Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Já usaram alguma destas técnicas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Tudo quanto é energia gasta num carro provém sempre da queima de combustível.
    Claro que é uma picuinhice não usar equipamento de alguns watt (se o rádio de origem gastar 100W é muito) quando o motor de qq chasso tem na ordem 60.000W...
    A uma velocidade estabilizada razoavel, um carro poderá gastar apenas 1/4 dos 60.000W ou seja 15.000W ou menos. O equipamento eléctrico todo ligado pode "sugar" 500/600W ao motor, ou mais. Isso representa 4% do consumo.

    Comentário


      #32
      Eu faço o possível que os tempos não estão fáceis, apesar da recente descida dos combustíveis, más cá vai:
      Revisões a tempo e horas, incluindo filtro de ar que mudo pelo menos a cada 30.000 (mesmo que a merca refira 60.000);
      Pressão sempre 0,2 ou 0,3 bar acima do valor da marca (também reduz o desgaste dos pneus e não compromete o conforto), medições a frio;
      Evito andar com tralhas desnecessárias no carro (mais peso igual a mais consumo);
      Atesto sempre pois evita perder tempo, embora saiba que sempre são mais 50 ou 60 kg quando podia ser metade;
      Condução pró-consumo evitando grandes acelerações, corridas, mas também não sou escravo do carro!

      PS - pior mesmo são os fundamentalistas do consumo que se dão ao luxo de ir "colados" ao carro da frente (sobretudo camiões) ou de desligar o carro em descidas!

      Comentário


        #33
        - Não usar o carro é a melhor forma de poupar. ​ (Óbvio.)
        - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar. ( Sim, filtro de ar sempre, só não percebo a ignição (tipo velas?) )
        - Evitar trajectos curtos. (O carro faz a sua vida em função da minha e nunca, em momento algum, o oposto)
        - Evitar ter o motor em funcionamento com o carro parado. (Sempre que sei que vou parar o carro + de +/- 1 minuto)
        - Retirar todo o peso inútil do carro (Sempre, é o carro e o que tiver (por necessidade) de andar lá dentro, quanto muito tenho uma bola de futebol na mala para me divertir de vez em quando, e uma manta para... Não precisam de saber! )
        - Se possível manter o nível de combustível entre ¼ do depósito e a reserva. (Sempre perto da reserva , infelizmente)
        - Aumentar a pressão dos pneus até 0.3 bar acima do recomendado. (0.2 normalmente, ou seja, 2.0 à frente e 1.9 atrás (recomendado) e eu costumo por 2.2 à frente e 2.1 ou 2.2 atrás)
        - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor. ( Sim, normalmente ando em RPM baixas (- de 2000) )
        - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves. (Quando consigo)
        - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente. (Confesso que se tiver pressa e estiver transito à minha frente ando sempre a coçar o traseiro do carro à minha frente, mau hábito eu sei.)
        - Circular 10km/h abaixo do limite legal em cidade e estrada e, nunca exceder os 90 km/h mesmo em auto-estrada. (Depende de onde estiver a circular, tem sitios que é 50 Km/h e costumo passar por lá a 100 Km/h, e outro que é 90 Km/h e ando a 70 Km/h ou menos)
        - Desligar o ar condicionado em cidade e usar o mínimo de equipamento eléctrico possível. Em estrada use o ar condicionado na temperatura mais alta que garanta algum conforto. No inverno não use o aquecimento até o motor atingir a sua temperatura óptima de funcionamento. (Já tive carros com A/C, não é equipamento que utilize, equipamento "opcional" eléctrico só o rádio.)
        - Desligar o cruise control e aproveitar as descidas para ganhar alguma velocidade. No inicio da subida procurar manter o pedal do acelerador na mesma posição, perdendo alguma velocidade na subida. (Aproveitar as descidas engatado para ganhar velocidade sim, CC também costumo conduzir carro com e nunca lhe mexo, são coisas que não me assistem.)

        Comentário


          #34
          - Não usar o carro é a melhor forma de poupar.
          Da maneira como andam os transportes públicos, se tivesse onde estacionar perto da faculdade de certeza que passava a ir de carro...

          De resto, costumo fazer as que acho mais comuns:
          - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar.
          - Evitar trajectos curtos. (Depende da definição de curto)
          - Evitar ter o motor em funcionamento com o carro parado. (se for menos de 1m costumo deixar ligado)
          - Retirar todo o peso inútil do carro
          - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor.
          - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves.
          - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
            Taxista?

            Comentário


              #36
              - Não usar o carro é a melhor forma de poupar.
              - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar.
              - Retirar todo o peso inútil do carro
              - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor.
              - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves.
              - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente.
              - Circular 10km/h abaixo do limite legal em cidade e estrada e, nunca exceder os 90 km/h mesmo em auto-estrada.
              - Desligar o ar condicionado em cidade e usar o mínimo de equipamento eléctrico possível. Em estrada use o ar condicionado na temperatura mais alta que garanta algum conforto. No inverno não use o aquecimento até o motor atingir a sua temperatura óptima de funcionamento.

              São apenas estas as que faço...já agora alguem me esclarece isto?

              Um colega disse que se tem que esperar 2 minutos por alguem dentro do carro prefere-o manter ao relanti porque ao ligar e desligar gasta-se mais combustivel...

              alguem que me responda com citação. obrigado

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                Toda a energia consumida num automovel é produzida pelo funcionamento do motor. Quanto mais energia o equipamento eléctrico consumir, mais gasolina o motor gastará para a produzir através do alternador.
                Se tiverem o ouvido afinado, experimentem a ter o carro ao "ralenti" e liguem o máximos, nota-se imediatamente alteração no ruído do motor, fruto do maior esforço que lhe é exigido pelo consumo das luzes.
                Claro que são consumos minimos, se a potência das lampadas for 130W, o motor terá de fornecer uns 200W a mais, cerca de 1/4 de "cavalo" de potência.
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Tudo quanto é energia gasta num carro provém sempre da queima de combustível.
                Claro que é uma picuinhice não usar equipamento de alguns watt (se o rádio de origem gastar 100W é muito) quando o motor de qq chasso tem na ordem 60.000W...




                Lá está, o consumo é tão pequeno que pouco ou nada deve afectar os consumos...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                  A uma velocidade estabilizada razoavel, um carro poderá gastar apenas 1/4 dos 60.000W ou seja 15.000W ou menos. O equipamento eléctrico todo ligado pode "sugar" 500/600W ao motor, ou mais. Isso representa 4% do consumo.
                  Sim, mas não só não usas o equipamento eléctrico todo de uma vez, como podes não ter condições para levar o carro a velocidade estabilizada (em cidade, por exemplo). Muito do equipamento eléctrico tem também função de segurança (faróis, desembaciador....) ou utilização pontual (elevadores dos vidros).

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                    Sim eu percebi. Mas a não ser que tenhas na garagem gasolina, vais ter de te deslocar à bomba mais vezes, perder mais tempo, desligar e ligar o carro etc.

                    No fundo apenas acho que não compensa.
                    Por isso que o hipermilling é muito engraçado, na teoria.

                    Na prática as coisas mudam de figura, já para não falar no desconforto que uma condução de hipermilling implica, e falo com conhecimento de causa pois já tentei fazê-lo por algumas vezes.

                    Chego sempre à conclusão que não compensa, seja em tempo gasto, seja na condução monótona e na paciência que é necessário ter para a fazer.
                    Quero conduzir relaxadamente sem me preocupar com os cagagésimos de litro que pouparei no final do depósito.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                      - Retirar todo o peso inútil do carro
                      Única técnica que uso. E não é por causa do hipermilling

                      Comentário


                        #41
                        uso muitas dessas técnicas. Principalmente quando o gasóleo tá caro...

                        Comentário


                          #42
                          A única técnica que faço, se a isso se pode chamar técnica, é ter a revisão sempre em dia, de resto não tento nada disso de "hipermilling", é demasiado stressante! Eu gosto muito de conduzir, e andar a ter mil e um cuidados só para poupar um litrinho aos cem não faz, para mim, o mínimo sentido. Aliás, se o objectivo fosse poupar nunca tinha comprado o carro que comprei...

                          Comentário


                            #43
                            Eu faço!

                            Por isso é que estou com uma média de mais ou menos, 9% abaixo do que o fabricante anunciou! (De acordo com o spritmonitor!)
                            A 307 1.6HDi Break de 90 cv, o consumo médio anunciado é de 4.9L, 5L/100km? Certo?
                            Eu estou a fazer 4,47L sem grande esforço. (Média total!)
                            O melhor que fiz foi 3,81.


                            Uma das tecnicas também é estacionar com a frente para fora.
                            Usar óleo especifico para o motor, mas de baixa fricção. (Este sim, influencia bastante!)

                            Comentário


                              #44
                              Não uso técnicas de hypermiling habitualmente. Quando o faço, é por brincadeira só para ver quanto consigo meter o carro a gastar, mas sem qualquer objectivo prático de poupança. Por exemplo, uma vez, em AE, entre Almada e o Seixal com 5 pessoas no carro decidi ver o mínimo que conseguia gastar. Cheguei ao Seixal com média de 4,7l/100 num 207 1.4 VTi, mas andei na AE entre os 70 e os 80km/h, o que não são, obviamente, as condições normais de utilização.

                              Para mim, esta estória das poupanças levada ao extremo não faz sentido nenhum, porque é algo que não compensa. Chegam a fazer-se grandes esforços para ter poucos benefícios em termos absolutos. Mais vale andar com um ritmo perfeitamente normal, sem essa obsessão dos consumos. Quando tiver que me preocupar e estipular um valor máximo para o consumo médio do carro, encosto-o. Até lá, vou andando consoante as minhas necessidades e disposição, até porque cada condutor tem o seu tipo de condução, independentemente das velocidades que pratica.

                              Eu, em cidade, faço médias de 8l/100 e ando muito mais rápido que a minha mãe, sendo que com ela o carro nunca gasta menos de 8,5l/100, com uma velocidade média inferior à minha. E o mesmo carro, nos mesmos percursos. Mais, nunca vi a minha mãe a esticar uma mudança até ao redline e eu faço isso quase todas as semanas quando apanho uma recta. Ah, e ela anda sempre com o CB na função do consumo instantâneo e eu, quando ando, pouco olho para lá. Mas enquanto que ela anda sempre a travar, eu tenho alergia ao travão.

                              O hypermiling para mim, fazia sentido e compensava se permitisse meter um carro que gasta 12l/100 em andamento normal, a gastar 6 ou 7l/100. Como isso é impossível, para andar a poupar meio litro ou coisa que o valha, nem sequer experimento isso. Ando como tenho de andar.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Por isso que o hipermilling é muito engraçado, na teoria.

                                Na prática as coisas mudam de figura, já para não falar no desconforto que uma condução de hipermilling implica, e falo com conhecimento de causa pois já tentei fazê-lo por algumas vezes.

                                Chego sempre à conclusão que não compensa, seja em tempo gasto, seja na condução monótona e na paciência que é necessário ter para a fazer.
                                Quero conduzir relaxadamente sem me preocupar com os cagagésimos de litro que pouparei no final do depósito.
                                Subscrevo na integra, haja paciência para tal...

                                Comentário


                                  #46
                                  Se querem mais algumas tecnicas, aqui estão!

                                  Beating the EPA - The Why’s and How to Hypermile - CleanMPG Forums

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                    - Circular 10km/h abaixo do limite do carro, em cidade e estrada e, nunca exceder os 190 km/h mesmo em auto-estrada.

                                    Fixed

                                    Comentário


                                      #48
                                      ALGUMAS TÉCNICAS DE HIPERMILLING

                                      - Não usar o carro é a melhor forma de poupar.
                                      no shit sherlock!
                                      - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar. óleo e filtros mudados nos intervalos recomendados
                                      - Evitar trajectos curtos. só se os puder evitar
                                      - Evitar ter o motor em funcionamento com o carro parado. apenas quando sei que vou estar parado 10+ minutos
                                      - Retirar todo o peso inútil do carro só tenho o essencial, não gosto de carros cheios de lixo
                                      - Se possível manter o nível de combustível entre ¼ do depósito e a reserva. eu é ao contrário, atesto sempre e nunca baixa de 1/4
                                      - Aumentar a pressão dos pneus até 0.3 bar acima do recomendado. adapto a pressão dos pneus às condições climatéricas, e de forma a ter segurança, este tópico só em piso seco, e só mais 0.1/0.2 bar, em molhado andam à pressão ou até abaixo!
                                      - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor. sim
                                      - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves. excepto quando tenho de mandar uma abaixo por qualquer motivo
                                      - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente. sempre que posso
                                      - Circular 10km/h abaixo do limite legal em cidade e estrada e, nunca exceder os 90 km/h mesmo em auto-estrada. nem pensar, se posso andar legalmente a 120, não ando a 90 só para dizer que fiz menos meio litro
                                      - Desligar o ar condicionado em cidade e usar o mínimo de equipamento eléctrico possível. Em estrada use o ar condicionado na temperatura mais alta que garanta algum conforto. No inverno não use o aquecimento até o motor atingir a sua temperatura óptima de funcionamento. não tenho AC, em velocidades baixas é vidro aberto e a partir dos 100 fecho os vidros e meto a sofagem a mandar frio
                                      - Desligar o cruise control e aproveitar as descidas para ganhar alguma velocidade. No inicio da subida procurar manter o pedal do acelerador na mesma posição, perdendo alguma velocidade na subida. a descer meto na mais pesada que conseguir e a subir dou-lhe embalo antes para o carro não começar a entrar em esforço e ter de começar com reduções
                                      Editado pela última vez por ravager; 22 April 2013, 19:26.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Hm.. Não usar o carro.. Não me tinha ainda lembrado dessa.. Boa!!

                                        Quanto ao resto, faço quase tudo, tirando as partes referentes à condução em sí. Difícil não passar dos 90, ou aumentar e diminuir a velocidade sempre de forma suaavee..

                                        Comentário


                                          #50
                                          Essa medida de andar com o depósito com pouco pode poupar uns kg durante algum tempo o que pode acabar por baixar umas milésimas os consumos.
                                          A questão é que fazer 4 vezes mais abastecimentos implica sempre maior consumo: é sempre por pouco que seja mais tempo e kms que o carro funciona.
                                          Então se as bombas estiverem com muitos carros, é uma série de tempo a gastar.

                                          O peso da gasolina é portanto uma medida que julgo não compensar de todo.

                                          E para um depósito de 40 litros:

                                          1/4 = 10 L = ~7,5 Kg
                                          1/2 = 20 L = ~15 Kg
                                          3/4 = 30 L = ~22,5 Kg
                                          Cheio = 40 L = 30 Kg

                                          São 22,5 kg de ponta a ponta. Muito pouca influência no consumo final para não ser pior mais idas a bombas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            ALGUMAS TÉCNICAS DE HIPERMILLING

                                            - Não usar o carro é a melhor forma de poupar. Claro, mas a solas dos sapatos tambem têm um custo
                                            - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar. E oleo do motor, mas sim sempre em dia.
                                            - Evitar trajectos curtos. Sim, mas eu nao evito para poupar combustivel, é mesmo pelo gosto de conduçao, mas sim ja usei este tecnica.
                                            - Evitar ter o motor em funcionamento com o carro parado. Num semaforo nao desligo o carro, mas quando estou a espera de alguem sim, mas ha que ter um peso e medida, ligar e desligar muitas vezes o poupa-se algum no combustivel mas pode-se sacrificar algumas peças de mecanica. Como tenho um carro com Turbo nunca o desligo logo depois de ele ter andado, deixo sempre uns segundos ao ralenti para nao dar cabo do turbo. Ou seja, nao diria que uso esta tecnica.
                                            - Retirar todo o peso inútil do carro Nao tenho por habitado andar com o carro cheio de coisas que nao preciso, pelo que sim tambem uso esta tecnica.
                                            - Se possível manter o nível de combustível entre ¼ do depósito e a reserva. Nao uso esta tecnica, encho o deposito e entre os 20-40km de autonomia volto a encher.
                                            - Aumentar a pressão dos pneus até 0.3 bar acima do recomendado. Nao uso esta tecnica, ando sempre com os valores ditos pela marca.
                                            - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor. Em descidas em rectas onde nao preciso de grande aceleraçao sim, ate mesmo para diminuir o ruido do motor, de resto recuperar em baixas rotaçoes faz aumentar e bem os consumos pelo que quando preciso do motor, como ando com um Diesel, é sempre na faixa onde o binario esta mais disponivel (entre as 1900-2200rpm).
                                            - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves. Sempre, quanto menos usar-se o acelerador mais se poupa.
                                            - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente. Sempre, para alem da segurança que isso da, outra coisa é que nunca meto o carro em ponto-morto em andamento, sempre a reduzir e travar tambem suavamente.
                                            - Circular 10km/h abaixo do limite legal em cidade e estrada e, nunca exceder os 90 km/h mesmo em auto-estrada. Nao, raramente ando abaixo do limite, so se tiver transito.
                                            - Desligar o ar condicionado em cidade e usar o mínimo de equipamento eléctrico possível. Em estrada use o ar condicionado na temperatura mais alta que garanta algum conforto. No inverno não use o aquecimento até o motor atingir a sua temperatura óptima de funcionamento. Tanto no verao como no inverno, evito de usar o AC quando o motor esta frio, tambem para nao forçar a mecanica, no Verao uso o AC de modo que refresque bem o interior depois baixo ou desligo, quando começar a aquecer volto a ligar, no entretanto tambem se poupa. Nunca deixo de usar o AC por grandes periodos de tempo para nao ter de recarregar o mesmo desnecessariamente, devido à inactivadade o gas evapora-se e sai mais caro que o que poupei por nao usar o AC.
                                            - Desligar o cruise control e aproveitar as descidas para ganhar alguma velocidade. No inicio da subida procurar manter o pedal do acelerador na mesma posição, perdendo alguma velocidade na subida. Nao, mas sei que devia de fazer.
                                            - Nenhuma destas técnicas deve ser usada se em algum momento puser em causa a segurança. Por isso, também não usar técnicas agressivas de hipermilling.

                                            Respostas azul.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Fiquei a meio, achei grande seca! eheheh! :D

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                ALGUMAS TÉCNICAS DE HIPERMILLING

                                                - Não usar o carro é a melhor forma de poupar.

                                                No dia que vocês pegarem um autocarro no Brasil, muda seu conceito.

                                                - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar.

                                                Não economizo nisso.

                                                - Evitar trajectos curtos.

                                                Quanto mais longo, melhor. O bom é que curto a viagem

                                                - Evitar ter o motor em funcionamento com o carro parado.

                                                E num engarrafamento e congestionamento, como eu fico, se meu carro nem start-stop tem?

                                                - Retirar todo o peso inútil do carro

                                                Minhas ferramentas NÃO ABRO MÃO

                                                - Se possível manter o nível de combustível entre ¼ do depósito e a reserva.

                                                Nunca deixo chegar na reserva.

                                                - Aumentar a pressão dos pneus até 0.3 bar acima do recomendado.

                                                Eu uso a calibragem correta do meu carro, 31 psi na frente e 29 psi atrás.
                                                Aumentar deixa o carro duro


                                                - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor.

                                                Depende do trajeto

                                                - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves.

                                                Indiferente¨¬¬
                                                Só não pode forçar o motor quando o mesmo ainda não atingiu a temperatura de serviço


                                                - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente.

                                                Mantenha atenção SEMPRE

                                                - Circular 10km/h abaixo do limite legal em cidade e estrada e, nunca exceder os 90 km/h mesmo em auto-estrada.

                                                Depende do fluxo do trânsito. Só ando 10 km/h abaixo quando me aproximo de algum radar

                                                - Desligar o ar condicionado em cidade e usar o mínimo de equipamento eléctrico possível. Em estrada use o ar condicionado na temperatura mais alta que garanta algum conforto. No inverno não use o aquecimento até o motor atingir a sua temperatura óptima de funcionamento.

                                                Aquecimento aqui é algo inútil. Mas Ar Condicionado aqui é OBRIGATÓRIO a utilização.

                                                - Desligar o cruise control e aproveitar as descidas para ganhar alguma velocidade. No inicio da subida procurar manter o pedal do acelerador na mesma posição, perdendo alguma velocidade na subida.

                                                Inverso. Se sobe ladeira com velocidade alta, só reduzindo a marcha, caso ele perca força
                                                Só se sobe ladeira devagar quando você parte da imobilidade e sobe a mesma, mas tem de aumentar a rotação das primeiras marchas para que o veículo tenha força o bastante pra vencê-la.


                                                Na descida, reduz-se uma marcha, utilizando pouco os freios normais, abusando do freio-motor, só dando leves toques no pedal para controlar a descida.
                                                - Nenhuma destas técnicas deve ser usada se em algum momento puser em causa a segurança. Por isso, também não usar técnicas agressivas de hipermilling.

                                                Tudo o que postei eu utilizo
                                                Está em negrito.
                                                Editado pela última vez por adenilson707; 22 April 2013, 22:07.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                                  a unica que faço é a manutenção,de resto nem sequer me preocupo com essas coisas para poupar o quê??
                                                  1 litro aos 100kms?? 2 litros???
                                                  se fosse para poupar andava de transportes publicos
                                                  tranportes públicos sao muito caros. Prefiro andar de carro.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                    tranportes públicos sao muito caros. Prefiro andar de carro.
                                                    lá nisso tens razão.
                                                    é os preços dos passes a aumentar,as greves todas as semanas,o andar enlatado como as sardinhas,correr o risco de ser assaltado e no final ainda levar com o cheiro dos que são alergicos a água.
                                                    depois disto tudo ainda querem que o pessoal ande de transportes publicos??

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                      tranportes públicos sao muito caros. Prefiro andar de carro.
                                                      Eu que o diga

                                                      Pagar R$ 2,80 e qualidade ruim não é sinônimo de economia.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                        tranportes públicos sao muito caros. Prefiro andar de carro.
                                                        e depois há situações onde transportes públicos são inviáveis, especialmente nas terras do interior.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                          e depois há situações onde transportes públicos são inviáveis, especialmente nas terras do interior.
                                                          Exacto, aqui ninguém usa transportes públicos até porque nem há dignos desse nome.

                                                          É tudo de carro.
                                                          Editado pela última vez por trepkos; 23 April 2013, 12:00. Razão: Li mal o post

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Depois de se usarem essas técnicas todas, o que se poupa no final de um depósito deve dar para um cafezinho...ou dois.

                                                            Não vale a pena pessoal. É mesmo necessário mais uma preocupação na vida?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              - Não usar o carro é a melhor forma de poupar. Quando o local para onde vou se localiza a menos de 500m vou a pé ou de bicicleta.
                                                              - Manutenção em dia. Especial atenção à ignição e filtro de ar. Sim
                                                              - Evitar trajectos curtos. Nem por isso, evito o trajeto com maior trânsito ou com a pior estrada (buracos, subidas, etc)
                                                              - Evitar ter o motor em funcionamento com o carro parado. Normalmente só mantenho ligado quando paro à porta de alguém para entrarem, mas se vir que estão a demorar mais de 1 minuto desligo o carro.
                                                              - Retirar todo o peso inútil do carro Tenho pouca coisa na mala, mas aquele porta-luvas parece um inferno. Também só peso 56kg não vou influenciar muito :p
                                                              - Se possível manter o nível de combustível entre ¼ do depósito e a reserva. Sempre. Aquele depósito aos anos que não deve ter mais do que 15L em cima.
                                                              - Aumentar a pressão dos pneus até 0.3 bar acima do recomendado. Está na pressão recomendada.
                                                              - Circular na relação de caixa mais alta que não “canse” o motor. Sempre em RPM baixas, exceto em alguns arranques mais bruscos em saídas mais complicadas que tenho de dar no acelerador mais a fundo.
                                                              - Os aumentos e diminuições de velocidade devem ser suaves. Ando quase sempre em cidade, logo não faço repentinas mudanças de velocidade.
                                                              - Procurar antecipar o comportamento dos semáforos e do trânsito à nossa frente. Sempre, evito chegar lá e ficar-me no para-arranca.
                                                              - Circular 10km/h abaixo do limite legal em cidade e estrada e, nunca exceder os 90 km/h mesmo em auto-estrada. Esta não cumpro, tanto posso andar a 30km/h como a 50km/h, se não houverem carros a trânsitar, como de noite, normalmente ando entre os 50 e os 60km/h e na auto-estrada entre 100 e 130km/h, não passo dos 130 por ainda ter a chamada carta provisória.
                                                              - Desligar o ar condicionado em cidade e usar o mínimo de equipamento eléctrico possível. O meu carro só tem o VT - Vento na Tromba
                                                              - Desligar o cruise control e aproveitar as descidas para ganhar alguma velocidade. No inicio da subida procurar manter o pedal do acelerador na mesma posição, perdendo alguma velocidade na subida. Tento embalar o carro para conseguir subir subidas sem muito esforço, mas é um 206 1.1 bastante fraco, binário baixo, torna-se complicado, acabo às vezes por não conseguir subir uma rua mais acentuada em 3ª e lá tenho que reduzir para 2ª e depois ir acelerando mais para não demorar 1 hora a subir.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X