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Originalmente Colocado por oldsmobile Ver PostBoa noite
este é o meu primeiro post, apesar de seguir mais ou menos este fórum.
Registei-me para poder participar e tenho lido alguns tópicos interessantes, mas este em particular despertou um interesse especial, por alguns motivos sobre os quais, deixo aqui a minha experiência e ao mesmo tempo a opinião.
Sem querer entrar em discussões com ninguém e sem nomear ou citar alguém vou fazer um apanhado geral do que li e comentar com a experiência que tenho de cidade e estrada.
Fui condutor dum veículo de praça (taxista) durante 6 anos, em Lisboa, fazia entre 250 km.s a 300 km.s por dia em cidade e arredores e algumas vezes em estrada ou AE conforme os serviços que apanhava, e ser "fogareiro" ou o que quiserem apelidar, não é tarefa fácil como pode parecer, devo dizer que existia uma faixa etária dentro da classe dos condutores de táxi, que era e acho que continua a ser, a faixa de idades entre 35 anos e 50 e muitos, que se consideram os donos das ruas e afins, o que em boa verdade nunca abonou em nada de bom para a consideração, que os restantes automobilistas, motociclistas, ciclistas e peões têm dos pseudo taxistas, com uma certa razão.
Deixo umas situações, pelas quais passei, e que mostram o civismo de quem anda na estrada nos mais variados meios de transporte.
Na Av. fontes Pereira de Melo, sentido Saldanha Marquês de Pombal, (muito antes de se iniciarem as obras do Marquês) eu "apanhei" um cliente junto duma paragem da CARRIS, ao regressar á faixa de rodagem, fazendo o pisca e olhando pela janela vejo que tenho a via livre, ao fazer-me á via, sou surpreendido por um motociclista que a encoberto do meu táxi se faz também á faixa de rodagem e queria passar logo para a faixa do meio, resultado, o embate, ora numa via de três faixas (na altura) eu entro na via da direita e estou a ser literalmente ultrapassado por quem vem do passeio e quer cruzar-se á minha frente para ficar na faixa do meio ( quando entra a coberto do táxi sem um aviso prévio, isto não é ser civilizado, é ser um chico-esperto.
Por vezes, os clientes influenciam e muito certas atitudes dos taxistas, não se pode esquecer por exemplo situações do tipo, "não pode ir mais depressa?" "é que se vai assim, vou chegar atrasado/a." enfim, várias coisas a juntar ao cansaço que provoca a condução diária nas nossas estradas.
Outra situação que aconteceu, em Campo de Ourique, na rua Silva Carvalho, vou ultrapassar um veículo que estava em segunda fila, e a meio da ultrapassagem surge mais um motociclista que me resolve ultrapassar a mim, ou seja um carro estacionado, outro em segunda fila, eu a passar e o motociclista a passar todos, e é assim que muitas vezes as pessoas perdem a cabeça e fazem dos veículos (sejam quais forem) uma arma de agressão, para punirem atitudes erradas mas que corrigir uma acção irresponsável com outra pior é fazer uma tragédia em segundos.
Quem conduz deveria ter um perfil psicológico avaliado, mais de metade das licenças (cartas) de condução não existiam.
Com isto eu volto a repetir, ninguém pode apontar o dedo ao outro, porque todos fazemos asneiras, uns mais graves do que outras, e não vale a pena falar de outros países porque a realidade de que falamos é em Portugal, portanto falar de outras culturas ou de outras civilizações é só para baralhar a conversa, o que se passa aqui é a realidade que todos encaramos e participamos nela diariamente, nas ruas, estradas e AE. Somos nós que temos de viver aqui e fazer que seja melhor cada dia que passa.
Considero triste que sejam necessárias as multas pesadas para os condutores seja de que meio de transporte for, tenham mais receio de largarem euros, do que causarem acidentes.
Além de me parecer justo que quem tem e usa um meio de transporte na via pública, tenha direitos e deveres, o direito a ser utente e circular, mas o dever de ser responsável e todos e quaisquer veículos para serem conduzidos obrigarem a no mínimo ser possuidor duma licença, dum documento do veículo e dum seguro.
Qualquer veículo, causa estragos noutro e provoca ferimentos em pessoas, seja carro, autocarro, mota, bicicleta, camião ou carroça.
Quanto a mim os Skaters, deviam ser retirados obrigatoriamente da via publica, façam mais parques e fiquem por lá.
Já li aqui, inumeras opiniões e reparei que uns defendem acerrimamente a sua posição, pois por mim apenas defendo na base da minha experiência e já ter no corpo ao longo de 24 anos de carta mais de 1.000.000 de Kms. com apenas (já é muito) 4 acidentes onde só houve estragos materiais, eu considero os legisladores um pouco alienados do que se passa fora dos seus gabinetes.
Creio também que quem passa ou passou como eu, 12 ou 14 horas ao volante, todos os dias, pode e deve ter uma visão mais ampla das várias partes envolvidas neste tópico (muito interessante se for correctamente participado), penso ainda que a troca de experiências, mais do que uma discussão que por vezes não faz sentido de existir, é mais produtivo para todos e pensando também naqueles que vão tirar a carta ou que são recém encartados, nesses podemos e devemos apostar para ajudar a mudar mentalidades que hoje são prejudiciais a todos nós.
Muito obrigado pelo tempo que dispensaram a ler estas linhas
Sim, é o que também desejamos: salubre convivência e partilha da via pública entre todos os seus utilizadores.
Saber partilhar o espaço comum, acho que é aqui a questão fulcral e acho que podemos todos aprender muito com a sua experiência
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Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver PostOs peões também podem andar na faixa de rodagem sempre que não considerem a alternativa em passeio vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade?
E as motas também podem andar lado a lado para "convívio" com os amigos?
Acho que compreende que uma faixa de rodagem, nunca será mais competitiva para um peão, pois o peão sobre a mesma, não circula mais rapidamente que no passeio. O contrário passa-se em relação aos ciclistas e as ciclovias.
Já referi por n vezes que a circulação a par nada tem a ver com "convívio", veja os posts acima por favorEditado pela última vez por jpferr; 04 August 2013, 13:59.
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Originalmente Colocado por jpferr Ver PostPercebo o seu sarcasmo, que é muito demagógico, mas como já referi atitudes menos civilizadas há-as em todos os veículos, todavia como sabemos, normalmente com consequências diferentes para a segurança.
Posso fazer-lhe uma pergunta: respeita sempre o limite de 50km/h nas cidades?
Obrigado
Não respeito sempre o limite de 50 km/h nas cidades, e nunca excedo os 70 km/h, mas verdade seja dita que ao minimo sinal de peões proximos da berma, ou ciclistas ou obstáculos, reduzo logo para, se for preciso abaixo dos 50 km/h
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostClaro que há atitudes pouco civilizadas em todos os tipos de veículos na estrada, sem dúvida. A questão aqui é que os ciclistas estão impunes, na prática, às contra ordenações que cometem.
Não respeito sempre o limite de 50 km/h nas cidades, e nunca excedo os 70 km/h, mas verdade seja dita que ao minimo sinal de peões proximos da berma, ou ciclistas ou obstáculos, reduzo logo para, se for preciso abaixo dos 50 km/h
Em relação à sua atitude perante peões e ciclistas é uma atitude de louvar.
CumprimentosEditado pela última vez por jpferr; 04 August 2013, 10:41.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostEu sou (ávido) ciclista e não concordo com a maioria destas alterações do CE. Só queria deixar a minha opinião!
Mas se me permite a pergunta: faz da bicicleta o seu meio de transporte no dia-a-dia ou usa a bicicleta mais para lazer?Editado pela última vez por jpferr; 04 August 2013, 10:42.
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- É proibido o trânsito de veículos sem os sistemas, componentes ou acessórios com que foi aprovado, que utilize sistemas, componentes ou acessórios não aprovados, que tenha sido objecto de transformação não aprovada. As autoridades de fiscalização do trânsito, ou seus agentes, podem proceder à apreensão do veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária, sendo o proprietário sancionado com coima de 250 a 1.250 euros. (Art.ºs 114.º, 115.º e 162.º )
Então isto quer dizer que os certificados TÜV que aprovam componente para a União Europeia para um determinado veiculo passam a ter validade ?
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Originalmente Colocado por jpferr Ver PostVivemos numa Europa democrática e num continente plural. Todos têm o direito de se exprimir livremente.
Mas se me permite a pergunta: faz da bicicleta o seu meio de transporte no dia-a-dia ou usa a bicicleta mais para lazer?
Acredito que a solução teria de advir do civismo e não da colocação de regras que, não fazem grande sentido, nomeadamente a possibilidade de andar lado a lado.
Mas vou deixar esta temática desenrolar mais, e espero que, estas alterações tragam vantagens, apesar de perceber que vão existir abusos...
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostÉ para lazer, mas ando, em média 3 vezes por semana (vários quilometros)!
Acredito que a solução teria de advir do civismo e não da colocação de regras que, não fazem grande sentido, nomeadamente a possibilidade de andar lado a lado.
Mas vou deixar esta temática desenrolar mais, e espero que, estas alterações tragam vantagens, apesar de perceber que vão existir abusos...
Peço por favor que não leve a mal esta pequena provocação
O ciclista "domingueiro"
Com os melhores cumprimentos e obrigado por ter respondido
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Originalmente Colocado por Gonzas Ver PostMete aqui um link com essa alteração sff.
Atentamente
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Originalmente Colocado por jpferr Ver PostFiz esta pergunta e não me leve a mal, pois calculei que pela posição que tomou, que usaria mais para lazer. Embora também seja obviamente muito recomendável o ciclismo de lazer e o cicloturismo, o paradigma do ciclismo urbano é totalmente diferente. No ciclismo urbano, a bicicleta é o modus movendi do indivíduo, ou seja é apenas uma ferramenta que o desloca do ponto A, para o ponto B, de forma rápida, barata, limpa, prática e segura.
Peço por favor que não leve a mal esta pequena provocação
O ciclista "domingueiro"
Com os melhores cumprimentos e obrigado por ter respondido
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tonyV
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostE se tiver uma Scooter, ja posso ir lado a lado com um amigo para evitar as razias? E se for uma DT?
Tenho aqui uma data de amigos num clube de vespas, posso dar os contactos para aprenderes a conduzir motociclos no meio da via
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Gonzas, encontrei a versão final
Está AQUI
Artigo 90.º
2 - Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito
3 - Os condutores de velocípedes devem transitar pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes
Atentamente
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Originalmente Colocado por orion Ver PostEssa regra do "lado a lado" até contraria a principal regra do CE : Circular o mais à direita possível.
"Os condutores de velocípedes devem transitar pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes"
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostE se tiver uma Scooter, ja posso ir lado a lado com um amigo para evitar as razias? E se for uma DT?
Vede aqui as alterações todas do texto final
O artigo 90.º proibia circular a par, quer para velocípedes, quer para moticiclos e ciclomotores. A referência a essa proibição foi retirada.
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Originalmente Colocado por jpferr Ver PostPerdão, a ligação não envia para a versão mais atual, vê aqui todo o processo legislativo. Procura, está lá tudo
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