Espanta-me ainda ninguém ter aqui aparecido a dizer que os consumos baixam com as repros É um clássico do AHO, mas pelos vistos é um mito a perder força.
Houve há pouco tempo um tópico muito interessante neste fórum onde se discutiu este assunto:
Se faz mal ou não, não sei, mas eu não faria isso no meu carro!
Apenas porque tenho medo no desgaste que traria ao carro, e se encurtaria o tempo médio de vida do mesmo...
Há um caso aqui no tasco que um Golf que lá levou um segundo motor porque o 1o tinha ido para o galheiro (tinha repro).
Este 2o, pelo que o user disse também foi para as urtigas e também tinha repro.
Pode não ser causa directa, mas desde que li o tópico fiquei de pé atrás com essa coisa
A minha ex-156 anda reprogramada há cerca de 80.000 klms e tem levado a revisão a tempo e horas e de resto é só meter gasóleo.
O freelander do meu pai também tem repro com cerca de 50.000 klms e também é só meter gasóleo e revisões.
O único factor comum são os bons tratos e o reprogramador que foi o Miguel da MB.
Não gastem dinheiro em futilidades..... quando quiserem comprem um carro mais potente e está resolvido!!!!!
Esta é a minha opinião de user!
Não leves a mal, mas nem todos trabalham com a tua conta bancária. Uma coisa é dar 300 € para por o meu carro com 128 cv, outra completamente diferente é dar 30M€ por um carro mais potente. O meu custou 18.800 € e com (no máximo) 500 € fica como os de 25.000 €.
Além do mais, se eu comprasse hoje um carro com 500 cv, amanhã pensava quantos cvs ia conseguir com uma repro. Até hoje nunca reprogramei nenhum, mas tenho sempre ideia de o fazer, em todos. É a ideia de ter o carro daquele modelo "mais afinado".
Não gastem dinheiro em futilidades..... quando quiserem comprem um carro mais potente e está resolvido!!!!!
Esta é a minha opinião de user!
Não acho que seja bem assim..
Conheço imensos Focus MK2/MK2.5 reprogramados (de 109cv para 130cv), e até agora 0 problemas.
Se for feito até aos parâmetros aceitáveis, sem colocar em risco componentes como turbos e embraiagem, penso que não haja problemas, além de que fica um carro muito mais agradável de se conduzir.
Mas isto é a minha modesta opinião
Há um caso aqui no tasco que um Golf que lá levou um segundo motor porque o 1o tinha ido para o galheiro (tinha repro).
Este 2o, pelo que o user disse também foi para as urtigas e também tinha repro.
Pode não ser causa directa, mas desde que li o tópico fiquei de pé atrás com essa coisa
Eu dei á chave numa transit e enrolei o motor todo porque partiu a correia de distribuição... como a transit não estava reprogramada... deve ter sido do impulso da chave!!! Os motores partem, de origem ou reprogramados. Tenho um amigo que faz com regularidade a A2 "a fundo" num Honda Accord. Foi reprogramar e depois de instalado o novo "mapa" foi com o "chipador" experimentar. O "chipador" depois perguntou-lhe se aquela era a condução normal e ele disse que geralmente até apertava mais. Então foi avisado: "ou tiras a repro ou partes o motor antes de chegar a Setúbal!". Tirou a repro.
se fizer conducao normal, na casa dos 100-130 em estrada aberta, os consumos sao um pouco mais baixos que de origem.
Ah sim?
Queres explicar como é que, fisicamente, isso acontece?
Portanto, tens mais potência, mais binário, e menos consumo. É isto? No fundo, estás a dizer que o motor fica mais eficiente. Só por mudar os débitos de gasóleo e pressões no turbo. Brilhantes estes reprogramadores
Não leves a mal, mas nem todos trabalham com a tua conta bancária. Uma coisa é dar 300 € para por o meu carro com 128 cv, outra completamente diferente é dar 30M€ por um carro mais potente. O meu custou 18.800 € e com (no máximo) 500 € fica como os de 25.000 €.
Além do mais, se eu comprasse hoje um carro com 500 cv, amanhã pensava quantos cvs ia conseguir com uma repro. Até hoje nunca reprogramei nenhum, mas tenho sempre ideia de o fazer, em todos. É a ideia de ter o carro daquele modelo "mais afinado".
Caro MigMondeo,
Penso que estes fórum servem precisamente para os utilizadores contribuírem com as suas opiniões, e todas são válidas excepto as que contêm influencias comerciais (é necessário alguma atenção porque elas surgem camufladas no meio de outras).
A vontade de melhorar os nossos carros, em grupos de pessoas que se movem por paixão pelo maravilhoso mundo automóvel, é um pouco inata. Quantos de vós já não compraram carros (novos ou não) e que passado pouco tempo têm vontade de alterar este ou aquele pormenor ou até a vontade de ter mais motor (que é no fundo o tema deste tópico)?
Independente da conta bancária de cada um, que não é esse o propósito deste tópico (parece-me), julgo que no momento de fazer uma repro no seu carro o utulizador não deve apenas equacionar o investimento imediato, porque esse até é aliciante (quem não quer ter mais 20 ou 30 % de motor por apenas 300/400 €?). O problema serão as possíveis consequências (entenda-se que existem certamente exemplos de 100 mil Km sem qualquer problema e outros de poucos Kms com motores novos....).
Mas, o Sr faça o seguinte exercício: pergunte a qualquer casa de repros se lhe oferece garantia de fiabilidade do motor? e agora pergunte no concessionário onde compra o seu carro se não lhe dá, pelo menos, 2 anos de garantia?
Talvez estejamos os dois em faixas etárias diferentes, o que nos faz ter abordagens diferentes da questão. Em todo caso desejo a maior sorte para todos que façam repros!
Queres explicar como é que, fisicamente, isso acontece?
Portanto, tens mais potência, mais binário, e menos consumo. É isto? No fundo, estás a dizer que o motor fica mais eficiente. Só por mudar os débitos de gasóleo e pressões no turbo. Brilhantes estes reprogramadores
Tu já no tópico que postaste em cima andaste aos papéis por causa dessa postura de guru.
Aqui parece-me que queres ir pelo mesmo caminho......
Opinião de quem tem alguma experiencia com carros reprogramados:
-Se for carro para fazer poucos quilometros tipo carro de fim de semana acho uma boa opção.
-Se for carro familiar, de dia-a-dia, que seja conduzido por mais do que uma pessoa e sujeito a "muito trabalho diário" (pára-arranca, subidas, muito recurso a caixa, etc.) não aconselho pois a longo prazo vai-se refletir na carteira.
O zézé pode ter muitos defeitos, mas a reprogramar o homem sabe o que faz
Uma coisa é ter uns carros para fazer publicidade outra é chegar lá um cliente e pedir um ficheiro da maneira que quiser e ele faz (dentro dos possíveis claro)
E não sabe pôr um Ibiza TDi a andar, sabe pôr 3, que andam sempre na frente
Meter 3 ibizas fumarentos a andar não me diz nada a mim nem a ninguém entendido no assunto. Porque a prática do chiptuning é muito mais que chipar ibizas tdi.
Quando eu vir um bom projecto da AM de um otto qualquer com uma unidade um pouco mais complexa que a vulgar edc15, que até a minha avó chipa, talvez eu mude de opinião.
Repros é daqueles assuntos que gosto de ver falar-se do que se desconhece.
É ter atenção se o motor tem problemas crónicos ou é particularmente sensivel, dar-lhe um calorzinho feito por quem sabe e estimar o carro quanto baste.
Acredito na redução de consumos em circunstâncias particulares tal e qual como acontece um carro mais potente consumir tanto ou menos que outro menos e igual.
Quem estiver mais por dentro do assunto pode sempre inventar mais, tipo andar com files diferentes conforme a temperatura ambiente como já vi mas há que ter noção que quanto mais se inventa menor a fiabilidade a médio/longo prazo.
Edit: pessoalmente, e embora fizesse uma boa na boa, acho mais porreiro para a fiabilidade do conjunto colocarem-se carretos de caixa um pouco mais curtos.
Editado pela última vez por Coisuuu; 05 May 2013, 17:46.
Não leves a mal, mas nem todos trabalham com a tua conta bancária. Uma coisa é dar 300 € para por o meu carro com 128 cv, outra completamente diferente é dar 30M€ por um carro mais potente. O meu custou 18.800 € e com (no máximo) 500 € fica como os de 25.000 €.
Além do mais, se eu comprasse hoje um carro com 500 cv, amanhã pensava quantos cvs ia conseguir com uma repro. Até hoje nunca reprogramei nenhum, mas tenho sempre ideia de o fazer, em todos. É a ideia de ter o carro daquele modelo "mais afinado".
estas a exagerar, na mesma versão de equipamento a diferença de preço entre os crdi de 90 cv e 128 era de 1200 euros.
AM Motorsport ?!! a unica coisa que sabe é por um ibiza TDI a andar, de resto é "0"
Falar sem saber tem destas coisas.
Mas não sou eu que vou falar, queres saber procura, ou então mantém-te no gozo, quando souberes metade do que ele sabe pode-se falar.
O zézé pode ter muitos defeitos, mas a reprogramar o homem sabe o que faz
Uma coisa é ter uns carros para fazer publicidade outra é chegar lá um cliente e pedir um ficheiro da maneira que quiser e ele faz (dentro dos possíveis claro)
E não sabe pôr um Ibiza TDi a andar, sabe pôr 3, que andam sempre na frente
Ele não faz apenas Ibizas, mas como os Ibizas é que estão na moda só se sabe desses, ele faz mais carros, aliás, nem era ele que fazia as repros era o Acácio, não sei se ainda se mantém ou não, ele tratava mais da mecânica mas ele já fez jipes para rali também, e carros a gasolina não são é conhecidos.
O Miguel da MB Power por exemplo, já fez/faz carros do WTCC, e mais alguns do estrangeiro, sei que por exemplo nos ralis, no Nacional havia a classe Diesel, o campeão foi um Bravo feito por ele, pouco fumo, também faz trabalhos nos gasolineiros.
A malta fala só nos Ibizas porque são a moda, porque a malta do "aço" passa a vida em guerras por causa das casas de reprogramações, em que no fim os donos e empregados dessas mesmas casas até se dão todos bem, são todos amigos....
Queres explicar como é que, fisicamente, isso acontece?
Portanto, tens mais potência, mais binário, e menos consumo. É isto? No fundo, estás a dizer que o motor fica mais eficiente. Só por mudar os débitos de gasóleo e pressões no turbo. Brilhantes estes reprogramadores
Condução normal, nao usas mais do que 60% da potencia do motor. O que importa é a linha do binario, esquece a potencia. E a conducao com outra linha de binario, pode traduzir em menores consumos. Nao falo em 2 3 litros, mas varia entre 0.5 a 1 litro. O turbo é outro, trabalha mais cedo que o de origem. Existe outras alteracoes.
Mas como disse, andar a puxar, consome 3x mais.
Eu andei com o carro com software original 1 mes e no mesmo percurso fazia um pouco mais de consumo
Condução normal, nao usas mais do que 60% da potencia do motor. O que importa é a linha do binario, esquece a potencia. E a conducao com outra linha de binario, pode traduzir em menores consumos. Nao falo em 2 3 litros, mas varia entre 0.5 a 1 litro. O turbo é outro, trabalha mais cedo que o de origem. Existe outras alteracoes.
Mas como disse, andar a puxar, consome 3x mais.
Eu andei com o carro com software original 1 mes e no mesmo percurso fazia um pouco mais de consumo
Vamos ver uma coisa, eu falei em potência porque foi aquilo que tu referiste. Vai lá ver bem o que escreveste.
Outra linha de binário pode-se traduzir em menores consumos? Sem dúvida, se o binário for mais baixo. Se o binário for superior, ESQUECE. Não há milagres. O binário é produzido pela combustão do gasóleo ou da gasolina.
Tu andaste com um carro com software original...agora diz-me, de que é que isso serve? Quando te reprogramaram o carro, modificaram-te os dados do computador de bordo? Fizeste as contas com caneta e papel? Ou fiaste-te no CB?
Postura de guru é a tua que vens aqui e não dizes nada de especial. Passa bem
Tu é que te limitaste a vir gozar com o user,em vez de lhe explicares porque não seria possível ser verdade o que ele disse.
Agora pergunto-te eu,porque não se pode verificar na prática aquilo que o user afirmou,quando o carro tem um turbo maior do que o de origem,o que faz a zona de eficiência máx do motor subir no regime,contra o turbo stock?Eu não estou a dizer que é,eu só estou a dizer que é possível,e nem eu nem tu temos maneira de o contradizer.
Não esquecer que para aquela velocidade estabilizada o carro usa exactamente a mesma potência,que usava quando stock.
Condução normal, nao usas mais do que 60% da potencia do motor. O que importa é a linha do binario, esquece a potencia. E a conducao com outra linha de binario, pode traduzir em menores consumos. Nao falo em 2 3 litros, mas varia entre 0.5 a 1 litro. O turbo é outro, trabalha mais cedo que o de origem. Existe outras alteracoes.
Mas como disse, andar a puxar, consome 3x mais.
Eu andei com o carro com software original 1 mes e no mesmo percurso fazia um pouco mais de consumo
tenho eletronica desde os 7 000 km e o cb errava por 0.1/0.3... mas sao MEDIAS. Existem desvios e nao ha um cb que seja 100% fiavel.
E as minhas contas sempre foram papel e caneta e tal como disse em cima, o cb tem erro quase minimo.
1.3 multijet 90 cv, 200 binario tem melhores consumos em AE que o 1.3 multijet 75 cv e 190 binario.
tens um carro que o motor é o mesmo, tem mais cavalos e binario e tem melhores consumos em AE.
Eu sei bem o que escrevi e eu disse. Potencia maxima raramente é usada nas conducoes normais.
EM CONDUCAO NORMAL, a 100-120 em estrada ABERTA o carro consome menos... Muito longe de usar a potencia maxima do carro.
Em conducao chamada de voltinhas e em conducao Pe a fundo, o carro consome mais.
estas a exagerar, na mesma versão de equipamento a diferença de preço entre os crdi de 90 cv e 128 era de 1200 euros.
Quando comprei o meu nem sequer havia nenhum com 128 cv. E muito menos scoupe 115 cv EX. Portanto, o meu foi muito mais barato porque, ou era 115 Cv TX ou era 90 cv EX, que vem sem muita da electrónica dos TX. Além do mais, o EX estava em campanha e por isso a diferença do preço.
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