado é bem pior circular em cima da grelha metálica, pois é praticamente um convite para o acidente. É que aí o carro derrapa em aceleração (nem é preciso exagerar muito) e bloqueia muito facilmente numa travagem pouco mais vigorosa... é gritante a facilidade com que bloqueia as rodas e como já disseram aqui, o carro nunca mais pára. Para além disso, qualquer reacção mais brusca com o volante é também meio caminho andado para o despiste. A grelha metálica tem de facto muito menor aderência. Apesar disso, o barulho não me mete assim tanta confusão. Incomoda, mas vivo bem com ele. Só uso esta faixa para ultrapassar quando não tenho mesmo hipótese de o fazer na do meio. Mas mesmo assim evito. Quanto à faixa da direita, tal como disse no meu outro post, não me faz minimamente confusão nenhuma e dentro dela acerto o carro na zona onde pretendo para evitar pisar a pior parte (a pequena tira de grelha metálica que está quase a meio pseudo-tapada/remendada com alcatrão ). A faixa do meio para mim uso-a tal como uso em qualquer outra estrada com 3 ou mais faixas e como manda a lei: para ultrapassar ou circular apenas se for a que tiver menos trânsito quando em fila compacta.
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver PostAndo em qualquer faixa, desde que esteja com trânsito fluido.
Na mais a esquerda sinto um ligeiro zig-zag e mais barulho, apenas isso. Por norma vou na faixa mais a direita, está mais vazia. Esta ponte não tinha só 2 faixas de rodagem de cada lado ? se sim, como alagaram a ponte ? ou basicamente encolheram as faixas de rodagem? é que são um bocado estreitas.
Não sei precisar cronologicamente, mas o hsitorial de modificações é este:
- Desde a sua inauguração em 1966 até 1990, era uma normalíssima via com 2 faixas para cada lado e com um separador central.
- Em 1990 foi feito o alargamento do tabuleiro para 5 faixas no total, sendo duas para cada lado e uma situada a meio do tabuleiro com sentido reversível onde antes se situava o separador central (lembram-se que era a tal faixa central pintada a branco e era trocado o sentido do trânsito consoante a necessidade de escoamento?)
- Desde 1998 que a ponte foi alargada para 6 faixas de rodagem, sendo 3 para cada lado.
De facto, o Salazar foi um pouco "sumitico" a dar largura à ponte... por isso é que a largura das faixas é pequena.Editado pela última vez por blindness2005; 04 April 2013, 19:11.
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Só a uso para ultrapassar, e mesmo assim evito porque aquilo transmite sensação de insegurança, apesar de totalmente psicológica. E ainda por cima pensei que o correcto era ir corrigindo a trajectória, tenho de experimentar manter o volante direito e não mexer mais.
A faixa onde circulo normalmente é a do meio, utilizando esporádicamente a da direita e uma vez ou outra a da esquerda quando alguém se lembra de ir no meio a empatar aquilo tudo.
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Originalmente Colocado por JNM Ver PostTalvez há uns dois anos atrás acho que vi numa notícia, que estava prevista a mudança do tabuleiro da ponte nas últimas obras de manutenção. As obras já ocorreram mas o tabuleiro não foi mexido. Alguém sabe se isso acontecerá para breve?
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Sempre que possível evito essa faixa, mas já reparei que o comportamento varia muito consoante a viatura, não sei se devido ao peso da mesma ou ao tipo e largura de pneus utilizados.
Parece-me óbvio que os pneus têm muito menos aderência em piso metálico que no piso betuminoso, embora e por ser um percurso em reta, isso se faça notar apenas em certas manobras como travagens bruscas ou mudanças de direção mais repentinas.
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Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostMas que mudança de tabuleiro? Como assim?
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Originalmente Colocado por JNM Ver PostSó o barulho é que é mesmo irritante
Normalmente anda-se mais rápido na fila da dtª, pq a do meio é o costume... é a faixa de rodagem preferida pela maioria.
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Eu não percebo é o problema da faixa da direita, pode-se passar por lá sem andar por cima da grade, a menos que não saibam agarrar no volante e manter o meio do carro por cima da faixa.
Tenho um amigo, que faz isso vai no meio porque tem "medo" das outras, já lhe disse e quando lá passo com ele fico "meio nervoso" se não gosto de ver não era por ser meu amigo que não lhe dizia, aqui á tempos era vê-los a passar pela direita e por a esquera e ele ali "na boa" mais 2 ou 3 atrás mas ele nem sei se é por medo da "faixa metálica" se é por medo de cair lá em baixo
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostNunca percebi bem qual o stress das faixa esquerda da ponte... Ai, ui, faz barulho... é o bicho papão que vem das águas para engolir o carro!
Agora com pouco transito, faixa livre e tal, epa aí sim senhor. A partir dos 90/100 (ou mais) já se vai tranquilo.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostQuando há muito trânsito e vais a 60/70 atrás de outra malta faz cá uma ressonância... Pelo menos no meu carro.
Agora com pouco transito, faixa livre e tal, epa aí sim senhor. A partir dos 90/100 (ou mais) já se vai tranquilo.
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Eu acho que depende do carro e das condições atmosféricas. Por ex, quando tinha o 206, andar ali já era complicado pq o carro teimava em bailar, se estivesse vento, era realmente perigoso. um carro mais pesado e com pneus mais largos já tem outra estabilidade e passa melhor nessa faixa. Mas não é igual ao circular nas outras - nem que seja pela distância de travagem muito superior, motivo pelo qual frequentemente há choques em cadeia nessa faixa.
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Originalmente Colocado por mpereira Ver PostEu acho que depende do carro e das condições atmosféricas. Por ex, quando tinha o 206, andar ali já era complicado pq o carro teimava em bailar, se estivesse vento, era realmente perigoso. um carro mais pesado e com pneus mais largos já tem outra estabilidade e passa melhor nessa faixa. Mas não é igual ao circular nas outras - nem que seja pela distância de travagem muito superior, motivo pelo qual frequentemente há choques em cadeia nessa faixa.
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Originalmente Colocado por JNM Ver PostNão sei com que frequência lá passas, mas o Viacard tem a vantagem de que, mesmo para passagens esporádicas, o valor da portagem é sempre 10% abaixo da tabela. Antigamente, creio que, de facto, o desconto só começava acima de n passagens mensais e depois ía aumentando proporcionalmente.
E qual é a contrapartida ?
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostE qual é a contrapartida ?
EDIT: como fiquei na dúvida, fui ver a factura: custava 18€, 15€+3€ de caução do cartão que, na altura, era oferecido pela Lusoponte, logo ficou a 15€. Os 15€ do "custo" do cartão foram totalmente usados nas passagens na ponte.Editado pela última vez por JNM; 12 June 2013, 23:47.
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