Na conversa com um colega de trabalho, ele disse-me que se trocar o carreto (se é assim que se chama) da 5ª velocidade de um Ibiza 1.9 SDI pela 5ª de um GT TDi, que o GT TDi dá mais velocidade de ponta...
Bem, eu não sou nadinha adepto de alterações a carros, quando me vêm dizer que os carros têm 500cv, bebem 2,5L/100 e curvam como Porsche's, eu desconfio sempre, e foi o caso, disse-lhe na cara que o que ele dizia não fazia sentido, que a 5ª do SDI, teoricamente é mais curta que o TDI (porque sinceramente não sei, mas faz todo o sentido ser assim), substituindo-a pela do TDi, o que vai acontecer é que o TDi vai acelarar mais depressa, mas ponta perde-a. A discussão ficou por aqui...
Mas hoje fiquei a pensar no assunto e desenvolvi uma teoria, a velocidade máxima é quando a força de propulsão se iguala à soma de todas as resistências, ora sendo o mesmo carro as resistências devem ser iguais, a potencia é a mesma, logo a velocidade máxima não pode ser superior, a não ser que o carreto da 5ªa velocidade tenha um melhor aproveitamento do motor, em que aproveite melhor a rotação do motor onde a potência está ao máximo, embora ache isso pouco plausível, os eng. da VW devem ter feito estudos e mais estudos para colocar aquela caixa naquele motor, depois veio a explicação mais plausível, ao mudar a 5ª velocidade, se for mais curta o carro vai igualar a potencia com a resistência a uma rotação mais elevada, a velocidade dos carros actuais são medidas através da rotação do motor certo? Então à mesma velocidade (real) o motor vai uma rotação mais elevada e dá uma velocidade (de ponteiro) correspondente à velocidade que ia caso tivesse o carreto original.
Acho que fui um bocado confuso, mas digam-me a vossa opinião.
Bem, eu não sou nadinha adepto de alterações a carros, quando me vêm dizer que os carros têm 500cv, bebem 2,5L/100 e curvam como Porsche's, eu desconfio sempre, e foi o caso, disse-lhe na cara que o que ele dizia não fazia sentido, que a 5ª do SDI, teoricamente é mais curta que o TDI (porque sinceramente não sei, mas faz todo o sentido ser assim), substituindo-a pela do TDi, o que vai acontecer é que o TDi vai acelarar mais depressa, mas ponta perde-a. A discussão ficou por aqui...
Mas hoje fiquei a pensar no assunto e desenvolvi uma teoria, a velocidade máxima é quando a força de propulsão se iguala à soma de todas as resistências, ora sendo o mesmo carro as resistências devem ser iguais, a potencia é a mesma, logo a velocidade máxima não pode ser superior, a não ser que o carreto da 5ªa velocidade tenha um melhor aproveitamento do motor, em que aproveite melhor a rotação do motor onde a potência está ao máximo, embora ache isso pouco plausível, os eng. da VW devem ter feito estudos e mais estudos para colocar aquela caixa naquele motor, depois veio a explicação mais plausível, ao mudar a 5ª velocidade, se for mais curta o carro vai igualar a potencia com a resistência a uma rotação mais elevada, a velocidade dos carros actuais são medidas através da rotação do motor certo? Então à mesma velocidade (real) o motor vai uma rotação mais elevada e dá uma velocidade (de ponteiro) correspondente à velocidade que ia caso tivesse o carreto original.
Acho que fui um bocado confuso, mas digam-me a vossa opinião.
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