Olá a todos, comprei um Peugeot 406 coupe Pininfarina cá para casa, é um 2.000 cc e tem até mta alma o carro... Está com 122.ooo kilometros. Surgiu a oportunidade de trocar o motor que tenho por um 3000 V6 que foi o topo equipado neste modelo. Que tipo de alterações terei eu de fazer em termos legais para trocar MOTOR GASOLINA por MOTOR GASOLINA exatamente da mesma marca e próprio para este modelo. Já li por aí algures que motor é acessório. Alguém está a par deste assunto? Euros não é problema neste momento, mas gostava de saber implicâncias legais.
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Retirado de cá do forum
Aqui tens, retirado de www.dgv.pt
V15 - Substituição de motor com alteração das características técnicas
Documentos necessários:
- Impresso modelo 1402
- Declaração do representante da marca onde conste que o motor é compatível com o veículo
- Documento comprovativo da origem e propriedade do motor
- Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto automóvel (só aplicável no caso dos automóveis ligeiros quando se verifique aumento de cilindrada)
- Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
- Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
- Taxa: € 150
O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV
Ou seja vais ter de pagar IA sobre o novo motor
Eu tenho um BJ40 que vinha com motor 3.5cc e troquei para um 4.1 ... mas nao legalizei .
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Isso é para te enterrares em burocracia e pagares impostos até mais não.
No IPO não vão medir CO2 nem nada que possa denunciar a troca, só mesmo se o examinador tiver olho para a coisa e reparar que o aspecto do motor não é o que devia ser, se conseguires disfarçar as tampas do motor (em algumas diz "V6", é pegar em tinta ou qualquer coisa e tentar tirar isso) aposto que a esmagadora maioria não repara.
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Com esse swap provalmente terás também de alterar reforçar a embreagem.
Mas porque não trocas antes o teu carro por um V6?
Peugeot 406 Coupe 3.0 V6, € 7.900, Tomar - Standvirtual
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Penso que este seja mais actual (retirado forum VW)
Com alteração das características técnicas
Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor(tem de ser credenciado);
Termo de Responsabilidade pela montagem do motor(tem de ser credenciado);
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas); custo de +/- 165euros no LTA
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 165,00
-Em relação aos nossos vw, escusam de perder tempo a tentar legalizar motores que não tenham saído de origem no carro pois a vw não vai dar homologação.
-Escusam de perder tempo a tentar homologar motores com mais 200cc que a cilindrada original pois a vw não vai dar homologação(há algumas excepções como o motor vr6 que é possivel no mk3)
-Esta homologação tem um custo de cerca de 1200euros actualmente só para a vw dar a autorização, fora o resto mencionado em cima.
-A transformação tem de ser completa, ou seja, se o carro tinha travões x com aquele motor tem de ter novamente no carro onde for montado pois isso está presente na ficha de homologação da viatura senão a vw não vai dar homologação
-O carro tem de ter todos os dispositivos a funcionar correctamente pois vai ser tudo verificado de forma rigorosa.
-O carro irá pagar impostos como se fosse um carro novo.
Fiz uma legalização deste género para uma mota que tive, estive cerca de 8 meses á espera para ser chamado para a inspecção no imtt, uma mota fica bastante mais barato que um carro, um carro se for de baixa cilindrada a gasolina também não fica caro.
Este processo pode ser também utilizado para baixar o imposto de iuc em carro importados, pois pode-se aplicar filtros de partículas e fazer teste com emissões mais baixas e baixar bastante ao imposto, não é barato, mas em cerca de 4 anos recupera-se o investimento.
Duvido seriamente se a Peugeot te vai dar a homologação desse motor.
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Originalmente Colocado por Marco8704 Ver PostCom esse swap provalmente terás também de alterar reforçar a embreagem.
Mas porque não trocas antes o teu carro por um V6?
Peugeot 406 Coupe 3.0 V6, € 7.900, Tomar - Standvirtual
A caixa é completamente diferente.
É praticamente tudo diferente entre um motor e outro.
Não só estamos a falar numa troca que envolve burocracia com algum dinheiro a pagar pela legalização , como falamos da troca de tudo e qualquer componente mecânico.
Obviamente que é outro motor até porque os 132cv do 2.0 são curtos para o peso do carro, mas eu só trocaria por muito amor ao carro e se tivesse outro com que andar.
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Acho piada a este tipo de perguntas: se euros não sao problema, entao venda o 2.0 e compre um V6!!
Isso não passa dum ideia ridicula.. o carro por fora é igual mas mecanicamente não tem nada a haver, como já foi dito.. AInda por cima, os V6 tem um valor comercial ridiculo..
Se dinheiro não é problema..
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Os euros não são problema mas comprar mais um Peugeot a 7000€ só por ter um V6 faz moça ... BG2... estava mais virado para o nem por isso tendo em conta que pelo que li vai ser complicado por isto no papel... DRsmart, os chassis pelo que já andei a ler são iguais, estamos a falar somente de motor/caixa/suspensão e pouco mais, até os quadrantes são iguais...
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Eu acho que a legalização será o menos. O problema maior vai ser colocar lá o 3.0 tal como estaria se viesse de origem. Não é só trocar o motor, será também necessário trocar vários periféricos, alguns por serem diferentes outros por não estarem no mesmo local e por serem motores com configurações e dimensões diferentes, provavelmente será preciso trocar o charriot.... E a suspensão dianteira deve ser diferente pois são motores com pesos diferentes.
É apenas a minha opinião mas acho que será muito mais fácil e talvez até mais barato comprar um já com o motor pretendido.
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Isso vem completo, completo ou só motor e caixa ?
Mudar de motor (por um diferente) pode implicar quase sempre trocar todos os perfiféricos à volta do motor (radiadores, compressor AC, motor de arranque, alternador, caixas de filtros de ar, cabos eléctricos, centralina, sistema de travões, depósito de líquido de refrigeração, apoios de motor, sistema de escape de ponta a ponta, etc etc...), já para não falar da caixa de velocidades e respectiva transmissão e eventualmente alguns componentes da suspensão.
O problema não é preço das peças, mas o tempo que se perde a montar isto tudo e depois garantir que tudo está a funcionar correctamente, que casa não esteja, são mais umas quantas horas a tentar descobrir.
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Atenção que o user tem um carro completo dador e isso muda radicalmente tudo sendo que os únicos problemas agora são:
- legalizar;
- mão de obra.
Tanto um como o utro são dispendiosos em tempo e dinheiro.
PS - neste caso não há hipótese de fugir à legalização. É demasiado evidente a transfusão de um 4 cilindros para um V6.
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Trocar motor, caixa, cablagens, transmissões, suspensões, bomba de gasolina e outras coisas, trocar tudo o que é periféricos mais depósitos de água para as escovas/líquido refrigeração, etc. Provavelmente existem reforços no chassis que variam para o 3.0 V6. Trocar o sistema de direcção pois duvido da compatibilidade entre as versões 2.0 e 3.0. Sistema de escape e por aí adiante... Se me dissesses que tinhas um 3.0 V6 e fosses comprar um outro com matrículas Suíças (no caso) para peças para criar stock para o futuro, já que me parece que o queres manter por muitos anos, muito bem. Agora estar a trocar tudo de um carro para o outro e muito provavelmente ficares com uma dor de cabeça e sorvedouro de dinheiro, mais vale ficares com o que tens ou trocar por um V6 de origem.
P.S. Belo automóvel que tu tens, Peugeot com pinta Italiana : )
Um abraço,
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então é asssim, ninguém leu o que eu vou escrever
podes fazer isso tipo ford escort anos 70...
tens um 3l completo e andar com chapas suiças, ou o legalizas ou então trocas os nºs de chassis para os do 2l e pintas na cor no 2l
exteriormente não tem logos e e tiras os do compartimento do motor.
agora isto não é legal
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É caso para chamar o eduardomaio à recepção.
Se há quem saiba do 406 Coupé é ele (já teve um, que agora está com outro user do fórum).
Já agora, fica aqui um DB...
http://forum.autohoje.com/diario-de-...pl-1999-a.html
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Postentão é asssim, ninguém leu o que eu vou escrever
podes fazer isso tipo ford escort anos 70...
tens um 3l completo e andar com chapas suiças, ou o legalizas ou então trocas os nºs de chassis para os do 2l e pintas na cor no 2l
exteriormente não tem logos e e tiras os do compartimento do motor.
agora isto não é legal
Pois... mas legalizar o V6, pagaria o imposto do carro em novo...
O que só por si, acaba por inviabilizar a questão.
Sem esquecer claro, que depois o "selo", seria também como se de um carro novo se tratasse.
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Originalmente Colocado por VitorCouto Ver PostEu também estava com ideias de mudar o motor 1.1 do meu C3 para um motor 1.4 HDI, mas pelo que já neste tópico, é mt dinheiro gasto (papeladas, impostos, mao de obra, etc),
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Originalmente Colocado por nto Ver PostÉ caso para chamar o eduardomaio à recepção.
Se há quem saiba do 406 Coupé é ele (já teve um, que agora está com outro user do fórum).
Já agora, fica aqui um DB...
http://forum.autohoje.com/diario-de-...pl-1999-a.html
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