Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aprovada última revisão do Código da Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Qualquer dia passam a andar apenas nas ciclovias e aí sim, resolve-se o problema.
    E nos troços em que não há ciclovias, como faríamos?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
      Boa noite
      este é o meu primeiro post, apesar de seguir mais ou menos este fórum.
      Registei-me para poder participar e tenho lido alguns tópicos interessantes, mas este em particular despertou um interesse especial, por alguns motivos sobre os quais, deixo aqui a minha experiência e ao mesmo tempo a opinião.
      Sem querer entrar em discussões com ninguém e sem nomear ou citar alguém vou fazer um apanhado geral do que li e comentar com a experiência que tenho de cidade e estrada.

      Fui condutor dum veículo de praça (taxista) durante 6 anos, em Lisboa, fazia entre 250 km.s a 300 km.s por dia em cidade e arredores e algumas vezes em estrada ou AE conforme os serviços que apanhava, e ser "fogareiro" ou o que quiserem apelidar, não é tarefa fácil como pode parecer, devo dizer que existia uma faixa etária dentro da classe dos condutores de táxi, que era e acho que continua a ser, a faixa de idades entre 35 anos e 50 e muitos, que se consideram os donos das ruas e afins, o que em boa verdade nunca abonou em nada de bom para a consideração, que os restantes automobilistas, motociclistas, ciclistas e peões têm dos pseudo taxistas, com uma certa razão.
      Deixo umas situações, pelas quais passei, e que mostram o civismo de quem anda na estrada nos mais variados meios de transporte.
      Na Av. fontes Pereira de Melo, sentido Saldanha Marquês de Pombal, (muito antes de se iniciarem as obras do Marquês) eu "apanhei" um cliente junto duma paragem da CARRIS, ao regressar á faixa de rodagem, fazendo o pisca e olhando pela janela vejo que tenho a via livre, ao fazer-me á via, sou surpreendido por um motociclista que a encoberto do meu táxi se faz também á faixa de rodagem e queria passar logo para a faixa do meio, resultado, o embate, ora numa via de três faixas (na altura) eu entro na via da direita e estou a ser literalmente ultrapassado por quem vem do passeio e quer cruzar-se á minha frente para ficar na faixa do meio ( quando entra a coberto do táxi sem um aviso prévio, isto não é ser civilizado, é ser um chico-esperto.
      Por vezes, os clientes influenciam e muito certas atitudes dos taxistas, não se pode esquecer por exemplo situações do tipo, "não pode ir mais depressa?" "é que se vai assim, vou chegar atrasado/a." enfim, várias coisas a juntar ao cansaço que provoca a condução diária nas nossas estradas.
      Outra situação que aconteceu, em Campo de Ourique, na rua Silva Carvalho, vou ultrapassar um veículo que estava em segunda fila, e a meio da ultrapassagem surge mais um motociclista que me resolve ultrapassar a mim, ou seja um carro estacionado, outro em segunda fila, eu a passar e o motociclista a passar todos, e é assim que muitas vezes as pessoas perdem a cabeça e fazem dos veículos (sejam quais forem) uma arma de agressão, para punirem atitudes erradas mas que corrigir uma acção irresponsável com outra pior é fazer uma tragédia em segundos.
      Quem conduz deveria ter um perfil psicológico avaliado, mais de metade das licenças (cartas) de condução não existiam.
      Com isto eu volto a repetir, ninguém pode apontar o dedo ao outro, porque todos fazemos asneiras, uns mais graves do que outras, e não vale a pena falar de outros países porque a realidade de que falamos é em Portugal, portanto falar de outras culturas ou de outras civilizações é só para baralhar a conversa, o que se passa aqui é a realidade que todos encaramos e participamos nela diariamente, nas ruas, estradas e AE. Somos nós que temos de viver aqui e fazer que seja melhor cada dia que passa.
      Considero triste que sejam necessárias as multas pesadas para os condutores seja de que meio de transporte for, tenham mais receio de largarem euros, do que causarem acidentes.
      Além de me parecer justo que quem tem e usa um meio de transporte na via pública, tenha direitos e deveres, o direito a ser utente e circular, mas o dever de ser responsável e todos e quaisquer veículos para serem conduzidos obrigarem a no mínimo ser possuidor duma licença, dum documento do veículo e dum seguro.
      Qualquer veículo, causa estragos noutro e provoca ferimentos em pessoas, seja carro, autocarro, mota, bicicleta, camião ou carroça.
      Quanto a mim os Skaters, deviam ser retirados obrigatoriamente da via publica, façam mais parques e fiquem por lá.
      Já li aqui, inumeras opiniões e reparei que uns defendem acerrimamente a sua posição, pois por mim apenas defendo na base da minha experiência e já ter no corpo ao longo de 24 anos de carta mais de 1.000.000 de Kms. com apenas (já é muito) 4 acidentes onde só houve estragos materiais, eu considero os legisladores um pouco alienados do que se passa fora dos seus gabinetes.
      Creio também que quem passa ou passou como eu, 12 ou 14 horas ao volante, todos os dias, pode e deve ter uma visão mais ampla das várias partes envolvidas neste tópico (muito interessante se for correctamente participado), penso ainda que a troca de experiências, mais do que uma discussão que por vezes não faz sentido de existir, é mais produtivo para todos e pensando também naqueles que vão tirar a carta ou que são recém encartados, nesses podemos e devemos apostar para ajudar a mudar mentalidades que hoje são prejudiciais a todos nós.

      Muito obrigado pelo tempo que dispensaram a ler estas linhas
      Excelente contributo.
      Sim, é o que também desejamos: salubre convivência e partilha da via pública entre todos os seus utilizadores.

      Saber partilhar o espaço comum, acho que é aqui a questão fulcral e acho que podemos todos aprender muito com a sua experiência

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        ''...ou durante engarrafamentos...'' - resumindo, nunca podem andar lado a lado
        Essa foi uma alteração ao CdE que foi efetuado com esta última revisão. Veja as alterações no primeiro post deste tópico

        Comentário


          #94
          Os peões também podem andar na faixa de rodagem sempre que não considerem a alternativa em passeio vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade?
          E as motas também podem andar lado a lado para "convívio" com os amigos?

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
            Os peões também podem andar na faixa de rodagem sempre que não considerem a alternativa em passeio vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade?
            E as motas também podem andar lado a lado para "convívio" com os amigos?
            Mais uma vez, acho que cai no erro comum de querer colocar "tudo no mesmo saco" e recordo-lhe que peões não são veículos

            Acho que compreende que uma faixa de rodagem, nunca será mais competitiva para um peão, pois o peão sobre a mesma, não circula mais rapidamente que no passeio. O contrário passa-se em relação aos ciclistas e as ciclovias.

            Já referi por n vezes que a circulação a par nada tem a ver com "convívio", veja os posts acima por favor
            Editado pela última vez por jpferr; 04 August 2013, 13:59.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
              Percebo o seu sarcasmo, que é muito demagógico, mas como já referi atitudes menos civilizadas há-as em todos os veículos, todavia como sabemos, normalmente com consequências diferentes para a segurança.

              Posso fazer-lhe uma pergunta: respeita sempre o limite de 50km/h nas cidades?

              Obrigado
              Claro que há atitudes pouco civilizadas em todos os tipos de veículos na estrada, sem dúvida. A questão aqui é que os ciclistas estão impunes, na prática, às contra ordenações que cometem.

              Não respeito sempre o limite de 50 km/h nas cidades, e nunca excedo os 70 km/h, mas verdade seja dita que ao minimo sinal de peões proximos da berma, ou ciclistas ou obstáculos, reduzo logo para, se for preciso abaixo dos 50 km/h

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Claro que há atitudes pouco civilizadas em todos os tipos de veículos na estrada, sem dúvida. A questão aqui é que os ciclistas estão impunes, na prática, às contra ordenações que cometem.

                Não respeito sempre o limite de 50 km/h nas cidades, e nunca excedo os 70 km/h, mas verdade seja dita que ao minimo sinal de peões proximos da berma, ou ciclistas ou obstáculos, reduzo logo para, se for preciso abaixo dos 50 km/h
                Caro EscapeLivre, infelizmente há impunidade em todos os meios de transporte em Portugal. Como o próprio confirmou não respeita os 50km/h, e presumo que nunca tenha sido multado por isso. Já para não falar da quantidade de artérias em Lisboa, com carros em cima do passeio, cujas infrações passam completamente impunes. Assim, a impunidade é generalidade.

                Em relação à sua atitude perante peões e ciclistas é uma atitude de louvar.

                Cumprimentos
                Editado pela última vez por jpferr; 04 August 2013, 10:41.

                Comentário


                  #98
                  Só para comparar, na Holanda, há muitas artérias como esta. Sentidos proibidos para automóveis, exceto velocípedes e scooters

                  Comentário


                    #99
                    Gostei da parte do ultrapassar pela direita poder ter uma coima de 1250 €. Enquanto que os que circulam pela faixa central ou esquerda "é-lhes dito que continuem que assim é que se deve fazer".

                    Comentário


                      Eu sou (ávido) ciclista e não concordo com a maioria destas alterações do CE. Só queria deixar a minha opinião!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Eu sou (ávido) ciclista e não concordo com a maioria destas alterações do CE. Só queria deixar a minha opinião!
                        Vivemos numa Europa democrática e num continente plural. Todos têm o direito de se exprimir livremente.

                        Mas se me permite a pergunta: faz da bicicleta o seu meio de transporte no dia-a-dia ou usa a bicicleta mais para lazer?
                        Editado pela última vez por jpferr; 04 August 2013, 10:42.

                        Comentário


                          • É proibido o trânsito de veículos sem os sistemas, componentes ou acessórios com que foi aprovado, que utilize sistemas, componentes ou acessórios não aprovados, que tenha sido objecto de transformação não aprovada. As autoridades de fiscalização do trânsito, ou seus agentes, podem proceder à apreensão do veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária, sendo o proprietário sancionado com coima de 250 a 1.250 euros. (Art.ºs 114.º, 115.º e 162.º )

                          Então isto quer dizer que os certificados TÜV que aprovam componente para a União Europeia para um determinado veiculo passam a ter validade ?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                            Vivemos numa Europa democrática e num continente plural. Todos têm o direito de se exprimir livremente.

                            Mas se me permite a pergunta: faz da bicicleta o seu meio de transporte no dia-a-dia ou usa a bicicleta mais para lazer?
                            É para lazer, mas ando, em média 3 vezes por semana (vários quilometros)!

                            Acredito que a solução teria de advir do civismo e não da colocação de regras que, não fazem grande sentido, nomeadamente a possibilidade de andar lado a lado.


                            Mas vou deixar esta temática desenrolar mais, e espero que, estas alterações tragam vantagens, apesar de perceber que vão existir abusos...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              É para lazer, mas ando, em média 3 vezes por semana (vários quilometros)!

                              Acredito que a solução teria de advir do civismo e não da colocação de regras que, não fazem grande sentido, nomeadamente a possibilidade de andar lado a lado.

                              Mas vou deixar esta temática desenrolar mais, e espero que, estas alterações tragam vantagens, apesar de perceber que vão existir abusos...
                              Fiz esta pergunta e não me leve a mal, pois calculei que pela posição que tomou, que usaria mais para lazer. Embora também seja obviamente muito recomendável o ciclismo de lazer e o cicloturismo, o paradigma do ciclismo urbano é totalmente diferente. No ciclismo urbano, a bicicleta é o modus movendi do indivíduo, ou seja é apenas uma ferramenta que o desloca do ponto A, para o ponto B, de forma rápida, barata, limpa, prática e segura.

                              Peço por favor que não leve a mal esta pequena provocação
                              O ciclista "domingueiro"

                              Com os melhores cumprimentos e obrigado por ter respondido

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                                Caro Gonzas

                                Esse normativo foi alterado nesta última revisão do CdE. Veja o primeiro post deste tópico. Estão lá todas as alterações.

                                Atentamente
                                Mete aqui um link com essa alteração sff.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                  Mete aqui um link com essa alteração sff.
                                  Olá, aqui encontrará as alterações principais, no que aos ciclistas diz respeito

                                  Atentamente

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                                    Olá, aqui encontrará as alterações principais, no que aos ciclistas diz respeito

                                    Atentamente
                                    Então estás-te a contradizer e ao mesmo tempo a dar-me razão.

                                    o novo CE Artigo 90

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                                      Fiz esta pergunta e não me leve a mal, pois calculei que pela posição que tomou, que usaria mais para lazer. Embora também seja obviamente muito recomendável o ciclismo de lazer e o cicloturismo, o paradigma do ciclismo urbano é totalmente diferente. No ciclismo urbano, a bicicleta é o modus movendi do indivíduo, ou seja é apenas uma ferramenta que o desloca do ponto A, para o ponto B, de forma rápida, barata, limpa, prática e segura.

                                      Peço por favor que não leve a mal esta pequena provocação
                                      O ciclista "domingueiro"

                                      Com os melhores cumprimentos e obrigado por ter respondido
                                      Não levo a mal, porque não me revejo nesse conceito

                                      Comentário


                                        Essa regra do "lado a lado" até contraria a principal regra do CE : Circular o mais à direita possível.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                          Essa regra do "lado a lado" até contraria a principal regra do CE : Circular o mais à direita possível.
                                          Se possível na valeta junto da bicharada morta.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            Se possível na valeta junto da bicharada morta.
                                            Alias eu quando conduzo levo o carro quase em cima do risco da berma, como a maioria dos condutores portugueses...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Alias eu quando conduzo levo o carro quase em cima do risco da berma, como a maioria dos condutores portugueses...


                                              É como eu . A minha mulher até mete a sachola de fora e vai cortando as ervas daninhas.

                                              Comentário


                                                E se tiver uma Scooter, ja posso ir lado a lado com um amigo para evitar as razias? E se for uma DT?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  E se tiver uma Scooter, ja posso ir lado a lado com um amigo para evitar as razias? E se for uma DT?
                                                  Não sei, se como a maioria andas em cima da berma

                                                  Tenho aqui uma data de amigos num clube de vespas, posso dar os contactos para aprenderes a conduzir motociclos no meio da via

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                    Então estás-te a contradizer e ao mesmo tempo a dar-me razão.

                                                    o novo CE Artigo 90
                                                    Perdão, a ligação não envia para a versão mais atual, vê aqui todo o processo legislativo. Procura, está lá tudo

                                                    Comentário


                                                      Gonzas, encontrei a versão final

                                                      Está AQUI

                                                      Artigo 90.º

                                                      2 - Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito

                                                      3 - Os condutores de velocípedes devem transitar pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes

                                                      Atentamente

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                        Essa regra do "lado a lado" até contraria a principal regra do CE : Circular o mais à direita possível.
                                                        Isso foi alterado. Artigo 90, n.º 3

                                                        "Os condutores de velocípedes devem transitar pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes"

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          E se tiver uma Scooter, ja posso ir lado a lado com um amigo para evitar as razias? E se for uma DT?
                                                          Presumo que sim. O artigo 90.º fazia referência a velocípedes, motociclos e ciclomotores

                                                          Vede aqui as alterações todas do texto final

                                                          O artigo 90.º proibia circular a par, quer para velocípedes, quer para moticiclos e ciclomotores. A referência a essa proibição foi retirada.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por jpferr Ver Post
                                                            Perdão, a ligação não envia para a versão mais atual, vê aqui todo o processo legislativo. Procura, está lá tudo
                                                            É isto? http://app.parlamento.pt/webutils/do...oc&Inline=true

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                              Sim, é isso!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X