Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como Alfista...V8 - Depois da tempestade a bonança

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Querem dar umas voltinhas de Alfa Romeo [?]

    Alfa Romeo 33 1.3, 5P., 03/93, 120000 km, 150 cv, gasolina, preto, AC, DA, FC, JLL, AR, TA, VE, VRA, 1700 bloco partido resto bom estado geral. €100, Olivais Norte.

    Alfa Romeo 33 1.3i Sport Wagon, 1994, motor reparado, cambota nitrada, pneus novos, material suplente, bom estado geral. €900. Porto.


    Alfa Romeo 33 1.4, 1994. €1.000. Contactar:


    Alfa Romeo 33 1.4, 5P., 1993, 175000 km, 90 cv, gasolina, preta, AL, DA, EP, FC, INSP., JLL, TA, VE, VRA, muito bem conservado. €700, Linda A Velha


    Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1992, motor reparado, AC, DA, VE, FC, AR, estofos em veludo, muito bom estado. € 900 negociáveis. Almada.


    Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1993, 89.270km, 100cv, bordeaux, AC, AL, DA, EP, FXE, FC, INSP, JLL, PM, VE, VRA, VC, interior em pele beje c/ 3 meses, jantes 16´, revisão feita, saias, aileron. €1.500. Lisboa.


    Alfa Romeo 33 1.5 ie, 4P., gasolina, vermelho, impecável de chapa e interiores, em muito bom estado, corr. de distribuição partida. Melhor oferta. Santarém


    Alfa Romeo 33 1.5 TI, 5P., 88, cinzento, AL, DA, FE, FC, INSP., PM, AR/CD, TA, VE, VRA, vidro do lado esq. ás vezes abre. €750, Barreiro


    Alfa Romeo 33 1.5, 1992, 5P, gasolina, FC, VE, VRA, duplo carburador, bom estado. Bom estado.


    Alfa Romeo 33, 5P., 05/90, 88 cv, gasolina, branco, DA, FC, JLL, VE, VRA, bom p/ peças, tem uma porta batida, embraiagem c/ apenas 5000km. €150. Montijo.


    Alfa Romeo 90 1.5, 4P., 03/1991, 140000 km, gasolina, verde, DA, INSP., VE, motor revisado, pneus e lataria em bom estado, urgente. €600, Lisboa


    Mais barato em muito casos que alugar um carro... :D :D :D

    Em www.ocasiao.pt

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

      Querem dar umas voltinhas de Alfa Romeo [?]

      Alfa Romeo 33 1.3, 5P., 03/93, 120000 km, 150 cv, gasolina, preto, AC, DA, FC, JLL, AR, TA, VE, VRA, 1700 bloco partido resto bom estado geral. €100, Olivais Norte.

      Alfa Romeo 33 1.3i Sport Wagon, 1994, motor reparado, cambota nitrada, pneus novos, material suplente, bom estado geral. €900. Porto.


      Alfa Romeo 33 1.4, 1994. €1.000. Contactar:


      Alfa Romeo 33 1.4, 5P., 1993, 175000 km, 90 cv, gasolina, preta, AL, DA, EP, FC, INSP., JLL, TA, VE, VRA, muito bem conservado. €700, Linda A Velha


      Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1992, motor reparado, AC, DA, VE, FC, AR, estofos em veludo, muito bom estado. € 900 negociáveis. Almada.


      Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1993, 89.270km, 100cv, bordeaux, AC, AL, DA, EP, FXE, FC, INSP, JLL, PM, VE, VRA, VC, interior em pele beje c/ 3 meses, jantes 16´, revisão feita, saias, aileron. €1.500. Lisboa.


      Alfa Romeo 33 1.5 ie, 4P., gasolina, vermelho, impecável de chapa e interiores, em muito bom estado, corr. de distribuição partida. Melhor oferta. Santarém


      Alfa Romeo 33 1.5 TI, 5P., 88, cinzento, AL, DA, FE, FC, INSP., PM, AR/CD, TA, VE, VRA, vidro do lado esq. ás vezes abre. €750, Barreiro


      Alfa Romeo 33 1.5, 1992, 5P, gasolina, FC, VE, VRA, duplo carburador, bom estado. Bom estado.


      Alfa Romeo 33, 5P., 05/90, 88 cv, gasolina, branco, DA, FC, JLL, VE, VRA, bom p/ peças, tem uma porta batida, embraiagem c/ apenas 5000km. €150. Montijo.


      Alfa Romeo 90 1.5, 4P., 03/1991, 140000 km, gasolina, verde, DA, INSP., VE, motor revisado, pneus e lataria em bom estado, urgente. €600, Lisboa


      Mais barato em muito casos que alugar um carro... :D :D :D

      Em www.ocasiao.pt
      Gostei especialmente da parte:

      pneus e lataria em bom estado [}]

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

        Querem dar umas voltinhas de Alfa Romeo [?]

        Alfa Romeo 33 1.3, 5P., 03/93, 120000 km, 150 cv, gasolina, preto, AC, DA, FC, JLL, AR, TA, VE, VRA, 1700 bloco partido resto bom estado geral. €100, Olivais Norte.

        Alfa Romeo 33 1.3i Sport Wagon, 1994, motor reparado, cambota nitrada, pneus novos, material suplente, bom estado geral. €900. Porto.


        Alfa Romeo 33 1.4, 1994. €1.000. Contactar:


        Alfa Romeo 33 1.4, 5P., 1993, 175000 km, 90 cv, gasolina, preta, AL, DA, EP, FC, INSP., JLL, TA, VE, VRA, muito bem conservado. €700, Linda A Velha


        Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1992, motor reparado, AC, DA, VE, FC, AR, estofos em veludo, muito bom estado. € 900 negociáveis. Almada.


        Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1993, 89.270km, 100cv, bordeaux, AC, AL, DA, EP, FXE, FC, INSP, JLL, PM, VE, VRA, VC, interior em pele beje c/ 3 meses, jantes 16´, revisão feita, saias, aileron. €1.500. Lisboa.


        Alfa Romeo 33 1.5 ie, 4P., gasolina, vermelho, impecável de chapa e interiores, em muito bom estado, corr. de distribuição partida. Melhor oferta. Santarém


        Alfa Romeo 33 1.5 TI, 5P., 88, cinzento, AL, DA, FE, FC, INSP., PM, AR/CD, TA, VE, VRA, vidro do lado esq. ás vezes abre. €750, Barreiro


        Alfa Romeo 33 1.5, 1992, 5P, gasolina, FC, VE, VRA, duplo carburador, bom estado. Bom estado.


        Alfa Romeo 33, 5P., 05/90, 88 cv, gasolina, branco, DA, FC, JLL, VE, VRA, bom p/ peças, tem uma porta batida, embraiagem c/ apenas 5000km. €150. Montijo.


        Alfa Romeo 90 1.5, 4P., 03/1991, 140000 km, gasolina, verde, DA, INSP., VE, motor revisado, pneus e lataria em bom estado, urgente. €600, Lisboa


        Mais barato em muito casos que alugar um carro... :D :D :D

        Em www.ocasiao.pt
        Quase todos com problemas, ou acabadinhos de saír deles!!! :D

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Irreligious

          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          Querem dar umas voltinhas de Alfa Romeo [?]

          Alfa Romeo 33 1.3, 5P., 03/93, 120000 km, 150 cv, gasolina, preto, AC, DA, FC, JLL, AR, TA, VE, VRA, 1700 bloco partido resto bom estado geral. €100, Olivais Norte.

          Alfa Romeo 33 1.3i Sport Wagon, 1994, motor reparado, cambota nitrada, pneus novos, material suplente, bom estado geral. €900. Porto.


          Alfa Romeo 33 1.4, 1994. €1.000. Contactar:


          Alfa Romeo 33 1.4, 5P., 1993, 175000 km, 90 cv, gasolina, preta, AL, DA, EP, FC, INSP., JLL, TA, VE, VRA, muito bem conservado. €700, Linda A Velha


          Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1992, motor reparado, AC, DA, VE, FC, AR, estofos em veludo, muito bom estado. € 900 negociáveis. Almada.


          Alfa Romeo 33 1.5 ie, 1993, 89.270km, 100cv, bordeaux, AC, AL, DA, EP, FXE, FC, INSP, JLL, PM, VE, VRA, VC, interior em pele beje c/ 3 meses, jantes 16´, revisão feita, saias, aileron. €1.500. Lisboa.


          Alfa Romeo 33 1.5 ie, 4P., gasolina, vermelho, impecável de chapa e interiores, em muito bom estado, corr. de distribuição partida. Melhor oferta. Santarém


          Alfa Romeo 33 1.5 TI, 5P., 88, cinzento, AL, DA, FE, FC, INSP., PM, AR/CD, TA, VE, VRA, vidro do lado esq. ás vezes abre. €750, Barreiro


          Alfa Romeo 33 1.5, 1992, 5P, gasolina, FC, VE, VRA, duplo carburador, bom estado. Bom estado.


          Alfa Romeo 33, 5P., 05/90, 88 cv, gasolina, branco, DA, FC, JLL, VE, VRA, bom p/ peças, tem uma porta batida, embraiagem c/ apenas 5000km. €150. Montijo.


          Alfa Romeo 90 1.5, 4P., 03/1991, 140000 km, gasolina, verde, DA, INSP., VE, motor revisado, pneus e lataria em bom estado, urgente. €600, Lisboa


          Mais barato em muito casos que alugar um carro... :D :D :D

          Em www.ocasiao.pt
          Quase todos com problemas, ou acabadinhos de saír deles!!! :D
          Provavelmente vieram das mãos de pessoal "não católico"... [}]

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Boxer



            O 33 tem, a seu favor: excelentes motores (e são mesmo excelentes),
            peso contido, baixo centro de gravidade, motor longitudinal (permite
            ter semi-eixos com o mesmo comprimento e, portanto, minimizar os
            efeitos do "torque-steer" de que sofre), excelente afinação da
            direcção (só não é excelente para estrada e para os pneus), posição
            de condução baixa (apesar dos pedais não estarem centrados e ficarem
            muito juntos), reacções previsíveis no limite e um feitio f*dido
            que lhe confere uma certa "rebeldia". Claro que esta última é
            subjectiva, mas para quem gosta é um prato cheio.
            Mas espera lá... Motor longitudinal, excelentes boxer, semi-eixos de igual tamanho que minimizam o torque-steer, excelente afinação d edirecção, etc, etc, etc... e mesmo assim é muito menos eficaz a curvar e anda menos que um simples Peugeot 309 GTi, que tem motor transversal, com centro de gravidade alto, e que era para ser um talbot?

            Mais uma vez digo... trabalharam mal! Com tanto e supostamente extraordinário hardware, vem um Peugeotzito de construção simples e tradicional e faz melhor?

            Já com o 75 é a mesma coisa! Arquitectura transaxle, teoricamente seria perfeito... e vem um E30 e é melhor?

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por Irreligious

              citação:Originalmente colocada por Boxer



              O 33 tem, a seu favor: excelentes motores (e são mesmo excelentes),
              peso contido, baixo centro de gravidade, motor longitudinal (permite
              ter semi-eixos com o mesmo comprimento e, portanto, minimizar os
              efeitos do "torque-steer" de que sofre), excelente afinação da
              direcção (só não é excelente para estrada e para os pneus), posição
              de condução baixa (apesar dos pedais não estarem centrados e ficarem
              muito juntos), reacções previsíveis no limite e um feitio f*dido
              que lhe confere uma certa "rebeldia". Claro que esta última é
              subjectiva, mas para quem gosta é um prato cheio.
              Mas espera lá... Motor longitudinal, excelentes boxer, semi-eixos de igual tamanho que minimizam o torque-steer, excelente afinação d edirecção, etc, etc, etc... e mesmo assim é muito menos eficaz a curvar e anda menos que um simples Peugeot 309 GTi, que tem motor transversal, com centro de gravidade alto, e que era para ser um talbot?

              Mais uma vez digo... trabalharam mal! Com tanto e supostamente extraordinário hardware, vem um Peugeotzito de construção simples e tradicional e faz melhor?

              Já com o 75 é a mesma coisa! Arquitectura transaxle, teoricamente seria perfeito... e vem um E30 e é melhor?

              Tu estás tão certo disso que de certeza qye deves ter por ai um comparativo entre um 309 GTI e um 33 16v QV...


              Já agora podes começar por postar as caracteristicas tecnicas basiucas de cada um, equipamento de serie, e preço.


              Só naquela, que é para começar a fazer alguma lógica. ;)

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Baiones

                citação:Originalmente colocada por Irreligious

                citação:Originalmente colocada por Boxer



                O 33 tem, a seu favor: excelentes motores (e são mesmo excelentes),
                peso contido, baixo centro de gravidade, motor longitudinal (permite
                ter semi-eixos com o mesmo comprimento e, portanto, minimizar os
                efeitos do "torque-steer" de que sofre), excelente afinação da
                direcção (só não é excelente para estrada e para os pneus), posição
                de condução baixa (apesar dos pedais não estarem centrados e ficarem
                muito juntos), reacções previsíveis no limite e um feitio f*dido
                que lhe confere uma certa "rebeldia". Claro que esta última é
                subjectiva, mas para quem gosta é um prato cheio.
                Mas espera lá... Motor longitudinal, excelentes boxer, semi-eixos de igual tamanho que minimizam o torque-steer, excelente afinação d edirecção, etc, etc, etc... e mesmo assim é muito menos eficaz a curvar e anda menos que um simples Peugeot 309 GTi, que tem motor transversal, com centro de gravidade alto, e que era para ser um talbot?

                Mais uma vez digo... trabalharam mal! Com tanto e supostamente extraordinário hardware, vem um Peugeotzito de construção simples e tradicional e faz melhor?

                Já com o 75 é a mesma coisa! Arquitectura transaxle, teoricamente seria perfeito... e vem um E30 e é melhor?

                Tu estás tão certo disso que de certeza qye deves ter por ai um comparativo entre um 309 GTI e um 33 16v QV...


                Já agora podes começar por postar as caracteristicas tecnicas basiucas de cada um, equipamento de serie, e preço.


                Só naquela, que é para começar a fazer alguma lógica. ;)
                Não trabalho em revistas de automóveis, estou-me borrifando pró vidro eléctrico e para essas tretas. Aqui fala-se de andamento e comportamento em estrada.

                Não te esqueças, tive um 309, é um granda charuto, mas em comportamento chega e sobra para um 33. E os 160cv do GTi 16v aliados a um peso abaixo da tonelada...

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por Irreligious

                  citação:Originalmente colocada por Baiones

                  citação:Originalmente colocada por Irreligious

                  citação:Originalmente colocada por Boxer



                  O 33 tem, a seu favor: excelentes motores (e são mesmo excelentes),
                  peso contido, baixo centro de gravidade, motor longitudinal (permite
                  ter semi-eixos com o mesmo comprimento e, portanto, minimizar os
                  efeitos do "torque-steer" de que sofre), excelente afinação da
                  direcção (só não é excelente para estrada e para os pneus), posição
                  de condução baixa (apesar dos pedais não estarem centrados e ficarem
                  muito juntos), reacções previsíveis no limite e um feitio f*dido
                  que lhe confere uma certa "rebeldia". Claro que esta última é
                  subjectiva, mas para quem gosta é um prato cheio.
                  Mas espera lá... Motor longitudinal, excelentes boxer, semi-eixos de igual tamanho que minimizam o torque-steer, excelente afinação d edirecção, etc, etc, etc... e mesmo assim é muito menos eficaz a curvar e anda menos que um simples Peugeot 309 GTi, que tem motor transversal, com centro de gravidade alto, e que era para ser um talbot?

                  Mais uma vez digo... trabalharam mal! Com tanto e supostamente extraordinário hardware, vem um Peugeotzito de construção simples e tradicional e faz melhor?

                  Já com o 75 é a mesma coisa! Arquitectura transaxle, teoricamente seria perfeito... e vem um E30 e é melhor?

                  Tu estás tão certo disso que de certeza qye deves ter por ai um comparativo entre um 309 GTI e um 33 16v QV...


                  Já agora podes começar por postar as caracteristicas tecnicas basiucas de cada um, equipamento de serie, e preço.


                  Só naquela, que é para começar a fazer alguma lógica. ;)
                  Não trabalho em revistas de automóveis, estou-me borrifando pró vidro eléctrico e para essas tretas. Aqui fala-se de andamento e comportamento em estrada.

                  Não te esqueças, tive um 309, é um granda charuto, mas em comportamento chega e sobra para um 33. E os 160cv do GTi 16v aliados a um peso abaixo da tonelada...
                  Tiveste um 309 e eu tive 8 33s...

                  E depois?


                  Mas, ok, ja percebi que falas para o ar, mas não fundamentas com algo palpavel, como até já te pedi para referenciares alguma especie de comparativo de caracteristicas, etc, para depois se poder fundamentar algo, mas tu apenas baseias a tua argumentação em " o 33 é um granda xarutão, e toda a gente sabe disso, e o 309 é que é "...


                  Está certo.

                  Correctíssimo meu caro! ;)

                  Comentário


                    PEUGEOT
                    309
                    GTI 16
                    (1990 - 1993)
                    115 000 FF (01/12/1989)
                    10 CV FISCAUX
                    CARACTERISTIQUES TECHNIQUES PEUGEOT 309 GTI 16
                    MOTEUR
                    Type: 4 cylindres en ligne, 16 soupapes
                    Position: transversal AV
                    Alimentation: Gestion électronique intégrale Bosch Motronic
                    Cylindrée en cm3: 1 905
                    Alésage x course : 83 x 88
                    Puissance ch DIN à tr/mn: 160 à 6500
                    Puissance au litre en ch: 83,9
                    Couple maxi en Nm à tr/mn: 177 à 5000
                    Couple au litre en Nm : 92,9
                    TRANSMISSION
                    AV
                    Boîte de vitesses (rapports): Manuelle 5 rapports
                    POIDS
                    Données constructeur en kg: 975
                    Rapport poids/puissance en kg/ch DIN : 6,1
                    ROUES
                    Freins AV/AR: disques ventilés / disques pleins
                    Pneus : 195/55 VR 15
                    PERFORMANCES
                    Vitesse maxi en km/h: 217
                    400 m DA en secondes: 15,4
                    1 000 m DA en secondes: 28,3
                    0 à 100 km/h : 7"7
                    0 à 180 km/h : 28"7
                    CONSOMMATION ECE
                    90/120/Cycle urbain: 6,5/8/11,8 L/100 Km


                    MI16 + GTI = GTI16
                    L'équation est simple, héritant du moteur de la 405 MI16, la 309 GTI est devenue GTI 16. A l'époque, elle avait tout d'une bombe. Sa présentation négligée et un prix de vente trop élevé ne lui auront cependant pas permis de marquer l'histoire comme elle le méritait. Pourtant, elle cette bombinette sochalienne a encore bien des arguments à faire valoir auprès des amateurs de petites sportives...

                    Texte: Sébastien DUPUIS - Photos: D.R.

                    Commercialisée à l'aube de la décennie 90 au début du déclin de la catégorie des GTI, la Peugeot 309 GTI16 a fait l'effet d'une bombe lors de sa sortie, bousculant la hiérarchie des "16S" initiée, une fois n'est pas coutume, par la VW Golf II GTI 16V. Encensée par le magazine Echappement et élue "sportive de l'année", elle se fera aussi beaucoup critiquer pour ses choix de tenue de route, excessivement sportive. Posée sur le châssis de la 205 GTI rallongé de 5 cm mais dopée par le moteur 16s de la 405 MI16, la recette de la 309 GTI16 a en effet tout de la potion magique explosive !

                    DESIGN
                    Côté présentation, la 309 demeurera longtemps parmi les pires réalisations de Sochaux et la GTI16 n'échappe pas à cette fatalité. Dommage pour la carrière d'une auto qui n'est pourtant autre qu'une grande Peugeot 205, avec toutes les qualités qu'on reconnaît au "sacré numéro". Extérieurement, la discrétion de la plus puissante des 309 laisse planer un doute au premier regard quant au pédigrée du pur-sang. Sans y prêter garde, on pourrait la confondre avec une simple SRD avec ses pare-chocs noirs en plastique dur... Heureusement, la couleur "bleu Miami", souvent choisie parmi un nuancier pour le moins restreint (noir, gris, bleu) redonne un peu de peps à cette sportive pas comme les autres. De toute évidence, chez Peugeot on a préféré travailler la performance plutôt que le look. Signes extérieurs de puissance : un bouclier doté de longues portées et d'antibrouillard et des rappels de clignotants sur les ailes av issu de sversions export. Pour l'équipement, la 309 GTi 16 reçoit en plus de la GTI, le pack électrique (vitres AV, verrouillage centralisé), le rétroviseur droit (obligatoire...), la peinture métallisée (noir, Gris Futura (clair), Gris Magnum (foncé), Bleu Miami). La moquette est bleue électrique, un nouveau symbole comme le rouge des 205. Il ne sert à rien d'épiloguer trop longtemps sur le style et la qualité très médiocre des matériaux, tout comme du design intérieur. Parlant de la planche de bord, certains essayeurs de l'époque l'avait qualifiée de "plus mal que si c'était pire...", c'est tout dire ! On apprécié en revanche les excellents sièges baquets piqués à la 405 MI16, très enveloppants et recouverts d'un épais velous dont aurait pu s'inspirer la 205.

                    MOTEUR
                    Profitant du (léger) restylage de la gamme 309 au millésime 1990, Peugeot a souhaité redonner un peu de piment à sa 309 GTI que certains trouvaient trop "gentille" avec le moteur 1.9i de la 205 GTI 130, notament face aux virulentes Opel Kadett GSI 16V et Renault 19 16S. Aussi, il a été relativement logique et facile de loger sous le capot le bloc XU9J4 de 160 ch de la 405 MI16, qui est une évolution du précédent. Ainsi armée, la petite berline Peugeot retrouve une santé exacerbée pour s'offrir des chronos "canons". Nettement plus à l'aise que sous le capot de la lourde 405 (200 Kg de moins), le 16 soupapes Peugeot retrouve du brio et accuse moins son manque de couple à bas régime lors des reprises. Il aime toujours autant fleurter avec la zone rouge et donne vraiment le meilleur de lui-même à partir de 4500 tr/mn, envahissant l'habitacle (c'est le mot !) par une sonorité rauque et sportive à souhait. Grâce à son poids plume (975 Kg), les performances de la 309 GTI 16 sont encore aujourd'hui très respectables, notamment les accélérations (1000m D.A, 0 à 100Km/H) qui sont favorisées par son faible poids et sa transmission idéalement étagée. La vitesse maxi, pénalisée par la boite courte et le Cx de 0,35 s'en tient à 217 km/h. En compensation, les reprises, pour peu qu'on soit sur le bon pignon, sont expéditives ! Sur l'exercice du 90 à 120, on tutoie une BMW M3 e30, une Mercedes 190 E 2.5-16 ou une Ford Sierra Cosworth, excusez quand même ! A partir de septembre 1992 les 309 GTI 1.9, ainsi que la 309 GTI 16 subissent la "catalysation" castratrice. La puissance tombe à 148 ch et le moteur perd toute sa fougue.

                    CHASSIS
                    Reprenant en grande partie les réglages de chassis de la 309 GTI, la GTI 16 se contente de pneus plus larges (195/55 VR15), d'une moins grande flexibilité à l'avant et d'une plus grosse barre antiroulis à l'arrière (+1 mm). La direction assistée reste précise et communicative, très peu perturbée par la motricité remarquable. Le freinage est également identique à la GTI 130, puissant et endurant juste ce qu'il faut. La motricité peut aussi être prise en défaut mais dans certaines conditions seulement. La faute en revient peut-être aux pneumatiques de dimensions spécifiques (des Goodyear à l'origine) dont la bande de roulement mesurait dans les fait moins de 1900 mm de large... Le survirage naturel en début de virage se contrôle aisément par l'accélérateur qu'il suffit d'enfoncer dans la seconde partie du virage pour reprendre le droit chemin. Cependant, attention aux décélérations en appui... comme sur toute Peugeot sportive qui se respecte, la vivacité du train arrière peut aussi se montrer piègeuse malgré le léger carrossage négatif utilisé sur les roues pour réduire ce phénomène. On note aussi des silent bloc plus durs et un amortissement renforcé en détente parmi les petites modifications. Des petites mises au point mais qui au final nous obligent à admirer les qualités dynamiques de la 309 GTI 16, résolument plus sportive que la GTI "normale". A tel point que certains iront jusqu'à dire que le moteur était presque trop puissant pour le châssis. En vérité, cette auto se pilote réellement et ne pardonne pas l'approximation d'une conduite trop rapide et mal maîtrisée.

                    ACHETER UNE PEUGEOT 309 GTI16
                    La Peugeot 309 GTI 16, en dépit de ses qualités sportives évidentes, n'aura pas connu une destinée aussi retentissante que sa petite soeur, la 205 GTI. Commercialisée de 1990 à 1993, uniquement en 3 portes, elle est aujourd'hui relativement rare dans les petites annonces. Peu appréciée par sa ligne un peu quelconque, elle n'aura trouvé preneur qu'auprès d'une petite population de passionnés avertis et férus de pilotage, avec pour conséquence une rallyfication massive ainsi qu'un véritable génocide en sorties de routes mal maitrisées... Avec les années et après une période de cote pas franchement soutenue durant laquelle la 309 GTI16 a aussi connu la maltratance d'un tuning ravageur, de bidouillages personnels et d'un entretien négligé, elle semble enfin sortir la tête de l'eau. Le bout du tunnel semble enfin arriver et la bombe Sochalienne retrouve de sa splendeur auprès de quelques amateurs collectionneurs. La belle est rare en bon état et pas trop kilométrée, à tel point que l'on se la dispute donc assez facilement à des prix allant de 2 à 4000 euros. Si les gros kilométrage ne sont pas vraiment à craindre, ilf aut savoir que la Peugeot présente rapidement une usure mécanique évidente de ses différents organes mécaniques, moteur (attention au collecteur, fuite d'huile sur cache-culbuteur et conso importante, joint de culasse) ou châssis (rotules de direction, silent blocs de suspension, roulements). A noter aussi que certaines pièces comme les baguettes de portes ne sont aujourd'hui plus disponibles chez Peugeot... Dans tous les cas, s'intéresser à cette sportive d'anthologie réclame patience et obstination, ainsi qu'une bonne dose de petits soins pour la garder aussi superbe qu'au premier jour.

                    :: CONCLUSION
                    Véritable sportive, la Peugeot 309 GTI16 se positionne parmi les compactes les plus performantes de sa génération et comme l'une des toutes meilleures sportives de Sochaux. Avec son moteur rageur, sa présentation dépouillée et son comportement routier très affûté, elle joue clairement la carte du sport ! Sa cote étant maintenant stabilisée, elle relève désormais d'une démarche d'achat collection, et non plus occasion...

                    Ce qu'ils en ont pensé :
                    "Même si le châssis avoue ses limites avec ce bouillant et sympathique moteur Peugeot, la 309 GTI 16 apparaît comme une sportive de caractère. Et en dépit de petites imperfections, la nouvelle 309 s'impose d'ores et déjà en tête de sa catégorie."
                    L'AUTO JOURNAL - Juillet 1989 - ESSAI 309 GTI 16.



                    Diverte-te.

                    Comentário


                      A fonte é esta: http://www.automobile-sportive.com

                      Infelizmente não consta lá nenhum Alfa 33...

                      E ontem como desdenhaste tanto o ZX 16v, diverte-te também com isto...

                      http://www.automobile-sportive.com/g...roen/zx16v.php

                      E também com o 306 GTi-6...

                      http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Irreligious

                        A fonte é esta: http://www.automobile-sportive.com

                        Infelizmente não consta lá nenhum Alfa 33...

                        E ontem como desdenhaste tanto o ZX 16v, diverte-te também com isto...

                        http://www.automobile-sportive.com/g...roen/zx16v.php

                        E também com o 306 GTi-6...

                        http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php
                        Por acaso não tens testes não-franceses?

                        É que os testes que tenho do 33 são todos não-italianos, e como já pudeste ver por um deles, que até é inglês, até dizem bastante bem do comportamento do carro...

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Baiones

                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                          A fonte é esta: http://www.automobile-sportive.com

                          Infelizmente não consta lá nenhum Alfa 33...

                          E ontem como desdenhaste tanto o ZX 16v, diverte-te também com isto...

                          http://www.automobile-sportive.com/g...roen/zx16v.php

                          E também com o 306 GTi-6...

                          http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php
                          Por acaso não tens testes não-franceses?

                          É que os testes que tenho do 33 são todos não-italianos, e como já pudeste ver por um deles, que até é inglês, até dizem bastante bem do comportamento do carro...
                          Também tenho um teste da mesma fonte ao teu amado Fiat Tipo 16v... E olha que me parece bem isento...

                          http://www.automobile-sportive.com/g.../tipo2l16v.php

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Irreligious

                            citação:Originalmente colocada por Baiones

                            citação:Originalmente colocada por Irreligious

                            A fonte é esta: http://www.automobile-sportive.com

                            Infelizmente não consta lá nenhum Alfa 33...

                            E ontem como desdenhaste tanto o ZX 16v, diverte-te também com isto...

                            http://www.automobile-sportive.com/g...roen/zx16v.php

                            E também com o 306 GTi-6...

                            http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php
                            Por acaso não tens testes não-franceses?

                            É que os testes que tenho do 33 são todos não-italianos, e como já pudeste ver por um deles, que até é inglês, até dizem bastante bem do comportamento do carro...
                            Também tenho um teste da mesma fonte ao teu amado Fiat Tipo 16v... E olha que me parece bem isento...

                            http://www.automobile-sportive.com/g.../tipo2l16v.php
                            TB tenhos testes d 16v d Tipo, e em Português tb...

                            Assim como do 33...

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Baiones

                              citação:Originalmente colocada por Irreligious

                              citação:Originalmente colocada por Baiones

                              citação:Originalmente colocada por Irreligious

                              A fonte é esta: http://www.automobile-sportive.com

                              Infelizmente não consta lá nenhum Alfa 33...

                              E ontem como desdenhaste tanto o ZX 16v, diverte-te também com isto...

                              http://www.automobile-sportive.com/g...roen/zx16v.php

                              E também com o 306 GTi-6...

                              http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php
                              Por acaso não tens testes não-franceses?

                              É que os testes que tenho do 33 são todos não-italianos, e como já pudeste ver por um deles, que até é inglês, até dizem bastante bem do comportamento do carro...
                              Também tenho um teste da mesma fonte ao teu amado Fiat Tipo 16v... E olha que me parece bem isento...

                              http://www.automobile-sportive.com/g.../tipo2l16v.php
                              TB tenhos testes d 16v d Tipo, e em Português tb...

                              Assim como do 33...

                              Tem calma, não quero que te falte nada, ando á procura de ensaios ao 309GTi 16 e ao 33 1.7 16v oriundos da mesma fonte.

                              Claro que a seguir vais dizer que não é isento... o costume.[8)]

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                citação:Originalmente colocada por Baiones

                                citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                citação:Originalmente colocada por Baiones

                                citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                A fonte é esta: http://www.automobile-sportive.com

                                Infelizmente não consta lá nenhum Alfa 33...

                                E ontem como desdenhaste tanto o ZX 16v, diverte-te também com isto...

                                http://www.automobile-sportive.com/g...roen/zx16v.php

                                E também com o 306 GTi-6...

                                http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php
                                Por acaso não tens testes não-franceses?

                                É que os testes que tenho do 33 são todos não-italianos, e como já pudeste ver por um deles, que até é inglês, até dizem bastante bem do comportamento do carro...
                                Também tenho um teste da mesma fonte ao teu amado Fiat Tipo 16v... E olha que me parece bem isento...

                                http://www.automobile-sportive.com/g.../tipo2l16v.php
                                TB tenhos testes d 16v d Tipo, e em Português tb...

                                Assim como do 33...

                                Tem calma, não quero que te falte nada, ando á procura de ensaios ao 309GTi 16 e ao 33 1.7 16v oriundos da mesma fonte.

                                Claro que a seguir vais dizer que não é isento... o costume.[8)]
                                Assumes demais...


                                Ja agora, mete comparativo, que foi o que fiz qd falaram do GOLF GTI...


                                É que em testes separados tb sobra a ideia que o 33 é xarutão e o GOLF era maquinão, mas qunado comparados frente a frente, lá se foi essa ideia...

                                Comentário


                                  Baiones, se ninguém os ensaiou juntos não sou eu que vou inventar um comparativo. Mas se o encontrar, podes crer que o coloco aqui, nem que seja em russo e não consiga ler o que para lá está. Depois faz o que quiseres, traduz ...

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                    Baiones, se ninguém os ensaiou juntos não sou eu que vou inventar um comparativo. Mas se o encontrar, podes crer que o coloco aqui, nem que seja em russo e não consiga ler o que para lá está. Depois faz o que quiseres, traduz ...
                                    Se não percebeste eu volto a dizer:

                                    Testados em separado o 33 era xarutão e o GOLF era maquinão, mas frente a frente o xarutão ficou ao nível do maquinão...


                                    E esta heim??

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Baiones

                                      citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                      Baiones, se ninguém os ensaiou juntos não sou eu que vou inventar um comparativo. Mas se o encontrar, podes crer que o coloco aqui, nem que seja em russo e não consiga ler o que para lá está. Depois faz o que quiseres, traduz ...
                                      Se não percebeste eu volto a dizer:

                                      Testados em separado o 33 era xarutão e o GOLF era maquinão, mas frente a frente o xarutão ficou ao nível do maquinão...


                                      E esta heim??
                                      Mas tens dúvidas que o chassis do Peugeot 309 é bastante superior ao do Golf II?

                                      E para ser mesmo mauzinho, digo-te mais, os ensaios ao 33 1.7 16v quase nem aparecem porque o carro nem entrava nestas contas quando havia algum comparativo...

                                      Dos 309GTi e Golf II os ensaios aparecem ás pazadas...

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                        citação:Originalmente colocada por Baiones

                                        citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                        Baiones, se ninguém os ensaiou juntos não sou eu que vou inventar um comparativo. Mas se o encontrar, podes crer que o coloco aqui, nem que seja em russo e não consiga ler o que para lá está. Depois faz o que quiseres, traduz ...
                                        Se não percebeste eu volto a dizer:

                                        Testados em separado o 33 era xarutão e o GOLF era maquinão, mas frente a frente o xarutão ficou ao nível do maquinão...


                                        E esta heim??
                                        Mas tens dúvidas que o chassis do Peugeot 309 é bastante superior ao do Golf II?

                                        E para ser mesmo mauzinho, digo-te mais, os ensaios ao 33 1.7 16v quase nem aparecem porque o carro nem entrava nestas contas quando havia algum comparativo...

                                        Dos 309GTi e Golf II os ensaios aparecem ás pazadas...
                                        Ainda não me viste aqui dizer que o 309 não presta.


                                        A unica coisa que tenho defendido é o 33...


                                        E estás bem errado quando dizes que o 33 é xaruto...


                                        Já para não falar totalmente cego...

                                        É que ainda não percebeste que a unica pessoa aqui a atacar seja o que fôr és tu.

                                        Comentário


                                          E a bem da ciência podes tu próprio provar com um comparativo, se o encontrares, que o teu querido alfa 33 1.7 16v tem performances e um comportamento superior a um 309 GTi 16...

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Baiones

                                            citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                            citação:Originalmente colocada por Baiones

                                            citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                            Baiones, se ninguém os ensaiou juntos não sou eu que vou inventar um comparativo. Mas se o encontrar, podes crer que o coloco aqui, nem que seja em russo e não consiga ler o que para lá está. Depois faz o que quiseres, traduz ...
                                            Se não percebeste eu volto a dizer:

                                            Testados em separado o 33 era xarutão e o GOLF era maquinão, mas frente a frente o xarutão ficou ao nível do maquinão...


                                            E esta heim??
                                            Mas tens dúvidas que o chassis do Peugeot 309 é bastante superior ao do Golf II?

                                            E para ser mesmo mauzinho, digo-te mais, os ensaios ao 33 1.7 16v quase nem aparecem porque o carro nem entrava nestas contas quando havia algum comparativo...

                                            Dos 309GTi e Golf II os ensaios aparecem ás pazadas...
                                            Ainda não me viste aqui dizer que o 309 não presta.


                                            A unica coisa que tenho defendido é o 33...


                                            E estás bem errado quando dizes que o 33 é xaruto...


                                            Já para não falar totalmente cego...

                                            É que ainda não percebeste que a unica pessoa aqui a atacar seja o que fôr és tu.
                                            Quando pões em causa o chassis referencial de um 309 GTi, que os seus 160cv esmagam em prestações o 33 1.7, e negligencias carros com uma afinação de chassis e motores brilhantes como um 306GTi-6 e um ZX 16v, achoque estás a revelar demasiado fanatismo e pouco conhecimento... Já para não falar do que vieste por em causa relativamente ao M3 E30...

                                            Até podes gostar muito de Alfas, mas há carros que marcaram a sua época nestes segmentos. E que mereciam muito mais respeito da tua parte.

                                            E se o 33 1.7 não fez má figura face ao Golf GTi, também não se superiorizou... E se o 309 foi o melhor do seu tempo, não sobra grande espaço para a tua argumentação de que o 33 é melhor.

                                            Mas descansa, se encontrar algum comparativo com os 2 sou o 1º a vir aqui postá-lo.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                              E a bem da ciência podes tu próprio provar com um comparativo, se o encontrares, que o teu querido alfa 33 1.7 16v tem performances e um comportamento superior a um 309 GTi 16...
                                              Eu [u]sei</u> que o 33 não é xarutão...


                                              Já o mostrei a varias pessoas quando os tinha.


                                              Eu [u]sei</u> o que é e quanto vale um 33 na estrada.


                                              Já me o provei á muito tempo, porque quis saber o que efectivamente ele podia fazer, e o que poderia ser melhorado.



                                              E não me dás novidade nenhuma ao dizer " o 33 é um xaruto!! "

                                              Isso 99% das pessoas, mesmo as que não sabem andar de bicicleta sabem...

                                              Faz parte da sabedoria popular...

                                              Assim como também se sabe que os ALFA ROMEO desafinam os carburadores, mesmo que sejam de injecção electronica... [}]

                                              Assim como se sabe também que o 159 e o Brera dão montes de problemas electricos...

                                              E a culpa disso tudo foi ter existido um carro que se chama " ALFA ROMEO 33 ".

                                              Porque é um modelo que até dentro da comunidade Alfista é menosprezado...

                                              Depois vê-se pessoal nos encontros Alfistas com supostos " ALFAs de elite " a soltarem frases como " não vamos ver os 33, isso são xarutos ", e depois ficam com o seu precioso bolide encostado á berma...


                                              Para que é que eu me vou esforçar por te mostrar que o céu é azul se tu nem sequer queres abrir os olhos?


                                              É xaruto meu amigo, e é o que continuam a dizer o tipo do Calibra, do Leon Cupra TDI, do Celica, até o do Cup que teve de encher o depósito do 33 1.5 no final...

                                              É aquilo que tu quiseres. ;)

                                              Comentário


                                                Para a confusão...

                                                http://www.automobile-sportive.com/g...romeo/szrz.php

                                                http://www.automobile-sportive.com/guide/bmw/m3e30.php

                                                Comentário


                                                  Baiones, ainda perdes tempo nestas guerras? Deixa lá isso, cada um na sua e ficamos todos felizes.
                                                  Todos gostamos de defender os nossos automoveis, uns de forma mais radical que outros.
                                                  Eu digo que o meu ex-Seat Marbella era um maquinão ... quem disser que não é leva com pedras !!!!

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por SprintCamacho

                                                    Baiones, ainda perdes tempo nestas guerras? Deixa lá isso, cada um na sua e ficamos todos felizes.
                                                    Todos gostamos de defender os nossos automoveis, uns de forma mais radical que outros.
                                                    Eu digo que o meu ex-Seat Marbella era um maquinão ... quem disser que não é leva com pedras !!!!

                                                    Cumprimentos
                                                    :D

                                                    Manda as pedras então... [}]

                                                    Se ainda fosse um Ibiza System Porsche... :D

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por SprintCamacho

                                                      Baiones, ainda perdes tempo nestas guerras? Deixa lá isso, cada um na sua e ficamos todos felizes.
                                                      Todos gostamos de defender os nossos automoveis, uns de forma mais radical que outros.
                                                      Eu digo que o meu ex-Seat Marbella era um maquinão ... quem disser que não é leva com pedras !!!!

                                                      Cumprimentos
                                                      :D:D:D:D Nas categorias de iniciados, era uma loucura ve-los nos ralis. ;)

                                                      Quanto a motores boxer... por acaso já tive um carro que tinha um:

                                                      Comentário


                                                        Atenção, os Marbella eram (são ainda)um horror de carro, simplesmente foi o meu 1º carro e aprendi mesmo muito a dominar o carro e as técnicas de condução, pois foram tantos os sustos que apanhei que obrigaram-me a adoptar outras formas de condução. No fim já abusava tanto do carro que acabei por partir o motor ...
                                                        Fiz também coisas com o desgraçado do Marbella ... Almada-Sintra em 16 minutos ... o Marbella voa !!!

                                                        Cumprimentos

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                                          E a bem da ciência podes tu próprio provar com um comparativo, se o encontrares, que o teu querido alfa 33 1.7 16v tem performances e um comportamento superior a um 309 GTi 16...
                                                          "The door swings both ways".

                                                          Para provares que o 309 é superior ao 33, também deves encontrar um comparativo não francês que o mostre.;)

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                            citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                                            E a bem da ciência podes tu próprio provar com um comparativo, se o encontrares, que o teu querido alfa 33 1.7 16v tem performances e um comportamento superior a um 309 GTi 16...
                                                            "The door swings both ways".

                                                            Para provares que o 309 é superior ao 33, também deves encontrar um comparativo não francês que o mostre.;)
                                                            O 309 é/era maquinão mas também é dos carros que mais exige do kit de unhas... A traseira não é propriamente um exemplo de calma nas reacções...

                                                            Cuidado com as comparações...

                                                            Comentário


                                                              O que de facto é pena é que actualmente não haja carros com um posicionamento parecido ao dos 33. Carros relativamente baratos, não muito grandes, leves mas que davam "pica" conduzir e ouvir a "cantar".

                                                              Não eram os melhores em performances nem em comportamento, mas despertavam paixões e estavam pensados para quem gosta de conduzir, mantendo algum caracter familiar.

                                                              Hoje não vejo nenhum carro com este tipo de posicionamento à venda e pior, para se ter um carro que "cumpra" os minimos com a familia e seja um carro que dê verdadeiro prazer de condução, só me lembro de carros caros...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X