tonyV, eu se fosse a ti esquecia a possibilidade de passar pelo túnel da Mancha. Mais vale ir de avião.
Com viagens da ryanair a 50/60€ não venho de carro para Portugal, mas tenho de pensar na possibilidade de querer sair de Inglaterra quando tiver férias e para já isso é uma limitação do GPL.
para a produção de hidrogénio não é preciso petróleo? :x
Independentemente de ser ou não preciso petróleo...vocês conhecem alguma marca automóvel que esteja a apostar na venda ao público de veículos a hidrogénio? Há postos de abastecimento? A resposta a ambas penso que seja não...
para a produção de hidrogénio não é preciso petróleo? :x
Não necessariamente. Mas para produzir em grande quantidade (ou seja, para o 1 milhão de carros em .PT), de momento só há duas hipóteses: petróleo ou nuclear.
Independentemente de ser ou não preciso petróleo...vocês conhecem alguma marca automóvel que esteja a apostar na venda ao público de veículos a hidrogénio? Há postos de abastecimento? A resposta a ambas penso que seja não...
mazda, bmw e honda todos têm protótipos a andar. Creio que o bmw 7 a hidrogénio até já se pode comprar.
Creio q o q queres dizer, é q ainda tem mto q avançar para ter uma utilização mais segura e prática, pq em termos de eficiência esmaga a gasolina/diesel.
O hidro tem o problema da armazenagem e da sua produção.
O GPL n é futuro, é a realidade actual, e continuo sem perceber cmo é q n há mais pessoas a andar c GPL.
Essa é uma questão simples (bastante) de se responder se comparada com o tema principal do tópico.
Poder económico para usufruir dos restantes combustíveis fósseis.
De resto (tema principal) já está mais que comprovado/justificado o que se irá desenrolar em termos energéticos no futuro próximo e não só.
O* GPL é a alternativa actual, não a nível ecológico mas a nível económico. O GNC é óptimo para empresas, aqui na incineradora a Valorsul está a investir nisso, os táxistas também falam do uso de GNC embora a maioria já esteja a optar pelo GPL.
**O biodiesel e o e85 são miragens, para o consumo actual de combustível que existe iriamos ter que fazer plantações enormes que iriam desgastar rápidamente os solos.
O hidrogénio é o futuro, mas o pessoal continua a teimar que não. Não é uma alternativa, é mesmo o futuro. Já existem muitos carros a células de combustível a circular por vários países, embora eles digam que estão em testes porque apenas são usados por organismos publicos ou frotas de empresas, mas são usados diariamente por pessoas normais e os resultados estão à vista. Estamos a falar de 0 emissões. Não é a alternativa económica do momento, mas é o futuro ecológico (e provavelmente económico).
*Depende da perspectiva do consumidor (apesar de reconhecer a vantagem económica, mas como não é variável única.)
O Gás Natural implica transformações mais caras, maiores consumos, menos rendimento e falta de rede de distribuição.
A evolução será para o GPL de injecção líquida. Maior potência (10%), menor consumo e rede de distribuição a aumentar. Em França custa cerca de 3000E a transformação, em Portugal é proibido, mas lá chegaremos.
Neste momento o GN só poderá interessar a quem possa abastecer a própria frota.
Rapaz, sou doutorado em física. Isso diz-te alguma coisa?
Podes ser doutorado no q te apetecer.
Humildade n se aprende em doutoramentos.
Se n sabes o q é PCI e PCS, então n sei para q te vale o doutoramento.
A trabalhar tdos os dias c as csas é q se aprende, e palavras bonitas dos relatórios do IEA dos EUA são pra as universidades, pq os outros n acreditam no Pai Natal.
Editado pela última vez por ESPRIT; 31 December 2007, 09:47.
Boas, sou novo aqui no forum mas ja a muito tempo que o sigo e queria desde já dar os parabens aos participantes porque é um dos foruns mais sérios que conheço e onde as pessoas se respeitam
Eu tambem acho que o hidrogénio é o combustivel do futuro se bem que a sua massificação só vai ocorrer daqui a muuuuuuuuuuuuuito anos. Já pensaram em todas as infra-estruturas que se têm de desenvolver a nivel mundial para o implantar??
Quanto aos biocombustiveis penso que são uma febre que está a atingir os governos. Eu acho que os encaram como a soluçao amiga ambiente a curto prazo...mas está longe de ser a alternativa de futuro, quer pela sua sustentabilidade quer pelos enormes desequilibrios sociais e economicos que cria...
O gpl acho que é uma boa alternativa actual. As pessoas têm é um bocado aversão, coisa que eu nao percebo porque a gasolina e o gasolio sao também produtos extremamente inflamaveis. Alem de que quando se fala em carros de hidrogénio nao têm medo mas esquecem-se que o hidrogénio é um dos combustiveis utilizado nos foguetoes
Agora mais a sério, eu acho que é uma boa alternativa. O facto de nao se poderem estacionar nas garagens acho que vai deixar de o ser com a nova legislação. É mais barato, mais silencioso, prolonga a longevidade do motor e mais amigo do ambiente.
Editado pela última vez por jo_Ny; 31 December 2007, 10:33.
Qto a mim o futuro passara sempre pelos motores electricos, que são os mais eficientes.
A maneira como são abastecidos de electricidade pode variar tanto qto o numero de fontes energéticas.
Vi uma notica que a Opel pensa lançar um hibrido em que o motor principal é electrico, tendo um pequeno motor diesel para recarregar as baterias. O contrario do que é feito hoje com os hibridos.
A poluição das baterias, penso que é possivel eliminar, utilizando algum metodo de reciclagem!?
Vi uma notica que a Opel pensa lançar um hibrido em que o motor principal é electrico, tendo um pequeno motor diesel para recarregar as baterias. O contrario do que é feito hoje com os hibridos.
A questão é mesmo as baterias. Um hibrido como o Civic não é muito exigente e esse nível. Para ter um motor eléctrico como unidade motriz principal (pelo menos, um minimamente interessante), já é necessário armazenar bastante mais carga (apesar do gerador Diesel). Para 100% eléctricos, mais complicado ainda (com a agravante de não ter uma forma de carregar as baterias em qualquer local, como acontece com os hibridos.
Isto é que foi um desenterranço! Os carros a células de combustível (hidrogénio) usam motores eléctricos, só que em vez de baterias têm um depósito de hidrogénio e uma célula de combustível para a produção de electricidade.
Isto é que foi um desenterranço! Os carros a células de combustível (hidrogénio) usam motores eléctricos, só que em vez de baterias têm um depósito de hidrogénio e uma célula de combustível para a produção de electricidade.
Por exemplo voltando à história do bioetanol, a saab, ford e volvo têm modelos flexifuel. A volvo por exemplo já disponibiliza (pelo menos no reino unido) este tipo de motores em toda a sua gama automóvel, com excepção do XC90. O que eu não percebo é como é que as pessoas que compram um automóvel destes se governam quando só têm 17 postos de abastecimento no país. Fazem o combustível em casa? Compram etanol normal e atestam o carro
Por exemplo voltando à história do bioetanol, a saab, ford e volvo têm modelos flexifuel. A volvo por exemplo já disponibiliza (pelo menos no reino unido) este tipo de motores em toda a sua gama automóvel, com excepção do XC90. O que eu não percebo é como é que as pessoas que compram um automóvel destes se governam quando só têm 17 postos de abastecimento no país. Fazem o combustível em casa? Compram etanol normal e atestam o carro
A vantagem do flexifuel é precisamente poder-se "governar" em qualquer situação. São carros que andam a gasolina, portanto, governam-se. Têm a vantagem de poder usar etanol em alternativa, sem qualquer problema ou necessidade de conversão. Logo, quando há possibilidade de abastecer a etanol, abastece-se a etanol. Quando isso não acontece, gasolina. Qual é o problema mesmo?! Há quem seja mesmo avesso a ter alternativas.
Editado pela última vez por Motronic; 31 December 2007, 12:53.
Muitos... O NECAR (Classe A), o FCX, o Focus, o Highlander, os Citaro do programa CUTE... Os FCV's funcionam todos assim com um motor eléctrico, só o RX8 e o Série 7 é que usam hidrogénio directamente para permitir um uso em modo bifuel.
(...)
O GPL n é futuro, é a realidade actual, e continuo sem perceber cmo é q n há mais pessoas a andar c GPL.
O GPL não podia ter começado muito pior do que começou...
Kit's aspirados que davam montes de problemas, o carro perdia potência, ficavas sem mala com um depósito cilindrico, os postos de abastecimento foram lentos a aderir, um belo autocolante na traseira e proibição de estacionamento...
...isto para não falar na ideia de que explode !
Para ajudar, poucos fabricantes aderiram à ideia.
Nunca foi feito um esforço para promover o GPL, pelo que é e continuará a ser uma solução marginal, mesmo que resolvessem os problemas todos (e estão quase todos resolvidos).
Os automóveis também não podiam ter começado pior do que começaram e hoje todos os usamos... Afinal de contas nos carros a vapor era comum estes se incendiarem...
E escusas de voltar a falar do CRV com problemas de válvulas que viste no fórum do Autogas...
Os automóveis também não podiam ter começado pior do que começaram e hoje todos os usamos... Afinal de contas nos carros a vapor era comum estes se incendiarem...
E escusas de voltar a falar do CRV com problemas de válvulas que viste no fórum do Autogas...
Qual ataque ???
Estou a dizer que o GPL começou mal, e não tenho dúvidas nenhumas disso.
Disse que a maior parte dos problemas estão resolvidos.
Pergunta à maior parte das pessoas o que acha do GPL e vais ver se não ouves logo a conversa do "explode, dá cabo dos motores, etc...).
Imagina que o GPL aparecia hoje e era correctamente divulgado, principalmente dando enfase à parte ambiental.
Imagina a promoção em massa do conceito de combustível amigo do ambiente, mais económico, com vantagens a nível mecânico para o carro, desmistificando a questão da explosão, etc.
Se quisessem a obrigatoriedade do autocolante, imagina um autocolante verde alusivo à componente ambiental.
Achas que não tinha um sucesso muito maior ??
Assim, ficou conotado como aquele combustível que se mete nos carros velhos, dos tesos que não têm dinheiro para o combustível e que pode explodir a qualquer momento.
Isto são mentalidades, mas que são o resultado de um produto mal apresentado, ou não concordas ?
Mentalidade que tu adquiriste mesmo sabendo o contrário
Quando o GPL apareceu os carros a injecção eram recentes, os kits eram aspirados a pensar nos carros a carburador, e assim foi até 94 ou 95 quando começaram a aparecer os primeiros kits de injecção.
Na altura o GPL em Portugal estava muito aquém em relação ao resto da Europa, eram instalações clandestinas e tudo mais. Legislou-se então em 91 ou 92 sobre a matéria e foi tudo corrido à boa moda socialista, rege-se a lei pelo mais fraco para ficarem todos em pé de igualdade.
Nesta altura já noutros países europeus existiam legislações com pés e cabeça, no entanto cá continuava a mesma treta e quem queria instalar GPL queria gastar muito pouco então preferia um kit aspirado em vez de um de injecção porque eram caros. Ainda hoje é assim, andam aí com aspirados em carros de injecção e depois queixam-se dos problemas e desafinações...
Em relação ao resto, é a treta do costume que já tá mais que debatida.
Mentalidade que tu adquiriste mesmo sabendo o contrário
Porque dizes que eu adquiri essa mentalidade ?
Eu sou um dos defensores do GPL (excepto para meia duzia de motores), mas quando falo disso a alguém vem logo a conversa do costume com uma cara de pânico !!!
Quando o GPL apareceu os carros a injecção eram recentes, os kits eram aspirados a pensar nos carros a carburador, e assim foi até 94 ou 95 quando começaram a aparecer os primeiros kits de injecção.
Estás enganado.
Lembro-me perfeitamente de um Guia do Automóvel onde testaram o GPL num peugeot 205. Os primeiros sistemas apareceram e foram instalados em carros com carburador, logo tinham de ser aspirados.
Tenho um vizinho meu que comprou um Xantia usado a GPL. A experiência foi positiva (embora o carro seguinte tenha sido um diesel) de tal modo que o filho resolveu fazer o mesmo ao seu 205.
Uns meses depois da conversão o carro estava arrumado a um canto, porque provávelmente a conversão foi mal feita pelos motivos que falas a seguir.
Na altura o GPL em Portugal estava muito aquém em relação ao resto da Europa, eram instalações clandestinas e tudo mais. Legislou-se então em 91 ou 92 sobre a matéria e foi tudo corrido à boa moda socialista, rege-se a lei pelo mais fraco para ficarem todos em pé de igualdade.
Nesta altura já noutros países europeus existiam legislações com pés e cabeça, no entanto cá continuava a mesma treta e quem queria instalar GPL queria gastar muito pouco então preferia um kit aspirado em vez de um de injecção porque eram caros. Ainda hoje é assim, andam aí com aspirados em carros de injecção e depois queixam-se dos problemas e desafinações...
Em relação ao resto, é a treta do costume que já tá mais que debatida.
Tens razão no que dizes,mas diz-me qual é o País da Europa onde o GPL é um combustível tão utilizado como a gasolina ou o gasóleo...
O GPL não deveria ser o fiasco que é, porque é uma solução tão viavel como a gasolina ou o diesel.
O GPL não podia ter começado muito pior do que começou...
O problema é q o GPL-Auto n começou, qdo se clahar pensas.
No final dos anos 60 do século passado começou a aparecer conversões de curiosos. C a crise petrolifera nos anos 70, aparecem mtas transformações de curiosos. Convivo tdos os dias c quem transformava e conduzia tdos os dias carros convertidos, abastecidos c uma garrafa normal de gás propano fase liquida.
No principio dos anos 90 sai a legislação, impulsionada pelas mtas conversões ilegais, nem sei se eram ilegais, pois n havia legislação.
No final dos anos 90, há o maior "boom", até vários importadores comercializam versões a GPL-Auto.
Curiosamente, os "booms" de GPL-Auto estão sempre associados a grandes subidas do preço do petróleo.
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